PDA

Ver Versão Completa : Rele vela aquecedora Hilux 2.8



Jorlex
05/03/2011, 14:09
Olá. Sempre que o tempo esfria minha Hilux começa a fazer "nhem.... nhem....." Minha bateria está 100%, alternador carregando 14,5. Hoje decidi colocar o voltimetro e uma lampada de teste nas velas aquecedoras e liguei a ignição. Nada! não chega voltagem alguma nas velas. Peguei um cabo grosso e liguei o positivo da bateria as velas por 5 segundos, é o tempo que a luz fica acesa no painel. Logo apos pegou de estalo. Alguem sabe onde fica o rele que manda tensão para as velas? Deve ser violento pois a corrente é bem alta. O cabo chegou a esquentar um pouco. Agradeço a ajuda. Jorge

Aurélio
05/03/2011, 15:13
Olá. Sempre que o tempo esfria minha Hilux começa a fazer "nhem.... nhem....." Minha bateria está 100%, alternador carregando 14,5. Hoje decidi colocar o voltimetro e uma lampada de teste nas velas aquecedoras e liguei a ignição. Nada! não chega voltagem alguma nas velas. Peguei um cabo grosso e liguei o positivo da bateria as velas por 5 segundos, é o tempo que a luz fica acesa no painel. Logo apos pegou de estalo. Alguem sabe onde fica o rele que manda tensão para as velas? Deve ser violento pois a corrente é bem alta. O cabo chegou a esquentar um pouco. Agradeço a ajuda. Jorge
Opa,
Pode ser o fúsível.
Esse fusível é de 80A e está na posição 18 ou 19 (nao lembro ao certo) na caixa de fusíveis.
Abs

Tadi
05/03/2011, 17:50
No lado direito do veiculo existe uma caixinha com tampa escrita Glow plug. O fusivel (disjuntor e de 80).

herbs
06/03/2011, 11:56
Opa,
Pode ser o fúsível.
Esse fusível é de 80A e está na posição 18 ou 19 (nao lembro ao certo) na caixa de fusíveis.
Abs

Aurélio, blz!

Onde você arruma o manual técnico da Hilux 2.8 igual esse que você disponibilizou?

Abs

Jorlex
16/03/2011, 22:53
Valeu pela dica. A posição do Fusivel (disjuntor) é a 18, mas ele estava inteiro. Falando neste fusivel, alguem sabe com ele é solto? O meu está super grudado. Tive que soltar toda a caixa para medi-lo. Não sei se estou fazendo besteira.
Acredito que encontrando o relé das velas aquecedoras o problema está resolvido.

Aurélio
17/03/2011, 11:42
(...) Falando neste fusivel, alguem sabe com ele é solto? O meu está super grudado. Tive que soltar toda a caixa para medi-lo. Não sei se estou fazendo besteira(...)
Opa.
Esse fusível é parafusado e para tirar, as vezes é mesmo necessário remover a caixa.


Onde você arruma o manual técnico da Hilux 2.8 igual esse que você disponibilizou?
On line:
http://www.toyodiy.com/parts/q.html

Download:
http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/

Abs,

feitosac
17/03/2011, 23:35
Valeu Aurélio, pelos sites.
Abraços.

luiz eduardosh
12/09/2011, 23:12
Estou com o mesmo problema, já descobri que não está chegando voltagem no cabo que liga as velas. O fusível está ok, agora onde fica o relé ou os relés, acho que são dois, pois o que tem fixado no cofre do motor, no para lama do lado do motorista está ok, tem algum outro??? onde??? Desde já agradeço a quem puder dizer onde fica...

Ezahn
13/09/2011, 00:06
Estou com o mesmo problema, já descobri que não está chegando voltagem no cabo que liga as velas. O fusível está ok, agora onde fica o relé ou os relés, acho que são dois, pois o que tem fixado no cofre do motor, no para lama do lado do motorista está ok, tem algum outro??? onde??? Desde já agradeço a quem puder dizer onde fica...

Chara, a minha tb não estava esquentando as velas. Não chegava energia até elas. No meu caso era o fusível. O tal de 80A . Agora se não for fusível então deve ser rele. Pelo que eu entendi tem 2, mas os 2 são no paralama dianteiro esquerdo. Um é rele de fato e o outro o timer. A sua faz o estalinho apos os 5 segundos?

Veja o esquema.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=311423&d=1315882074

Segue link do manual. Lá tem algo na página M-13 e depois no final na ST-8.
É meio complexo mas boa sorte.

Manual motor 2L e 3L (http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/toyota_manual%20motores%202L-T_3L.pdf)

luiz eduardosh
13/09/2011, 01:33
Chará vc está virando meu guru número 2 junto com Serjão :euforico::euforico::euforico:

Quanto ao estalo, ele não faz mais, no entanto a luz ascende e apaga no painel, mas o estalo não mais acontece...

Já são quase 2 da matina e pena que o site não permite copiar sem ser como imagem, pois o meu ingrês é uma gracinha, hehehe daí utilizo sempre o tradutor do São Google, hehehe

Pelo menos consegui notar que posso pular a primeira etapa e ir logo para a segunda, já que a luz ascende e apaga no painel, heheh

Mais uma vez obrigado!!!

fernando ricardo
14/09/2011, 09:06
Bom dia, tem um rele na coluna da porta dianteira direita em baixo do painel, tem que remover um acabamento de plastico ali.

fernando ricardo
14/09/2011, 16:36
Tem um rele grande ali, dependendo do ano do carro ele muda, se vocês pegarem a numeração da sua acho que tenho um da 2.8 até 99, troquei o da minha 2000 semana passada e é diferente.

Ezahn
14/09/2011, 20:35
Chará vc está virando meu guru número 2 junto com Serjão :euforico::euforico::euforico:

Quanto ao estalo, ele não faz mais, no entanto a luz ascende e apaga no painel, mas o estalo não mais acontece...

Já são quase 2 da matina e pena que o site não permite copiar sem ser como imagem, pois o meu ingrês é uma gracinha, hehehe daí utilizo sempre o tradutor do São Google, hehehe

Pelo menos consegui notar que posso pular a primeira etapa e ir logo para a segunda, já que a luz ascende e apaga no painel, heheh

Mais uma vez obrigado!!!

Guru eu!!!!! Pô, acho que eu to te enganando. Sou um mero curioso. Na verdade tenho alguma noção de mecânica em geral, mas nada de grandes conhecimentos.

Quanto ao defeito, sendo que não faz o estalinho no rele que fica no paralama dianteiro esquerdo, creio que o defeito deve ser ele mesmo. Desconecte o rele e teste no plug do rele.
Ele tem 2 fios grossos. Um vem da bateria passando pelo fusível, outro vai para as velas. Se o que vem da bateria estiver sem energia é o fusivel (o outro deve estar sem energia mesmo, ou seja, na dúvida teste os dois e um deve ter energia).
E tem 2 fios mais finos. Um é aterrado na carcaça, e o outro vem do temporizador. Se este que vem do temporizador vier energia em quanto a luz do painel estiver acesa e depois cessar quando apagar o painel, então ai é exatamente este rele que está ruim. Se nele não vier a energia quando a luz ta acesa ai é o do temporizador (menos provável pois a luz do painel esta funcionando).

O testador vc sabe né. é uma lâmpada 12v com um fio aterrado o outro vc usa para testar.
Não é muito complicado. Boa sorte.

Jorlex
01/10/2011, 16:22
Ola Fernando Ricardo,
O rele que vai no meu carro é o: 28521-54450. É uma caixa preta de aprox. 10cm x 10cm. Qto vc está pedindo pelo seu? Ele é novo ou foi o q vc retirou do carro? Abs. Jorge

luiz eduardosh
02/10/2011, 13:34
Galera estou na mesma, ou melhor, desconfiado que o problema seja a bendita "caixinha" preta quadrada que fica do lado direito, atrás da proteção plástica :cry::cry::cry:

Liguei um positivo direto no relé que fica no cofre do motor e "plac" ele funciona :euforico:

O relé está filé. Chega energia no fio grosso direto, mas não chega no fio que vem da luz, apesar da luz ascender, daí achar que de fato é a bendita caixinha, abri ela, achei muito bonitinha, heeheh, toda zerada sem soldas frias nem sinal nenhum de oxidação (ela até parece que acabou de sair da linha de montagem de tão nova) mas, se for ela a responsável por mandar energia para o relé (o que estou achando) ela está com bronca justamente na linha que manda para ele, pois a lâmpada no painel ascende e apaga normalmente, mas quando desconeto a caixa ela apaga, ou seja, para a lâmpara funciona, mas para o relé não. :cry::cry::cry:

Achar esta caixinha por aqui acredito que será tarefa difícil, pois a Toyota daqui é uma verdadeira PIADA DE MAU GOSTO, só para terem uma idéia, eles não tem nada!!!! Precisei do kit para o acoplamento do motor de partida, liguei para lá eles disseram que só tinham completo, perguntei quanto era aí eles disseram que só mandando buscar e que demoraria 10 dias para chegar, me senti morando no Japão, kkkkkkkkkkk Detalhe que esta falta de peças é até para as novas!!! uma verdadeira piada a Toyonorte, autorizada daqui, infelizmente!!!

