PDA

Ver Versão Completa : Motor BF161 fumando



Kakiko
09/03/2011, 14:20
A junta do cabeçote do meu BF161 queimou, aproveitei para fazer o cabeçote, trocar todas as valvulas de admissão e a junta, mas agora esta saindo muita fumaça branca pelo escapamento...:(
Estou com duvida se vou precisar fazer o motor ou nao pois a fumaça que sai é branca entao acredito que nao seja anel...estou desconfiado que a junta pode ter queimado de novo ou o mecanico fez alguma merda quando montou...:parede:
Antes de abrir o motor gostaria da opinião dos amigos entendidos daqui do forum...voces podem me ajudar? Sera que é o motor ou o cabeçote de novo?

abraço

jkdaniels
09/03/2011, 14:52
Amigo, se me permite minha opinião, com todo respeito, não faça como eu: tive dezenas de camaradas me dizendo pra nao investir no velho bf e eu teimei e fiz o motor, gastei uma nota (que dava pra ter comprado um opala 4 ou ate um 6) e o motor continua a mesma m%rda e sempre dando problema. BF quando nao esta amaciando está no fim da vida, nao vale a pena. Como já ouvi aqui pelo fórum "pinta de verde e joga no mato". kkkk

Abração!

Kakiko
09/03/2011, 15:37
Pois é....ja pensei nisso... mas trocar motor nao é tao simples assim...quando começo a pensar nisso desanima: primeiro tem que achar um motor bom (o que ja é dificil pois vc so sabe se esta bom quando liga ele) com nota fiscal senao nao da para legalizar a documentação , depois tem que mexer no cambio pq o velho nao aguenta o motor, depois um monte de adaptacões para colocar o conjunto todo, acertar documentação, vistoria etc etc etc :putz:
Eu não sou mecanico entao tem que pagar um cara bom para fazer e la vai mais $$$$
Cara...realmente não sei o que eu vou fazer...to torcendo para que isso seja somente o cabeçote...vamos ver...

abraço

jkdaniels
09/03/2011, 16:05
Tudo bem, eu entendo teu caso. Se te ajuda, no meu eu mandei brunir as camisas, troquei juntas e aneis, melhorou com relacao ao que estava, porem continua vazando oleo por tudo que eh lado. Por acaso tu viu como estavam os aneis? pq se estiverem desgastados como estavam os meus, o oleo sobe. Da uma olhada no arrefecimento tb, ve se nao ta vazando agua pra dentro do cofre. A água do radiador nao pode ser a da torneira, o bom mesmo eh juntar a água da chuva que é mais pura. Eu coloquei tb etilenoglicol no radiador na proporcao de 60% agua + 40% etilenoglicol.

Espero ter ajudado um pouco, 120% do que aprendi de mecanica foi pesquisando muito aqui no forum, a galera eh gente fina e genial.

Abração.

Kakiko
09/03/2011, 16:18
Sera que o motor não presta mesmo ou tem poucas pessoas que sabem mexer com esse motor antigo? Ou as peças de reposição que sao ruins de ma qualidade ou feitas em fundo de quintal?:pensativo:

jkdaniels
09/03/2011, 16:54
Sera que o motor não presta mesmo ou tem poucas pessoas que sabem mexer com esse motor antigo? Ou as peças de reposição que sao ruins de ma qualidade ou feitas em fundo de quintal?:pensativo:

Cara, pela minha experiência:

1- O projeto desse motor é muito antigo, ele é muito ineficiente, imagina um motor de 6 cilindros gerar somente 90 cavalos (o opala 4 gera 95 pra teres ideia). Ele gasta combustível demais, da manutenção toda hora, perde a regulagem fácil fácil. A única vantagem é que ele é tão simples que dá pra aprender tudo sobre ele pra não ficar na mão.

2- Peças originais até se acha, mas custam muito caro. A gente acaba apelando pro amigo frances aqui do forum, o "Jaque" (Já que não deu isso eu coloco aquilo... Já que fiz isso, eu faço aquilo...). Tem muita coisa que dá pra adaptar (exceto no coração do motor, é claro).

3- Quanto ao meca, como te falei antes, é tão simples a mecânica dele que há 9 meses atrás qdo comprei a minha rural eu não sabia nada, zero. Hoje em dia sei o funcionamento dela de cabo a rabo, não tem o que eu não mexa.

Marco-Maga
09/03/2011, 17:54
Pois é....ja pensei nisso... mas trocar motor nao é tao simples assim..

É simples sim
.quando começo a pensar nisso desanima: primeiro tem que achar um motor bom (o que ja é dificil pois vc so sabe se esta bom quando liga ele) com nota fiscal senao nao da para legalizar a documentação

O seu motor já é cadastrado no Doc? se não for ai é facil, nem nota fiscal vc precisa é só colocar e depois quando for o caso cadastra no doc, vc só tem que comprar um motor que ainda não seja cadastrado.

