Ver Versão Completa : L200 - Ventoinha do Intercooler.
Pessoal, dei uma breve pesquisada aqui no forum sobre o assunto intercooler da l200 sport hpe. Não achei o que eu queria, então resolvi criar esse tópico.
Minha dúvida é a seguinte: abaixo do intercooler da l200 sport hpe 05 tem uma ventuinha, correto? dei um checada no motor hoje, funcionando, e percebi que a mesma está desligada. Como o intercooler estava bem quente, fiquei na dúvida: essa ventuinha não era pra estar ligada??
Então, pra quem tem e quem conhece esses malditos carros (que dão bastante dor de cabeça), essa ventuinha era pra estar desligada mesmo? Quando ela é ligada? Qual a função dela?
Desde já agradeço qlqr ajuda.
Abraços.
Junior-L200Power
11/03/2011, 19:58
Pessoal, dei uma breve pesquisada aqui no forum sobre o assunto intercooler da l200 sport hpe. Não achei o que eu queria, então resolvi criar esse tópico.
Minha dúvida é a seguinte: abaixo do intercooler da l200 sport hpe 05 tem uma ventuinha, correto? dei um checada no motor hoje, funcionando, e percebi que a mesma está desligada. Como o intercooler estava bem quente, fiquei na dúvida: essa ventuinha não era pra estar ligada??
Então, pra quem tem e quem conhece esses malditos carros (que dão bastante dor de cabeça), essa ventuinha era pra estar desligada mesmo? Quando ela é ligada? Qual a função dela?
Abraços.
Olha parceiro, segundo eu tava conversando com o amigo Carlos A.C. Azevedo outro dia em um tópico aki do forum, ele me falou que a ventuinha só liga quando alcança determinada temperatura a qual eu não faço a mínima idéia...
Ela fica desligada e quando o intercooler aquece,algum sensor liga esta ventuinha!!
Então comentei com ele que um amigo meu possui uma L200 Sport 04/04 e ele comprou em uma garagem...nessa L200 dele a ventuinha fica ligada diretão...girou a chave já aciona a ventuinha do intercooler!!
Possivelmente deve ter estragado este sensor na dele e o antigo dono achou mais viável deixar ela ligada direto do que trocar o tal sensor!!
Mas ela não fica ligada direto não se era isso que vc queria saber!! :concordo:
Carlos A. C. Azevedo
11/03/2011, 21:44
Olha eu aqui :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Amigo, Leozin, primeiro se acalme, no intercooler, tem um conector eletrico que fica preso na estrutura do intercooler, mas fica quase na direção do filtro de combustivel, se não me fiz entender, responda que eu posto uma foto, nesse conector é onde alimenta o ventilador de baixo do intercooler, se bem que mesmo com ele, o mesmo ainda fica bastante quente mas qualquer ajuda é uma grande ajuda..:mrgreen::mrgreen:
:concordo:
Abraços.
Tem duas Hpes'Sport na Minha Garagem, os dois vizinhos são meus amigos, e desci agora lá na garagem com eles e ambos os carros a Ventuinha do intercooler fica ligada direto a partir do momento que vira a chave!
A função dessa vertuinha é justamente puxar o ar que entra pela tomada de ar do capô para resfriar o intercooler. fazendo assim que o ar resfriado tenha uma queima mais rica dentro do motor , pois o ar frio possui mais moléculas de oxigenio.
outra função dessa ventuinha e tbm não contaminar com o ar quente do motor, se o intercooler ficar muito quente, ele não tem função alguma, é apenas um trambolho em cima do motor.
abc
Junior-L200Power
11/03/2011, 23:33
Então o certo é ela ficar ligada direto, não é?! :pensativo:
Suspeitei desde o princípio...
Thiago Pereira
11/03/2011, 23:35
Tinha uma L200 Sport HPE 2005 na familia a alguns anos atrás e a ventuinha do intercooler acionava assim que virasse a chave, não precisava nem dar partida.
Mesmo na primeira partida do dia com o motor frio ela ficava ligada.
Desde zero até vender foi assim.
