Ver Versão Completa : Qual lubrificante vcs usam e porque???
Boas amigos! acredito que todos vcs tem ou ja tiveram duvidas sobre o oléo lubrificante que vc coloca no coração de nossos carros, vamos esclarecer essas duvidas ( Quando devo trocar o oleo do meu carro e o filtro , a cada troca ou não ? e quantos km devo andar com o mesmo oléo ?posso mudar a marca do lubrificante a cada troca?)Hoje existem tantas marcas de lubrificantes que até o frentista do nosso posto de confiança tem duvidas sobre a km de cada lubrificante. :pipoca:
Creio que este assunto já foi abordado aqui no Forum. Entretanto, uso Ursa TDX. Troca a cada 5.000 km e o filtro a cada 10.000 km.
Abs.
Eu uso o ursa LA3 sae 40 troco a cada 8 000 km com filtro estou querendo trocar para o lubrax top turbo será que vou ter alguma desvantagem nessa troca me disseram que o lubrax é melhor e também roda 15 000 km mas estou com duvidas!!!
Eu Troco óleo e filtro a cada 10k,
uso o Motul Tekma Mega-x
porque?
Porque é Phod@. :mrgreen:
marcos ambrogi
10/03/2011, 16:54
Alguns preferem KY....
Alguns preferem KY....
:dance::dance::dance:
robson010203
10/03/2011, 18:55
Alguns preferem KY....
desde que eu nao esteja por baixo eu prefiro sal para churrasco!
kkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!:twisted:
brincadeiras a parte, eu uso texaco R3, em altas temperaturas ele se comporta melhor que o lubrax top turbo que usava anteriormente, troco a cada 5k km com filtro, os de diesel e ar a cada 10k
NGDaniel
10/03/2011, 19:48
Lubrax TOP TURBO..
Troca de filtro de combustivel toda vez que troca de óleo, trocar de oleo e nao trocar o filtro é como tomar banho e usar a cueca suja..
FARAUJO70
10/03/2011, 20:53
Sobre o oleo recomendado? eu estou trocando o oleo da Ranger 2001/01 e troco o filtro de oleo com 5000 nos postos SHELL o filtro e l5,00 e o oleo 13,00 ele com embalagem vermelha diz MOTORES DIESEL.
Marcelo Pantaneiro
10/03/2011, 21:36
eu uso Castrol Tection e troco a cada 5.000 km e filtros a cada 10.000
Imperador!
10/03/2011, 21:45
Lubrax Extra ou Top Turbo
Lubrax Extra ou Top Turbo
Ola imperador a qunto tempo vc usa o top turbo ????é um oleo bom???
PQP, topicozinho tosco! :odedo:
Uso TOP TURBO 14W40 API CI-4 há vários anos. Excelente óleo mas dificil de achar, compro em galão. Troco junto com o filtro cada 8.000 km mas já andei 12.000 km sem problemas.
Imperador!
13/03/2011, 18:14
Ola imperador a qunto tempo vc usa o top turbo ????é um oleo bom???
Eu usei o Top Turbo nas duas primeiras trocas.
Quando fui trocar pela terceira vez, estava faltando o Top Turbo e resolvi experimentar o Extra Turbo. Não vi nenhuma diferença no carro, e estou usando ele até hoje.
NGDaniel
13/03/2011, 20:21
Quando fui trocar pela terceira vez, estava faltando o Top Turbo e resolvi experimentar o Extra Turbo. Não vi nenhuma diferença no carro, e estou usando ele até hoje.
salvo engano o extra turbo é CH, que é a recomendação minima para o nosso motor..
Mas da ultima vez que usei CH, foi um brutus da ipiranga, achei que a viatura andou fumando mais.. voltei para o CI, com o top e voltou ao normal..
Carlos A. C. Azevedo
13/03/2011, 22:43
Olha, eu to usando Shell Rimula X3 a cada 10.000km sempre junto com o filtro, e o de combustivel, a cada 2 trocas do óleo..
Sai até aquele cheirinho foda de óleo novo queimado na descarga :dance::dance::dance::dance:, e fumaça? só preta de vez enquando quando esqueço o pé no acelerador:odedo: :odedo: :odedo: :odedo:
:mrgreen:
Pessoal, algum de voces fazem alguma coisa parecida em segurar a turbina logo na primeira ligada só pra poder lubrificar ela primeiro? ou eu sou o unico penoso que faz isso?:mrgreen:
DieselPower
13/03/2011, 23:00
Pessoal, algum de voces fazem alguma coisa parecida em segurar a turbina logo na primeira ligada só pra poder lubrificar ela primeiro? ou eu sou o unico penoso que faz isso?:mrgreen:
Eu sempre espero 30 segundos antes de acelerar TODAS as vezes que ligo um motor turbinado (seja ciclo Diesel, seja ciclo Otto), e também os mesmos 30 segundos em marcha lenta antes de desligar. Nunca tive problemas com turbinas.
Agora Carlos, nas L200 sempre utilizaei o Castrol Tection. Na minha opinião, o 4D56 (ainda mais com 141 cv) é um motor muito "milindroso" para se arriscar um óleo fora da recomendação do fabricante.
Abraço.
Carlos A. C. Azevedo
13/03/2011, 23:21
Eu sempre espero 30 segundos antes de acelerar TODAS as vezes que ligo um motor turbinado (seja ciclo Diesel, seja ciclo Otto), e também os mesmos 30 segundos em marcha lenta antes de desligar. Nunca tive problemas com turbinas.
Agora Carlos, nas L200 sempre utilizaei o Castrol Tection. Na minha opinião, o 4D56 (ainda mais com 141 cv) é um motor muito "milindroso" para se arriscar um óleo fora da recomendação do fabricante.
Abraço.
Mas eu não uso fora da recomendação, a especificação desse óleo que eu uso também atente as mesmas do castrol... e já uso ele a algum tempo e o motor sempre funcionou dentro dos padroes, o fato de usar o castrol seria apenas por que é essa marca que patrocina a mit, por isso ela recomenda, mas ela recomenda também as especificações do óleo, e por ai é só escolher um outro óleo que atenda exatamente essas especificações e ta tudo beleza, entendo a preocupação mas é bastante dificil achar esse óleo castrol fora da concessionaria, e lá dentro é uma facada... e o X3 ainda tem alguns aditivos de brinde:mrgreen:.
:concordo:
Imperador!
14/03/2011, 08:48
salvo engano o extra turbo é CH, que é a recomendação minima para o nosso motor..
Mas da ultima vez que usei CH, foi um brutus da ipiranga, achei que a viatura andou fumando mais.. voltei para o CI, com o top e voltou ao normal..
Meu carro não fuma nem um pouco... parece motor zero :mrgreen:
NGDaniel
14/03/2011, 15:10
Meu carro não fuma nem um pouco... parece motor zero :mrgreen:
Só retificando pq ta parecendo que minha viatura está com problemas e não é o caso:
Quando eu disse: "Mas da ultima vez que usei CH, foi um brutus da ipiranga, achei que a viatura andou fumando mais.. voltei para o CI, com o top e voltou ao normal."
Quiz dizer Da ultima vez que use CH (...) achei que a viatura andou fumaceando mais NAS SITUAÇÕES EM QUE TODO CARRO DIESEL FUMACEIA (arrancadas e etc), menos a hilux que tem uma mini refinaria no motor na qual não sai nem um tico de fumaça em momento algum..:mrgreen:
Imperador!
14/03/2011, 15:15
Só retificando pq ta parecendo que minha viatura está com problemas e não é o caso:
Quando eu disse: "Mas da ultima vez que usei CH, foi um brutus da ipiranga, achei que a viatura andou fumando mais.. voltei para o CI, com o top e voltou ao normal."
Quiz dizer Da ultima vez que use CH (...) achei que a viatura andou fumaceando mais NAS SITUAÇÕES EM QUE TODO CARRO DIESEL FUMACEIA (arrancadas e etc), menos a hilux que tem uma mini refinaria no motor na qual não sai nem um tico de fumaça em momento algum..:mrgreen:
Ah, agora ficou explicado!
O que eu acho estranho são as concessionárias toyota usarem um 10w 40 SM/CF na hilux (o mesmo do corola), enquanto já tem óleo CI4. Na concessionária esse óleo tem uma embalagem da toyota, mas é o mobil (na embalagem original vem escrito que o óleo é especialmente recomendado para carro flex).
Alguém sabe o motivo?
Existe alguma vantagem no fato do óleo ser semi-sintético, mesmo apresentando uma classificação de desempenho inferior?
NGDaniel
22/03/2011, 06:20
O que eu acho estranho são as concessionárias toyota usarem um 10w 40 SM/CF na hilux (o mesmo do corola), enquanto já tem óleo CI4. Na concessionária esse óleo tem uma embalagem da toyota, mas é o mobil (na embalagem original vem escrito que o óleo é especialmente recomendado para carro flex).
Alguém sabe o motivo?
Existe alguma vantagem no fato do óleo ser semi-sintético, mesmo apresentando uma classificação de desempenho inferior?
A toyota esta usando um CF na hilux ????
que coisa bizarra...
Pra vc ter uma ideia, o NGD de 2005 (minha picape) ja exige classificação CH-4.. duas classificações superiores a essa.. no meio ainda tem a CG...
Hoje os óleos top de linha, como o TOP TURBO e Brutus ja estao em CI..
A petrobras, p.ex, salvo engano so tem óleo com essa classificação bem grosso, para motores CANSADOS..
veja:
LUBRAX TURBO VIGOROS Óleo lubrificante mineral multiviscoso, especialmente formulado para motores a diesel de veículos com alta quilometragem ou de uso diário intenso. Atende as exigências da classificação API CF-4, proporcionando maior proteção do motor. Possui em sua composição:a gente condicionador de retentores, que ajuda a prevenir vazamentos internos e externos e o consumo excessivo de óleo, e agente de adesividade, que confere mais liga ao óleo. Pode ser usado em substituição aos óleos de nível de desempenho API CF. Aditivos: anticorrosivo, antidesgaste, antioxidante, detergente, dispersante, agente de reserva alcalina, agente condicionador de retentores, melhorador do índice de viscosidade, abaixador do ponto de fluidez e agente de adesividade. Classificações: API CF-4 Grau disponível: SAE 25W-60
Eu nao colocaria um óleo desse na minha picape nem a pau..
Busca informações no manual e da uma ligadinha na Toyota e pergunte se vc pode usar esse oleo no motor..
se nao puder, mete o ferro nessa ccs, pq isso é um absurdo.. é jogo sujo pra ter mais lucro..
Cachoeira
22/03/2011, 08:41
Prezados foristas,
Parece-me que é CG...vejam:
----------------------------
LUBRAX EXTRA TURBO
Óleo lubrificante multiviscoso de alto desempenho para motores diesel de alta potência, superalimentados ou turboalimentados, operando em condições severas. Atende aos níveis de desempenho API CG-4 / SJ e ACEA E2-96 / B2-96 e MERCEDES BENZ 228.1.
Graus disponíveis: SAE 15W/40
(fonte: http://www.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/minisitelubrax/pop_linha_lubrax_extra_turbo.htm)
---------------------------------------
Então não seria adquedado aos motores que pedem API - CH (Rangers por exemplo)?
Agradeço
Boas pessoal !!!
Acabei de trocar o lubrificante da minha silverado e mudei de qualidade de lubrificante eu sempre usei o ursa sae 40 , mas agora coloquei o ursa super turbo diesel, sae 15w 40, será que fiz uma boa troca ou me dei mau, parece que é um lubrificante melhor pois uma fumacinha que tava dando nao ta mais , ele atende api cg_4/sj. man 271. mtu categoria a 1 . meu motor é um mwm 6cc sprint alguem ja usou esse lubrificante???Paguei $180,00 no balde .Waleu:palmas::palmas::palmas:
NGDaniel
22/03/2011, 12:14
Prezados foristas,
Parece-me que é CG...vejam:
----------------------------
LUBRAX EXTRA TURBO
Óleo lubrificante multiviscoso de alto desempenho para motores diesel de alta potência, superalimentados ou turboalimentados, operando em condições severas. Atende aos níveis de desempenho API CG-4 / SJ e ACEA E2-96 / B2-96 e MERCEDES BENZ 228.1.
Graus disponíveis: SAE 15W/40
(fonte: http://www.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/minisitelubrax/pop_linha_lubrax_extra_turbo.htm)
---------------------------------------
Então não seria adquedado aos motores que pedem API - CH (Rangers por exemplo)?
Agradeço
Não, pra ranger NGD (3.0, 2005 pra frente) so CH ou superior..
SE for petrobras: Top Turbo
vieira912
22/03/2011, 13:11
Sempre Utilizei MOBIL DELVAC que é o Olho da Cara quase R$ 30,00 Reais, mais lendo o Tópico vejo que Oleos Baratos como o Lubrax Top Turbo são Bem Utilizados Por Favor alguem Recomenda que eu troque o Mobil pelo Lubrax?? pois o Lubrax aqui na Minha Cidade Custa R$ 11.00 contra os
R$ 30.00:parede: do Mobil, Meu Motor é Um MWM Sprint 4.07 TCA que equipa a minha Frontier 2005 4x4.
Até Mais.
SAPO-BOMBA
22/03/2011, 13:22
O óleo das Hilux é MOBIL mesmo, mas não lembro se é mineral ou semi-sintético.
Eu particularmente sempre usei Castrol pq sempre gostei de Castrol e nunca tive problemas ou nada que desabonasse. Usaria Mobil sem problemas tb, caso precisasse na falta do Castrol.
Uso o CRB Turbo Plus ou Tection, o que estiver disponível e sendo 15W40...
NGDaniel
22/03/2011, 15:27
Sempre Utilizei MOBIL DELVAC que é o Olho da Cara quase R$ 30,00 Reais, mais lendo o Tópico vejo que Oleos Baratos como o Lubrax Top Turbo são Bem Utilizados Por Favor alguem Recomenda que eu troque o Mobil pelo Lubrax?? pois o Lubrax aqui na Minha Cidade Custa R$ 11.00 contra os
R$ 30.00:parede: do Mobil, Meu Motor é Um MWM Sprint 4.07 TCA que equipa a minha Frontier 2005 4x4.
Até Mais.
Minha opnião subjetiva:
MELHOR E BEM MAIS BARATO!
abs,
Em tempo: A base de lubrificantes de todas as marcas é fabricada pela Petrobrás, o que muda é o aditivo que as marcas desenvolvem... daí é questão de analisar os api´s da vida...
Minha opnião subjetiva:
MELHOR E BEM MAIS BARATO!
abs,
Em tempo: A base de lubrificantes de todas as marcas é fabricada pela Petrobrás, o que muda é o aditivo que as marcas desenvolvem... daí é questão de analisar os api´s da vida...
é aqui no rio eu pago uma baba de 31 dilmas no HX7 da shell...
tenho um HSD e tenho medo de vacilar no oleo...
FARAUJO70
22/03/2011, 20:01
Estou trocando o oleo da ranger a cada 5000km com o filtro, nos postos SHELL o filtro esta saido por 15,00 e o oleo esta custando 13,00, junto o util ao agradevel.:razz:
A toyota esta usando um CF na hilux ????
que coisa bizarra...
Pra vc ter uma ideia, o NGD de 2005 (minha picape) ja exige classificação CH-4.. duas classificações superiores a essa.. no meio ainda tem a CG...
Hoje os óleos top de linha, como o TOP TURBO e Brutus ja estao em CI..
A petrobras, p.ex, salvo engano so tem óleo com essa classificação bem grosso, para motores CANSADOS..
veja:
LUBRAX TURBO VIGOROS Óleo lubrificante mineral multiviscoso, especialmente formulado para motores a diesel de veículos com alta quilometragem ou de uso diário intenso. Atende as exigências da classificação API CF-4, proporcionando maior proteção do motor. Possui em sua composição:a gente condicionador de retentores, que ajuda a prevenir vazamentos internos e externos e o consumo excessivo de óleo, e agente de adesividade, que confere mais liga ao óleo. Pode ser usado em substituição aos óleos de nível de desempenho API CF. Aditivos: anticorrosivo, antidesgaste, antioxidante, detergente, dispersante, agente de reserva alcalina, agente condicionador de retentores, melhorador do índice de viscosidade, abaixador do ponto de fluidez e agente de adesividade. Classificações: API CF-4 Grau disponível: SAE 25W-60
Eu nao colocaria um óleo desse na minha picape nem a pau..
Busca informações no manual e da uma ligadinha na Toyota e pergunte se vc pode usar esse oleo no motor..
se nao puder, mete o ferro nessa ccs, pq isso é um absurdo.. é jogo sujo pra ter mais lucro..
Eu troquei o da minha por outro mobil específico para motores a diesel com as mesmas especificações do Lubrax top turbo.
