PDA

Ver Versão Completa : NOVAENTE O AR CONDICIONADO DO VITARA



Augusto_Bnu
09/05/2005, 13:27
Pessoal o ar condicionado do meu Vitara funciona perfeitamente bem, ele soh tem um problema.... nao gela........ Ele liga luzinha, aciona a correia, mas nao gela....
Alguem tem algum palpite...
Obrigado...

Periquitooffroad
09/05/2005, 23:33
Luz acende e não gela tem 99% do problema ser no sensor de temperatura. Tópico abordado recentemente. Mas nesse caso o compressor não arma e a ventoinha do A/C fica ligada direto. Se o compressor arma e a correia deslisa o problema e de aperto da correia.
Sem gás a luz de ligado não acende.
Cheque o fuzível que arma o compressor.

Augusto_Bnu
10/05/2005, 12:18
Ele ate chega a gelar, mas de uma hora para outra ele desliga e nao liga mais, mas continua tudo aceso, luz, compressor, mas gelar q eh bom nada......

Augusto_Bnu
10/05/2005, 16:58
Verifiquei o topico mas meu caso eh diferente, dexconfio q eh um mau contato em algum lugar.. final de semana itei tirar um tempo para fuçar......

tecnica
10/05/2005, 17:20
Augusto,

Dá uma verificada num conector triplo que fica ao lado do condensador, à direita do radiador. No meu vitara estava com mau contato lá.

Augusto_Bnu
10/05/2005, 17:53
VALEU.. VOU VERIFICAR...

leocarioca
16/05/2005, 01:22
ESTA ACONTECENDO EXATAMENTE A MESMA COISA NO MEU JÁ VERIFIQUEI A PRESSSÃO E COLOQUEI GÁS E NADA, COMEÇA BEM GELANDO E TAL DEPOIS DE UNS 15 MINUTOS DE TRÂNSITO INFERNAL COMEÇO A SENTIR SUOR EM MINHA TESTA, PRONTO A PORCARÍA DO AR ESTÁ SAINDO EM TEMPERATURA NORMAL...Q ÓDIO Q DÁ...ME DÊM UMA DICA.

gustavo signori
16/05/2005, 02:01
olá augusto. no meu vitara tive problema semelhante: de vez em quando parava de gelar, e quando gelava, estava "1/2 boca. o primeiro passo foi recarregar o gás. gelou bem mas ainda com falhas. passei então para a parte elétrica. fuçei em tudo qto era conector , painel, botões,etc. e o defeito sumiu. mas desconfio, com 90% de certeza que a falha no meu era mau contato provocado por oxidação em um terminal da embreagem elétrica do compressor. veja isto no seu. espero ter ajudado.

Augusto_Bnu
16/05/2005, 10:11
Valeu... irei verificar....

JoaoAlberto
16/05/2005, 17:21
ESTA ACONTECENDO EXATAMENTE A MESMA COISA NO MEU JÁ VERIFIQUEI A PRESSSÃO E COLOQUEI GÁS E NADA, COMEÇA BEM GELANDO E TAL DEPOIS DE UNS 15 MINUTOS DE TRÂNSITO INFERNAL COMEÇO A SENTIR SUOR EM MINHA TESTA, PRONTO A PORCARÍA DO AR ESTÁ SAINDO EM TEMPERATURA NORMAL...Q ÓDIO Q DÁ...ME DÊM UMA DICA.

Verifica se a posição do manipulo da saída de ar estar bem colocada em "COOL" as vezes fica mal posicionada e entra um pouco de ar quente e se mistura ao ar refrigerado.

Abraço;

JoãoAlberto

leocarioca
16/05/2005, 18:30
Está sim na posição mais gelado.....Vou verificar os conectores...quem sabe né.

Eriksom Teixeira Lima
16/05/2005, 23:31
Leo,

Pode ser um monte de coisas. O melhor é você levar em um cara que entende. Vá ao Carvalhão, oficina de ar na Rua da Proclamação quase esquina com a Brasil (sentido centro). Melhor cara do Rio e com preço justo. Todos meus carros foram consertados lá (inclusive o Vitara da Mulher)

Eriksom

Periquitooffroad
17/05/2005, 13:38
Ele ate chega a gelar, mas de uma hora para outra ele desliga e nao liga mais, mas continua tudo aceso, luz, compressor, mas gelar q eh bom nada......

Aqui pode ser o seguinte:
Dentro do Evaporador do A/C, que é a caixa tipo um radiador dentro do veículo, existe um termostato. O termostato serve para desligar o compressor quando a temperatura cai para 1*XºC e arma novamente quando a Temperatura alcaça 1,2*XºC. Isso serve para manter uma tempertura tal no veículo (ao menos no evaporador).
Pois bem, quando o evaporador está muito empoeirado, entupido, o vento não passa bem por ele, o evaporador não efetua a troca térmica adequada pois não tem vento suficiente, e congela pois o compressor está lá funcionando mandando gás gelado pra ele. Congelando o condensador, congela também o termostato e este desarma o compressor por baixa temperatura e ai não arma enquanto o gelo não derrete.
Esse problema ou defeito e comum em Samurai que tem o Evaporador bem sujeito a poeira.

Augusto_Bnu
18/05/2005, 13:53
vc sabe onde fica esse evaporador no vitara??????

Periquitooffroad
18/05/2005, 23:37
Não sei, mas provavelmente é dentro do painel atrás do som, ou é como no samurai abaixo do porta-luvas.
Segue a tubulação do ar condicionado de dentro do compartimento do motor até dentro do veículo.

Vellasco
02/07/2013, 20:54
Aqui pode ser o seguinte:
Dentro do Evaporador do A/C, que é a caixa tipo um radiador dentro do veículo, existe um termostato. O termostato serve para desligar o compressor quando a temperatura cai para 1*XºC e arma novamente quando a Temperatura alcaça 1,2*XºC. Isso serve para manter uma tempertura tal no veículo (ao menos no evaporador).
Pois bem, quando o evaporador está muito empoeirado, entupido, o vento não passa bem por ele, o evaporador não efetua a troca térmica adequada pois não tem vento suficiente, e congela pois o compressor está lá funcionando mandando gás gelado pra ele. Congelando o condensador, congela também o termostato e este desarma o compressor por baixa temperatura e ai não arma enquanto o gelo não derrete.
Esse problema ou defeito e comum em Samurai que tem o Evaporador bem sujeito a poeira.

Ressuscitando o tópico..

Periquitooffroad, o evaporador pode ser limpo sem desmontar o sistema, ou seja, sem drenar o gás? Pode dar umas dicas de como fazê-lo? Principalmente o termostato.

valeu