E mesmo assim ela superaquecia!!! :parede:
Ué. Percebi que a ventuinha da minha L200 só liga depois de certo tempo.
Vou checar o conector elétrico que o amigo Carlos Azevedo comentou.
Enfim, ela fica ligada direto ou só é acionado após chegar em certa temperatuda? ^.~
Carlos A. C. Azevedo
20/03/2011, 21:19
Ué. Percebi que a ventuinha da minha L200 só liga depois de certo tempo.
Vou checar o conector elétrico que o amigo Carlos Azevedo comentou.
Enfim, ela fica ligada direto ou só é acionado após chegar em certa temperatuda? ^.~
Então até agora são 2, por que a minha também, faz a mesma coisa, só liga o ventiladorzinho, depois de tá quente, e mesmo assim, continua muito quente...
Qualquer dia desse desmonto ele todo pra fazer uma limpeza legal, e resolver um vazamento que ele tem, fica melado de óleo logo na saida e o pior que não é na braçadeira..
Agora, se ela está ligando, não é problema neste conector... deve ser algum sensor de temperatura, que aciona ou algo do tipo...
SAPO-BOMBA
20/03/2011, 21:46
É bem simples: Faz um "jump" da bateria direto pra ventoinha e vê se ela está disparando. Se estiver OK, o problema está na fiação/fusível/relé que manda energia pra ventoinha.
D.Rabelo
02/10/2012, 16:44
Amigos,
omprei minha sport a poucos meses, e em reisão percebi que o motor da ventoinha do intercooler estava travado, pos sorte consegui concertar, trocando escovas e revisando mesmo.
Ocorre que, o motor esta funcionando perfeitamente nos testes, entretanto quando conecto no carro, diga-se de passagem com o conector original, ele não funciona nunca, então gostaria da ajuda de vcs para saber em que situações a ventoinha entra em funcionamento, e se alguem sabe dizer, onde eh gerada a corrente do seu funcionamento para eu averiguar.
grato
Costalonga
02/10/2012, 21:52
A minha ele funcionava depois que o motor esquentava.
Dá uma olhada nisso.
Mas você pode colocar ele pra ficar ligado direto do alternador, pra quando ligar o carro ele já ligar.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
PauloLimited
02/10/2012, 21:58
Quando o motor ta quente ela liga só de girar a chave no contato.
Anderson07
02/10/2012, 23:39
Quando o motor ta quente ela liga só de girar a chave no contato.
A minha funciona dessa mesma maneira. Esquentou ela aciona
D.Rabelo
02/10/2012, 23:59
entendido,
vou procurar onde é acionado eletricamente, no caso de deixar ligado permanentemente, será que não acarreta uma sobrecarga e desgaste prematuro na ventoinha?
att.
Carlos A. C. Azevedo
04/10/2012, 11:07
Coloca uma chave direto da bateria pra tu poder ligar quando tu quiser, isso se tu não achar a linha dele, mas pode ser só fusivel de comando queimado.
D.Rabelo
04/10/2012, 15:14
Valeu carlos, essa semana vou dar uma olhada nisso, realmente n verifiquei o fusivel
Anderson07
08/10/2012, 14:20
Valeu carlos, essa semana vou dar uma olhada nisso, realmente n verifiquei o fusivel
Achou a solução amigo
D.Rabelo
08/10/2012, 17:14
Não amigo,
em virtude da correria das campanhas eleitorais nos últimos dias não tive a chance de parar ainda pra verificar, mas esta semana vou ao eletricista verificar....assim que souber de algo posto aqui novamente
att,
euclidesneto
09/10/2012, 09:30
Esse ventilador provoca muita diferença no funcionamento do motor?
PauloLimited
09/10/2012, 11:55
Esse ventilador provoca muita diferença no funcionamento do motor?
Tenho essa dúvida tb, as Outdoors não tem essa ventuinha, mas o intercooler delas é maior um pouco que o da Sport.
euclidesneto
10/10/2012, 15:21
Coloca uma chave direto da bateria pra tu poder ligar quando tu quiser, isso se tu não achar a linha dele, mas pode ser só fusivel de comando queimado.
