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Ver Versão Completa : Pajero Sport - Problema no Câmbio Automático.



wteam
09/03/2011, 15:55
Olá meus caros ...

Tenho Pajero Sport HPE AT 2.8 Diesel 04/05 ... essa da foto ...

Comprei ela em 08/2010 ... com 75000 km (hodômetro)... fiz uma revisão no meu mecânico, tudo Ok ... em 09/2010 fiz uma viagem, rodei uns 2500km ... perfeito ... apenas um detalhe ... ao sair de ré do estacionamento do hotel, onde havia uma rampa, na descida, por umas duas vezes parece que ela "desengatou" a marcha e o carro simplesmente não ia prá frente nem prá trás ... achei estranho mas como nunca tive carro AT antes e tinha lido no manual que poderia ocorrer algo parecido em algumas situações não dei muita bola ... mesmo porque, alguns segundo depois ela "reengatava" a marcha sozinha....

Um fato curioso, foi após o retorno de outra viagem, onde fiz 500km e, chegando em casa desliguei o carro por uns instantes ... quando liguei novamente e fui dar uma saída percebi um aquecimento além do normal, na manhã seguinte vi que, do nada, tinha acabado a água do sistema do radiador ... simplesmente coloquei água novamente e o carro voltou a se comportar como antes ... nada demais, atualmente está baixando um pouso a água, de vez em quando ... sem maiores explicações ... a princípio pode ser em vazamento mínimo ainda não encontrado (???) ...

De lá prá cá ela vinha se comportando razoavelmente bem, até que, de meados de fevereiro prá cá percebi este problema que vcs relataram na lista ... oscilação no giro na troca de marchas quando chega a 1900 giros ... ela fica "indo e voltando" no giro e na troca...

Também percebi que ela "meio que patinava" na troca de marchas quando estava em baixa rotação ... tipo cambio manual quando vc troca a marcha, acelera e ela "não anda" ...

Porém percebi tb que isso estava ocorrendo "eventualmente"... sexta-feira passada peguei a estrada novamente ... fis uns 400 km e ela se comportou normal ... sem nenhum problema, inclusive quanto à tal oscilação no giro / troca de marchas ...

Ontem porém, voltando dessa viagem, na estrada ela não estava se comportando como sempre, eu tentava acelerar e quando ela ia passar da 3. para a 4. marcha, o giro subia rapidamente de 2700 para 3500 rpm e ela não desempenhava, tanto com o Ar Condicionado ligado ou desligado ... isso me irritou bastante na viagem ... percebi que quanto mais rapidamente eu acelerava para forçar a troca, ela patinava ainda mais ... e não andava ... consegui contornar o problema (de certa forma), acelerando bem lentamente e quando via que ela ia patinar tirava um pouco o pé e acelerava devagar novamente ...

Quando cheguei em casa, parei em um lugar novamente numa rampa, com uma inclinação de uns 30 graus, coloquei a marcha no "P" desliguei o carro, fiz o que tinha que fazer, liguei o carro novamente, quando passei a marcha para o "D" tive que fazer uma certa força, pois parecia que havia travado, ela fez meio que um estalo, "tipo carro quando a embreagem não está boa" mas o cambio foi normalmente para a posição "D"...

Porém, quando tentei sair da rampa de ré, novamente ela estava desengatada, e só percebi isso na hora em que estava na rua, pois como ela desceu a rampa não pude perceber antes ...

Ao passar o cambio para o "D" e acelerar para sair, o giro não passava de 900 / 1000 rpm e andava muito lenta, tipo a 5km/h ... como na ocasião anterior depois de alguns segundos ela voltava a engatar ... tentei reengatar e sair, sem sucesso...

Depois de algumas tentativas e uns 100 metros a frente, sem sucesso, ela começou a fazer uns efeitos sonoros no motor quando eu tentava ligar e não ligou mais, ou seja, o motor não liga (não gira) ... cheguei em casa de guincho!!! E estou muito preocupado, pois parece que o motor travou mesmo ...

O pior é que hoje é feriado na minha cidade, e não consegui falar com o mecânico, mas antes mesmo de falar com ele gostaria de saber se alguém pode me dar uma luz, sobre o que pode estar acontecendo ...

Aguardo retorno...

Obrigado.

Cristiano

Ps. Desculpe pela extensão do texto, mas fiz questão de detalhar o máximo possível!!!

Carlos A. C. Azevedo
09/03/2011, 19:41
Olá meus caros ...

Tenho Pajero Sport HPE AT 2.8 Diesel 04/05 ... essa da foto ...

Comprei ela em 08/2010 ... com 75000 km (hodômetro)... fiz uma revisão no meu mecânico, tudo Ok ... em 09/2010 fiz uma viagem, rodei uns 2500km ... perfeito ... apenas um detalhe ... ao sair de ré do estacionamento do hotel, onde havia uma rampa, na descida, por umas duas vezes parece que ela "desengatou" a marcha e o carro simplesmente não ia prá frente nem prá trás ... achei estranho mas como nunca tive carro AT antes e tinha lido no manual que poderia ocorrer algo parecido em algumas situações não dei muita bola ... mesmo porque, alguns segundo depois ela "reengatava" a marcha sozinha....

Um fato curioso, foi após o retorno de outra viagem, onde fiz 500km e, chegando em casa desliguei o carro por uns instantes ... quando liguei novamente e fui dar uma saída percebi um aquecimento além do normal, na manhã seguinte vi que, do nada, tinha acabado a água do sistema do radiador ... simplesmente coloquei água novamente e o carro voltou a se comportar como antes ... nada demais, atualmente está baixando um pouso a água, de vez em quando ... sem maiores explicações ... a princípio pode ser em vazamento mínimo ainda não encontrado (???) ...

De lá prá cá ela vinha se comportando razoavelmente bem, até que, de meados de fevereiro prá cá percebi este problema que vcs relataram na lista ... oscilação no giro na troca de marchas quando chega a 1900 giros ... ela fica "indo e voltando" no giro e na troca...

Também percebi que ela "meio que patinava" na troca de marchas quando estava em baixa rotação ... tipo cambio manual quando vc troca a marcha, acelera e ela "não anda" ...

Porém percebi tb que isso estava ocorrendo "eventualmente"... sexta-feira passada peguei a estrada novamente ... fis uns 400 km e ela se comportou normal ... sem nenhum problema, inclusive quanto à tal oscilação no giro / troca de marchas ...

Ontem porém, voltando dessa viagem, na estrada ela não estava se comportando como sempre, eu tentava acelerar e quando ela ia passar da 3. para a 4. marcha, o giro subia rapidamente de 2700 para 3500 rpm e ela não desempenhava, tanto com o Ar Condicionado ligado ou desligado ... isso me irritou bastante na viagem ... percebi que quanto mais rapidamente eu acelerava para forçar a troca, ela patinava ainda mais ... e não andava ... consegui contornar o problema (de certa forma), acelerando bem lentamente e quando via que ela ia patinar tirava um pouco o pé e acelerava devagar novamente ...

Quando cheguei em casa, parei em um lugar novamente numa rampa, com uma inclinação de uns 30 graus, coloquei a marcha no "P" desliguei o carro, fiz o que tinha que fazer, liguei o carro novamente, quando passei a marcha para o "D" tive que fazer uma certa força, pois parecia que havia travado, ela fez meio que um estalo, "tipo carro quando a embreagem não está boa" mas o cambio foi normalmente para a posição "D"...

Porém, quando tentei sair da rampa de ré, novamente ela estava desengatada, e só percebi isso na hora em que estava na rua, pois como ela desceu a rampa não pude perceber antes ...

