Conectar

Ver Versão Completa : Javali JIPUÇO

Java
08/03/2011, 16:17
Em 1995 comprei um Jipe Javali, rodei com o danado até o final de 2009.
Era o meu carro cotidiano e de trilha.

Apesar de tê-lo comprado em bom estado, o uso diário e as trilhas exigiram uma reforma.

Bom, estou quase finalizando a reforma de meu Java, que já dura um ano e meio. A idéia é manter o aspecto final o mais próximo do original. Já fiz o seguinte:

Para começar, desmontei tudo e:
- Jateei a lataria, e reapliquei nova pintura (com menos laranja - ficou um bege sutilmente mais claro),
- Recorte e aumento do vão dos pára-lamas traseiros de 7cm (antes os pneus 33" pegavam aí),
- Rodas 15" pintadas de branco com off-set para fora, logotipo pintado e estilizado tribal "javali",
- Instalei um MWM 2.8 mecânico com turbo e intercooler,
- (obs.: o Java tem um espaço na frente do radiador ideal para se instalar o intercooler),
- Platô de embreagem rígido,
- *Radiador do Troller 3.0 com vaso expansor do Gol GIII,
- Compressor do ar-condicionado da Blazer, que irá alimentar um reservatório de ar-comprimido para calibrar os pneus e girar algumas ferramentas, (além da buzinhinha, é claro),
- *Ventoinhas da S-10 (uma no radiador e outra no intercooler),
- Aumento de 15cm no chassi na parte traseira com instalação de mais uma longarina, (aumento devido as molas e para receber o suporte do estepe - deslocado da lateral para a traseira)
- Troca dos apoios soldados das molas 8cm mais altos,
- Troca das molas dianteiras: traseiras da hilux descentradas,
- Troca das molas traseiras: traseiras da S-10,
- instalação do jumelo dianteiro voltado para frente do Java: Mais porradas e menos desacoplamento do cardan dianteiro,
- Confecção dos cardans com espigas maiores,
- *Armotecedores dianteiros da Ranger (também dianteiros)
- *Armotecedores traseiros da Besta 16 lugares (também traseiros),
- Calços da lataria 6cm mais altos,
- *Bancos do astra em courvin,
- Direção hidráulica do GM-Omega, com braços e amortecedor do Toyossauro,
- Hidrovacuo da S-10,
- Embreagem hidráulica da hilux,
- novo vidro do para-bisas,
- Troca de todos parafusos por parafusos de aço-inox, (menos os parafusos do Santo-Antônio e outros pontos de esforço estrutural, que foram trocados por de resistência 12,5), *em parte feito por mim
- *Instalação de cambão dobrável, e curvamento do quebra mato original,
- Pedaleira suspensa de um caminhão Iveco.
- *faróis, faroletes e instrumentos novos,

Agora estou fazendo:
- *Emblemas e adesivos,
- *Confeccionar e instalar o tanque de aço inox com a capacidade de 80 litros, (o desenho tá pronto...)
- *Ligar a pedaleira: escorvar o fluido de freio, fluido de embreagem e ligar cabo do acelerador,

Falta fazer:
- *Estudo final, instalação da nova parte elétrica e testar tudo,
- *Trocar óleo dos diferenciais e T-case,
- *Capota nova,
- Escapamento, (Um tubo! sem abafador, silenciador ou outra coisa que atrapalhe o som do motor)

Ficou para o futuro:
- *Guincho,
- Eixos flutuantes,
- Bloqueio de diferencial.
- (acho que estes dois últimos itens exigirão a troca completa dos eixos e diferenciais, talvez pelos do troller moderno)

Tudo marcado com * foi ou será feito no quintal de minha casa, onde o Java está agora.

É isso. O meu Java está assim...

Abraços a todos os bravos proprietários de um Javali! Agora vamos às fotos...

.

Java
08/03/2011, 17:55
O Java já saiu da oficina, ele fica no quintal de casa. Geralmente trabalho nele aos fins de semana.

Java
08/03/2011, 17:59
Uns dos problemas que o Javali apresentava foi resolvido aumentando o vão do paralamas traseiro em 7cm. Assim os pneus 33" não vão mais se enganchar aí.