Será que pode fazer isso mesmo, Carlos? A da minha está com um funcionamento meio doido e o mexânico disse que já viu muitas derreterem o motor por terem sido ligadas direto. Estou achando meio estranho, pois tenho a impressão que bastava o carro aquecer pra ela funcionar, mas segundo ele, com um grande fluxo de ar, rodando em uma estrada, por exemplo, ela fica desligada.
Fui procurar o preço do brinquedo, 3000 pilas. É pra foder o peão.:curtir_nao:
Paulo, segundo o mesmo cidadão, o esquema de refrigeração do intercooler da Outdoor é diferente.
Carlos A. C. Azevedo
11/10/2012, 20:01
Será que pode fazer isso mesmo, Carlos? A da minha está com um funcionamento meio doido e o mexânico disse que já viu muitas derreterem o motor por terem sido ligadas direto. Estou achando meio estranho, pois tenho a impressão que bastava o carro aquecer pra ela funcionar, mas segundo ele, com um grande fluxo de ar, rodando em uma estrada, por exemplo, ela fica desligada.
Paulo, segundo o mesmo cidadão, o esquema de refrigeração do intercooler da Outdoor é diferente.
Por ligar direto? AHUHUAUAUHAUHAHUAHUUHAHUAHUHUAHUAHU, esse sabe bem pacaraio hein? AHUAHUHAHUAUHUHAHUHUA Tem nada a ver não, puxar o fio da bateria e ligar numa chave e no motor não tem nenhum problema não, claro que tem que ter um fusivel por medida de segurança, mas fora isso, tudo beleza.
E esse motor que tu achou por 3000 tem bobina de fio de ouro, só pode :putz:. Foi na ccs que tu perguntou?
euclidesneto
12/10/2012, 07:40
Lá mesmo. Na realidade é o conjunto completo. Motor 2700 e ventilador 300.
Procurei na Miltfort e eles não vendem.
Carlos A. C. Azevedo
12/10/2012, 22:21
Lá mesmo. Na realidade é o conjunto completo. Motor 2700 e ventilador 300.
Procurei na Miltfort e eles não vendem.
Pera, o ventilador que tu diz é só a hélice? Esse pessoal pensa que tá vendendo coisa pra uma criança? Porra, isso é um absurdo cara, :freaking:
Tem muitos modelos de motorzinho desse tamanho que cabem certinho lá, e não sai por mais de 50 conto...
euclidesneto
13/10/2012, 05:58
Veja bem, Carlos o conjunto completo, helice+motor, custa R$ 3000,00.
De qualquer forma,é algo totalmente absurdo.
Carlos A. C. Azevedo
13/10/2012, 12:54
Veja bem, Carlos o conjunto completo, helice+motor, custa R$ 3000,00.
De qualquer forma,é algo totalmente absurdo.
Se um motorzinho desse é 3000, não quero nem ver quanto é o preço de um motor 0km lá... :putz:
D.Rabelo
22/10/2012, 15:50
Pessoal,
Resolvido, nem cheguei a levar no eletricista, quando fui trocar o óleo esta semana o trocador percebeu que o encache estava mal colocado, quando o eletricista havia testado deve ter deixado mal encaixado, agora esta funcionando perfeitamente quando a temperatura sobe...
att.
Rodrigo Alex
22/10/2012, 16:53
Pessoal,
Resolvido, nem cheguei a levar no eletricista, quando fui trocar o óleo esta semana o trocador percebeu que o encache estava mal colocado, quando o eletricista havia testado deve ter deixado mal encaixado, agora esta funcionando perfeitamente quando a temperatura sobe...
att.
essa ventoinha é realmente necessaria, ?
eu troquei meu intercooler da minha sport por um de uma outdoor, parece que ele é mais largo akeles tubinhos de passagem de ar,
mas nao veio o suporte para colocar essa ventoinha, entao deixei sem msm e nao vi diferença em nada, oque vcs axam ?