Ao passar o cambio para o "D" e acelerar para sair, o giro não passava de 900 / 1000 rpm e andava muito lenta, tipo a 5km/h ... como na ocasião anterior depois de alguns segundos ela voltava a engatar ... tentei reengatar e sair, sem sucesso...

Depois de algumas tentativas e uns 100 metros a frente, sem sucesso, ela começou a fazer uns efeitos sonoros no motor quando eu tentava ligar e não ligou mais, ou seja, o motor não liga (não gira) ... cheguei em casa de guincho!!! E estou muito preocupado, pois parece que o motor travou mesmo ...

O pior é que hoje é feriado na minha cidade, e não consegui falar com o mecânico, mas antes mesmo de falar com ele gostaria de saber se alguém pode me dar uma luz, sobre o que pode estar acontecendo ...

Aguardo retorno...

Obrigado.

Cristiano

Ps. Desculpe pela extensão do texto, mas fiz questão de detalhar o máximo possível!!!

Rapaiz, o negocio ta feio, sobre o cambio, pode ser que trocando o óleo resolva, bem pode ser.. não é certo...
Quanto ao motor, voce percebe que o motor de arranque tenta girar e não consegue virar o volante ou simplesmente o motor de arranque não gira?
Sobre esta sumindo a agua do raidador, tem alguns casos desses por aqui e a maioria se resolveu colocando uma tampa nova no radiador, é a 0.9 bar...
:concordo:

wteam
09/03/2011, 21:03
Pois é Carlos (muito obrigado pela resposta) ... estou realmente preocupado...

Quanto ao motor, ontem quando deu aquela pane no câmbio, ele ligava ... girava, mas o giro não passava do 1000 rpm ... ela andava meio que "rastejando" ... mas isso ficou claro que era porque a marcha não estava engatada ... parecia que ela estava tentando arrancar em 4. marcha ... era bem esta a sensação ...

Depois de alguns metros nesta situação, desisti, desliguei, tentei mudar as marchas, tentei ligar e mudar as marchas com ela ligada, tentei arrancar e nada ... depois de ligar e desligar algumas vezes, ela simplesmente não girava mais o motor ... estou torcendo muito para que seja bateria ou algo assim ... apesar de não estar parecendo ...

Já a água tb acredito que seja a tampa realmente, vou tentar trocar ...

As oscilações de giros e falhas nas trocas ainda tenho que ver o que pode ser ... se alguém puder ajudar eu agradeço!!!!

wteam
10/03/2011, 22:50
Pessoal ... minha Pajero Sport é um "TRANSFORMER"!!!! Kkkkkkkkkkkkkkk...

Meu, levei ela de reboque para o mecãnico hoje de manhã ... chegou lá ele injetou um pouco de diesel na bomba ... o carro voltou a funcionar normalmente ... assim como, as marchas voltaram a engatar novamente ... como ele não tinha o conector correto para fazer o scanner do câmbio pediu para levar em outro lugar para fazer o check... e ver a questão da oscilação do giro ... isso eu farei em breve ... de resto ela voltou a funcionar normalmente ...

Ah... estava com a água do radiador baixa, apesar de o reservatório estar cheio (alguém sabe explicar!?) ... sem sinais visíveis de vazamento....

Custo da Brincadeira "Zero Reais", por isso é importante ter um mecânico de confiança ... se fosse em outo lugar já me enrolariam na certa ...

Conclusão... meu carro é um "TRANSFORMER" ... pelo jeito ele tem o poder de se auto-consertar... ufaaaaaaaaaaaaa!!! Achei que ia gastar uma grana alta já ..

Agora vou fazer umas revisões preventivas ... continuo aceitando dicas ...

Abçs...

Cristiano

Alexandre Isoppo
13/03/2011, 23:23
Cristiano

Tenho numa Pajero igual a sua:

Estava perdendo água (saíndo pelo reservatório), troquei a tampa (era 1.1 bar e coloquei 0.9) e parou, porém rodei bastante no carnaval e estourou uma mangueira, voltei de guincho!

Vou ver o cabeçote, provavelmente vou troca-lo.

E te prepara pra gastar, o carro não se concerta sozinho!

Dica: Confira a água do radiador com o carro frio, sempre que for sair, até arrumar o problema.

Amahã vou abrir o motor e te falo o tamanho do rolo!

Maurício A.Rodrigues
18/03/2011, 09:30
Meus amigo dscubri a falha na minha pajero. CAMBIO!!! Por falta de troca de óleo (está com 130 mil KM) os discos e mais outras peças se desgastaram prematuramente. Minha sorte que comprei essa carro numa renomada loja aqui em Curitiba e não só me deram garantia como levaram o carro na melhor oficina de cambio automatico por aqui e mandaram consertar tudo que tinha que ser consertado independente do preço. Acompanhei todo o serviço e o mecanico que não faz gambiarras troca tudo que tem que trocar se não não faz o serviço me informou que se esse cambio tiver trocas regulares de óleo a cada 40 mil km e o filtro a cada 80 mil nunca, mas nunca vai dar problema, 2o. ele. vai durar mais que qualquer outra peça mecanica deste carro. Acaba o motor o carro desmancha e o cambio continuará intacto. Ele comenta ainda que o brasileiro não sabe usar o cambio e muito menos fazer a manutenção por isso esses cambios apresentam problemas. 1o. Vc sabia que ao subir uma ladeira incrime, essas de garagem de prédio ou uma rua com ladeira bem acentuada, deve-se engatar o "L"? Pois desta forma todo o conjunto literalmente se agarra e não há sobre força. 2o. Numa subida de serra, não deixar somente no "D" e esperar que o cambio troque as marchas, deve-se cambiar para 3a., 2a. conforme o giro desça menos que 2 mil. Isso evita tambem a sobre carga. 3o. Antes de colocar em "P" desligar em "N" puxar o freio de mão, soltar o pé do freio e somente após esse procedimento é que deve engatar o "P" Por que? Porque se vc engatar o "P" antes, ao soltar o pé do freio o veiculo se movimenta um pouco e força o cambio, isso não afeta em nada as peças internas porque são muito resistentes, mas afeta o bloco do cambio que é de aluminum e não aguenta muita pressão. Engatar o "P" mesmo que seja com o carro com pouco movimento é suicidio, vai danificar. Bom é isso amigo que tinha para falar, se lembrar de mais alguma coisa posto aqui depois. Abs.

Lewis Sw4
18/03/2011, 12:33
Pessoal ... minha Pajero Sport é um "TRANSFORMER"!!!! Kkkkkkkkkkkkkkk...

Meu, levei ela de reboque para o mecãnico hoje de manhã ... chegou lá ele injetou um pouco de diesel na bomba ... o carro voltou a funcionar normalmente ... assim como, as marchas voltaram a engatar novamente ... como ele não tinha o conector correto para fazer o scanner do câmbio pediu para levar em outro lugar para fazer o check... e ver a questão da oscilação do giro ... isso eu farei em breve ... de resto ela voltou a funcionar normalmente ...

Ah... estava com a água do radiador baixa, apesar de o reservatório estar cheio (alguém sabe explicar!?) ... sem sinais visíveis de vazamento....

Custo da Brincadeira "Zero Reais", por isso é importante ter um mecânico de confiança ... se fosse em outo lugar já me enrolariam na certa ...

Conclusão... meu carro é um "TRANSFORMER" ... pelo jeito ele tem o poder de se auto-consertar... ufaaaaaaaaaaaaa!!! Achei que ia gastar uma grana alta já ..

Agora vou fazer umas revisões preventivas ... continuo aceitando dicas ...

