PDA

Ver Versão Completa : Motor 4.9 na Rural???



johnny eduardo rotini
08/05/2005, 19:36
Amigos 4x4!!!

Mais uma vez venho pedir ajuda para os colegas do forum. Estou com um problema, quero colocar um motor 4.9 da F-1000 injetado, mas quero retirar os bicos e colocar um carburador.
Pergunto: Qual caixa devo usar, qual capa seca, onde encontrar um coletor que de serto neste tipo de motor e algém já colocou este motor na Rural..

Obrigado!!!!

mak (SP/ZN)
08/05/2005, 20:30
procura apenas o preço da bomba dágua desse motor... ;-)

johnny eduardo rotini
09/05/2005, 11:32
O preço da Bomba d' agua original USADA R$ 150,00 Motor 4.9
Preço do Bomda d' agua Ursa paralelo NOVA R$ 177,23.. Motor original Rural.

Nos ferro Velho da minha cidade esta cheio destes motores, ñ que ele seja um motor ruim mas as peças e o chicote são carros, por isso quero comprar o coletor, capa seca e a caixa. Vou retirar os bicos!! Para se ter uma ideia comprei um motor 4.9 completo por R$ 250,00, posso comprar + dois de reserva...

Obrigado!!!!

mak (SP/ZN)
09/05/2005, 17:34
O preço da Bomba d' agua original USADA R$ 150,00 Motor 4.9
Preço do Bomda d' agua Ursa paralelo NOVA R$ 177,23.. Motor original Rural.

Nos ferro Velho da minha cidade esta cheio destes motores, ñ que ele seja um motor ruim mas as peças e o chicote são carros, por isso quero comprar o coletor, capa seca e a caixa. Vou retirar os bicos!! Para se ter uma ideia comprei um motor 4.9 completo por R$ 250,00, posso comprar + dois de reserva...

Obrigado!!!!

cara... a ultima vez fiquei sabendo cobraram R$2500 de um cara aqui perto... saiu mais barato trocar o motor... :(

ramiro_eli
09/05/2005, 18:11
2.5K por uma bomba dágua?!?! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
PUT@ q P@RIU!!!

johnny eduardo rotini
09/05/2005, 18:54
Este preço que seu amigo cotou desta bomba d' agua, daria para comprar 10 motores aki, ele tinha este motor em que veiculo na F-1000 ou em um 4x4?

Atá mais

Sds: johnny

mak (SP/ZN)
09/05/2005, 19:09
Este preço que seu amigo cotou desta bomba d' agua, daria para comprar 10 motores aki, ele tinha este motor em que veiculo na F-1000 ou em um 4x4?

Atá mais

Sds: johnny

Na propria caminhonete... colocou diesel depois desse orçamento...

elcio
13/05/2005, 14:53
johnny ,

eu postei um topico sobre esse motor que estou usando atualmente.
de uma olhada no link abaixo e ve se ajuda.
essa historia de pagar 1.500,00 pela bomba dágua eh lenda urbana.
vc pode colocar tbem o cambio auto do landau que serve direitinho.
pra vc que tem rural fica show.mas a instalaçao tem que ser feita por alguem que entenda bem do riscado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7748

a proposito, arrancar os bicos injetores e colocar carburador, na minha opiniao merece 500 chibatadas em praça publica.
vc nao tem noçao da maravilha que eh injeçao eletronica.
mas o lombo eh seu mesmo.... :)

Wall F75
13/06/2005, 10:38
elcio

Olá amigo, acredito que sou o mais novo participante desse fórum e estou bastante contente com isso, pois pelo que vi, muitas dúvidas e lendas são tiradas por aqui. Estou fazendo minha F75 para trilha, cortando o chassi, etc e a coisa foi mais além do que eu imaginava. Minha idéia inicial era de colocar um motor 6cc do opala, mas acabou "caindo do céu" um motor 4.9i e não tive como não comprar. Vejo que você tem esse motor no seu jipe. Quais as suas considerações gerais sobre ele? Você faz trilha com seu jipe? Tem algum cuidado especial que tem que tomar com a pick-up equipada com esse motor?