Anderson07
23/10/2012, 00:18
Gostaria de saber onde seu mexanico tirou essa teoria que derete o motor por esta ligada direto.......
A salvo engano nas outdoor nao possue o mesmo eletro ventilador qua as sport tem, agora falar que com o fluxo de ar a ventuinha desliga, dai ja discordo, pois o ceu acionamento e dado por uma cebolinha que identifica a temperatura, se o motor alcaçar a temperatura X vai disparar a ventoinha, por exemplo meu caso, se eu sair com o carro para ele quente e virar a chave, o motor da ventuinha ja liga sozinho, agora se ficar algum tempo parado e baixar a temperatura do motor ele nao liga quando viro a chave.
Agora pergunte a seu mexanico se ele sabe a teoria do intercoole !!!! para nao falar asneiras sobre algo que relativamente parece nao conhecer.
Me diz como algo que foi projetado para um beneficio que é entrar ar frio na admissao irar derreter o motor?!!??! o unico motor que pode derreter é o da ventuinha, e no seu caso voce pode ir em algum lugar que mecha com eletrica e mandar revisar, trocar carvao, ve como esta a situação do motorzinho.
euclidesneto
23/10/2012, 04:23
Anderson, era ao motor da ventoinha que ele estava se referindo.
Anderson07
23/10/2012, 09:28
Anderson, era ao motor da ventoinha que ele estava se referindo.
Verdade, mas é um absurdo isso custar 3 mil reais.......
Junior-L200Power
23/10/2012, 14:02
Tenho essa dúvida tb, as Outdoors não tem essa ventuinha, mas o intercooler delas é maior um pouco que o da Sport.
Tem certeza Paulo??
Que eu sei só a Outdoor GL que não tem ventuinha no intercooler...as outras tem normal se não me engano!!
Até porq o intercooler da minha foi tirado de uma Outdoor 2008/2009 e tem ventuinha original ainda com toda a fiação e chicote,plugs... só que eu não liguei ela...tava pensando em ligar ela direto como falaram, será que ela queima rápido??
Nem sei se vale a pena tbm porq vou vender ele...
To vendendo a L200 e vou tirar o intercooler pra vender separado!!
Estive olhando umas L200 Outdoor GL de uma mineradora e nenhuma GL tem ventoinha no intercooler....já outdoor GLS olhei só umas 2 e ambas tinham!!
euclidesneto
23/10/2012, 14:56
O mexânico achava que o problema da minha eram as escovas do motor. Trocou e continua sem funcionar. Alguém sabe onde fica o termostato que controla ela?
Junior, quanto quer no seu intercoooler?
Rodrigo Alex
23/10/2012, 16:05
axo q deve ser da gl msm intao meu intercooler q comprei
D.Rabelo
23/10/2012, 16:23
A minha antiga savana quadrada tb tinha o motor elétrico, e funcionava apenas quando esquentava realmente.
Quanto a necessidade da ventoinha eu acredito ser de grande importância, visto que o intercooler funciona para resfriar o ar que entra no motor, e quando se sobe a temperatura ela entra para forçar a ventilação e baixar ainda mais a temperatura, otimizando o funcionamento do intercooler.
Euclides neto, caso queira apenas o motor da ventoinha sem a hélice eu tenho um sobrando..
Junior-L200Power
23/10/2012, 18:58
O mexânico achava que o problema da minha eram as escovas do motor. Trocou e continua sem funcionar. Alguém sabe onde fica o termostato que controla ela?
Junior, quanto quer no seu intercoooler?
Euclides, eu to pedindo 550,00 completo o intercooler com o ventilador embaixo e as mangueiras,chicote certinho, plug...tudo funcionando 100%!!
Qlquer coisa entra em contato por MP ou no meu e-mail op_junior@hotmail.com...meu intercooler ta zerado as telinhas dele estão todas retinhas não tem nenhuma amassada...!!
Abraço...!!
euclidesneto
23/10/2012, 21:32
Muito agradecido, Rabelo. Se precisar, entro em contato.
Junior, queria esse intercooler para colocar na minha galloper. Será que é tranquilo e vai realmente fazer diferença no rendimento ?