A toyota recomendava Global DLD-1, CF4, CF, mas também permitir usar CE e CD. Em resumo aceita qualquer coisa, so faltou óleo de soja e milho....
i
SAPO-BOMBA
23/03/2011, 21:05
Esse é o óleo que a Toyota anda usando nas Hilux, na frente da embalagem não diz mas atrás explica que ele atende motores Flex, álcool, gasolina, diesel e GNV.
Esse é o óleo que a Toyota anda usando nas Hilux, na frente da embalagem não diz mas atrás explica que ele atende motores Flex, álcool, gasolina, diesel e GNV.
To achando que até as concessionárias tambem tem muita duvida ou
escolhem qualquer oleo e saem testando nos motores (é zero mesmo
nao vai dar problemas por agora)mas no futuro quem sofre somos nós
que ficamos preocupado com que oleo eu vou !!!!!!:parede::parede::parede:
NGDaniel
24/03/2011, 09:51
Eu acho no mínimo estranho esse negócio de um único lubrificante servir para motores gasolina, flex, alcool, diesel, hidrogenio, elétrico, movido a pensamento e o que mais inventarem..
o pouco conhecimento que tenho de motores, há uma diferença abismal entre o funcionamento de um motor ciclo diesel para otto.. só isso já bastaria para nao existir um único óleo para tudo..
"ahh, mas vai lubrificar do mesmo jeito"
blz... mas no meu motor nao vai uma coisa dessas nao..
Se na capa do óleo já está escrito: "especialmente para flex", jme parece ser uma GABIARRA colocar num motor diesel!
abs,
Imperador!
24/03/2011, 11:26
Eu acho no mínimo estranho esse negócio de um único lubrificante servir para motores gasolina, flex, alcool, diesel, hidrogenio, elétrico, movido a pensamento e o que mais inventarem..
o pouco conhecimento que tenho de motores, há uma diferença abismal entre o funcionamento de um motor ciclo diesel para otto.. só isso já bastaria para nao existir um único óleo para tudo..
Se na capa do óleo já está escrito: "especialmente para flex", jme parece ser uma GABIARRA colocar num motor diesel!
abs,
Concordo.
Mesmo porque se existe um ESPECIALMENTE FEITO para diesel, porque eu usaria um óleo UNIVERSAL?
vieira912
24/03/2011, 13:29
Pois API CD / CF para API SF/SJ tem Muuuuita Diferença, eu mesmo uma Vez fui inventar de tacar Oleo API CD da Mobil Delvac para motor Diesel no Meu Antigo e Guerreiro Gol GTI cara o Motor Ficou Grilando que nem Motor Perkins Batendo tudo, Retirei o oleo e Coloquei Mobil PRETO 20w50 aqueles utilizados em Motos que atendia o API minimo SF do Modernissssssimo Motor AP 2000 nossa Mudou Da água Para o Vinho, Pelo Menos o Motor Ficou Limpinho.:parede::parede::parede:
É exatamente esse. E olha que eles mudaram, no início não falava de motor diesel no rótulo (era motores flex, gasolina, álcool e GNV). O rótulo parece ser o mesmo, mas eles acrescentaram esse detale posteriormente. É meio estranho.
Carlos A. C. Azevedo
24/03/2011, 22:02
abs,
Rapaiz, ou ele pode ser altamentesuperhiperultrafodastisco, que se qualquer tipo de combustivel que tocar nele, é repelido...:parede:
Ainda mais que colocou esse Flex ai... ainda mais trabalhando com diferença de compressão relativamente alta de 9 :1 pra 16:1 é uma boa subida...
O ideal é observar qual é a especificação exigida no manual, não a marca do óleo, mas, sim, as especificações de qualidades que eles receberam...
vieira912
25/03/2011, 00:25
Pois na Primeira Foto a Viatura dele tá lá Atrás, "Toma Cuidado Sapo" não vai inventar de usar este Oleo
"SuperHiperUltraExtratopTurboVariávelFodásticoApiza do" :putz:
SAPO-BOMBA
25/03/2011, 04:26
Eu só uso o Castrol mesmo por força de hábito, tanto usei nos Subarus que tivemos quando nas pickups e na Galloper. É como o cara só usar camisinha JONTEX... :mrgreen:
NGDaniel
25/03/2011, 06:54
Em tempo:
vejam o que esta no manual tecnico da ranger:
Por trabalhar com rotações e temperaturas elevadas, o turbocompressor requer um óleo lubrificante que atenda a estas exigências. Em hipótese alguma deverá ser utilizado um lubrificante que não atenda a especificação SAE 15W40 API/CH-4.
Agora, um lubrificante coringa será que atende às exigências do motor e do turbo concomitantemente às exigencias do otto ???
Como diria o TioZé:
axubrabu!
DiEgOsEiChIrLz
25/03/2011, 19:10
s10 só ta entrando TEXACO Ursa TDX 15w40. preço bom e até agora nada a reclamar.
manual faz aquele jabá pro 15w40 da ACDelco como sempre.
Carlos A. C. Azevedo
25/03/2011, 21:09
s10 só ta entrando TEXACO Ursa TDX 15w40. preço bom e até agora nada a reclamar.
manual faz aquele jabá pro 15w40 da ACDelco como sempre.
E a mit, só falta da a bunda pra castrol...
Eu uso o Rimula x3, com 20lts consigo quase 4 trocas por 150 conto...:dance::dance::dance:
rogeriomasih
25/03/2011, 23:42
Oi,
vc raramente (ou nunca!) vai perceber a diferença entre a qualidade dos lubrificantes assim. Esta vai ser determinante no médio/longo prazo para a durabilidade do motor.
Ao escolher um lubrificante vc deve atentar fortemente para as recomendações do fabricante e possíveis evoluções em termos de aditivos.
Neste sentido, vc deve observar - e seguir - a viscosidade recomendada pelo fabricante e comprar um lubrificante com uma classificação API no mínimo igual àquela recomendada; neste caso, pode-se optar por um de classificação superior.
"Portanto, é possível utilizar em veículos mais antigos lubrificantes de classificação API com um nível superior ao original indicado, desde que a viscosidade seja respeitada. Ex: um veículo da década de 80 que utilize óleo de classificação API SF 20W50 ou SG 20W50 poderá andar sem risco de avarias com um SJ 20W50 ou SL 20W50. Ao decidir evoluir na classificação do lubrificante aplicado no veículo, lembre-se de substituir o filtro de óleo, pois o volume retido em seu interior poderá reagir com o novo lubrificante aplicado.
O que não é recomendado é que se faça o inverso, ou seja, aplicar um óleo de classificação API inferior ao recomendado pelo fabricante do veículo ou motor em questão." (http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Feiroes_Conteudo.vxlpub?hnid=37007)
No caso da ranger, SALVO ENGANO, a recomendação é viscosidade SAE 15W-40 e a classificação de serviço API CH-4 ou superior. :concordo:
NGDaniel
26/03/2011, 00:33
Oi,
vc raramente (ou nunca!) vai perceber a diferença entre a qualidade dos lubrificantes assim. Esta vai ser determinante no médio/longo prazo para a durabilidade do motor.
Ao escolher um lubrificante vc deve atentar fortemente para as recomendações do fabricante e possíveis evoluções em termos de aditivos.
Neste sentido, vc deve observar - e seguir - a viscosidade recomendada pelo fabricante e comprar um lubrificante com uma classificação API no mínimo igual àquela recomendada; neste caso, pode-se optar por um de classificação superior.
"Portanto, é possível utilizar em veículos mais antigos lubrificantes de classificação API com um nível superior ao original indicado, desde que a viscosidade seja respeitada. Ex: um veículo da década de 80 que utilize óleo de classificação API SF 20W50 ou SG 20W50 poderá andar sem risco de avarias com um SJ 20W50 ou SL 20W50. Ao decidir evoluir na classificação do lubrificante aplicado no veículo, lembre-se de substituir o filtro de óleo, pois o volume retido em seu interior poderá reagir com o novo lubrificante aplicado.
O que não é recomendado é que se faça o inverso, ou seja, aplicar um óleo de classificação API inferior ao recomendado pelo fabricante do veículo ou motor em questão." (http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Feiroes_Conteudo.vxlpub?hnid=37007)
No caso da ranger, SALVO ENGANO, a recomendação é viscosidade SAE 15W-40 e a classificação de serviço API CH-4 ou superior. :concordo:
:palmas:
As vezes me falta essa sapiencia didática.. mas é justamente isso que estou tentando dizer picadamente em minhas respostas nesse topico..
Eu uso top turbo. Pq atende o motor e nao doi no bolso.
rogeriomasih
27/03/2011, 11:50
:palmas: As vezes me falta essa sapiencia didática.. mas é justamente isso que estou tentando dizer picadamente em minhas respostas nesse topico.. :concordo:
Valeu, Daniel. :)
Senhores, voltando pra a pergunta inicial do tópico, Qual lubrificante vcs usam e porque???, eu vou responder o seguinte:
1. Eu uso o castrol tection (SAE 15W40 API CI-4) pq é um bom óleo e oficina onde levo a ranger só trabalha com ele. Saliento que não o adotei por achar que ele apresenta grandes vantagens técnicas, mas pela comodidade de estar disponível na oficina;
2. para recomendar, SEMPRE recomendo o lubrax top turbo (SAE 15W40 API CI-4), pois considero que ele tem o melhor custo benefício;
3. Não confundir com o lubrax extra turbo (SAE 15W40 API CG-4), que possui a mesma viscosidade mas uma classificação API inferior.
rogeriomasih
27/03/2011, 11:59
LUBRAX TOP TURBO é qualificado na especificação Mercedes Benz 228.3 (equivalente à MBB-F-6610), permitindo maiores intervalos de troca, de 45.000 km (serviço rodoviário), nos referidos motores produzidos a partir de 1996, utilizando óleo diesel com teor de enxofre de até 0,5%p (DIESEL METROPOLITANO). (http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/0188ef804c4aa7ef8497c60869efed74/ft-lub-auto-topturbo.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=0188ef804c4aa7ef8497c60869efed74)
Aproveitando que falei no top turbo, alguns lubrificantes apresentam na embalagem a indicação que podem ser substuídos somente com 45.000km (por exemplo).
No entanto, é importante salientar que é plenamente possível extender o tempo de um lubrificante, desde que o mesmo seja periodicamente avaliado em um laboratório especializado quanto a alguns parâmentros, como por exemplo viscosidade, diluição por combustível, presença de partículas sólidas, contaminações diversas, entre outros.
Este tipo de análise só compensa em equipamentos que utilizam uma quantidade muito grande de óleo lubrificante (o que implica em alto custo de troca) ou que tenham dificuldade de ficar indisponíveis para realizar uma parada para troca do lubrificante em pequenos intervalos de tempo entre as trocas.
Para os nosso veículos, o melhor é seguir as recomendações do fabricante.
Aqui tem algumas informações sobre análise de óleo lubrificante:
http://www.supremelub.com.br/downloads/tecnicas/analise_de_oleo.pdf
Salve galera!
Aqui no GO tenho costume de trocar oleo a cada 10 mil rodados, uso o Shell Rimula X 15w40 e troco todos filtros a cada troca de oleo e a cada 5 mil troco somente filtros de combustivel, nao da pra acreditar mto aqui nessa diesel ne!
Abraz
J.Carlos
29/06/2011, 15:03
Passei a utilizar na SW4 o Mobil 15w40, API CI4, que encontrei a granel (tanque com 1.000) litros em um posto na BR116. Sai mais em conta do que o comprado em litro, e possui a última especificação para motores diesel que é API CI4
Boas amigos! acredito que todos vcs tem ou ja tiveram duvidas sobre o oléo lubrificante que vc coloca no coração de nossos carros, vamos esclarecer essas duvidas ( Quando devo trocar o oleo do meu carro e o filtro , a cada troca ou não ? e quantos km devo andar com o mesmo oléo ?posso mudar a marca do lubrificante a cada troca?)Hoje existem tantas marcas de lubrificantes que até o frentista do nosso posto de confiança tem duvidas sobre a km de cada lubrificante. :pipoca:
PauloLimited
29/06/2011, 15:44
Tb só uso Lubras Top Turbo na L200, pago 11 reais o litro e troco entre 5000 a 7.500km rodados sempre com os filtros.
MaurícioBsb
29/06/2011, 18:08
Vou efetuar a primeira troca de óleo de minha Frontier depois que à adquiri e ja estava indo de TOP Turbo, mais ao ler o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/66950-qual-o-oleo-preferido-pelos-trolleiros.html, e como existe uma revenda elf bem perto de minha residência, estou querendo testar este TOTAL ELF RUBIA TIR 7400 15W40, so li elogios sobre ele, alguém aqui já usou?
XAVIER S4T
29/06/2011, 19:21
Lubrax top turbo ou extra turbo, é um excelente óleo :cool:
Costalonga
29/06/2011, 20:31
Óleo bom é óleo novo.
Não importa marca, não importa se é CF-4, CG-4, CI-4, o bom é ele ser novo e o filtro também.
Não adianta trocar óleo e deixar o filtro pra tras, ou colocar uma marca ruim.
Marca boa de filtro de óleo é Mann e Mahle, Mahle é original Mercedes.
Ah, a Hilux que é a tal da durabilidade de motor usa um óleo CF-4 e roda beleza.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Imperador!
29/06/2011, 21:01
Óleo bom é óleo novo.
Não importa marca, não importa se é CF-4, CG-4, CI-4, o bom é ele ser novo e o filtro também.
Não adianta trocar óleo e deixar o filtro pra tras, ou colocar uma marca ruim.
Marca boa de filtro de óleo é Mann e Mahle, Mahle é original Mercedes.
Ah, a Hilux que é a tal da durabilidade de motor usa um óleo CF-4 e roda beleza.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Óleo bom é o óleo na especificação recomendada pelo fabricante. Se é CG, bote CG ou melhor. Se for CI, bote CI ou melhor.
O D4D pede óleo CF; O NGD pede óleo CH.
O que não se pode fazer, como já falaram, é usar óleo de especificação inferior à recomendada, pois causa desgaste prematuro das peças (especialmente as móveis) do motor.
Edintruder
29/06/2011, 21:50
Eu uso o Top Turbo. Atualmente está com o Brutus T5 AP no cárter, mas será por pouco tempo...
Na caia de transferência, uso o 140, mas como é uma caixa muito antiga, mesmo os retentores novos não estão segurando o óleo dentro da caixa, e está pingando cerca de 1 litro de óleo por mês... Nesse caso vou misturar 1 kg de graxa para rolamentos em 3 litros de óleo 140 para engrossá-lo mais ainda e meter os 4 litros dentro da caixa. Vai seguir pingando, mas espero que num ritmo menor...
Estou usando o Top turbo que agora é CI-4. Pago 160 reais na bombona de 20 litros.
Engraçado que o cargo 712 que temos aqui pede CI-4 e na concessionária eles usam o motorcraft, que é CH-4 ainda. Agora compro o Top turbo mais barato e uso nos dois, 9 litros pra ranger e 11 litros para o 712.
Troco a cada 6 meses independente da quilometragem, pois os uso é severo com muitas partidas durante o dia. E sempre troco o filtro junto.
Imperador!
30/06/2011, 13:20
Vou efetuar a primeira troca de óleo de minha Frontier depois que à adquiri e ja estava indo de TOP Turbo, mais ao ler o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/66950-qual-o-oleo-preferido-pelos-trolleiros.html, e como existe uma revenda elf bem perto de minha residência, estou querendo testar este TOTAL ELF RUBIA TIR 7400 15W40, so li elogios sobre ele, alguém aqui já usou?
Como tu vai saber se um óleo é melhor que o outro?
Isso só pode ser determinado em laboratório, com todas as parafernálias técnicas. Qualquer opinião de usuário é achismo + placebo.
Use o óleo recomendado e não invente.
Será que existe diferenças significativas entre o filtro de óleo original International e os de marca renomada como Fran, Mains Filter, etc?
vieira912
04/07/2011, 00:26
Troquei o Óleo da minha Frontier MWM 2.8 onde só usava o Mobil Delvac e agora Coloquei o Texaco URSA TD e vou te contar, que Óleo bom hein, to gostando e até agora baixou bem menos do que o Mobil Delvac, na verdade foi uma coisa estranha que senti no mobil delvac até achei que o meu motor estava consumindo oleo demais, mais depois que coloquei o Texaco Ursa TD caramba o oleo não some mais, e impressão minha mais o motor tá mais liso e Paguei em 8 Litros R$ 72,00 , e no Mobil Delvac pagava em 8 Litros R$ 224,00.
até mais.:concordo:
Imperador!
04/07/2011, 06:55
Será que existe diferenças significativas entre o filtro de óleo original International e os de marca renomada como Fran, Mains Filter, etc?
Não. Na verdade, essas empresas fornecem os filtros pra International e ela só faz embalar. Na prática é o mesmo filtro, com a grife International.
Se eu não me engano a Mann é a fornecedora oficinal da International.
Imperador!