Abçs...

Cristiano




estranho , historia mau contada , esse motor nao esquenta , esse carro nao da problema .......

Junior-L200Power
18/03/2011, 12:55
Meus amigo dscubri a falha na minha pajero. CAMBIO!!! Por falta de troca de óleo (está com 130 mil KM) os discos e mais outras peças se desgastaram prematuramente. Minha sorte que comprei essa carro numa renomada loja aqui em Curitiba e não só me deram garantia como levaram o carro na melhor oficina de cambio automatico por aqui e mandaram consertar tudo que tinha que ser consertado independente do preço. Acompanhei todo o serviço e o mecanico que não faz gambiarras troca tudo que tem que trocar se não não faz o serviço me informou que se esse cambio tiver trocas regulares de óleo a cada 40 mil km e o filtro a cada 80 mil nunca, mas nunca vai dar problema, 2o. ele. vai durar mais que qualquer outra peça mecanica deste carro. Acaba o motor o carro desmancha e o cambio continuará intacto. Ele comenta ainda que o brasileiro não sabe usar o cambio e muito menos fazer a manutenção por isso esses cambios apresentam problemas. 1o. Vc sabia que ao subir uma ladeira incrime, essas de garagem de prédio ou uma rua com ladeira bem acentuada, deve-se engatar o "L"? Pois desta forma todo o conjunto literalmente se agarra e não há sobre força. 2o. Numa subida de serra, não deixar somente no "D" e esperar que o cambio troque as marchas, deve-se cambiar para 3a., 2a. conforme o giro desça menos que 2 mil. Isso evita tambem a sobre carga. 3o. Antes de colocar em "P" desligar em "N" puxar o freio de mão, soltar o pé do freio e somente após esse procedimento é que deve engatar o "P" Por que? Porque se vc engatar o "P" antes, ao soltar o pé do freio o veiculo se movimenta um pouco e força o cambio, isso não afeta em nada as peças internas porque são muito resistentes, mas afeta o bloco do cambio que é de aluminum e não aguenta muita pressão. Engatar o "P" mesmo que seja com o carro com pouco movimento é suicidio, vai danificar. Bom é isso amigo que tinha para falar, se lembrar de mais alguma coisa posto aqui depois. Abs.

Amigo, é só vc engatar o "P" e já puxar o freio de mão que o carro não anda nada!! Se vc engatar o "P", desligar ,soltar o pé do freio pra depois puxar o freio de mão, daí é errado mesmo!! No Sentra CVT da minha mãe, eu engato o "P" com o carro ainda ligado, puxo o freio de mão..daí sim eu desligo e tiro o pé do freio!! O Carro não se mova absolutamente nada!! :concordo:
Inclusive já lí o manual do cambio CVT(Que é um manual separado do manual do carro) de cabo a rabo e não fala nada de ter que desligar o carro em "N", pra depois sim engatar o "P"..acho que isso tbm vai de câmbio pra câmbio!!! :grin:
Mas tomando esses cuidados que vc citou, sem dúvida o cambio vai durar quase que pra sempre...hehe!! Sorte tua que fikou tudo por conta de onde vc comprou! Essa é a parte boa de se comprar carros em lojas que dão garantia, e onde os carros tem procedencia comprovada!! :concordo:

Maurício A.Rodrigues
18/03/2011, 14:49
É isso ai amigo, por isso que eu dou preferencia a lojas, essa ai então nem se fala, num compro mais nada que não seja com eles...Sem contar que o atendimento foi 10.

wteam
26/04/2011, 11:51
Realmente como foi dito acima, o carro não se conserta sozinho ...

Como falei ela estava baixando a água e nenhum sinal de vazamento ... a água começou a baixar mais rápido, não teve jeito, tivemos que abrir o cabeçote e não deu outra, "cabeçote rachado" ... vou ter que colocar um cabeçote novo... alguém sabe qual a marca do cabeçote que vem nela originalmente???? E o custo disso???

Mas ainda acho muito estranho para um carro com 90.000Km originais ... o motor estava lacrado de fábrica ... já tive todo tipo de carro e nunca tive um problema desse tamanho ... ninguém merece!!! Mas faz parte né!?

Quanto ao câmbio, até agora não tive mais problemas ... mas vou pedir para verificarem os ítens que vcs citaram na próxima revisão que é daqui há uns 2.000Km e tb vou adotar os procedimentos colocados nos tópicos acima!!!

Estou planejando uma viagem pela América do Sul no final deste ano ... serão cerca de 15.000Km ... to começando a ficar preocupado ... o que vcs acham??? Resolvendo este problema do cabeçote, tomando estes cuidados com o câmbio ... dá prá arriscar????

Abçs...

Imperador!
26/04/2011, 14:04
CABECOTE PAJERO 2.8 4M40 | Sady Motores (http://www.sady.com.br/promocoes/9,cabecote-pajero-28-4m40)

wteam
26/04/2011, 14:09
Obrigado Imperador! Mas será que vale???? Alguém sabe dizer se é de boa qualidade????

Imperador!
26/04/2011, 17:31
Obrigado Imperador! Mas será que vale???? Alguém sabe dizer se é de boa qualidade????

Não sei se é original, mas sempre vejo o SAPO-BOMBA que conhece bem de Mit indicando a Sady.
Eu sei que eles são superhonestos e rápidos.

Carlos A. C. Azevedo
26/04/2011, 21:19
Amigo, é só vc engatar o "P" e já puxar o freio de mão que o carro não anda nada!! Se vc engatar o "P", desligar ,soltar o pé do freio pra depois puxar o freio de mão, daí é errado mesmo!! No Sentra CVT da minha mãe, eu engato o "P" com o carro ainda ligado, puxo o freio de mão..daí sim eu desligo e tiro o pé do freio!! O Carro não se mova absolutamente nada!! :concordo:
Inclusive já lí o manual do cambio CVT(Que é um manual separado do manual do carro) de cabo a rabo e não fala nada de ter que desligar o carro em "N", pra depois sim engatar o "P"..acho que isso tbm vai de câmbio pra câmbio!!! :grin:
Mas tomando esses cuidados que vc citou, sem dúvida o cambio vai durar quase que pra sempre...hehe!! Sorte tua que fikou tudo por conta de onde vc comprou! Essa é a parte boa de se comprar carros em lojas que dão garantia, e onde os carros tem procedencia comprovada!! :concordo:

Amigo Junior como é que tá? blz?, o problema é que o Cambio cvt pra comparar com o AT comum só da pra dizer que é automatico mesmo, por que é quase que totalmente diferente, ele falou de desligar em "N" pra evitar a passagem da força(desgraçada=muita) do conversor de torque pras engrenagens, sendo que "P" é pra travar o cambio(leiase as engrenagens), por isso no CVT não tem rolo nenhum colocar em p, por que ele não tem engrenagem...

wteam
27/04/2011, 10:40
Pessoal, o cabeçote que o Sady vende é da marca TOYAN???? Alguém conhece???? Liguei em outro lugar e me falaram do Mando que seria de 1. linha???? Se alguém puder me ajudar eu agradeço ... pois preciso comprar o cabeçote e não sei qual seria o mais recomendável...

Imperador!
27/04/2011, 12:07
Pessoal, o cabeçote que o Sady vende é da marca TOYAN???? Alguém conhece???? Liguei em outro lugar e me falaram do Mando que seria de 1. linha???? Se alguém puder me ajudar eu agradeço ... pois preciso comprar o cabeçote e não sei qual seria o mais recomendável...

Manda uma MP pro SAPO-BOMBA que ele vai te ajudar a resolver isso.