Junior-L200Power
23/10/2012, 21:40
Muito agradecido, Rabelo. Se precisar, entro em contato.
Junior, queria esse intercooler para colocar na minha galloper. Será que é tranquilo e vai realmente fazer diferença no rendimento ?
Pode ter certeza que faz diferença viu...principalmente na entrada da turbina...ela entra um pouco mais cedo e com mais força, vc sente mais torque em baixa!!
Eu gostei demais do resultado...inclusive achei que o motor fica mais silencioso e não vibra tanto!!
A economia de combustível não é tanta mas vc percebe com o tempo!!
Pelo valor investido acho o resultado muito satisfatório,fica mais agradável a condução!!
O único porém é que tive que fazer os suportes do intercooler no funileiro, pois a minha não tem eles, já que o suporte do intercooler é para a Outdoor que já tem a preparação para recebê-lo..mas isso é coisa fácil...são somente 2 soldas e o recorte no capô...!!!
Qlquer coisa estamos aê...abraço!!
euclidesneto
23/10/2012, 21:44
Vc falou agora um troço que tem me incomodado. Tenho a impressão que a turbina da minha L200 só está entrando acima do 3000 giros, que é quando ela dá um coice mais violento. Será que isso é possível?
Junior-L200Power
23/10/2012, 22:38
Vc falou agora um troço que tem me incomodado. Tenho a impressão que a turbina da minha L200 só está entrando acima do 3000 giros, que é quando ela dá um coice mais violento. Será que isso é possível?
Vixxi Euclides, então ela está toda desrregulada...pq o certo é sua turbina entrar com força total em 2000rpm...porém como ela é uma TGV, ela já vem com certa força desde 1750rpm e segura o torque até 2500 a 2800rpm!!!
Se vc está sentindo que ela só dá força em 3000rpm então está bem errado...isso aí é regulagem de turbina...!!
Pode verificar que vc vai perceber a diferença entre entrar em 2000rpm e em 3000rpm...
Isso vc regula na própria turbina pelo que li há uns anos atrás...a TGV tem um parafuso que regula a entrada dela, vc pode adiantar ou atrasar...no seu caso ela tá atrasada o que causa perda de potencia em baixa e aumento consideravel de consumo de combustivel!!
Há quanto tempo vc sente que está assim?? Alguém já mexeu nisso anteriormente???
euclidesneto
30/10/2012, 12:38
Qual a localização desse parafuso?
D.Rabelo
01/11/2012, 20:03
no caso das l200 a turbina vc meche na regulagem colocando calços na hastegate.
esta haste sai da turbina subindo até uma espécie de cilindro do tamanho de meia lata de regrigerante, presa no motor por dois parafusos...............para aumentar a potência da turbina vc retira os dois parafusos e coloca arruelas entre o bloco do motor e a peça cilindrica.......conforme vai colocando mais arruelas.......1.....2.....3...vai aumentando a pressão do turbo.
fácil fácil eu ja fiz mto em ksa, agora tem que dimensionar com a abertura da bomba, para a mistura n ficar nem mto rica nem mto pobre...
Junior-L200Power
02/11/2012, 20:24
no caso das l200 a turbina vc meche na regulagem colocando calços na hastegate.
esta haste sai da turbina subindo até uma espécie de cilindro do tamanho de meia lata de regrigerante, presa no motor por dois parafusos...............para aumentar a potência da turbina vc retira os dois parafusos e coloca arruelas entre o bloco do motor e a peça cilindrica.......conforme vai colocando mais arruelas.......1.....2.....3...vai aumentando a pressão do turbo.
fácil fácil eu ja fiz mto em ksa, agora tem que dimensionar com a abertura da bomba, para a mistura n ficar nem mto rica nem mto pobre...
Isso nas quadradas!!
Porém o adiantamento ou o atraso das palheta do TGV é feito na própria turbina por um parafuso...eu não lembro ao certo onde fica este parafuso pois só vi essa TGV da Outdoor uma vez!!