04/07/2011, 06:56
Troquei o Óleo da minha Frontier MWM 2.8 onde só usava o Mobil Delvac e agora Coloquei o Texaco URSA TD e vou te contar, que Óleo bom hein, to gostando e até agora baixou bem menos do que o Mobil Delvac, na verdade foi uma coisa estranha que senti no mobil delvac até achei que o meu motor estava consumindo oleo demais, mais depois que coloquei o Texaco Ursa TD caramba o oleo não some mais, e impressão minha mais o motor tá mais liso e Paguei em 8 Litros R$ 72,00 , e no Mobil Delvac pagava em 8 Litros R$ 224,00.
até mais.:concordo:
8L de Delvac por 224?? Troquei semana atrasada e paguei 10,50 no litro do Delvac.
vieira912
04/07/2011, 09:57
8L de Delvac por 224?? Troquei semana atrasada e paguei 10,50 no litro do Delvac.
Realmente imperador aqui no MT óleos da marca Mobil e Motul são consideradas Grifes No Delvac o preço mais barato que paguei foi de R$ 28,00 reais o litro, no total R$ 224,00.
até mais.
não sei se estou enganado, mas mobil delvac comprei uns 2 meses atrás por 200 e alguma coisa o balde de 20L em loja de peças de tratores.
Imperador!
04/07/2011, 12:03
Realmente imperador aqui no MT óleos da marca Mobil e Motul são consideradas Grifes No Delvac o preço mais barato que paguei foi de R$ 28,00 reais o litro, no total R$ 224,00.
até mais.
Motul é grife aqui também...
Mas o Delvac é ainda mais barato que o Top Turbo por aqui...
Mas R$ 28/L é um roubo sem tamanho.... :parede::parede::parede:
Estou usando o URSA TD API CG-4 (Ranger 2004 2.8 PS) e estou satisfeito. Mas estou pensando seriamente em me render ao Lubrax Top Turbo. Enquanto o Texaco eu preciso fazer uma peregrinação, o Top Turbo eu encontro em qualquer posto, acho que até na padaria vende.
Se bem que estou de mudança para a PB e lá eu não sei como é a oferta de lubrificantes, só lembro que perto da casa dos meus pais tem uma distribuidora CASTROL. Talvez seja esse meu futuro lubrificante.
Abs
Estou usando o URSA TD API CG-4 (Ranger 2004 2.8 PS) e estou satisfeito. Mas estou pensando seriamente em me render ao Lubrax Top Turbo. Enquanto o Texaco eu preciso fazer uma peregrinação, o Top Turbo eu encontro em qualquer posto, acho que até na padaria vende.
Se bem que estou de mudança para a PB e lá eu não sei como é a oferta de lubrificantes, só lembro que perto da casa dos meus pais tem uma distribuidora CASTROL. Talvez seja esse meu futuro lubrificante.
Abs
Uma dúvida: ficar trocando de marca de óleo não pode prejudicar a vida útil do motor?
Abs.
Imperador!
04/07/2011, 18:44
Uma dúvida: ficar trocando de marca de óleo não pode prejudicar a vida útil do motor?
Abs.
Acredito que sim, pois cada óleo tem suas "propriedades", extras e berimbelos para melhorar a lubrificação diferente, fazendo com que cada óleo produza um tipo de resíduo diferenciado, mas acredito que isso só traria problemas a muito longo prazo, através de uma troca muito constante de óleo lubrificante (tipo, cada troca um óleo diferente).
Mas isso só os motores mais novos... os mais antigos não tem frescura não. A Veraneio 1973 do meu pai abriu o motor (Q20 aspirado) pra retificar no começo do ano (1.200.000 km aproximadamente), e olha que cada troca de óleo é uma marca diferente... já disse pra ele parar de fazer isso, mas ele diz "é tudo a mesma coisa"... hehehe
Agora não arriscaria fazer isso com um motor moderno nem (@)(@, porque a retífica vai ser bem mais cara...
Abs.
Tb me falaram isso por isso tenho resistido tão bravamente em continuar com o URSA. Continuando o assunto: Semana passada viajei com um colega de trabalho numa S-10 2002 2.8 que usa o EXTRA TURBO API CG-4. Após rodar 1200 km percebemos que o nível do óleo tinha baixado e ele completou com o TOP TURBO API CI-4. Fiquei na dúvida sobre as consequências dessa mistura.
O que vcs acham? Na lógica dele é o mesmo óleo com aditivos semelhantes, na pior das hipóteses vira um API CH-4. Kkkkkkkkkkkkkkkkk!!! :chorandoderir:
Abraços
Carlos A. C. Azevedo
04/07/2011, 21:26
Os que atendem as regras como CI, CH, possuem as mesmas aditivações basicas, ou seja, aditivos a mais, são acessorios, mas o que pode fazer mal é o motor usar o CI e o cara so usar CF ai é foda, mas trocar a marca, mantendo a mesma especificação não faz diferenças absurdas não...creio eu..
BRAVOECONOVEMBER
04/07/2011, 21:55
Não faz diferença. Lembro de ter lido um estudo uma vez sobre misturas de óleos em motores de motos (tá, eu sei, é diferente, mas é pra comparar). A mistura de óleos se mostrou até benéfica no que diz respeito à durabilidade.
Se for a mesma base, são miscíveis sem problema. O que pode acontecer é alguns terem mais detergentes, outros não. Daí se o sujeito usou o óleo mais vagabundo a vida toda e depois começou a usar um mais modernoso, pode soltar carepa de carvão acumulado, isso é ruim porque pode entupir dutos. Uma vez tive baixa pressão de óleo porque desceu uma borra em um motor de fiesta CHT 1.0 que eu tinha (é, com carro velho e baleado tenho alguma eperiência...).
Mas isso se usar óleo com especificação menor que a recomendada. Se for o recomendado ou melhor, sem problema. Se trocar toda hora, também, as diferentes aditivações não deixam nem fazer diferença, só não dá pra inventar trocar mineral com sintético, daí... tem que trocar, fazer o flush, trocar de novo, rodar a primeira "volta" em km do mineral, e trocar de novo, não dá pra deixar misturar pq a diferença de aditivação pode tornar o óleo ácido com o uso (palavras de um eng. da Mobil). Mas é claro que a gente sempre tem o óleo da escolha, com preço mais em conta dependendo de onde a gente roda. E mantendo o mesmo óleo, tem-se a certeza de que a aditivação vai ser sempre balanceada.
Eu escolhi o Extra Turbo da BR. O preço tá razoável, e tenho boa experiência com óleos BR, e minha camionete usa óleo mineral de original mesmo. Prefiro mesmo trocar óleo e filtro mais seguido, com limpeza mais frequente do sistema por conseguinte. Mas o desempenho de óleo sintético é indiscutível sim, para motores novos são muito bons. Se a montadora especificar, amém, não há o que discutir.
Vejo o pessoal dizendo que compra de balde. Bem, como meu uso não envolve tanta km assim, prefiro comprar só a quantidade necessária para o uso imediato. Isso porque o óleo aberto também pode absorver umidade do ar, nem óleo nem fluído de freio nem de DH é bom deixar aberto muito tempo.
Roraima_Road
05/07/2011, 01:45
Ursa LA3, muito bom e barato, faço a troca entre 5 e 7 mil, sempre trocando tudo, oleo filtro de oleo, filtro de diesel. Acredito eu que fidelidade ao oleo traz vida longa ao motor, por que se ele tende a criar uma "pelicula" protetora nos componentes, então eu não posso estar trocando de marca sempre senão não vai ter essa tal pelicula...
roberto rody
24/07/2011, 00:30
Acho que responde aos questionamentos dos amigos
Resposta da BR distribuidora (PETROBRAS)
17. Posso misturar produtos de marcas diferentes?
A princípio, os óleos automotivos existentes no mercado são compatíveis entre si, não apresentando problemas quanto a misturas, desde que se tome o cuidado de misturar produtos de mesmo nível de desempenho API e de mesma faixa de viscosidade SAE. No entanto, a melhor alternativa ainda é evitar essas misturas, sempre que possível, de forma a permitir o melhor desempenho do óleo utilizado.
27. Posso usar óleo para motores diesel, como MD-40, Extra Turbo e Top Turbo, em motores a gasolina ou álcool?
R: Para veículos que requeiram óleo de nível API SJ ou inferior, o Lubrax Extra Turbo pode ser usado, pois atende simultaneamente aos níveis API CG-4 / SJ, sendo um óleo ideal para uso em frota mista (diesel e gasolina). Os outros produtos da linha diesel não têm qualificação para uso em motores a gasolina.
14. Qual a validade do óleo lubrificante?
A validade do óleo lubrificante é indeterminada, desde que o produto seja armazenado de maneira correta, ou seja, lacrado em sua embalagem, em local seco e evitando exposição ao calor e à luz do sol. A única exceção é quanto aos óleos para motores de 2 tempos (Lubrax Essencial 2T, Lubrax Essencial 2T FC, Lubrax Náutica Gasolina 2T e Lubrax Náutica Syntonia) que têm prazo de validade de dois anos.
Eu uso Lubrax extra turbo em minha sw4 turbo ( o manual manda usar CD e este e CG-4), e troco oleo e filtro sempre.
Fonte:
LUBRAX (http://www.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/minisitelubrax/perguntas.htm#topo)
Portal BR (http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c0/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwN_fw83Ay M_Tx8vQyNDAyDQL8h2VAQAz2wE4w!!/?PC_7_9O1ONKG10OOHF02NILJ1210005_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/hot+site/lubrax/automotivos/mitos+sobre+lubrificacao/mitos+sobre+lubrificacao)
Carlos A. C. Azevedo
24/07/2011, 15:13
Acho que responde aos questionamentos dos amigos
Resposta da BR distribuidora (PETROBRAS)
17. Posso misturar produtos de marcas diferentes?
A princípio, os óleos automotivos existentes no mercado são compatíveis entre si, não apresentando problemas quanto a misturas, desde que se tome o cuidado de misturar produtos de mesmo nível de desempenho API e de mesma faixa de viscosidade SAE. No entanto, a melhor alternativa ainda é evitar essas misturas, sempre que possível, de forma a permitir o melhor desempenho do óleo utilizado.
27. Posso usar óleo para motores diesel, como MD-40, Extra Turbo e Top Turbo, em motores a gasolina ou álcool?
R: Para veículos que requeiram óleo de nível API SJ ou inferior, o Lubrax Extra Turbo pode ser usado, pois atende simultaneamente aos níveis API CG-4 / SJ, sendo um óleo ideal para uso em frota mista (diesel e gasolina). Os outros produtos da linha diesel não têm qualificação para uso em motores a gasolina.
14. Qual a validade do óleo lubrificante?
A validade do óleo lubrificante é indeterminada, desde que o produto seja armazenado de maneira correta, ou seja, lacrado em sua embalagem, em local seco e evitando exposição ao calor e à luz do sol. A única exceção é quanto aos óleos para motores de 2 tempos (Lubrax Essencial 2T, Lubrax Essencial 2T FC, Lubrax Náutica Gasolina 2T e Lubrax Náutica Syntonia) que têm prazo de validade de dois anos.
Eu uso Lubrax extra turbo em minha sw4 turbo ( o manual manda usar CD e este e CG-4), e troco oleo e filtro sempre.
Fonte:
LUBRAX (http://www.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/minisitelubrax/perguntas.htm#topo)
Portal BR (http://www.br.com.br/wps/portal/%21ut/p/c0/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwN_fw83Ay M_Tx8vQyNDAyDQL8h2VAQAz2wE4w%21%21/?PC_7_9O1ONKG10OOHF02NILJ1210005_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/hot+site/lubrax/automotivos/mitos+sobre+lubrificacao/mitos+sobre+lubrificacao)
O manual pede pra usar esse tipo, por que quando ele foi produzido, antes de sair da fabrica, foi testado com essa especificação de óleo, e assim tu nunca pode usar um abaixo desse, só acima e não vai ter problema nenhum nunca, respeitando a troca no momento certo.
Boa tarde amigos foristas,
Tenho um Ssangyong KYRON a DIESEL que usa MOBIL DELVAC MX API 15w40 CG4. Qual seria o óleo mais fácil de encontrar no mercado que eu poderia substituir a contento este que a concessionária utiliza? Ele é mineral ou semi-sintético ou sintético?
Sou marinheiro de 1a. viagem em motores diesel:???:
Agradeço
Vinhoza
Imperador!
27/07/2011, 21:20
Boa tarde amigos foristas,
Tenho um Ssangyong KYRON a DIESEL que usa MOBIL DELVAC MX API 15w40 CG4. Qual seria o óleo mais fácil de encontrar no mercado que eu poderia substituir a contento este que a concessionária utiliza? Ele é mineral ou semi-sintético ou sintético?
Sou marinheiro de 1a. viagem em motores diesel:???:
Agradeço
Vinhoza
CG4? Pode colocar Extra Turbo, Top Turbo, Mobil Delvac... qualquer um com API CG, CH ou CI
Marcelo-HPE
28/07/2011, 21:28
Eu mesmo estou com dúvida ;a mitsubishi recomenda 02 óleos o mineral Castrol tection 15w40 API CI-4 e o semi-sintético Castrol Magnatec 15w40 API CF-4
Vocês saberiam qual deles é melhor ?? . visto que o Tection é mais avançando pois é CI-4 , porêm o Magnatec é semi-sintético
o que eu não entendo porque um óleo CF -4 é semi-sintético e o CI -4 que é mais avançado é um óleo mineral .
CI -4 é que deveria ser semi-sintético .
O que vcs acham
Grato .
Carlos A. C. Azevedo
28/07/2011, 21:41
Eu mesmo estou com dúvida ;a mitsubishi recomenda 02 óleos o mineral Castrol tection 15w40 API CI-4 e o semi-sintético Castrol Magnatec 15w40 API CF-4
Vocês saberiam qual deles é melhor ?? . visto que o Tection é mais avançando pois é CI-4 , porêm o Magnatec é semi-sintético
o que eu não entendo porque um óleo CF -4 é semi-sintético e o CI -4 que é mais avançado é um óleo mineral .
O que vcs acham
Grato .
Amigo Marcelo, tudo beleza?
A certificação do CF CG CH CI, tudo vai depender de um conjunto das misturas, pois ela avalia o que ela ocasiona no motor, como diminuição de atrito, melhora no arrefecimento, melhor limpeza e outros, e assim, mesmo sendo semi sintético, mas sendo CF e o mineral sendo CI, o mineral trás muito mais beneficios para o motor.
Marcelo-HPE
28/07/2011, 21:51
Fala Carlos ,meu velho . então devo partir para o castrol tection como na l200 outdoor .
Marcelo-HPE
28/07/2011, 22:04
Pelo visto a Mitsubishi não está dando varada na água !!!
Ela recomenda O Magnatec CF porque é este é mais indicado quando se ultiliza diesel com alto teor de enxofre o que prejudica os sistemas C.R das picapes .
E o castrol tection especialmente para veiculos Euro III para maior controle de fuligem .
Nos ultimos parágrafos do informativo da castrol tem algumas explicações .
Castrol Brasil - Consultor Técnico - Curso Básico de Lubrificação - Desempenho (http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025407&contentId=7047477)
Mas já que o Tection CI -4 supera todos outros , devo ir nele mesmo .
Imperador!
28/07/2011, 22:08
O que vcs acham
Grato .
O grau de aditivo (CF, CH, CI) indica a qualidade e evolução dos aditivos no lubrificante. Quando mais avançada a letra, mais bem aditivado.
Ser semisintético não garante ser tão bom quanto o mineral nem tão bem aditivado.
Esse óleo da Castrol é caríssimo ou estou errado? Coloca o Top Turbo ou Mobil Delvac... mas as trocas não são feitas na revisão?
Marcelo-HPE
28/07/2011, 22:31
São sim , mas as de 5000km eu posso fazer fora da CCs usando filtro original que não perco a garantia. por isso estou pensando no tection
que é mais barato e mais moderno.
Semana passada fiz uma viagem de 3600 Km com minha ranger. Como tinha trocado o óleo a 800 km antes com o URSA TDX CI-4 com 5,5 L resolvi completar 1 L e usei o URSA TD CG-4 que tinha em casa. Depois de andar 1500km o nível do óleo baixou até a metade e ficou grosso. Parei e aproveitei a oportunidade para trocar pelo TOP TURBO CI-4. Todo posto tinha. Enquanto o único da TEXACO que eu achava era o URSA LA3.
Coloquei um filtro Bosch que acredito ser melhor que os Tec Fil e a partir de agora vou usar o TOP TURBO. Os 2100 km restantes o óleo não baixou nada e sua viscosidade continua próxima da original. Acho que a mistura de especificações, mesmo sendo do mesmo fabricante pode ter causado a alteração no óleo.
BRAVOECONOVEMBER
31/07/2011, 15:14
Sim, pode ter acontecido. Ainda mais que usaste um óleo CG para completar uma carga de CI, que é de especificação superior.
