Ver Versão Completa : Proporção ideal
Queria saber qual melhor combinação motor diferenciais eixos cambio poderia ser feita ja pensei em fazer o bf 161 alterado ou original mas trocar a relação do cambio por uma mais longa e manter 3 marchas não sei se os diferencias aceitariam ou se teria outra complicação por parte de eixo ou qualquer outra coisa e tbm poderia ser outra motorização e outras combinações alguem tem alguma ? A minha é possivel ? TENHO POR IDEIA USAR O "OBRA DE ARTE" COMO CARRO E EVENTUALMENTE UMA PRAIA DE DIFICIL ACESO UM FORA DE ESTRADA
Robertux
08/03/2011, 11:33
É muito dificil se chegar à configuração ideal, depende muito do tipo de uso, tamanho dos pneus, e principalmente do gosto do proprietário.
Eu, por exemplo, tenho um jeep com motor BF 161, câmbio 4 marchas do OHC, diferencial 4.89X1 (44/9) e pneus 7.50X16. Para o meu gosto ele tem a relação muito curta, uso a 1ª e 2ª marchas apenas para sair, no restante do trajeto, no trânsito urbano, uso apenas a 3ª e 4ª marchas. Nas trilhas uso sempre 2ª e 3ª reduzidas nunca encontrei uma subida que faltasse força na 2ª reduzida, a 1ª reduzida uso somente como freio motor em descidas muito íngremes e lisas, mesmo as rampas que uso a 1ª reduzida para descer subo em 2ª reduzida com sobra de motor. Em rodovias acho a velocidade de cruzeiro muito baixa, por volta de 60 a 70 km/h eu gostaria de trocar a relação do diferencial para 4,27X1 (47/11), mas como não tenho certeza se funcionará a contento, alem de ser caro o custo do casal coroa/pinhão e muito trabalhosa a substituição, o projeto vai ficando para mais tarde.
Fiz algumas contas e cheguei à conclusão que substituindo a relação 4.89 para 4.27 teria uma aumento na velocidade final/cruzeiro em aproximadamente 10 km/h, mas já coloquei o assunto em discussão aqui no forum e a maioria do pessoal acha que o BF 161 não teria força para levar o Jeep em 4ª marcha com a relação 4.27. Veja no tópico "Discutindo a Relação"
Tenho um amigo que tem um Jeep com motor AP 2.0 Injetado, turbinado, com câmbio de Chevette 1.6., diferencial 4.89 e pneus 7.50X16. O Jeep anda muito bem em rodovias e nas trilhas usando a reduzida, mas no trânsito urbano, sem o uso da reduzida, ele queima um pouco de embreagem para arrancar em 1ª marcha nas subidas, acho que se ele colocasse o câmbio do Chevette 1.0 que tem a 1ª mais curta ficaria melhor. Outro problema com o câmbio do Chevette é que depois de algum tempo ele começa escapar a 3ª por causa de um problema no sistema usado para acoplar a caixa de tração, a desse meu amigo já está escapando e olha que ele usa a flange da Deep-Tec para conectar a caixa de câmbio à caixa de tração.
bom com disse quero usa lo como um carro normal sendo q de vez em qdo ir a uma praia de dificil acesso fazer uma o outra trilha e em numeros eu diria q existe uma configuração (relação motor cambio diferenciais etc) que fique no meio por exemplo vc dise q seu jeep é forte mas tem velocidade baixa é isso q eu quero um jeep com a melhor proporção força velçocidade eu pensei em apenas aumentar as marchas do cmabio tres marchas para melhorar acha q resulta?
Robertux
09/03/2011, 12:06
Mexer no câmbio não adianta, porque tanto o câmbio 3 ou 4 marchas têm a última marcha, a 3ª no caso do 3 marchas e a 4ª no caso do 4 marchas com a relação 1:1, isto significa que para cada volta que o motor dá, o eixo cardã também dará uma volta, então em termos de velocidade final não fará diferença.
