PDA

Ver Versão Completa : Aquecimento de Motor - Pajero TR4.

Rica
12/03/2011, 12:50
Olá amigos.

Estou tendo problemas na minha Pajero TR4 flex 2010 e gostaria de saber se isto está acontecendo em outras unidades.

A aproximadamente 1 mês percebi que em situação de trânsito intenso e congestionado, andando em 1a. e 2a. marcha, o marcador de temperatura do motor, que sempre fica no meio da escala começou a oscilar até a metade superior, mas sempre retornando à metade. Até aí nenhum problema, apesar de em mais de 1 ano de uso nunca ter notado este comportamento. Verifiquei o líquido de arrefecimento, está normal, com o aditivo. A Ventoinha também está funcionando normalmente.

Na 3a revisão, efetuada semana passada na concessionária Cardinal Tatuapé - SP, relatei estes eventos para a consultora que julgou ser algo normal. O carro ficou lá 2 dias, trocaram apenas os ítens da revisão ( óleo + filtros ). No dia seguinte eu peguei o carro e mais uma vez, em condição de tráfego totalmente congestionado ( Radial Leste às 19h ) o ponteiro começou a subir. a diferença é que desta vez ele não voltava para o meio até que chegou por 2 vezes no ponto mais alto da escala ! Neste momento eu parei e desliguei o carro, olhei o motor e não estava fervendo. Continuei meu caminho e quando ia chegar no vermelho novamente liguei o ar condicionado. A partir deste momento o ponteiro foi descendo e ficou permanentemente no meio da escala.

Viajei neste feriado de Carnaval, na estrada, sem o ar ligado a temperatura ficou sempre normal. Tive sorte e não peguei congestionamento.

Deixei o carro para análise na concessionária. Radaram mais de 60 Km entre quinta e sexta-feira, pegaram trânsito e nada do problema aparecer. Estou sem o carro este final de semana e segunda continuarão investigando.

Alguém enfrentou algo parecido ?

Obrigado,

Ricardo.

Cleberr
14/03/2011, 14:25
Rica, tenho um amigo que tem uma TR4 2009 e teve o mesmo problema, era defeito no sensor de temperatura. Ele trocou e ficou tudo bem.

obs: ele passou a ter este problema depois que fez um trilha e mandou lavar o carro, depois disso começaram os problemas eletricos.

O outro problema que ele teve foi da luz do 4x4 ficar piscando ao inves de ficar direta. Tambem resolveu trocando o sensor.

Abraços,

Rica
16/03/2011, 13:49
Cleber, valeu pela dica.

Peguei o carro na Mit segunda-feira. Após rodarem quase 100Km, testando em estrada, cidade e serra descobriram que tudo estava funcionando corretamente. O problema era o cabo de aterramento do motor que estava solto, o sensor que manda o sinal da temperatura estava sem o aterramento. O carro nunca esquentou, só o marcador que estava errado. Eu instalei um DVD com Subwoofer e acho que na loja de som eles mexeram naquele ponto. Ainda bem que não foi nada mais sério. Já peguei bastante trânsito e a temperatura agora não passa da metade, como sempre foi.

Sobre a luz do 4x4 piscando no painel, tive uma 2004 que apresentou este problema, mesmo depois de desmontar o solenóide e limpá-lo não resolveu. Tive mesmo que trocar a peça, na época R$ 280,00 uma nova original na concessionária.

Abraço,

Rica

cleitonl200
02/01/2012, 21:47
Galera tenho uma tr4 2010 FLEX com 18 mil rodados. O carro tá com problema na embreagem, o pedal estava duro então levei na mit e disseram que tem que trocar o kit de embreagem. até ai tudo bem. então fui passar na areia fofa com o carro e o carro atolou, mas saiu, só que a embreagem ficou fedendo a queimado e agora o carro esquenta somente parado, por exemplo quando paro no semáforo. Quando eu diminuo as luzes a temperatura baixa, quando eu ligo ela sobe novamente instantaneamente. Alguém sabe o que pode ter acontecido????????? Aos jipeiros ai que já deram couro em 4x4. se puderem ajudar eu agradeço.

Carlos A. C. Azevedo
02/01/2012, 22:00
Cleiton, ta circulando a agua normal? não tem vazamento? a agua não ta baixando?

cleitonl200
02/01/2012, 22:46
Cleiton, ta circulando a agua normal? não tem vazamento? a agua não ta baixando?

O reservatório tá cheio. O carro só esquenta parado, em movimento a temperatura fica no meio. Quando desliga as luzes ou baixa a temperatura desce. Achei o carro mais barulhento tbm.

Carlos A. C. Azevedo
02/01/2012, 22:51
O ventilador tá funcionando tudo certo? o radiador não tá sujo por fora?

Sem Loção
02/01/2012, 23:03
O Carlos tá no caminho....

Ventoinha funcionando?
Já reparou de quando vc estaciona, na garagem por exemplo, a ventoinha aciona?