A parte cortada fica logo abaixo do bocal do tanque na foto. Há outro corte chanfrado na parte da frente, acredito que com a nova altura do jipe ele não mais será necessário, como vou instalar uns alargadores de paralamas deixei o chanfro, pois serão escondidos pelos alargadores (vai que os pneus resolvem agarrar aí?)

Java
08/03/2011, 18:01
Resolvi pintar as rodas de branco, esta cor combina mais com o bege do Java. Pintei tambem um "tribal" em todas as rodas.

.

Java
08/03/2011, 18:04
As rodas...

Java
08/03/2011, 18:10
O motor é um MWM 2.8 mecânico, com turbo e intercooler.

O intercooler coube na caixa a frente do radiador original.

Na foto o motor com o sistema de arrefecimento de um radiador troller 3.0, vaso de expansão Gol III, e ventoinhas da S-10.

Para quem não conhece o Java tem, originalmente, uma tela removível na parte frontal da grade. Este local realmente se mostrou muito providencial para a instalação do intercooler!

Java
08/03/2011, 18:15
Aumentei o chassi em 15cm na parte traseira, com a instalação de uma longarina adicional.

Como a ponta do chassi tubular do Java foi cortada, aproveitei e derramei dois litros de tinta hammerite amarela dentro, demos uma chacoalhada e alguns giros no chassi, claro que tive que aguentar as piadas na oficina pois estava pintando o chassi por dentro. Mas, durante o corte verifiquei uma fina camada de oxidação e resolvi aproveitar para proteger definitivamente o chassi por dentro.

Java
08/03/2011, 18:18
O jumelo das molas dianteiras foram para a frente do jipe.

Devido as novas molas tive que confeccionar novos suportes das molas, resolvi então aumentar a altura também.
Nas fotos aparecem os novos calços da lataria, feitos de PU vermelho.

Java
08/03/2011, 18:23
As molas dianteiras são da hillux. Elas são descentradas, instalei a parte menor para a frente do jipe.
As molas traseiras são da S-10.

O amortecedor traseiro é o da Besta 16 lugares, que apresenta um bom curso e tem a fixação usada originalmente no Java. Os amortecedores utilizam a fixação original do chassi.

Java
08/03/2011, 18:25
mola dianteira
mola traseira
amortecedor traseiro

Java
08/03/2011, 18:28
Os bancos são em courvin. Resolvi não fixar os bancos no assoalho dianteiro, eles são fixados na viga que une os assoalhos dianteiro e traseiro. Para isto confeccionei os suportes das fotos.
Na reforma troquei todo o assoalho dianteiro dobrando uma chapa #13.

Java
08/03/2011, 18:31
Foi instalado a direção hidráulica do GM-Omega, as barras são do Toyota Bandeirantes. As barras ficaram bem altas, acima do nivel do eixo dianteiro.

Java
08/03/2011, 18:33
Hidrovacuo da S-10

Java
08/03/2011, 18:36
Pedaleira de um caminhao Iveco.
Embreagem hidraulica da Hilux.
Na foto um detalhe sobre a preservação do selo de lataria original. Ao final da montagem este selo ficará escondido por uma lata que faz a guarnição da lateral do jipe.

Java
08/03/2011, 18:38
Instalei um cambão dobrável.
Todas as lanternas e faróis foram substituidos.
Na segunda foto se vê um dos testes que estou fazendo com os emblemas. Como já me roubaram estes emblemas acho que vou confeccionar tudo como este daí.

Java
08/03/2011, 18:42
Por enquanto é isso...

Vou postar outras fotos a medida que for terminando novas etapas da reforma.

Agora estou envolvido com a instalação do tanque em aço inox e o projeto da parte elétrica.

.

dudu83
08/03/2011, 19:03
ta de parabens :palmas::palmas::palmas: muito caprichado o serviço :concordo::concordo:

netto mietto
08/03/2011, 19:18
java...............muito bem feito a reforma parabens uma bela maquina.

CAVESO
08/03/2011, 19:21
Caramba, que javali!!!!!!!!!

Um dos mais bonitos, bem feitos e caprichados que já vi!

Está de parabéns, Java!

Qual câmbio está nele?

Onde você comprou radiador e intercooler de troller 3.0?

Abs

hercilio.neto
08/03/2011, 19:43
Lindo jipe, acho que e o mais bonito que já vi

Voce está de parabéns pelo capricho.
Só uma observação, o suporte do banco, achei meio fragil, será que não vai ceder?