O problema é que o motor BF 161 é um motor de baixa rotação, a potência máxima dele é em 4000 RPM. A velocidade de cruzeiro de um veículo, isto é aquela que você roda ma rodovia com conforto e economia, sem esgoelar o motor, é por volta da metade da rotação de potência máxima, então no caso do BF seria 2000 RPM, que num câmbio com relação 1:1, com diferencial 4,89:1 e pneus 7.50X16 daria por volta de 60 km/h, a meu ver muito baixa.
Existem 3 soluções para isso.
1ª - trocar o motor por um de rotação maior, tipo Opala 4cc, Ford OHC ou VW AP 2.0
2ª - Trocar a relação do diferencial para uma mais longa, como expliquei no post anterior.
3ª - trocar o câmbio por um de 5 marchas que tenha a 5ª over drive, ou seja, a relação seja inferior a 1:1, tipo o câmbio do Chevette que tem a 5ª em 0,8:1 ou seja, para cada volta do motor o cardã vai dar 1,25 voltas.
A adptação mais simples de se fazer, mais barata e que tem dado um resultado satisfatório para a maioria do pessoal seria o motor do Opala 4cc com o câmbio 5 marchas do Chevette, pode ser o do 1.6 que é mais fácil de achar, ou o motor AP 2.0 com o câmbio 5 marchas do Chevette Jr. (1.0). Com o câmbio do Chevette 1.6 a primeira simples fica fraca para esse motor.
Dá uma olhada no tópico que ta 2 abaixo desse: Qual o melhor conjunto para o Jeep??
acho que fala da mesma coisa.
abraço
Sim rossirr eu vi o topico mas la a configuração é geral tem freios etc etc vai alem da q eu preciso q é so motor cambio diferenciais exatamente pra achar o equilibrio perfeito de força velocidade economia e até autonomia essa é a proporção q procuro entendeu robertux c pq as outras partes eu ja tenho em mente rossirr obrigado oas dois
Robertux
09/03/2011, 21:36
Exatamente, a configuração que melhor atende à sua necessidade, a meu ver, são motor 4cc Opala + câmbio do Chevette 1.6 5 marchas + diferencial do Jeep após 1969, com relação 4.89:1 (9 dentes no pinhão e 44 dentes na corôa), antes de 1969 o Jeep usava a relação 8 dentes no pinhão e 43 dentes na coroa ou 5,37:1 (muito curta).
Outra configuração boa seria motor VW AP 2.0 injetado, com turbo leve 6. ou .7, câmbio do Chevette 1.0 5 marchas e diferencial 4.89:1 do Jeep.
Ambas as configurações lhe darão um bom desempenho na cidade, nas rodovias e nas trilhas, sem ser ótimo nem péssimo em nada, mas razoavel em tudo, inclusive no consumo.
Se você não conseguir encontrar o câmbio do Chevette 1.0 para usar com o motor AP, você poderá colocar o do 1.6, mas nesse caso aconselho usar a relação 8:43 (5,37:1) para não ficar sem força na saída, embora perca um pouco de final nas rodovias.
Para qualquer uma dessas adaptações você encontra bastante informação aqui no forum e flanges prontas no mercado.
Sabe me falar em numeros velocidade cruzeiro economia autonomia força etc ???? O obra de arte é 69 sabe se é 9/44 ? Como vejo isso sabe me falar???
homerohermida
10/03/2011, 20:59
Se não me engano, não. 44/9 só após 1970. Para ver, só sei contando os dentes da coroa e pinhão.
Thiago Rodeghel
11/03/2011, 21:34
Sabe me falar em numeros velocidade cruzeiro economia autonomia força etc ???? O obra de arte é 69 sabe se é 9/44 ? Como vejo isso sabe me falar???
Meu amigo usa AP2.0, com cambio da F1000 5marchas, o famoso CL2205... pneus 33 e relação 9x44... cara ele só colocou platô de ceramica... mais nada... O Jeep tem uma boa saida...;) Não vi essa necessidade de turbinar, ou trocar a relação...