Obrigado por enquanto e parabéns pelo fórum.

Walério Bianchi
Cascavel, Paraná

elcio
13/06/2005, 18:48
oi Walerio, bem vindo.
o que posso falar sobre esse motor eh que eh sensacional.
muito forte, muito torque.
o unico cuidado que vc precisa ter eh com o modulo de injeçao, que devera estar num lugar longe da lama e da agua, no interior do veiculo.
mas pode colocar que vc nao vai se arrepender.
o consumo eh um pouco elevado, mesmo que o 6 CC do opala.
manutençao, quando ocorre, tbem pode ser um pouco cara.
mas ate agora, depois desses anos nao deu pau nenhum.
e ca pra nos injeçao eh uma maravilha.
eu postei um topico de como adaptar esse motor (receita minha) devem existir outras formas mas essa acho a mais robusta e barata.
agora se vc achar um cambio auto de landau ai fechou a parada.
caso vc tenha duvidas de uma olhada no topico que coloquei e qualquer coisa grita ai.

[]'s

André-4WD
14/06/2005, 11:28
Salve:
Gostaria de saber o endereço dos ferro velhos.. estive semana passada aí e se soubesse teria comprado um 4.9i para mim tb!!!!
Saudações,André

Wall F75
14/06/2005, 17:27
Ok Elcio, andei lendo alguns tópicos e realmente estou contente com a aquisição, mas como estou mexendo devagar na pissuida ainda demoro uns meses para saber como funciona na prática. Em relação ao consumo isso não me preocupa, se quisesse economia compraria um Corsa 1.0 não é?? rsrsrs.
Quanto ao André, será que ele esteve em Cascavel ou na sua cidade? Caso alguém precise de alguma ajuda daqui da região meu msn é wallbianchi@hotmail.com.

Abraços

André-4WD
14/06/2005, 23:58
Estive em Concórdia.. terra dos motores 4.9i a 250 pilas.. :wink:

elcio
22/06/2005, 20:10
Estive em Concórdia.. terra dos motores 4.9i a 250 pilas.. :wink:

isso eu queria ver ao vivo e a cores.
nao estou duvidando de vc, mas eh muito tentador um motor desse porte por esse preço.

[]`s

André-4WD
23/06/2005, 16:04
Eu tb quero ver ao vivo e a cores, por isso pedi os endereços dos ferro-velhos, pois em breve estarei indo novamente para Concórdia/SC.
Aqui em Porto Alegre o preço de tabela de um BF-161 é L$600 e motor opala 6cc incompleto entre L$800 a L$900.

elcio
23/06/2005, 16:23
Eu tb quero ver ao vivo e a cores, por isso pedi os endereços dos ferro-velhos, pois em breve estarei indo novamente para Concórdia/SC.
Aqui em Porto Alegre o preço de tabela de um BF-161 é L$600 e motor opala 6cc incompleto entre L$800 a L$900.
rato:
coloca a gente a par da situaçao.condiçoes dos motores, se vem com modulo, chicote. etc.
se estiverem bons e completos ta de graça.

[]`s

André-4WD
23/06/2005, 23:48
Quem iniciou o topico foi o Jonhy Rotini que é de Concórdia/SC. Em função do trabalho fui pra lá ( e se soubesse antes desta barbada eu ja teria ido vasculhar nos ferro-velhos) e provavelmente daqui a um mês estarei indo novamente.. aí já vou dedicar um turno para isso!!

Wall F75
28/06/2005, 09:31
Amigos, o que penso dessa situação é que acredito que possamos achar motores nesse preço, mas tem que estar no lugar certo e na hora certa, não penso que seja uma coisa tabelada. Vi um caso numa cidade perto daqui (isso foi há 4 dias atrás) que um mecânico vendeu uma F75, com carroceria de lata, e motor 4.9i por L$1.300,00, fui atrás do mecânico e ele me confirmou isso. Azar o meu que não cheguei antes né?? Quando me informei pela primeira vez sobre esse motor me pediram L$2.000,00. São coisas que acontecem, mas como eu disse, tem que estar no lugar e na hora certa. No mais, acho que vou vender meu BF-161 em Porto Alegre, rsrsrs, putz, L$600,00 aqui em Cascavel niguém paga!! Aliás, meu 4.9i veio com bomba e radiador do ar condicionado, não vou usar, tenho algumas propostas, mas quem se interessar podemos conversar.