Java
08/03/2011, 20:49
Obrigado dudu83 e netto mietto,

Foram um ano e meio de labuta, mas na verdade a reforma me ajudou também... A noite quando as chateações do dia não me deixavam dormir, sempre tinha uma coisa legal para pensar da reforma: qual fórmula de tinta a adotar, quais molas por no jipe, onde achar aqueles raios de faróis (são de onibus), como fazer para colocar 80lts num tanque... Isto me desligava dos problemas e me ajudou a dormir em várias ocasiões :dance:

Inté.

Java
08/03/2011, 20:52
Obrigado Caveso,

O câmbio é o original, ele nunca me deu dor de cabeça... Pensando bem, ele nunca precisou de manutenção! So completava o óleo. Mas agora troquei todos os rolamentos, agulhas e uma engrenagem banguela.

O intercooler é de uma Land rover, parece que foi feito para ser instalado na caixa do radiador do Java!

Consegui o radiandor com o mecânico. O radiador era de um Trolha de competição... Na verdade aproveitei somente as capas, troquei a colméia e adaptei novos bocais. O duro foi bolar uma maneira de fixar a ventoinha da S-10 de uma maneira "leve".

Inté.

Java
08/03/2011, 21:01
Obrigado hercílio.neto,

Sobre os apoios de banco: decidi assim para livrar todo o assoalho, originalmente o Java tem uma caixa de ferramenta em baixo dos bancos. Juntava muita água e a corrosão era inevitável, foi esta corrosão que provocou a troca completa do assoalho dianteiro (duas peças). Sem falar que, em caso de tombamento, o banco poderia bascular com o abrimento da tampa das caixas de ferramenta.

Note na foto que a chapa dobrada é grossa (3/8") a viga onde ele está parafusado é bem reforçada. A chapa é em "L" e tem uma mesa dobrada e soldada como apoio à viga, além de que cada banco esta fixado com seis parafusos de 10mm e dois de 8mm.

Fiz uns testes aplicando uma corda e uma polia :pensativo:, quase levantei o jipe e a viga não se deformou.

Inté.

Aurélio
08/03/2011, 21:40
Opa.

Bela reforma, com capricho e critério.
Como disse o Cavesso, um dos mais bonitos que já vi.
Show de bola.:concordo:
Abs

desplanches
08/03/2011, 22:07
Parabens pelo java
o javali é exelente

oi amigo eu tenho dois javas um 89 e outro 92
o 89 motor e caixa da nissan frontier 2.8
todo modificado
e 92 2.8 s10 cambio da toyota bandeirante 5º marcha
suspençao especial

e nao troco meus javas por nada....

Kim
08/03/2011, 22:13
Muito criteriosa a reforma!:concordo:

Parabéns!!!:palmas:

Gostei mesmo foi da pedaleira, ficou perfeita!

Abraços.

Kim.

RODRIGO TOMITÃO
09/03/2011, 10:42
e ai Java , show de bola seu javali, ta de parabens....
muito bem feito...
mais um javali no frota4x4. o topico do meu ta na assinatura
abraço

Java
10/03/2011, 03:38
Obrigado Aurélio,

Javali Bonito? hehehehe aí já estamos exagerando, o bicho é feiozão mesmo. :dance:

.

Java
10/03/2011, 03:41
Eaí Desplanches!?

Bem vindo ao fórum!
Crie um tópico de seus Javalis, quero ver os bichos.

Inté.

Java
10/03/2011, 03:45
Pois é Kim,

A pedaleira foi sugerida pelo mecânico. Apesar e espaçoso o java tem uma parede corta-fogo inferior muito inclinada, isto atrapalha um pouco a escolha e instalação da pedaleira. Cheguei a comprar a pedaleira da Ranger, mas acatei a sugestão do mecânico...

.

Java
10/03/2011, 03:49
Olá Rodrigo T.,

Grande é a empreitada que escolhemos, vou frequentar o tópico da reforma do seu Javali para dar alguns pitacos. Pois como diz a letra de um maracatu: "...quisera eu, que sigo na mesma estrada, ter mel da mesma florada, ferpa da mesma madeira..."

Inté.

Java
10/03/2011, 04:03
Bom... Hoje eu levei o projeto do tanque de combustível ao funileiro. Ele me prometeu a peça pronta para a próxima segunda.