Realmente a TR4 NÃO É um carro que esquenta.... já fiz trilha aqui, passando em muito barro, poeira, num sol de torrar e se tem uma coisa que não aconteceu é a viatura esqeuntar....

Carlos A. C. Azevedo
02/01/2012, 23:06
Sem Loção, a TR4 usa ventilador eletrico?

rafaelfernandez
02/01/2012, 23:08
Isso esta com cara de problema no aterramento da viatura. Se a temperatura oscila na marcha lenta e quando se liga/desliga os farois a marcação da mesma se altera é bem provavel que o culpado seja o aterramento.

[]'s
Rafael

Sem Loção
02/01/2012, 23:36
Sem Loção, a TR4 usa ventilador eletrico?

Que eu saiba tem sim...

cleitonl200
02/01/2012, 23:59
O ventilador tá funcionando tudo certo? o radiador não tá sujo por fora?

Os ventiladores estão funcionando normalmente. São 2, um funciona com o ar desligado normal e o outro começa a funcionar quando eu ligo o ar. Acredito que esse seja o funcionamento correto. Com o carro em movimento acima de 40 kilometros a temperatura fica estável, mas se eu parar o carro ou diminuir esquenta. Ai eu baixo os faróis e baixa um pouco a temperatura.

cleitonl200
03/01/2012, 00:01
Outra coisa importante é que o carro tem só 18 mil rodados. E ressalto o KIT DE EMBREAGEM já era, tá estragado. Mas uma galera que entende um pouco me falou que a embregem não tem nada haver com o aquecimento. Mas a embreagem tá fedendo a queimado. Será que tem algum sensor que tá captando isso ou algo parecido?

antoniogeo
03/01/2012, 20:28
Galera,

Como não fui respondido em outro tópico, e minha dúvida besta tem um pouco a ver com o assunto discutido aqui, repito pergunta feita anteriormente:

"Desculpem a pergunta idiota (mas o que seria do mundo sem elas, não?), mas será que os proprietários de TR4 poderiam me tirar uma dúvida?

Gostaria de saber se a ventoinha da TR4 possui algum tipo de temporizador, pois no meu carro a mesma só funciona enquanto ele está ligado... desligou o carro, desliga a ventoinha e não liga mais... é assim mesmo?"

Inté...

Sem Loção
03/01/2012, 20:37
Galera,

Como não fui respondido em outro tópico, e minha dúvida besta tem um pouco a ver com o assunto discutido aqui, repito pergunta feita anteriormente:

"Desculpem a pergunta idiota (mas o que seria do mundo sem elas, não?), mas será que os proprietários de TR4 poderiam me tirar uma dúvida?

Gostaria de saber se a ventoinha da TR4 possui algum tipo de temporizador, pois no meu carro a mesma só funciona enquanto ele está ligado... desligou o carro, desliga a ventoinha e não liga mais... é assim mesmo?"

Inté...

Grande Mestre..... num sei onde tu postou não... :putz:

Também num sei a resposta não.... :oops: vixe.... mas vou observar melhor e te respondo...:semideia

abraço!

antoniogeo
03/01/2012, 21:47
Grande Jack Daniels!!!!....:master:

Cara, em outros carros que tive a ventoinha do radiador funcionava com o carro desligado, desde que estivesse quente, claro... na TR4 não tem isso... chegou na garagem, desligou o carro, acabou... mesmo se ainda estiver quente, não liga a ventoinha com o carro desligado....:?:

Abraço, e vamo ver se esse ano eu jogo um pouco de poeira/barro/lama no carro junto com voces...

Inté.........:cool:

AACL
09/01/2012, 16:09
Se o ponteiro da temperatura oscila quando vc liga ou desliga o farol o problema é elétrico e não de superaquecimento do motor. É o que parece pq o farol não vai esfriar o motor para fazer oscilar o marcador da temperatura.

Abs

Lindóia

rica_cj5_6cc
10/01/2012, 12:39
boa tarde galera

então observando a minha, também notei que desligou a chave, a ventoinha para...acredito que seja normal, porém estou sentindo calor vindo debaixo do painel, mas a temperatura do motor está trabalhando normal, o que poderia ser?

abraços
Ricardo

antoniogeo
10/01/2012, 17:46
Cara,

A minha é a mesma coisa... também sinto um puta calorão... mas deixei o carro na oficina (especializada em 4x4) pra fazer umas coisinhas e aproveitei e perguntei... o mecânico me disse que pra esse carro é assim mesmo, desligou a chave a ventoinha para também....

CID DOS SANTOS SCALA
10/01/2012, 17:52
Outra coisa importante é que o carro tem só 18 mil rodados. E ressalto o KIT DE EMBREAGEM já era, tá estragado. Mas uma galera que entende um pouco me falou que a embregem não tem nada haver com o aquecimento. Mas a embreagem tá fedendo a queimado. Será que tem algum sensor que tá captando isso ou algo parecido?

Poxa, a embreagem foi pro saco com apenas 18 mil km!? Os demais proprietarios da TR4 ratificam essa situação, é assim mesmo??

