PDA

Ver Versão Completa : Relação de Marchas - L200

rogeriogest
10/03/2011, 16:49
Amigos,
Estou fazendo um trabalho de motor na miha L200 GLS 2002 e vou ganhar alguns cavalos e bastante torque a mais.
Assim sendo, estava pensando em trocar a relação da quinta marcha, pra poder andar um pouco mais folgado em velocidades mais altas e viagens + longas (que é o que me irrita hoje).

Como estou ganhando em torque, não preciso mais me preocupar com as subidas longas (coisa que com a relação original não é problema).

Alguém já fez isso?

Abraço,

Rogerio

Junior-L200Power
10/03/2011, 19:26
Amigos,
Estou fazendo um trabalho de motor na miha L200 GLS 2002 e vou ganhar alguns cavalos e bastante torque a mais.
Assim sendo, estava pensando em trocar a relação da quinta marcha, pra poder andar um pouco mais folgado em velocidades mais altas e viagens + longas (que é o que me irrita hoje).

Como estou ganhando em torque, não preciso mais me preocupar com as subidas longas (coisa que com a relação original não é problema).

Alguém já fez isso?

Abraço,

Rogerio
Amigo, tbm tenho procurado isso há algum tempo viu!!!
Se conseguir me avisa por favor!!!

Falando nisso alguem saberia me dizer se a relação das Pajero 2.8 manual é a mesma das L200 2.5(todas), ou é mais longa?

SAPO-BOMBA
10/03/2011, 21:56
Não dá pra trocar relação das marchas do câmbio da L200, pois o eixo-piloto é inteiriço ( engrenagens fixas ).

O que vc pode fazer é se informar qual modelo de câmbio sua L200 usa ( V5MT1 ou V5M21 )

O V5MT1 tem a 4ª e 5ª marchas um pouco mais longas que as do V5M21, dá uns 300RPM de diferença na mesma velocidade.

Tipo, a 100km/h, o V5M21 marcha 3200RPM

O V5MT1 marcaria na mesma velocidade algo em torno de 2800RPM~2900RPM

Mas o ideal seria vc buscar a troca dos diferenciais pelos diferenciais mais longos.

Os da L200 creio que sejam 4,875:1

Existem diferenciais da Mitsubishi ( L200 e Pajero ) com relação 4,625:1

Aí sim, vc teria relações mais alongadas, mas lembrando que só vale a pena se vc realmente extrair uma potência significativa do motor.

As L200 GLS 2002 tem 87cv, logo só seria interessante vc mexer nos diferenciais se vc tiver algo acima de 120cv, senão vai dar no mesmo que uma L200 Outdoor de 121cv que já usa os diferenciais 4,875:1

PauloLimited
10/03/2011, 21:59
Na relação das marchas não tem como mexer, igual vc quer alongar so a quinta.

O geito vai ser trocar a relação do diferencial, mas ai vai ficar mais longa em todas as marchas.

Imperador!
10/03/2011, 22:03
Não dá pra trocar relação das marchas do câmbio da L200, pois o eixo-piloto é inteiriço ( engrenagens fixas ).

O que vc pode fazer é se informar qual modelo de câmbio sua L200 usa ( V5MT1 ou V5M21 )

O V5MT1 tem a 4ª e 5ª marchas um pouco mais longas que as do V5M21, dá uns 300RPM de diferença na mesma velocidade.

Tipo, a 100km/h, o V5M21 marcha 3200RPM

O V5MT1 marcaria na mesma velocidade algo em torno de 2800RPM~2900RPM

Mas o ideal seria vc buscar a troca dos diferenciais pelos diferenciais mais longos.

Os da L200 creio que sejam 4,875:1

Existem diferenciais da Mitsubishi ( L200 e Pajero ) com relação 4,625:1

Aí sim, vc teria relações mais alongadas, mas lembrando que só vale a pena se vc realmente extrair uma potência significativa do motor.

As L200 GLS 2002 tem 87cv, logo só seria interessante vc mexer nos diferenciais se vc tiver algo acima de 120cv, senão vai dar no mesmo que uma L200 Outdoor de 121cv que já usa os diferenciais 4,875:1
Sapo, não daria só pra trocar a coroa e pinhão do diferencial?
Ou é preciso trocar o diferencial inteiro?

Se for preciso, o que ficaria melhor não seria o da Ranger 2.5 com suas relações?