Qdo o motor do meu Jeep não era mexido, o meu AP andava com cambio da C20, pneus 35 e relação 8x43... ia normal... nada de ficar fraco... isso acho q é mito de alguns...
em minha humilde opnião...:concordo:
[s]
Thiago Rodeghel
11/03/2011, 23:06
Ah com relação a velocidade de cruzeiro...
Bom do meu jeep é de 90 a 110km/h...
O consumo na estrada é de 7,5km/l no alcool, nesta velocidade...
Acho q não está tão ruim...
[s]
Robertux
11/03/2011, 23:11
Meu amigo usa AP2.0, com cambio da F1000 5marchas, o famoso CL2205... pneus 33 e relação 9x44... cara ele só colocou platô de ceramica... mais nada... O Jeep tem uma boa saida...;) Não vi essa necessidade de turbinar, ou trocar a relação...
Qdo o motor do meu Jeep não era mexido, o meu AP andava com cambio da C20, pneus 35 e relação 8x43... ia normal... nada de ficar fraco... isso acho q é mito de alguns...
em minha humilde opnião...:concordo:
[s]
Outro dia meu amigo teve um problema com o turbo e tirou para revisar, ficou alguns dias andando sem o turbo, realmente no uso normal ele sai sem problemas, mas em uma subida mais íngreme que tem aqui em Pira, ele precisou soltar de ré na decida até um local mais plano um pouco e embalar o jeep. Se você morar em Rio Claro ou em Brasilia realmente não terá problemas, mas se morar na região de Monte Verde por exemplo, acho que vc terá que andar com a reduzida constantemente engatada, a não ser que vc convença o motor que essa história é mito e que ele tem a força necessária para sair na subida, quem sabe...
Veja bem, seu jeep tinha relação curta, 8:43, eu disse que fica fraca com a longa 9:44, inclusive indiquei para ele colocar relação 8:43 se for colocar o câmbio do Chevette 1.6, outra coisa a relação da 1ª nos câmbios da F1000 (CL2205) e da D20 (260F), são bem mais curtas que a do Chevette 1.6, então com a 1ª curta e diferencial curto não precisa turbinar mesmo. Você só confirmou o que eu havia dito anteriormente.
Se ele andava bem, por que o supercharge?
Eu tenho um outro amigo que tem um com AP 1.8 e câmbio de Chevette 4 marchas, o Jeep anda, mas dizer que é excelente... Até 1958 o CJ5 usava o motor Hurricane de 4 cc que também andava mas prova de que faltava motor é que a Willys substituiu pelo 6cc. Não que eu esteja querendo comparar o AP com o Hurricane, longe disso , mas a curva de torque do AP não é adquada ao Jeep, pra ficar ótimo precisa de um empurrão, como um blower por exemplo.
Thiago Rodeghel
11/03/2011, 23:35
Veja bem, seu jeep tinha relação curta, 8:43, eu disse que fica fraca com a longa 9:44, inclusive indiquei para ele colocar relação 8:43 se for colocar o câmbio do Chevette 1.6, outra coisa a relação da 1ª no câmbio da F1000 e da D20 (CL2205), é bem mais curta que a do Chevette 1.6, então com a 1ª curta e diferencial curto não precisa turbinar mesmo. Você só confirmou o que eu havia dito anteriormente.
Se ele andava bem, por que o supercharge?
Realmente não me lembro das relações das marchas da C20 e do Chevette, mas não devem ser tão diferentes assim... talvez a ponto de ficar fraco em ladeiras... a unica coisa q vi que ele fez de diferente foi colocar o disco de ceramica para patinar menos... assim como já vi colocarem só o plato de Kombi diesel...