AACL
11/01/2012, 17:01
A minha embreagem tem 74mil km originais. E contanto!

FabioTr4
11/01/2012, 18:05
Olá Popoli,
O raciocínio da ventoinha é que o motor não precisa de refrigeração quando desligado. A ventoinha é para manutenção de temperatura de trabalho e não para quando superaquece. Se Superaqueceu é q o motor está fora dos parâmetros e desligado nada adianta continuar a resfriar o radiador pois a circulação de água não ocorre pelo motor.

Tb já tive carro que mantinha ventoinha ligada depois de desligado o motor por alguns segundos. Vai saber o porquê. Mas é definição de projeto de engenharia do carro. No caso da TR4 desligou, desligou.

Edilson Nunes
04/08/2014, 17:51
A aproximadamente 1 mês percebi que em situação de trânsito intenso e congestionado, andando em 1a. e 2a. marcha, o marcador de temperatura do motor, que sempre fica no meio da escala começou a oscilar até a metade superior, mas sempre retornando à metade.....

..... eu peguei o carro e mais uma vez, em condição de tráfego totalmente congestionado ( Radial Leste às 19h ) o ponteiro começou a subir. a diferença é que desta vez ele não voltava para o meio até que chegou por 2 vezes no ponto mais alto da escala ! Neste momento eu parei e desliguei o carro, olhei o motor e não estava fervendo. Continuei meu caminho e quando ia chegar no vermelho novamente liguei o ar condicionado. A partir deste momento o ponteiro foi descendo e ficou permanentemente no meio da escala.

Viajei neste feriado de Carnaval, na estrada, sem o ar ligado a temperatura ficou sempre normal. Tive sorte e não peguei congestionamento.
.

Estava com o mesmo problema relatado... com os mesmos sintomas e consequências..

O que fiz?? Liguei um terra direto na carcaça do veículo ao cabeçote do motor!! Problema sanado!!

Henrique 147
01/01/2016, 14:14
Boa tarde,
tenho uma TR 4 2009, e estou tendo um problema intermitente de aquecimento, após 1 hora parado no transito o marcador indicou temperatura alta, parei o carro conferi e estava com liquido na marca correta e ventiladores funcionando aparentemente, durante essa verificação a temperatura voltou ao normal. acredito que possa ser alguma falha elétrica conforme os relatos de vcs. vou conferir o aterramento e sensor para acompanhar o problema.

AirtonLieuthier
02/01/2016, 10:10
Boa tarde,
tenho uma TR 4 2009, e estou tendo um problema intermitente de aquecimento, após 1 hora parado no transito o marcador indicou temperatura alta, parei o carro conferi e estava com liquido na marca correta e ventiladores funcionando aparentemente, durante essa verificação a temperatura voltou ao normal. acredito que possa ser alguma falha elétrica conforme os relatos de vcs. vou conferir o aterramento e sensor para acompanhar o problema.
A minha estava com um problema também, o ponteiro passando do meio e indo um pouco mais pra cima...
Mas na minha, descobri um vazamento na caixa superior do radiador. Trocada a peça, problema eliminado.
Porém, irei fazer um cabo de aterramento a mais para o motor... quanto melhor aterrado, menos problemas elétricos temos no veículo.
Abraços

Fernando7666
17/10/2016, 23:23
Boa noite, pessoal!

Esses dias minha TR4 2007 começou a subir o ponteiro de temperatura do motor quando parada, entretanto, chequei água do radiador e ventoinhas estão girando (são duas e uma só liga quando o AC é acionado) e aparentemente OK. Quando volto a andar c ela o ponteiro fica na posição normal (um pouco abaixo do meio) e só acontece com ela parada e o AC fica armando e desarmando, só fica ligado o tempo todo se eu deixar na velocidade 4. Não fiz trilha com ela e nem nada, uso 100% urbano e ficou assim do nada. O ar gela perfeitamente e muito bem, mas fica nessa loucura de armar e desarmar(só não desarma se a velocidade estiver no 4) não importa a velocidade e essa loucura de esquentar só acontece com o ar ligado. Será algum problema no ar q tá fazendo ela esquentar?

Abraço à todos!

dojao campeao
19/10/2016, 09:06
O armar e desarmar é comandado pela ECU que está "lendo" alguma coisa para ativar essa proteção, sugiro que revise: tampa do radiador, líquido do arrefecimento, colméias do radiador e do condensador do ar condicionado e eletro-ventiladores. Caso não resolva, troque a válvula termostática e verifique a bomba d'água (raramente dá defeito pois as pás são de metal), paralelamente vc pode colocar um botão a parte para acionar a ventoinha menor, independentemente do ar está ligado, fiz isso na minha e instalei medidor digital de temperatura para melhor monitoramento, ficou ok!

isilva
19/10/2016, 19:54
Verificou o nível do radiador (radiador e não do reservatório de expansão!!) com ela fria?
Já aconteceu na minha de subir a temperatura enquanto parado, e era falta de agua no radiador.
Se agua estiver Ok, siga os passos que o dojao já falou pois se o AR desarma realmente o sistema de arrefecimento está deficiente