Glaicon
28/04/2011, 07:15
Realmente como foi dito acima, o carro não se conserta sozinho ...

Como falei ela estava baixando a água e nenhum sinal de vazamento ... a água começou a baixar mais rápido, não teve jeito, tivemos que abrir o cabeçote e não deu outra, "cabeçote rachado" ... vou ter que colocar um cabeçote novo... alguém sabe qual a marca do cabeçote que vem nela originalmente???? E o custo disso???

Mas ainda acho muito estranho para um carro com 90.000Km originais ... o motor estava lacrado de fábrica ... já tive todo tipo de carro e nunca tive um problema desse tamanho ... ninguém merece!!! Mas faz parte né!?

Quanto ao câmbio, até agora não tive mais problemas ... mas vou pedir para verificarem os ítens que vcs citaram na próxima revisão que é daqui há uns 2.000Km e tb vou adotar os procedimentos colocados nos tópicos acima!!!

Estou planejando uma viagem pela América do Sul no final deste ano ... serão cerca de 15.000Km ... to começando a ficar preocupado ... o que vcs acham??? Resolvendo este problema do cabeçote, tomando estes cuidados com o câmbio ... dá prá arriscar????

Abçs...

Seu carro certamente estava aquecendo demais por causa do problema do radiador.
Como o câmbio automático também utiliza esse radiador para resfriar o óleo, é possível que tenha refletido no funcionamento da caixa.
Todavia, como você comprou o veículo usado, é importante efetuar a troca completa do óleo que, no caso da Pajero, deve ser uns 9/10 litros.
Óleo da caixa tem três estágios de cores:
1) Avermelhado, tipo suco de morango: óleo novo;
2) Marrom claro e translúcido: em condições normais de uso;
3) Escuro e opaco: sua caixa subiu no telhado.:mrgreen:
Verifique estas condições pela vareta do óleo (da caixa automática).
Boa sorte e uma ótima viagem.:concordo:

Alquimir Gomes
02/07/2014, 18:39
Comprei essa maravilhosa viatura há uns 4 meses. Excelente carro beberrão. Um belo dia de manhã iniciou um defeito que já dura cerca de um mês. Pela manhã quando fria, saio de ré da garagem, coloco D e sigo. O cambio não transfere as marchas, anda mais ou menos uns 200m e dá um tranco (tipo freada brusca), o carro para a luz do N começa piscar alavanca permanece em D com essa luz também acessa. Desligo o motor, dou partida novamente imediatamente, mudo a posição da alavanca pra lá e pra cá, coloco em D e pronto. solucionado o defeito par o resto do dia. No dia seguinte, começa tudo de novo. Saio de Ré, coloco em D, não transfere, dá o tranco, descobri que não preciso desligar o motor, apenas coloco em N, espero uns 2 segundos, mudo a alavanca pra lá e pra cá, ando uns 2 metros de ré, coloco em D e pronto. Resolvido o problema para o resto do dia inclusive com viagem longa sem problema. Dia seguinte tudo de novo. Bem..!! Levei numa oficina aqui em Goiânia, (Goiania Auto Center). Passaram SCANER pela manhã na hora do defeito que apontou erro de sincronismo sugerindo falha elétrica. Revisaram chicote e nada. Testaram sensor entrada e saída e Nada. Modulo da transmissão, nada resolveu. Sugerí desligar o ABS, mas defeito continuou. Pressão cambio bom. Bateria boa sem perda de tensão. As pontas dos sensores de entrada e saída, assim como vareta do óleo, não mostram vestígio de pó de ferro. Óleo TA está no nível inferior, caberia uns 500ml, mas disseram que não seria o problema. Não sei quando óleo foi trocado, mas ainda está claro. Quero trocá-lo depois de resolver o problema, pois se tiver de abrir o cambio seria um gasto desperdiçado.
O mecânico me falou para testar o Sensor APS e depois abrir o corpo de válvula para ver selenoide, mas receio também jogar dinheiro fora se não for lá o defeito.

Alguém experiente pode me socorrer e dar uma dica do que seria esse insistente defeito, que dura cerca de 1 a 2 minutos por dia????
Grato.
Alquimir

Alquimir Gomes
02/07/2014, 18:50
Complementando, ela está com 130mil KM. Durante o resto do dia, anda e transfere marcha com bastante suavidade, bem normal mesmo. Nas viagens ando em alta velocidade, 140, 150 160 normalmente. As retomadas são perfeitas. Mistério.

SAPO-BOMBA
03/07/2014, 00:28
Faça primeiramente uma boa revisão elétrica no carro, em busca de pontos de fuga, fios descascados/mastigados/partidos, veja os pontos de aterramento...


Tem um sensor que fica em cima da bomba injetora, é um TPS que trabalha junto com o câmbio. Peça pra testá-lo e limpá-lo...


468916

Alquimir Gomes
03/07/2014, 11:32
Ok. Obrigado pela dica. vou pedir pra testá-lo. Depois falo o resultado.

wgarcia
22/08/2014, 14:52
Faça primeiramente uma boa revisão elétrica no carro, em busca de pontos de fuga, fios descascados/mastigados/partidos, veja os pontos de aterramento...


Tem um sensor que fica em cima da bomba injetora, é um TPS que trabalha junto com o câmbio. Peça pra testá-lo e limpá-lo...


468916

Olá Sapo Bomba,

também sou possuidor de uma Galloper 2.5 TDI Automática que está com problema no sensor TPS.

Já revirei o google e não acho esse sensor - por acaso vc tem algum contato que possa me ajudar a encontrar?

Obrigado,

Willian

SAPO-BOMBA
22/08/2014, 18:00
Eu tinha um sensor desse, que veio na minha Galloper... mesmo as manuais vem com este sensor.


Vendi por uma "mixaria" pra resolver um problema de uma Pajero Sport 2.8!


Se vc procurar no Ebay por este sensor, talvez vc encontre. Ou em algum Pajero 2.8 AT que seja de sucata. Ou algum outro amigo que tenha uma Galloper manual e seja "caridoso"... Hehehe

SAPO-BOMBA
22/08/2014, 18:04
O seu sensor é igual a estes daqui?

Throttle Position Sensor Mitsubishi Shogun Pajero No 423 AA8 | eBay (http://www.ebay.com/itm/THROTTLE-POSITION-SENSOR-MITSUBISHI-SHOGUN-PAJERO-NO-423-AA8-/261568599435?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item3ce6b4158b)

2 8 Throttle Body Sensor Mitsubishi Pajero Shogun | eBay (http://www.ebay.com/itm/2-8-THROTTLE-BODY-SENSOR-MITSUBISHI-PAJERO-SHOGUN-/371079871588?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item5666157c64)

diogov8
22/08/2014, 22:23
Só vim aqui pra comentar que fico impressionado o quando SAPO-BOMBA "manja dos paranauê". Meus parabéns.

wgarcia
25/08/2014, 15:57
Valeu Sapo_Bomba, eu já tinha visto essas do Ebay mas fiquei com receio de comprar.

Como pelo jeito não fabricam mais, vou tentar nos desmanches.

Obrigado.

Ipanema
26/08/2014, 15:47
Olá Alquimir,
Acho que a melhor pista está na primeira coisa comentada. O carro só não funciona corretamente quando frio. Isso me deixa pensando que se fosse o sensor TPS, o problema continuaria com o carro quente.

