Ver Versão Completa : TR4 gastando o mesmo no álcool e na gasolina
Pessoal,
Comprei um TR4 Flex 2008 há alguns meses e estou estranhando o consumo dele. No álcool ele faz entre 6,5 e 7,5, variando conforme o trecho seja mais estrada ou cidade. Até aí ok, é o consumo esperado.
O estranho é que ele faz o mesmo consumo quando rodando com gasolina. Esperava pelo menos uns 2 Km/l a mais, ou seja, entre 8,5 e 9,5 rodando na gasolina, mas o consumo fica na mesma. Medi o consumo após alguns tanques de gasolina (pelo menos 3) de forma que acho que foi tempo suficiente para a injeção ajustar-se ao novo combustível.
Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Na gasolina ele roda muito mais macio mas com um consumo igual do álcool não tem como...
Valeu!
Arnaldo
Rapaz, não tem mesmo como ser igual.
Passa o seu carro naquele computador da Mitsubishi , Leva o carro na Mit, pede a eles para passar o computador no carro. Pelo menos vão te dizer qual é o problema, dai você leva no seu mecanico de confiança ou faz na MIT.
Um amigo teve um problema desses e precisou recalibrar o modulo.
Acho que não é o seu caso, o dele, o carro bebia para caramba com os 2 combustiveis.
Abraços,
Elvis Pfutzenreuter
11/03/2011, 09:11
Pra referência, uma TR4 2011 *nova* (que esquenta um monte, falta amaciar etc.) fez 6 km/l com álcool e 8 km/l com gasolina. A diferença é expressiva.
rica_cj5_6cc
11/03/2011, 09:37
e ai Arnie...
eu também tenho uma viatura igual a sua, e agora que o álcool está acima da casa dos 2 reais fiz uma viagem a Brotas, com trecho de chuva, muita lama e trechos longos de subida em serra eu fiz uma base de 8,4km/l na gasolina, sendo que no álcool eu faço uma média de 5,5 a 6km/l
abraços
Rica
e ai Arnie...
eu também tenho uma viatura igual a sua, e agora que o álcool está acima da casa dos 2 reais fiz uma viagem a Brotas, com trecho de chuva, muita lama e trechos longos de subida em serra eu fiz uma base de 8,4km/l na gasolina, sendo que no álcool eu faço uma média de 5,5 a 6km/l
abraços
Rica
caraca Rica, tá andando bem...
seu pézinho é bem leve, hein...qdo abasteci a minha com gas, fiz SP - Ribeirão Preto - Serra da Canastra - Riberião Preto - São Paulo, sempre ar ligado, na Canastra, a/c + 4x4 e minha média foi 6,7 km/l, com 3 adultos, 1 bebê e malas...andando sempre entre 120km/h e 150km/h
esta média que vc fez foi com qual média de velocidade??
to rodando de novo com gas, mas, quarta a noite, "bati" um Kia Soul, cara tonto...não conseguiu me acompanhar...hehehehe...vindo de Limeira pra SP tb com a/c ligado o tempo todo...to até com medo de fazer a média...hehehehehe
abs
rica_cj5_6cc
11/03/2011, 11:55
fala patto
meus tempos de acelerar acabaram...hehehehe...só na tranquilidade mesmo...então, como estava chovendo muito na 6a feira e a estrada é de mão dupla, sem sinalização e com muitos buracos não consegui passar de 60 km/h, mas atravessando São Pedro cheguei a Serra do Itaqueri e não passei de 20km/h porque dirigi só por instrumentos (entende-se olho de gato) pois não enxergava um palmo na frente por causa da neblina (aliás como faz falta um farol de neblina na tr4 hein) e depois pegamos o melhor, um trecho de lama, debaixo de chuva, que enfim pude acelerar hehehe, a volta foi mais tranquila...com uma média de 100 e 110km/h e vou abastecer hoje para ir até Sampa...
abraços
Rica
rica_cj5_6cc
11/03/2011, 11:56
ah e tudo isso sem ligar o A/C porque o frio estava demais...hehehe
opa, vou ficar por aqui este fds, se der, me chama no radio ou no cel, vamos tomar uma por estas bandas...aí, semana que vem, sabado a tarde (que é melhor pra vc), a gente combina aquela trilha em Pira, o que acha?
abs
rica_cj5_6cc
11/03/2011, 12:04
então Patto
estou indo a Sampa para assistir o desfile das campeãs do carnaval, um cliente meu compra o camarote do Bar Brahma todo ano e tenho que ir fazer esse sacrifício (open bar a noite toda), depois vou a casa dos meus pais em São Caetano do Sul dar uma descansada e provavelmente retorno a Piracicaba, mas vou dar uma olhada, qualquer coisa te passo um rádio...
abraços
Rica
rspuglia
14/03/2011, 18:32
Eu tbém medi na minha uma porrada de vezes ...
sempre to fazendo em torno de 6 km/l no alcool (sempre com a/c e pé pesado)
e em torno de 7 km/l na gasolina ... resurtado = só cana pa dentro ...
Galera....
Faz pouco tempo que peguei uma TR4 (08/09), flex Automática, mas acho q a danada tá beberrona,,, tá fazendo mais ou menos 5 km / litro etanol, em menos de 2 meses rodei 1400 km, colocando 285 l de álcool. Se bem q pelo bastante trânsito todo dia.
Alguem tem essa média? pra eu saber se preciso regular o motor? valeuuuu
eder simoes
06/06/2013, 09:56
já tive 5 tr4...todas realmente gastam bem....mas to com uma agora 2010 mecânica, só rodo no álcool, ela ta fazendo entre 6,5 a 7,5...tá bom d+..não coloco gasolina de 3,20 de jeito nenhum....sem falar que no álcool fica bem mais forte...e na gasolina dificilmente vai passar de 8 km por litro....então é melhor álcool....
Comprei a minha faz 3 meses e estou percebendo isso... Não passa de 6km/l tanto com alcool como gasolina na estrada ou cidade andando até 100km/h.
Está bem fora dos padrões, mas como está novo ainda, vou esperar até os 5mil km e mandar olharem a central caso não melhore
Walter da Camper
27/03/2014, 10:04
O motor da TR4 flex tem melhor funcionamento com alcool devido à alta taxa de compressão.
Na minha sempre encontrei números muito parecidos de consumo entre alcool e gasolina, tanto na cidade quanto na estrada em velocidades acima de 110 Km/h. Por isso sempre andei no alcool.
Porém, recentemente fiz uma viagem para a Serra da Canastra e, na tentativa de ter um pouco mais de autonomia, decidi ir na gasolina. Por estar em comboio com outros 4x4 tive que andar em velocidade moderada no asfalto (90~100) e fiquei surpreso com o consumo ter atingido 10,5 Km/litro, porque antes nunca passou de 7,5. Essa parece ser a única situação em que vale a pena abastecer com gasolina.