PDA

Ver Versão Completa : Ranger com ruio e trepidando



Ranger2006
10/03/2011, 23:14
Minha ranger 4x4 2006 está trepidando.

Não sinto nada na direção, mas tem-se a impressão, como se fosse alguma coisa batendo, parece uma carroça.

Os pneus estão no fim do uso, mas não carecas, um dos dianteiros está bem feio, pq rodou fora de geometria e qdo percebí tinha gasto bstante de um lado, fiz a geometria q continuei com o uso, no balanceamento vi q ele parecia estar com a lona já danificada(na hora q ele girou na maquina deu pra perceber). Pois bem, montei o estepe q está bom no lugar dele e fui andar, mas ficou igual.

O mecanico não escobre o q é. Disse pra eu trocar os pensu, mas acredito q não é esse o problema. Ou pode ser... Se não for será um gasto desnecessario, pq eles ainda rodam um pouco mais, e agora não queria gastar nos 4 novos.

Empurrei ela na garagem e o cardã das rodas dianteiras gira com ela em modo 4x2. É assim mesmo?

Também nunca lubrifiquei nada, apenas oleo do motor e ffiltro troco. Estou na duvida se tem q engraxar alguma coisa na frente, suspensão etc, pq ela faz um ruido tbém. Como se não tivesse oleo onde gira as rodas. ela anda e faz um ruido. dificil explicar.

Alguem pode ajudar?

Walter L. L. Casitta
10/03/2011, 23:20
Minha ranger 4x4 2006 está trepidando.

Não sinto nada na direção, mas tem-se a impressão, como se fosse alguma coisa batendo, parece uma carroça.

Os pneus estão no fim do uso, mas não carecas, um dos dianteiros está bem feio, pq rodou fora de geometria e qdo percebí tinha gasto bstante de um lado, fiz a geometria q continuei com o uso, no balanceamento vi q ele parecia estar com a lona já danificada(na hora q ele girou na maquina deu pra perceber). Pois bem, montei o estepe q está bom no lugar dele e fui andar, mas ficou igual.

O mecanico não escobre o q é. Disse pra eu trocar os pensu, mas acredito q não é esse o problema. Ou pode ser... Se não for será um gasto desnecessario, pq eles ainda rodam um pouco mais, e agora não queria gastar nos 4 novos.

Empurrei ela na garagem e o cardã das rodas dianteiras gira com ela em modo 4x2. É assim mesmo?

Também nunca lubrifiquei nada, apenas oleo do motor e ffiltro troco. Estou na duvida se tem q engraxar alguma coisa na frente, suspensão etc, pq ela faz um ruido tbém. Como se não tivesse oleo onde gira as rodas. ela anda e faz um ruido. dificil explicar.

Alguem pode ajudar?

Se não for uma das rodas traseiras desbalanceadas, poderá ser um dos eixos cardans empenados. O dianteiro sempre roda, mesmo em 4x2.

eduardo1968
10/03/2011, 23:23
Dá uma olhada nas coifas (sanfonas de borracha), na suspensão dianteira. Vê se estão todas sem rachaduras ou furos, pode ter entrado sujeira e danificado alguma homocinética

Ranger2006
11/03/2011, 09:11
Obrigado pelas sugestões.

Acredito q meu mecanico possa estar meio perdido, pq não consegue descobrir esse chiado q ela faz qdo anda, como se não tivesse graxa no rolamento, coisa assim. Na parte da trepidação acho q vai encontrar ainda mais dificuldades pra achar, então agradeço as orientações, e se alguem mais tiver alguma dica de algo mais pra eu investigar agradeço.

Quanto ao eixo cardã empenado, como faço pra descobrir se pode ser isso mesmo?

Outra duvida q me aflige: Tem q lubrificar alguma coisa na suspensão, alguma engraxadeira etc?