Vinicius Hauagge
28/06/2005, 17:51
Bem, concordo com tudo...
Meu motor, eu paguei R$ 500,00... completo, com modulo, chicote, hidraulico, etc etc etc... so nao veio com bomba de combustivel e alternador...
E o que é melhor... com 23.000km originais!

Beto Lacerda
19/07/2005, 11:03
po estão dando motores p/ vc's ...
por menos de 700 pilas um 4.9 vale só pela graça ... se der pau tira e joga fora :lol:
alguem vai p/ concordia ver se ainda existem ???
[]'s

marcosmoscz
19/12/2007, 12:25
johnny ,

eu postei um topico sobre esse motor que estou usando atualmente.
de uma olhada no link abaixo e ve se ajuda.
essa historia de pagar 1.500,00 pela bomba dágua eh lenda urbana.
vc pode colocar tbem o cambio auto do landau que serve direitinho.
pra vc que tem rural fica show.mas a instalaçao tem que ser feita por alguem que entenda bem do riscado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7748

a proposito, arrancar os bicos injetores e colocar carburador, na minha opiniao merece 500 chibatadas em praça publica.
vc nao tem noçao da maravilha que eh injeçao eletronica.
mas o lombo eh seu mesmo.... :)

Pessoal alguem sabe o que acontece, o link que Elcio mando não ta abrindo!
To com a ideia de colocar esse 4.9 na minah rural! O cambio clark 3 marchas cabe no 4.9, qual capa seca preciso usar para acoplar os dois?

Elcio qual radiador vc ta usando na rural?


Abraços

dalmo cruz torres
19/12/2007, 14:51
Marcos, o 4.9i é o bicho, puta motorzão. Usa a capa seca de um motor Ford V8 e ele encaixa em qualquer cambio.

Dodger
21/12/2007, 03:02
Pessoal alguem sabe o que acontece, o link que Elcio mando não ta abrindo!
To com a ideia de colocar esse 4.9 na minah rural! O cambio clark 3 marchas cabe no 4.9, qual capa seca preciso usar para acoplar os dois?

Elcio qual radiador vc ta usando na rural?


Abraços

O link deve ter caducado, ees tópico é muito antigo..

Qual cambio 3 marchas vc tá falando?
O de landau? Pq caixa deste motor 4.9i o pessoal usa pra instalar em motor v8 Ford, logo caixas e cambio devem ser intercambiáveis.

Tbém já pensei em usar estes motores pra alguma coisa, dá pena de ver estes bichões jogados no tempo... aqi perto tem uns 3, tudo a sol e chuva, chicotes cortados no alicate, etc.. pq ninguém quer.

quanto ao preço de peças num e isso tudo que o pessoal fala não, na pior das hipótses é só pedir pra trazer da Argentina(tudo a preço de banana)

Zepi
21/12/2007, 08:28
Mas o argentino é o FALCON 3.6!O 4.9i é americano!!!


Abs

Dodger
21/12/2007, 10:15
dá só uma olhada neste anuncio de bomba dagua nova pra 4.9:

http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-32822142-bomba-de-agua-original-f100-49-_JM

pedro y
22/12/2007, 08:41
O link deve ter caducado, ees tópico é muito antigo..

Qual cambio 3 marchas vc tá falando?
O de landau? Pq caixa deste motor 4.9i o pessoal usa pra instalar em motor v8 Ford, logo caixas e cambio devem ser intercambiáveis.

