Conectar

Ver Versão Completa : Válvula Solenóide

"GRAUÇÁ 4x4"
10/03/2011, 18:41
Niveiros,

Estou com uma dúvida sinistra sobre "válvula Solenóide" do carburador.
O Grauçá está afogando toda vez que pára, tenho que esperar secar para retomar a partida.
Como é essa peça?
Qual a sua verdadeira função?
.
.
.

Julliano
10/03/2011, 20:11
Betão,

Essa válvula solenóide, mais conhecida como Válvula de Corte do Carburador (Pag. 58 do Manual do Mecânico) serve para cortar o combustível quando você desliga a ignição (ou pelo menos deveria! hehe). Ligue o seu Niva e faça ele apagar (sem desligar a ignição), quando a solenóide está ok ela deve continuar fazendo um barulho de tec-tec-tec-tec contínuo como no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=tIOCuVeLvLs

Não sei te dizer se o fato do Grauçá não ligar quando está quente pode ter relação com essa válvula, vamos aguardar outros Niveiros se manifestarem. :pensativo:

"GRAUÇÁ 4x4"
10/03/2011, 21:35
Betão,

Essa válvula solenóide, mais conhecida como Válvula de Corte do Carburador (Pag. 58 do Manual do Mecânico) serve para cortar o combustível quando você desliga a ignição (ou pelo menos deveria! hehe). Ligue o seu Niva e faça ele apagar (sem desligar a ignição), quando a solenóide está ok ela deve continuar fazendo um barulho de tec-tec-tec-tec contínuo como no vídeo abaixo:

Não sei te dizer se o fato do Grauçá não ligar quando está quente pode ter relação com essa válvula, vamos aguardar outros Niveiros se manifestarem. :pensativo:

Betão,

Obrigado pela dica Julliano, a válvula seria essa da imagem anexada?!
.
.
.
.

Julliano
10/03/2011, 22:02
Sim Betão, essa mesmo ! Tem no site da Sarancar uma imagem real da válvula caso você precise de uma substituta.
http://www.sarancar.com.br/produtos.asp?letra=I&cat=&produto=lada

Dinola
11/03/2011, 12:51
Niveiros,

Estou com uma dúvida sinistra sobre "válvula Solenóide" do carburador.
O Grauçá está afogando toda vez que pára, tenho que esperar secar para retomar a partida.
Como é essa peça?
Qual a sua verdadeira função?
.
.
.

Betão, minnha sugestão é que voce verifique se há pingamento de gasolina no carburador quando vc desliga. Se houver, pode ser o sistema relacionado a agulha do carburador que não veda direito quando a bóia sobe, ou entupimento do retorno da gasolina (cano que sai logo abaixo da entrada) ou ainda a válvula do retorno emperrada.
O eventual pingamento não tem a ver com a solenóide.
Abs

"GRAUÇÁ 4x4"
11/03/2011, 21:01
Dinola,

A impressão que tenho que quando o motor apaga ele afoga...
Por que essa peça tem vários nomes?!
Na Sarancar chama-se: Interruptor ou Agulha da Marcha Lenta ?!
.
.
.

Dinola
11/03/2011, 22:18
Dinola,

A impressão que tenho que quando o motor apaga ele afoga...
Por que essa peça tem vários nomes?!
Na Sarancar chama-se: Interruptor ou Agulha da Marcha Lenta ?!
.
.
.

Betão, baseado nas minhas várias desmontagens que já fiz no meu carburador, este tipo de defeito estava relacionado ao excesso de gasolina.
Não pode haver pingamento nem com o motor ligado. Olhando de cima, a borboleta deverá estar seca.
No meu, já tirei a agulha do solenóide por conta própria e o motor funciona normalmente. Ela é responsável por cortar a gasolina que vem da cuba quando se desliga a ignição. Não sei porque ela existe. Quando esta válvula entope, o jeep apaga em marcha lenta mas liga normalmente logo depois.
Abs

"GRAUÇÁ 4x4"
12/03/2011, 15:34
Betão, baseado nas minhas várias desmontagens que já fiz no meu carburador, este tipo de defeito estava relacionado ao excesso de gasolina.
Não pode haver pingamento nem com o motor ligado. Olhando de cima, a borboleta deverá estar seca.
No meu, já tirei a agulha do solenóide por conta própria e o motor funciona normalmente. Ela é responsável por cortar a gasolina que vem da cuba quando se desliga a ignição. Não sei porque ela existe. Quando esta válvula entope, o jeep apaga em marcha lenta mas liga normalmente logo depois.
Abs

Dinola,

Interessante curiosidade, a impressão que tenho é essa, alagamento de combustível, pois tenho que esperar, e certa vez "futzzzz...", queimou algo como se fosse gasolina, fez fumaça, em seguida pegou...
.
.
.