Ver Versão Completa : Trocar a correia dentada
FARAUJO70
08/03/2011, 12:52
Oi amigos, estou novamente querendo uma ajuda, tenho que trocar a correia dentada da Ranger 2001/01 XLT Diesel, já fui em alguns amigos que tem loja de peça, eles não faz o serviço, fui recomendado a um mecanico que e o CARA com a BESTA, o cara sabe tudo, SERA QUE TEM MUITA DIFERENÇA DA RANGER?
Walter L. L. Casitta
08/03/2011, 13:01
Oi amigos, estou novamente querendo uma ajuda, tenho que trocar a correia dentada da Ranger 2001/01 XLT Diesel, já fui em alguns amigos que tem loja de peça, eles não faz o serviço, fui recomendado a um mecanico que e o CARA com a BESTA, o cara sabe tudo, SERA QUE TEM MUITA DIFERENÇA DA RANGER?
Muita diferença sim. Procura uma assistência técnica MWM ou a Autorizada Ford. Esse Zemanés não dão garantia do serviços que fazem...
Edintruder
08/03/2011, 13:23
Justamente por isso eu troquei a correia da minha Ranger em casa. Tem muito mecânico fdp que não ajusta o ponto de injeção da BI, e o motor fica bem xoxo. É algo relativamente fácil de fazer, mas tem que ter paciência, pois o serviço completo da troca da correia da Ranger leva várias horas de serviço. Se ficar algo mal feito é uma tarde inteira perdida.
Matagato
08/03/2011, 16:21
Cara, até a simples de trocar a correia da ranger
Segue um breve passo a passo
1 - Tirar o radiador e mangueiras
2 - Tirar tampa da caixa de distribuição
3 - Muito importante. Com a correia no lugar, posiciona o ponto de sincronismo.
3.1 Travar a BI (pode utilizar um parafuso ou similar) introduzindo na flange da engrenagem da BI
3.2 - Travar o avanço da BI (na lateral da BI, existe um parafuso 10mm com uma chaveta, é necessário retirar essa chaveta e apertar o parafuso, do contrário, vc pode perder o ponto de avanço a BI e o carro fica uma merda, sendo necessário tirar a BI fora e regular o avanço com relógio comparador.
3.3 - Travar o volante do motor (na lateral direito "lado do filtro do óleo" bem próximo ao volante, existe um parafuso sextavado, nada mais é q uma tampa. Tira esse parafuso, e coloque uma chave filips no lugar, isso irá travar o virabrequim e manter o mesmo no ponto.
4 – Solte os três parafuso da engrenagem da BI, essa engrenagem tem uma folga giratória que facilita na remoção e instalação da correia
5 - solte os tensores e remova a correia dentada.
6 - remova os tensores
7 - Alinhe o comando de válvula (engrenagem com um pequeno corte em um dos dentes, alinhe com um friso da caixa de dstribuição)
8 - Remonte na ordem inversa.
9 – Tencione a correia com um torquimetro
10 – Aperte os parafusos da engrenagem da BI
11 – Termine a montagem na ordem inversa.
OBS 1: A tensão da correia deve ser controlada por torquimetro
OBS 2: Friso, não esquecer de travar a lateral da BI, esse ponto de referencia é uma merda de conseguir.
Se comprar correia dyco ou original, terá as instruições de sincronismo detalhada por desenho ilustrativo.
Fico a disposição para qualquer esclarecimento
Para pessoa de POA-RS, dependendo da situação, posso auxiliar
Qualquer dúvida, estou a disposição
FARAUJO70
08/03/2011, 18:42
Sobre a correia tem uma com marca DYCO ou a original ?estive na Revenda Ford não tem, perguntei o preço, falaram 700,00 reais, cai no chão de susto, e sei mudo,
isso foi na sexta ou quinta, cara foi triste, triste mesmo, pensei agora ferrou, quanto vai custar tudo com mão de obra, extensor, etc. Tenho que vender o carro.
Milton C.
08/03/2011, 19:03
Que correia cara amigo!