Jorlex
02/10/2011, 16:21
Luiz Eduardo,
Problema igualzinho ao meu só muda o endereço. rs. Fiz exatamente os mesmos testes q vc fez. Desconectei o soquete do rele/timer ai a lampada do painel para de acender. Deste mesmo soquete tambem sai um fio que vai energizar o rele que fica ao lado do cilindro mestre.
Este Rele/Timer (28521-54450) custa R$ 490,00 na Toyota, o vendedor daria 10% de desconto e pode ser parcelado em tres vezes no cartão. Como o estoque é centralizado em SP, chega ao Rio em dois dias.
Tenho duas ideias em mente: Como ele é todo eletronico, existe a possiblidade de conserto, se compensar, é claro.
A outra ideia seria adaptar o relé/timer que é usado na S10/Blazer com motor 2.8 MWM. Custa cerca de R$ 70,00 no ML. Vou ligar amanhã para a GM aqui no Rio para ver o preço. Qualquer conclusão passo a informação pra vcs.
Jorge

luiz eduardosh
02/10/2011, 18:26
Jorge, só não entendi que relé é este ao lado do cilindro mestre??? Se puderes colocar foto, ficaria muito agradecido, pois este eu não chequei não, embora, pelo que vc falou, o problema é o mesmo do seu, pois se existe ainda outro relé após a "caixinha preta-temporizador" do lado direito, pode ser ele ao invés da "caixinha preta-temporizador". Deu para entender? hehehe

Jorlex
03/10/2011, 07:57
Desculpa Luiz, te confundi. Este relé é o que vc já testou e esta ok. Vc mencionou como o que fica no "cofre do motor". É o tal que faz "Plac". É que ele fica preso na lateral a esquerda do cilindro mestre de freio. Estou lutando qualquer novidade informo.
Abs,
Jorge

luiz eduardosh
03/10/2011, 15:51
Me confundi :?:?:? imagina, kkkkkkkkk

Tranquilo Jorge, eu já estava imaginando um dentro do carro, kkkkk

Como estás no Rio e a galera daí está se organizando no VQQ, como sugestão, poderias conseguir uma "caixinha" que é plug and play com um colega daí e colocar no lugar, lembrando que para testar tem que desligar o fio que vai na "válvula aquecedora" da água. A Rapaziada Potiguar só tem eu de hilux aí não tem como conseguir para testar :cry:. Estou batalhando por aqui e qualquer coisa aviso tb.
[]s

Jorlex
20/10/2011, 22:27
Olá amigos,
Finalmente decidi pelo Timer original. Foi salgado, mas em compensação plug and play sem ter que bagunçar o carro fazendo adaptações.
So tem uma coisa que esta me deixando grilado:
Quando ligo a ignição a luz da vela aquecedora acende de imediato. O Relé tá armando na hora. Porem, após 5~6 segundos a lampada do painel apaga e o rele so vai desligar após 20 Segundos.
O antigo, antes de pifar, desarmava junto com a lampada.
Estou com receio que estes 20 segundos de funcionamento mande minhas velas aquecedoras para o espaço.
Será que o timer novo veio com problema? Ou isto seria normal?!

TCHEIGOR
21/10/2011, 19:12
Jorlex, a minha fica esse tempo a mais depois que apaga a luz tbem, e já li por aqui outros relatos falando o mesmo, inclusive de gente que só liga a viatura após o desarme do relé e não após apagar a luz do painel.
Ainda não tive problemas com velas aquecedoras.
Abraço
Igor

Jorlex
21/10/2011, 22:27
Ok Igor,
Obrigado. Me deixou tranquilo. Cheguei a ligar para a Toyota. O carro pega facil após a luz das velas se apagar. Meu receio era danificar as velas devido aos 20 segundos ligadas.
Abs,
Jorge Alexandre

luiz eduardosh
23/10/2011, 16:05
Jorge vi agora que optastes pelo timer original, conseguistes onde? o valor foi as salgadas 490 latinhas??? Ainda estou tendo que ligar com um fio direto na bateria quando ela esfria muito :sad::sad::sad: Tem a possibilidade de colocar um botão para ligar direto, mas também não sou fã de adaptações...

Jorlex
25/10/2011, 20:44
Luiz,
Não teve jeito. Foi legal que foi plug and play. O preço cheio seria R$ 492,00. Pedi um desconto ao vendedor, ficou por R$ 442,00 em 4 vezes no cartão. O Modelo que veio, acredito já ser do moderno, pois o codigo ao invés de ser 28521-54450 é "54560"
317581

Rodolfo40c
26/10/2011, 02:18
Alguém pode postar fotos dessas velas aquecedoras, do relé? Estou com esse mesmo problema do "nhem nhem" ao ligar o carro após descansar algumas horas.. A luz indicadora do painel acenda os 5s e escuto estalo após esses segundos, porém nao minha camioneta nao está mais pegando só do bate..

Att.

Rodolfo Yolmar

Ezahn
26/10/2011, 20:26
Alguém pode postar fotos dessas velas aquecedoras, do relé? Estou com esse mesmo problema do "nhem nhem" ao ligar o carro após descansar algumas horas.. A luz indicadora do painel acenda os 5s e escuto estalo após esses segundos, porém nao minha camioneta nao está mais pegando só do bate..

Att.

Rodolfo Yolmar

Rodolfo, primeiro vc tem que testar se está indo corrente nas velas. Pegando um soquete, destes de lampada de carro qualquer, com uma lampadinha 12 v e 2 fios. Ai vc liga um fio na carcaça do carro e o outro na vela. Então vc liga o carro, só até acender a luz do painel e vê se esta lâmpada acende. Se acender é porque a parte de rele e fusível estão tudo ok, pode ser que as velas estejam queimada. Ai tem que testa-las.

A vela, ou melhor, são 4 velas, é uma pecinha que fica perto dos bicos ejetores, uma em cada cilindro, bem no cabeçote do motor. Nas 2.8 ficam do lado esquerdo do carro, nas outras acho que tb. A cabeça da vela é um parafuzinho com uma porca e tem uma barra de ferro revestida de plastico que liga todas as velas uma a outra. Para testar é em uma destas cabeças de vela que vc tem que por uma das pontas do fio do soquetinho. (teste antes o soquetinho ligando cada fio em um polo da bateria ver se a lampadinha acende e se não te curto no testador gambiarra).
Se fazendo isto a lampada não acender então pode ser o fusível, o rele da vela ou o rele Timer. Para testar isto tem um outro post meu neste tópico.
Boa sorte. Se quiser perguntar mais algo fique a vontade.
Abraços
Edu

Rodolfo40c
28/10/2011, 09:33
Obrigado pela disponibilidade Edu! Ontem eu identifiquei que o fusível localizado na caixinha preta embaixo do capô é de 80A, e estava queimado( com uma ruptura no terminal). Queria saber como se chama esse modelo de fusível. Tem vendedor que conhece como fusivel mega, outros nem sabe que existem esses modelos. Queria saber se é macho ou fêmea?! E se tem problema colocar um de 100A, pois nao consegui achar de aqui na cidade.

Att.

Rodolfo Yolmar

Ezahn
28/10/2011, 18:17
Obrigado pela disponibilidade Edu! Ontem eu identifiquei que o fusível localizado na caixinha preta embaixo do capô é de 80A, e estava queimado( com uma ruptura no terminal). Queria saber como se chama esse modelo de fusível. Tem vendedor que conhece como fusivel mega, outros nem sabe que existem esses modelos. Queria saber se é macho ou fêmea?! E se tem problema colocar um de 100A, pois nao consegui achar de aqui na cidade.

Att.

Rodolfo Yolmar

Cara, não sei o nome dele não. Trocar por um de maior carga nunca é recomendado. Em um eventual curto pode queimar alguma outra coisa que não o fusível. Aqui em registro achei no auto eletrico. ficou 15 conto trocado e resolveu meu caso. O macete é que o fusível fica parafusado por baixo, tem que soltar a caixinha para tirar o fusível, puxando não sai.

Rodolfo40c
29/10/2011, 18:15
Exatamente isso que aconteceu.. Mandei o mecânico tirar o fusível e ele acabou arrancando os pedaços.. Eu tive que mandar parar, e eu mesmo tirei, exatamento do jeito q tu citastes acima... Substitui-lo por um de 60A pra quebrar o galho, porém continua a mesma coisa.. To achando que o relé pode esta queimado também.. Agora nao sei onde fica esse bendito relé, e as velas estão molhadas do oléo que ta vazando pela tampa de válvula do motor.. Agora complicou.. Como faz pra testar as velas também?

ZZ Top
30/10/2011, 06:02
Incrivel como os "mexanicos" conseguem quebrar esse fusivel, são tão espertos que não conseguem perceber que o fusivel é parafusado !!
Já vi isso varias vezes e fico indignado quando vejo essas coisas !!! Não é por nada, mas acho que seria bom trocar de mecanico ! rs .. rs..
Sobre as velas, tem que desmontar a ligação eletrica, tipo uma porquinha na ponta e tira aquele "ferrinho" que passa por todas as velas, então na hora de arrancar a vela tome muito cuidado para não quebrar, pois se quebrar é zica das bravas pra tirar depois, alem de poder cair pedaços dentro do cilindro !! então muito cuidado mesmo, e se for o mesmo mecanico do fusivel aí o risco é enorme hein !!rs...rs... Tipo, joga um oleo spray antes e tal pra da uma ajuda pra desemgripar e tira com cuidado. Depois pra testar é só pegar um fio +e- da bateria e ligar na vela, pode se colocar a ponta da vela numa "pocinha" de agua e ver que vai borbulhar rapidinho na ponta da vela, só não coloque o dedo pra não queimar !! Se não acontecer nada é porque a vela ta queimada.

Jorlex
30/10/2011, 16:25
Olá Rodolfo,
Pra este fusivel queimar deve ter curto bravo por ai. Um ponto que vc deve observar com muito cuidado é o parafuso central que prende a barra que conecta as quatro velas ao cabo que traz a voltagem que vai acionar as velas. Este estojo tem uma bucha isolante para evitar contato eletrico entre a barra das velas e o estojo ligado ao bloco do motor. Se encostar Puft!!!! vai queimar todos os fusiveis que vc colocar.
Pra te facilitar, observe este link do Toyodiy:

ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_G_1999_TOYOTA_HILUX~4RUNNER_LN107L-PRMDS_1901.2.html?hl=19856)

Jorlex
30/10/2011, 17:10
Mais um palpite... Pelo que tenho visto por aqui, o grande vilão desta historia é o timer que fica dentro do carro, na lateral direita do carona.
Se vc não está ouvindo o ruido (Tek) do rele armando quando liga a ignição, pode ser que não esteja chegando tensão na bobina do rele.
Observe o seguinte:
O timer faz o rele funcionar. O timer fica dentro do carro lado do carona. O rele fica no compartimento do motor, lado oposto ao fusivel de 80 Amp, ou seja, lado esquerdo, ao lado do cilindro mestre de freio, preso a lateral do bau.
Como descobrir se está chegando tensão no rele:
- Prepare uma lampada (12v) de teste com dois fios de aprox. 1mt cada. Como Edu já explicou.
- Desconecte o soquete que pega no rele que alimenta as velas. Este é tal que fica do lado cilindro de freio.
- Este soquete tem quatro fios, dois grossos e dois finos. Os finos vêem de dentro do carro, do timer e os grossos comutam a tensão para as velas, quando energizado.
- Encaixe os dois fios da lampada de teste no soquete, nas aberturas correspondentes aos fios finos. Conecte com cuidado para evitar que os fios encostem um no outro. Se tudo estiver ok lá por dentro, a lampada deverá acender por cerca de 5~6 segundos quando vc ligar o contato da ignição.
De acordo com o resultado a gente vai fazendo os testes até chegarmos a conclusão.
Boa sorte
Jorge Alexandre

Ezahn
30/10/2011, 20:53
Sobre as velas, tem que desmontar a ligação eletrica, tipo uma porquinha na ponta e tira aquele "ferrinho" que passa por todas as velas, então na hora de arrancar a vela tome muito cuidado para não quebrar, pois se quebrar é zica das bravas pra tirar depois, alem de poder cair pedaços dentro do cilindro !! então muito cuidado mesmo, e se for o mesmo mecanico do fusivel aí o risco é enorme hein !!rs...rs... Tipo, joga um oleo spray antes e tal pra da uma ajuda pra desemgripar e tira com cuidado. Depois pra testar é só pegar um fio +e- da bateria e ligar na vela, pode se colocar a ponta da vela numa "pocinha" de agua e ver que vai borbulhar rapidinho na ponta da vela, só não coloque o dedo pra não queimar !! Se não acontecer nada é porque a vela ta queimada.

