Conectar

Ver Versão Completa : Rodas aro 14 do opala no niva é possível?

tiaomsiq
12/03/2011, 13:12
Amigos niveiros, alguem sabe dizer como adaptar rodas aro 14 do opala no niva?
Penso em fazer de modo fácil de recolocar a original quando eu quiser!

shuther4x4
13/03/2011, 11:40
Se é possível ou não vai depender de você.
Primeiro tem de levantar alguns detalhes:

1. A furação é a mesma?
2. Vai pegar no freio ou em outro componente da suspensão?
3. O off set é compativel?
4. Está ligando para estética e dirigibilidade?

Respondendo essas perguntas você sabe se pra você é possível ou não.
Como?
Veja o exemplo:
1. não é compativel, vou ter de refurar. Compensa pra mim ou não?
2. Não sei, precisa medir para saber. Se pegar vai ter de mexer no sistema. Compensa?
3. Se não for vai ter de colocar separador ou remover o miolo da roda e soldar ele com um off set compatível (se de ferro). Compensa?
4. Dependendo do pneu, sair de uma roda aro 16 para uma aro 14 muda muito a estética e a dinâmica do veículo (relação mais curta, etc.). compensa?

Abraços e até.

shuther4x4
13/03/2011, 11:51
Furação:

Opala: 5x114.3
Niva, samurai, f1000: 5x139.7

Pesquisando o fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=84272&highlight=rodas

Cursino
14/03/2011, 12:38
Só uma perguntinha: Por que fazer isso? Alguma razão forte?

Te dou algumas para não fazer.
1- furações diferentes - tem que fazer flange= gambi.
2- Quase certeza que pega na pinça de freio dianteira. Tenho rodas R15 de suzuki no meu e passa bem perto das pinças.
3- Qua pneu vai usar? Que eu saiba, o maior pnei "comercial" para R14 é o da Besta, 215/70R14, que dá 656,6mm de diâmetro contra 686,4mm do pneu original, ou seja: aproximadamente 5% menor que o original que já é pequeno.

Abraço

FALOTICVS
17/03/2011, 14:55
Considero um forte retrocesso a tentativa de colocar rodas de 14" no Niva.

alexandre roveri
17/03/2011, 19:35
putaquelospariu
Isso é ridiculo:parede:

tiaomsiq
20/03/2011, 17:10
Se é possível ou não vai depender de você.
Primeiro tem de levantar alguns detalhes:

1. A furação é a mesma?
2. Vai pegar no freio ou em outro componente da suspensão?
3. O off set é compativel?
4. Está ligando para estética e dirigibilidade?

Respondendo essas perguntas você sabe se pra você é possível ou não.
Como?
Veja o exemplo:
1. não é compativel, vou ter de refurar. Compensa pra mim ou não?
2. Não sei, precisa medir para saber. Se pegar vai ter de mexer no sistema. Compensa?
3. Se não for vai ter de colocar separador ou remover o miolo da roda e soldar ele com um off set compatível (se de ferro). Compensa?
4. Dependendo do pneu, sair de uma roda aro 16 para uma aro 14 muda muito a estética e a dinâmica do veículo (relação mais curta, etc.). compensa?

Abraços e até.

Amigos niveiros fiz uma indagação e ainda não tive uma resposta satisfatória.
Vou tentar ser mais objetivo modificando a pergunta:
Amigos niveiros algum de vocês já adaptou, ou viu roda 14” do opala no niva?
Se a resposta for sim, me avise por favor!

edinhoh
20/03/2011, 20:46
Nunca vi!
Abçs

Adauto Minoru Araki
21/03/2011, 09:00
Que idéia interessante! Com o desenho que tem o Niva e ainda com aros 14....não seria mais prático comprar uma Brasília?

FALOTICVS
21/03/2011, 14:21

Pouco folgado hein ?
O que mais quer saber ? Aro 13 ?

shuther4x4
21/03/2011, 23:39

Já pensou em colocar 2 diferenciais do opala?
:pipoca:

tiaomsiq
22/03/2011, 00:55
Já pensou em colocar 2 diferenciais do opala?
:pipoca:
Amigo shuther4x4 esta foi a expressão mais sábia e respeitosa de todas as respostas, parabéns!

Talvez seja o meu niva o único com motor VW ATD, com gerenciamento eletrônico (TDI) DO BRASIL, ou melhor, desconheço outro.
Moral da história: é possível reinventar o valoroso russo, não desfazendo das brasilias citado por outro colega.

FALOTICVS
22/03/2011, 12:29
Amigo shuther4x4 esta foi a expressão mais sábia e respeitosa de todas as respostas, parabéns!

Talvez seja o meu niva o único com motor VW ATD, com gerenciamento eletrônico (TDI) DO BRASIL, ou melhor, desconheço outro.
Moral da história: é possível reinventar o valoroso russo, não desfazendo das brasilias citado por outro colega.

Lamento informar que seu Niva não é o único do Brasil com esse motor (ou família de motores).

Só eu já vi pelo menos 3 com VW TDI Common Rail operando, além de alguns outros TDI com bomba VE.

Cursino
22/03/2011, 12:37
Tião, na boa...

O niva já é curto de relação, e vc quer encurtar mais ainda, cara?
Por isso perguntei para vc no meu primeiro post se tinha alguma forte razão para fazer. Te dei algumas para não fazer. Hoje existe uma enorme gama de rodas na furação 5 x139,7, que é a do niva, em liga ou aço, em aros 15 e 16 nos quais tem um número maior ainda de pneus de utilitários que servem nelas. Se quiser colocar 14 só vai ter pneu de carro de passeio, o maior que tem é o da ranger importada 225/70 r14, difícil de achar e caríssimo, que vai matar seu carro.
Vc está com um motor com mais torque que o original, aproveite isso e coloque pneus maiores, como os 235/70 r16 ou 235/75r15 que ficará com um bom conjunto.

tiaomsiq
26/03/2011, 13:14
Tião, na boa...

O niva já é curto de relação, e vc quer encurtar mais ainda, cara?
Por isso perguntei para vc no meu primeiro post se tinha alguma forte razão para fazer. Te dei algumas para não fazer. Hoje existe uma enorme gama de rodas na furação 5 x139,7, que é a do niva, em liga ou aço, em aros 15 e 16 nos quais tem um número maior ainda de pneus de utilitários que servem nelas. Se quiser colocar 14 só vai ter pneu de carro de passeio, o maior que tem é o da ranger importada 225/70 r14, difícil de achar e caríssimo, que vai matar seu carro.
Vc está com um motor com mais torque que o original, aproveite isso e coloque pneus maiores, como os 235/70 r16 ou 235/75r15 que ficará com um bom conjunto.

Amigos niveiros não vou mais discutir neste POSTS vocês venceram!
tiaomsiq