Carlos A. C. Azevedo
10/03/2011, 22:03
Rapaiz, isso já foi bem comentado aqui, a caixa de marcha da L200 possui todas as engrenagens cravadas no eixo intermediario fazendo com que se torne impossivel uma alteração nessa escala, a não ser que troque o eixo.. Uma coisa que poderia ajudar seria diminuir a relação final do diferencial, o carro pode ficar ruim de arrancar, mas na estrada pode ficar mais economico...:concordo:

rogeriogest
10/03/2011, 22:33
Hmmmm... pessoal obrigado pelas INFOs...

É que eu havia comentado com o meu mecânico, que da 1a à 4a marcha as engrenagens realmente são forjadas no eixo e que a 5a teriam 3 opções diferentes...
Ele conhece bastante de MIT e ficou de verificar pra mim, mas já queria ver se alguém tinha a receita pronta...

Potência provavelmente vai ter de sobra, pois estou instalando um intercooler, trocando o coletor e escapamento, mexendo umas coisinhas no turbo e bomba e refazendo todo o sistema de refrigeração...

Na Pajerinho 2.5 conseguimos 160Cv, mas lá a coisa foi muito mexida...

De qq maneira, acho que em 100 km/h a minha L200 não chega a 3.000 RPM.
Se eu já estiver com a relação "econômica" não vai ter muito pra onde correr...

Abraço!
R.

Carlos A. C. Azevedo
10/03/2011, 22:42
Hmmmm... pessoal obrigado pelas INFOs...

É que eu havia comentado com o meu mecânico, que da 1a à 4a marcha as engrenagens realmente são forjadas no eixo e que a 5a teriam 3 opções diferentes...
Ele conhece bastante de MIT e ficou de verificar pra mim, mas já queria ver se alguém tinha a receita pronta...

Potência provavelmente vai ter de sobra, pois estou instalando um intercooler, trocando o coletor e escapamento, mexendo umas coisinhas no turbo e bomba e refazendo todo o sistema de refrigeração...

Na Pajerinho 2.5 conseguimos 160Cv, mas lá a coisa foi muito mexida...

De qq maneira, acho que em 100 km/h a minha L200 não chega a 3.000 RPM.
Se eu já estiver com a relação "econômica" não vai ter muito pra onde correr...

Abraço!
R.

Aumentando só os pneus traseiros não conseguiria alguma mudança?:pensativo::pensativo::pensativo:
Já tens ideia de quanto ela vai ficar de potencia??
:concordo:

SAPO-BOMBA
11/03/2011, 00:07
Sapo, não daria só pra trocar a coroa e pinhão do diferencial?
Ou é preciso trocar o diferencial inteiro?

Se for preciso, o que ficaria melhor não seria o da Ranger 2.5 com suas relações?

Mas é isso mesmo, quando eu falo "diferencial" eu me refiro à C&P... :concordo:

Quando falo pra trocar "tudo", aí sim me refiro ao eixo completo...

No caso tem que ver quais C&P são compatíveis com o eixo da L200, creio que TALVEZ os da Pajero/Pajerinho antigas até 2000 sirvam...

As Pajerinho V6 3500 se não me engano usam relação 4,625:1

rogeriogest
11/03/2011, 11:33
Aumentando só os pneus traseiros não conseguiria alguma mudança?:pensativo::pensativo::pensativo:
Já tens ideia de quanto ela vai ficar de potencia??

Carlos, essa será a opção menos trabalhosa, trocar os 4 pneus...
Hoje uso o 31 talvez com o 33 sinta alguma diferença...
Não dá pra passar muito do 33 sem começar a mexer na altura dela...

O Mínimo que espero é passar dos 100 CV (a minha é 87CV).
Na realidade, a idéia sempre foi manter ela original, mas apareceu uma trinca no cabeçote. Como tive que largar na oficina pra fazer a troca, mandei logo dar um trato, pois a diferença não foi tão grande (E ainda vai sair metade do que seria na Mitsu-roubo).

O lance é que depois que a Pajero ficou pronta, comecei a pegar raiva de andar com a L200 que é o meu carro do dia-a-dia.
Pra ir pro trabalho por exemplo pego muita serra e com a L200 fico trocando de marchas em 4a-3a o tempo todo. Vc esgaça a 3a, troca de marcha e a 4a fica xôxa. Reduz de novo, e assim vai...