Fernando7666
22/10/2016, 00:29
Eu verifiquei o de expansão rsrs, como faço pra verificar o nível do radiador propriamente dito? Quanto as ventoinhas, as duas funcionam quando o ar ta ligado. Quando desliguei o ar, nos 20min q esperei o carro esquentar, a ventoinha maior não funcionou (a do radiador) e o carro não esquentou. Ela só esquenta com o ar ligado apenas! Ontem levei meu carro pra verificar o sistema de ar-condicionado e foi constatado que o evaporador ta ENTUPIDO de sujeira e segundo o cara, pode ser isso que faz o ar desarmar. A parte de o ar está desarmando já foi esclarecido pra mim, mas a parte de esquentar, não! Percebi também que o líquido do radiador tá sujo, apesar q tem pouco tempo de ter feito uma limpeza.

Blackbird
22/10/2016, 19:09
Eu verifiquei o de expansão rsrs, como faço pra verificar o nível do radiador propriamente dito? Quanto as ventoinhas, as duas funcionam quando o ar ta ligado. Quando desliguei o ar, nos 20min q esperei o carro esquentar, a ventoinha maior não funcionou (a do radiador) e o carro não esquentou. Ela só esquenta com o ar ligado apenas! Ontem levei meu carro pra verificar o sistema de ar-condicionado e foi constatado que o evaporador ta ENTUPIDO de sujeira e segundo o cara, pode ser isso que faz o ar desarmar. A parte de o ar está desarmando já foi esclarecido pra mim, mas a parte de esquentar, não! Percebi também que o líquido do radiador tá sujo, apesar q tem pouco tempo de ter feito uma limpeza.

Amigão existem solenóides que medem a pressão do sistema do A/C se a pressão sobe, por proteção, elas desarmam o sistema, caso contrário seu compressor ia pro espaço.
Ocorre que, se o carro aquece d+, o A/C tb é desligado, afim de tentar controlar o super aquecimento.
Eu apostaria nos eletroventiladores, + se vc diz que eles estão funcionando fica + difícil dar certeza, observe que, eles funcionam mas será que na velocidade certa?
Quando acorre o desgaste interno das escovas pode haver redução na velocidade do funcionamento.
O entupimento citado é bem + dificil de acontecer e a única explicação para ele influenciar no aquecimento, seria o fato da pressão do sistema do A/C subir d+, aquecer em excesso o condensador que fica na frente do radiador, e este, não estar resfriando suficientemente o liquido de arrefecimento mesmo com o funcionamento correto dos eletro ventiladores e mesmo assim, acho essa uma hipótese bem remota.
Faça alguns testes, ligue o carro, ligue o Ar, verifique a velocidade dos ventiladores, coloque a mão no condensador, veja se ele superaquece, veja se dentro do veículo existe mal funcionamento do Ar, se ele estiver gelando, eu desconfiaria do diagnóstico.
Procure outra oficina, sem mencionar o diagnóstico anterior e compare se será o mesmo, as lojas de A/C adoram dizer que a cx evaporadora está entupida(na vdd oq entope é uma válvula responsável por expandir o gás refrigerante) pq é um serviço caro de fazer, em muitos carros é necessário desmontar quase todo painel e depois disso vc já sabe, sempre quebra uma trava aqui, outra acolá, perde-se parafusos e aí surgem os grilos que nunca mais somem, eu evitaria o máximo de fazer e só faria com certeza absoluta do diagnostico.

Fernando7666
23/10/2016, 16:59
Amigão existem solenóides que medem a pressão do sistema do A/C se a pressão sobe, por proteção, elas desarmam o sistema, caso contrário seu compressor ia pro espaço.
Ocorre que, se o carro aquece d+, o A/C tb é desligado, afim de tentar controlar o super aquecimento.
Eu apostaria nos eletroventiladores, + se vc diz que eles estão funcionando fica + difícil dar certeza, observe que, eles funcionam mas será que na velocidade certa?
Quando acorre o desgaste interno das escovas pode haver redução na velocidade do funcionamento.
O entupimento citado é bem + dificil de acontecer e a única explicação para ele influenciar no aquecimento, seria o fato da pressão do sistema do A/C subir d+, aquecer em excesso o condensador que fica na frente do radiador, e este, não estar resfriando suficientemente o liquido de arrefecimento mesmo com o funcionamento correto dos eletro ventiladores e mesmo assim, acho essa uma hipótese bem remota.
Faça alguns testes, ligue o carro, ligue o Ar, verifique a velocidade dos ventiladores, coloque a mão no condensador, veja se ele superaquece, veja se dentro do veículo existe mal funcionamento do Ar, se ele estiver gelando, eu desconfiaria do diagnóstico.
Procure outra oficina, sem mencionar o diagnóstico anterior e compare se será o mesmo, as lojas de A/C adoram dizer que a cx evaporadora está entupida(na vdd oq entope é uma válvula responsável por expandir o gás refrigerante) pq é um serviço caro de fazer, em muitos carros é necessário desmontar quase todo painel e depois disso vc já sabe, sempre quebra uma trava aqui, outra acolá, perde-se parafusos e aí surgem os grilos que nunca mais somem, eu evitaria o máximo de fazer e só faria com certeza absoluta do diagnostico.

