PDA

Ver Versão Completa : T-case F1000

edubasile
06/03/2011, 10:20
Tenho uma F-1000 94 4x4, depois de 4 dias de chuva sem parar, usando a tração direto, liga pra chegar na fazenda e desliga no asfalto, tudo corria bem ate ontem a tarde quando tive que ir ate a cidade e chegando la desliguei a tração quando fui voltar a tração não ligou mais e vim assim mesmo. Hoje cedo coloquei a picape na valeta pra examinar o motorzinho que liga a tração e como a chuva pelo jeito não vai parar resolvi trocar o motor por um outro zerado que tinha guardado justamente pra isso. Pois bem motor trocado a 4x4 voltou a funcionar mas a reduizida não, o que será que esta acontecendo? Problema no motor ou na t-case? Outra coisa pra que serve aqueles 3 fios que vem do chicote e entra na carcaça da t-case, o motor q eu tinha não tem esses fios mas da pra conecta-los por fora da tomada.
Obrigado
Edu

Edintruder
06/03/2011, 10:42
Edu, esses fios pro fora da carcaça da CT serve para imantar a embreagem magnética. Entenda que em todos os modelos que possuem RL e a tração pode ser ligada com o veículo andando, o sistema necessita de um dispositivo pra fazer o sistema dianteiro rolar antes do engate da luva na transmissão. Nesses casos, as CT possuem uma embreagem elétrica que apenas faz o conjunto pré-conectar. As Explorer também contam com esse dispositivo.
Bem, esse motor tem uma regulagem, se notares que a capa de plástico é presa por 3 parafusos em furos oblongos. Afrouxa esses três parafusos e experimenta correr essa "tampa" para um lado e testa. Se não funcionar, troca o motor se tiver garantia.

edubasile
06/03/2011, 11:45
Vou fazer isso assim que São Pedro deixar, chove sem parar desde quinta, aquela chuva fininha que molha e pra ajudar quarta feira a prefeitura passou a maquina na estrada, imagina a sabão que está, tem lugar que nem tatu de chuteira consegue andar em linha reta.
Obrigado, depois posto se funcionou...

Tio Eddie
06/03/2011, 17:33
Edu,

Infelizmente conheço pouco o mecanismo de acionamento elétrico, pois o da Milona é mecânico. Mas realmente acho que o Edin matou a charada.

Sucesso

[]s

xxxtripod
07/03/2011, 14:34
Edin a minha ta assim, aperto o botão ouço o motor tentando engata mais nã liga a luz da tração!!! Pra dizer q esta engatada!! E nem sinto q engato, to sem o cardan dianteiro pq tava quebrado o eixo direito ai aproveitei arranquei o cardan tb para trocar as cruzetas!!! Ai fiz esse teste pra ver se estava td bem, e deu isso!!!
Ai ai gasta mil reais em um motor novo :parede::parede::parede:!!!! Ou pode ser essa embreagem da CT??

Q q vc diz??

edubasile
07/03/2011, 15:20
xxxtripod, vc ja tentou ligar a tração com o motorzinho desconectado da t-case, se rodar, vai ligar a luzinha, dai o problema é T-case, se não rodar o problema é no motorzinho ( mais comum ). Na minha o motorzinho so liga ate 4x4, não liga a reduzida, quarta-feira vou tira-lo e abri-lo pra ver o que acontece, comprei este motorzinho pelo e-bay ( +ou- US$ 130,00 com frete) no ano passado e deixei guardado pra qdo fosse precisar, agora que ta chuvendo pacas, a reduzida não liga, mas ta me servindo pois preciso mesmo da 4x4, o eletricista falou que se abrir pode ser que de um jeito, na pior da hipoteses de 2 ( o velho e o novo) faço um funcionando, 4x4 e reduzida.
Abraços

xxxtripod
07/03/2011, 16:12
xxxtripod, vc ja tentou ligar a tração com o motorzinho desconectado da t-case, se rodar, vai ligar a luzinha, dai o problema é T-case, se não rodar o problema é no motorzinho ( mais comum ). Na minha o motorzinho so liga ate 4x4, não liga a reduzida, quarta-feira vou tira-lo e abri-lo pra ver o que acontece, comprei este motorzinho pelo e-bay ( +ou- US$ 130,00 com frete) no ano passado e deixei guardado pra qdo fosse precisar, agora que ta chuvendo pacas, a reduzida não liga, mas ta me servindo pois preciso mesmo da 4x4, o eletricista falou que se abrir pode ser que de um jeito, na pior da hipoteses de 2 ( o velho e o novo) faço um funcionando, 4x4 e reduzida.
Abraços

valeu, vu testar agora mesmo!! abraço!!!