Com a Pajerinho hoje, coloco a 5a e vou embora.
O Problema é a barulhera que faz, por causa do escapamento.
Era o carro que preparei só pra trilha mas que to usando todo dia agora, hehehehe só de raiva da L200...
Assim que ficar pronta, coloco aqui os resultados...

Abraço.

Junior-L200Power
11/03/2011, 19:48
Agora pouco voltando da fazenda tava reparando no velocimentro!!
A minha acho que já tem a relação mais longa tbm pq em 100km/h a minha ta em 2800Rpm..e a 110km/h a exatos 3000rpm...!!
A 120Km/h está a exatos 3250pm...:|

PS: Outro dia medi no GPS e o ponteiro está marcando em cima...certinho sem erro!! Estou usando BF Goodrich 31x10.5 R15 Medido no GPS Garmin!!

rogeriogest
14/03/2011, 14:01
Agora pouco voltando da fazenda tava reparando no velocimentro!!
A minha acho que já tem a relação mais longa tbm pq em 100km/h a minha ta em 2800Rpm..e a 110km/h a exatos 3000rpm...!!
A 120Km/h está a exatos 3250pm...:|

PS: Outro dia medi no GPS e o ponteiro está marcando em cima...certinho sem erro!! Estou usando BF Goodrich 31x10.5 R15 Medido no GPS Garmin!!

Hoje peguei uma retinha e durante 5 min medi:
2.800 RPM à 100km/h
Pneus Hankok 31"
Carro: Pajero 2P - 2.5TDi 1991

No decorrer dessa semana vou medir com a L200...

Manoel Osorio Cadorin
07/04/2011, 08:59
Ola pessoal.
Pois é, gostei desse tópico, também tenho as mesmas dúvidas. Eu tenho uma L200 Savana ano 2010, mas como estou querendo fazer percursos mais longos, tipo expedições, to achando ela muito travada, estou pensando em colocar roda livre nela, para aliviar o consumo e pneus 235/85 pirelli mud, pois os originais dela é de perfil 70. Outra coisa que despertou vontade também, é a de alongar o diferencial, mas ai que vêm a dúvida, será que adianta?
Abraço a todos.

Junior-L200Power
07/04/2011, 11:17
Ola pessoal.
Pois é, gostei desse tópico, também tenho as mesmas dúvidas. Eu tenho uma L200 Savana ano 2010, mas como estou querendo fazer percursos mais longos, tipo expedições, to achando ela muito travada, estou pensando em colocar roda livre nela, para aliviar o consumo e pneus 235/85 pirelli mud, pois os originais dela é de perfil 70. Outra coisa que despertou vontade também, é a de alongar o diferencial, mas ai que vêm a dúvida, será que adianta?
Abraço a todos.
Amigo, em primeiro lugar Parabens pelo carro..a Savana éh show!!
Em segundo, não entendi a parte de "vou colocar roda livre nela"!! Todas L200 possuem roda livre!! Ela só bloqueia quando vc vai tracioná-la!! A Roda livre é automatica!!
E por ultimo em relação ao diferencial, vc so deve fazer isso se for mexer na potencia do motor tbm, senão tua L200 vai ficar muito manca, com relações longas e sem força!!
Acho que é isso por enquanto!!
Mas explica melhor esse negocio da roda Livre pq eu acho que não entendi,as vzs ate te falei uma coisa nada haver!!

Abraço!!:concordo:

Manoel Osorio Cadorin
07/04/2011, 13:35
Mil gracias pela atenção Junior.
Pois é, acredito que eu não tenha me expresado direito, é que o eixo mais cardan dianteiro ficam girando, mesmo não estando tracionada, por isso, me interesso em colocar rodas livres manuais, tipo torneirinha, para não haver tanto desgaste interno e lógicamente consumo. Quando as rodas dianteiras giram toca o cardan, provocando certa inércia em desfavor do motor, além do ruído, e para longas distancia o conforto conta muito. Mas mesmo alongando o diferencial não ha benefico quanto consumo? E ela não ficaria mais potente, em relação a velocidade? Acredito que ela perca seu propósito de reduzida, prejudicando alguma rebocagem. Não sei se fui suficientemente claro, mas como mencionei anteriormente, aproveito este canal para sanar algumas dúvidas, e de outro lado, ajudar aos companheiros quando possível. Abraço.