Para testar se as valas estão queimadas não precisa tirar a vela. Solta só a barra de alimentação das velas e testa com um multimetro. São não passar tensão nenhuma entre a cabeça e o corpo da vela (ou o bloco do motor mesmo), então a vala tá queimada.

Jorlex
30/10/2011, 21:56
Rodolfo,
Concordo com o Edu. Para testar as velas aquecedoras vc não precisa necessariamente remove-las. A não ser que vc queira verificar o estado delas e das roscas.
Caso vc não tenha um multimetro, vc pode utilizar a nossa já conhecida lampada de teste para testa-las:
- Desconecte a barra metalica que interliga as velas;
- Ligue um fio da lampada de teste no "positivo" da bateria e encoste o outro fio na ponta de cada vela.
A lampada deverá acender nas quatro velas, caso ao contrario a vela está aberta (queimada) e deverá ser substituida.
Valeu amigo?!
Jorge Alexandre

Rodolfo40c
31/10/2011, 14:27
Olá Amigos, primeiramente agradeço a atenção de todos em ajudar a solucionar meu problema.. Esta atitude que faz desse fórum não uma comunidade de membros, mas de amigos estendendo a mão para o próximo!

Hoje eu testei os fios finos que vem do relé, e pela minha surpresa, está passando corrente normal. A luz do painel apagou em uns 5s, mas a luz do teste continuou acesa. O certo é apagar junto com o painel? ou o relé que dispara sozinho? Já que esses fios finos são alimentados pelo timer.. Fiquei até com essa dúvida. Outra coisa: O timer fica dentro da caixa de fusíveis ou é aquela peça ao lado da caixa preta que esta escrito "Voltage Regulator"?
E para testar as velas: Preciso desconectar aquelas porcas com chave ~16-17, que tem pequenas tubulações em alumínio? Notei que elas são ligadas em paralelo, devo desconectar todas juntas, para testar uma por uma?
Notei que o sistema deve estar em curto, pois ja abriu meu fusível que comprei sábado. É possível este relé esta fechando curto?

Desculpem a ignorância! Sempre fiz as instalações eletricas do meu carro, porém é a primeira vez que estou lhe dando com a parte mecânica..

Abraço!

ZZ Top
31/10/2011, 14:54
Normalmente a luz no painel apaga em uns 5 segundos, mas o rele só desliga as velas após uns 15 segundos e da pra escutar o estalo do rele!, pelo menos nao minha 95 é assim. Sobre o curto, normalmente onde entra em curto é na conexao onde fica a chapa/ferrinho que vai para as velas onde vai o positivo e o negativo, onde tem uma isolação para um não encostar no outro e sempre que alguem desmonta é comum nao montarem direito as partes de borracha/plastico que servem para isolar ! se der uma olhada vai perceber !, agora não confunda as velas com os bicos, pois onde tem uns caninhos saindo que talvez seja as tubulaçoes que citou são os bicos ! as velas fica onde a chapinha/ferrinho prende nelas, nas 4 pontas delas !
Não sei se fui muito claro, mas acho que da pra entender, qqr coisa alguem passa mais detalhes e me corrige se errei em algo.
No que precisar "tamos ae" !

Jorlex
31/10/2011, 16:07
Fala Rodolfo!!!
Estamos chegando lá. Vc já economizou R$ 490,00 só pelo fato da lampada acender com o acionamento da ignição. Isto quer dizer que seu timer tá funcionando.
Como mencionei anteriormente, se houver um curto na alimentação das velas vai queimar quantos fusiveis vc colocar. Por favor nem pense em aumentar a potencia do fusivel, valeu?!
Vou te dar mais alguns palpites.
- Faça uma inspeção visual na barra metalica que interliga as velas aquecedoras. Ela passa bem proximo ao cabeçote, mas não pode encostar em nenhum ponto de aterramento. Como mencionou no amigo ZZ, Ela pode estar amassada e encostando isto é muito facil de acontecer. Ai amigo, o resultado seria este que vc está vivenciando.
- Vc vai observar que a barra que interliga as velas tem uma porca entre a 2a e a 3a velas. Esta Porca prende um cabo que tras voltagem para as velas. Neste ponto existe um estojo ligado ao cabeçote. Neste ponto tem uma bucha isolante. Se ela estiver quebrada ou algum mecanico esqueceu de coloca-la Puft!!! curto direto!!!
- Faz mais uma experiencia: localize esta porca que prende o cabo que tras tensão para as velas. Observe em um dos meus posts anteriores o link que anexei da Toyodiy.com lá tem a ilustração. Solte o cabo e ISOLE para que ele não encoste em nada. Substitua o fusivel e veja se para de queimar. Se parar o curto esta nesta area.
Boa Sorte
Jorge Alexandre

Ezahn
31/10/2011, 21:27
- Faz mais uma experiencia: localize esta porca que prende o cabo que tras tensão para as velas. Observe em um dos meus posts anteriores o link que anexei da Toyodiy.com lá tem a ilustração. Solte o cabo e ISOLE para que ele não encoste em nada. Substitua o fusivel e veja se para de queimar. Se parar o curto esta nesta area.
Boa Sorte
Jorge Alexandre

Para fazer este teste vc pode fazer uma gambiarra e colocar no lugar deste fusivel de 80 (que é carro) um destes baratinhos de 5 ou 10A ou mesmo um araminho desenrolado de um fio. Ai vc liga o carro com o cabo que alimenta as velas solto e isolado. Se tiver curto queima fusivel gambiarra e vc não perde mais uma fusivel deste mais caro, se não tiver não queima.

Eu acho bem provavel que o curto seja ai perto das velas. Se não vc pode testar se o fio que liga na narra da vela não esta em curto. Com ele solto da barra de alimentação das velas teste ligando a lampadinha nele e no positivo da bateria. Não deve acender. Se acender tem curto. Ai vc tira o conector daquele rele que fica perto do cilindro mestre. Se continuar acendendo o curto é no fio que vai do rele ate as velas.

Jorlex
31/10/2011, 22:51
Mandou bem Edu!!!
Acho que lembramos de todos os detalhes.
Rodolfo,
Não deixe de nos contar o resultado. Estamos torcendo por vc.
Abs,
Jorge

Rodolfo40c
01/11/2011, 15:28
É amigos!! Tá brabo!!!
Hoje pela manhã fiz todos os testes que vc´s me indicaram.

Conclusões: Descobri a tal chapinha de ferrro, fica ao lado do medidor do fluido do oleo do motor! Nela é conectado uma porca e uma chapa de ferro que alimenta as 4 velas, que por sua vez é emborrachada. E em baixo do parafuso que enrrosca a chapa, tem a bucha de plástico pra isolar.
Fiz também o teste dessa chapinha/ferrinho desconectada da porca e do sistema, nela passa os 12v que vem pelo fio vindo do relé.

O problema é: Ao conectar essa chapinha/ferrinho no parafuso para alimentar as velas, o fusível abre (queima).
Eu também fiz outro teste: Peguei o polo positivo da lâmpada teste, e liguei no positivo da bateria. E o polo negativo da lâmpada teste, liguei no parafuso que alimenta as velas, sendo que a chapinha/ferrinho de 12v estava desconectada.. A lâmpada acendeu..
Realmente tinha aqueles tubinhos de alumínio tocando no terminal das velas.. Com uma chave de fenda separei tudo.
-> É normal mesmo o parafuso sendo isolado pela burcha por baixo, e o terminal das velas ser todo emborrachado servir de Terra/neutro?
O que eu imaginei foi, ao ligar esse terminal de 12v (chapinha) no parafuso para alimentar as velas, ocorre o curto, +12v-Terra. Que por isso abre o fisível.

Já tô ficando careca com isso, agora imagina se eu levasse ao eletricista, ja tinha tirado até o turbo pra querer resolver.. Esse é o problema.. rs!

No aguardo a posições de vc´s amigos!

Jorlex
01/11/2011, 18:18
Amigo Rodolfo,
Vc está muito perto da solução!!! Lá vai mais palpites.
- Vamos considerar que vc fez a verificação e não tem nada encostando na barra, muito embora ela seja isolada, as vezes da uma descascada e entra em curto.
- Vamos para o parafuso que prende a barra ao cabo. Ele é preso no bloco do motor, portanto não pode encostar na barra.
IMPORTANTE: Se não me engano a bucha isolante é dividida em duas partes: Uma por baixo da barra e a outra por baixo da porca pois se caso vc isolar embaixo e colocar a porca sobre a barra sem isolante já interligou tudo. Ai amigo... puft!!!! Vc observou iste detalhe?
Se vc garante que está tudo isolado direitinho...
Já ia me esquecendo... com que fusivel vc está fazendo os testes? Calculo que para teste deve ter pelo menos uns 30 Amps, tá?!
Vamos pra ultima e menos provavel das sugestões: Vela(s)em curto!!!
Para descobrir vc precisara, mais uma vez remover a nossa conhecida barra metalica, desconectar o cabo da barra e emendar um pedaço de fio de uns 50 cm. Ligue a ignição e encoste a ponta do fio em vela por vela. O normal é sair faisca mas sem queimar o fusivel.
Depois conta pra gente o resultado. Valeu?!