Me vem a cabeça então três possibilidades:
1- Sensor de temperatura com defeito. Talvez ele demore para reconhecer o aquecimento e por isso não troque as marchas. Muitos carros só trocam as marchas a partir de uma determinada temperatura (lembre que estes carros tb são vendidos em lugares muito frios). Não sei se os MITs são assim, mas podem ser. Mas isso não explica o tranco. enfim...
2-Ninguém mediu a pressão do óleo certo? Tem vários pontos de medição que podem dar boas pistas. O fluido velho pode não estar gerando a pressão na linha adequada enquanto o carro está frio.
3 - O corpo de válvulas destas caixas é de alumínio, sujeito a dilatação com calor e contração com o resfriamento. Existem pistões que agem nas trocas das marchas. Estes pistões não são de alumínio, contraindo e expandindo de forma diferente do corpo. Com o carro frio, portanto, a folga entre o duto e o pistão é menor. Se o seu fluido já tiver perdido a viscosidade necessária, existe a possibilidade de escorrer totalmente dos pistões durante va noite e deixá-los secos. Com isso temos um maior atrito por falta de fluido, junto com menor folga para a movimentação dos pistões. Eles podem ficar presos até o aumento de temperatura ou pressão do fluido. Talvez o destravamento explique o tranco.

Sugestão dos passos a seguir:
1 - Acho que a primeira coisa que você deve fazer é trocar o fluido e o filtro. Vai ter que fazer isso de qualquer forma e talvez só isso já resolva o problema. Se não houver nada sério com o câmbio, poderá reaproveitá-lo mesmo precisar desmontar. Se houver algo sério, o fluido vai ser a menor de suas preocupações.
2 -Se não resolver, checaria o sensor de temperatura.
3 - O sensor estando bom, aí testaria a pressão da linha e estando baixa, regularia (tem um parafuso para isso, retirando o carter).
4 - Não sendo nada disso, pode ser uma solenóide. São 5 se não me engano e todas iguais. Se trocar uma e não resolver, pode colocá-la em outra posição e ver se resolve. Vai gastar apenas juntas de carter e O'rings.

Esta última sugestão já é um passo largo. Eu voltaria aqui e faria outro relato antes de ir adiante com ela.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Pedro Ipanema.

leoab
11/06/2015, 16:58
Pessoal, acabei de comprar a camionete e já estou enfrentando este problema, acredito q não seja grave, se puderem me ajudar agradeço. E o seguinte: quando se esta andando em drive na rodovia( sem mecher na alavanca) o câmbio passa pra neutro, sendo que as luzes de drive e neutro ficam acessas, mas está em neutro. O cambio funciona perfeitamente quando isto não ocorre e não entra em modo de segurança. É como se num carro manual estivesse escapando marcha. Alguem já enfrentou este problema?. Acredito em algo relacionado a alavanca ou solenóide.
Obs. Pajero 2008. 3.5 76 mil km. Revisões na concessionária ate os 60 mil.

lfschmitz
11/06/2015, 19:48
Pessoal, acabei de comprar a camionete e já estou enfrentando este problema, acredito q não seja grave, se puderem me ajudar agradeço. E o seguinte: quando se esta andando em drive na rodovia( sem mecher na alavanca) o câmbio passa pra neutro, sendo que as luzes de drive e neutro ficam acessas, mas está em neutro. O cambio funciona perfeitamente quando isto não ocorre e não entra em modo de segurança. É como se num carro manual estivesse escapando marcha. Alguem já enfrentou este problema?. Acredito em algo relacionado a alavanca ou solenóide.
Obs. Pajero 2008. 3.5 76 mil km. Revisões na concessionária ate os 60 mil.


É uma quilometragem bem baixa para o ano do carro... Se for real, é certo que a parte mecânica do câmbio está em dia. Aproveita para checar troca de óleo e filtros do câmbio, pois descuido nesse aspecto pode custar muuuito caro!

Pelo relato, o sintoma é semelhante ao apresentado pela minha L200. O problema era oxidação e mau-contato na chave seletora do câmbio. Se for isso, é algo em torno de mil dinheiros, incluindo mão de obra.

leoab
11/06/2015, 19:58
É uma quilometragem bem baixa para o ano do carro... Se for real, é certo que a parte mecânica do câmbio está em dia. Aproveita para checar troca de óleo e filtros do câmbio, pois descuido nesse aspecto pode custar muuuito caro!

Pelo relato, o sintoma é semelhante ao apresentado pela minha L200. O problema era oxidação e mau-contato na chave seletora do câmbio. Se for isso, é algo em torno de mil dinheiros, incluindo mão de obra.

A km é real. O carro é de procedência. Como todas revisões foram feitas na concessionaria, acho q a troca de óleo foi efetuada aos 40. Então com 80, deve ser. Realizada novamente. Acho q o problema e por ai mesmo, mas e perigoso, imagina estar ultrapassando uma carreta e o cambio entre em neutro. Qual foi o sintoma da sua?

lfschmitz
11/06/2015, 20:03
A km é real. O carro é de procedência. Como todas revisões foram feitas na concessionaria, acho q a troca de óleo foi efetuada aos 40. Então com 80, deve ser. Realizada novamente. Acho q o problema e por ai mesmo, mas e perigoso, imagina estar ultrapassando uma carreta e o cambio entre em neutro. Qual foi o sintoma da sua?

Exatamente o mesmo, mas como a indicação é por letra numa parte de cristal líquido que a Triton tem no painel, não acendia nada: simplesmente apagava o D. Era como se a alavanca estivesse naquele "meio termo" entre neutro e drive. Então eu mexia a alavanca para N ou 2 e o câmbio engrenava de novo. Levei alguns sustos, pois não tive como parar o carro logo nos primeiros dias e rodei cerca de um mês assim, com falhas cada vez mais frequentes.

leoab
11/06/2015, 20:29
Exatamente o mesmo, mas como a indicação é por letra numa parte de cristal líquido que a Triton tem no painel, não acendia nada: simplesmente apagava o D. Era como se a alavanca estivesse naquele "meio termo" entre neutro e drive. Então eu mexia a alavanca para N ou 2 e o câmbio engrenava de novo. Levei alguns sustos, pois não tive como parar o carro logo nos primeiros dias e rodei cerca de um mês assim, com falhas cada vez mais frequentes.

É assim mesmo. Se fico segurando a alavanca para trás com as maos não ocorre o problema. Inclusive ele ocorre mais em estradas(acho q a alavanca movimenta mais). VC fez o conserto na concessionária? Alguem do forum indica alguem de confiança em campo grande//MS?. Liguei em uma loja e o cara me cobrou 300, apenas para dar o diagnostico.

lfschmitz
12/06/2015, 06:24
Essa característica de não apresentar o problema quando segura a alavanca meio forçada para trás a minha também tinha. Fiz o reparo em uma oficina especializada em caminhonetes, que praticamente só atende Mitsubishi, Nissan e Toyota, em Blumenau (cidade vizinha).

Daniel Dortas
06/07/2015, 11:57
Essa característica de não apresentar o problema quando segura a alavanca meio forçada para trás a minha também tinha. Fiz o reparo em uma oficina especializada em caminhonetes, que praticamente só atende Mitsubishi, Nissan e Toyota, em Blumenau (cidade vizinha).

Estou com esse mesmo problema em minha pajero Sport Flex 2010 com apenas 68000km rodados. O carro só apresentava esse problema durante as manobras, mas ontem ele foi para o neutro sozinho enquanto eu dirigia, e levei um susto pois ele voltou sozinho para o D.
Em que local fica essa chave seletora? fica na alavanca do câmbio mesmo?

leoab
06/07/2015, 22:33
Estou com esse mesmo problema em minha pajero Sport Flex 2010 com apenas 68000km rodados. O carro só apresentava esse problema durante as manobras, mas ontem ele foi para o neutro sozinho enquanto eu dirigia, e levei um susto pois ele voltou sozinho para o D.
Em que local fica essa chave seletora? fica na alavanca do câmbio mesmo?