MaurícioBsb
10/11/2011, 10:58
Pessoal, realizei após 4 meses com a viatura, manutenção preventiva e troquei o óleo mas ao invés de usar o TOP Turbo BR por R$17,00 o litro, coloquei o MOBIL DELVAC MX API 15w40 CI-4 a R$13,00 o Litro, bem pode ser impressão, mais a vtr ta fumaçando menos e ficou mais silenciosa, até agora nota 10 para o óleo, vou ficar de olho no nivel pois o Top não baixou praticamente nada em 5000km.
http://www.colubrificantes.com.br/images/stories/artigos/Produtos/alteracao/Mobil_Delvac_Mx_15w-40.jpeg
RGamaJr_4x4
10/11/2011, 11:15
R$ 13 é o preço do frasco de 1L do TopTurbo nos postos daqui, que vendem mais caro que em lojas de óleo que não fazem a troca.
Imperador!
10/11/2011, 12:22
Pessoal, realizei após 4 meses com a viatura, manutenção preventiva e troquei o óleo mas ao invés de usar o TOP Turbo BR por R$17,00 o litro, coloquei o MOBIL DELVAC MX API 15w40 CI-4 a R$13,00 o Litro, bem pode ser impressão, mais a vtr ta fumaçando menos e ficou mais silenciosa, até agora nota 10 para o óleo, vou ficar de olho no nivel pois o Top não baixou praticamente nada em 5000km.
http://www.colubrificantes.com.br/images/stories/artigos/Produtos/alteracao/Mobil_Delvac_Mx_15w-40.jpeg
Na minha última troca, comecei a usar o Mobil Delvac. Carro completou hoje 7.000 km com ele.
Vou trocar segunda-feira e, também, tive a impressão que o carro ficou com um funcionamento melhor.
Claro, é uma mera impressão, não aferida de forma técnica.
PS: na época paguei R$12/L, mas acho que o preço deve ter aumentado um pouco.
PauloLimited
10/11/2011, 12:50
Eu uso só o Top Turbo, desde que saiu da garantia com 65 mil rodados e hj com 141 mil num baixa nada nada do oléo. Compro a 11 reais a granel, sai 77 os 7 litros.
Paulista VM
10/11/2011, 13:50
Castrol Tection 15W40. A cada 5.000km, junto com o filtro. Por que? Pq eh o recomendado na CCS, kkkk qdo sair da garantia penso se troco a marca ou não..
Jah o filtro do diesel, a cada 10.000km, ou conforme onde eu andei abastecendo... Kkkk vai mais do tanto de veneno que tive que por no tanque por falta de opção kkkk mas fica entre 5 e 10 mil km...
DieselPower
13/11/2011, 20:24
Pessoal,
Estou utilizando o Top Turbo (troca a cada 5K), e tenho pago R$ 11,00 o frasco de 1 litro. Caso queira comprar o Galão de 20L, fica por R$ 180,00.
Filtros estou utilizando apenas originais MWM, sendo:
-F. de Óleo: R$ 47,00
-F. de Combustível: R$ 59,00
-F. Ar: R$ 35,00
A mão-de-obra é gratuíta, e pago em 3x no cartão.
É uma retífica autorizada MWM em uma cidade vizinha.
PS.: Qaundo tinha Mit, utilizava apenas Castrol. Sei lá, prefiria não arriscar com o 4D56...
Daniel.Shimomoto
14/11/2011, 10:09
Já usei vários (todos CI-4).
Nos primeiros 50 mil da Ranger - Ursa TDX
Dos 50 até os 100 mil - Ipiranga Brutus EGR
dos 100 mil até agora (135) - Ursa TDX.
Agora começarei a usar o Mobil Delvac por "n" razões. Entre elas, além de um bom óleo, tem a questão da disponibilidade aqui na cidade!
roberto rody
28/11/2011, 22:21
Comprei o galão em posto de combustivel, saiu bem em conta Top Turbo BR
(170,00 20lts sai por 8,50 o litro)
Na minha última troca, comecei a usar o Mobil Delvac. Carro completou hoje 7.000 km com ele.
Vou trocar segunda-feira e, também, tive a impressão que o carro ficou com um funcionamento melhor.
Claro, é uma mera impressão, não aferida de forma técnica.
PS: na época paguei R$12/L, mas acho que o preço deve ter aumentado um pouco.
Imperador, vc vai encontrar o Mobil Delvac por 10,50 o litro na Av Bezerra de menezes atrás do BIC Banco.
Eu pensei em colocar o Mobil, mas sem uma informação correta fui pela questão do medo do barato e acabei colocando na Frontier o Castrol Turbo 15w40 CF-4 por 14 reais, e aproveitei troquei os filtros do óleo, de AR, e de combustível.
Saiu tudo por 247,00.
Imperador!
20/01/2012, 09:58
Imperador, vc vai encontrar o Mobil Delvac por 10,50 o litro na Av Bezerra de menezes atrás do BIC Banco.
Eu pensei em colocar o Mobil, mas sem uma informação correta fui pela questão do medo do barato e acabei colocando na Frontier o Castrol Turbo 15w40 CF-4 por 14 reais, e aproveitei troquei os filtros do óleo, de AR, e de combustível.
Saiu tudo por 247,00.
Medo do barato? O Mobil é barato por aqui porque ninguém conhece ele. Ele atende a todas as especificações mais modernas (ele pe CI-4) e é recomendado por várias marcas, inclusive a Mercedes Benz.
No CE o custoxbenefício dele o melhor de todos os óleos de ponta vendidos por aqui.
Valeu a indicação :concordo:
Walter L. L. Casitta
20/01/2012, 10:07
Eu acho que vocês dão importância de mais pro óleo. Um óleo barato trocado em intervalo um pouco menor protege mais que um óleo caro...
NGDaniel
20/01/2012, 21:24
Medo do barato? O Mobil é barato por aqui porque ninguém conhece ele. Ele atende a todas as especificações mais modernas (ele pe CI-4) e é recomendado por várias marcas, inclusive a Mercedes Benz.
No CE o custoxbenefício dele o melhor de todos os óleos de ponta vendidos por aqui.
Valeu a indicação :concordo:
O pessoal nao entende que o óleo é o mesmo, o que muda são os aditivos, daí basta olhar as especificaçoes, nao adianta falarem o contrario É TUDO A MESMA COISA.. um top turbo(BR) pra um brutus(ipiranga) e etc, nao muda nada...
aliás, sejamos sinceros, todos sabem, todo oleo lubrificantes produzido no pais sai da petrossaur--- quer dizer, petrobras... o que pode mudar, como sempre sao os aditivos..daí a importancia em se certificar das especificações.. (a densidade do oleo, 15w50, e a aditivação ci, ch e etc)..
Waldir Carlos
20/01/2012, 21:48
Sigo a recomendação dos manuais. Sempre! Intervalos: 5.000 quilômetros [óleo e filtros].
* Na EFE-1000: BR Top Turbo 15W40, ou Mobil Delvac, ou Ipiranga Brutus T5 - CI4 [$ 175,00/20 litros];
* No Pajerinho V6: Castrol Magnatec 10W40 [$ 30,00/litro];
* No Pajero DI-D: Tection 15W40 - C14TB [$ 25,00/litro].
:concordo::concordo:
[]s
Francescolli
21/01/2012, 13:23
Nas min f-1000 : Br Top turbo Sae 40 !! somente esses nunca mudei !! 185 /20L
vcs tem q entender que óleo é o sangue do motor !! eu q tenho oficina fiz curso sobre óleo, e la ensinam q não existe óleo para mais de 5mil km !! aqueles óleos com 15k km e 20k km é um absurdo puro propaganda para vender mais !!!
DieselPower
21/01/2012, 20:40
* No Pajero DI-D: Tection 15W40 - C14TB [$ 25,00/litro].
Fala Waldir,
Quando tinha a Verdona, só utilizava o Tection, mas eu pagava R$ 18,00/L. Se não me engano, ainda havia a opção de compra-lo em galão de 20L por um preço mais em conta ainda.
Se quiser posso dar uma perguntada no local onde comprava o óleo para ver se o preço ainda é o mesmo.
Abraço
Daniel.Shimomoto
22/01/2012, 00:21
Eu acho que vocês dão importância de mais pro óleo. Um óleo barato trocado em intervalo um pouco menor protege mais que um óleo caro...
Walter;
Sua afirmação até seria válida se houvesse ideoneidade no mercado: Hoje está cheio de empresas localizadas em pequenos galpoes de periferia utilizando-se de lubrificantes recuperados e vendendo como se fossem produtos novos, em embalagens novas.
Já vi um motor Perkins de um MF 235 (Perkins é um motor literalmente "onivoro") fundido por falta de lubrificação adequada após utsar um produto desse tipo.
Francescolli
22/01/2012, 08:23
vcs reclamam do preço e etc. eu pago R$37,00 o litro pro meu Omega !! uso o que a GM usa nos omegas 2012 !! pois não quero me incomodar com o motor kkkk e la se vão 5.7L de óleo a cada 5k km !!
Walter L. L. Casitta
22/01/2012, 09:41
Walter;
Sua afirmação até seria válida se houvesse ideoneidade no mercado: Hoje está cheio de empresas localizadas em pequenos galpoes de periferia utilizando-se de lubrificantes recuperados e vendendo como se fossem produtos novos, em embalagens novas.
Já vi um motor Perkins de um MF 235 (Perkins é um motor literalmente "onivoro") fundido por falta de lubrificação adequada após utsar um produto desse tipo.
Quando me referí aos baratos não quis dizer óleo pirata...
dalmolin
22/01/2012, 10:39
eu sempre usei o top turbo , mas como nao tem mais as embalagens de 5 l , agora sao de 3 l :? , resolvi colocar o rimula 3x , que o povo do posto la tem de tambor de 200l.
Deu uma diferença muito consideravel nos "barulhos" do motor , na marcha lenta nas sinaleiras , com o motor quente ou frio .
De agora em diante so vai o 3X , ainda paguei 8,15 o litro.
Moipessoa
22/01/2012, 10:46
achei interessante esse link: Melhor Lubrificante (http://wwws.br-petrobras.com.br/ns606p01/alubrax)
aproveitando, a castrol tem um semelhante (em anexo)
estou usando o castrol tection por ser o recomendado, sempre trocando o filtro de lubrificante quando troco o óleo + - a cada 10 mkm, ja que não faço uso tão severo do carro.
em uma viagem nessa ultima semana, tinha trocado o óleo com uns 2,5 mkm rodados e fui pegar estrada, passados mais quase 1 mkm, fui conferir o óleo no dia seguinte e tinha abaixado quase 0,5 lt. ai completei com o top turbo.
pergunta: é normal esse consumo?
Daniel.Shimomoto
22/01/2012, 13:01
Quando me referí aos baratos não quis dizer óleo pirata...
Tem que tomar cuidado que tem gente que confunde óleo barato com óleo pirata. E dá pra confundir mesmo. Não é comum ver em capitais mas no interior existe muito lubrificante recuperado sendo vendido como novo, com logomarca da API e classificação SAE de viscosidade.
Waldir Carlos
22/01/2012, 14:06
Minha honesta e sincera opinião:
Ressalvando-se os [largamente conhecidos!] exorbitantes preços cobrados por algumas concessionárias [a Mit é "campeã!], mas não é justo "comparar" um determinado óleo lubrificante, com especificação "engenheirada", com um produto menos "elaborado"!
Só para citar um exemplo: Nos veículos com transmissão automática, tipo o Pajero Full, é muito comum vermos relatos "reclamatórios" dos preços praticados. Me somo ao exército de "questionadores" [por que esse OL Castrol TQM-SP3 é tão caro?], mas reconheço que a aplicação, nesse caso, não é uma "engrenagenzinha qualquer".
Resumindo: Pagar cerca de R$ 10,00 [compro o balde de 20 litros por cerca de R$ 175,00] por um litro de óleo lubrificante spec CI4 - BR Top Turbo 15W40, ou Mobil Delvac, ou Ipiranga Brutus T5, ou "outro" - com essa especificação, considero um valor justo.
:news-coffee::news-coffee:
[]s
Waldir Carlos
22/01/2012, 14:17
Fala Waldir,
Quando tinha a Verdona, só utilizava o Tection, mas eu pagava R$ 18,00/L. Se não me engano, ainda havia a opção de compra-lo em galão de 20L por um preço mais em conta ainda.
Se quiser posso dar uma perguntada no local onde comprava o óleo para ver se o preço ainda é o mesmo.
Abraço
Brigadão, DP! Só por curiosidade; agradeço se o amigo confirmar o preço. :concordo::concordo:
[]s
Ilton007
16/02/2012, 15:00
Usava o Castrol CRB Turbo, do galão (20L) preto, que acho que não era sintético. Nas ultimas 2 trocas usei o mesmo Castrol CRB só que do galão cinza... que é sintético...
Meu carro começou a soltar uma fumaça muito acima da média. Queria saber se para voltar a usar um oleo não sintetico é só fazer a troca normalmente, ou tem que fazer alguma coisa a mais.
Abraços
Paulista VM
16/02/2012, 21:29
Se vc esgotar bem o oleo, e trocar o filtro junto, acho que não tem problema... Mas esse oleo tem as mesmas características do recomendado para esse motor, com diferença que um eh sintético e o outro eh semi-sintético ou normal?
MaurícioBsb
16/02/2012, 21:33
Mobil Delvac MX, bom e barato!
Shell Helix ULTRA RACING 10W-60
http://www.peixotoecarmo.com/media/Paulo%20G/shell-helix-ultra-racing-10w-60_thumb527841980.jpg (http://www.peixotoecarmo.com/media/Paulo%20G/shell-helix-ultra-racing-10w-60_21281404166.jpg)
Características Shell Helix ULTRA RACING 10W-60
Shell Helix ULTRA RACING 10W-60 - Lubrificante 100% sintético de elevadas prestações para motores de
injecção, multiválvulas, quer sejam atmosféricas ou turbo alimentadas, nas condições mais severas de
utilização como a competição. Atende também a motores de ciclo diesel nas mais severas condições de uso.
Especificações Shell Helix ULTRA RACING 10W-60: API SL/CF; ACEA A3/B4; MB 229.1; VW 501 01/505 00;
Oleo maravilhoso, dificilimo de encontrar.
O 10W60 significa:
10 = que ele é fluido o suficiente para na partida garantir lubrificação total de todos os seus componetes, oleo extremamente fino
W = Winter uso no inverno
60 = Viscosidade ideal para paises quentes e com motores sendo utilizados no extremo/limite
Os amigos foristas sabem de um oleo melhor ?
Abraços,
Ilton007
17/02/2012, 14:05
Se vc esgotar bem o oleo, e trocar o filtro junto, acho que não tem problema... Mas esse oleo tem as mesmas características do recomendado para esse motor, com diferença que um eh sintético e o outro eh semi-sintético ou normal?
Isso mesmo, os dois são iguais, porem o do galão cinza é sintético e o do galão preto não é.
Sempre troco o oleo e o filtro juntos, 5.000 Km. Filtro de diesel e de ar troco a cada 10.000 Km.
Abraço
mike azevedo
28/06/2012, 14:22
eu sempre usei na minha L 200 oleo da Castro, mas agora eu troquei pelo Rimula R3 X sera que fiz uma boa troca?
eu sempre usei o top turbo , mas como nao tem mais as embalagens de 5 l , agora sao de 3 l :? , resolvi colocar o rimula 3x , que o povo do posto la tem de tambor de 200l.
Deu uma diferença muito consideravel nos "barulhos" do motor , na marcha lenta nas sinaleiras , com o motor quente ou frio .
De agora em diante so vai o 3X , ainda paguei 8,15 o litro.
Qual: 15W40 Extra Turbo Petrobras.
Porquê: Porque a gente compra de tambor de 200L na fazenda... hahaha
MaurícioBsb
28/06/2012, 19:16
Mobil Delvac MX o melhor e barato!
http://www.colubrificantes.com.br/uploads/produto/131t.jpg
EDERVANDO
02/03/2013, 12:40
Sou novo no forum primeiro dia é hoje , estou apanhando para saber como funciona , gostaria de reativar o assunto de óleo lubrificante, especialmente da hilux 3.0 , tenho uma hilux 2011 com aproximadamente 5500 km rodados.Quando completou 1 ano por questões da garantia levei na concess. p trocar o óleo e filtro , como eu tinha 2 caixas lacradas de Mobil 1 5w40 CJ-4 / SM , pedir para o mecânico usar o meu óleo percebir que o mesmo não conhecia esse óleo... tem alguen interessado em compartilhar deste assunto?
Edervando
Imperador!
03/03/2013, 08:36
Tenho quase certeza que esse óleo não é recomendado para esse motor...
EDERVANDO
21/03/2013, 22:24
Tenho quase certeza que esse óleo não é recomendado para esse motor...
Baseado em que amigo vc fala assim ? Pesquisa sobre esse óleo , depois vc posta suas impressões.
Costalonga
21/03/2013, 22:47
Se não me engano óleo CJ-4 é pra motores que usam somente S-50 ou S-10 e tem uma parafernália contra emissão de poluentes.