Junior-L200Power
07/04/2011, 14:49
Mil gracias pela atenção Junior.
Pois é, acredito que eu não tenha me expresado direito, é que o eixo mais cardan dianteiro ficam girando, mesmo não estando tracionada, por isso, me interesso em colocar rodas livres manuais, tipo torneirinha, para não haver tanto desgaste interno e lógicamente consumo. Quando as rodas dianteiras giram toca o cardan, provocando certa inércia em desfavor do motor, além do ruído, e para longas distancia o conforto conta muito. Mas mesmo alongando o diferencial não ha benefico quanto consumo? E ela não ficaria mais potente, em relação a velocidade? Acredito que ela perca seu propósito de reduzida, prejudicando alguma rebocagem. Não sei se fui suficientemente claro, mas como mencionei anteriormente, aproveito este canal para sanar algumas dúvidas, e de outro lado, ajudar aos companheiros quando possível. Abraço.
Agora entendi...mas não sei se funciona desta maneira viu..hehe!!
Acredito que em economia vc não deva ganhar nada!!
em relação a alongar o diferencial, eu quis dizer que a pickup vai ficar muito fraca, pois ela ja tem uma relação escalonada para aproveitar o melhor de seu motor, excluindo-se apenas a 5nta marcha que é um tanto quanto curta!!
Se vc alonga, vc tem que esticar mais as marchas pra poder tirar potencia do motor, sendo assim, vc estara pisando mais no acelerador constantemente podendo causar ainda mais gasto de combustivel!
Essa de diferencial mais longo, vc so ve resultando andando numa BR em velocidade de cruzeiro...pois ai sim vc estara com giro baixo a uma velocidade constante!! fora isso poderá haver maior gasto doq o original, já que sempre exigirá constantes reduções de marchas!!
Não sei se fui muito claro tbm...mas qlquer coisa eu respondo novamente...ok?!

Grande abraço!! :concordo: :grin:

Carlos A. C. Azevedo
07/04/2011, 21:39
Entao, tem que saber como ficará o uso maximo do carro, se é na cidade ou na estrada, se for de estrada, alongar o dif é um ganho, mas pra cidade o ideal seria ficar com o mesmo cambio, só que uma coisa que eu não entendo é que na porra do manual dessa caixa da mit, aparece em vista explodida o eixo e parece ter algum tipo de trava da engrenagem no eixo eu acho que to falando besteira, quando puder ver, vou tentar postar aqui.:concordo:

Manoel Osorio Cadorin
08/04/2011, 08:35
Bom dia a todos.
Novamente, gracias pela atenção Junior. Pois é amigo, ao mesmo tempo estou com receio de alongar o diferencial, pelo fato da garantia, mas é detalhes como esses que esclarecemos aqui que nos ajudam em decisões importantes. Mas como falou o amigo Carlos, teria que ver qual seria o uso máximo do veiculo, mas no meu caso é misto, trilha e expedições, portanto acredito que não seja bom mexer no diferencial. Quanto a roda livre, acredito que uns 0.8 a no máximo 1.0 km rode a mais por litro, pois uma amigo nosso daqui da região fez isso em outra L200 mais antiga e conseguiu esse resultado. E se conseguires tirar a prova, vais ver que ha um barulho e um tripidação ao mesmo tempo, quando dirigindo, na parte da panturilha, parece ingraçado, mas é a sensação que tivemos aqui em uma viagem. Ou também, se tu andares em uma Hilux Toyota, por exemplo, ande com ela com as rodas delsigadas, após apneas ligue as "torneirinhas", as rodas, e ande, ai tu veras do que estou falando. Além disso, foi feito uma média com uma Hilux com as torneirinhas ligadas e desligadas, diferença de 1.0 km litro. É interessante essas questões que debatemos aqui, pois são detalhes que as vezes fazem uma baita diferença.
Forte abraço.

jvc
08/04/2011, 08:39
Carlos, essa será a opção menos trabalhosa, trocar os 4 pneus...
Hoje uso o 31 talvez com o 33 sinta alguma diferença...
Não dá pra passar muito do 33 sem começar a mexer na altura dela...

O Mínimo que espero é passar dos 100 CV (a minha é 87CV).
Na realidade, a idéia sempre foi manter ela original, mas apareceu uma trinca no cabeçote. Como tive que largar na oficina pra fazer a troca, mandei logo dar um trato, pois a diferença não foi tão grande (E ainda vai sair metade do que seria na Mitsu-roubo).