Não sei dizer se estão na velocidade certa, mas elas giram aparentemente sem ''esforço'' O ar GELA BEM até desarmar, o habitáculo n chega a esquentar, mas percebe-se um aumento pequeno na temperatura. Como disse, segundo o mecânico que meche com AC disse q o evaporador interno(o serviço ficou em 90,00 reais a limpeza), por está muito sujo(ela rodou sem filtro a vida toda), ele congela e o sensor de temperatura desarma o compressor, mas não consigo fazer o paralelo com o esquentar do carro. Detalhe que o AC não desarma se a velocidade do ar estiver no 4 e o carro só esquenta parado mesmo. A pouco tempo foi feita uma limpeza no radiador mas acho q foi feita de modo incorreto(ou sequer foi feito, não acompanhei o serviço) pq já está IMUNDO. Infelizmente, oficinas boas aqui n tem, tem só a CSS, ai já sabe... Farei como vc disse, vou deixar o AC por último, apesar da limpeza ser necessária, começarei pelo sistema de arrefecimento mesmo.

Aproveitando, o procedimento de limpeza do radiador da TR4, qual é a mangueira de retorno do radiador? Pra fazer a limpeza, tira a mangueira de cima ou de baixo?

Alguém já usou aqueles limpa radiadores? Funciona?

Abraço!

dojao campeao
24/10/2016, 10:55
O radiador tem um dreno próprio na parte inferior para esvaziar o sistema por completo, deve ser feito com o carro completamente frio, que só deve ser ligado após colocar o fluido novo para evitar entrada de ar no sistema. Os tais limpa radiadores são perigosos, pois arranca eventuais crostas e pouco depois entope o sistema e poderá danificar a bomba d'água. Ou você manda varetar o radiador em oficina especializada, ou adquira um novo, existem marcas paralelas de boa qualidade em torno de 850/900 reais (Tenho um zero na cx q não precisei utilizar, mas para TR4 automática) . Outra coisa que não se deve fazer economia, é com o fluido do arrefecimento, melhor comprar o original nas CCS mit que já vem com a solução pronta para uso. Sempre que se substitui o líquido por completo, é normal uma ou duas vezes depois ter que dá uma pequena completada no vaso expansor, sempre aferindo com o carro frio.

Fernando7666
26/10/2016, 20:55
Mandei fazer a limpeza do radiador hoje, foi botado 4,5 de água desmilitarizada e 2lt de aditivo orgânico da Koube. O radiador estava incrivelmente sujo. Bom, a boa notícia é q ela n está esquentando mais....Mas o Ar condicionado continua desarmando!! Na oficina foi checado as ventoinhas e todas estão funcionando normal, relês e tudo mais. Só me restou o diagnóstico que o primeiro mecânico de ar condicionado deu q foi a do esvaporador extremamente sujo fazendo-o congelar, era um serviço necessário mesmo, até pq nunca foi feito um serviço de manutenção e limpeza no A/C. Volto aqui pra postar o resultado!

Tenho outros probleminhas pequenos q to resolvendo aos poucos também, como sou novo nessa ramo 4x4, meu norte aqui é ajuda de vocês!!

Obrigado a todos!!

lagatixa
31/10/2016, 11:36
O compressor do AC não trabalha o tempo todo ligado, é normal. Igual a ar condicionado residencial.

dojao campeao
31/10/2016, 16:12
verdade, porem se ficar armando e desarmando sucessivamente em espaços de tempo muito curtos, tem algo errado!

Fernando7666
31/10/2016, 19:57
Ar condicionado funcionando perfeitamente após a limpeza. Tinha até bicho morto no dentro do sistema. Melhorou muito, gela rápido também. O mecânico disse q é comum acontecer isso quando o evaporador fica muito sujo e acaba congelado, pq o ar n passa por ele idireito e no caso das TR4 esse problema é ainda maior pq ela n sai com filtro de fábrica e muito usuário só percebe o problema quando já está como o meu. Ele limpou todo painel por dentro também. A melhora foi gritante, gela bem e rápido e n sinto mais uma trepidação excessiva do carro quando liga o AC, aparentando de ta trabalhando forçado. Comprei os 2 filtros por 20 reais cada e pronto! Serviço rápido e barato! Ele falou também q muito mecânico condena o evaporador sem antes testar se há vazamentos, usando o contraste. No meu ficou 150,00 todo o serviço incluindo o filtro!

RodrigoOSLeite
29/10/2017, 15:36
Tenho uma tr4 2013 2.0 4x4 que ponteiro esta chegando próximo do vermelho em subida de serra ou em trânsito intenso. A agua esta no nível normal e não há sinais de vazamentos. O que poderia ser?