Mas aqui em São Bernardo só tem ladeira tbm...rsrs
Supercharger foi uma coisa de infancia... looonga historia... fora q tbm faço viagens longas as vezes, e sempre muito carregado a 5ª ficava longa demais em subidas, aí puxava 4... e isso compensou essas trocas de marchas excessivas... fora q odiava não conseguir acompanhar os troller diesel...rsrs
[s]
Thiago Rodeghel
11/03/2011, 23:44
Eu tenho um outro amigo que tem um com AP 1.8 e câmbio de Chevette 4 marchas, o Jeep anda, mas dizer que é excelente... Até 1958 o CJ5 usava o motor Hurricane de 4 cc que também andava mas prova de que faltava motor é que a Willys substituiu pelo 6cc. Não que eu esteja querendo comparar o AP com o Hurricane, longe disso , mas a curva de torque do AP não é adquada ao Jeep, pra ficar ótimo precisa de um empurrão, como um blower por exemplo.
Nem me fala... meu Jeep veio com Hurricane 4c e cambio 3marchas... Eu quebrava o cambio, mas o motor sempre tava lá... eta motorzinho...
[s]
alecolussi
04/12/2011, 01:36
Boa noite amigo. Tenho um cj5 ano 1963 e instalei um ap 2.0 injetado com caixa chevette 5m e kit reduzida da adapbrasil. Porem, a relacao de marchas ficou muito longa, ficou muito fraca para arrancar na 1 simples e a reduzida tb ficou longa. Vc pode me ajudar em dicas de como resolver isso, pois quero usar o jeep em trilhas. Qual a melhar configuracao para esse caso. Obrigado se puder me ajudar.
Aleco eu sou leigo para isso rsrsr mas acho q o cambio cinco marchas tem a relação muito longa e pelo q li aqui do robertux no topico o seu jeep ja tem 8/43 então acho q se vc falar com ele ele pode te ajudar melhor abraços
Rodolfo Ourique
04/12/2011, 16:08
Amigos, esta reportagem é bem esclarecedora sobre qual a relação ideal para o seu veículo, esta tabelinha da DANA tb dá a exata noção de qual relação devemos usar. Suspension Tech: What Size Tires?, Tire Size Chart (http://www.4wheelonline.com/superlift_tiresize.htm)
Denis Takashi
05/12/2011, 10:16
Boa noite amigo. Tenho um cj5 ano 1963 e instalei um ap 2.0 injetado com caixa chevette 5m e kit reduzida da adapbrasil. Porem, a relacao de marchas ficou muito longa, ficou muito fraca para arrancar na 1 simples e a reduzida tb ficou longa. Vc pode me ajudar em dicas de como resolver isso, pois quero usar o jeep em trilhas. Qual a melhar configuracao para esse caso. Obrigado se puder me ajudar.
Amigo,
Antes de partir para modificações mais pesadas, como a troca de relações e etc, verifique alguns pontos como :
1- Embreagem : verifique se não está aptinando e etc.
2- Ajustes no motor : Acerto de ponto do distribuidor, correia dentada e etc...
Caso isto esteja ok, verifique a relação do diferencial.... vc não cita qual o tamanhao de pneu, mas para AP sempre acho boas as relações 43x8 e 44x9... mais longo do que isso ficaria bem fraco mesmo...
()´s
alecolussi
01/02/2012, 21:07
Boa noite, abri o diferencial do meu jeep. E a relacao é 8/43. Existe alguma relacao que seja mais curta. Pois a relacao com motor ap e caixa de chevette 1.6 5m ficou longa mesmo.
Rodolfo Ourique
02/02/2012, 09:50
O Aurélio está vendendendo dois pares de coroaxpinhão mais curtos, acho que são 49/13...ele é aqui do fórum...procure por Aurélio de Barra Mansa/RJ.
Boa noite, abri o diferencial do meu jeep. E a relacao é 8/43. Existe alguma relacao que seja mais curta. Pois a relacao com motor ap e caixa de chevette 1.6 5m ficou longa mesmo.