Ezahn
01/11/2011, 20:20
É, tá parecendo que tem vela em curto. Um ultimo teste é soltar a porca das 4 velas, colocar uma fita isolante ou plastico nas pontas de cada vela, colocar a barra de alimentação no lugar prendendo o tal parafuso com bucha isolante e testar. Se não queimar o fusível ai é vela em curto.
Ou pode testar vela por vela. Ligue em um fusível de 20A um fio em cada polo fazendo um fio com o fusível no meio. Ligue uma das pontas no positivo da bateria e a outra coloque na cabeça de cada vela com cuidado para não encostar em mais nada (melhor ligar antes na vela e depois relar no polo + ). Se queimar o fusível é que a vela ta em curto. (ps. 20 A é suficiente para a carga de 1 vela. 80A é para a carga das 4 de uma vez só).

Atenção. Se as velas estiverem queimadas muito cuidado para tura-las. A ponta pode estar derretida e das trabalho para sair. Cuidado para não quebrar e não cair pedaço dentro do cilindro. Use óleo spray.

Boa sorte.

ZZ Top
02/11/2011, 09:10
Uma coisa a verificar é a isolação daquele ponto onde vai a conexão principal da "barrinha" de ferro, pois mesmo com a arruela de plastico que isola, as vezes o terminal do fio positivo pode estar encostando no parafuso, na parte da rosca mesmo, pois a arruela isola de cima para baixo e vice versa, na minha eu coloquei um pedaço de magueira de borracha bem fininha e pequena que "encapou o parafuso bem na parte onde fica o terminalzinho do fio do + e logo em cima foi colacada a porquinha que prende tudo, daí ficou tudo bem isolado, assim fazendo uma isolação mais completa e segura, o ponto que entra em curto mais comum é nessa parte, fora isso verifique se nada está encostando na barrinha , e como já foi dito as conexões nas próprias velas, se estiver muito complicado para resolver, acho que o ideal é desmontar todo o sistema das velas, inclusive as velas, e já fazer uma revisão geral nas ligações e nas velas, e montar tudo denovo fazendo as isolações bem caprichadas. Na minha quando comprei tava em curto tbm, e fiz essa geral, desmontei tudo e motei eu mesmo, ficou muito bom e não tive mais problemas. Não é dificil, da pra fazer em casa numa boa, é só ter um tempinho e um pouco de paciencia. E repetindo, muito cuidado se for tirar as velas !!! E se tirar elas verifique se é original ou marca boa, se for marca chingLing aproveite e troque por originais, pois as chingling não duram nada, apesar de serem bem mais baratas não valem apena.
Att.

Rodolfo40c
02/11/2011, 20:31
Fala Galera!
Hoje eu tirei o dia para fazer todos esses testes...
Nunca foi difícil tirar essa barra metálica que alimenta as 4 velas. Tive que desmontar os mangotes do turbo, para ter espaço para trabalhar. :parede:
O teste foi o seguinte: Como o amigo disse, desmontei essa barra metálica que interliga as velas, e testei independentemente cada uma, com um fio e o fusível no meio. Liguei no positivo, e encostei somente na rosquinha onde é conectado a barra metálica de 12v, e pronto, saiu uma faísca na bunda de cada vela. Porém nao queimou o fusível de 15A. Fiquei na dúvida dessa faísca...
É normal sair essa faísca? Ou nao deveria ter acontecido nada? Já que a faísca é quando há curto.
Só sei que amanhã vou comprar outra barra metálica e um jogo de vela..
Qual fabricante da vela mais indicada por vocês?

Ps: O medo é comprar um jogo de vela e queimar tudinho... :(

ZZ Top
02/11/2011, 22:41
Acho que é normal sair uma faisquinha na hora que é estabelecido o contato com a vela, pois a vela puxa bastante corrente, e isso é um sinal que as velas estão funcionando. Acho desnecessário comprar um jogo de velas e outra barrinha antes de saber qual é a causa do curto, pois vc pode trocar e montar e o curto ainda continuar. Então já que já esta se familiarizando com o sistema, gaste mais um tempinho mechendo e fuçando e tente montar tudo com atenção a possieis partes que podem causar o curto.
Se realmente achar necessario compar as velas, procure bosh e as originais, outras marcas não sei se prestam.
O fusivel que vc deve usar é de 80A , não use menor porque não aguenta.

Ezahn
02/11/2011, 22:59
Fala Galera!
Hoje eu tirei o dia para fazer todos esses testes...
Nunca foi difícil tirar essa barra metálica que alimenta as 4 velas. Tive que desmontar os mangotes do turbo, para ter espaço para trabalhar. :parede:
O teste foi o seguinte: Como o amigo disse, desmontei essa barra metálica que interliga as velas, e testei independentemente cada uma, com um fio e o fusível no meio. Liguei no positivo, e encostei somente na rosquinha onde é conectado a barra metálica de 12v, e pronto, saiu uma faísca na bunda de cada vela. Porém nao queimou o fusível de 15A. Fiquei na dúvida dessa faísca...
É normal sair essa faísca? Ou nao deveria ter acontecido nada? Já que a faísca é quando há curto.
Só sei que amanhã vou comprar outra barra metálica e um jogo de vela..
Qual fabricante da vela mais indicada por vocês?

Ps: O medo é comprar um jogo de vela e queimar tudinho... :(


Se vc ligou e não queimou então as velas devem estar boas. A faísca é sinal de que a vela não esta queimada, e o fato de não ter queimado o fusível é sinal de que não tem curto.

Agora com uma lampadinha ligada em um fio ponha um polo no positivo e o outro na ponta do fio que vc desligou da barra. Não deve acender. Ai significa que não tem curto na ligação (fios etc) . Então o curto é nesta fixação da barra, onde prende o fio. A tal bucha isolada.
Vc tá chegando. Não desanima não.
Boa sorte.

Jorlex
02/11/2011, 22:59
Rodolfo,
Mais uma etapa concluida. Suas velas estão legais. A faisca é normal pois as velas tem uma resistencia muito baixa. Quando não sai faisca é sinal que a vela está ruim (aberta).
Como mencionou o nosso amigo "ZZ" seu problema so pode estar no isolamento entre a barra e o cabo que alimenta as velas.
Imagine o seguinte: A tensão do rele chega até o terminal que pega na barra.Vc constatou isto desconectando o cabo da barra e usou a lampada de teste no cabo. Lembra?!
Suas velas estão boas, faiscam, mas não queimam fusivel. Só restou o isolador do tal estojo que prende a barra no
cabo.
Pronto!!! vamos fazer o seguinte... Pegue mais uma porca com a mesma medida do estojo, use uma como contra-porca, remova este estojo e refaça ligação do cabo na barra. Porém. Sem o estojo tente prender o cabo na barra com seus recursos, mas sempre com muito cuidado para não dar curto.
Vai dar certo!!!
Abs,
Jorge Alexandre

Rodolfo40c
03/11/2011, 20:40
TESTE FINAL!

Amigos do forum!

Hoje mais uma tarde inteira por de baixo desse capô!
Realmente estava havendo uma falha ao enrroscar a porca do cabo de alimentação dos 12v que é conectado junto a barra metálica das 4 velas.. Tinha apenas uma porca de plástico embaixo isolando, porém ao apertar com a porca por cima, ela ja fazia o contato do parafuso ao cabo de alimentação. Eliminei esse curto com algumas mangueiras de borracha, ficou perfeito.. Mas ao ligar meia ignição, sem sucesso.
E achei estranho porque agora com todas as velas ligadas, ao ligar o eletrico do carro, o fusível gambiarra nem estava mais queimando .(abrindo)
Agora tem um grande detalhe: Notei que pegando meu teste de 12v com uma lâmpada, ligando no negativo e somente no cabo de alimentação que vem do relé 12+, o teste fica aceso até o relé disparar. E quando conecto esse cabo de 12v que vem do relé na barra metálica alimentando as 4 velas, o teste nem acende. Já testei essas velas como vc´s me indicaram, mas será que elas que nao estão mais prestando? Pelo menos no teste delas, nao estão queimando fusível e ocorre a pequena faísca.
Resumo: O cabo que vem do relé estando solitário, está passando os +12v. Mas quando conecto ele na barra de alimentação das velas, o teste nao acende a luz.

Me ajudem, a cabeça ja esta fumaçando!

Jorlex
03/11/2011, 21:32
Amigo Rodolfo,
Nunca desista nem deixe o desanimo tomar conta de vc. Estamos combinados?!
Vc ja viu quantas coisas vc já descobriu?!
Vou dar mais um palpite, pra variar, rs. Se eu estiver errado, podem me corrigir, valeu?!
Como o rele levou muita porrada, pois funcionou em curto, estou achando que ele não está segurando corrente alta. Deve estar com os contatos torrados totalmente ou parcialmente.
Acredito que uma lixada deve resolver seu problema, pelo menos pra quebrar um galho.
Sinceridade. Se vc fosse do RJ testaria o rele do meu carro no seu. Sei exatamente o sufoco que a gente fica qdo algo está dificil de resolver.
Boa sorte amigo.
Jorge Alexandre

Ezahn
03/11/2011, 21:52
Será que neste isolamento que vc fez entre o cabo e a barra não ficou isolando tudo?

Rodolfo40c
04/11/2011, 00:08
Olá brother´s!

Isolei tudo certinho sim, fazendo contato apenas as duas chapinhas entre si.
Agora fiquei em dúvida se compro outro jogo de vela..
Por pouco tô indo amanhã comprar o jogo de vela e a barrinha metálica, agora se nao funcionar, deve ser o relé que não tá segurando essa corrente de 80A.
Quanto custa um relé desse?
PS: O relé libera 12v por ~20segundos, com o cabo solitário. Conectei esse cabo na barra metálica das velas, nao acende o "testímetro".
Sendo que já não existe mais o quê pra isolar.

Rodolfo40c
04/11/2011, 00:32
Há! Outra coisa!
É possível essas velas estarem realmente abertas (queimadas).
Pois o carro não deveria nem funcionar com velas inoperantes.
E o carro tá funcionando normalmente, só o nhem nhem que estressa, e força o motor de arranque.
As vezes bato 3x para carro ligar.