Se estiver errado me corrijam por favor.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Imperador!
22/03/2013, 06:58
Baseado em que amigo vc fala assim ? Pesquisa sobre esse óleo , depois vc posta suas impressões.
Eu sei que o óleo mineral que a Hilux exige é o 15W40. Eu não sei se ela aceita óleo sintético, nem se a viscosidade correta do óleo recomendado é 5w40.
Abs!
Se não me engano óleo CJ-4 é pra motores que usam somente S-50 ou S-10 e tem uma parafernália contra emissão de poluentes.
Se estiver errado me corrijam por favor.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Pode usar CJ-4 normalmente em veículos antigos desde que o óleo tenha TBN igual ou acima de 10 pra diesel até 500ppm de enxofre, pra uso constante de diesel de 1800ppm de enxofre por exemplo, tem de revisar o periodo de troca, quer dizer trocar antes...
Eu sei que o óleo mineral que a Hilux exige é o 15W40. Eu não sei se ela aceita óleo sintético, nem se a viscosidade correta do óleo recomendado é 5w40.
Abs!
Depende da Hilux amigo, antes de 2006 (modelo antigo) óleo 15W40, depois de 2006 (modelo novo) óleo 10W40 e essas novas 2012 (171cv) me parece que é o 5W40 (ainda a confirmar).
Fabio HDJ
08/06/2013, 00:16
Qual ?, é sério mesmo essa pergunta?
o couro já comeu feio aqui no fórum por causa dessa pergunta...
mas vamos lá...
Utilizo qualquer óleo semi sintético 10W40 com especificação B3 ou B4
ou 5w40 sintético B3 ou B4
(shell, texaco/chevron, motul, castrol, elf)
porque?
Porque motor de pickup, não é motor de caminhão, só isso
como sei que vão me perguntar, vou logo respondendo...
há 12 anos, desde meu primeiro Diesel, JPX, Hillux, L200, L300, Pajero full
A L300 foi vendida com 880mil km hoje está com 900 e bolinha...
abs.
Mtportilho
28/10/2015, 00:39
Olá amigos , ainda sobre oleo eu estava usando o lubrax 15w40 na minha ranger ngd 2007, porem com o tempo o consumo de oleo aumentou chegando a 1 litro a cada 1.000km porem ela nao perdeu força solta pouca fumaca no escape normal para 1 carro a diesel solta inclusive menos q as novas s10 2.8 lt,ltz etc... Dai fui a 1 novo trocador de oleo e ele me recomendou usar o oleo vigoros da lubrax 25w60 e me garantiu q o consumo ia diminuir drasticamente , e ja rodei aprox uns 500km e ainda nao pecebi o consumo de oleo a vareta esta no mesmo nivel, so rodei em cidade, acham q vou ter problemas com a utilizacao deste oleo ? Ele e recomendado pra motores ja cansados minha ranger ta com 150 mil km e creio q ela teve problemas com a caixa do filtro de ar pois estava quebrada quando comprei e tive q substituir, so percebi apos algumas centenas de km rodado!
Obrigado e aguardo alguma posicao de vcs !
Edintruder
28/10/2015, 08:46
Portilho, o cara te deu um lubrificante mais viscoso para reduzir a queima dele, porém a turbina, tensores da corrente de comando e tuchos hidráulicos não recebem lubrificação com a fluidez que deveria. Um óleo mais viscoso tende a lubrificar muito menos que um óleo mais flúido, sem dizer que a dissipação de temperatura também altera muito, fazendo o motor trabalhar mais quente. Óleo somente o recomendado pelo fabricante. Nunca se troca.
Já matasses a charada da tua Ranger, com certeza está com anéis e cilindros riscados por poeira e areia. Vais ter que trocar camisas e anéis. Entenda que o prejuízo poderá ser muito maior usando o óleo errado do que fazer o serviço corretamente.
Infelizmente vais ter que abrir um motor novo que ainda poderia rodar 500.000, somente por falta de zelo do antigo proprietário.
Duas opções, faz o serviço ou passa adiante e dá um desconto para o comprador.
Sigma4x4
28/10/2015, 19:45
Quem precisar de ajuda com óleo estamos a disposição, temos parceria e somos revenda autorizada Móbil e é claro somos treinados pela Móbil.
Mas a ajuda vale para qualquer marca rs.
Como corretamente afirmou o Edintruder, óleo sempre o indicado pelo manual do veiculo.
Tão importante quanto a viscosidade é o tipo do óleo, se ele é mineral, sintético ou semi sintético.
E atenção para os semi-sintéticos que é simplesmente uma mistura do mineral com o sintético. E onde temos um problema com a legislação no Brasil que aceita qualquer % de óleo sintético na mistura com o mineral para se poder chamar o óleo de semi-sintético. Marcas conceituadas como a Móbil só classificam seu óleo como semi-sintético se mais de 50% do óleo for sintético.
Outras marcas tem óleos semi-sintéticos aparentemente similares mas com boa diferença de preço, justamente porque tem uma boa diferença da quantidade de óleo sintético que contem.
Uma dica é procurar por outras aprovações do óleo.
Por exemplo um tipo de óleo semi-sintético da Móbil tem aprovação da VW chamada 501.01, qualquer outra marca que tenha essa aprovação também vai ser um bom óleo semi-sintético.
Já o óleo Móbil Super 5W40 3000 X1 sintético tem a aprovação VW 502.00, mas já tive um Golf aqui na oficina que exigia um óleo sintético mas com a aprovação VW maior, ai teve que ser um Móbil 1 ESP Formula, importado e bem mais caro mas que atende além da 502.00 as 503.00 e 01 506.00 e 01 e 507.00 (além das 504.00 e 505.00 que são se não me engano aprovações de motores diesel). Então tem mais coisas para se ater que simplesmente a viscosidade e o tipo de óleo para não ter prejuízo futuros.
Xamã do Brasil
29/10/2015, 20:31
:D Prezados,
estou usando este óleo aqui, nos motores dos meus carros:
515377
O Ursa Ultra LE é 10W - 30, API - CJ4. Achei bom para os motores, em termos de economia de combustível, dado o grau quente no padrão 30 e, por outro lado, achei um óleo moderno, por prevenir bem a formação de depósitos nas canaletas dos anéis dos pistões, dada a classificação CJ-4. Tem maior poder de detergência e de proteção contra desgastes...
Não ouço tucho batendo pela manhã e, no Ssangyong, fica mais óbvio um funcionamento mais "solto" do motor. Não sei se é impressão, mas me pareceu nítido quando saí do óleo de grau 10W-40.
Obviamente que só estou usando o diesel S-10. Para diesel S-500 e S-1800, os prazos de troca necessariamente terão de ser revistos.
Um abraço a todos,
Xamã do Brasil :concordo:
Edintruder
30/10/2015, 09:02
Xamã, se o manual manda usar o 10w40 tens é bom manter o 10w40. Trocar por conta é muito complicado pois existem particularidades no projeto e linhas de lubrificação que não consideramos por desconhecer. Um exemplo, o motor Fire usa 10w40, porém o Fire evo usa o 5w30 por conta do variador de comando de válvulas. Se trocar o óleo pelo 10w40 o variador não funciona direito e causam alguns problemas de funcionamento no motor. Então trocar de API de lubrificante por preço ou porque alguém disse pra fazer é algo que deve ser evitado.
Xamã do Brasil
30/10/2015, 18:46
Xamã, se o manual manda usar o 10w40 tens é bom manter o 10w40. Trocar por conta é muito complicado pois existem particularidades no projeto e linhas de lubrificação que não consideramos por desconhecer. Um exemplo, o motor Fire usa 10w40, porém o Fire evo usa o 5w30 por conta do variador de comando de válvulas. Se trocar o óleo pelo 10w40 o variador não funciona direito e causam alguns problemas de funcionamento no motor. Então trocar de API de lubrificante por preço ou porque alguém disse pra fazer é algo que deve ser evitado.
:D Prezado Edintruder,
o manual dos dois veículos que possuo prescreve óleos 15W - 40, com padrão API muito defasado...
A alteração no padrão API para níveis mais avançados não interfere em nada o funcionamento dos motores. Muito pelo contrário, aliás. É uma opção indicada até pelos fabricantes, haja vista os avanços na proteção contra cisalhamento e detergência dos novos lubrificantes. Obviamente que deve ser acompanhada pelo uso de diesel com menores teores de enxofre...
Entendo sua observação no que concerne à viscosidade dos lubrificantes.
Não queria adentrar na discussão do motor Fire, mas fui moderador da antiga comunidade "Motor Fire", do Orkut, e os temas sobre lubrificação eram vários e as discussões eram muito calorosas.
Lembro-me bem que utilizava, há muito, lubrificante 5W - 30, com API SM, no meu velho e saudoso Siena 1.0 Fire, quando a fábrica ainda aconselhava a utilização de um lubrificante 15W - 40, com padrão API "SL" (já defasado), nos motores da linha. Nas manutenções que realizava, sempre seguindo período de troca de óleo a cada 7.500 kms, encontrava um cabeçote límpido e bronzinas perfeitas, em um motor que rodou mais de 110.000 quilÔmetros em minhas mãos. À época, eu já recomendava que não fossem seguidos os períodos de troca de 20.000 kms (linhas 2000, 2001 e 2002) e de 15.000 kms (linha 2003 até 2007), respectivamente, adotados pelo fabricante e explicava aos integrantes da comunidade que a pouca capacidade do cárter dos Siena e Pálio (apenas 2,7 litros de óleo, já com a troca do pequenino filtro), associada à temperatura de trabalho muito alta e aos intervalos de troca demasiadamente longos, eram as causas principais da formação de borra nestes motores e do posterior travamento e inutilização dos mesmos.
Nos Fire EVO, mesmo a utilização de óleo 5w-30 não livrou os motores de falhas intermitentes de funcionamento, por conta da adoção de um variador de fase que atua em apenas um comando de válvulas e acabou, por consequência, por alterar também o diagrama de abertura e fechamento das válvulas de escape... Quem passou por experiências com telecarregamento de central e alteração das especificações de funcionamento da solenóide que controla a válvula responsável pelo mecanismo variador de fase sabe do que estou falando.
Mas vamos lá, pois o tema é bom... Gosto muito desse espaço aqui.:computador:
Alterei as especificações de viscosidade dos motores não por conta própria, mas por ter verificado que a utilização de óleos 5W - 30, 5W - 40, 10W - 30 e 10W - 40 é muito comum nos dois motores que utilizo nas minhas viaturas, quando em países europeus (caso da Kyron) e quando do funcionamento nos invernos russos (caso da Plutus, que lá é fabricada como "Derways"), quando a redução da viscosidade tem a função precípua de melhorar a vazão de lubrificante mesmo sob condições de frio intenso e de viscosidade comprometida.
O problema é que insistimos, no Brasil, em relacionar a temperatura ambiente com a viscosidade do lubrificante. Vide as posturas antigas das montadoras do grupo PSA (Peugeot e Citroen), que insistiam em utilizar nos motores EW10-A (2.0 16v), óleos com viscosidade 15W - 50 e, depois, em 2012, passaram a adotar nos motores, sem que estes sofressem qualquer alteração de projeto, óleos de viscosidade 10W - 40. A Nissan utilizava, para pavor dos proprietários dos Sentra, óleos minerais 15W - 50, nos modernos motores MR20DE e, hoje, utiliza também os 10W - 40...
Já pensa em reduzir, a exemplo do que a Honda fez, a viscosidade para 0W - 20, como forma de melhorar o resfriamento dos blocos e partes móveis e reduzir consumo. Quando o óleo mineral, de viscosidade 15W - 50, era utilizado nos MR20DE, choviam reclamações de problemas com batidas de tucho e de desgastes prematuros em mancais de comando de válvulas, o que forçou a alteração das especificações em meados de 2013.
Olha que coisa!
Ao adotar um moderno óleo da Texaco, com classificação API - CJ4, mas com viscosidade 10W - 30, fiz o seguinte: Melhorei a vazão de óleo para as partes altas do motor nos momentos das partidas a frio. E aumentei a vazão do lubrificante também nos regimes de temperatura mais alta, como forma de aumentar as trocas térmicas do lubrificante com o meio ambiente, sem que isto significasse sobrecarga para a bomba de óleo e para os retentores dos motores. Sei que o amigo pode estar pensando que aumentei o desgaste dos motores, por conta de uma menor capacidade de "amortecimento", de compressibilidade, de um óleo de viscosidade quente no padrão 30, mas isto já teria se revelado por conta de ruídos internos e batidas secas de bielas, o que não ocorreu nos dois motores, que ainda são muito novos.
Não adotaria o óleo que adotei nos dois motores, caso os mesmos já tivessem rodado muito com um óleo 15W - 40, por exemplo.
Vou seguir adiante.
Tanto o motor do Kyron como o CA4DC2 10E3 da Plutus não "sentiram" a troca.
Vou seguir adiante. Tenho preferido, em meus veículos, seguir pelo caminho das viscosidades mais baixas, mas com moderação. Sempre entendi que, em motores modernos, do ciclo diesel, era um crime insistir em óleos de viscosidade 15W - 40, com API defasado, nos padrões CF, CG ou CH, quando os EUA já estavam cansados com o padrão CJ-4 e óleos nos padrões 5W-30, 5W - 40 e 10W - 40 para os motores turboalimentados mais recentes.
Vamos ver no que dá.
Um abraço grande, meu amigo,
Edintruder
30/10/2015, 23:56
Muito boa a explicação. A adoção de óleos menos viscosos é algo bem comum, não só em motores, mas também nas transmissões, com um melhor grau de penetração, fluidez, escoamento, troca térmica e por consequência a melhora na lubrificação. O problema de motores é que quando reduz a viscosidade, se reduz a pressão de trabalho do lubrificante. Na caso do filme de proteção não é o problema, porém tuchos hidráulicos costumam dar problemas com a redução da viscosidade pois aumenta o escoamento do fluído. Um caso comum é no motor NGD-e que começa a perder pressão e a corrente de comando costuma ficar batendo. Esse tipo de situação é correspondente direto pela alteração do lubrificante, por isso eu digo que seguir o manual é sempre o ideal. Se antigamente um motor durava 300.000km com um lubrificante comum, gastar com lubrificantes mais caros para aumentar cerca de 50.000km a mais na sua vida útil acaba sendo um contra-senso. É o mesmo caso de usar aditivos caros nos motores. Se existir algum benefício será na mão do próximo proprietário.
Eu somente uso óleo mineral mais barato, não me apegando muito por marcas. Se eu tiver a opção do Lubrax, eu sempre opto pro ele. Mas o que importa é fazer a troca no período correto, e não propriamente colocar essa ou aquela marca assim como colocar fluídos diferentes e na maioria das vezes mais caros.
eu só optaria pelo óleo sintético se ele durasse proporcionalmente na diferença de valor, como isso não é dessa forma, é preferível colocar um óleo mineral e trocar a cada 5.000km do que colocar um sintético que custa 4x mas caro porém dura apenas o dobro da kilometragem.
Infelizmente nos cursos que já fiz, existe um merchandising exacerbado que foge da lógica, com desculpas mirabolantes para todo tipo de situação adversa. O meu primeiro carro foi um Monza 87 2.0 álcool que vendi com 385.000 e motor standard. Fiz cabeçote e estava começando a cheirar a óleo queimado, porém ainda passaria dos 400.000km facilmente. O motor meu que menos durou sempre utilizei o Castro Magnatec, com um valor absurdamente caro, porém seguindo a recomendação do lubrificante. O motor durou metade do que eu esperava dele. Então, óleo caro de marca cara eu passo longe. A prática é bem diferente da teoria...
Então, se na década de 80 e 90 com o péssimo controle de qualidade dos lubrificantes os motores duravam tranquilamente 300 a 400.000km, hoje não tem porque usar lubrificantes muito caros para ter o mesmo resultado. O que ocorre é que os motores trabalham mais próximos do seu limite de tolerância de projeto, e isso é previsto na época que o manual foi escrito, sendo assim, não tem porque mudar para um lubrificante teoricamente melhor mas verdadeiramente mais caro se o resultado final será o mesmo ou quem colherá algum benefício será o próximo proprietário. Atualmente troco de carro antes dos 200.000km, com revisão esmerada e pontual feia por mim mesmo pois não confio nos mecânicos atuais. Exceto pela minha F1000 e meu Escort que já estão além dos 300.000km, vendi um Santana 1.8Mi com 345.000km e o meu Monza 87. Fora disso, todos os outros passei na casa dos 150.000km. Como eu disse, nunca usei nenhum tipo de aditivo, nunca usei óleo diferente do recomendado pelo fabricante e nunca usei marca cara. Sempre busquei a promoção ou o mais barato, e quando não tinha esse tipo de opção eu ia pelo lubrax por ser um óleo bom e barato.
