PDA

Ver Versão Completa : Sensor de carga plena niva



gasttron
09/03/2011, 21:14
Alguem sabe onde posso comprar o sensor de carga plena do NIVA 91 o codigo da peça no catalogo é 021071180020-10 e na peça esta gravado TY57005988-60 e 1902-3741 o que tenho quebvrou o tuboqu vai conectado a mangueira da admissão;:putz:

Julliano
10/03/2011, 13:56
Gasttron, de fato não localizei esse sensor em nenhuma das lojas nacionais que comercializam peças Lada. Tente um contato telefônico com as lojas ou com um dos camaradas Niveiros que comercializam peças para Niva (Jossano ou Kavuska). Se quiser tentar importar da Rússia:

http://www.ladaparts.ru/store/index.php?s_text=1902+3741&s_oem=#

[]s

Thiago Pereira
10/03/2011, 16:58
Qual é a função desta peça?
Em meu Niva ela está sem mangueiras e sem os fios desde que comprei.

Julliano
10/03/2011, 18:52
O sensor de carga plena é um Sensor de Vácuo que faz parte do sistema de circulação de gases (EGR). Se o seu Niva está sem o Cânister, ou foi trocado o carburador original, é bem provável que tenham desativado esse sensor. Esse sensor de carga plena é também chamado de Sensor WOT (http://en.wikipedia.org/wiki/Wide_open_throttle) , controla o enriquecimento da mistura de combustível. Quando esse sensor apresentava problema, se obstruia essas tubulações para que a condição de vácuo sempre existisse e o carburador operava em um estado de WOT 100% do tempo. O problema é que esse enriquecimento de combustível 'contínuo' pode fazer com que seu Niva seja reprovado em uma inspeção veicular quando checado as emissões de gases, além de aumentar o consumo de combustível. :confused:

[]s

Thiago Pereira
10/03/2011, 20:23
O sensor de carga plena é um Sensor de Vácuo que faz parte do sistema de circulação de gases (EGR). Se o seu Niva está sem o Cânister, ou foi trocado o carburador original, é bem provável que tenham desativado esse sensor. Esse sensor de carga plena é também chamado de Sensor WOT (http://en.wikipedia.org/wiki/Wide_open_throttle) , controla o enriquecimento da mistura de combustível. Quando esse sensor apresentava problema, se obstruia essas tubulações para que a condição de vácuo sempre existisse e o carburador operava em um estado de WOT 100% do tempo. O problema é que esse enriquecimento de combustível 'contínuo' pode fazer com que seu Niva seja reprovado em uma inspeção veicular quando checado as emissões de gases, além de aumentar o consumo de combustível. :confused:

[]s

Entendi.
Meu Niva está sem o cânister mesmo, o carburador é original.

Hj se não me engano existem três tubulações no coletor de admissão que estão obstruídas e mais duas no carburador, além da válvula EGR que está também sem a tubulação.
A unica tubulação que está ligada é o vácuo do servo-freio no coletor e do avanço do distribuidor no carburador.

Existe alguma vantagem significativa (consumo, potência, emissões) em reativar o sistema?
É possível sem o cânister?

Obrigado.

Julliano
10/03/2011, 22:17
Thiago

A vantagem mais significativa desse sistema de EGR é quanto a redução da emissão de gases poluentes. Quanto ao consumo e potência, acho que permanece inalterado se eliminado esse sistema. O que as vezes pode acontecer é você ter dificuldades em ajustar a marcha lenta ou perca de potência, caso essas obstruções que foram feitas nas mangueiras de vácuo apresentem alguma entrada de ar falsa ou não estejam totalmente bloqueadas.

A foto em anexo eu retirei de um fórum (infelizmente não tenho o link direto para o post onde havia sido discutido sobre como desativar esse sistema).

[]s