Leo cascao
30/10/2017, 08:37
Verifique se as duas ventoinhas estão funcionando. (passe um fio direto da bateria até elas)

mbm4x4
30/10/2017, 11:40
Ola amigo.
Da uma olhada nesse video, pelo menos pode ser uma luz para comecar a investigacao.

Gol subindo temperatura mas não ferve - YouTube (https://youtu.be/gU2FRzLofAM)

Problema de aterramento pode dar esse sintoma, ja que o carro nao ferve e nao baixa agua.
Como o colega acima falou, isso se os eletroventiladores estao funcionando a contento.
Outra coisa, pode ser a tampa do radiador começado a dar sinal de desgaste, vale fazer um teste de pressão.
Bpa sorte na busca e solução do defeito.
Depois conta pra nós o que era.
[ ]s
Mateus

Tenho uma tr4 2013 2.0 4x4 que ponteiro esta chegando próximo do vermelho em subida de serra ou em trânsito intenso. A agua esta no nível normal e não há sinais de vazamentos. O que poderia ser?

pflarini
27/04/2018, 07:26
Voltando neste tópico, minha TR4 2009 fica sempre um pouco abaixo do meio do marcador.
Passando scanner, mede aproximadamente 85º.

Isso é normal ou é problema também ?

mbm4x4
27/04/2018, 19:57
Voltando neste tópico, minha TR4 2009 fica sempre um pouco abaixo do meio do marcador.
Passando scanner, mede aproximadamente 85º.

Isso é normal ou é problema também ?

Normal amigo.
Pouco abaixo do meio fica em torno de 85°c. Se pegar transito pesado, anda e para, pode chegar até perto de 100°c, entao liga a ventuinha e fica em torno de 93. Ao rodar novamente, vai baixando ate chegar novamente a 85º c.
Pelo menos na minha é assim. Medido pelo obd2 elm 327 e aplicativo "obd driver" no celular.

RodrigoOSLeite
28/05/2018, 00:27
Verifique se as duas ventoinhas estão funcionando. (passe um fio direto da bateria até elas)

Resolvido o problema, a segunda ventoinha não estava funcionando direito, ao abri-la verificou-se que as escovas estavam gastas, foram trocadas e agora funciona perfeitamente.

Glaicon
28/05/2018, 06:01
Muito bem!
Demorou um pouco, mas o dono do tópico voltou e deu a solução.
Existem muitos tópicos abertos e abandonados, sem que os demais usuários saibam se as sugestões funcionaram, e que podem servir de respostas para problemas semelhantes.
Parabéns!:palmas:

Humberto Teles
28/05/2018, 16:37
Caramba, as escovas estavam gastas com uma viatura nova dessas? Já tive esse exato problema, mas com um carro 1995. Mas valeu pela dica!

Gabriel Moraes
30/09/2018, 14:48
Olá Pessoal !

Em março deste ano (2018) tive a alegria de adquirir uma Pajero TR4 2008 flex.
Sempre possuí viaturas 4x4, desde willys, qual ainda possuo um 1947, passando por Suzuki e agora a Pajero.
Como disse, estou adorando o carro, que tenho como carro da família, sendo 90% uso urbano e o restante algum passeio leve em finais de semana. Já realizei algumas manutenções como a famosa troca de boia de combustível, porém em algumas situações que precisei da reduzida percebi que assim que a acionei a temperatura do carro subiu rapidamente, sendo necessário ligar o ar condicionado para funcionar as duas ventoinhas, e logo que desligo a reduzida e mantenho a mesma rotação a temperatura volta ao normal, enfim, com a reduzida ligada ele aquece e com 4x4 normal ele não aquece. Tenho algumas considerações: Percebi um vazamento na caixa superior do radiador, qual será trocada esta semana, porém nunca faltou água.
Uma segunda consideração é que o carro as vezes acelera sozinho, principalmente durante as trocas de marcha e com o pé na embreagem, oscilando até 3 mil giros e descendo.

Por favor, os mecânicos da minha cidade ficam em hipóteses e sabemos que as peças não são tão baratas para a troca no achismo.

Mp2018
02/10/2018, 20:46
Gabriel, resolvi me cadastrar neste site para poder dividir as experiências no tocante à TR4.
Há seis meses comprei uma TR4 muito conservada, carro muito bom, mas logo me deparei com um problema: aquecimento. Quando rodava em alta velocidade ficava normal , na mínima, esquentava. Fui ao eletricista e ele detectou que um ventilador estava parado, justo o do condensador. Fui na Mitsubishi e quase tive um treco , só o miolo do ventilador era 4.000.00. E tinha que encomendar. Um transtorno. Entrei em desespero rsrs. Mas nada que a criatividade não resolva. Trocamos por um ventilador de um prisma, salvo engano e ficou normal. Esses dias voltou o mesmo problema, mas levei ao eletricista e já era o outro ventilador original. Ele refez as escovas e está funcionando bem de novo.
Boa sorte!