Acredito que você deve pesquisar pois não deve ser tudo isso.
Não sei com relação a Ranger, mas acredito que estão te furando o olho!
Abraços!
Matagato
08/03/2011, 19:03
Farajaujo Procura as autorizadas dos motores International. Você compra peças originais e 10x mais barato que em concessionária Ford. Em porto Alegre tem a Orbid. Pra ter uma idéia, uma caixa de distribuição (bomba do óleo) sai por volta de uns 750,00, um jogo de tensores + correia por volta de uns 350,00
http://www.mwm.com.br/default.asp?su=6&pa=mapa&tipo=P
Matagato
08/03/2011, 19:07
Correia dayco não é original, mas é consideradom de 1° linha, utilizado por vária montadoras. Em Poa a correia sai por volta de 80,00.
Eu tenho um tensor novo da marca cobra na caixa. Como precisei da engrenagem do virabrequim, comprei um jogo completo na Orbid, e sobrou o tensor fixo. Se tiver interesse, posso vender esse tensor por 100,00 + frete
Matagato
08/03/2011, 19:11
A ford da nos dedos mesmo. Os carros são ótimos, mas os preços das peças faz o cara pensar duas vezes antes de ter um ford.
Tive um focus 2001 antes da ranger, lembro que um par de amortecedores traseiros custavam 950,00, mas o carro era fantástico, não dava oficina por nada.
Comprei com 50.000 e vendi com 115.00km. Manutenção
um par de amortecedores traseiros - Ferro velho = 120,00 e um miolo da fechadura
LeoLeone
08/03/2011, 19:22
Sobre a correia tem uma com marca DYCO ou a original ?estive na Revenda Ford não tem, perguntei o preço, falaram 700,00 reais, cai no chão de susto, e sei mudo,
isso foi na sexta ou quinta, cara foi triste, triste mesmo, pensei agora ferrou, quanto vai custar tudo com mão de obra, extensor, etc. Tenho que vender o carro.
Olá F Araujo
Trocar a correia dentada da Ranger é relativamente facil, mas requer um pouco de conhecimento de mecânica. Além dos procedimentos acima citados, deve-se remover a hélice do ventilador juntamente com a embreragem viscosa que requer chave especial. O melhor lugar para comprar as peças é em uma revendedora MWM Internatinal próximo de vc. È necessário comprar um Kit HS500 (esticador, rolamento e polia) que custa próximo de R$ 400,00, uma correia dentada, R$ 60,00 e uma junta da caixa de distribuição R$ 5,00. Não esquecer de comprar tb o líquido de arrefecimento que custa na MWM R$ 7,00. Eu troquei em casa mesmo, mas não eh muito facinho não.
Muito boa sorte...
Edintruder
08/03/2011, 19:52
Essa chave pra tirar a hélice eu fiz em casa.
Matagato, pena que não escrevesses isso tudo há alguns anos atrás, pois passei o maior sufoco até descobrir que a correia dentada deve ser montada no sentido inverso. Se montar da BI pro virabrequim, sempre fica fora do ponto quando ajusta o tensor.
A correia e tensores paguei tudo no distribuidor uns 375,00.
Matagato
08/03/2011, 21:09
Edi, tu não sabe o que eu passei com a correia da minha ranger, perdi o ponto e no caso da minha, só colocando o pino na engrenagem da BI o carro nem ligava. Caso alguém vacile com o ponto da BI (pra quem for de porto alegre) eu tenho o relógio comparador e o suporte pra instalar na BI. Assim, o ponto fica 100%
A chave da elice eu comprei da Ravem mesmo, assim como o suporte p relógio comparador.
