PDA

Ver Versão Completa : Ranger V6 Problemas nos Bicos Injetores

Geovane BJ
10/03/2011, 20:30
Salve salve comunidade 4X4!

Bom, estou aqui para pedir algumas opiniões e ajuda dos amigos que possuem Ranger V6, então vamos para o assunto.
Tenho uma Ranger XL V6 96/97 Americana a mais ou menos 3 anos, um ótimo veículo, anda bem, é resistente e bonita. Mas nos ultimos meses tenho ficado um pouco triste com ela. A mais ou menos um ano atrás estava voltando de uma viagem de férias com minha Ranger do ES e quando chegava bem próximo de casa sentí que o motor perdeu força e começou a falhar muito até morrer. Tentava ligar e nada, daí fiquei parado na rua por mais ou menos uns 40 minutos e neste meio tempo já tinha chamado meu mecânico para me socorrer. Quando meu mecânico chegou eu tentei ligar ela novamente e para minha surpresa o motor funcionou redondinho novamente. Depois de uns meses estava com minha Ranger e percebí que o motor perdeu novamente a força e daí começou um barulho intermitente junto com o motor, um tipo de "tec tec tec" bem seco mesmo depois de alguns minutos o barulho foi sumindo. No outro dia pedi para meu mecânico dar uma olhada e constatou que era um dos bicos injetores que estava travando permitindo a saída constante do combustível.
Trocamos o bico injetor, mas fizemos uma adaptação com o bico injetor do vectra 2.2 16V, que tem o mesmo modelo e a mesma vazão do da Ranger. O carro ficou filé, o motor até aumentou a potência, ao menos deu para perceber.
Algum tempo depois o mesmo defeito e o mesmo "tec tec tec" novamente, outro bico injetor deu o mesmo problema e mais uma adaptação.
O problema é o mesmo duas vezes quase que em seguida mas só que em bicos diferentes.
Gostaria de uma ajuda sobre este problema pois estou inseguro de sair na minha Ranger e acontecer o mesmo novamente.
Será que tem outo fator causando a falha nos bicos injetores? Minha Ranger só roda na gasolina e nunca teve kit gás.
Ficarei grato pelas opiniões e ajuda que possam postar!

Então é isto aí, um forte abraço para todos.

Geovane Bérgame
Belo Horizonte/MG

Ranger XL 4.0 V6
Pneus BF Goodrich 31"

fabaumm
15/03/2011, 12:09
amigo estou com um problema parecido....

so que a minha tem GNV...

mas ta falhando demais... e demora para pegar e misturou gasolina no oleo..

to na captura da solução.. ja me falaram que pode ter algum bico travado.

abraço.

leobnaval
20/03/2011, 17:42
Geovane, aparentemente bico travado aberto, pode revisar o sistema de combustível, fazer uma limpeza e troca do filtro de comb., confere a vazão de todos os injetores e use apenas um modelo de injetor para todos os cilindros, assim o módulo da inj. consegue acertar a vazão deles (se esta for pequena), pois por mais próximo que sejam injetores de diferentes veiculos possuem vazões diferentes.

[]s

leobnaval
20/03/2011, 17:45
amigo estou com um problema parecido....

so que a minha tem GNV...

mas ta falhando demais... e demora para pegar e misturou gasolina no oleo..

to na captura da solução.. ja me falaram que pode ter algum bico travado.

abraço.

Mas ela falha no GNV ou na gasolina?
GNV força mais o sistema de ignição, revisa a bobina, cabos e velas.
Quanto a gasolina misturando no óleo, isto tá muito estranho seria mais fácil ela estar queimando óleo que gasolina misturando no óleo, além do que se estivesse vazando gasolina, pelo bico travado aberto é perigoso dar um calço hidráulico no motor.

[]s

fabaumm
20/03/2011, 19:41
Leo,

tava falhando tanto no GNV como na GASOLINA...

Tirei as velas e desliguei a bobina e dei partida para eliminar possivel gasolina nos cilindros evitando o calço hidraulico...

troquei as velas e cabos, desliguei a bomba combustivel e liguei somente no GNV...

fumaçou uns 20 minutos depois parou, provavelmente tinha excesso que ficou acumlado e agora esta perfeita no GNV.

agora vou tirar os bicos e fazer os testes neles...

abraço

vieira912
20/03/2011, 19:46
Os Outros Bicos que queimaram eram ainda Originais ou na primeira troca você já tinha trocado os 6 bicos para o do Vectra 2.2 16V.

1º se você trocou os 6 bicos da Primeira VEZ por 6 Novos do Vectra e voltou o Problema com certeza é Problema de Impedancia errada ou o Modulo está mandando mais energia do que o Normal, mais tome cuidado com a Impedancia dos Bicos existem os de baixa e alta Impedancia.

2º se você apenas Substituiu os que queimaram e deixou os originais e os mesmo agora deram problema, é normal pois Bicos Injetores de um modo geral tem Vida Util Longa Mais tem.

3º se você substituiu por bicos do Vectra mais os Mesmos Usados recomendo que Compre Bicos NOVOS ZERO KM e de Preferencia Original.

4º se for problema de impedancia errada ou queima Misteriosa de Bicos as vezes por defeito no Modulo tem uma Solução Barata que se Chama Modulo Peak And Hold, é como se Fosse um Estabilizador de energia e Impedancia para proteger os Bicos, e o legal é se o Modulo estiver com um Problema grave ele para de mandar a corrente dos Bicos Injetores evitando de Queimar os MESMOS.

este modulo Peak and Hold você encontra no site da Fueltech: www.fueltech.com.br (http://www.fueltech.com.br) o bacana é que o Pós venda e o serviço de auxilio ao cliente é Otimo eles te ensinam a istalar o Modulo. até mais e boa Sorte:concordo:

guiosm
25/05/2014, 01:16
Olá, amigo

pode me passar o código dos bicos do vectra 2.2 16v que vc usou e o ano? Vi que os dados da ranger 4.0 v6 1996 (13,5 a 16,5 resistência, pressão 3,00, vazão 31,5 a 35,0 - código 0280150972) meio que batem com os do vectra 13,5 a 16,5 - resistência, pressão 3,00 e vazão 30,0 a 34,0 código 0280150452.

Abraços.

Guima-MS
25/05/2014, 09:28
Ola , tire toda essa gambiarra e coloque os bicos originais da ranger .
na WWW.rockauto.com (http://www.rockauto.com) , existe o kit de reparos dos bicos , custa bem baratinho e você deixa seus bicos zerados (já troquei da minha Dakota V6) .

Artilheiro
25/05/2014, 19:26
Chefe,
Comprei desta empresa:
Bico Injetor Bertolazzo , os melhores preços. (http://www.bicoinjetor.org/)

Bertolazzo, empresa séria e com bicos de qualidade.
Comprei uns há uns 02 anos.. paguei 150,00 cada.

Verifica lá.. abraçãoo