O pessoal da concessionária falou que fica em baixo do veiculo. Falaram que pode ser resolvido com apenas uma regulagem ou então tem q trocar a chave. Preço 1150. Falaram TB q este problema e mais recorrente nas triton. Não arrumei ainda. Vou fazer na revisão dos 80 onde se troca o óleo.

Daniel Dortas
07/07/2015, 10:10
O pessoal da concessionária falou que fica em baixo do veiculo. Falaram que pode ser resolvido com apenas uma regulagem ou então tem q trocar a chave. Preço 1150. Falaram TB q este problema e mais recorrente nas triton. Não arrumei ainda. Vou fazer na revisão dos 80 onde se troca o óleo.

1150 é o preço da peça, ou apenas da regulagem? achei ela em um site http://www.casadapajero.com.br/produto.php?cod_produto=5256894 peça original. Vou levar o meu essa semana em uma oficina especializada em transmissão aqui em Salvador e volto a postar qual será a solução.
Valeu!!!

leoab
07/07/2015, 11:38
1150 é o preço da peça, ou apenas da regulagem? achei ela em um site http://www.casadapajero.com.br/produto.php?cod_produto=5256894 peça original. Vou levar o meu essa semana em uma oficina especializada em transmissão aqui em Salvador e volto a postar qual será a solução.
Valeu!!!

blz, passa o resultado pra gente depois. Este problema parece ser recorrente. Na concessionaria para fazer o diagnóstico eles cobram 180, a peça custa 1150 e a mão de obra 250. Onde moro não tem oficina especializada, então acho que vou morrer na concessionaria mesmo.

ceomar
15/07/2015, 22:13
Boa noite galera, tenho uma pajero 1991 e não acho a chave seletora do cambio automático, alguém tem, pra vender...

Daniel Dortas
18/07/2015, 18:01
blz, passa o resultado pra gente depois. Este problema parece ser recorrente. Na concessionaria para fazer o diagnóstico eles cobram 180, a peça custa 1150 e a mão de obra 250. Onde moro não tem oficina especializada, então acho que vou morrer na concessionaria mesmo.

Consegui resolver o problema aqui mesmo na garagem em 15 min. A chave seletora permite que seja regulada, seus furos de fixação são rasgados justamente para que a gente consiga girá-la um pouco para ajustar. Na peça que prende o condutor da alavanca com o eixo da caixa, existe um furo justamente para alinharmos com um furo que a seletora possui tb, para alinhá-los basta colocar no neutro, folgar os 2 parafusos 10 que fixam a seletora, e com a ajuda de um pino (utilizei uma chave de fenda) vc coloca dentro dos 2 furos para alinhá-los, é coisa e 1mm e o problema acaba. Essa semana tive que andar só com 3 marchas e isso tava me enchendo o saco. Qualquer dúvida, segue meu e-mail ddortas@Hotmail.com e meu cel para o Watsapp 71 91690355. Abraços!

cwollmann
29/07/2015, 14:39
Olá Alquimir,
Acho que a melhor pista está na primeira coisa comentada. O carro só não funciona corretamente quando frio. Isso me deixa pensando que se fosse o sensor TPS, o problema continuaria com o carro quente.

Me vem a cabeça então três possibilidades:
1- Sensor de temperatura com defeito. Talvez ele demore para reconhecer o aquecimento e por isso não troque as marchas. Muitos carros só trocam as marchas a partir de uma determinada temperatura (lembre que estes carros tb são vendidos em lugares muito frios). Não sei se os MITs são assim, mas podem ser. Mas isso não explica o tranco. enfim...
2-Ninguém mediu a pressão do óleo certo? Tem vários pontos de medição que podem dar boas pistas. O fluido velho pode não estar gerando a pressão na linha adequada enquanto o carro está frio.
3 - O corpo de válvulas destas caixas é de alumínio, sujeito a dilatação com calor e contração com o resfriamento. Existem pistões que agem nas trocas das marchas. Estes pistões não são de alumínio, contraindo e expandindo de forma diferente do corpo. Com o carro frio, portanto, a folga entre o duto e o pistão é menor. Se o seu fluido já tiver perdido a viscosidade necessária, existe a possibilidade de escorrer totalmente dos pistões durante va noite e deixá-los secos. Com isso temos um maior atrito por falta de fluido, junto com menor folga para a movimentação dos pistões. Eles podem ficar presos até o aumento de temperatura ou pressão do fluido. Talvez o destravamento explique o tranco.

Sugestão dos passos a seguir:
1 - Acho que a primeira coisa que você deve fazer é trocar o fluido e o filtro. Vai ter que fazer isso de qualquer forma e talvez só isso já resolva o problema. Se não houver nada sério com o câmbio, poderá reaproveitá-lo mesmo precisar desmontar. Se houver algo sério, o fluido vai ser a menor de suas preocupações.
2 -Se não resolver, checaria o sensor de temperatura.
3 - O sensor estando bom, aí testaria a pressão da linha e estando baixa, regularia (tem um parafuso para isso, retirando o carter).
4 - Não sendo nada disso, pode ser uma solenóide. São 5 se não me engano e todas iguais. Se trocar uma e não resolver, pode colocá-la em outra posição e ver se resolve. Vai gastar apenas juntas de carter e O'rings.

Esta última sugestão já é um passo largo. Eu voltaria aqui e faria outro relato antes de ir adiante com ela.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Pedro Ipanema.

Boa tarde pessoal,
conseguiram resolver o problema, pois tenho uma pajero sport 2.8 4M40 automatic com um problema parecido, somente se o trance, a unica coisa que nao engata a sobremarcha enquanto nao chegar na temperature adequada, do motor.
este sensor de temperature que voces falam seria um sensor na caixa??
alguen conseguiu achar uma TPS, pois estou procurando e ainda nao achei
grato
carlos

Ruimar Do Nascimento Silv
26/11/2015, 23:43
Pessoal, Boa noite!

Comprei uma Full 2008 3.2, e está com este problema mencionado D sai para o N, aparece no Painel e mesmo estando no D, o correto e o que vocês constataram foi a troca do óleo da transmissão?

jvieira
26/02/2016, 09:29
também estou na procura deste mardito sensor tps tenho uma viatura 2001 que esta com o mesmo problema achei aki na autorizada mit mais custa 2.2k achei muito caro mais não tem o que fazer, já pensei ate a possibilidade de trocar o cambio por um
manual

otanger
01/07/2016, 11:59
Olhei o forum e não consegui achar

venha por meio daqui pedir ajuda, alguem aqui já teve problema com cambio dela tipo assim, ele fucniona perfeitamente, mais quando estou 100% parado preciso colocar no N se não ela fica ameaçando querer sair sem acelerar

Glaicon
02/07/2016, 09:03
Olhei o forum e não consegui achar

venha por meio daqui pedir ajuda, alguem aqui já teve problema com cambio dela tipo assim, ele fucniona perfeitamente, mais quando estou 100% parado preciso colocar no N se não ela fica ameaçando querer sair sem acelerar
Todo carro automático anda sozinho com o câmbio em drive, igual ao carro manual quando engatada primeira marcha.
É disto que estás falando, ou o carro quer andar mesmo pisando no freio?:pipoca:

otanger
03/07/2016, 01:41
Estou parado no sinaleiro com ela no d... Ela fica pulando sem eu acelerar... Ai preciso colocar no n... Eh normal isso nessas 2002 ? Isso segurando apenas o freio... Da imprenssao que ela esta um pouco com a marcha lenta acelerada.