De lubrificação apenas o q fiz em 30 mil km foi troca de oleo do motor e filtro, verificação do nivel de oleo do diferencial, agua do motor, apenas isso. Não sei se se engraxa mais alguma coisa. Sempre achei q existiam alguns pontos q deveriam ser lubrificados.(Ela faz um ruido qdo anda, como se faltasse graxa em algum lugar) Esse barulho vem da roda dianteira mais ou menos, bem dessa roda q gastou mais o pneu por ter rodado com ele fora de geometria(gastou a parte interna). Mas a roda está rangendo, mesmo tendo colocado o estepe em otimas condições no lugar dessa roda com pneu gasto. Me ajudem galera.

Fico no aguardo de mais informações, ou se alguem puder passar um link de algum local do site em q já foi tratado de problema semelhante vai ser um favorzão, pq faz tempo q estou tentando descobrir e resolver isso e não tem jeito. O meca sempre diz q tá filé, q não tem nada, q posso viajar, q não vai cair nada, mas não quero ficar com a camionete desse jeito.

Obrigado mais uma vez aos q me ajudaram já.

RGamaJr_4x4
11/03/2011, 09:49
Sobre a trepidação pode ser também algum defeito do pneu, como ter corrido lona, mesmo que o pneu pareça bom, ou mesmo a roda com algum empeno.
O chiado pode ser rolamento, disco de freio empenado... leve num posto e mande bater um óleo por baixo pra ver se desaparece.

Sugestão: arrume um bom mecânico.

Quanto à engraxar, a Ranger não tem graxeiras, a maioria das peças são blindadas. Assim mesmo, de vez em quando eu bato um óleo por baixo. Desaparecem barulhos e protege da maresia.

Ranger2006
11/03/2011, 10:26
Sobre a trepidação pode ser também algum defeito do pneu, como ter corrido lona, mesmo que o pneu pareça bom, ou mesmo a roda com algum empeno.
O chiado pode ser rolamento, disco de freio empenado... leve num posto e mande bater um óleo por baixo pra ver se desaparece.

Sugestão: arrume um bom mecânico.

Quanto à engraxar, a Ranger não tem graxeiras, a maioria das peças são blindadas. Assim mesmo, de vez em quando eu bato um óleo por baixo. Desaparecem barulhos e protege da maresia.

Como vc "bate o óleo"? Pulveriza? Em caso positivo ele não compromete as borrachas?

RGamaJr_4x4
11/03/2011, 10:53
Como vc "bate o óleo"? Pulveriza? Em caso positivo ele não compromete as borrachas?

Sim. Pulveriza com pistola no compressor de ar.
Se você não for fazer isso todos dias tenho certeza que não vai comprometer as borrachas. Mas também não vá usar qualquer óleo. Use óleo de motor ou anti-rust.
Tem picape de shopping que só usa silicone ou vaselina líquida por baixo.

F. Andrade
11/03/2011, 22:38
Pois bem galera por meses a minha ranger fez um barulho de rolamento ruim porém erguia as rodas e nada, coifas ok, cardan dianteiro novo e nada do barulho sumir até que um dia o rolamento do cardan que vai envolto naquele suporte de borracha literalmente mostrou que estava comprometido pois começou a soltar pedaços. O difícil dos rolamentos blindados é isso, fazem barulho mas é difícil identificar qual é. Se fosse igual ao rolamento REI do F4000 com graxeira isso não aconteceria. Verifique também a homocinética do cardan dianteiro. São dois pontos que geram barulho.

Ranger2006
14/03/2011, 17:20
Pois bem galera por meses a minha ranger fez um barulho de rolamento ruim porém erguia as rodas e nada, coifas ok, cardan dianteiro novo e nada do barulho sumir até que um dia o rolamento do cardan que vai envolto naquele suporte de borracha literalmente mostrou que estava comprometido pois começou a soltar pedaços. O difícil dos rolamentos blindados é isso, fazem barulho mas é difícil identificar qual é. Se fosse igual ao rolamento REI do F4000 com graxeira isso não aconteceria. Verifique também a homocinética do cardan dianteiro. São dois pontos que geram barulho.

Certo.