Carloskann
24/03/2019, 21:11
Boa noite nação tr4!
Minha tr4 sempre passa do meio e outro dia ela FERVEU !!! São nessas situações :
Trânsito intenso ( passa do meio)
Subidas em trilha (passa bastante do
Meio)
Trecho de trilha com areia muito fofa ( a mesma Chegou no vermelho e FERVEU)
Já troquei :

Tampa do radiador
Ventuinhas disparando ok

Minha suspeita :
Comparei a intensidade de vento que saia de uma tr4 de um amigo e percebo que o vento que a minha produz é muito menor!!!

Alguém me dá uma luz??!

Na estrada ou na cidade ela fica sempre no meio
Só esquenta em trilha e em trânsito pesado , ou seja ,
Quando não tem vento forte entrando ....

Edmarcio
25/03/2019, 13:27
Em condições de trilhas e areia, tem que usar reduzida, principalmente se for automática.

Boa noite nação tr4!
Minha tr4 sempre passa do meio e outro dia ela FERVEU !!! São nessas situações :
Meio)
Já troquei :

Tampa do radiador
Ventuinhas disparando ok

Minha suspeita :
Comparei a intensidade de vento que saia de uma tr4 de um amigo e percebo que o vento que a minha produz é muito menor!!!

Alguém me dá uma luz??!

mbm4x4
25/03/2019, 16:36
Boa noite nação tr4!
Meio)
Já troquei :

Tampa do radiador
Ventuinhas disparando ok

Minha suspeita :

Alguém me dá uma luz??!

Amigo.
Qdo a temperatura começa a subir, vc tentou ligar o ar condicionado pra ver se ela voltou ao normal?. Normalmente , a temperatura correta é sempre um pouco abaixo do meio. Qdo aquece mais ela pode ir até 3/4 do marcador,e ao ligar a ventoinha no segundo estágio começa a baixar. Qdo ligamos o ar condicionado, automaticamente ela já liga a ventoinha no segundo estágio. Por isso o teste.
Então, dito isto, pode ser que sua ventoinha não está ligando o segundo estágio.
As vezes, um bom eletricista pode desmontar as ventoinhas e ver como estão o estado das escovas e etc.
Espero ter ajudado.
Mateus

Carloskann
02/04/2019, 21:54
Opa amigo , fiz o seguinte :
Configurei as duas ventuinhas : quando a primeira liga..a segunda também liga (mesmo com ar desligado ) paralelo a isso instalei um botão para acionar as duas ventuinhas independente....deu certo ...

Trezteta
01/11/2020, 13:08
Ola pessoal tenho umas duvidas e gostaria de esclarecer com vcs tenho uma tr4 2013 aut e viajando com ela ele esquentou por que a ventoinha que arrefece o motor estava com mau contato andei com o veiculo assim por mais ou.menos 20 km de estrada sendo acionado somente a ventoinha do ar como emergencia isso j faz um ano e o veiculo nao apresenta sintomas de junta queimada . Tenho aferido parametros com scanner OBD2 com ela em transito e parada :

A valvula termostatica abre aos 85 °;
A ventoinha arma aos 98° abaixando para 90° em transito de 2 em 2 minutos ;
Em rodovia fica de 80 a 85° assim como ruas sem transito.
A pergunta e: - Estao corretos esses parametros?
1/3 do ponteiro corresponde a qtos graus?
Essa junta de cabecote aguenta ate qtos graus?

Outra pergunta

Se eu abrir o reservatario de expansao com motor frio para completar agua e em seguida abrir a tampa do radiador e normal ter pressao ( subir um pouco de agua bem pouco mesmo - sem ligar o motor com ele totalmente frio) ? Pois entendo que por eu ter aberto o reservatario de expansao e ter tirado a mangueira entrou um.pouco de ar que abrindo a tampa do radiador foi expulso por ela , estao correto essa logica?

Abraco rapaziada

Josue monte buarque
17/06/2021, 07:58
pessoal aconteceu comigo o mesmo problema do marcador de temperatura subir acima do ponto médio. Levei a vários mecânicos sugeriram sujeira radiador problema bomba dagua e tudo mais. Não era nada disso e resolveu limpando os pontos de aterramento do motor que são três. O que melhor identifica o problema é deixar o motor ligado em marcha lenta e qdo disparar a ventoinha você liga os faróis radio vidro e nota que o ponteiro de temperatura começa subir. Se limpando não resolver vc terá que reforçar o aterramento.

xibiu!!!
17/06/2021, 10:31
pessoal aconteceu comigo o mesmo problema do marcador de temperatura subir acima do ponto médio. Levei a vários mecânicos sugeriram sujeira radiador problema bomba dagua e tudo mais. Não era nada disso e resolveu limpando os pontos de aterramento do motor que são três. O que melhor identifica o problema é deixar o motor ligado em marcha lenta e qdo disparar a ventoinha você liga os faróis radio vidro e nota que o ponteiro de temperatura começa subir. Se limpando não resolver vc terá que reforçar o aterramento.