Edintruder
07/03/2011, 22:41
Então pessoal, esse sistema da F1000 é parecido com o sistema da Ranger. Desmonta o motor, especificamente a peça redonda de plástico, que nada mais é que uma caixa que guarda um disco de contatos e comando do sistema elétrico. Abre essa peça e olha o disco e seus respectivos contatos. Limpa tudo, olha a regulagem dos contatos, confere se os fios estão intactos, bota graxa nova e fecha. Normalmente isso resolve.
Zeca, bota na reduzida, se engatar a reduzida o sistema está bom e a lâmpada é que pode estar queimada...

edubasile
09/03/2011, 14:53
Motor reinstalado e funcionando, foi so regulagem. Os 3 fios que entram na carcaça foram ligados, usei os pinos do soquete velho e coloquei no soquete do motor novo, parece original!! 4x4 e reduzida funcionando novamente, pena que parou de chover pra poder testar,rsrsrsrs.
O motor velho eu abri a peça redonda de plastico mas parece que as trilhas estão queimadas, vou levar pra testar, tenho um outro com o motor queimado, acho que vou de 2 tentar fazer um, quem sabe da certo, dai fico com um de reserva novamente.
Zeca vc conseguiu ver se o problema é no motorzinho ou na T-case?

xxxtripod
09/03/2011, 18:54
Motor reinstalado e funcionando, foi so regulagem. Os 3 fios que entram na carcaça foram ligados, usei os pinos do soquete velho e coloquei no soquete do motor novo, parece original!! 4x4 e reduzida funcionando novamente, pena que parou de chover pra poder testar,rsrsrsrs.
O motor velho eu abri a peça redonda de plastico mas parece que as trilhas estão queimadas, vou levar pra testar, tenho um outro com o motor queimado, acho que vou de 2 tentar fazer um, quem sabe da certo, dai fico com um de reserva novamente.
Zeca vc conseguiu ver se o problema é no motorzinho ou na T-case?

Devido as chuvas e lama, fui agachar pra ir mecher, olhei aquilo tudo cheiod e barro, desanimei, e num tinha nenhum lava jato abertoe sses dias, dai enm deu!!! Como não uso a milona aqui aqui em campo grande, só na minha cidade, dai ela fica guardada lá, só quando voltar pra lá que eu vou mecher, mais ja ta tudo anotado os procedimentos hehe!!

Assim que mecher eu do noticias!!!
Acho q só nu outro fds!!!
Abraços e valeu ai Edin e Edu!!!

FernandoRisso
11/03/2011, 10:45
Atravessando o tópico,

Tio Eddie, o acionamento manual da sua t-case é original ou vc fez uma adaptação? Se for a 2a opção, tem uma receita de bolo?

Estou adaptando essa t-case em minha F, a idéia inicial é usar o próprio motor elétrico, mas os sensores parecem um problema, logo o manual é a melhor opção para garantir engate e nenhuma pane elétrica.

[]'s

Tio Eddie
11/03/2011, 11:39
Fernando,

É original de fábrica!
Mas me parece algo bem simples. Vou garimpar as fotos da Tcase aberta pra ver se dá alguma luz...

Mas basicamente a alavanca empurra um braço Pra frente e para trás) que move uma placa com dentes escalonados que são as posiçõe 4x2H, 4x4H, N e 4x4L.

Não sei se me fiz entender...]

P.S. A peça que falo é a assinalada em vermelho e no link abaixo tem todas as peças e os dois diagramas explodidos desta CT.

http://www.drivetrain.com/parts_catalog/transfer_case_replacements_and_parts/bw1345.html

[]s

edubasile
11/03/2011, 12:02
Tio Eddie, vi este arquivo q vc anexou é de uma BW 1345 e da minha F1000 é BW 1356. Como nunca vi a minha aberta e tenho outra guardada aqui na fazenda, a pergunta é, será que internamente elas são iguais? A da sua é a 1345 ou 1356? Qdo der tempo vou abrir a minha pra ver se da pra adaptar a alavanca, mesmo agora com o motorzinho funcionando muito bem, nada como um novo sem adaptações.

Tio Eddie
11/03/2011, 12:06
Vixi....posso ter postado as fotos erradas, mas no link tem a 1356 também...

Link com a BW1356 http://www.drivetrain.com/parts_catalog/transfer_case_replacements_and_parts/bw1356.html

Fotos abaixo....

Ah, a CT é a 1356 MESMO!

Desculpem a comida de bola :mrgreen:

Tio Eddie
11/03/2011, 12:25
a outra parte da CT

[]s

FernandoRisso
11/03/2011, 13:29
PQP, sorte sua hein.
Não quer um acionamento elétrico zero por esse acionamento manual? :D

A briga vai ser boa, mas vou tentar fazer uma versão tupiniquim desse negócio.

[]'s

Tio Eddie
11/03/2011, 13:59
Fernando

Acredito que o mais simples seja importar apenas as peças do acionamento manual e fazer a conversão da CT.

No link que postei tem as peças.