Tbém já pensei em usar estes motores pra alguma coisa, dá pena de ver estes bichões jogados no tempo... aqi perto tem uns 3, tudo a sol e chuva, chicotes cortados no alicate, etc.. pq ninguém quer.

quanto ao preço de peças num e isso tudo que o pessoal fala não, na pior das hipótses é só pedir pra trazer da Argentina(tudo a preço de banana)

...se existem muitos desses motores jogados ao relento por falta de interessados, eu compraria um deles se não custasse caro. Aqui em Campinas eu procurei e não achei. Já tive uma F-1000 95 Argentina com esse motor; fiquei com ela 3 anos. Só pus água e troquei óleo. O 4.9i é um 'puta motorzaço".

lasaroes
25/12/2007, 11:02
Olá pessoal, estou adaptando um motor destes em minha bicudinha 58, está em fase de conclusão. Estou usando a capa seca da F1000, cambio da bndeirante 2001, porem devido ao tamanho do conjunto teremos que alongar a frente em torno de uns 10cm pra caber o radiador. Quanto ao preço paguei aqui em Brasilia R$2000,00, mas o motor só fez uma troca de oleo, tem no maximo uns 20.000km rodados. Tambem mandei adaptar a direção hidraulica do opala. daqui pro final de janeiro deve estar rodando pelo menos, ai levarei pra fazer a parte de lanternagem e pintura ai falo pra voces como ficou o conjunto, confesso que estou muito ancioso pra ver como ela se comportará.
Se alguem que já colocou este motor em uma bicudinha por favor me conte se precisou alongar a frente ou consegiu coloca-lo no cofre sem ter de alongar. Na rural normal acho que cabe sem alongar pois ela tem mais espaço na frente.
Abraços a todos e obrigado.
Lásaro
Brasília - DF

Loiro
25/12/2007, 11:41
Olá pessoal, estou adaptando um motor destes em minha bicudinha 58, está em fase de conclusão. Estou usando a capa seca da F1000, cambio da bndeirante 2001, porem devido ao tamanho do conjunto teremos que alongar a frente em torno de uns 10cm pra caber o radiador. Quanto ao preço paguei aqui em Brasilia R$2000,00, mas o motor só fez uma troca de oleo, tem no maximo uns 20.000km rodados. Tambem mandei adaptar a direção hidraulica do opala. daqui pro final de janeiro deve estar rodando pelo menos, ai levarei pra fazer a parte de lanternagem e pintura ai falo pra voces como ficou o conjunto, confesso que estou muito ancioso pra ver como ela se comportará.
Se alguem que já colocou este motor em uma bicudinha por favor me conte se precisou alongar a frente ou consegiu coloca-lo no cofre sem ter de alongar. Na rural normal acho que cabe sem alongar pois ela tem mais espaço na frente.
Abraços a todos e obrigado.
Lásaro
Brasília - DF



Bom dia amigo.
Parabens pela otima escolha de motor!! Agora tenho uma colocaçao:
Qual o uso da viatura?? Por que a escolha da direao de opala? Pneus seram grandes?? Pergunto por que sei de pessoas que aconselham a ultilizar direçao de S10 e algumas outras pkp's pois, ja existe para as mesmas Hidro Assis pronto la fora.
Mas a de opala, dependendo do uso, e se for a com Servotronic, vai muito bem tambem.
Quanto a adaptaçao do motor sem alongar a frente ou "recuar" a parede corta fogo, é possivel, mas pra que vocee vai querer fazer assim?? Falo dessa maneira pois nosso colega forista "Zepi" postou uma vez uma foto, a qual procurarei, de um cofre de Rural/F-75 com o tal motor 4.9i sem alterar nda. Conclusao: Nao tinha espaço pra a nao ser o motor e seus perifericos.
Sugiro recuar a parede corta fogo e deixar a polia dumper exatamente sobre o diferencial, e tambem, fazer um "teste" de montagem antes de prender tudo!
Dicas aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23313
[]´s
Abraço:concordo:

dalmo cruz torres
25/12/2007, 12:23
Lásaro, o Filipe deu a dica, ao invés de alongar a frente da bicudinha, coloca o motor mais para trás, cortando a parede-corta-fogo.