O tanque será confeccionado em chapa inox 304 de 2mm. Escolhi o acabamento rústico: fosco sem polimento das soldas.

Segue em anexo o projeto, calculei que o tanque terá aprox. 80 litros. Deve-se tomar cuidado pois fiz o desenho em cm e não em mm.

Pedi ao funileiro que colocasse dois anteparos "quebra-ondas" que não aparecem no projeto.

Vamos ver no que vai dar :pensativo:

RODRIGO TOMITÃO
10/03/2011, 12:24
JAVA,que terminal duplo de direção foi usado, de band mesmo??
coloca uma foto fazendo favor:concordo::concordo:

magnum
10/03/2011, 12:51
Parabéns, javali chic demais.
O mais bonito já visto !
Também tenho um 91, precisando de reforma completa.
Como já tenho um Q20b, vou optar por ele, o que acha ?
Você, pelo jeito, é engenheiro, certo ? E dos bão heim hehe
Grande abraço.

simtesch
10/03/2011, 14:29
Java,
Parabéns pelo trabalho no seu Javali, tá um espetáculo e adaptações muito bem feitas!!!!Tenho um Javali Bege 1991 todo original, nunca nem foi pintado e pretendo fazer isso em breve. Vc saberia qual cor de bege foi usada na pintura do seu Javali, cod, referências???Bege Jangada da Volks???Vai postando mais coisas!!!!servir de referência!!!ehehehe!!

abs
Roland

Java
11/03/2011, 15:08
Olá Rodrigo T.

O terminal duplo foi o da Band, mas...
Repare na foto que ele está invertido. Fiz assim pois procurei garantir que as barras ficassem o mais alto possível.
Para inverter a posição, levei a um torneiro mecânico que confecionou uma bucha cônica e reabriu o furo intermediário para instalar a bucha sob pressão.

Também tive que reduzir o tamanho das barras, reabrindo as roscas (opa!)

Até mais.

Java
11/03/2011, 15:20
Obrigado simtesch,

Fui a uma loja de tintas automotivas e pedi ao vendedor para que fisesse a mistura. A tinta que misturamos é PU.

O ponto de partida foi uma cor da Volkswagen, mas não me lembro o nome, sei que era da Kombi. Juntamente com o técnico preparamos cinco amostras de 100ml. Todas variações do bege kombi.
A que eu escolhi tem mais preto e menos laranja que o original, na época eu tinha anotado tudo, mas não consegui encontrar :sad:.

Sugiro que leve alguma parte do java com a pintura ainda preservada (parte interna da tampa do porta-luvas) a uma loja de tintas automotivas e peça para que eles criem a tinta, lhe entregrando a fórmula anotada pelos pesos, com as referências dos pigmentos e resina utilizados.

Java
11/03/2011, 15:24
Simtesch,

A cor bege que consegui é mais clara e menos vermelha que a original (apesar de ter adicionado preto à cor da volks)

Na foto aparece o tampão do tacógrafo do meu java, com a pintura original. Na foto as cores ficaram um pouco distorcidas...

.

Java
11/03/2011, 15:29
Obrigado magnum,

O Q20B era uma de minhas opções, um bom motor. Iria procurar pelos mais modernos pois alguns modelos apresentam uma tendência em vazar óleo do carter.

Mas no final instalei um 2.8zinho mesmo.

Sou engenheiro civil.

Inté.

Java
30/05/2011, 17:23
Depois de um tempo aqui vão fotos para os últimos eventos.

Tanque: ficou pronto, 80l. Usei a bóia do MB com a relação ômica 2ohms para cheio e 80ohms para vazio.

295133

295138

295127

Colei uma folha de borracha na parte superior para diminuir um pouco o barulho. Colei fitas de borracha nos apoios:

295126

Atenção: quem for usar o projeto que postei aqui no fórum deve aferir as medidas com o seu jipe e fazer os devidos ajustes, lembre-se que o meu javali sofreu algumas modificações no chassi.

Java
30/05/2011, 17:37
.

Parte elétrica:

Estudei um pouco e resolvi fazer na oficina "by my self" :news-coffee:

295135

Nas partes externas não fiz chicotes, usei cabos, a figura abaixo é a instalação das lanternas traseiras:

295136

Na parte interna fiz (estou fazendo) os chicotes. Troquei todos os instrumentos, menos o velocímetro que não achei em nenhum lugar (originalmente de 114mm da C-10).

