Ver Versão Completa : Guincho artesanal para gaiola
gaiolarodan
09/03/2011, 13:06
Pessoal , algum dos colegas tem ideia de como fazer um guincho artesanal para gaiola ? a minha usa motor AP com cambio de brasilia, estou sem grana para comprar um eletrico.
Valeu !
Boa semana a todos !
Rogério
Diogo_Czuika
09/03/2011, 15:50
Amigo,ja tenm um topico sobre iisso...
Ai vai umas fts do meu, com motor de partida, fuinciona muito bem...
:concordo:
gaiolarodan
09/03/2011, 16:00
Show de bola seu esquema, salvei as fotos.
Obrigado pela ajuda,
Rogério
Blz DI_czuika, lembro de ter lido seu tópico, depois de um tempo usando seu guincho, conta ai pra gente como ele ta se saindo, qto tempo vc usa ele, qto tempo sem manutenção, qto tempo da para ficar com ele ligado puxando, se tem alguma limitação, pois ele é muito simples e tbm bastante controverso, pois gerou bastante opiniões distintas sobre o projeto, agora ja testado, diz aí pra gente sua avaliação sobre o guincho.
Valeu
Diogo_Czuika
09/03/2011, 16:49
Blz DI_czuika, lembro de ter lido seu tópico, depois de um tempo usando seu guincho, conta ai pra gente como ele ta se saindo, qto tempo vc usa ele, qto tempo sem manutenção, qto tempo da para ficar com ele ligado puxando, se tem alguma limitação, pois ele é muito simples e tbm bastante controverso, pois gerou bastante opiniões distintas sobre o projeto, agora ja testado, diz aí pra gente sua avaliação sobre o guincho.
Valeu
Blz...
Ja uso Um ano e pouco...manutenção nunca fiz nada nada nada, só engraxei...
Tempo ligado depende, as vzs sai vapor de esquenta hehe, mas não da nada:mrgreen:.
Minha opinião é que fica bom,Tanto é que uma vez a minha gaiola atolada,ai engatamos o cabo na gaiola da frente... A outra gaiola tracionando e eu puchava ele para trás... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Fica Bom e Forte...
digobrazil
09/03/2011, 21:45
se não quer gastar muito, vc poderia usar um tifor.
eu uso na minha um tifor para 2 toneladas. nunca me deixou na mão. porem a unica coisa que fiz foi trocar o cabo de aço para um maior com capacidade para puxar 1,5 metros. Já me tirou de muitos sufocos e meus amigos também.
para mim a vantagem é que vc pode pucar pela frente, por tras e até mesmo lateralmente (apesar de não ser aconselhado).
a desvantagem é o comprimento do cabo de aço que deixa limitado.
neste site tem um tifor para 4 toneladas a preço de banana
http://www.agrotama.com.br/canais/produtos/detalhes.asp?codLoja=9285016
bajeiro do sul
09/03/2011, 22:45
Pessoal , algum dos colegas tem ideia de como fazer um guincho artesanal para gaiola ? a minha usa motor AP com cambio de brasilia, estou sem grana para comprar um eletrico.
Valeu !
Boa semana a todos !
Rogério
Amigo
tenho um amigo daqui da região, que fez um guincho na gaiola dele com uma talha koch, movidas por um motor de moto com acionamento elétrico., quando atolava demais , passava o cabo e ligava o arranque eletrico do motor da moto. fica muito forte e pode ser usado em qualquer situação. o ruim do sistema é que fica parecendo uma gambiarra sem tamanho, mas funciona
abraços
gaiolarodan
10/03/2011, 08:51
Bom dia, ja me deram a ideia de fazer um cardanzinho que sai do motor e fazer uma caixa de engrenagens na frente, perto de casa tem um torneiro, vou bater um papo para ver o custo, vou estudar a maneira mais pratica e viavel financeiramente !
Boa semana !