Loiro
25/12/2007, 13:07
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33438

Discutimo bastante o recuamento da parede corta fogo! No seu caso, acho que seria o melhor, alem de melhorar a distribuiçao de peso do carro!
Detalhes para o anexo da mensagem #9.
[]´s

Beto Lacerda
25/12/2007, 15:05
Olá pessoal, estou adaptando um motor destes em minha bicudinha 58, está em fase de conclusão. Estou usando a capa seca da F1000, cambio da bndeirante 2001, porem devido ao tamanho do conjunto teremos que alongar a frente em torno de uns 10cm pra caber o radiador. Quanto ao preço paguei aqui em Brasilia R$2000,00, mas o motor só fez uma troca de oleo, tem no maximo uns 20.000km rodados. Tambem mandei adaptar a direção hidraulica do opala. daqui pro final de janeiro deve estar rodando pelo menos, ai levarei pra fazer a parte de lanternagem e pintura ai falo pra voces como ficou o conjunto, confesso que estou muito ancioso pra ver como ela se comportará.
Se alguem que já colocou este motor em uma bicudinha por favor me conte se precisou alongar a frente ou consegiu coloca-lo no cofre sem ter de alongar. Na rural normal acho que cabe sem alongar pois ela tem mais espaço na frente.
Abraços a todos e obrigado.
Lásaro
Brasília - DF
belo motor !
caap seca de f1000 ??? nas f mil 4.9 a capa seca é conjugada ao cambio , não solta , por isso usamos a do V8 302 que encaixa-se perfeitamente e recebe maioria dos cambios clarck sem problemas.
da uma olhada aqui no forum mesmo , na seção frota4x4 , na f75 do polvora , mesmo cofre das rurais , arromboiu a parede corta fogo e jogou o motor lá dentro .. sem alongar a frente
[]'s

Beto Lacerda
25/12/2007, 15:13
Bom dia amigo.
Parabens pela otima escolha de motor!! Agora tenho uma colocaçao:
Qual o uso da viatura?? Por que a escolha da direao de opala? Pneus seram grandes?? Pergunto por que sei de pessoas que aconselham a ultilizar direçao de S10 e algumas outras pkp's pois, ja existe para as mesmas Hidro Assis pronto la fora.
Hidro Assist pronto p/ S-10 brazuca ?? onde ?? tem p/ cherokee XJ e hilux antiga , esses acha facinho , a S-10 brazuca usa cx de direção diferente das gringas ...
a caixa de S-10 é usada pois tem mesmas dimensões que a de opala que foi tanto adptada e negada ja tem os esquemas ...


Mas a de opala, dependendo do uso, e se for a com Servotronic, vai muito bem tambem.
vc sabe como funciona o servotronic ?? originalmente ele tem um modulo que conforme a informação de velocidade do carro vai mandando uma corrente eletrica para uma valvuleta na caiuxa de direção , que qto maior a voltagem , mais fechada fica .... e qto mais fechada menos oleo passa .. qto menos oleo passa , menos ela ajuda a virar ( a caixa fica menos leve )
isso para evitar passarinhadas a altas velocidades...
ou seja , num tem nada de mais macio ou melhor sobre a caixa comum , só muda que qdo com corrente fica mais dura e qdo sem corrente é uma caixa de opala normal
no Devaço o ramiro raramente ligava, o que endurecia , o servotronic ...
só em estradas e só p/ usar mesmo , pois falta não faz a jeep nenhum
vantagem da servotronic é a não ter duvidas de ser uma caixa mais nova .. e não uma de um opala 70 e poucos bem surrada
:concordo::concordo:
[]'s

Loiro
26/12/2007, 21:07
Hidro Assist pronto p/ S-10 brazuca ?? onde ?? tem p/ cherokee XJ e hilux antiga , esses acha facinho , a S-10 brazuca usa cx de direção diferente das gringas ...
a caixa de S-10 é usada pois tem mesmas dimensões que a de opala que foi tanto adptada e negada ja tem os esquemas ...

vc sabe como funciona o servotronic ?? originalmente ele tem um modulo que conforme a informação de velocidade do carro vai mandando uma corrente eletrica para uma valvuleta na caiuxa de direção , que qto maior a voltagem , mais fechada fica .... e qto mais fechada menos oleo passa .. qto menos oleo passa , menos ela ajuda a virar ( a caixa fica menos leve )
isso para evitar passarinhadas a altas velocidades...
ou seja , num tem nada de mais macio ou melhor sobre a caixa comum , só muda que qdo com corrente fica mais dura e qdo sem corrente é uma caixa de opala normal
no Devaço o ramiro raramente ligava, o que endurecia , o servotronic ...
só em estradas e só p/ usar mesmo , pois falta não faz a jeep nenhum
vantagem da servotronic é a não ter duvidas de ser uma caixa mais nova .. e não uma de um opala 70 e poucos bem surrada
:concordo::concordo:
[]'s