295137

Por enquanto está assim... Quando progredir posto mais fotos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

RODRIGO TOMITÃO
31/05/2011, 12:11
e ai java, esse tanque fico muito bom em, vou ter que revisar o sistema eletrico do morfético tambem, esse livro é bom.
gosto de fazer as coisa...
abç....

Java
01/06/2011, 02:20
Olá Rodrigo,

O livro não é muito bom, mas ajudou um pouco. Os carros que ele apresenta são um pouco antigos (por volta de 1950, apesar de que o prefácio do livro dizer que irá abordar instalações elétricas de veículos modernos:chorandoderir:)... Enfim, não conpensa comprar, pesquisar aqui no fórum é melhor!

PHF
01/06/2011, 21:45
Java uma coisa que me irrita no meu javali é o marcador de combus. ele já tinha tanque de inox quando comprei e não sei por que mas o ponteiro fica balançando quando o combus. se move é uma droga, Já comprei boia nova, já troquei o relógio do painel e fica a mesma coisa, já que esta mexendo nesta parte saberia uma solução para o problema.

Abraço.

Renatolopes4x4
01/06/2011, 22:14
olá galera, sou novo por aqui e tenho um javali. muito forte! tenho o mesmo problema com marcador de combustível, é só dar partida que o bixo começa a balançar. amigo PHF gostei da frente do seu java, foi vc mesmo quem modificou? é fibra ou lata?

Kim
01/06/2011, 22:27
Me intrometendo no assunto boia!

O engesa tem esse mesmo problema, é só balançar, que o ponteiro fica doidão!

bem, o do meu ficava.

Olhem a bóia que encomendei à tacobras, sob medida para o tanque que tenho.
https://picasaweb.google.com/kimcavazin/TanqueDeCombustivel#5477569928157999538

Tem mais no álbum!

Agora, marca somente a quantidade de combustível!

Abraços.

Kim.

PHF
02/06/2011, 15:19
Kim de que carro é essa boia?

Abraço.

Java
06/06/2011, 15:51
Ainda não andei em meu java para saber sobre o balançar do marcador de combustível. O marcador original não oscilava e a boia era do mesmo tipo que instalei agora.
Fiz uns testes de bancada com o marcador e a boia conectado... Apesar de eu mover rapidamente a haste da boia o marcador (cronomac) se movia suavemente.

Kim
06/06/2011, 16:48
PHF!

Eu mandei fazer sob medida.
Mandei o marcador para a Tacobras, e eles fizeram, conforme a proundidade do tanque, que passei a eles.

São atenciosos e pontuais!

Não são careiros!

Abraços.

Kim.

PHF
06/06/2011, 21:28
Kim e Java obrigado pela atenção tentarei entrar em contato com a Tacobras.

Abraços.

JOÃO R.
06/06/2011, 21:33
Opa, Java... acabei de ler o seu tópico, muito bom seu projeto, de muito bom gosto e capricho.... parabéns..
agora, goostaria de tirar umas dúvidas... o cambio original do javali é qual mesmo? e qual relação vc vai usar nos eixos???

Com relação a bóia, como o mestre Kim disse acima, eu tb mandei fazer a minha na Willtec, fabricante do marcador... bóia tubular, justamente para acabar com a loucura do ponteiro. Valor: 95,00 com o frete para o interior da Bahia.

Abração.

Java
10/07/2011, 02:08
Olá pessoal,

finalmente consegui testar o jipe! O medidor de combustível não ficou balançando. A configuração que instalei: instrumento cronomac 62mm, boia MB com a relação ohmica de 8ohm para cheio e 80ohm para vazio.
O ponteiro nem sequer balançou, fica muito estável durante o uso do jipe.

JPXJYK
10/07/2011, 16:46
Cara, que maravilha esse projeto, putzgrila, Javali lindão, quero um desse. hahaha

Não pensa em instalar uma suspensão de mola helicoidal?

xicoffck
10/07/2011, 16:49
show de bola o java! parabéns!

Java
10/07/2011, 21:46
Obrigado Vaz e Xicoffck.

Vaz, que tipo de suspensão elicoidal? Já coloquei molas elicoidais em conjunto com o feixe de molas... A suspensão ficou completamente travada e sem curso e o conforto sumiu (se é que há algum javali confortável).
Acho que a solução que adotei é a melhor para um Javali destinado à diversão nas trilhas, mas pretendo colocar uns jumelos revolvers no futuro.