Como eu disse, não adianta colocar óleo bom e caro e estender kilometragem assim como não adianta colocar óleo muito mais caro se respeitar a kilometragem da troca.
Xamã do Brasil
31/10/2015, 09:32
:grin: Nobre Edintruder (o amigo possui uma Suzuki Intruder?),
entendi o teu ponto de vista.
De fato, não há erro em seguir o manual.
Trata-se de indicação básica, muitas vezes orientada mais pela disponibilidade do produto no país em que o veículo é comercializado ou, até mesmo (acho que, hoje, deixou de ser exceção... :shock:), por contratos milionários entre os fabricantes e as petrolíferas.
Mas é obvio que se pode obter mais.
E não falo de um aumento de 50.000 kms em uma máquina que ia durar 300.000 kms...
Vejamos: Um óleo 15W - 40, com padrão API de nível "CI-4" atende perfeitamente boa parte da frota diesel existente no Brasil atual.
Os óleos existentes no mercado, com esta configuração, no geral são bons e baratos.
Os motores mais modernos, já equipados com EGR, sondas nos catalisadores, e que atendem aos padrões EURO IV e EURO V, já necessitam de óleos com maior nível de aditivação e, em regra, com viscosidades mais baixas. O aumento das rotações máximas dos diesel e das temperaturas finais de trabalho, ao redor das câmaras de combustão, são fatores que influenciam muito nas opções por viscosidades mais baixas, haja vista a necessidade de fluxos cada vez maiores de lubrificante e de trocas térmicas mais constantes, mais velozes.
Isto, sem falar na aditivação! Altera-se o padrão de acidez produzido pela combustão, muda-se completamente a aditivação...
No meu caso, compro lubrificante em embalagem de 20 litros, em distribuidora. Os descontos são bons e o uso de lubrificantes mais modernos, sinceramente, não pesa no custo final da utilização dos veículos, pois a diferença é pouca.
Quanto à diferença de pressão, vou discordar. Não há queda de pressão no sistema, mas sim aumento de vazão quando a viscosidade é diminuída, haja vista a bomba de óleo não trabalhar com menor ou maior pressão do que a estabelecida pelo fabricante originalmente.
O que se faz, ao reduzir a viscosidade, é facilitar a circulação do óleo, em volumes maiores, dentro de um sistema que manterá a mesma pressão de óleo. Sobre isto, vale lembrar que a densidade dos lubrificantes, sejam eles 15W - 40 ou 5W - 30, continuará, em regra, a mesma (em torno de 0,8 g/cm³). Daí eu ter optado por alterar o padrão de viscosidade, fora o fato dos motores dos meus carros, no exterior, já trabalharem com as especificações que adotei sem quaisquer problemas, como expliquei no post anterior.
Se o amigo, no entanto, quis dizer que a pressão do óleo cai em motores já com muito uso, a observação é correta. Mas tal fato não ocorre por conta da simples redução de viscosidade do óleo, e sim por conta das folgas internas maiores que o motor já possui e que o óleo não consegue preencher adequadamente.
O que ocorre nos NGD-e, em regra, quando há redução da viscosidade dos lubrificantes utilizados, é exatamente o fato dessa redução ocorrer quando o motor já teve assentados anéis de cilindro e outras partes móveis em utilizando óleo de viscosidade maior, como 15W - 40, por exemplo.
Aí, reduzir a viscosidade é simplesmente dizer o seguinte: "Quero que o motor consuma mais óleo, pois o óleo menos viscoso vai penetrar pelas folgas, antes preenchidas por um óleo mais viscoso, e vai baixar mais rápido...".
O consumo de lubrificante aumenta, há descarregamento de tuchos mais fácil, aumento de pressão positiva no cárter e por aí vai.
Digo isto porque quem rodou com motor à gasolina, à época que dominavam o mercado os óleos 20W - 50, e passou para os 10W - 40, viu o consumo de óleo dos motores aumentar assustadoramente. Até hoje acontece, no caso dos Nissan que usaram óleos 15W - 50 nos motores MR18DE e MR20DE, do consumo de óleo aumentar bastante quando passam a ser utilizados óleos de viscosidade mais baixa, do tipo 5W - 30 ou 10W - 40.
Digo e repito: O uso de óleos de baixa viscosidade é indicado para motores novos, sem folgas além das prescritas, em que as peças ainda estão se assentando. Aí, é vantajoso e pode-se adotar o lubrificante por muita quilometragem!
Se tivesse uma Hillux diesel nova, por exemplo, usaria tranquilamente um óleo 5W - 30 ou 0W - 30, API CJ-4, no motor da mesma, sabendo que não haveria quaisquer problemas com a durabilidade da máquina.
No teu caso, manteria de fato o que foi prescrito pelo fabricante, eis que o assentamento ocorreu com uso do óleo padrão. Mudar, hoje, de especificação, seria com certeza problemático.
Sobre a questão da quilometragem de troca, não é o uso de um óleo considerado "melhor" que a altera.
O uso de óleos mais caros, com padrão API maior, é um investimento na durabilidade do motor, que trabalha mais livre de impurezas e com maior proteção contra desgastes, mas que não prolonga prazos de troca estabelecidos pelo fabricante.
Exemplo disso é que uso, no sistema de direção hidráulica da Plutus, um fluido de classificação DEXRON VI, utilizado nas caixas de câmbio automáticos mais modernos.
Pergunto: A direção estaria bem servida por um fluido DEXRON III novo em folha?
Claro que estaria. Mas vá o amigo checar as enormes diferenças de desempenho entre os fluidos e notará que o DEXRON VI tende a causar muito menos desgaste aos componentes internos da caixa de direção... Daí a razão da escolha, que não foi baseada em custos (o DEXRON VI custa mais que o dobro dos DEXRON III encontrados no mercado...), mas na longevidade do sistema, que continuará a ser drenado a cada dois anos de uso.
Acho que é isto.
Meu caro, a gente gosta de escrever, hein!?!
Um abraço grande,
Edintruder
31/10/2015, 19:06
kkkk Caríssimo Xamã, sim eu tinha uma Intuder 250, autora do meu nick, e inclusive não chegou ao 50.000km usando o óleo Castrol Magnatec 10w40. Motor que passa dos 100.000. Foi a minha última experiência com óleos da Castrol. Hoje no 207 da minha esposa uso semi-sintético, porem como ela usa 90% do tempo em rodovias, estico a troca nos 10.000km pois é uso leve, sem muitas variações de temperatura e sem pegar trânsito pesado. Sigo a linha do mais barato também. rsrsrsr
Sobre a pressão, os colegas das F1000 (no Whatsapp), apontaram diferenças de leitura do painel na pressão do Top Turbo para o Extra Turbo após a troca do óleo. Ambos da Lubrax e com mesma viscosidade 15W40, porém com algumas características diferentes. O Top turbo mantém uma pressão mais baixa que o Extra turbo. Não cheguei a pesquisar para verificar as diferenças entre os dois.
Me diz uma coisa, como é a Plutus de peças? É uma picape que está com excelente preço de revenda no mercado de usados, encontrando na casa dos 45.000,00. Me conta um pouco sobre ela, como ela anda, manutenção, etc! Dei uma lida no tópico da Plutus mas tem muito bate-papo superficial, sem nenhuma postura mais aprofundada ou concreta...
Como eu moro perto do Uruguai, eu ainda tenho aonde buscar algumas peças que não encontre no Brasil. Tem muitas delas rodando no Uruguai.
Xamã do Brasil
31/10/2015, 22:07
kkkk Caríssimo Xamã, sim eu tinha uma Intuder 250, autora do meu nick, e inclusive não chegou ao 50.000km usando o óleo Castrol Magnatec 10w40. Motor que passa dos 100.000. Foi a minha última experiência com óleos da Castrol. Hoje no 207 da minha esposa uso semi-sintético, porem como ela usa 90% do tempo em rodovias, estico a troca nos 10.000km pois é uso leve, sem muitas variações de temperatura e sem pegar trânsito pesado. Sigo a linha do mais barato também. rsrsrsr
Sobre a pressão, os colegas das F1000 (no Whatsapp), apontaram diferenças de leitura do painel na pressão do Top Turbo para o Extra Turbo após a troca do óleo. Ambos da Lubrax e com mesma viscosidade 15W40, porém com algumas características diferentes. O Top turbo mantém uma pressão mais baixa que o Extra turbo. Não cheguei a pesquisar para verificar as diferenças entre os dois.
Me diz uma coisa, como é a Plutus de peças? É uma picape que está com excelente preço de revenda no mercado de usados, encontrando na casa dos 45.000,00. Me conta um pouco sobre ela, como ela anda, manutenção, etc! Dei uma lida no tópico da Plutus mas tem muito bate-papo superficial, sem nenhuma postura mais aprofundada ou concreta...
Como eu moro perto do Uruguai, eu ainda tenho aonde buscar algumas peças que não encontre no Brasil. Tem muitas delas rodando no Uruguai.
:D Nobre Edintruder,
vou te responder sobre a Plutus lá no tópico dela, OK.
Prefiro assim, para não fugir ao tema do lubrificante.
Te aguardo lá... :concordo:
Xamã e Edintruder, parabéns pelo nível de conhecimento e, mesmo discordando um pouco entre si, mantêm o respeito na conversa.
Já li por aí a seguinte frase: "Corrija um sábio e ele será mais sábio; corrija um ignorante e ele será seu inimigo."
Felizmente vocês estão na primeira parte do ditado.
O fórum necessita de mais usuários como vocês.:concordo:
Edintruder
01/11/2015, 11:06
Valeu Xamã! Respondi lá.
Glaicon, eu não discordo em nada que o Xamã falou, eu apenas vou pelo mais barato dentro da manutenção normal e necessária.
Observas quando fores num supermercado grande, que os fluidos mais modernos e menos viscosos são bem mais caros. Eu apenas questionei que se colocar um fluido menos viscoso acaba saindo mais caro que se manter a linha que manda no manual, sem dizer que qualquer benefício alcançado será para o próximo proprietário. Sendo assim eu não acho tão vantajoso pagar mais caro por algo que não beneficiará em curto prazo. PORÉM, fluidos de freios, de DH, transmissão AT e radiador, esses são necessários manter a qualidade melhor pois esses refletem o benefício ou malefício em curto prazo. Um sistema de DH com fluido ruim não dura 100.000km! Vai estourar na tua mão com certeza! Fluido de freio também, item de segurança não se brinca. Sempre troquei os Dot3 por DOT4. No tópico da Plutus ele falou em Dot5. Não vi ainda para vender, mas vou procurar pois em breve revisarei o sistema de freios da minha F1000 e entrará o Dot5 com absoluta certeza.
Mas esses fluidos não saem caros pois troca-se com pouca frequência e permanecem muito tempo no sistema, ao contrário do óleo de motor que sofre contaminação a cada virada de chave e tem vida curta dentro do motor...
Mas concordo com tudo o que o Xamã postou.
Xamã do Brasil
28/11/2015, 22:56
:D Nobre Edintruder,
se for trocar o fluido de freio, opte pelo de especificação DOT 5.1 e não pelo DOT 5, OK!?!
Se aceitar uma humilde indicação, pesquise pelo blog do Xamã do Brasil na internet e verás a explicação mais detalhada sobre o que estou dizendo.
Não quero fazer publicidade aqui, mas tenho um espaço meu, no qual discorro sobre alguns assuntos...
Ademais, volto a dizer: opte pelo fluido DOT 5.1, não importando muito a marca. Na Plutus e no Ssangyong, usei da Varga (embalagem prata, de 500 ml), ao custo de R$ 22,00, a unidade.
Um abraço grande,
caio-mecer
19/03/2018, 22:14
Pessoal, vou ressuscitar o tópico por causa de uma dúvida. Tenho um renegade diesel 15/16 e por ter inciado um projeto no campo, estou tracionando um reboque uma vez por semana cujo peso, somado o reboque e carga, dá em torno de 1500 kg. Percebi que após começar a usar o carro assim, ele começou a consumir oleo e, consequentemente, baixar o nível na vareta. Comprei um litro do óleo original dele, um Shell Helix APL importado 5w30 ACEA C2, na concessionária a 'baratíssimos' R$ 76/litro e completei. Falando com algumas conhecidos que lidam com mecânica, me recomendaram usar um oleo mais grosso, pois o regime severo poderia estar acelerando a queima do oleo 5w30 que é bem fino, além de que ele tem aplicação mista, Diesel, Gasolina etc, o que já indica que ele não é projetado originalmente para aplicações de uso mais severo. Outro coisa que observo é que, enquanto traciono o reboque carregado, a temperatura do motor fica a 95ºC no medidor eletrônico do painel, embora o marcador (também digital) permaneça sempre no 'meio', indicando temperatura normal de trabalho. Nem preciso dizer que aqui no Nordeste (Piauí), a temperatura ambiente praticamente nunca é inferior a 20ºC e normalmente está acima dos 30ºC. Estive pensando seriamente em, na proxima troca usar um 5W40 sintético, que é mais viscoso em temperatura de trabalho, ou até mesmo usar o tradicional 15w40, que é usado em caminhões, como o Top turbo, Ursa, Mobil Delvac etc. Mas lendo outros tópicos, vi que existem óleos premium para veículos pesados em uso severo com viscosidade 5w30, que no caso seriam os Mobil Delvac 1 LE e o Lubrax Extremo HD, ambos destinados a caminhões pesados, mas na mesma viscosidade indicado no manuel que é o 5w30. Fiquei na dúvida se o fato desses óleos serem destinados a veículos pesados em condições severas os tornariam mais resistentes por conta de alguma aditivação extra ou algo do tipo, ainda que sejam SAE 5w30, e se isso poderia reduzir o consumo de óleo em condições de uso mais severas?? Ou se o fato de eu mudar a viscosidade para um maior, tipo 5w40 ou 15w40, poderia prejudicar o motor do meu Renegade? O filtro DPF nem me importo muito, pois no meio do ano eu vou mandar remove-lo mesmo e desabilitar o módulo para sua leitura. Minha preocupação é maior com o motor em si.
Fred Miranda
19/03/2018, 23:50
Sobre óleo lubrificante, isso é tema bem complexo.
Eu não sou especialista nem engenheiro para entender profundamente o assunto.
Atualmente tenho uma S10 200 cv e no manual diz pra usar o 5w30 trocando com 10 mil km ou 15w40 trocando com 5 mil km. Acho uma diferença muito grande. Já usei o 5w30 original Dexos 2, já usei o Lubrax Top Turbo 15w40, e atualmente estou usando o 10w40 Mobil Delvac sintético.
O que percebi é que com óleos 40 o motor gasta menos óleo lubrificante e o motor fica um pouquinho mais silencioso, porém com o Top Turbo 15w40, por ser a viscosidade 15 de partida à frio, ouve-se barulho dos tuchos hidráulicos demorando pra encher. Com o 5w30 é o que menos faz barulho nos tuchos durante a partida. Com o 10w40 ainda demora um pouquinho mais comparando com o 5w30.
Gostaria de experimentar o 5w40, mas é muito caro. Não compensa.
caio-mecer
20/03/2018, 07:12
Tb não sou especialista amigo e estou muito propenso a usar o top turbo 15w40. No meu trabalho, trabalhamos com S 10 diesel há vários anos. Atualmente estamos com uma LT 2014 com mais de 140 mil km rodados e ele veio com óleo 5w30, mas de lá pra cá só usou 15w40, pois o carro é de locadora e eu sou quem levo pra trocar o óleo. Sem problemas até o momento. Usamos em regime severo, com várias parados durante o dia e muito, mas muita estrada de chão, pois é uma VTR de polícia, ou seja, uso bem severo mesmo. Por isso penso em usar o 15w40 no meu renegade, e trocar a cada 5 mil km junto com todos os filtros. Atualmente o Shell Helix 5w30 que é recomendado éla fábrica e usado nas concessionárias é importado e muito, mas muito caro. E é homologado para carros a diesel leves, gasolina e GNV. Mas parece que resistência não é o foco dele, apensar da montadora recomendar a troca a cada 12 meses ou 20 mil km. Se for em uso severo, como o meu caso, trocar na metade do prazo ou quilometragem. Tb estou pensando em usar o Mobil Delvac 1 LE ou o Lubrax Extremo HD, ambos 5w30 e para caminhões, mas só vendem em galão de 20 l e o preço é bem salgado tb, em torno de R$ 700 o lubrax e 850 o mobil. Em comparação, o galão de 20 do top turbo sai por R$ 200 já com homologação CJ-4. Acho esses 5w30 muito mais voltados para uso em automóveis de passeio a gasolina, do que para veículos em uso severo, tanto que uma distribuidora aqui que estavam usando 5w30 nas Hyundai HR, mudou de oleo, pois baixava bem rápido. A única vantagem é que por ser mais fino, ele apresentava menos resistência e gerava economia de combustível, mas bem discreta. Não mais que 2 %. A verdade é que é um tema complico mesmo e com essas mudanças recentes eu acabo ficando na dúvida.