A chave, basta pegar uma de boca e tocar no esmeril que ta resolvido
O preço que paguei foi parecido mesmo, mas na ford sai por volta de uns 700,00 mesmo. Ambas peças são genuinas, mas pelo fato de uma ser na Ford, eles te rasgam o figado
Edintruder
09/03/2011, 10:06
As travas básicas do HSD são 2, a da polia da BI que uma broca 9mm casa perfeitamente e o pino trava do volante. O pino trava pode ser feito no próprio parafuso, basta furar com uma broca 4mm bem no centro do parafuso que está tampando e usar uma chave philips fina de 4mm no furo. Se apenas colocar uma chave sem o ajuste correto, o volante fica com muito espaço pra se mexer, e acabará necessitando do relógio comparador mesmo. Se usar as duas travas justas, quando apertar tudo estará pronto.
Eu até comprei a ferramenta trava do volante, usei 1 vez...
Algumas vezes mesmo com as ferramentas adequadas a BI fica um pouco atrasada, então basta afrouxar os parafusos da polia e correr um pouco pro ponto certo. Eu recomendo marcar a posição dos parafusos na polia antes de soltar, dessa forma não haverá erros no ajuste fino.
O cuidado na montagem é o teste. Quando terminar de colocar a correia e estiver tudo apertado, liga e acelera forte, o motor tem que responder bem. Se der alguns estouros o ponto da BI está adiantado, e se o motor estiver respondendo menos que o normal, o ponto da BI está atrasado. O ajuste é simples e pode ser feito depois que tudo estiver montado pela tampinha espia.
Walter L. L. Casitta
09/03/2011, 10:18
Eu mesmo troquei a correia da minha Ranger. Não é fácil de jeito nenhum! E olha que tenho quase todas as ferramentas para esse serviço principalmente aquelas exigidas para colocar o motor no ponto. Não precisei improvisar quase nada. É um serviço para mecânicos experientes e exige muita atenção. Por isso eu sempre recomendo que o serviço seja feito em oficinas com boa estrutura. Como disse exige atenção, é fácil cometer enganos e como se vê em relatos aqui no fórum os mecânicos das oficinas pequenas não assumem eventuais erros e imprevistos.
Melhor pagar mais caro numa boa oficina autorizada do que duas vezes para um meca sem vergonha.
FARAUJO70
09/03/2011, 17:35
Caros aminos do Forum, obrigado pelas respostas sobre a correia dentada da Ranger 2001/01 XLT, hoje como não abri a loja, tive tempo para voltar a consercionaria da FORD, para constatar se eu estava delirando sobre o preço da correia, MAIS E A PURA VERDADE + 700,00 REAIS:mad:
vOU CORRER ATRAS NO PARALELO.:parede:
Abraços
Walter L. L. Casitta
09/03/2011, 17:48
Caros aminos do Forum, obrigado pelas respostas sobre a correia dentada da Ranger 2001/01 XLT, hoje como não abri a loja, tive tempo para voltar a consercionaria da FORD, para constatar se eu estava delirando sobre o preço da correia, MAIS E A PURA VERDADE + 700,00 REAIS:mad:
vOU CORRER ATRAS NO PARALELO.:parede:
Abraços
Precisou abrir um tópico pra responder outro? Assim o fórum vira uma zona...:discordo:
FARAUJO70
12/03/2011, 17:04
Caros amigos, vou fazer a primeira parada na oficina da Ranger 2001/01 vou trocar a correia dentada e queria perguntar para o mecanico o estado geral da viatura. MAIS COMO VOU FAZER? PARA DAR IMPRESSAO QUE SEI ALGUMA COISA, QUAL A ORDEM DE PERGUNTAS.:cry::rolleyes:
OBS-Quando comprei a Viatura so olhei e gostei não fui em lugar nenhum.:!:
Abraços
faz o seguinte vai numa oficina e joga a real, fala que nao entende nada e pede pra fazer um orçamento da revisao, vai em mais duas e faz a mesma coisa, depois vem aqui no forum e passa a lista pro pessoal...:concordo: ai a gente analisa o que é balela, prefira peças originais ou de boa qualidade, as peças do motor prefira comprar original mwm...