Importante dica de teste simples, mas que é muito bacana ser compartilhado aqui.:palmas: :concordo:

Cidenei
05/02/2023, 15:27
Boa tarde Pessoal, sou novo aqui, tenho uma TR 4 2013/14 com a seguinte situação, Somente em subidas mais longas o ponteiro da temperatura sobe, as vezes até perto do vermelho, se paro o carro e deixo o motor ligado em menos de dois minutos o ponteiro volta para posição normal, levei o carro no mecânico e foi verificado que o sistema está ok, o eletro ventilador liga na temperatura correta,foi verificado também a bomba d'gua, e os aterramentos do motor e do coletor, aguém já passou por esta situação?, desde ja agradeço a todos

mfdomingues
03/08/2024, 17:33
Tr4 ventoinha principal não aciona!

Pessoal, tudo bem?

Tenho uma Pajero tr4 2005 AT com 115km originais.

Bom, como tá ficando idoso andou apresentando alguns problemas, mas, nada demais

O caso é que agora identifiquei algo curioso, a ventoinha do radiador não está acionando quando o carro necessita. O carro não ferve, o mostrador não sobe, mas, quando ele precisa de refrigeração a ventoinha que liga eh a menor, a do AC.

Pergunto, será que a minha tem alguma inteligência artificial e que na falha da maior ela aciona a menor pelo menos para não super aquecer? Na boa, nunca vi isso.

Abraços e obrigado.

Glaicon
04/08/2024, 08:26
Tr4 ventoinha principal não aciona!

Pessoal, tudo bem?

Tenho uma Pajero tr4 2005 AT com 115km originais.

Bom, como tá ficando idoso andou apresentando alguns problemas, mas, nada demais

O caso é que agora identifiquei algo curioso, a ventoinha do radiador não está acionando quando o carro necessita. O carro não ferve, o mostrador não sobe, mas, quando ele precisa de refrigeração a ventoinha que liga eh a menor, a do AC.

Pergunto, será que a minha tem alguma inteligência artificial e que na falha da maior ela aciona a menor pelo menos para não super aquecer? Na boa, nunca vi isso.

Abraços e obrigado.
A ventoinha principal é elétrica?
Se ela não aciona, faça uma inspeção na fiação.
Na minha Full eu descobri o fio da ventoinha descascado pelo atrito com a lataria do carro.
Deu curto e rompeu o fusível, não acionando a ventoinha menor.
O fio foi reparado e trocado o fusível.
Tudo certo!:concordo:

mfdomingues
04/08/2024, 10:34
A ventoinha principal é elétrica?
Se ela não aciona, faça uma inspeção na fiação.
Na minha Full eu descobri o fio da ventoinha descascado pelo atrito com a lataria do carro.
Deu curto e rompeu o fusível, não acionando a ventoinha menor.
O fio foi reparado e trocado o fusível.
Tudo certo!:concordo:

Sim, eh elétrica, mas, aí que está, no meu entendimento se fosse um problema porque a ventoinha secundária (do ar condicionado) está acionando? Como ela sozinha consegue baixar a temperatura e desarmar? Como o carro não aquece?

Precisa a entender como eh o funcionamento deste sistema, tipo estágio 1 entra a menor e no estágio 2 entra a maior. Já vi alguns relatos de donos de tr4 que colocam um acionador para que as duas entrem junto em momentos de aquecimento e assim não ferver o motor.

A dúvida eh se existe estes dois estágios, como aqui está frio neste dias e como eu não pego trânsito pesado eh difícil até de acionar a menor.

PS: Vi que bateu saudade da Sportage hein hehehe

Glaicon
05/08/2024, 05:49
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

mfdomingues
20/08/2024, 21:23
Sim, eh elétrica, mas, aí que está, no meu entendimento se fosse um problema porque a ventoinha secundária (do ar condicionado) está acionando? Como ela sozinha consegue baixar a temperatura e desarmar? Como o carro não aquece?

Precisa a entender como eh o funcionamento deste sistema, tipo estágio 1 entra a menor e no estágio 2 entra a maior. Já vi alguns relatos de donos de tr4 que colocam um acionador para que as duas entrem junto em momentos de aquecimento e assim não ferver o motor.

A dúvida eh se existe estes dois estágios, como aqui está frio neste dias e como eu não pego trânsito pesado eh difícil até de acionar a menor.

Voltei.....

Seguinte, descobri o problema, o conector do eletro ventilador principal (ventoinha grande) estava quebrado. O sistema trabalha de forma que a grande entra, se ela não der conta a menor (do AC) entra . No meu caso a pequena entrava por falta da maior, como não estava forçando e é inverno ela conseguia baixar a temperatura e desligava.

Eu desconectei o sistema e liguei a ventoinha grande direto na bateria e ela funcionou, neste caso verifiquei que o conector e ele não estava conectando da forma correta, troquei e tudo voltou ao normal.

Obrigado pela ajuda.