Obrigado pela correçao Beto!! Dei uma pesquisada no Forum e tinha encontrado essas respostas!
Desculpe ai pessoal!
E quanto ao erro da Hidro Assis, mi lembro de botar "..." depois do S10 entao....
Abraço:concordo:

PedroJordan
27/12/2007, 09:25
olá ruraleiros de plantão

Tenho uma Rural 68, motor original 6 cc, alguém sabe me dizer que se tem como deixa-lo mais potente, acho ele tão fraco em subidas. Possui ignição eletrônica, troquei juntas, o motor está em ordem, só acho que para o porte deveria ser mais forte, alguém me ajuda?

Pedro

Zepi
27/12/2007, 11:07
"Tenho uma Rural 68, motor original 6 cc, alguém sabe me dizer que se tem como deixa-lo mais potente, acho ele tão fraco em subidas. Possui ignição eletrônica, troquei juntas, o motor está em ordem, só acho que para o porte deveria ser mais forte, alguém me ajuda?"



...é aí onde o Ruraleiro começa a aperfeçoar seu veículo em um cilco sem fim....


Abs

Beto Lacerda
27/12/2007, 11:23
"Tenho uma Rural 68, motor original 6 cc, alguém sabe me dizer que se tem como deixa-lo mais potente, acho ele tão fraco em subidas. Possui ignição eletrônica, troquei juntas, o motor está em ordem, só acho que para o porte deveria ser mais forte, alguém me ajuda?"



...é aí onde o Ruraleiro começa a aperfeçoar seu veículo em um cilco sem fim....


Absna rural negada sente falta de motor ..e starta a bola de neve
sempre achei que se as rurais saissem de fabrica ocm o 272 e cambio 3m das fcem dificilmente nego mexeria .. só p/ por diesel mesmo ...
e nos CJ é o cambio ..
acho que por ser mais leve , a falta de folego no cj , aparece só depois de o cambio parar de moer (leia ser substituido por um clarck :mrgreen:) ai o cambio para de moer ...com isso se sente falta de folego .. ou os pneus crescem .. ai ...da-lhe trocar motor .. ai moe tcase eixos etc :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[]'s

Dodger
30/12/2007, 00:49
na rural negada sente falta de motor ..e starta a bola de neve
sempre achei que se as rurais saissem de fabrica ocm o 272 e cambio 3m das fcem dificilmente nego mexeria .. só p/ por diesel mesmo ...
e nos CJ é o cambio ..

[]'s


O problema era que a Rural era da Willys e o 272/292 da Ford...
Depois quando a Ford comprou a Willys eles já tavam é querendo acabar com tudo que é motor grande por causa da 1ª crise do petróleo. Já queriam aposentar os 6 cil, imagina se ainda iam inventar moda de colocar um V8tão em Rural e Cj hehehe!

Jí tivemos uma F-100 V8 272 e era muito boa mesmo, na Rural deveria ficar com desempenho similar.

Júnior_NF
03/01/2008, 14:41
Senhores,

Estou querendo em colocar o motor 4.9L em minha F75, a mesma esta com câmbio original 4 marchas.

Pergunto: Este câmbio suporta este motor? ou preciso trocar por um câmbio mais resistente.