LeoLeone
12/03/2011, 19:13
Caros amigos, vou fazer a primeira parada na oficina da Ranger 2001/01 vou trocar a correia dentada e queria perguntar para o mecanico o estado geral da viatura. MAIS COMO VOU FAZER? PARA DAR IMPRESSAO QUE SEI ALGUMA COISA, QUAL A ORDEM DE PERGUNTAS.:cry::rolleyes:
OBS-Quando comprei a Viatura so olhei e gostei não fui em lugar nenhum.:!:
Abraços
Então Araujo...
Se tudo está normal, não vejo porque procurar cabelo em ovo. Na troca da correia procure comprar o material em uma revenda MWM Internatinal proximo de voçê. Compre um kit HS 500 (rolamento, esticador, polia do virabrequim, oring do eixo virabrequim e parafuso do esticador e porca do rolamento), uma correia dentada, uma junta da tampa da caixa de distribuição. Aproveita e troca o liquido de arrefecimento (pois tem que ser retirado o radiador), que também vende na MWM. Manda também regular as valvulas, pois tem que abrir a tampa do cabeçote, podes também comprar a junta da tampa na MWM.
Mande o meca não deixar de trocar o parafuso e a porca, pois já vi relatos de quebra por não substituição após a troca (se vem no kit é pra ser trocado). Se fores trocar também a correia poli V, troque também o esticador. Mande dar uma olhada geral nas mangueiras (tem todas originais na MWM), no mais acho que é só.
Muito boa sorte..
FARAUJO70
12/03/2011, 21:12
Eu procuro MWM INTERNACIONAL ?
procure uma auto peças com a bandeira mwm/international, algumas tbm tem oficinas ..
vieira912
12/03/2011, 22:55
Se você comprou recentemente aqui vai umas Dicas que é LEI.:concordo:
1° Troca da Correia Dentada, Utilize Marcas Como Dayco / Goodyear / MWM International.
2º Troca do Filtro de Oleo Diesel
3º Troca do Oleo e do Filtro de Oleo do Motor
4º Limpeza de todo Sistema de Arrefecimento "Radiador" e na Hora de Encher de novo o Sistema Utilizar Aditivo a Base de Etileno Glicol
5º Troca do Fluido do Freio
6º Troca do Oleo de Diferencial e Cambio
7º Dar uma Olhada no Nivel da Bateria
8º Checar Pastilhas e Lonas de Freio Caso esteja Gasto Troque e utilize marcas Como Bosch / Fras-le / Bendix
Tirando Isto não se assuste Pois a Ranger é Uma Otima Camionete,:palmas: e Este Motor Maxion da Ranger quando Bem Cuidado Vai embora pois é o Mesmo Motor Utilizado Nas Land Rover Defender de 1992 até 2003:concordo:.
Se ela For 4x4 Tome Cuidados com o Sistema de Vacuo da Roda Livre pois as mangueiras Costumam Ressecar:parede: e a roda Livre não Funciona Fazendo o 4x4 não Funcionar
Até mais.
Edintruder
13/03/2011, 10:59
Passou o Carnaval,agora vou passar no mecanico para fazer a tal troca da Correia Dentada, e gostaria de fazer umas perguntas para o mecanico, para saber o real estado da viatura, POR FAV OR O QUE DEVO PERGUNTAR E A ORDEM?
- Sr mecânico, como está o estado geral da minha Ranger?
- Por favor, seja sincero.
- Tá!, e quanto vai custar tudo isso?
- Isso está incluso as peças?
- Não?
- Só MO???
- Você está falando sério? Isso é pegadinha? Aonde está a câmera?
- Sim, estou me sentindo melhor.
- Em quantas vezes posso parcelar isso tudo?
- Aceita cartão de crédito?
- Aceita vale transporte e ticket refeição também?
- Posso te trazer a Ranger na semana que vem?
- Te ligo marcando...
Depois disso meu amigo, tu compra um kit de ferramentas e aprende a fazer a manutenção em casa, pois tudo é um roubo no mundo das picapes!!! ahahaha!
Brincadeiras à parte, é só perguntar o que realmente queres saber! :odedo:
LeoLeone
13/03/2011, 18:49
Ai vai....
Empresa:Antônio Soluções Automotivas Ltda.