Glaicon
03/07/2016, 07:42
Estou parado no sinaleiro com ela no d... Ela fica pulando sem eu acelerar... Ai preciso colocar no n... Eh normal isso nessas 2002 ? Isso segurando apenas o freio... Da imprenssao que ela esta um pouco com a marcha lenta acelerada.
Se fica dando pulos ou trancos, aí precisa verificar o nível, pois deve estar com excesso de óleo.
Quando o nível está acima do máximo, o óleo cria espuma com a elevação da temperatura, gerando falhas no funcionamento.
E estas falhas são exatamente os pulos e trancos.
Na minha ex Cherokee Sport eu chegava a olhar pelo espelho retrovisor, achando que alguém tinha dado um totó na traseira, por conta do tranco que dava.
E isto foi depois de fazer a troca do óleo da mesma.
Tiraram uns 100/200 ml´s de óleo e resolveu.
O nível do óleo se mede com o veículo ligado e já em temperatura normal de funcionamento, parado em local nivelado, devendo passar a alavanca de P para R, N e D, parando em cada posição por dez segundos, retornando para P.
Aí, com o veículo ainda ligado, tira a vareta, limpa e só então mede o nível.
Você consegue localizar a vareta da caixa automática no seu carro?
Caso você não tenha certeza sobre o resultado da medição, vá numa oficina de caixas automáticas e peça para retirarem uns 300 ml´s de óleo.
É melhor faltar um pouco de óleo do que sobrar.
Eles retiram por sucção pelo próprio canote da vareta.
Depois da retirado volte a usar o veículo normalmente e observe se resolveu.
Resolvendo ou não, coloque por aqui o resultado.:concordo:

otanger
09/07/2016, 12:33
Se fica dando pulos ou trancos, aí precisa verificar o nível, pois deve estar com excesso de óleo.
Quando o nível está acima do máximo, o óleo cria espuma com a elevação da temperatura, gerando falhas no funcionamento.
E estas falhas são exatamente os pulos e trancos.
Na minha ex Cherokee Sport eu chegava a olhar pelo espelho retrovisor, achando que alguém tinha dado um totó na traseira, por conta do tranco que dava.
E isto foi depois de fazer a troca do óleo da mesma.
Tiraram uns 100/200 ml´s de óleo e resolveu.
O nível do óleo se mede com o veículo ligado e já em temperatura normal de funcionamento, parado em local nivelado, devendo passar a alavanca de P para R, N e D, parando em cada posição por dez segundos, retornando para P.
Aí, com o veículo ainda ligado, tira a vareta, limpa e só então mede o nível.
Você consegue localizar a vareta da caixa automática no seu carro?
Caso você não tenha certeza sobre o resultado da medição, vá numa oficina de caixas automáticas e peça para retirarem uns 300 ml´s de óleo.
É melhor faltar um pouco de óleo do que sobrar.
Eles retiram por sucção pelo próprio canote da vareta.
Depois da retirado volte a usar o veículo normalmente e observe se resolveu.
Resolvendo ou não, coloque por aqui o resultado.:concordo:


Tive que mandar reprogramar ai deu certoo obrigadoooo

Glaicon
10/07/2016, 08:49
Tive que mandar reprogramar ai deu certoo obrigadoooo
Quando tiram todo o óleo por drenagem do cárter, pode acontecer isto.
A solução é desligar o cabo da bateria por 15 minutos.
O sintoma, então, é igual ao de excesso de óleo.
Bom saber disto para as próximas dúvidas.
E que bom não ser nenhum problema.
Muitos se assustam com câmbio automático.
Mas nem sempre é problema.:concordo:

Gustavofeitosa
07/08/2016, 23:26
também estou na procura deste mardito sensor tps tenho uma viatura 2001 que esta com o mesmo problema achei aki na autorizada mit mais custa 2.2k achei muito caro mais não tem o que fazer, já pensei ate a possibilidade de trocar o cambio por um
manual

Resolveu?. Preciso fazer uma revisão... meu câmbio automático está sem trancos mas a ré está sem força..

pedrocuba
12/08/2016, 14:19
seu carro está com válvula termostática?

o sistema pode estar demorando para entrar na temperatura idela de trabalho

jacprata
31/08/2016, 11:57
Caros amigos, eu nao sei mais a quem recorrer, minha pajero esta comproblemas em alta rotacao nas trocas de marchas no cambio AT, quando aperto no acelerador sai muita fumaca preta e o carro reduz a marcha e fica trocando o tempo todo de marcha. exemplo, se eu estou a 80km/h e estabilizo a aceleracao ele troca a marcha o tempo todo, o semsor tps faz isso? alguem tem alguma ideia?

pedrocuba
02/09/2016, 03:12
Caros amigos, eu nao sei mais a quem recorrer, minha pajero esta comproblemas em alta rotacao nas trocas de marchas no cambio AT, quando aperto no acelerador sai muita fumaca preta e o carro reduz a marcha e fica trocando o tempo todo de marcha. exemplo, se eu estou a 80km/h e estabilizo a aceleracao ele troca a marcha o tempo todo, o semsor tps faz isso? alguem tem alguma ideia?

sim, de uma lida sobre o tps. Algum companheiro pode te ajudar melhor. Tem um outro tópico só sobre o cambio desse modelo

toscanob
02/02/2017, 22:40
Consegui resolver o problema aqui mesmo na garagem em 15 min. A chave seletora permite que seja regulada, seus furos de fixação são rasgados justamente para que a gente consiga girá-la um pouco para ajustar. Na peça que prende o condutor da alavanca com o eixo da caixa, existe um furo justamente para alinharmos com um furo que a seletora possui tb, para alinhá-los basta colocar no neutro, folgar os 2 parafusos 10 que fixam a seletora, e com a ajuda de um pino (utilizei uma chave de fenda) vc coloca dentro dos 2 furos para alinhá-los, é coisa e 1mm e o problema acaba. Essa semana tive que andar só com 3 marchas e isso tava me enchendo o saco. Qualquer dúvida, segue meu e-mail ddortas@Hotmail.com e meu cel para o Watsapp 71 91690355. Abraços!

Na minha Pajero Sport 3.5 2008 às vezes eu engatava o "D", e no painel indicava "D" e "N" ao mesmo tempo, e o carro não andava. Levei na MILTFORT, especializada em Mitsubishi em São Paulo, e meu "fiel escudeiro" disse que tinha que trocar a chave seletora urgentemente, que custava R$1700,00, pois se não o fizesse, poderia ocorrer uma avaria maior, e o conserto ficaria em mais de R$8.000,00! Aterrorizado, segui sua recomendação. Quando vi que a peça original era vendida por R$723,00, levei um susto! Amanhã vou lá mandar tirar a tal peça, pegar meu dinheiro de volta, e destituir meu escudeiro da função. Estou pensando seriamente em abrir uma oficina especializada em Pajero...