, depois tem que mexer no cambio pq o velho nao aguenta o motor,

Cambio, pode colocar o do chevette 5m do 1.0 ou 1.6, facil de achar.

depois um monte de adaptacões para colocar o conjunto todo

´Pra adaptar vc só vai precisar da capa seca do opala e da flange se for 4x4.

, acertar documentação, vistoria etc etc etc :putz:

Vistoria não precisa caso seu motor ainda não esteja cadastrado no doc.
Eu não sou mecanico entao tem que pagar um cara bom para fazer e la vai mais $$$$

Vc vai gastar nisso tudo incluindo tirar um e colocar outro R$ 700,00 motor, R$ 600,00 cambio com capa seca e uns R$ 500,00 de mo pra tirar um e colocar o outro.

Cara...realmente não sei o que eu vou fazer...to torcendo para que isso seja somente o cabeçote...vamos ver...

abraço


Kakito,

Vc gasta R$ 1800,00 e não tem mais dor de cabeça..:concordo:

Qq duvida é só perguntar..

Kakiko
09/03/2011, 18:02
Kakito,

Vc gasta R$ 1800,00 e não tem mais dor de cabeça..:concordo:

Qq duvida é só perguntar..

Meu motor esta cadastrado no doc...

antonio umino
09/03/2011, 22:40
Kakiko. Já que o motor esta cadastrado. e vc mecheu faz pouco tempo ::::::
Roda com ele, vj se abaixa agua, esquenta e coisa e tal. Também verifique o nivel do oleo do motor, depois disso se estiver ruim aí pense em adaptação. Fumaça branca no escape, pode ser junta queimada. O bf. tem 3 linhas de parafusos no cabeçote, o do meio está debaixo do balanceiro. Muitas vezes AO REAPERTAR O CABEÇOTE, fazem o aperto dos laterais, e não fazem reaperto os que estão debaixo do eixo balancim. Então acontece de queimar junta do cabeçote, pois para apertar precisa retirar o balanceiro, e fazer a regulagem das valvulas. (não fazem) e liberam o veiculo, aí queima a junta do cabeçote. Ok......

cangu
26/03/2011, 12:00
oi amigo pelo que sei esse motor é muito bom ele gasta o mesmo que um motor de opala 4 cil e tem quase a mesmo potencia pq a cilindrada é compativel pois o bf 161 é 2.6 e o opala é 2.5. agora ao defeito verifica as velas retire elas e veja se estiverem neladas de oleo é oleo passando ai volta na oficina e faz uma retifica completa não economiza q1ue ai vc vai ter um motor por muito tempo!

Kakiko
26/03/2011, 18:03
Oi pessoal
Fiz uma analise melhor removendo cada vela e realmente estava melada de oleo...cilindros 5 e 6...
Bem pedi para o mecanico abrir o motor para avaliarmos como estavam os aneis, bronzinas etc etc Resultado:
Medidas do pistao estao standard...nunca foi mexido, bronzinas/mancal esta tudo bem (o motor nao raja nada), cilindro sem risco sem problemas, os aneis estao gastos...entao decidimos fazer uma coisa que muitos vao condenar aqui: trocar apenas os aneis e ver no que da...
Para fazer uma retifica completa nesse motor gasta uns 4 paus, trocar de motor vai me dar muita dor de cabeca, sem contar que nao sei como esse motorvai estar tambem...meu motor esta muito bom somente queimando oleo entao vou arriscar fazer isso pois o gasto 'e pouco e se nao der ai sim parto para outra decisao...
Juntas vou trocar todas pela Sabo, e aproveitei comprar tambem uma helice de 6 pas para melhorar o arrefecimento...
Alguem aqui no forum ja teve experiencia semelhante?

abracao a todos

cangu
27/03/2011, 03:26
amigo vc verificou com alguma equipamento de medição como estão as medidas poderia mandar pelo meno brunir as camisas ou so retificar as camisas aproveita o motor aberto e troca as brozinas pois num acho que deva ser tão caro

Fontoura
02/04/2011, 11:44
Cara!
Pelo amor de Deus!!!!
Não coloca dinheiro bom em cima de dinheiro ruim!!!!
Pega este teu motor e anda assim mesmo até o fim! Deve durar pelo menos um ano e meio (por baixo)! Lembra que motor queimando não funde.
Durante este tempo e com o dinheiro que vc vai gastar neste conserto, vai comprando um motor bom, câmbio, fazendo as adaptações na medida que puderes, e quando tudo estiver pronto, tira o bf e coloca todo o conjunto que vai faltar só adaptar no veículo.
É muito mais jogo!
Abração!