E uma observação importante: Ultimamente quando o carro começou ficar com o nhem nhem pela manhã, após eu ligar o carro, sai uma fumaça azulada apenas no ato da partida. E o carro abaixava um pouco o rpm durante uns segundos, acarretando maior vibração no motor, e depois ficava normal em menos de um minuto.
Essas informações ajundam em algum diagnóstico?

ZZ Top
04/11/2011, 11:18
Pelo que vi, esse problema na partida é causado pelo não funcionamento das velas aquecedoras, pois elas servem apenas para facilitar a partida principalmente em dias frios, que sem elas o carro realmente fica dificil de pegar, e quando pega demora um pouco até estabilizar, pois é o tempo que demora para atingir a temperatura suficiente para a combustão/explosão , que no caso, as velas faziam isso acontecer rapidamente logo na partida !, por isso elas ligavam por 15/20 segundos e depois desligam pois não são necessarias com o motor em funcionamento, apenas para a partida mesmo. Ou seja, as velas vão influenciar apenas no momento da partida e por alguns segundos ou minuto depois, após isso, o motor começa a aquecer e as velas já não influenciam em nada, por isso são desligadas rapidamente(~20seg).
Att.

Ezahn
04/11/2011, 19:04
Olá brother´s!

Isolei tudo certinho sim, fazendo contato apenas as duas chapinhas entre si.
Agora fiquei em dúvida se compro outro jogo de vela..
Por pouco tô indo amanhã comprar o jogo de vela e a barrinha metálica, agora se nao funcionar, deve ser o relé que não tá segurando essa corrente de 80A.
Quanto custa um relé desse?
PS: O relé libera 12v por ~20segundos, com o cabo solitário. Conectei esse cabo na barra metálica das velas, nao acende o "testímetro".
Sendo que já não existe mais o quê pra isolar.

Rodolfo, antes de trocar as velas vc pode testar se elas funcionam da seguinte forma. Com o carro frio coloque a chave na posição on, ligue com um fio não muito fino as velas direto no + da bateria e segure por uns 8 segundos. Depois solte e corra dar a partida. Se o nhem nhem sumir é porque elas estão boas. A minha estava com o fuzível queimado e eu fazia isto para ligar.
Agora a fumaça preta é normal, o motor fica girando e injetando diesel que não queima atá o carro ligar. Ai então queima tudo quando liga e fumaceia mesmo. Fumaça preta.

Faz este teste e depois fala o que deu!
Abraços

Rodolfo40c
04/11/2011, 23:19
Caros amigos!
Hoje pela tarde, mais um dia de pelejo, resolvi levar a uma auto-elétrica. Ja fui orientando como deveria ser feito os testes pra ganhar tenpo e refizemos tudo novamente.
E ao estar tudo ligado e isolado, a tensão de 12v não passava para as velas, ficava até o cabo que vem do relé..
Tiramos o cabo que vem do relé e deixamos só a barra interligando as velas, e ligamos no positivo da bateria, e pela surpresa, era impossível deixar o cabo do positivo nessa barra, pois era uma centelha gigantesca que dava medo. As velas estavam com uma resistência muito baixa ou alguma em curto. Preferir comprar logo um jogo de vela. Comprei velas originais da EIKO, japonesa.
Após comprar o jogo de vela, refizemos toda a instalação, isolamos mais uma vez a barrinha, não deixamos nada em contato, trocamos as velas e fizemos o teste.. E dessa vez FINALMENTE chegou a tensão 12v na barrinha alimentando-as. Ou seja, tinha realmente uma vela em curto, e desconfio de uma que frescou pra desenrroscar. Só saiu a base de muito desingripante.
Porém meus amigos, não teve como não desanimar, o carro continua não pegando só do bate. Mesmo aquecendo os 20 segundos.
Acho que agora já devemos mudar de tópico, pois o fantasma das velas ja foi solucionado, mas não o "nhem nhem".
=(

Ezahn
05/11/2011, 15:19
Caros amigos!
Hoje pela tarde, mais um dia de pelejo, resolvi levar a uma auto-elétrica. Ja fui orientando como deveria ser feito os testes pra ganhar tenpo e refizemos tudo novamente.
E ao estar tudo ligado e isolado, a tensão de 12v não passava para as velas, ficava até o cabo que vem do relé..
Tiramos o cabo que vem do relé e deixamos só a barra interligando as velas, e ligamos no positivo da bateria, e pela surpresa, era impossível deixar o cabo do positivo nessa barra, pois era uma centelha gigantesca que dava medo. As velas estavam com uma resistência muito baixa ou alguma em curto. Preferir comprar logo um jogo de vela. Comprei velas originais da EIKO, japonesa.
Após comprar o jogo de vela, refizemos toda a instalação, isolamos mais uma vez a barrinha, não deixamos nada em contato, trocamos as velas e fizemos o teste.. E dessa vez FINALMENTE chegou a tensão 12v na barrinha alimentando-as. Ou seja, tinha realmente uma vela em curto, e desconfio de uma que frescou pra desenrroscar. Só saiu a base de muito desingripante.
Porém meus amigos, não teve como não desanimar, o carro continua não pegando só do bate. Mesmo aquecendo os 20 segundos.
Acho que agora já devemos mudar de tópico, pois o fantasma das velas ja foi solucionado, mas não o "nhem nhem".
=(

Fico feliz que conseguiu resolver a questão das velas. Agora este problema de não pegar já é outra coisa, não saberia dizer mas deve ser algo entre motor o BI!!! Ai tem que procurar um bom mecânico de diesel.
Boa Sorte.

ALEXANDRE ALMEIDA NASCIME
05/11/2011, 21:59
caros amigos!
Hoje pela tarde, mais um dia de pelejo, resolvi levar a uma auto-elétrica. Ja fui orientando como deveria ser feito os testes pra ganhar tenpo e refizemos tudo novamente.
E ao estar tudo ligado e isolado, a tensão de 12v não passava para as velas, ficava até o cabo que vem do relé..
Tiramos o cabo que vem do relé e deixamos só a barra interligando as velas, e ligamos no positivo da bateria, e pela surpresa, era impossível deixar o cabo do positivo nessa barra, pois era uma centelha gigantesca que dava medo. As velas estavam com uma resistência muito baixa ou alguma em curto. Preferir comprar logo um jogo de vela. Comprei velas originais da eiko, japonesa.
Após comprar o jogo de vela, refizemos toda a instalação, isolamos mais uma vez a barrinha, não deixamos nada em contato, trocamos as velas e fizemos o teste.. E dessa vez finalmente chegou a tensão 12v na barrinha alimentando-as. Ou seja, tinha realmente uma vela em curto, e desconfio de uma que frescou pra desenrroscar. Só saiu a base de muito desingripante.
Porém meus amigos, não teve como não desanimar, o carro continua não pegando só do bate. Mesmo aquecendo os 20 segundos.
Acho que agora já devemos mudar de tópico, pois o fantasma das velas ja foi solucionado, mas não o "nhem nhem".
=(
caro amigo, neste caso mande uma oficina especialista em bomba injetora, pois este sintoma está parecendo que a mesma pode estar fora de ponto ou pode estar com entupimento ou falha em algum elemento interno.

Rodolfo40c
07/11/2011, 08:57
É meu amigo Alexandre! Despois de resolver esse problema com as velas, e continuar com falha na partida, ja comecei a desconfiar do problema ser entre o motor e a bomba injetora. Ontem pela tarde fiz uma pequena inspeção no filtro de combustível que por sinal troquei a uns 15 mil km. Quando abri a válvula, me parecia entrando ou saindo ar, mas imagino que com a pressão do combustível expeliu o ar. Comecei a bombear e saiu parece um café de diesel tão sujo, me lembrou até o filtro antigo que troquei de tão imundo de ferrugem, que ao bater no chão foi saindo uma lama de tanta impureza. Resultado, a pickup ta pegando so do bate da chave, inclusive hoje pela manhã, que o clima está mais frio. Não sei a frequência de troca desse filtro de combustível, mas pelo visto é bom trocar a cada 20 mil km.

PS: Desde já agradeço a todos que tiveram total paciência em me ajudar a identificar a inoperabilidade das velas e a solução de isolar o sistema elétrico da mesma. Sem vocês, eu estaria até hoje queimando fusível sem saber o motivo. Hoje conheço mais um pouco do meu carro graças a vocês.

Graças a Deus e a vocês, hoje meu carro voltou a dar partida com toyota ;)

Jorlex
07/11/2011, 21:49
Valeu Rodolfo!!!
Não te falei que com insistencia vc conseguiria?! Muitas vezes os mecanicos são bons, porem não tem vivencia com nossas viaturas. Neste ponto é legal quando são humildes e aceitam ideias. Corro daqueles que dizem: "Deixe o carro ai que quando estiver pronto te aviso". Vai fuçar o kct!!! Pra ele fuçar, fuço eu. rs.
Vou te mandar mais um palpite: Tendo um tempinho, dá uma lavada no seu tanque. Deve ser ele que está mandando essa lama enferrujada para o teu filtro e o pior... para a sua bomba injetora.
Abs,
Jorge

Ezahn
07/11/2011, 22:46
Rodofo, agora realmente podemos comemorar!! Via a toyota!! Fico contente que resolveu.


É meu amigo Alexandre! Despois de resolver esse problema com as velas, e continuar com falha na partida, ja comecei a desconfiar do problema ser entre o motor e a bomba injetora. Ontem pela tarde fiz uma pequena inspeção no filtro de combustível que por sinal troquei a uns 15 mil km. Quando abri a válvula, me parecia entrando ou saindo ar, mas imagino que com a pressão do combustível expeliu o ar. Comecei a bombear e saiu parece um café de diesel tão sujo, me lembrou até o filtro antigo que troquei de tão imundo de ferrugem, que ao bater no chão foi saindo uma lama de tanta impureza. Resultado, a pickup ta pegando so do bate da chave, inclusive hoje pela manhã, que o clima está mais frio. Não sei a frequência de troca desse filtro de combustível, mas pelo visto é bom trocar a cada 20 mil km.

PS: Desde já agradeço a todos que tiveram total paciência em me ajudar a identificar a inoperabilidade das velas e a solução de isolar o sistema elétrico da mesma. Sem vocês, eu estaria até hoje queimando fusível sem saber o motivo. Hoje conheço mais um pouco do meu carro graças a vocês.