My 2 cents de Dilmas....rsrsrs

[]s

edubasile
12/03/2011, 17:12
Tio Eddie, se eu não me engano a carcaça da T-case manual e da com motor são diferentes, por causa da alavanca. Não tenho tanta certeza se importar as peças pra colocar a alavanca vai funcionar. Certa vez vi um site sobre como colocar um modo manual as BW com motorzinho. Vou dar uma pesquisada e se achar ponho o link.

edubasile
12/03/2011, 17:18
Tem esse que custa US$ 55,00 mas parece q tem que entrar debaixo do carro pra ligar.

http://theshiftster.com/

edubasile
13/03/2011, 11:11
Achei tb num forum sobre Bronco esta explicação:

http://fullsizebronco.com/forum/showthread.php?t=66992

Realmente precisa trocar a carcaça pra adaptar a alavanca na BW 1356 com motorzinho.

Se eu não me engano, outro dia vi no Mercado Livre uma alavanca pra adaptar alavanca no Troller, será que não da pra usar na F-1000? Ou mesmo se ele tem pra F-1000? Não sei como funciona ou se funciona mas é um opção interessante pra quem não quer mais usar o motorzinho pra ligar a tração.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171529619-troller-caixa-4x4-traco-reduzida-engate-mecnico-_JM

Boa sorte

robson010203
13/03/2011, 19:03
vi num troller em sp um sistema que o cara estava testando (fase de desenvolvimento de projeto) onde ele usava uma alavanca presa em um disco com dois cabos de aço presos em sentidos opostos de modo que quando ele puxava um dos cabos librava o outro, e esses cabos foram presos num disco semelhante fixado no eixo da t-case, ainda estava meio tosco, mas segundo o cara funcionava mto bem faltava apenas o acabamento para melhorar a estetica da bagaça

Edintruder
13/03/2011, 19:43
Sistema com cabos é furada. Fiz assim na minha ex-Ranger e começou a dar manutenção. Não recomendo.

edubasile
13/03/2011, 20:13
Sistema com cabos é furada. Fiz assim na minha ex-Ranger e começou a dar manutenção. Não recomendo.

Concordo!! Mas deve ter um modo de adaptar alavanca na caixa com motorzinho.

xxxtripod
13/03/2011, 20:38
em algum topico tinha um cara mostrando uma alavanca que ele fez super facil!!
abraço
era pra dodge dele, era a mesma t case da f1000!!

Edintruder
13/03/2011, 23:31
pra mecanizar essa CT é simples. Basta tirar a tampa traseira da CT e entender como é o funcionamento por rosca do sistema elétrico, e modificar para sistema deslizante. O segredo é que o comando do deslizante é pela frente da CT. É simples de fazer e tem muito mecânico que mecaniza isso. Dá pra fazer em casa.

FernandoRisso
14/03/2011, 11:32
Edi,

O acionamento manual parece simples mesmo. A sua foi feita em casa ou é original de fábrica?

Se não, nos ajude com um passo-a-passo.

[]'s

Edintruder
14/03/2011, 13:12
A minha CT é uma NP205, diferente das originais da F1000...
Mas o que disse anteriormente é pra ser feina nas BW da F1000 e Ranger.

xxxtripod
26/03/2011, 21:07
Motor tração!!!!
Bem, esta resolvido!!!
Desde que a F1000 e minha, ela quando ligava a tração fazia um barulho de estralo feio!!! Mais engatava!!! Funcionava blz!! Ai desde que quebrei o eixo o motor tb deu problema, esse fds levei na auto elétrica, e la constatou que a bucha do rotor estava solta, ai o rotor batia nos imãs permanente e travava, a é a bucha da parede da bunda du motor!!! R$40,00 em uma bucha de cobre, trabalho de primeira, R$20,00 do eletricista para desmontar, limpar, testar e tudo pronto, fui eu instala!!! Não estava dando, acho que ele não deve ter apertado bem a engrenagem que vai no potenciometo e travo, ai eu mesmo desmontei, testei e montei, e agora ta lá perfeitinho, nem chia mais, só u barulho do encaixe e a luz da "4x4" e da "reduzida" ascendendo!!!!!!!!!

E to feliz, mais uma 4x4 com as pata quase tudo funcionando!!! Mais falta o eixo ainda!!!

:D:D:D:D

edubasile
27/03/2011, 06:11
Parabéns sobre o motor, as vezes o problema é mais simples do que parece!! E o eixo quando quando ficara pronto????

xxxtripod
27/03/2011, 14:43
Parabéns sobre o motor, as vezes o problema é mais simples do que parece!! E o eixo quando quando ficara pronto????

Valeu!!!
Bom a principio eixo em si é facil!!!
Mas vou desmontar eixo todo, ja tenho as cruzetas du cardan novas, buchas do tirante, buchas de fixação dos semi eixos novas, cruzetas 5-297x novas, mais vai faltar as buchas dos amortecedores, os amortecedores e o retentor dif que sai para o eixo direito, esse é f*da, ai pronto, ta zera e vo quere desce a caixa e cambio tb!!! troca kit de embreagem!!! entao ate eu ter coragem$$$$$$ pa td isso vai demora uhauiai!!! E ainda tem que testar as RL'S

Mais assim q der vou dando noticias!!!
Abraços