Kakiko
04/04/2011, 10:14
Ola amigos
Agora ja era...o motor ja esta aberto. Dei uma analisada essse final de semana:
*Cilindros sem riscos, medida standard.
*Bronzinas em otimo estado.
*Aneis bem gastos.
*Como disse anteriormente o cabecote eu tinha feito a pouco tempo e trocado todas valvulas.
*Cambio eu tambem tinha feito recentemente completo.
*Pequenos vazamentos de oleo na cebolinha e no varao de oleo faceis de arrumar.
Enfim, vou arriscar e trocar somente os aneis e ver o que da. Nao vou gastar muito para fazer isso pois nao tirei o motor do carro..
Outra coisa, eu rodo muito pouco...se durar 10.000km vai demorar 10 anos para eu ter que fazer o motor :concordo:
obrigado pelas dicas pessoal...continuem a postar seus comentarios.
abracao

Kakiko
05/04/2011, 16:58
Tirando os pistões, vimos que uma bronzina de biela nao esta legal....vou trocar o jogo e boa...:concordo:

julianot
05/04/2011, 17:19
Kakito,

Vc gasta R$ 1800,00 e não tem mais dor de cabeça..:concordo:

Qq duvida é só perguntar..


Olha ,concordo em termos com o Marco!Concordo plenamente que tem que trocar o BF , porém pelo menos aqui em POA/RS tem 2 problemas , o primeiro é o custo , nem varrendo porto alegre de cabo a rabo tu consegue um mecanico que troque motor e caixa por menos de 2 mil.Outro e principal problema:Documentação: mesmo o bf tendo + ou - 90 cv , o motor opala que seria possivel adaptar seria o 4 cilindros , pois o 6 cilindros excede 10% da potencia do motor antigo e pra cadastrar vai ser um parto!Nao sei como ta ae , mas aqui chega a dar vergonha essa burocracia

jkdaniels
05/04/2011, 18:26
Buenas, ja que abriu, nao esquece de brunir as camisas...

Kakiko
18/04/2011, 20:48
Oi pessoal
Conforme eu disse anteriormente, trocamos aneis e bronzinas. O motor parou de fumar como ja era esperado porem esta batendo saia de pistao...:putz:
Segundo o mecanico eu nao preciso me preocupar com isso eu posso rodar sem problemas...:pensativo:
O que voces acham? Preciso me preocupar com isso? Da para fazer mais alguma coisa para resolver esse problema? Alguem pode me explicar o que aconteceu?:parede:
abraco

Lopes
18/04/2011, 21:26
Oi pessoal
Conforme eu disse anteriormente, trocamos aneis e bronzinas. O motor parou de fumar como ja era esperado porem esta batendo saia de pistao...:putz:
Segundo o mecanico eu nao preciso me preocupar com isso eu posso rodar sem problemas...:pensativo:
O que voces acham? Preciso me preocupar com isso? Da para fazer mais alguma coisa para resolver esse problema? Alguem pode me explicar o que aconteceu?:parede:
abraco
Kakiko esquenta não!:discordo:
Tenho um BF aqui que fuma um pouco, pensei o mesmo que você, " é só trocar anéis:dance:", chamei o mecânico o cara me cobrou $500,00 mais $250,00 do kit, procurei um fera aqui do forum, olha só as palavras dele;
"troca de anel nao resolve absolutamente nada,se o motor nao for relativamente novo,...... pois temos uma peça cilindrica (os anéis novos) sendo instalados em duas ovais,(bloco e pistoes)pois os pistoes nao vao somente pra cima e pra baixo, eles trabalham pros lados tambem,("o trabalho forma um retangulo na verdade") pra dar espaço pro oleo preencher um dos lados do cilindro enquanto o outro é raspado.por isto cilindros se desgastam de forma ovalizada".
O cara me poupou de jogar fora $750,00, agora como o BF é um baita motor acho que dara para você rodar um bom tempo assim, mas por favor, ou faz a retifica, ou compra outro com garantia da proxima vez, não adianta meio termo ok, grande abraço e boa sorte:concordo:

Marco-Maga
18/04/2011, 22:48
Kakiko esquenta não!:discordo:
Tenho um BF aqui que fuma um pouco, pensei o mesmo que você, " é só trocar anéis:dance:", chamei o mecânico o cara me cobrou $500,00 mais $250,00 do kit, procurei um fera aqui do forum, olha só as palavras dele;
"troca de anel nao resolve absolutamente nada,se o motor nao for relativamente novo,...... pois temos uma peça cilindrica (os anéis novos) sendo instalados em duas ovais,(bloco e pistoes)pois os pistoes nao vao somente pra cima e pra baixo, eles trabalham pros lados tambem,("o trabalho forma um retangulo na verdade") pra dar espaço pro oleo preencher um dos lados do cilindro enquanto o outro é raspado.por isto cilindros se desgastam de forma ovalizada".
O cara me poupou de jogar fora $750,00, agora como o BF é um baita motor acho que dara para você rodar um bom tempo assim, mas por favor, ou faz a retifica, ou compra outro com garantia da proxima vez, não adianta meio termo ok, grande abraço e boa sorte:concordo:


Lopes é isso aee..