A propósito, eu coloquei o estepe pra rodar no lugar de um pneu q estava ruim, e na borracharia, aproveitatndo q estava sem a roda, e levantada no macaco, girei com a mão, o cubo. Não sei se esse ´o nome certo, mas segurei os parafusos onde vai a roda e girei e o barulho é bem alí, como se a pastilha raspasse no disco, ou o q está girando alí por dentro está fazendo ruído. Está rangendo mesmo. O barulho fica a 20 cm do ouvido. Como se não tivesse graxa. Alguém já teve problema semelhante?
Vc gira devagar com a mão e faz o rangido.(que tá me deixando quase louco.rs) Quem puder me ajude por favor.

Edintruder
14/03/2011, 23:44
Eu tive uma mola do sistema de freio traseiro quebrada, e destruiu as lonas de freio. Era um barulho de metal raspando na roda traseira esquerda. Troquei a mola e as lonas de freio.

Raposo
17/03/2011, 12:34
Certo.

A propósito, eu coloquei o estepe pra rodar no lugar de um pneu q estava ruim, e na borracharia, aproveitatndo q estava sem a roda, e levantada no macaco, girei com a mão, o cubo. Não sei se esse ´o nome certo, mas segurei os parafusos onde vai a roda e girei e o barulho é bem alí, como se a pastilha raspasse no disco, ou o q está girando alí por dentro está fazendo ruído. Está rangendo mesmo. O barulho fica a 20 cm do ouvido. Como se não tivesse graxa. Alguém já teve problema semelhante?
Vc gira devagar com a mão e faz o rangido.(que tá me deixando quase louco.rs) Quem puder me ajude por favor.
Roda dianteira ou traseira?

vfserra
17/03/2011, 19:56
ola pessoal, estou tendo o mesmo problema com minha ranger 2001 4x4 já desmontei todas as rodas e todos os rolamentos, pastilhas e discos de freio estão normais, mas o "vuk vuk" continua, se alguem tiver alguma idéia por favor posta aí..

MarcioBahia
20/03/2011, 19:15
Pessoal,

Para descobrir ruídos nos cubos de roda e rolamentos, o pessoal por aqui levanta uma das rodas do carro e coloca aquela máquina que faz girar a roda encostando uma polia cônica em velocidade (a mesma que faz balanceamento com a roda no eixo do carro). Quando a roda ganha velocidade, desliga-se e afasta-se a máquina, escuta a roda girando em velocidade e nota o ruído dela enquanto a mesma gira até parar. Com isso, temos uma boa simulação da roda girando em alta velocidade como se fosse em condições de uso.
Vale a pena dar uma geral no sistema de freios da Ranger, observando marcas irregulares nos discos de freio, analisar as pastilhas, verificar os tambores e lonas, que também podem ser grandes fontes de ruído.
Siga a investigação por etapas. Vá do que pode ser mais provável de ser, depois para os itens menos prováveis de ser. Você poderá economizar e otimizar a avaliação do seu problema.

Também recomendo sempre observar as tarefas e fazer perguntas aos mecânicos, pois devemos entender bem destes carros para não perdermos tempo com mecânicos inexperientes e com laudos errados, o que nos leva a trocar peças sem necessidade. O dono anterior do meu carro me falou isso, tem muitos mecânicos de caminhonete que realmente são fracos, muitos deles são meros substituidores de peças.
Quando descobrir, posta pra galera a causa destes defeitos. E boa sorte!

Grande abraço!

vieira912
22/03/2011, 12:01
e era no cardã dianteiro pois o Mesmo fica rodando mesmo em 4x2 e aquele eixo deslizante estava com folga, resumindo parecia uma carroça, mandei trocar a ponta e a Luva ficou 10 o carro está 100% agora, o serviço custou R$ 500,00 reais incluindo mão de Obra.:concordo:

Cachoeira
23/03/2011, 10:11
Caros foristas,
Aproveitando o tópico, minha ranger (modelo novo) faz bastante barulho por causa de trepidação na região ali do porta-luvas. Já dei uma primeira olhada e não constatei nada. Alguem já passou por isso aí?
Agradeço