Graças a Deus e a vocês, hoje meu carro voltou a dar partida com toyota ;)


Agora aqui apresento o meu caso. Minha SW quando eu comprei tb sujava o filtro com 2.000km, ficava uma borra no filtro. Tirei o tanque e estava com muita ferrugem, inclusive furos. Depois de procurar outro sem sucesso descobri uma firma em Curitiba que faz o tratamento. Mandei para lá, demorou uns 20 dias mas o resultado ficou ótimo. Tem fotos e mais explicações neste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/75142-tanque-com-ferrugem-2.html). Da para despachar por transportadora. Só conversei com eles por telefone e foram muito simpáticos e atenciosos. Eles vendem o produto para quem quiser fazer em casa, só que eles desenvolveram uma maquina que fica girando tanque e batendo o produto. A cobertura fica uniforme. Primeiro batem soda para desengordurar, depois batem ácido para tirar a ferrugem e por último batem com uma tinta epóxi especial que faz uma película e não permite que enferruje novamente. Eles me disseram que já trataram muitos tanques de hilux e a própria nissam de Curitiba levava os X terra para eles tratarem. Ele disse que é comum enferrujar o tanque das hilux. Gastei uns 350,00 com a solda e tudo. Eles tiveram que trocar uma chapa de uns 30x20cm. Recomendo. Evita problemas futuros com a BI.
Ps, eles me falaram que nunca tiveram reclamações e que se a tinta epóxi soltar ele me dão outro tanque e me devolvem o dinheiro.

leandromilhomem
23/04/2012, 11:19
Amigos tbm estou com problemas na minha hilux ano 2002, as luzes do painel piscam quando eu ando ou quando estou parado msm, parece até que estou ligando e desligando a chave do contato, não sei onde é o problema :(

Ezahn
23/04/2012, 20:52
Amigos tbm estou com problemas na minha hilux ano 2002, as luzes do painel piscam quando eu ando ou quando estou parado msm, parece até que estou ligando e desligando a chave do contato, não sei onde é o problema :(

Como assim? As luzes de advertência ou iluminação do painel. Se for as de advertência, especifique quais delas para facilitar o diagnóstico.

luiz eduardosh
18/01/2013, 21:48
Ressuscitando o tópico...

Voltando a questão das velas, já que pensei ter resolvido o problema por todo este tempo, agora ele voltou, e acredito que agora de fato são as velas (pelo menos espero, rsrsrs)

Fiz o teste puxando fio com 12v direto do positivo da bateria e enconstando na cabeça da vela após desligar a "chapinha" que as interliga e não deu nada, pelo que já li, era para ter saído faísca certo? Anexo uma foto com o local onde fiz o contato...

Também aproveito a oportunidade e posto uma foto do que o eletricista fez para mim, já que não chegava 12v nas velas apesar da molinha ascender. Com a instalação deste relé, ele aproveitou a energia da lâmpada que tem a molinha e que ascendia normalmente e mandou para o motor, solucionando o problema e não tendo que comprar uma nova "caixinha".

Seguem as fotos:


390475390476

luiz eduardosh
19/01/2013, 16:25
Troquei as velas e o carro quer pegar mas não pega!!!! Tenho que fazer a "sangria" do diesel??? Noto que ele quer pegar de primeira mas o motor muda de tom, esquisito!!!!

Alguma sugestão????

Segue a foto de como estavam as velas...

390613

Jorlex
19/01/2013, 16:53
Vc me deixou preocupado. Vc sabe onde foram parar os pedaços da velas 1 e 2 da foto? Antes de passar para o combustivel, certifique-se que as velas estão sendo energizadas. Coloque uma lampada de teste entre as velas e o bloco do motor. Se ela acende qdo a ignição é ligada, é sinal que as velas estão aquecendo.

jorge.duarte
19/01/2013, 17:21
Troquei as velas e o carro quer pegar mas não pega!!!! Tenho que fazer a "sangria" do diesel??? Noto que ele quer pegar de primeira mas o motor muda de tom, esquisito!!!!

Alguma sugestão????

Segue a foto de como estavam as velas...

390613
Luiz,
Se o tempo estivesse frio, poderia ser o problema, mas acho que não é vela não! Geralmente, o pessoal injeta combustível na admissão, para o carro pegar, quando dá ar na bomba, forçando a puxar o combustível...tentou isso?

sandro_ventania
19/01/2013, 18:13
Troquei as velas e o carro quer pegar mas não pega!!!! Tenho que fazer a "sangria" do diesel??? Noto que ele quer pegar de primeira mas o motor muda de tom, esquisito!!!!

Alguma sugestão????

Segue a foto de como estavam as velas...

390613


Mas as velas não tem nada haver com a injeção de combustivel.
O Luiz perguntou pelos restos das primeiras velas...estranho mesmo, elas sairam assim?
Eu não posso dizer, pois nunca mexi nessas velas...apesar de eu esperar sempre a molinha apagar, eu sei que meu carro pega mesmo sem elas, pois já esqueci de esperar e o carro pegou normalmente. Quando o carro está quente, é normal eu não esperar.

luiz eduardosh
20/01/2013, 15:39
Amigos boas novas!!!!! Esta história de que vela aquecedora é só para local frio é papo furado... Moro em Natal, que neste época está na faixa dos 30 31 graus e o carro é outro com as velas funcionando. Pega muuuuito rápido, não que antes de começar a dar sova ele não pegara, mas agora é impressionante, mau viro a chave ele está contando, claro que observando o tempo de aquecimento da vela. Obrigado a todos pelos comentários e ajuda, e para quem ainda não trocou ou que nunca havia mechido como eu, recomento, é trabalhoso, pois a vela fica muuuito colada e é necessário todo cuidado para não quebrar, mas compensa muuuito!!

luiz eduardosh
20/01/2013, 15:43
Vc me deixou preocupado. Vc sabe onde foram parar os pedaços da velas 1 e 2 da foto? Antes de passar para o combustivel, certifique-se que as velas estão sendo energizadas. Coloque uma lampada de teste entre as velas e o bloco do motor. Se ela acende qdo a ignição é ligada, é sinal que as velas estão aquecendo.

Jorlex também fiquei, tanto que achei até no início que tinha algo batendo, um vizinho se aproximou, que até tem loja de peças, pedi para ele ouvir, ele disse não entender nada de diesel, kkkkkk, mas estou pensando em amanhã dá uma passada no meca, até porque uma das velas, não entrou até o fim, acredito ser justamente por causa do resto da outra, comprovando a teoria de alguns de que não tem como cair nada no motor, pois o furo seria bem menor que a vela...
Valeu pelo apoio!!! :curtir:

luiz eduardosh
20/01/2013, 15:44
Luiz,
Se o tempo estivesse frio, poderia ser o problema, mas acho que não é vela não! Geralmente, o pessoal injeta combustível na admissão, para o carro pegar, quando dá ar na bomba, forçando a puxar o combustível...tentou isso?

Obrigado pela dica Jorge, mas segurei na chave por um tempo e ela queimou, daí em diante, só alegria, rrsrss
:curtir:

luiz eduardosh
20/01/2013, 15:49
Mas as velas não tem nada haver com a injeção de combustivel.
O Luiz perguntou pelos restos das primeiras velas...estranho mesmo, elas sairam assim?
Eu não posso dizer, pois nunca mexi nessas velas...apesar de eu esperar sempre a molinha apagar, eu sei que meu carro pega mesmo sem elas, pois já esqueci de esperar e o carro pegou normalmente. Quando o carro está quente, é normal eu não esperar.

Sandro o problema acontecia justamente com o carro frio, no entanto, após a primeira partida, mesmo com o carro ainda frio pega numa boa, agora está melhor ainda, recomendo a troca pois com toda certeza evita de consumir muita bateria (e olha que uso de caminhão) e também tem o motor de partida...
Valeu pela força!!!:curtir:

rfdex
20/01/2013, 16:05
Uma boa dica para funcionar o motor depois de entrada de ar ou em temperatura fria demais é borrifar WD40 no coletor de admissão e dar a partida. O motor logo pega - ou deveria. Quanto às velas saírem aos pedaços, tem que tentar retirar as sobras que podem ter ficado dentro do cabeçote. Inclusive tem vídeo (gringo) no youtube sobre isso. Basta procurar GLOW PLUG HILUX 2.8 que achará os vídeos. Saudações

Ezahn
20/01/2013, 16:15
Ressuscitando o tópico...

Voltando a questão das velas, já que pensei ter resolvido o problema por todo este tempo, agora ele voltou, e acredito que agora de fato são as velas (pelo menos espero, rsrsrs)

Fiz o teste puxando fio com 12v direto do positivo da bateria e enconstando na cabeça da vela após desligar a "chapinha" que as interliga e não deu nada, pelo que já li, era para ter saído faísca certo? Anexo uma foto com o local onde fiz o contato...

Também aproveito a oportunidade e posto uma foto do que o eletricista fez para mim, já que não chegava 12v nas velas apesar da molinha ascender. Com a instalação deste relé, ele aproveitou a energia da lâmpada que tem a molinha e que ascendia normalmente e mandou para o motor, solucionando o problema e não tendo que comprar uma nova "caixinha".

Seguem as fotos:


390475390476

Chara, primeiro vamos à gambiarra da luz da indicadora do painel. Não é o indicado e nem funciona igual à ligação original. O funcionamento original é energizar a luz por 5 segundos, então ela apaga. Mas as velas continuam energizadas por mais uns 10 segundos aproximadamente, ou até a partida, e só depois desligam. Desta maneira ela desliga antes da partida se vc esperar a luz apagar, e o correto é não desligar, é dar a partida com a vela aquecendo. Outra coisa é que o rele deve aguentar 80 amperes, que é a especificação do fusível original do circuito.

Para testar se esta energizando as velas é só usar um teste de lâmpada. Peque uma lâmpadinha 12 V bem fraquinha com um soquete e ligue em 2 fios, com dois jacaré, um em cada ponta. Ligue uma ponta na cabeça de uma vela e a outra na massa (qq lugar de ferro sem tinta no carro). Do modo que está a ligação na sua a lampada deve acender enquanto a do painel estiver acesa. No meu carro ela permanece acesa por 15 a 20 segundos.