Fred Miranda
20/03/2018, 07:33
Então Caio, se for analisar cada ponto da especificação dos óleos, o Top Turbo é mineral.
Os motores diesel atuais mais se parecem com motores à gasolina, são bem silenciosos, ou seja, apresentam poucas folgas nas peças móveis. Com isso as montadoras recomendam óleos finos tipo o 5w30.
Agora a recomendação da Fiat para trocar óleo com 20 mil km é loucura. Há vários canais no Youtube que testa óleo depois de um certo km, e sempre os óleos perdem suas propriedades com bem menos da metade dessa km.
Eu acho que em substituição ao 5w30 no máximo um 10w40. O maior problemas dos motores diesel atuais não é o tipo de óleo e sim os agregados do motor, como DPF e EGR. Isso sim é uma bomba. A EGR carboniza todo o sistema de admissão do motor, suja o sensor MAP. O filtro DPF entope quando se anda mais em centros urbanos, e a central coloca o motor em modo de emergência tirando muita potência.
Se eu comprasse um veículo à diesel novo hoje, a primeira coisa que faria seria eliminar a EGR e DPF via reprogramação.
caio-mecer
20/03/2018, 18:36
Então Caio, se for analisar cada ponto da especificação dos óleos, o Top Turbo é mineral.
Os motores diesel atuais mais se parecem com motores à gasolina, são bem silenciosos, ou seja, apresentam poucas folgas nas peças móveis. Com isso as montadoras recomendam óleos finos tipo o 5w30.
Agora a recomendação da Fiat para trocar óleo com 20 mil km é loucura. Há vários canais no Youtube que testa óleo depois de um certo km, e sempre os óleos perdem suas propriedades com bem menos da metade dessa km.
Eu acho que em substituição ao 5w30 no máximo um 10w40. O maior problemas dos motores diesel atuais não é o tipo de óleo e sim os agregados do motor, como DPF e EGR. Isso sim é uma bomba. A EGR carboniza todo o sistema de admissão do motor, suja o sensor MAP. O filtro DPF entope quando se anda mais em centros urbanos, e a central coloca o motor em modo de emergência tirando muita potência.
Se eu comprasse um veículo à diesel novo hoje, a primeira coisa que faria seria eliminar a EGR e DPF via reprogramação.
Exatamente, são essas duas porcarias que dão mais problemas. Mas no meio do ano, estarei fazendo a remoção do DPF. Até já comentei acima. O ERG me deu vontade, mas acredito que não vou remove-la. Mas o DPF já é certo, até já estou em contato com um dono de Troller que removeu o DPF com o pessoal da SFI Chips, cuja filial mais próxima de mim fica em São Luiz - MA. Eles retiram fisicamente o DPF e alteram o módulo para "esquece-lo". Muitos conhecidos que tem Frontier e Amarok pós-2012 mandam retirar. Essas duas são as que mais dão problemas nesses sistemas. Eu mesmo já cheguei a ver um sistema de Frontier retirado para limpeza e tava muito, mas muito carbonizado.
Fred Miranda
20/03/2018, 20:22
Amigo eu tive uma Frontier 2013 e isolei a EGR, porém não tinha dado nenhum problema, apenas para não sujar a admissão e cabeçote.
Vendi a Frontier é comprei uma S10 2014 com 46 mil km e está deu pau na EGR. Acendeu luz. Após isso isolei a EGR com uma chapinha e como a luz continuava acesa, reprogramei a central com o pessoal da SFI.
O bom da S10 é que não tem DPF e agora não tem EGR.
caio-mecer
20/03/2018, 21:14
Amigo eu tive uma Frontier 2013 e isolei a EGR, porém não tinha dado nenhum problema, apenas para não sujar a admissão e cabeçote.
Vendi a Frontier é comprei uma S10 2014 com 46 mil km e está deu pau na EGR. Acendeu luz. Após isso isolei a EGR com uma chapinha e como a luz continuava acesa, reprogramei a central com o pessoal da SFI.
O bom da S10 é que não tem DPF e agora não tem EGR.
Realmente ela não tem DPF mesmo. As que usamos aqui, quando da manutenção, o mecânico me repassou esse detalhe. Parece que as Hilux tb não tem. Quanto te cobraram para reprogramar a central e esquecer o EGR?? Pergunto isso pq o sistema é uma válvula, logo, acredito que se ele for programado para trabalhar sempre em off, não precisaria de outra alteração física, já que a válvula permaneceria sempre fechada e o jamais iria passar gases para o sistema de admissão. Dependendo do preço que eles cobrem para remover o DPF, poderia deletar o EGR logo também. Para remover o DPF ouvi dizer que é bem rápido, cerca de 20 min na parte de reprogramação e mais uns 40 min a 1 hora para remover fisicamente o filtro.
Fred Miranda
20/03/2018, 21:35
Realmente ela não tem DPF mesmo. As que usamos aqui, quando da manutenção, o mecânico me repassou esse detalhe. Parece que as Hilux tb não tem. Quanto te cobraram para reprogramar a central e esquecer o EGR?? Pergunto isso pq o sistema é uma válvula, logo, acredito que se ele for programado para trabalhar sempre em off, não precisaria de outra alteração física, já que a válvula permaneceria sempre fechada e o jamais iria passar gases para o sistema de admissão. Dependendo do preço que eles cobrem para remover o DPF, poderia deletar o EGR logo também. Para remover o DPF ouvi dizer que é bem rápido, cerca de 20 min na parte de reprogramação e mais uns 40 min a 1 hora para remover fisicamente o filtro.
Me passe seu contato de whatsapp ou email para te explicar.
caio-mecer
22/03/2018, 20:20
Me passe seu contato de whatsapp ou email para te explicar.
caio.mecer@yahoo.com
Brunospf
07/05/2018, 00:48
Eu tenho uma L200 2015, 3.2 diesel. Comecei usando o lubrax advento 4x4, 10w30, api cj4, semi sintetico. Isso até uns 39 mil. Depois disso fui fazer uma viagem grande pela America do Sul e optei usar oleos minerais 15w40, api ci4, minerais, com trocas em 5 mil km, porque esse tipo de lubrificante é mais fácil de achar em qq lugar. Já usei Mobil MX, Ipiranga AP e YPF XV 300, sendo esse último o melhor dos tres, pois é um API CI4+. Agora a camioneta está com 72 mil e indo muito bem.
sds
Bruno
Fred Miranda
07/05/2018, 06:18
Eu tenho uma L200 2015, 3.2 diesel. Comecei usando o lubrax advento 4x4, 10w30, api cj4, semi sintetico. Isso até uns 39 mil. Depois disso fui fazer uma viagem grande pela America do Sul e optei usar oleos minerais 15w40, api ci4, minerais, com trocas em 5 mil km, porque esse tipo de lubrificante é mais fácil de achar em qq lugar. Já usei Mobil MX, Ipiranga AP e YPF XV 300, sendo esse último o melhor dos tres, pois é um API CI4+. Agora a camioneta está com 72 mil e indo muito bem.
sds
Bruno
Com a mudança de viscosidade, não sentiu diferença no barulho não? Tipo válvulas batendo?
Brunospf
02/06/2018, 18:11
Com a mudança de viscosidade, não sentiu diferença no barulho não? Tipo válvulas batendo?
Olá Fred, senti para melhor. Antes percebia umas batidas no motor usando o 10w30 e agora ele funciona liso como uma beleza.
sds
Bruno
... tenho uma S10 200 cv ... estou usando o 10w40 Mobil Delvac sintético ... percebi é que com óleos 40 o motor gasta menos óleo lubrificante e o motor fica um pouquinho mais silencioso, porém com o Top Turbo 15w40, por ser a viscosidade 15 de partida à frio, ouve-se barulho dos tuchos hidráulicos demorando pra encher ...
... Eu tenho uma L200 2015, 3.2 diesel. Comecei usando o lubrax advento 4x4, 10w30, api cj4, semi sintetico. Isso até uns 39 mil ... optei usar oleos minerais 15w40, api ci4, minerais ... a camioneta está com 72 mil e indo muito bem ...
Olá Fred, senti para melhor. Antes percebia umas batidas no motor usando o 10w30 e agora ele funciona liso como uma beleza ...
Bom dia
Interessante os comentários de vocês, meus caros Fred e Bruno ...
Tem um tópico onde os proprietários reclamam de uma batidinha interna no motor nas L200 Triton a partir do ano 2013, e discutem sobre qual o melhor óleo de motor recomendado para acabar com tais grilos ... segue o “link” ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148109-triton-2013-com-batida-no-motor.html
Lá, no "post" #7 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148109-triton-2013-com-batida-no-motor-1.html#post2410739) tem um comentário de um colega recomendando o 10W30, informando a respeito de uma Triton 2015: "... estava usando óleo 15W40. Quando colocou o óleo correto, 10W30, o problema foi resolvido como mágica" ... mas, após esse post, as reclamações continuaram ... observa-se que teve confrades que até desanimaram de lutar contra tal barulho ... outros, a exemplo do último que lá postou, parece já estar aceitando que isso é "característica do motor" ...
Aqui, em contrapartida ao exposto, parece que nosso prezado amigo Bruno, utilizando esse 15W40, aproximou-se de um bom resultado ...
E há técnicos cujos pensamentos vão ao encontro da posição tomada pelo nosso amigo Bruno, relativamente à utilização de óleo de motor mais viscoso após certa quilometragem de uso ... veja o último parágrafo da matéria do “link” abaixo:
Qual e a diferenca de 10w-40 oleo do carro e 5W-30 oleo? (http://www.carro-carros.com/carros/car-maintenance/general-car-maintenance/132116.html)
“Motores de alta quilometragem
O movimento repetido de cilindros do motor em movimento dentro e fora do bloco do motor pode criar desgaste ao longo do tempo de vida do motor. Como o motor desgasta, o encaixe entre os cilindros e do bloco se torna mais frouxa, o que pode aumentar significativamente o desgaste e diminui a vida útil como o motor desenvolve mais intervalos entre as partes em movimento. Um óleo de motor mais espessa, tal como 10W-40, proporciona mais um lubrificante sólido para compensar o excesso de desgaste dos motores de alta quilometragem. Muitos mecânicos experientes recomendam a mudança para um óleo de motor de alta viscosidade mais tarde na vida útil do motor, a fim de compensar essas imperfeições. "
Caríssimo Bruno ... vá nos mantendo informados sobre o comportamento de sua L200 2015, 3.2 diesel ... estaremos acompanhando com muito interesse ...
Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte.
Coophamat
04/06/2018, 22:04
Eu sempre usei o top turbo 15w40 na ranger, porém ela está com um consumo de óleo elevado. A lubrax desenvolveu o lubrax vigoros 20w50 indicado para motores que consomem óleo, eu tenho vontade de experimentar esse óleo para ver o resultado mas tenho receio por causa dos tensionadores hidráulicos. Meu medo é eles não carregarem devido a viscosidade maior desse óleo.
Eu sempre usei o top turbo 15w40 na ranger, porém ela está com um consumo de óleo elevado ... lubrax vigoros 20w50 indicado para motores que consomem óleo, eu tenho vontade de experimentar esse óleo para ver o resultado mas tenho receio por causa dos tensionadores hidráulicos. Meu medo é eles não carregarem devido a viscosidade maior desse óleo.
Caro amigo Coophamat
Bom dia.
Esse teu receio tem sentido ... há técnicos que não recomendam o "engrossamento" do óleo em veículos mais rodados ... veja o pensamento no "link" abaixo:
Motor acima de 100mil km tem que usar oleo mais grosso??? e review do GTX Alta KM 25W60 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PVbSLuzzx_k)
Quando puder, dê também uma olhada na interessante discussão do "link" abaixo:
Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade? (http://www.portalmercedes.com/t25353-duvida-sobre-oleo-mais-grosso-ou-mais-fino-mito-ou-realidade)
Conforme retro citei em meu comentário anterior, achei interessante o comentário dos colegas acima ... uma coisa que me chamou a atenção foi a experiência do nobre amigo Fred Miranda ... ele passou a utilizar um óleo 10W40, procurando uma menor viscosidade nos momentos de partida a frio onde necessitava de uma lubrificação mais rápida do motor (já que com o 15W depreendi que ele sentiu uma maior demora na lubrificação ao comentar “com o Top Turbo 15w40, por ser a viscosidade 15 de partida à frio, ouve-se barulho dos tuchos hidráulicos demorando pra encher”) ... por outro lado, também procurando uma maior viscosidade nos momentos de motor quente, quando comentou "com óleos 40 o motor gasta menos óleo lubrificante e o motor fica um pouquinho mais silencioso", indo ao encontro do bom resultado conseguido pelo amigo Bruno, também utilizando óleo 40 ... De repente, então, talvez o 10W40 seja uma boa alternativa que atenda ambas as situações (nos momentos de partida a frio e momentos de motor quente) ... ressalte-se que, na tabela de óleos recomendados pela Mitsubishi, esse óleo não consta como o recomendado para a L200 Triton Turbo Diesel 2015, mas, sim, o 10W30 ... veja tabela anexa, extraída no vídeo do "link" abaixo (3m53s) ...
Uma opcao para Mitsubishi 10W30 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=tC5_G2zzzuA&feature=youtu.be&t=232)
Forte abraço.
Fred Miranda
06/06/2018, 09:01
Caríssimo amigo Enasor. Há tempo leio seus comentários aqui no fórum e por sinal muito bem colocados, com muita imparcialidade e respeito à todas opiniões.
Bom a respeito da especificação de óleos lubrificantes, no manual da S10 diz para usar o 5w30 com trocas até 20 mil km em uso normal e 10 mil km uso severo. Contudo também diz poder usar o 15w40 com trocas de 10 mil km uso normal e 5 mil km uso severo.
No meu ponto de vista é uma disparidade muito grande um óleo 5w30 para um 15w40. São viscosidades muito diferentes.
Agora o que mais me intriga é a css Chevrolet aqui de Uberaba que não possui o óleo 5w30 nem para vender. Toda S10 diesel que vai à css fazer revisão sai de lá com óleo 15w40. E o que a gente mais vê aqui na cidade é S10 com mais de 200 mil km usando óleo 15w40 sem apresentar problemas.
Eu prefiro seguir a normativa da fábrica quanto às especificações. Qdo usei o óleo 15w40 percebi que demorava mais para encher os tuchos. Na próxima troca irei utilizar o 5w40.
Coophamat
06/06/2018, 12:31
Essa questão da partida quando o motor frio eu observo que logo que troco o óleo, os tensionadores demoram um pouco mais pra carregar, creio que com o passar do tempo o óleo perde a viscosidade e os tensionadores carregam instantaneamente, isso ocorre 3 mil km depois da troca.
... manual da S10 ... 5w30 ... trocas até 20 mil km em uso normal e 10 mil km uso severo ... 15w40 ... trocas de 10 mil km uso normal e 5 mil km uso severo ... disparidade muito grande um óleo 5w30 para um 15w40. São viscosidades muito diferentes.
... css Chevrolet ... não possui o óleo 5w30 ... Toda S10 diesel que vai à css fazer revisão sai de lá com óleo 15w40 ... na cidade ... S10 com mais de 200 mil km usando óleo 15w40 sem apresentar problemas ... Qdo usei o óleo 15w40 percebi que demorava mais para encher os tuchos. Na próxima troca irei utilizar o 5w40.
Prezado amigo Fred
Boa noite.
Apenas para constar, remeto-lhe aqui alguns “links” para sua apreciação, onde verás a “saga” de vários confrades proprietários de Discovery 4 relativamente a problemas com o motor de tais veículos ...
https://www.reclameaqui.com.br/land-rover-brasil/nao-compre-land-rover-discovery-4-de-cada-10-discorery-4-7-tranca-o-motor-antes-dos-100-000km-o-meu-aconteceu-isto_JXeilo2EK4MxXwHo/
https://www.reclameaqui.com.br/land-rover-brasil/motor-da-discovery-4-fundido-com-27-mil-km_10403396/
https://www.reclameaqui.com.br/land-rover-brasil/segunda-vez-que-bate-o-motor-da-discovery-4_9184208/
https://www.reclameaqui.com.br/land-rover-brasil/motor-parou-discovery-4_14403674/
De qualquer forma, nada nos impede de fazer algumas conjecturas ... o óleo de motor recomendado pela LR para esses veículos é, também, o 5W30 ... porém, como sabemos, o clima lá na Inglaterra (origem do veículo em referência) é frio, comparativamente ao nosso, e lá, no meu humilde entendimento, um óleo pouco viscoso como esse é o ideal objetivando maior rapidez de lubrificação do motor nas partidas a frio ... só que aqui no Brasil o clima é bem diferente de lá, ou seja, mais quente ... Claro que devemos considerar que os problemas de motores aventados nas matérias acima elencadas possam ter surgido em razão dos mais diversos fatores (troca de óleo tardia, utilização de óleos inadequados pelos usuários, combustível de má qualidade, etc., etc., etc.), de forma que não podemos inferir que tais problemas tenham ocorrido em razão de utilização de um óleo inadequado para o clima brasileiro ... além do mais, temos que considerar que há muitas variáveis que levam um fabricante a recomendar determinado óleo, mesmo que à luz de nosso leigo entendimento pareça inadequado ... por isso, penso que enquanto o proprietário não tenha uma convicção muito bem embasada para utilizar óleo diferente do recomendado pelo fabricante, seja de bom alvitre utilizar o especificado no manual do proprietário, inclusive, diminuindo os intervalos de troca se houver alguma dúvida ou insegurança ... Esse negócio de escolher o melhor óleo para nossos veículos, ao mesmo tempo que é complicado (tendo em vista as várias marcas, denominações, especificações, etc.), é interessante (pois, nos remete a pensar e ficarmos mais amadurecidos) e é temerário (pois, se você colocar um óleo diferente do recomendado pela marca, e acontecer um sério dano no motor, com certeza, a marca terá subsídios para “sair pela tangente”, podendo alegar que “o plano de revisão do seu veículo não foi cumprido conforme preconizado em seu manual”, conforme se observa na primeira das matérias acima) ...