Glaicon
03/02/2017, 08:09
Na minha Pajero Sport 3.5 2008 às vezes eu engatava o "D", e no painel indicava "D" e "N" ao mesmo tempo, e o carro não andava. Levei na MILTFORT, especializada em Mitsubishi em São Paulo, e meu "fiel escudeiro" disse que tinha que trocar a chave seletora urgentemente, que custava R$1700,00, pois se não o fizesse, poderia ocorrer uma avaria maior, e o conserto ficaria em mais de R$8.000,00! Aterrorizado, segui sua recomendação. Quando vi que a peça original era vendida por R$723,00, levei um susto! Amanhã vou lá mandar tirar a tal peça, pegar meu dinheiro de volta, e destituir meu escudeiro da função. Estou pensando seriamente em abrir uma oficina especializada em Pajero...
A gente aprende muito com esses mecânicos picaretas.
No mínimo, ficamos mais espertos!
Já quiseram me vender embreagem chinesa da minha ex SW4 por preço mais caro que a original.
Eles sempre tentam se aproveitar da nossa urgência em ver a viatura arrumada logo.
Boa sorte no seu conserto.:concordo:

Edintruder
02/06/2017, 14:56
Reanimando o tópico, temos uma pajero 01 2.8 at aqui no serviço que quando estamos parando começa a dar socos como se entrasse N e depois engatasse novamente, na medida que o rpm vai caindo. E quando vamos arrancar ela simplesmente cai em N com a palanca em D, basta tirar o pé do acelerador e o rpm cair pra 1000 e acelerar novamente que ela engata normalmente, e o problema surge novamente na próxima parada...

Vou ver esse sensor que o Sapo falou, porém a caixa foi revisada não faz muito tempo e estava tudo ok. A Pajero tem 180.000km.

Rodolfo Boraschi
08/07/2017, 21:49
Olá Pessoal, alguem mais fez somente o ajuste da chave seletora e deu certo? Meu mecânico informou que será necessário substituir a peça, mas tenho a impressão que somente o ajuste já seja o suficiente....

Ismael dos santos lima
14/12/2018, 09:32
Ola grupo bom dia recentemente peguei uma pagero sport 2000 gls 2.8 automatica só apaixonado por esse modelo de pagero sonho com uma dessa desde 2000 conseguir realizar o sonho ja tem 4 meses q tenho ela, só q de uns dois dia p cá ela tem apresentado o seguinte problema quando no d ela passa a primeira e a segunda mais de terceira ela fica presa mais depois passa e da mesma coisa é de terceira p quarta ja mexi na chave seletora não resolveu tem hora q penso q pode ser um sensor de rotação mais não alguém ja passou por isso me der alguma luz por favor . ela fez isso um tempo desse eu botei wd 40 nos interruptor da caixa de marcha e ela voltou ao normal mais agora botei novamente e não obtive o mesmo resultado não sei o q pode ser .

adriano84
14/12/2018, 11:53
Ola grupo bom dia recentemente peguei uma pagero sport 2000 gls 2.8 automatica só apaixonado por esse modelo de pagero sonho com uma dessa desde 2000 conseguir realizar o sonho ja tem 4 meses q tenho ela, só q de uns dois dia p cá ela tem apresentado o seguinte problema quando no d ela passa a primeira e a segunda mais de terceira ela fica presa mais depois passa e da mesma coisa é de terceira p quarta ja mexi na chave seletora não resolveu tem hora q penso q pode ser um sensor de rotação mais não alguém ja passou por isso me der alguma luz por favor . ela fez isso um tempo desse eu botei wd 40 nos interruptor da caixa de marcha e ela voltou ao normal mais agora botei novamente e não obtive o mesmo resultado não sei o q pode ser .



Verifique o oleo do cambio! Tanto o nivel quanto o estado!

Vitor sem C
01/04/2019, 09:06
Provavelmente é um problema na chave seletora de câmbio. Procure dar uma olhada nisso, ela tem uma leve regulagem manual nos parafusos, podendo ir um pouco para frente e para trás, o que já dá bastante diferença.

sigelmann
01/04/2019, 19:05
Já a minha Pajero 3.2 2003 está com um problema quando esquenta (fria, fica tudo normal, sem tranco, sem flutuação, etc) o cambio AT simplesmente estanca quando eu tento parar a viatura. Passar num lombada, ou frear numa esquina, só jogando em N e parar totalmente para novamente colocar em D, se não fizer isto, ela "morre" igual carro com cambio mecânico.

Luan Alcântara
27/06/2019, 01:34
Bom dia galera. A minha Pajero Sport 2.8 (2005) deu o mesmo problema. Ela fica sem querer engatar a marcha e fica o N e o D no painel e o carro fica tipo em neutro porém engatado no D.

Achei um vídeo legal de um cara mostrando como regular a chave coletora do câmbio.

Assistam aí Quando o câmbio automático não entra as marchas - YouTube (https://youtu.be/1w-ezjt9qnI)

Vitor sem C
22/09/2019, 19:47
Já a minha Pajero 3.2 2003 está com um problema quando esquenta (fria, fica tudo normal, sem tranco, sem flutuação, etc) o cambio AT simplesmente estanca quando eu tento parar a viatura. Passar num lombada, ou frear numa esquina, só jogando em N e parar totalmente para novamente colocar em D, se não fizer isto, ela "morre" igual carro com cambio mecânico.


Tive esse mesmo problema com o sensor TPS da minha Pajero Sport 2.8. Retirei o sensor antigo que estava danificado e troquei o pedal do acelerador pelo da L200 HPE que já vem com um sensor de acelerador. O encaixe é perfeito no lugar do antigo pedal. Quanto à ligação elétrica é simples também, basta enviar 3 fios para dentro do veículo e fazer a ligação no sensor do pedal. Com um multimetro é bem fácil e simples de identificar a voltagem necessário para regular o sensor.

003366
03/11/2020, 22:50
Ola pessoal
moro em uma cidade bem pequena, pessoal não intende muito.
Estou com um problema na pajero, as duas cruzetas do cardan estava bem gasta e dava um tranco...

o carro apresentou problema e começou a engatar apenas a RE, esgotei o óleo do cambio troquei o filtro, coloquei o oleo tqm sp3, troquei as duas cruzetas gasta..

porem ao testar continua sem engatar o D, reparei que quando engata o D, apresenta um barulho diferente na parte de baixo do carro, oq será que pode ter quebrado ? alguém consegue me ajudar pra fazer algum teste pra localizar pelo menos onde é o problema ?

pinokio
12/04/2021, 12:01
OLA meus amigos. adquiri recentemente uma Pajero sport automática ano 2004/2005
as vezes coloco a alavanca na posição D e fica como se estivesse no neutro. Acelero algumas vezes e acaba entrando.so que tenho que meter o pé no freio rápido devido a aceleração.
eu sou técnico em eletrônica e não entendo de mecânica. talvez algum amigo me de alguma dica e se for elétrica ou eletrônica quem sabe consigo resolver?
desde ja sou agradecido.
outra coisa e que não consigo acompanhar as postagens pelo email.

MR.TESCH
13/04/2021, 16:22
Pelo relato do problema, parece ser nível baixo do fluído da transmissão automática.

No cofre do motor existem duas varetas. Para verificar o nível, utilizar a vareta que fica ao fundo do cofre, próximo a tampa de óleo do motor. Antes de verificar, o carro precisa estar na temperatura ideal de trabalho, por tanto rode com o carro por uns 15-20 mins - não adianta deixar o carro funcionando parado (o fluído da transmissão precisa aquecer). Se estiver baixo complete com o fluído recomendado. Se o problema for resolvido então a minha sugestão é realizar a troca do fluído e o filtro.

Se o fluído estiver no nível e/ou após completar o problema não for resolvido - a minha sugestão é procurar um especialista em câmbio automático da Mitsubishi - digo isso porque muitos vão querer condenar o teu câmbio e pedir para trocar diversos componentes sem a real necessidade - ou por puro achismo porque não conhecem o carro ou por má fé.

Marcos_rocha
24/11/2022, 19:52
Prezados, boa noite.

Pajero Sport 2.8 ao colocar em drive ou seja em ré sai direto,e se pisar no freio motor morre em seguida.É como se estivesse sem embreagem...
Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema?
Obrigado.