Para testas as velas individualmente deve se retirar a peça que faz a ligação entre as velas e testar uma a uma. Ligue um jacaré na ponta da vela e o outro no polo positivo da bateria. A lâmpada deve acender. Até ai tudo certo, a sua deve estar boa pois é nova.

O Fato de não ligar é estranho, pois no calor que deve estar fazendo ai o carro liga facilmente sem funcionar as valas. Se vc não mexeu nos canos do diesel, filtro e etc, não tem porque ser ar! O que pode ser á que tenha ficado mal colocada a vela e esteja vazando compressão do cilindro. Mas não é comum acontecer isto. Muito cuidado neste aperto para não quebrar uma vela. Acredito que de para fazer um teste com espuma de sabão, igual se teste em butirão de gás. Retire toda a ligação das velas, coloque espuma e de a partida, se borbulhar é porque está vazando compressão. Depois enxague.

Quanto às velas faltando pedaço, estes pedaços derreteram e já devem ter sido expulsos com os gases da combustão. Quando troquei as minhas, as que estavam queimadas estavam iguaizinhas.

luiz eduardosh
21/01/2013, 11:34
Uma boa dica para funcionar o motor depois de entrada de ar ou em temperatura fria demais é borrifar WD40 no coletor de admissão e dar a partida. O motor logo pega - ou deveria. Quanto às velas saírem aos pedaços, tem que tentar retirar as sobras que podem ter ficado dentro do cabeçote. Inclusive tem vídeo (gringo) no youtube sobre isso. Basta procurar GLOW PLUG HILUX 2.8 que achará os vídeos. Saudações

A do WD 40 eu já sabia, mas como falei, bastou segurar na chave e ela pegou e agora está ótima...

Quanto aos vídeos sobre a vela, show mesmo, agora por aqui, acho pouco provável alguém com a metade daquele ferramental, infelizmente, rsrsrs
:curtir:

luiz eduardosh
21/01/2013, 11:41
Chara, primeiro vamos à gambiarra da luz da indicadora do painel. Não é o indicado e nem funciona igual à ligação original. O funcionamento original é energizar a luz por 5 segundos, então ela apaga. Mas as velas continuam energizadas por mais uns 10 segundos aproximadamente, ou até a partida, e só depois desligam. Desta maneira ela desliga antes da partida se vc esperar a luz apagar, e o correto é não desligar, é dar a partida com a vela aquecendo. Outra coisa é que o rele deve aguentar 80 amperes, que é a especificação do fusível original do circuito.

Para testar se esta energizando as velas é só usar um teste de lâmpada. Peque uma lâmpadinha 12 V bem fraquinha com um soquete e ligue em 2 fios, com dois jacaré, um em cada ponta. Ligue uma ponta na cabeça de uma vela e a outra na massa (qq lugar de ferro sem tinta no carro). Do modo que está a ligação na sua a lampada deve acender enquanto a do painel estiver acesa. No meu carro ela permanece acesa por 15 a 20 segundos.

Para testas as velas individualmente deve se retirar a peça que faz a ligação entre as velas e testar uma a uma. Ligue um jacaré na ponta da vela e o outro no polo positivo da bateria. A lâmpada deve acender. Até ai tudo certo, a sua deve estar boa pois é nova.

O Fato de não ligar é estranho, pois no calor que deve estar fazendo ai o carro liga facilmente sem funcionar as valas. Se vc não mexeu nos canos do diesel, filtro e etc, não tem porque ser ar! O que pode ser á que tenha ficado mal colocada a vela e esteja vazando compressão do cilindro. Mas não é comum acontecer isto. Muito cuidado neste aperto para não quebrar uma vela. Acredito que de para fazer um teste com espuma de sabão, igual se teste em butirão de gás. Retire toda a ligação das velas, coloque espuma e de a partida, se borbulhar é porque está vazando compressão. Depois enxague.

Quanto às velas faltando pedaço, estes pedaços derreteram e já devem ter sido expulsos com os gases da combustão. Quando troquei as minhas, as que estavam queimadas estavam iguaizinhas.



Valeu chará!!! Fiquei mais tranquilo com relação as velas velhas, agora, sei que vou ter que ver uma, pois, a nova não desceu até o final, o que significa que ficou algo dentro.

Agora quanto a colocação do relé, foi feito por um eletricista bem desenrolado não sei como ele fez, mas o fato é que as velas ficam energizadas um tempinho mesmo, mas depois "desligam".

Obrigado mais uma vez a todos e espero que as fotos tire a dúvida para quem venha ter problemas, ou melhor ainda, quem nunca havia trocado como eu, que num carro de 1995 já era para ter sido feito a tempo, mas carro "velho" todo original tem dessas coisas, rsrsrs

Ezahn
22/01/2013, 20:16
Valeu chará!!! Fiquei mais tranquilo com relação as velas velhas, agora, sei que vou ter que ver uma, pois, a nova não desceu até o final, o que significa que ficou algo dentro.A ponta da vela fica na câmara de pré combustão, é um buraco oco, se a vela não entrou até o fim deve ser rosca e não um pedaço da vela velha. Mas enfim, tira e da uma cutucada! E a vela que não entrou toda, não esta vazando compressão por ela?


Agora quanto a colocação do relé, foi feito por um eletricista bem desenrolado não sei como ele fez, mas o fato é que as velas ficam energizadas um tempinho mesmo, mas depois "desligam".A vela deve estar desligando junto com a luz do painel. É isto? Ai em Natal é o que basta!!

rfdex
15/10/2013, 13:20
Uma dúvida!! Eu lembro de ter testado meu sistema e a luz do painel apaga, porém as velas ainda permanecem energizadas por um período. Esse maldito assunto ainda não chegou ao fim! Temos afinal que esperar a luz apagar ou ao dar a partida - com o motor quente, por exemplo - automaticamente as velas param de receber energia? Pergunto isso porque acho desnecessário sempre aguardar a luz das velas no painel apagar, mas sempre acabo aguardando o seu desligamento. Acho que ainda não esgotamos este assunto. Saudações

EduQxQ
15/10/2013, 14:33
Olá Raphael,
O procedimento que tenho feito é ligar a chave da ignição, a lâmpada do painel acende(com o motor frio fica de 4 a 5 segundos), aguardar ela apagar, quando ela apagar aí dar a partida no motor.
Quando o motor está quente observo que a lâmpada fica acesa por um período menor do que com o motor frio.
Quanto as velas continuarem energizadas mesmo com a lâmpada do painel apagada eu nunca medi. Vou medir isto e posto o resultado.

Um abraço,
Edu

ZZ Top
15/10/2013, 14:52
Ola pessoal,
Sobre as velas, é o seguinte, a luz do painel acende e fica acesa por alguns segundos e depois apaga, mas as velas ainda continuam aquecendo por mais alguns segundos, ou seja, ainda recebem energia mesmo após a luz do painel ter se apagado, isso é normal. Na partida a frio(quando o motor estiver frio) é necessario esperar a luz do painel se apagar, pois esse é o tempo que as velas levam para chegar a temperatura ideal para auxiliar a partida, e após a partida as velas continuam aquecendo para ajudar a queima nos primeiros minutos de funcionamento do motor frio, isso é muito util em regiões com clima muito frio, quando a temperatura ambiente fica em torno de 3 ou 2 graus pra baixo por exemplo, por isso o lance de apagar a luz, mas as velas continuarem ! Já com o motor quente, pode dar a partida normalmente, sem precisar apagar a luz do painel, pois o motor já está quente e não é necessario o pré aquecimento das velas ok. Porém, vale reforçar, com o motor frio tem que esperar a luz se apagar, ou até mesmo mais alguns segundos depois que apaga, já que como mencionado as velas continuam aquecendo.
Espero ter ajudado.
Abs.

rfdex
15/10/2013, 15:03
Ola pessoal,
Sobre as velas, é o seguinte, a luz do painel acende e fica acesa por alguns segundos e depois apaga, mas as velas ainda continuam aquecendo por mais alguns segundos, ou seja, ainda recebem energia mesmo após a luz do painel ter se apagado, isso é normal. Na partida a frio(quando o motor estiver frio) é necessario esperar a luz do painel se apagar, pois esse é o tempo que as velas levam para chegar a temperatura ideal para auxiliar a partida, e após a partida as velas continuam aquecendo para ajudar a queima nos primeiros minutos de funcionamento do motor frio, isso é muito util em regiões com clima muito frio, quando a temperatura ambiente fica em torno de 3 ou 2 graus pra baixo por exemplo, por isso o lance de apagar a luz, mas as velas continuarem ! Já com o motor quente, pode dar a partida normalmente, sem precisar apagar a luz do painel, pois o motor já está quente e não é necessario o pré aquecimento das velas ok. Porém, vale reforçar, com o motor frio tem que esperar a luz se apagar, ou até mesmo mais alguns segundos depois que apaga, já que como mencionado as velas continuam aquecendo.
Espero ter ajudado.
Abs.

Mas a partida com a luz acesa não queima a vela então né? Sempre ouvi este boato... Vou testar dar a partida com a luz de teste para ver se elas apagam imediatamente após. Saudações

ZZ Top
15/10/2013, 15:18
Mas a partida com a luz acesa não queima a vela então né? Sempre ouvi este boato... Vou testar dar a partida com a luz de teste para ver se elas apagam imediatamente após. Saudações

Não queimam não, o que pode acontecer se o motor estiver frio , é ficar dificil de pegar, pois não vai dar tempo de a vela pré-aquecer para a partida, mas se o motor já estiver quente, não interfere em nada.
Agora se você testar, vai ver que as velas mesmo depois da partida, com o motor em funcionamento elas "continuarão" aquecendo(ligadas) por alguns segundos, isso acontece com o motor frio ou quente, e funcionando ou não. Voce pode fazer um teste de ouvido, assim: Ligue a chave só pra acender a luz no painel, após a luz se apagar, preste atenção por uns 30 segundos a 1 minuto e vai escutar um "clic" que é o relê das velas desligando. Depois que reconhecer esse "clic" se prestar atenção da pra escutar ele até com o motor ligado, não é muito alto, mas da pra saber.
Qualquer dúvida, disponha.
Abs.