As quadradas não tem essa opção pois não tem TGV como as Sport e Outdoor!!
Nas quadradas somente se regula a pressão...nas L200 Bola pode regular pressão e a qntos rpm entra o TGV.
pedrocampelojr
07/08/2014, 22:38
É bem simples: Faz um "jump" da bateria direto pra ventoinha e vê se ela está disparando. Se estiver OK, o problema está na fiação/fusível/relé que manda energia pra ventoinha.
A minha estava desligada direto... esses dias, fui trocar óleo e o mecânico viu que estava com a tomada desligada. Ligou e passou a ligar diretão, virava a chave (mesmo sem funcionar o motor) e já ouvia ela soprando. Bem, hoje, do nada, ela simplesmente não ligou mais... aonde ficam estes ditos fusíveis e reles dela?
pedrocampelojr
13/08/2014, 23:07
A minha estava desligada direto... esses dias, fui trocar óleo e o mecânico viu que estava com a tomada desligada. Ligou e passou a ligar diretão, virava a chave (mesmo sem funcionar o motor) e já ouvia ela soprando. Bem, hoje, do nada, ela simplesmente não ligou mais... aonde ficam estes ditos fusíveis e reles dela?
Conversei com um mecânico daqui, que mexe muito com l200 (de algumas empresas e particulares). Bem, ele disse que o certo é ficar desligada e só ligar em determinadas temperaturas e que se fosse pra escolher, ligada direto ou desligada direto, opta por desligada direto...
Ah, a minha do nada voltou a ligar sempre que viro a chave, mesmo com motor desligado ou frio....
Ipiabas/RJ
15/08/2014, 13:41
Assuntando no tópico, a ventoinha da minha vtr fica ligada direta, sempre que viro a chave.
CheatEngine
14/11/2015, 07:36
Não sei se estou no tópico certo mas
Tenho uma pajero 1996 2.8 turbo diesel
E nunca vi a ventoinha do intercooler girando.
Outra dúvida é que fiz uma viagem
Longa aproximadamente 300 km
Em uma região montanhosa
E nas subidas mais inclinadas ela não passava de 40kmh
Me deixou assustado pois ela não tinha força para desenvolver mais que isso.
Wagner Bosque
04/10/2016, 21:38
Pessoal a ventoinha da minha fica ligada direta mesmo quando eu desligo o carro,e ela ainda fica ligada te ho que soltar o conector para fesligar
jonasmel
16/03/2017, 19:20
se for facil coloca as fotos ai pra nos ver, tenho uma pajero 2.8, mas deve ser similiar. a minha ventonhia aparentemente nao liga, to com vontade de por pra ficar ligada direto, ja que a mesma funciona, deve ser o sensor,
jonasmel
16/03/2017, 19:22
voce esta tempo com ela, sera que nao estraga a ventonhia se ficar ligado direto, a minha nao esta ligando, to com vontade de por pra funcionar direto, deve estar com algum sensor ou fiação estragada. ja que a ventonhia em si funciona se fizer um jump direto na bateria
Aminha ventoinha derreteu, isso mnesmo fundi-se nela mesmo, devido maquela caracteristica do motor 4M56, estou aprocura dee outra , mas para constar a importancia dela é em baixa velocidade, quando tem pequeno fluxo de ar no intercooler, desta forma a falta da mesma, prejudica a mperformance em baoixa velocidade.
Chico Lindo
24/02/2018, 18:56
Pessoal, a ventoinha da minha derreteu e não consigo encontrar no Mercado Livre.
Alguém sabe onde posso encontrar?
Pajero Sport 2.5 2011
Pessoal, a ventoinha da minha derreteu e não consigo encontrar no Mercado Livre.
Alguém sabe onde posso encontrar?
Pajero Sport 2.5 2011
Chico, encontrei um intercooler usado completo no ml e pedi para o vendedor separar , paquei 200 reais em out/17
RodrigooL200
27/03/2018, 10:29
Eu comprei uma L200 outdoor 2007 hpe e ela não tem a ventuinha do intercooler sera que não tem porque o modelo dela e assim eu e porque esta faltando?
