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Ver Versão Completa : Relação de marchas - consumo



TCHECO
14/03/2011, 10:25
BOM DIA A TODOS.
Vamos imaginar as seguintes situações:
Você está trafegando a 60 Km/h em uma rua plana, de 4ª marcha a 2.000rpm, turbina cheia ou de 5ª marcha a 1600rpm turbina vazia.
Qual situação é mais econômica? Km/l – e o custo benefício ? 5ª marcha forçará o motor?
A essa relação me refiro a um motor MWM 2.8, turbo interculer -

joão k. chikui
16/03/2011, 19:52
Theco , como é no plano , na 5ª pode até economizar.
Se fosse meio subida , andar forçando em 5ª ou aliviado em 4ª , mesmo a rotação da 4ª sendo maior , é mais econômico.

Sergio Rocha
17/03/2011, 16:42
Theco , como é no plano , na 5ª pode até economizar.
Se fosse meio subida , andar forçando em 5ª ou aliviado em 4ª , mesmo a rotação da 4ª sendo maior , é mais econômico.

x2


[]´

Martin Melcop
17/03/2011, 17:15
Nesse caso, acredito que diferença será minima, pensar numa economia de uns 0,2 Km/l neste caso.

Bem verdade o MWM na cidade muitas vezes será mais econômico na cidade do que na estrada.

TCHECO
18/03/2011, 08:48
São dúvidas de um iniciante em veículo diesel. Valeu pessoal.
Abçs

Jeanilson
18/03/2011, 09:21
Povo,

Já escutei de um técnico que o consumo de motor Diesel depende exclusivamente do acelerador. Quanto mais você pisar no pedal maior será o consumo, independente da velocidade, relação de marcha, rotação do motor, inclinação do terreno, etc.

Agora nos motores a gasolina é que esses outros fatores influenciam no consumo.

[]'s

Elvis Pfutzenreuter
18/03/2011, 09:29
O acelerador regula quanto combustível é injetado por ciclo (um ciclo = 2 RPM) então o consumo é proporcional a acelerador X RPM.

Até onde eu sei, se um motor pode produzir a mesma potência em diversas RPMs diferentes, a RPM mais baixa sempre consome menos. Atrito menor etc.

Motor de trem (diesel-elétrico) sempre trabalha "acelerado a fundo", e a manete regula a RPM, que é mais ou menos proporcional à potência. O governador só "alivia o acelerador" do motor se a corrente estiver acima do limite dos motores de tração, ou na iminência de patinar. E economia de combustível é consideração #1 em locomotiva, então...