Rogério
mali9ski
10/03/2011, 09:59
bom dia senhores vou dar minha opinião
eu tive a oportunidade de varias vezes ficar na mer$% com guincho eletrico e não foi so uma
quando precisa mesmo da pau esquenta trava ,
e não é so o com motor de partida ,os comprados tambem
quando a coisa fica braba ele te deixa na mão
para mim estou juntando aos poucos e vou fazer um hidraulico
ja tenho uma bomba um deposito e o comando pequeno só me falta o motor hidraulico mas quem sabe daqui uns dias eu tropeço em um e poço montar o guincho
conversando com um amigo bombista ele me disse que da para fazer de uma bomba hidraulica mas talvez se estiver muito pesado não aranque então continuo atras de um motor hidraulico
4x4forum 4x2
10/03/2011, 16:06
voce ja pensou que por causa do peso desse guincho tem ou vai ter que usar muito ele
tirando esses pino de pistão ja dava pra baixa uns 10 kilo dessa frente
não da pra fazer as roldana de outro material mais leve e mais bonito
Diogo_Czuika
10/03/2011, 16:17
voce ja pensou que por causa do peso desse guincho tem ou vai ter que usar muito ele
tirando esses pino de pistão ja dava pra baixa uns 10 kilo dessa frente
não da pra fazer as roldana de outro material mais leve e mais bonito
Pesado eu sei que é...mas...
É que qndo a gente fez,num sabado resolvemos fazer trilha,aii adaptamos ele ai e dai faze as coisa tudo ligeiro pra depois do almoço ir pra trilha kkk, ai pegamos e fizemos com os pinos de pistão :mrgreen::mrgreen::mrgreen:. e acabou ficando até hoje...
gaiolarodan
10/03/2011, 17:44
Blz...
Ja uso Um ano e pouco...manutenção nunca fiz nada nada nada, só engraxei...
Tempo ligado depende, as vzs sai vapor de esquenta hehe, mas não da nada:mrgreen:.
Minha opinião é que fica bom,Tanto é que uma vez a minha gaiola atolada,ai engatamos o cabo na gaiola da frente... A outra gaiola tracionando e eu puchava ele para trás... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Fica Bom e Forte...
Boa tarde DI ! tudo beleza ?
Di este usuario 4x4forum 4x2 nao sei qual a dele, ele nem chegou direito e fica criticando, tudo aqui no forum, criticou voce a respeito do guincho, teve um topico do GAIOLA COM MOTOR E CAMBIO AP o cidadão ficou torrando, sera que ele é sabe tudo do mundo off road ?
Espanta o cara não ! vamos ver até onde vai .....
Boa semana !
E deixa chove para ter o que nos gaioleiros adoramos !
Que é muito barro !
ITALIANO
10/03/2011, 18:36
Olá pessoal, estou também montando uma gaiola com chassi de kombi, e com relação a um guincho, aqui onde moro esta época do ano que é inverno, os caminhoneiros usam aqui uma especie de roldana fixada no eixo traseiro ao lado das rodas, e usam um cabo de aço longo, que eles ancoram em um ponto fixo e usam a propria força do motor, ou seja quanto mais eles patinam na lama, o cabo vai puchando eles, eu vi isso domingo agora que eu fui fazer uma trilha de moto aqui em uma estrada do 8º BEC (exercito), ai tnha um caminhão saindo de um atoleiro assim, o ponto negativo deste sistema é que voçe tem de entrar na lama pra fazer a atracação, uma vez que a roldana ja fica fixa junto com a roda no eixo, voçe só precisa engatar a corda no caso da gaiola que é leve e ancorar, o resto o motor faz. ainda não vou fazer a minha pois ainda tem muita coisa pra fazer mais necessario pra que ela ande, mas vou fazer uma e posto o modelo instalado pra voçes verem...
OBS.: é uma roldana de cada lado, ai pucha o veiculo por igual, o caminhão era um ford daqueles antigos co motor perkins dieesel 6 cilindros (PERKÃO)
Bem bacana a idéia do guincho com motorzinho de partida...
Talves numa condição severa, ele não consiga retirar,, mas onde falta um pouco ra gaiola sair... ele tire fácil...
Só não abusar....