J0t43rr3
24/08/2018, 15:07
Tenho uma Pajero Sport 2008 2.5 e descobri, ao trocar o filtro de combustível, que a hélice da ventoinha tinha derretido e travado a mesma. Obviamente o motor elétrico foi pro beleléu também. Não achei em lugar algum então adaptei uma de 8".
Ela só liga quando o motor está quente o que indica que o sensor está funcionando corretamente.
J0t43rr3
24/08/2018, 15:09
560990Não foi a minha melhor adaptação, mas foi a única que consegui fazer aqui.
_SIDERADO_
17/01/2019, 17:49
Não foi a minha melhor adaptação, mas foi a única que consegui fazer aqui.
Essa ventoinha que você adaptou é original pra que carro? Como ficou o resultado? Ficou bom?
Pros que sabem: se a ventoinha só deve ligar a partir de certa temperatura, qual sensor comanda ela?
Dogcam79
21/03/2019, 12:27
Essa ventoinha que você adaptou é original pra que carro? Como ficou o resultado? Ficou bom?
Pros que sabem: se a ventoinha só deve ligar a partir de certa temperatura, qual sensor comanda ela?
E onde vc adaptou, por favor? Por cima, ou por baixo do intercooler? O espaço acima, acondicionaria uma ventoinha?
vdobrasil
14/05/2019, 15:52
boa tarde, sou novo por aqui comprei uma pajero sport 2001 diesel 2.8 e verifiquei que o conector da ventoinha do intercooler está solto, alguem pode me ajudar para localizar onde é o local para conecta - lo
Miguel1965
10/09/2019, 11:49
Bom dia!
Alguém saberia me dizer para que serve aquela pequena mangueirinha que existe no motor da ventoinha do intercooler?
Cesar Mansur
21/12/2019, 00:40
Pessoal, sei que o tópico é antigo, mas é que eu comprei uma L200 Sport 2005 há alguns meses e já sofri um pouco com ela... Kkk
Já li muitos tópicos aqui no fórum e acabei instando o kit gelo, pra resolver o problema do aquecimento.
Porém, notei que em dias quentes, qnd pego trânsito pesado (sou do RJ), com o ar condicionado ligado, após alguns minutos no trânsito a turbina começa a ressonar e depois de um tempo a luz de injeção acende. Notei que isso só acontece qnd pego trânsito pesado com o ar condicionado ligado.
Engraçado é que se eu fizer subidas intensas com giro alto o carro vai de boa e não acontece nada de errado. Mas se parar no trânsito com o ar ligado dá ruim. Já fiz o teste de pegar trânsito pesado, num dia de 40 graus, com o ar desligado e nada aconteceu. Mas se ligo o ar no trânsito, dá ruim.
Eu percebi um comportamento estranho no funcionamento da ventoinha do intercooler. Como alguns amigos já sinalizaram aqui no fórum, a ventoinha é acionada qnd atinge uma certa temperatura. E com o carro quente, basta girar a chave no primeiro estágio q a ventoinha já liga. O que está me intrigando é que ao ligar o ar condicionado, imediatamente a ventoinha do intercooler desliga! Achei isso muito bizarro! E acho que pode ter relação com o problema que venho enfrentando qnd ligo o ar condicionado no trânsito pesado. O carro está parado, o fluxo de ar é baixo, como a ventoinha do intercooler desliga, acaba prejudicando o funcionamento da turbina.
Não é normal a ventoinha do intercooler desligar qndo o ar condicionado é ligado, né?
Alguém pode fazer esse teste e compartilhar o resultado?
Sandro Cabral
08/08/2020, 00:53
Tenho uma l200 HPE 2005,quando eu a comprei usada a ventuinha ficava sempre ligada, e faz um mês que troquei os selos e eliminei a valvula EGR,agora a ventuinha não liga quando viro a chave e percebo que esta quente.Sera que pode ter sido de eu ter eliminado a válvula?
klaus motta
30/06/2021, 11:08
Ventoinha Inter cooler
Galera minha ventoinha do inter cooler estava derretida quando comprei o carro. Troquei a mesma porem eu só escuto ela armar quando viro a chave após estar com temperatura normal de uso. Tipo dou uma volta no carro desligo e ligo novamente ela arma mais depois desarma e não arma novamente . Em quais situações esta ventoinha arma ? Será que estou com um sensor queimado ?