JPXJYK
13/07/2011, 01:07
Adicionar mais molas sobre os feixes de mola não é fazer sua suspensão independente, é claro que não melhora. Precisa se livrar da suspensão de caminhão ao todo. Faça um 4link para a traseira e uma panhard na frente, descarte os feixes e instale molas helicoidais. Ficaria 10. Se pintar a oportunidade, um dia quero ter um Javali assim, só a casca original.

Melo
26/07/2011, 16:34
parabens, belo trabalho.

Java
09/02/2012, 02:40
Mais uns acessórios que foram instalados no Java:

Alargadores de para-lamas feito por mim:

331428 331429
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

Java
09/02/2012, 03:08
Foi instalado um compressor de ar no motor, a foto é do reservatório de ar comprimido que fica na região abaixo dos bancos e o tanque:

331430

Agora o Java tem uma linha de ar comprimido com dois engates rápidos: ar comprimido bruto (calibrar pneus), ar comprimido filtrado e lubrificado (ferramentas):

331431

Java
09/02/2012, 03:18
O Java agora tem um guincho hidráulico, farois auxiliares e uma buzina nova:

331432 331433

Por detrás do guincho dá para ver a buzininha nova.

O guincho é acionado por uma manivela no assoalho ao lado do banco do motorista:

331434

Java
09/02/2012, 03:24
O Java agora tem até luz de cortesia!

331439

Java
09/02/2012, 03:29
Eu estava comprovando a velocidade máxima do Java após as modificações e o capô abriu! Prejuizo...
331440

Somente depois do susto instalei as travas de capô:
331441

Java
09/02/2012, 03:34
Instalei tambem uma capota nova da Capotas Gaúcha. Ficou folgada... Antes eu tive duas capotas, a original e uma Pissoleto, as duas eram bem justas - era só acochar os arreios que elas ficavam bem esticadas - a Gaúcha ficou folgada e está até empoçando água de chuva...

331442

331443

Java
09/02/2012, 03:39
No início eu planejava deixar sem abavador ou silenciador...
Mas acabei instalando um Kadron da Blazer abaixo do banco de passageiro. O legal é que estranhei o Java Funcionando silenciosamente.

331444 331445

Java
09/02/2012, 03:48
Motores originais dos limpadores de para brisas:
331447

Java
09/02/2012, 03:53
331448

Por enquanto o Java está assim, mas ele ainda vai sofrer uma intervenção nos eixos e diferenciais :dance:.

RODRIGO TOMITÃO
09/02/2012, 08:37
Java bacana as melhorias, mais não to conseguindo ver as fotos

Java
09/02/2012, 10:13
Ops, deixa eu tentar de novo...

Mais uns acessórios que foram instalados no Java:

Alargadores de para-lamas feito por mim:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331428

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331429

Java
09/02/2012, 10:15
Foi instalado um compressor de ar no motor, a foto é do reservatório de ar comprimido que fica na região abaixo dos bancos e o tanque:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331430

Agora o Java tem uma linha de ar comprimido com dois engates rápidos: ar comprimido bruto (calibrar pneus), ar comprimido filtrado e lubrificado (ferramentas):

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331431

Java
09/02/2012, 10:17
O Java agora tem um guincho hidráulico, farois auxiliares e uma buzina nova:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331432

Por detrás do guincho dá para ver a buzininha nova:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331433

O guincho é acionado por uma alavanca no assoalho ao lado do banco do motorista:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331434

Java
09/02/2012, 10:22
O Java agora tem até luz de cortesia!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331439
Luz de cortesia abaixo das duas portas.

Java
09/02/2012, 10:23
Eu estava comprovando a velocidade máxima do Java após as modificações e o capô abriu! Prejuizo...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331440

:parede: Somente depois do susto instalei as travas de capô:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331441

RODRIGO TOMITÃO
09/02/2012, 10:25
Java, essas fotos dos paralamas e da linha de ar comprimido eu ja tinha visto, mais as proximas não vi e não to vendo ainda, sera que é em formato diferente???

Java
09/02/2012, 10:27
No início eu planejava deixar sem abavador ou silenciador...