Relativamente à sua citação: “o que mais me intriga é a css Chevrolet aqui de Uberaba que não possui o óleo 5w30 nem para vender. Toda S10 diesel que vai à css fazer revisão sai de lá com óleo 15w40” ...Veja, que o seu caso guarda certa semelhança com o meu caso (No meu caso, ainda é pior, pois, tem uma coisa preconizada no manual original, e a css coloca outra no veículo) ... vou reprisar aqui praticamente a mesma coisa que comentei em outro tópico ... Tenho um Pajero Full Diesel 2013/2014, agora com 71.500 kms ... O fluido recomendado pela marca no manual original do veículo é um Castrol SAE 15W40 API CF ... só que a Mit terminou a parceria com a Castrol (Grupo BP - Inglesa), e, para piorar mais ainda, a Castrol descontinuou esse óleo no mercado ... agora, em parceria com a Petrobrás (Brasileira), a Mit está recomendando e colocando em suas oficinas o Lubrax SAE 10W30 API CJ, conforme tabela acima no meu post anterior, só disponibilizado nas css Mit ... Veja que, diferentemente do seu caso, no meu caso a recomendação atual da Mit é por um óleo (10W30) menos viscoso que o preconizado no manual original do veículo (15W40) ... como sabemos, o Pajero Full é um veículo que tem sido muito consumido nos países árabes e, talvez, a Mitsubishi tenha prescrito originariamente um 15W40 baseando-se naquele mercado de clima muito quente (Em Dubai a temperatura chega a 46ºC !!!) ... agora, quem sabe, em razão da nova parceira brasileira, a Mit esteja recomendando o 10W30 tendo em vista ser menos viscoso e mais adaptado ao clima tropical brasileiro, mais ameno ... mas, o fato é que esse 10W30 vem sendo colocado no meu veículo desde que o mesmo era zero km, apesar do manual original, conforme citei, recomendar um mais viscoso (15W40) ... bem ... como o veículo vem funcionando satisfatoriamente com esse 10W30, então, por prudência, continuo fazendo as trocas na css Mit, utilizando tal óleo, ora fornecido e recomendado por ela, seguindo o lema de que "em time que está ganhando não se mexe" ... não só porque o veículo vem funcionando bem com esse óleo, mas, até mesmo porque o preço dele na css está equilibrado com congêneres disponibilizados no mercado ... PORÉM, enquanto isso, vou estudando melhor o assunto, até mesmo para não ficar eternamente refém de css ...
No seu caso, em princípio, achei que o 10W40, inicialmente escolhido por você, estaria num bom termo para o nosso clima ... agora, com o 5W40, mesmo considerando que esse óleo também não esteja especificado no manual de seu veículo, também me parece uma boa opção, senão, vejamos: Por ser um 5W, consegues um fluido com baixa viscosidade nos momentos das partidas a frio proporcionando ainda maior rapidez de lubrificação do motor que um 10W ... e por ser um óleo de boa viscosidade para os momentos de motor quente, fica em conformidade com o que você já citou: "com óleos 40 o motor gasta menos óleo lubrificante e o motor fica um pouquinho mais silencioso" ... e, se for sintético, melhor ainda!! ... se fizeres as trocas mais amiúde, então, melhor ainda!!!! ... portanto, em princípio, não vejo nenhum óbice quanto à utilização desse 5W40 ...
Agora, se o amigo me permite, vai aqui minha humilde opinião sobre o que faria se estivesse no seu lugar: Mesmo considerando a disparidade em termos de viscosidade entre o 5W30 (previsto no manual da S10) e o 15W40 (também previsto no manual da S10), então, com base na sua informação: “Toda S10 diesel que vai à css fazer revisão sai de lá com óleo 15w40. E o que a gente mais vê aqui na cidade é S10 com mais de 200 mil km usando óleo 15w40 sem apresentar problemas”, eu, particularmente, no seu caso, adotaria a postura de “Maria vai com as outras”, pelo seguinte motivo: Considerando que seu motor ainda é novo, então, utilizando tal óleo 15W40 você estaria alinhado com a css e se garantindo com a marca na eventualidade de um infortúnio (mesmo com a possibilidade de recorrer à justiça com pouca possibilidade de ganho pelo fato do veículo estar fora da garantia) e, ao mesmo tempo, com a tranquilidade de que seu motor teria uma longevidade bastante considerável baseando-se nas experiências das outras S10 de sua cidade utilizando tal óleo, bastando seguir as trocas mais amiúde, conforme especificado no manual ... no seu caso, acredito que não valha a pena ficar fazendo experiências, mesmo que bem fundamentadas tecnicamente aos nossos olhos ... MAS, tendo em vista que, relativamente aos tuchos, o barulhinho nos momentos de partida a frio está lhe incomodando e/ou preocupando, e o amigo já se decidiu por mudar para um óleo menos viscoso que o 15W, então, eu, particularmente, continuaria com o 10W40 Mobil Delvac sintético que já estas utilizando, tendo em vista que tal óleo lhe proporcionou melhores resultados que o 15W40 nesses momentos de partida a frio, conforme o amigo já relatou ... e, já que o amigo está saindo da recomendação da css/marca, então, comparativamente ao 5W que pretendes utilizar, acredito que esse óleo 10W tenha uma viscosidade mais compatível com o clima brasileiro (ainda mais para a sua região de clima quente - Triângulo Mineiro) ... acredito que não baste apenas o óleo fluir rapidamente para onde se destina ... há que também ter viscosidade suficiente para deixar impregnado nas peças uma lubricidade mais duradoura e eficiente para que não haja desgaste no atrito entre elas (se for muito "aguado" para o clima ambiental, pode ser que nos momentos de partida a frio isso não aconteça com a mesma eficiência dos mais viscosos) ... daí, minha preferência pelo 10W, em detrimento do 5W, no seu caso em particular ...
Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte.
Nota:
É importante que o amigo saiba que também sou apenas mais um leigo proprietário de um SUV participante desse fórum ... Não tenho conhecimento técnico de funcionamento e lubrificação de partes e peças de motor, turbina, etc., e tenho muito a aprender, razão pela qual peço-lhe relevar alguma besteira provavelmente citada por mim ... portanto, fica, como sempre, as conjecturas de meu humilde comentário submetidas ao crivo dos nobres amigos mais entendidos do fórum para as correções que se fizerem necessárias, pelo que agradeço antecipadamente ...
(Em Dubai a temperatura chega a 46ºC !!!)
Eu acho que sei da onde tiraste esta informação.:mrgreen:
Deixa eu te dizer que chegou a 48ºC.:concordo:
... Em Dubai a temperatura chega a 46ºC !!! ...
Eu acho que sei da onde tiraste esta informação.:mrgreen:
Deixa eu te dizer que chegou a 48ºC.:concordo:
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk ...
Créditos para o caríssimo amigo Glaicon!!!! ... como diria o saudoso Chacrinha: “nada se cria, tudo se copia” ... eu até pensei em colocar assim: “informação do amigo do amigo Glaicon que mora em Dubai” (ficaria esquisito, né??!!!) ... ou remeter para o “post” onde o prezado amigo me passou essa informação ... mas, considerando que já havia feito um verdadeiro “testamento” (Coitado do Fred ... deve estar lendo até hoje, de tão longo!!!) preferi deixar assim mesmo ... rsrsrs ...
Forte abraço.
Fred Miranda
08/06/2018, 11:28
Vapu 48° é de cozinhar o corpo.
Brunospf
15/06/2018, 13:48
Prezado colega, como já havia comentado, tenho uma l200 triton 2015. O motor dela é o 4m41, o mesmo usado na sua full, com exceção de alguns melhoramentos para a sua, como a turbina de geometria variáel e calibração para maior potencia.
Se olharmos o manual da minha triton há na última página dele a indicação de uso do Oleo Lubrax Advento 4x4 10w30 API CJ4 semi sintético. Mas no mesmo manual, na parte interna dele, quando trata das manutenções de troca de oleo, apresenta uma tabela com diversas viscosidades que poderiam ser usadas de acordo com o local de utilização do veículo. Dessa tabela se extai que a viscosidade 15w40 poderia ser usada até em regiões de -15 graus. Assim, entendo que no mesmo manual está autorizado o uso de diversos oleos, inclusive os 15w40 API CI4, que é até superior ao indice de API pedido pelo manual.
E tem um detalhe interessante e que vai ao encontro do que vc comentou. Se pegarmos o manual de uma Triton 2012, por exemplo, o oleo indicado na última página do manual é o 15w40 da Castrol.
Eu penso que esses motores não mudaram muito desde seu lançamento, que já data mais de uma década em uso no Brasil. A mim me parece que a mudança do Castrol 15w40 para o Lubrax 10w30 foi muito mais uma questão de acerto mercadológico entre montadora e fornecedora de oleo. E nesse caso temos até que parabenizar a Mitsubish porque pelo menos eles passaram a usar na linha um óleo melhor do que o anterior (APICJ4 é superior ao Castrol, sem sombra de dúvidas). Mas isso não quer dizer que estaremos descumprimento a normativa constante no manual se continuarmos usando oleos 15w40, até porque em outra parte do manual há autorização para a sua utilização.
No meu caso específico minha camioneta usou o 10w30 lubrax advento 4x4 até os 40 mil km. Nesse período fazia todas as revisões na rede Mit. Depois disso fui fazer uma longa viagem pela América do Sul e decidi que, para ter flexibilidade operacional, deixaria de lado as revisões na rede e passaria a fazer por conta própria. A escolha do óleo para o 15w40 API CI4 ocorreu porque encontramos esse tipo de lubrificante em qq lugar. A minha já usou o Mobil MX, YPF XV 300 e o Ipiranga AP, todos 15w40 com viscosidade 15w40 API CI4, sendo que o que gostei mais foi o YPF XV 300, que é até um CI4+ e usado em altissima km em caminhoes volvo.
Já acionei o meu motor com 15w40 em temperaturas muito frias, abaixo de zero e em altitudes razoáveis (- 6 graus e 4600 metros, no meio de um deserto na Bolivia) e não tive problemas. Hoje estendo essa interpretação que fiz do manual da L200 para os outros oleos usados nos diferenciais, caixa de marchas e de transferencia, sem problemas, vale dizer, uso oleos com especificação recomendada mas sem ser necessariamente o que está na última página do manual.
grande abraço
Bruno
Boa noite ... Obrigado, meu caro Brunospf pelo bom e construtivo "feedback" ... Forte abraço.
Regras gerais para óleo:
Optar por óleos para motor Diesel pois são melhores que Gasolina. Possuem detergência e resistência maior. TBN inicial mais alto.
Optar por óleos de menor viscosidade a frio, 5W ou 0W. Forçam menos o motor de arranque na partida e lubrifica mais rápido as partes.
Optar por óleos sintéticos pois tem maior estabilidade (índice VI) e durabilidade.
Trocar no máximo com 10mil km, independente do que dizem.
Usar filtro de óleo de 3 microns ou melhor.
Classe do óleo. SN, etc, A3, etc, C4, etc, não tem regra geral. E classes mais novas podem danificar o motor sim.
Viscosidade maior/menor (20, 30, 40, etc) não tem regra geral.
Um óleo ótimo, para aqueles que podem usar, são o de especificação 507.00 da VW.
Fred Miranda
16/06/2018, 20:26
Regras gerais para óleo:
Optar por óleos para motor Diesel pois são melhores que Gasolina. Possuem detergência e resistência maior. TBN inicial mais alto.
Optar por óleos de menor viscosidade a frio, 5W ou 0W. Forçam menos o motor de arranque na partida e lubrifica mais rápido as partes.
Optar por óleos sintéticos pois tem maior estabilidade (índice VI) e durabilidade.
Trocar no máximo com 10mil km, independente do que dizem.
Usar filtro de óleo de 3 microns ou melhor.
Classe do óleo. SN, etc, A3, etc, C4, etc, não tem regra geral. E classes mais novas podem danificar o motor sim.
Viscosidade maior/menor (20, 30, 40, etc) não tem regra geral.
Um óleo ótimo, para aqueles que podem usar, são o de especificação 507.00 da VW.
Muito boa suas colocações sobre óleos lubrificantes.
Existe um canal do YouTube, acho que é da Polônia (não tenho certeza), chama-se "Piotr tester", onde usa-se um motor com uma roldana esfregando num metal banhado no óleo testado e mede-se o desgaste desse metal. Os que apresentaram menor desgaste foram os Shell Helix HX8, e os que apresentaram maior desgaste foram os Castrol.
Renatopami
17/06/2018, 13:53
Muito boa suas colocações sobre óleos lubrificantes.
Existe um canal do YouTube, acho que é da Polônia (não tenho certeza), chama-se "Piotr tester", onde usa-se um motor com uma roldana esfregando num metal banhado no óleo testado e mede-se o desgaste desse metal. Os que apresentaram menor desgaste foram os Shell Helix HX8, e os que apresentaram maior desgaste foram os Castrol.
Bom saber....eu uso o Shell Helix HX-8 05W30 sintético na minha Hilux 2006,troco aos 7.500 km,até agora está tudo ok,mas é um óleo para gasolina,etanol e diesel.
Comparando com o óleo que usam na css Toyota,que também usam para carros diesel e flex,o HX-8 é superior por ser sintético e SN(o da Toyota é SM)....enfim,não é um óleo pica das galáxias,mas está acima do que usam na css.
Fred Miranda
17/06/2018, 17:45
Bom saber....eu uso o Shell Helix HX-8 05W30 sintético na minha Hilux 2006,troco aos 7.500 km,até agora está tudo ok,mas é um óleo para gasolina,etanol e diesel.
Comparando com o óleo que usam na css Toyota,que também usam para carros diesel e flex,o HX-8 é superior por ser sintético e SN(o da Toyota é SM)....enfim,não é um óleo pica das galáxias,mas está acima do que usam na css.
Nesta linha de óleos da Shell Helix, existe uma especificação que deve ser mais indicada à sua Hilux, que é o 5w40. Principalmente se vc morar em local muito quente.
Renatopami
18/06/2018, 00:27
Nesta linha de óleos da Shell Helix, existe uma especificação que deve ser mais indicada à sua Hilux, que é o 5w40. Principalmente se vc morar em local muito quente.
Exato....estou me cadastrando numa empresa aqui no Rio,como PJ,para comprar o óleo no atacado,e estava mesmo pensando em passar para o Helix 5W40....grato pela dica!!!
Usar óleo mais viscoso é necessário quando a temperatura do óleo no carter fica mais alto pois afina o óleo. Isso ocorre quando o motor é exigido. Exemplo puxar carga ou andar forte todo o tempo.
Se você não faz nenhum dos dois acima, não precisa se preocupar em mudar o óleo porque mora no inferno. Maior parte do calor do óleo é removido via o sistema de arrefecimento.
Renatopami
19/06/2018, 00:14
Usar óleo mais viscoso é necessário quando a temperatura do óleo no carter fica mais alto pois afina o óleo. Isso ocorre quando o motor é exigido. Exemplo puxar carga ou andar forte todo o tempo.
Se você não faz nenhum dos dois acima, não precisa se preocupar em mudar o óleo porque mora no inferno. Maior parte do calor do óleo é removido via o sistema de arrefecimento.
Grato pela informação,eu sou do Rio,que no geral é bem quente...rs
A minha Hilux é carro de shopping praticamente,só anda vazia e não faço trilha,e só ando como tiozão...não passa de 2000 rpm.
O óleo 05W30 é muito usado no mundo todo e nas caminhonetes mais novas também,sem problema...acredito mesmo que não vá me dar dor de cabeça,enfim...
Brunospf
02/12/2022, 08:30
Só atualizando o tópico. A minha L200 Triton 3.2 2015 segue firme e forte. Está com 147 mil km. Tenho usado nas ultimas trocas o lubrificante 10w30 TEXACO DELO 400.
Abs