Caio Tessa
14/05/2015, 00:01
Boa noite a todos!
Recentemente comprei minha primeira Hilux Japa! E a questão é: sempre na primeira partida do dia ou após horas parada, a camionete demora um pouco para pegar e sei que normalmente é bater na chave e o motor funciona. As velas aquecedoras foram trocadas recentemente pelo antigo proprietário. Hoje abri a caixa de fusiveis e notei que está sem o de 80A, fizeram uma liação direta ali. Outra coisa é que não notei o ''teck'' do rele, amanha vou prestar atenção nisso. Pelo o que li até agora, o problema deve estar nos fusiveis ou rele, correto!?

501766

rfdex
14/05/2015, 09:27
Boa noite a todos!
Recentemente comprei minha primeira Hilux Japa! E a questão é: sempre na primeira partida do dia ou após horas parada, a camionete demora um pouco para pegar e sei que normalmente é bater na chave e o motor funciona. As velas aquecedoras foram trocadas recentemente pelo antigo proprietário. Hoje abri a caixa de fusiveis e notei que está sem o de 80A, fizeram uma liação direta ali. Outra coisa é que não notei o ''teck'' do rele, amanha vou prestar atenção nisso. Pelo o que li até agora, o problema deve estar nos fusiveis ou rele, correto!?

501766

Correto! Mas as próprias velas também. Se forem de qualidade ruim, recomendo que troque imediatamente. Essas velas que custam 15-20 reais detonam o seu motor. Elas despedaçam dentro do motor... O ideal é verificar primeiramente se chega correte às velas. Com uma luz teste você saberá. Abraço!

Caio Tessa
14/05/2015, 12:30
Hoje percebi o barulho do rele, sinal que está funcionando. Agora preciso fazer os testes das velas, qual o precedimento certo para fazer o teste? Usando uma lampada..

Obrigado

rfdex
14/05/2015, 14:46
Liga uma lampada de teste no sistema que alimenta as velas. O positivo naquela chapa metálica que fica presa na cabeça das velas. O negativo em qualquer lugar metálico do motor. Para testar as velas, isole todas uma a uma (retirando a chapinha metálica que leva energia a elas), ligue um polo da lampada teste no positivo da bateria e o polo negativo da lampada teste encoste na cabecinha da vela. Se a luz acender, esta boa. Se não acender, está queimada. Cuidado na montagem de volta da chapinha metálica que leva energia às velas, pois originalmente existe uma buchinha de nýlon para isolar a energia (que ali passa corrente positiva) da lataria (terra). Um abraço.

ZZ Top
14/05/2015, 16:37
Faça como o amigo acima falou, e tem outra forma pra testar as velas, pode testar com ela desmontada fora do motor também, basta ligar um fio saindo de uma bateria 12v com o positivo e o negativo direto na vela e ver se ela esquenta, é pra esquentar muito rapido, da pra perceber se está funcionando em poucos segundos, se não esquentar está queimada mesmo. A dica do amigo de colocar velas de boa qualidade é válida, evite velas baratas, procure originais ou de marcas conhecidas, e tome muito cuidado ao colocar ou retirar as velas para não quebrar, evite apertar demais para não dificultar á próxima retirada, pois se quebrar dentro do motor é zica brava !
Outra dica importante, troque o fusivel de 80a, essa gambiarra que fizeram não é legal, pode mascarar algum defeito e queimar outras coisas, como o relê ou as proprias velas, além de derreter fiação em caso de curto. Coloque o fusível novo no lugar e já aproveite e compre um de reserva, é barato, acha em auto elétrico ou os originais nas autorizadas, lembre se que esse fusível é parafusado por baixo, não adianta tentar tirar puxando ele pra cima que não vai sair e se forçar vai quebra tudo, ele se se solta por baixo, soltando o parafuso, tem que soltar a caixinha pra poder ter acesso ao parafuso dele ok.
Qualquer coisa posta aqui, boa sorte.

Caio Tessa
14/05/2015, 20:00
Ok! Semana que vem está marcado para fazer uma revisão geral, troca de correias, filtros, óleo.. Já vou pedir para o mecânico conferir isso também.

Esse fusivel é o MEGA C/TERM. MACHO 80A ?

sandro_ventania
15/05/2015, 16:23
Eu troquei as velas a um tempo atrás...como moro no Rio, sempre pegava no estalo, mas um dia na serra, frio de 7ºC, ela deu trabalho...comprei velas da Delphi, quando tirei as velhas, só tinha o parafuso! Delphi até agora 100%!
Eu não consegui encontrar o fusivel de 80A, então troquei o porta fusivel para o tipo mais comum, agora em qualquer auto peças eu encontro se precisar!

rfdex
16/05/2015, 00:30
Eu usei na minha ex-Hilux velas DELPHI também, compradas no Mercado Livre a 160 reais o jogo. São excelentes.

sandro_ventania
16/05/2015, 11:44
rfdex...voce trocou a Hilux pela blazer? Comente...

rfdex
16/05/2015, 15:06
Cara, é uma longa história...

Os melhores veículos que já tive foram a Hilux japonesa e a F-1000. Ambos tive que me desfazer por contratempos à época. A F-1000 à época não tinha onde guardar e, com receio de vê-la ser furtada, achei por bem me desfazer. Na ocasião achei a Hilux na troca e como sempre quis ter um exemplar deste, fiz. E gostei! Mas a família crescendo, o espaço interno da Hilux e principalmente o fato da Hilux japonesa (igual a que eu tinha) ser muito dura de suspensão, não havia outra alternativa senão vendê-la. Não cabia a cadeirinha de bebê, a esposa reclamava ainda dos solavancos pela suspensão de feixe de molas. O dinheiro captado na venda da Hilux achei por bem não investir totalmente em outro veículo, pois seria o terceiro veículo de casa (o carro de "viagem"). Como conhecia a mecânica GM e foi a opção mais em conta que achei, terminei achando uma Blazer único dono impecável. Mas confesso que virei a internet ao avesso procurando Hilux SW à gasolina. As que não estavam acima do orçamento, eram V6 ou estavam muito detonadas. Terminei caindo na Blazer, que hoje é o carro de sair com a família. O da minha esposa também é um popular. Mas pretendo me desfazer do outro veículo (um popular, que uso para ir trabalhar) e fazer dele o meu "brinquedo", já que carregar a família nele também é complicado devido a ter somente duas portas, mala pequena, etc. Talvez o troque por uma F-1000 mais antiga, até porque um veículo de carroceria tem feito bastante falta. Mesmo com carretinha não resolve o problema - moro em um sítio. E quem já teve F-1000 nunca deixa de ter ou gostar. Sou Fordeiro e Toyoteiro, mesmo tendo um GM (Blazer) na garagem... Mas nessa crise que estamos vivendo, estou mais como observador de negócios. E enquanto isso vou me divertindo na minha oficina no quintal. Abraços

SandroGaúcho
27/07/2015, 20:05
Pessoal

Após investigação do problema de não ligar no frio de 17ºC foi descoberto o defeito da minha Japa!!!!!

Conector que sai do Relê e vai para as velas!

Ele estava torrado e gerava mal contato, tornando um defeito intermitente!

Antes do meu amigo eletricista(dedicadíssimo) descobrir, fizemos as seguintes trocas:

# Regulador de voltagem Gauss
# 04 Velas aquecedoras Delphi
# Bateria 90Ah

Vai a dica...

SandroGaúcho
27/07/2015, 20:10
Olha o dito cujo ao ó...

508219

SandroGaúcho
31/07/2015, 20:28
Buenas

Mais um capítulo da novela...

Hoje a luz indicadora(molinha) não acendeu e graças ao excelente eletricista amigo meu, ele verificou e provavelmente seja agora o timer localizado atraz do porta luvas.

Amanhã vou verificar esse timer e aproveito e pergunto se alguém tem um foto desse timer?

Existe algum timer compátivel?

Grato!

brunoherrera
19/11/2019, 23:36
Boa noite á todos, recentemente (5 dias) adquiri uma sw4 93, e ao dar partida de manhã dá muito trabalho para pegar, fiz uma busca no fórum e chequei o relé de 80A e vi que é novo, notei também que não acende o simbolo (molinha) de aquecimento no painel. O que achei estranho.

Alguém tem alguma dica?

Grato desde já.

calhiandro
20/11/2019, 09:18
Boa noite á todos, recentemente (5 dias) adquiri uma sw4 93, e ao dar partida de manhã dá muito trabalho para pegar, fiz uma busca no fórum e chequei o relé de 80A e vi que é novo, notei também que não acende o simbolo (molinha) de aquecimento no painel. O que achei estranho.

Alguém tem alguma dica?
Grato desde já.


Se dá muito trabalho para pegar pela manhã. E depois de aquecido pega bem, tem tudo para ser vela aquecedora.

Leve em um mecânico para testar suas velas. Começaria por ai.

Já que nem acende a luz da molinha tem algo errado.

brunoherrera
20/11/2019, 20:10
Notei que com a chave virada se eu ligar a seta com o acendimento dela no painel aciona e desliga o acionamento da vela kkkk, mas já me tranquilizou um pouco pois achei que seria o timer que é caro.

Tiago Baron
29/05/2022, 23:56
Ola pessoal,
Sobre as velas, é o seguinte, a luz do painel acende e fica acesa por alguns segundos e depois apaga, mas as velas ainda continuam aquecendo por mais alguns segundos, ou seja, ainda recebem energia mesmo após a luz do painel ter se apagado, isso é normal. Na partida a frio(quando o motor estiver frio) é necessario esperar a luz do painel se apagar, pois esse é o tempo que as velas levam para chegar a temperatura ideal para auxiliar a partida, e após a partida as velas continuam aquecendo para ajudar a queima nos primeiros minutos de funcionamento do motor frio, isso é muito util em regiões com clima muito frio, quando a temperatura ambiente fica em torno de 3 ou 2 graus pra baixo por exemplo, por isso o lance de apagar a luz, mas as velas continuarem ! Já com o motor quente, pode dar a partida normalmente, sem precisar apagar a luz do painel, pois o motor já está quente e não é necessario o pré aquecimento das velas ok. Porém, vale reforçar, com o motor frio tem que esperar a luz se apagar, ou até mesmo mais alguns segundos depois que apaga, já que como mencionado as velas continuam aquecendo.
Espero ter ajudado.
Abs.


Boa noite ,você saberia me dizer por quanto tempo as velas ficam energizadas mesmo com o motor em funcionamento em dias frios ?