Pais:Brasil
Bairro:Imbiribeira
Endereço:Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2785
Telefone:(81) 3092-3820
Celular:(81) 3302-3821
Email:supri@antoniosolucoes.com.br (supri@antoniosolucoes.com.br)
Opçoes:Distribuidor de Peças Genuínas - Linha MWM
Sprint Service - Motores MWM
Serviço Autorizado - Linha MWM
RedeEmpresa:Imbiribeira Diesel Com. Ltda.
Pais:Brasil
Bairro:Imbiribeira
Endereço:Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2657
Telefone:(81) 3471-1422
Email:imbiribeira@imbiribeiradiesel.com.br (imbiribeira@imbiribeiradiesel.com.br)
Opçoes:Distribuidor de Peças Genuínas - Linha MWM
Abs
FARAUJO70
14/03/2011, 09:52
Beleza já entrei em contato com Antonio Auto peças aqui, o preços ficou bacana
a correia 64,00 e o esticador marca NITRON 142,00 já vem os dois,vou ver tambem as outras correias.
Abraços
Edintruder
14/03/2011, 11:32
Nesse tipo de peças não vale muito poupar $$$. Imagina, só vais mexer de novo daqui há 80.000km, compensa mais colocar original MWM-International do que ter um correia arrebentada com 60.000km e ter que trocar balancins, varetas e etc...
Se o original fosse muito caro, até justificaria a 2a linha, mas não é o caso.
Só a MO vai mais do que a diferença do valor.
Beleza já entrei em contato com Antonio Auto peças aqui, o preços ficou bacana
a correia 64,00 e o esticador marca NITRON 142,00 já vem os dois,vou ver tambem as outras correias.
Abraços
Bom dia FARAUJO70,
Vc se refere a Antº. Soluções na Imbiribeira, certo? Eu já fiz manutenção lá, assim que vc resolver sua menutenção posta aqui o que foi feito e qual a sua opinião.
Só assim podemos ver e dar nossa opiniaõ e dizer o que é certo ou errado pra te ajudar.
Att. Lima.
FARAUJO70
14/03/2011, 19:01
Ok e mesmo em Antonio Auto peças, so que vou trocar em outro lugar, tenho referencias e o cara e amigo do meu cunhado, eu nem ia trocar, estou em contato com o antigo dono ele não sabe dizer quando trocou. o preço de antonio 280,00 vou trocar bem mais barato e fico olhando, e futucando
Pequeno jr
14/03/2011, 23:55
Araujo esse esticador que vc está colocando NITRON é de segunda linha e se você colocar ele, lembre-se de que vai ter que trocar de novo antes dos 50.000km/rodados.
Você está colocando este esticador aonde? na dentada ou na Poli-v???
porque não colocou o Kit HS-500?? Custa aqui no DF uns R$ 280,00 a R$ 350,00 só que dura 100.000 km/rodados.
Na minha coloquei o Kit original e correia dentada original para nem precisar ter dor de cabe~ca com isso por um bom tempo.
FARAUJO70
17/03/2011, 12:25
poi e comprei as correias aproveitei e comprei toda, detada,ar,uma grande que pega tudo, pesquisei varios lugares, e preços para fazer a mao de obra, com DANDA e muito conhecido aqui na regiao de Paulista e Olinda pelos mecanicos auto peças
Só gostaria de saber porque trocar com 50 ou 80 mil se no manual a troca deve ocorrer de 120 em 120 mil.
FARAUJO70
17/03/2011, 12:41
oi pequenoJR, tudo bem estou trocando a correia dentada, na marra, desencargo de consiencia, já comprei toda elas a dentada, o esticador, ar, outra grande pega tudo e o esticador, estava pensando em deixar o mesmo, este e novo e tem garantia de 1 ano, e eu ando muito pouco com a Ranger, ia para brasilia com ela mais consegui passagem de avião super barata e já comprei.
Correia dentada Dayco 64,00
Correia ar goodyar 33,00
Correia alternador 53,00
Tensor Nytron 154,00
Mao de obra muita procura 120,00