X2..:concordo:

matrakaum
03/02/2012, 14:47
Galera vo pedir ajuda antes de fazer M#$%@
Há um tempo atrás o Jeep ficou s/ força mas funcionava....aí, do nada não pegou mais.
Há uns 02 meses eu desmontei o cabeçote para ver o que era...é certo que tinha água nos pistões...mas não sei exatamente se queimou junta ou foi na hora de tirar o cabeçote.
Levei o cabeçote para retífica, 320, teve que trocar umas guias e umas válvulas. O cabeçote tá pronto.
Hj estava dando uma lida em uns tópicos aqui e vi que, talvez, seria interessante tirar o bloco e mandar brunir as camisas.
Não quero gastar muito, minha idéia é trocar de motor daqui um ano e meio, mais ou menos.
Um amigo mecanico, na verdade dois, analisaram as camisas e disseram que estão boas..que os pistões tb. estão bons.
Ele já acendia luz de óleo na lenta e, quanda andava muito, acendia na alta tb.
Tirei um mancal do vira e a bronzina é 0.35 - Vi que um jogo de bronzinas é uma facada...
Então o que devo fazer???

Abço,

antonio umino
04/02/2012, 22:01
Ei esta medida de 0.35. está correta???

nos Willys, as medidas são em polegadas... std. 0.10 0.20 0.30 0.40 0.50 0.60 tanto no Mancal como na Biela.

acho que até a medida de 1.0 se o motor não fizer muito esforço guenta.
Quanto às camisas. e pistões tem como encamisar com a camisa do motor Ap Passat... tem que comprar 6 e mandar pra retifica.
Se o pistões estiverem bons. a retifica faz na medida do pistão Fica 10 Otimo... estou fazendo um motor BF 184 do Maverick.
era std, agora está .030 nos pistões. e no virabrequim 0.10..... revisar o cabeçote e montar...
O bom se tivesse grana colocar um V6. Ranger ou S 10 aí deve ficar muito bom... Mas é adaptação.
Fico com o velho BF por enquanto.....vou colocar em um F 75. 4x4..
vamos ver como fica...
Um abraço
até mais.

matrakaum
04/02/2012, 22:20
Não queria gastar muito...já mandei fazer o cabeçote, vou pegar na segunda. Quero que funcione nem que queime um pouco de óleo.
Minha idéia é guardar a grana para enfiar um diesel da Ranger/Troller

quetiver
29/02/2012, 21:32
O meu BF sempre queimou óleo, e o que resolveu definitivamente o problema foi trocar as válvulas de admissão e guias com um pequeno detalhe: usinei as guias pra encaixar retentor de válvula da D20. A única coisa ruim no serviço é que comprei válvulas da marca "VIA VALVOLA", distribuídas pela MOTOR BEST - uma merda!!! Tem um esmerilhamento tão grosseiro e cheio de sulcos na sede que quase acabaram de tanto esmerilhar. O canal para as travas da válvula é menor que as travas. Fujam dessa roubada!!!

Taynam
01/03/2012, 00:06
Tópico muito interessante, estou acompanhando e aprendendo.

Marco-Maga
01/03/2012, 00:10
Tópico muito interessante, estou acompanhando e aprendendo.


Tay,

É isso aeee...

Acompanhe e aprenda... se fumar, bater ou fundir..

Pinte de verde que aonde vc mora não falta espaço para guarda-lo...kkkk

E coloque outro motor...

Taynam
01/03/2012, 00:24
Tay,

É isso aeee...

Acompanhe e aprenda... se fumar, bater ou fundir..

Pinte de verde que aonde vc mora não falta espaço para guarda-lo...kkkk

E coloque outro motor...

Nem Brinque!!Espero que meu Beefinho ainda dure bastante!!!! Quando a Sukita ficar pronta, vou precisar que esse motor dure um bom tempo, antes de reintegra-lo a natureza.....

Kakiko
06/03/2012, 18:00
Nem Brinque!!Espero que meu Beefinho ainda dure bastante!!!! Quando a Sukita ficar pronta, vou precisar que esse motor dure um bom tempo, antes de reintegra-lo a natureza.....

Pessoal
Entrei aqui depois de muito tempo e vi que reabriram meu topico...Não me arrependi do que fiz...o motor parou de bater saia de pistão, parou de fumar e queimar oleo...andei fazendo umas trilhas e ele aguentou firme...ta muito bom.
Aparentemente faltava dar uma amaciada para acentar os aneis novos e batia saia pois a compressao aumentou...
obrigado a todos pela troca de experiencia!!!