Um abraço a todo e T+ :concordo:

Júnior


Ford F75 1975

Beto Lacerda
03/01/2008, 14:53
o cambio original mal aguenta o ohc , o 4.9 vai moer ele todinho , vai precisar trocar o cambio sim
as opções são inumeras
a mais barata , e é barata mesmo , cambio 3m de c10 com capa seca de maverick v8 302 volante de 302 arranque de 302 e embreagem de c14
masi caro um pouquinho mas ainda barato , tudo igual mas cambio de f100 disco e plato de maveco
quer gastar um pouco mais e ter um cambio bem melhor coloca mesmo esquema de cambio de c10 só que com cambio de c20 4m
quer gastar mais ainda e ter um belo conforto na estrada mete um 5m de c20 com 5 over drive
agora o 5m sai mais caro que a melhor opção ...
a melhor opção vc vai gastar de igual a menos que um 4m
mete um C4 automatico
[]'s

Zepi
03/01/2008, 16:16
o cambio original mal aguenta o ohc , o 4.9 vai moer ele todinho , vai precisar trocar o cambio sim ....
.... a melhor opção vc vai gastar de igual a menos que um 4m
mete um C4 automatico
[]'s


Apoiado!!!!
Até porque o cinco marcha da C20,acho que ficaria muito frágil...Conforme tabela da Clark suporta 29 kgf.m.


Abs

Zepi
03/01/2008, 16:18
E de brinde acaba com as quebras,pois o "auto" não dá trancos!!!

Abs

Júnior_NF
03/01/2008, 18:11
Valeu Beto!! :concordo:

Obrigado pelas dicas.....


o cambio original mal aguenta o ohc , o 4.9 vai moer ele todinho , vai precisar trocar o cambio sim
as opções são inumeras
a mais barata , e é barata mesmo , cambio 3m de c10 com capa seca de maverick v8 302 volante de 302 arranque de 302 e embreagem de c14
masi caro um pouquinho mas ainda barato , tudo igual mas cambio de f100 disco e plato de maveco
quer gastar um pouco mais e ter um cambio bem melhor coloca mesmo esquema de cambio de c10 só que com cambio de c20 4m
quer gastar mais ainda e ter um belo conforto na estrada mete um 5m de c20 com 5 over drive
agora o 5m sai mais caro que a melhor opção ...
a melhor opção vc vai gastar de igual a menos que um 4m
mete um C4 automatico
[]'s

Dodger
05/01/2008, 10:59
o cambio original mal aguenta o ohc , o 4.9 vai moer ele todinho , vai precisar trocar o cambio sim
as opções são inumeras
a mais barata , e é barata mesmo , cambio 3m de c10 com capa seca de maverick v8 302 volante de 302 arranque de 302 e embreagem de c14
masi caro um pouquinho mas ainda barato , tudo igual mas cambio de f100 disco e plato de maveco
quer gastar um pouco mais e ter um cambio bem melhor coloca mesmo esquema de cambio de c10 só que com cambio de c20 4m
quer gastar mais ainda e ter um belo conforto na estrada mete um 5m de c20 com 5 over drive
agora o 5m sai mais caro que a melhor opção ...
a melhor opção vc vai gastar de igual a menos que um 4m
mete um C4 automatico
[]'s

Cambio original não aguenta mesmo, testado e reprovado! hehehe
Alguns amigos tentaram usar o cambio 4 marchas de Maverick 4 cil(similar ao da rural/Jeep) neste 6 cil, assim como já tentaram usar no V8 302(+/- mesma faixa de torque e potencia do 4.9i) e mueu tudo em muito pouco tempo. Teve um que durou exatas 2 puxadas quando ainda estavam testando a adptação dele numa Rural com V8 318 de dodge, eu vi a caixa aberta depois, tinha engrenagem faltando dentes...

O C4 é boa pedida pra quem gosta de carro aut, mas achar um cambio destes perfeito tá dificil, e se tiver que abrir pra revisar é facada, além de ser ainda complicado achar quem trabalhe bem com cambio aut sem te cobrar uma fortuna.

Dodger
05/01/2008, 11:12
E de brinde acaba com as quebras,pois o "auto" não dá trancos!!!