O lance é que depois que a Pajero ficou pronta, comecei a pegar raiva de andar com a L200 que é o meu carro do dia-a-dia.
Pra ir pro trabalho por exemplo pego muita serra e com a L200 fico trocando de marchas em 4a-3a o tempo todo. Vc esgaça a 3a, troca de marcha e a 4a fica xôxa. Reduz de novo, e assim vai...

Com a Pajerinho hoje, coloco a 5a e vou embora.
O Problema é a barulhera que faz, por causa do escapamento.
Era o carro que preparei só pra trilha mas que to usando todo dia agora, hehehehe só de raiva da L200...
Assim que ficar pronta, coloco aqui os resultados...

Abraço.

Vou ficar só acompanhando a evolução do tópico:pipoca:, pq. tb. tenho pensado em trocar os pneus (prioridade) e, mais pra frente, mexer na bixinha pra ver se fica um pouco mais "forgada" - a minha gls 2003 a 100km/h está aproximadamente a 2900RPM, a 120km/h ela chega aos 3100RPM~3200RPM....:pensativo:

Abraço e boa sorte com as alterações!!!

jvc
08/04/2011, 08:42
Entao, tem que saber como ficará o uso maximo do carro, se é na cidade ou na estrada, se for de estrada, alongar o dif é um ganho, mas pra cidade o ideal seria ficar com o mesmo cambio, só que uma coisa que eu não entendo é que na porra do manual dessa caixa da mit, aparece em vista explodida o eixo e parece ter algum tipo de trava da engrenagem no eixo eu acho que to falando besteira, quando puder ver, vou tentar postar aqui.:concordo:

Carlos,

agora que ví seu post... vc. tem o manual de mecânica da L200?! Eu tô procurando isso faz tempo.:parede:.. quase peguei do meca la da Mitsu... aheuaheuahuae.... Abraço!

jeep5
08/04/2011, 14:18
olá amigos
qual L-200 tem câmbio mais curto? a sport, a outdoor ou a GL? o câmbio e embreagem é o mesmo nas de 121 cv e 141 cv?
obrigado

Imperador!
08/04/2011, 15:23
olá amigos
qual L-200 tem câmbio mais curto? a sport, a outdoor ou a GL? o câmbio e embreagem é o mesmo nas de 121 cv e 141 cv?
obrigado
A GL tem a relação mais curta.
Acredito que a embreagem e câmbio sejam os mesmos.

Junior-L200Power
08/04/2011, 17:15
Carlos,

agora que ví seu post... vc. tem o manual de mecânica da L200?! Eu tô procurando isso faz tempo.:parede:.. quase peguei do meca la da Mitsu... aheuaheuahuae.... Abraço!
Oq seria esse Manual de Mecanica da L200?!
Se for o manual que vem junto ao carro eu tenho aki em kaza!!
Quer saber algum dado sobre a relação?!
Se for isso só avisar que posto aki...!!
Grande abraço! :concordo:

jvc
08/04/2011, 20:11
Oq seria esse Manual de Mecanica da L200?!
Se for o manual que vem junto ao carro eu tenho aki em kaza!!
Quer saber algum dado sobre a relação?!
Se for isso só avisar que posto aki...!!
Grande abraço! :concordo:

Grande Junior, o manual do proprietário eu tenho um da GL bolinha (que veio junto com a minha sabe-se lá o porquê) e o da GLS quadradinha eu já pedí na Mit e deve estar chegando por esses dias.... mas valeu :concordo: !

Eu tava querendo um manual que os mecas da Mit usam... ví em duas concessionárias aqui de BSB (Nara e Tokyo). Esse manual tem vista explodida de tudo da L200: do interior ao motor... pra quem curte fuçar é o cálice dos cálices - Os caras me emprestaram pra eu descobrir uma pecinha de plástico que trava o suporte dos farois e o código do batente do capô e fiquei doido por ele.

Aqui no comp. eu tenho só aquele do motor 4D56 em inglês (se alguém precisar, é só dar um alô!), mas queria mesmo esse que falei :parede:...

Abs!

jeep5
08/04/2011, 20:23
olá amigo
por que a GL tem relação mais curta e as outras não?
obrigado

Carlos A. C. Azevedo
08/04/2011, 21:15
Grande Junior, o manual do proprietário eu tenho um da GL bolinha (que veio junto com a minha sabe-se lá o porquê) e o da GLS quadradinha eu já pedí na Mit e deve estar chegando por esses dias.... mas valeu :concordo: !