ARINALDO ELOI
02/02/2012, 10:30
DCD - ROBERTUX
Robertux, Gostei das explicações que deu ao DCD sobre relação PNEU-CAIXA-MOTOR. A gente acha que sabe muito e sempre aprende mais um pouco com informações passadas aqui no forum, principalmente por pessoas como voce. Tenho dois CJ5 1963, ambos com configuração original de fabrica. Adquiri uma caixa 3 marchas de c10 e um motor opala 4cc. Os amigos que fazem trilha aqui dizem que com essa configuração eu posso fazer uso satisfatorio, tanto na cidade como off road. Segundo os mais experientes essa relação com pneus 15 ou 16 pol é ideal até mesmo na economia de combustivel. Quando se deseja exigir mais do carro o conselho é colocar o mesmo motor do opala so que com 6CC. O que voce acha? Desculpe a entrada de mal jeito ok?
Alemao4x4
02/02/2012, 13:43
Caro Alecolussi:
tem alguma coisa alem da redução do cambio e do diferencial, pois vendo aqui nas minhas tabelas, a 1ª do chevette 1,6 é 3,746:1, se for o Chevete junior ela é 4,283:1, a caixa de 3 marchas do jeep é 2,798:1 e a de 4 marchas é 3,569:1, muita gente coloca até o motor AP 1.8 e nunca vi dizer que ficou fraco, estou mais achando que tem sim um problema no motor.
Para se ter uma ideia, o meu jeep é um 61, com diferencial 8/43 e cambio Willys de 4 marchas, como estou usando um pneu 30 x 9,5 R15, ele ficou mais curto que o 600x16 original, que dava 23 km/ por h a cada 1000 giros, hoje ele da só 20 km/h, (medido no GPS), ele tem um conta giro, + curto que isso só o "lula".
Um dia desses eu peguei 100 por hora por uns 15 segundos numa descida, chegou a estourar o bocal que liga a mangueira do radiador ao motor, ja estava meio corroída é verdade, tanto que foi o giro, 5000 para atingir 100 por hora, pense nisso.
Denis Takashi
02/02/2012, 23:33
Boa noite, abri o diferencial do meu jeep. E a relacao é 8/43. Existe alguma relacao que seja mais curta. Pois a relacao com motor ap e caixa de chevette 1.6 5m ficou longa mesmo.
Ale,
Mais curta que essa só a 5.83 ( 9x53) , mas já te adianto que é muito dificil de achar.
()´s
vandobauer
15/02/2013, 22:03
Gente sei que o topico anda parado! Mas gostaria de uma opinião dos mais experientes!! Tenho um 61 com opala 4 cc cambio chevette 1.6 e coroa pinhao 9/44 pneus 7.50 16! Queridos..... meu jeep nao anda ( velocidade ) e não tem lá muita força tb! Mas a questão é que eu uso o jeep como carro, e o bichão nao passa do 60 e parece que o motor fica em alta a ponto de ficar sem folego...e não passa dos 60...e quando subo em uma ladeira tenho que baixar de marcha! Ja me disseram pra por coroa e pinha mais curta, que o problema que é muito longa a relação e o pneu tb influencia...mas tenho receio de ele ficar mais amarado ainda!!!!!! Da uma força aí galera!!!!!!???
Willian Del Piero Rocha
16/02/2013, 16:14
Aproveitando o topico...a configuração externa da cx de 4 marchas do jeep é a mesma da 3 marchas,pergunto isso porque queria trocar a cx do meu jeep( 3 marchas) pela de 4 marchas,para aproveitar a primeira mais reduzida.Então queria saber se é só tirar uma e colocar a outra,ou tem que modificar algo???? Meu diferencial é 9/44.
Sydney66
23/02/2013, 18:52
Aproveitando o topico...a configuração externa da cx de 4 marchas do jeep é a mesma da 3 marchas,pergunto isso porque queria trocar a cx do meu jeep( 3 marchas) pela de 4 marchas,para aproveitar a primeira mais reduzida.Então queria saber se é só tirar uma e colocar a outra,ou tem que modificar algo???? Meu diferencial é 9/44.
Sim, externamente a configuração das flanges são, você deve ter cuidado apenas que a caixa de 3 marchas era dos jeeps mais antigos com motor BF e a de 4 marchas foi colocada nos jeeps com motor OHC, o que isso tem de diferente? O eixo primário do cambio de 3 marchas é em estria grossa e o eixo primário do de 4 marchas é estria fina, isso significa que você terá que trocar o disco de embreagem.