Uso um pouco... esfria,, usa de novo...
lukinhas.killer
10/03/2011, 19:39
eu acho bastante interessante o sistema que vai no virabrequin e da pra desengatar! mais na gaiola acho que não serira muito pratico ja que o motor é traseiro né!
também gostei desse esquema com o motor de partida hehe!
[]s
gaiolarodan
11/03/2011, 08:34
Bom dia, o legal do cardan, entao seria colocar um tipo de embreagem tipo aquelas de batiestaca, para rodar o cardan somente quando precisa, da para fazer uma tomada de força ali na polia do virabrequim colocando polia dupla, acho que da certo ...
Rogério
digobrazil
11/03/2011, 09:13
para quem gostou da idéia de fazer o guincho com um "cardan" ligado ao motor ou com sitema hidraulico vai um lembrete importante.
O motor tem que estar em funcionamento. Se acaso o motor morrer e não ligar mais, tchau o funcionamento do guincho. Esta é a vantagem de um guincho eletrico que funciona com o motor da gaiola ligado e tambem se tiver desligado (até acabar a carga da bateria).
Veja o preço de tudo antes de começarem a fazer as adaptações para o guincho. pode ficar mais caro que um pronto.
PS.: para guincho eletrico tem que ter uma bateria boa (70amp) e os cabos grossos para ligar o guincho a bateria para evitar sobrecarga.
mali9ski
11/03/2011, 09:26
Bom dia, o legal do cardan, entao seria colocar um tipo de embreagem tipo aquelas de batiestaca, para rodar o cardan somente quando precisa, da para fazer uma tomada de força ali na polia do virabrequim colocando polia dupla, acho que da certo ...
Rogério
amigo existe um sistema muito mais simples que isso
eu ja vi em funcionamento em um jeep um com uma bomba de ar condicionado com o liga desliga eletrico ligado em uma caixa redutora e até que vai embora ja que a polia segura pelo menos 3 cvs do motor e que ja é suficiente para o guincho
Di, por acaso vc. tem noção da capacidade de carga dessa obra de arte? Obrigado
Diogo_Czuika
09/04/2011, 08:53
Di, por acaso vc. tem noção da capacidade de carga dessa obra de arte? Obrigado
Dae Bidu, olha não sei te dizer em numeros,mas uma vez a minha gaiola estava atolada,mas Atoolada, e a outra da frente foi me puchar e engatamos o cabo do guincho,e a outra gaiola Tracionando pra frente e patinando e eu puchei ela pra tras...
Funciona bem,ja deve ter um ano esse guincho e até hj só engrachei ele, nem o motor de partida eu não abrii ainda... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Então Di vc vê pelo meu avatar que meu jeep é grande, mas eu não tenho muita $latinha para comprar um guincho de 9000 ou 12000 lb então sempre pensei em fazer alguma coisa caseira como vc. gostaria de saber se vc. tem mais detalhes desta maravilha que possa postar ou mandar no e-mail ( veby@bol.com.br ). obrigado
Diogo_Czuika
09/04/2011, 10:45
Então Di vc vê pelo meu avatar que meu jeep é grande, mas eu não tenho muita $latinha para comprar um guincho de 9000 ou 12000 lb então sempre pensei em fazer alguma coisa caseira como vc. gostaria de saber se vc. tem mais detalhes desta maravilha que possa postar ou mandar no e-mail ( veby@bol.com.br ). obrigado
Psé,claro que esse aqui não tem a força de um de 12000 lb ,né. Mas ajuuda muiito.
Tem 2 fts na pagina 1, mas fds que vem vou pra casa daii postoo umas mais datalhadas, :concordo:
Eu useii o motor de partida do chevett,gremalheira do Ap, a relação da bross 150 ( corrente ) e daii só monta o bixo...
Outro fds posto mais fts datalhadas :concordo::concordo:
Oi DI, valeu pelas dicas. Ah! eu entrei nos tópicos de gaiolas porque eu ganhei uma antiga kombi diesel que está com AP 2.0 que eu pretendo usar o motor e o cambio para fazer uma gaiola para o meu filho.Obrigado bom fds. e boa semana.abraço.