Eu tava querendo um manual que os mecas da Mit usam... ví em duas concessionárias aqui de BSB (Nara e Tokyo). Esse manual tem vista explodida de tudo da L200: do interior ao motor... pra quem curte fuçar é o cálice dos cálices - Os caras me emprestaram pra eu descobrir uma pecinha de plástico que trava o suporte dos farois e o código do batente do capô e fiquei doido por ele.

Aqui no comp. eu tenho só aquele do motor 4D56 em inglês (se alguém precisar, é só dar um alô!), mas queria mesmo esse que falei :parede:...

Abs!

Amigo junior o que eu tenho das vistas explodidas é ingles também, com umas 30 pastas é esse que voce tem?
O link do que eu tenho aqui, que alias me ajudou pracarai é esse>
http://www.sendspace.com/file/196ubb

Tem algumas partes que estão muito bem explicadas, mas outras que não...
Espero que este não seja o que voce tenha:concordo:

Amigo jeep5
A GL foi feita pra uso do governo, a relação é curta pois é pra "trabalho" como carregar muito peso e como é do governo não tem a minima importancia com o motor e muito menos com o consumo, ou seja... é só pra frota se, voce gostar de correr repense se for uma GL...

jeep5
09/04/2011, 08:07
olá amigo
então para quem quer correr esta relação da GL não serve? melhor ficar com relação da sport ou outdoor?
obrigado

Carlos A. C. Azevedo
09/04/2011, 15:16
olá amigo
então para quem quer correr esta relação da GL não serve? melhor ficar com relação da sport ou outdoor?
obrigado

Sim, isso mesmo, só pra ter uma base, num calculo bruto e em uma comparação, a sport aqui com os 4,56 de final e 265 no pneu( não sei se muda muita coisa) a 2000 rpm está a 78 km/h então uma gl com os 4,8 e poucos, já deve ta aos mesmo quase 80km/h beirando ou até mesmo passando os 2500 rpm...

Manoel Osorio Cadorin
09/06/2011, 11:32
Fazia dias que eu não postava, mas finalmente consegui achar o ponto de equilibrio que eu buscava para minha L200 Savana. Como esse veículo para mim serve como carro de passeio, trabalho e trilha/expedição, teria que fazer uma série de modificações, mesmo sendo uma 2010. Pois bem, elevei ela do chão, aproximadamente 10 cm, com a troca de jumelos e uma levanta da dianteira; alonguei suas marchas com a troca de pneus, além de levanta-la mais um pouco, passei para os BF MUD 235/85 (diametro grande, cerca de 80 cm, e pouca aderencia no chão, pois é estreito), ficando mais veloz e economica, e isso tudo fiz sem muito estudo técnico e investimento, apenas usando a lógica. Por isso aconcelho a todos sempre manterem a originalidade de seus veiculos, e modificarem sempre até o limite que eles permitem, pois assim não afeta na dinâmica e otras cositas mas. Sei que há pensamentos opostos, mas é minha concepção, pois eu preciso ir até a trilha e voltar, e de preferencia sem quebrar com ingembrações. Abraço a todos.

(escrevi esse mesmo texto em outro tópico, mas caso alguém não veja postei aqui também)

Carlos A. C. Azevedo
09/06/2011, 13:51
Fazia dias que eu não postava, mas finalmente consegui achar o ponto de equilibrio que eu buscava para minha L200 Savana. Como esse veículo para mim serve como carro de passeio, trabalho e trilha/expedição, teria que fazer uma série de modificações, mesmo sendo uma 2010. Pois bem, elevei ela do chão, aproximadamente 10 cm, com a troca de jumelos e uma levanta da dianteira; alonguei suas marchas com a troca de pneus, além de levanta-la mais um pouco, passei para os BF MUD 235/85 (diametro grande, cerca de 80 cm, e pouca aderencia no chão, pois é estreito), ficando mais veloz e economica, e isso tudo fiz sem muito estudo técnico e investimento, apenas usando a lógica. Por isso aconcelho a todos sempre manterem a originalidade de seus veiculos, e modificarem sempre até o limite que eles permitem, pois assim não afeta na dinâmica e otras cositas mas. Sei que há pensamentos opostos, mas é minha concepção, pois eu preciso ir até a trilha e voltar, e de preferencia sem quebrar com ingembrações. Abraço a todos.

(escrevi esse mesmo texto em outro tópico, mas caso alguém não veja postei aqui também)

Rapaiz, esse pneus não seriam os 275 ou 285??? 235 iria era aumentar ainda mais a relação...