O conjunto platô-disco dos modelos de 6cc e 4cc são diferentes mas não vejo a necessidade de troca do conjunto todo, apenas do disco.
Abs
Willian Del Piero Rocha
23/02/2013, 21:16
Valeu Sydney66,:concordo:
vandobauer
16/06/2013, 20:58
Gente sei que o topico anda parado! Mas gostaria de uma opinião dos mais experientes!! Tenho um 61 com opala 4 cc cambio chevette 1.6 e coroa pinhao 9/44 pneus 7.50 16! Queridos..... meu jeep nao anda ( velocidade ) e não tem lá muita força tb! Mas a questão é que eu uso o jeep como carro, e o bichão nao passa do 60 e parece que o motor fica em alta a ponto de ficar sem folego...e não passa dos 60...e quando subo em uma ladeira tenho que baixar de marcha! Ja me disseram pra por coroa e pinha mais curta, que o problema que é muito longa a relação e o pneu tb influencia...mas tenho receio de ele ficar mais amarado ainda!!!!!! Da uma força aí galera!!!!!!???
Pablo.pinto2007
16/06/2013, 21:19
É... na verdade dos dois problemas que vc citou, um não era pra estar acontecendo... então pode ser que seu motor esteja fora de tempo, ou já perdendo a parte de força dele... que eu saiba o motor do opala 4cil ele é bem parecido com o motor original hurricane, que tem um bom torque em baixas rotações e não é um motor de giro alto, porém quando vc coloca um câmbio mais solto era pra seu jeep andar bem...
Você não disse se seu câmbio é 4M ou 5M, se for 4M está explicado o problema da velocidade e por isso seu jeep fica esguelando o motor... sendo assim sugiro trocá-lo por um câmbio de 5M...
Agora se seu motor está sem força, mesmo de primeira, é bastante extranho... era pra ter uma boa força... em ladeiras isso é bem caracteristico por causa do tamanho dos pneus... então a solução seria colocar uma relação mais curta mesmo, no caso o 8/43, porém isso lhe trará menos velocidade final, aí seria obrigatório vc trocar o câmbio... para fazer um teste se seu diferencial precisa ser trocado mesmo, arruma com algum colega um par de pneus militares, originais, que aí vc vai sentir a diferença... agora lembre-se, eu ainda aposto no motor...
Abração!
Pablo
reaproveitando esse tópico queria saber se o motor 6 cilindros do opala serve no jeep sem precisar de adaptação nenhuma alguém pode me dizer
georgevalle
09/07/2013, 08:24
Se fosse o 4 canecos precisaria pouca coisa, mas você quer colocar o 6 canecos aí o bicho vai pegar, vi que perguntou em outro post sobre manter a caixa original nem perca tempo nem dinheiro pois vai moer a caixa ela aguenta bem o 4 mas o 6... então para colocar um 6 vai precisar trocar a caixa e encaixar um pouco o motor na cabine ou espremer tudo colar o radiador na grade, ventoinha elétrica pela frente do radiador e por aí vai, se ainda vai comprar o motor sugiro comprar um V6 que não vai precisar mexer na lata, mas qualquer que seja a opção V6 ou L6 vai precisar trocar a caixa e o ideal a T-case.
reaproveitando esse tópico queria saber se o motor 6 cilindros do opala serve no jeep sem precisar de adaptação nenhuma alguém pode me dizer
mali9ski
09/07/2013, 14:05
reaproveitando esse tópico queria saber se o motor 6 cilindros do opala serve no jeep sem precisar de adaptação nenhuma alguém pode me dizer
Amigo o unico motor que vai caber ai sem adaptação nenhuma e que seja melhor é o BF 3000 do maverick, no mais vai ter adptação e se for do itamaraty (mosca branca de olho azul)e ainda vai ter que adptar acelerador e filtro.....
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