Mas acabei instalando um Kadron da Blazer abaixo do banco de passageiro. O legal foi estranhar o Java Funcionando silenciosamente (tô pensando em por até um som...)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331444

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331445

Java
09/02/2012, 10:29
Motores originais dos limpadores de para brisas:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331447

Java
09/02/2012, 10:31
Por enquanto o Java está assim, mas ele ainda vai sofrer uma intervenção nos eixos e diferenciais. (Já está na oficina o Bloqueio Ensimec para o diferencial Toy com flutuantes :pular:).

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331448

Java
09/02/2012, 10:36
Eai Rodrigo!

Postei as primeiras fotos no escritório e agora postei estas em casa... Nas duas máquinas funcionaram... Aparece alguma msg de erro? :pensativo:

RODRIGO TOMITÃO
09/02/2012, 10:42
nas de ontem, aparecia sim, ve o formato tem que ser jpg

Java
09/02/2012, 10:47
Bom, acho que o documento anexado aqui deva abrir...

331465

RODRIGO TOMITÃO
09/02/2012, 13:21
Bom, acho que o documento anexado aqui deva abrir...

331465
agora sim eu vi, cara show de bola esse guincho é bruto em.....
parabens

arnon
16/04/2012, 22:07
Cara*ho! Muuuito doido esse Java! Vo levar o meu ai, pro ce me dar uma ajuda no meu. hahahahaha

Adilson G. Berguemmaier
01/05/2012, 22:49
Parabéns pela máquina, e com o MWM 2.8 é um abraço.

renato limeira
16/03/2014, 00:30
Parabens pelo Simpatico e bravo jipuço,vc usou a mesma caixa de traçao original,como ficou este motor no java,se puder bote mais fotos dele,Obrigado

Múcio Luiz
16/03/2014, 12:39
Rapaz, que Javali! Meu sonho é ter um desses "Porcões". Muito engenhosa a instalação dos bancos. Parabéns pelo capricho!

[]s!

Taisson Rodrigo Tosin
06/11/2016, 23:15
Boa noite... adquiri um javali 93 original, motor e bomba original... só que ele esta a mais de 5 anos parado, bem danificado, diferencial traseiro bem danificado , o dianteiro foi isolado e retiraram a parte da traçao dianteira(do cambio e todo o interior do diferencial dianteiro, juntamente tiraram os braços q ligavam a traçao nas rodas... de momento vo manter o motor original, o resto estou pensando em mexer em tudo, oq me indica a fazer? Colocar mecanica dele mesmo ou ir adaptando cambio de um, diferencial de outro? Parte de freio e embreagem esta toda sucateada tbem...

Java
07/11/2016, 09:19
Bom dia Taisson Rodrigo Tosin,

Passei um bom tempo com o meu Javali original. Porém resolvi trocar toda a mecânica, os eixos e até as molas, de tal maneira que ficou somente o chassis e a lata original: motor e câmbios modernos, eixos com kits gringos, bloqueio full em ambos diferenciais, novas molas, freio a disco nas 4 e outras coisinhas a mais...

Bom, não sei qual o uso que você pretende para o seu Java mas, na minha opinião, é o motor que dita a troca do câmbio e dos diferenciais... Como você não vai trocar o motor, mantenha o câmbio original dele que é bem robusto para o motor. Troque a bomba injetora, você encontra umas dicas sobre isto em www.4x4javali.com.br (http://www.4x4javali.com.br). Você ainda ficaria com o problema da quebra dos semi-eixos, a enfer (http://www.enfer.ind.br/site/enfer/portugues/produtos.asp?idProdutoLinha=34&idProdutoCategoria=50) tem uma linha de produtos para eixos do Javali, mas não deixe de conversar com eles sobre o assunto. Caso você queira um kit flutuante (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1915-cuidado-seu-eixo-semi-flutuante-pode-matar.html), veja com o pessoal da casa da transmissão (https://www.casadatransmissao4x4.com.br/kits-e-flanges/441-kit-eixo-flutuante-javali.html).
Inspecione bem as carcaças de seus eixos, de acordo com o seu relato, parece que eles foram muito fuçados... Um par de eixos destes, com o diferencial, deve sair por uns 2000R$ mais o frete, sei de um completo e muito bom e se brincar o dono manda até o freio a disco dianteiro e a tambor traseiro.

ROSINEI PEDRO
23/07/2020, 12:39
Boa tarde, queria mais informações sobre seu Java, estou montando o meu, com motor 2.8