Abs

Isso é verdade cara, e o cambio aut ainda acaba por "economizar" o motor.
Como sempre tive carros antigos, já comprei mecânicas completas V8 302 com cambio automático C4(Landau) e pude comprovar que na maioria dos casos o conjunto se encontrava em muito melhor estado que os que agente achava com cambio mecanico. É um conjunto meio que "aprova de cupim de ferro", não dá trancos e evita que se eleve demais as rotações do motor desnecessariamente, coisa comum quando carros com estes motorzoes vão parar nas mãos da mulecada

Júnior_NF
10/01/2008, 09:40
Olá pessoal,

Dando continuidade ao assunto..... consegui um cambio 4m da F1000.... e como minha intensão e comprar um motor 4.9L para acoplar ao mesmo... surgiu algumas dúvidas:

- Este conjunto (cambio) vai atender as espectativas ou posso ter problemas com o mesmo? já que nas mensagens anteriores foi falado muito nos cambios da C10, C20 e D20.

- Alguém já utilizou ou utiliza este cambio? pergunto pois gostaria de saber a dificuldade de adaptação do mesmo na F75...

No mais é isso, forte abraço e T+ :concordo: :concordo:

Júnior

Alexandre Souto
03/03/2008, 12:35
Ola amigos, venho a este movimentado topico sobre Rural pedir uma ajuda dos companheiros.

Se possivel de uma olhada neste topico que criei e se puderem ajudar seria de grande, alias, gigante valia as informações.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=37902

Agradeço desde ja e ate mais!!!!

[]'ssss

jijoe_78
03/03/2008, 13:10
ôpa.

Porra, tô lendo sobre motor moer câmbio e tenho uma pergunta: Será que ninguém (tirei o adjetivo p´ra não ser censurado) sabe consultar ou equiparar o torque máximo suportado pelo câmbio?
Esquece, o câmbio original 4 marchas da Willys aguenta no máximo o BF-161 sem ficar enfiando o pé no acelerador em 4a. marcha a 1.500 rpm ou mudando de marchas como se estivesse num carro disputando turismo em autódromo. Sem falar de ficar soltando a embreagem de uma vez. É câmbio de carro de passeio, cacete. Claro que dá p´ra dar uma abusada de vez enquando, desde que se saiba. Tem um cara no fórum de rurais do yahoo que reduz da segunda p´ra primeira sem dar tranco, arranhar ou outra porcaria no câmbio de 3 marchas. Acha fácil com a primeira sendo "seca"?
Uma outra coisa que influencia na resitência da caixa é o histórico de mexânicos que botaram a mão. Aí é uma bola de neve até chegar na inutilização.

[]´s!

Zeph
18/03/2008, 14:47
Amigos 4x4!!!

Mais uma vez venho pedir ajuda para os colegas do forum. Estou com um problema, quero colocar um motor 4.9 da F-1000 injetado, mas quero retirar os bicos e colocar um carburador.
Pergunto: Qual caixa devo usar, qual capa seca, onde encontrar um coletor que de serto neste tipo de motor e algém já colocou este motor na Rural..

Obrigado!!!!


Então Johnny mandei uma MP pra vc sobre o Telefone e end. de onde vc comprou esse motor ai barato pois quero colocar na minha Rural. Estou no seu aguardo.

Abraços.

dalmo cruz torres
18/03/2008, 15:24
Amigo Jijoe, concordo em numero e grau, tem que colocar o cambio de acordo com o motor. Destruir um cambio original para ter certeza de que a adaptação não dá certo não é uma coisa muito inteligente de se fazer , mas...

Edgar Fabre
21/03/2008, 17:19
Caros colegas,

Embora há algum tempo seja membro deste fórum, prefiro ler sem me manifestar.

Mas desta vez acho que vale a pena um testemunho, ratificando o que o Jijoe 78 escreveu sobre o uso do câmbio e auxiliando (ou confundindo ainda mais) a decisão do Júnior.

Eu tenhum um Falcon 3,6 na minha F-75, com o câmbio original de 4 marchas, inclusive mantendo a alavanca no volante. Esta adaptação foi realizada em 1998 e até hoje nunca tive um só problema com este câmbio.

As trilhas que este carro costuma fazer são o Pinheirinho e a Aranha, na Serra da Cantareira, SP. Relato isto para que percebam que tem que ter um certo critério de utilização do carro, mesmo em situações críticas. Se vc judiar de seu carro, qualquer câmbio quebra, independente do torque máximo suportado.

Abraços,
Edgar Fabre