Vale a pena ligar direto no pôs chave com um relé ?
Desde já obrigado a todos
klaus motta
insabralde
15/09/2021, 16:05
Boa tarde!
Comprei recentemente uma L200 Outdoor HPE 2008, mas um dos antigos donos enfiou a ventoinha do intercooler nas nádegas.
Como só achei essa peça usada (e cara, de R$900 pra cima), pensei em substituir por uma ventoinha universal (12v 80W de 2250 RPMs), mas surgiu a dúvida:
A ventoinha original do intercooler trabalha a quantos RPMs?
Será que na original tem especificado?
Se alguém que tiver puder informar, fico muito agradecido.
Vlw
Li vários comentários aqui e, resumindo:
-A minha parou de funcionar e levei, aqui em Campinas no Mosca Branca e ele arrumou por R$380,00.
-Ela não deve trabalhar direto. Ela aciona quando o ar de admissão atinge mais de 60 ºC.
-Para checar é simples: com a ignição ligada, solte o sensor de temperatura que fica no tubo de admissão de ar de alumínio sobre o cabeçote e aqueça com um secador de cabelo, ao chegar na temperatura ela liga.
-Para testar o sensor também é simples e tem video no youtube, utilizando um multímetro na função resistência
COMO TESTAR O SENSOR DE TEMPERATURA L200 SPORT OUTDOOR PAJERO SPORT FULL 2.5 2.8 TURBO DIESEL 4D56? - YouTube (https://youtu.be/6uwRk1ru6ck)
Diogocorrea
15/11/2023, 21:13
A minha derreteu as hélices do ventilador
esse carro foi um erro de engenharia que a mitsubisni do brasil nao reconheceu, eu tive duas alegrias, qdo comprei e qdo deu pt em um acidente na estrada, como a culpa foi de um camiinhao eu ganhei na justiça,foi um alivio eu oja estava com uma toyota, enfim esse carro é uma bomba, ninguem falla a dica é nao passar dos 3.000 giros
Pessoal, sei que o tópico é antigo, mas é que eu comprei uma L200 Sport 2005 há alguns meses e já sofri um pouco com ela... Kkk
Já li muitos tópicos aqui no fórum e acabei instando o kit gelo, pra resolver o problema do aquecimento.
Porém, notei que em dias quentes, qnd pego trânsito pesado (sou do RJ), com o ar condicionado ligado, após alguns minutos no trânsito a turbina começa a ressonar e depois de um tempo a luz de injeção acende. Notei que isso só acontece qnd pego trânsito pesado com o ar condicionado ligado.
Engraçado é que se eu fizer subidas intensas com giro alto o carro vai de boa e não acontece nada de errado. Mas se parar no trânsito com o ar ligado dá ruim. Já fiz o teste de pegar trânsito pesado, num dia de 40 graus, com o ar desligado e nada aconteceu. Mas se ligo o ar no trânsito, dá ruim.
Eu percebi um comportamento estranho no funcionamento da ventoinha do intercooler. Como alguns amigos já sinalizaram aqui no fórum, a ventoinha é acionada qnd atinge uma certa temperatura. E com o carro quente, basta girar a chave no primeiro estágio q a ventoinha já liga. O que está me intrigando é que ao ligar o ar condicionado, imediatamente a ventoinha do intercooler desliga! Achei isso muito bizarro! E acho que pode ter relação com o problema que venho enfrentando qnd ligo o ar condicionado no trânsito pesado. O carro está parado, o fluxo de ar é baixo, como a ventoinha do intercooler desliga, acaba prejudicando o funcionamento da turbina.
Não é normal a ventoinha do intercooler desligar qndo o ar condicionado é ligado, né?
Alguém pode fazer esse teste e compartilhar o resultado?