Alessandro,
04/03/2011, 09:49
Comprei a Explorer já pensando em instalar o 3º banco e curtir os passeios com mais conforto, haja visto que meus 3 filhos já lotavam os carros de passeio.
Pretendo fazer a instalação de forma que, sem o banco sobressalente, o carpete do porta-malas fique sem peças salientes, dificultando transporte de algum material. A idéia é fazer os reforços por baixo da chapa, soldando por baixo do reforço as porcas para a fixação do banco com uso de manípulos na cabeça dos parafusos.
Antes de efetivamente iniciar qq ato para a instalação do terceiro banco, fui dias atrás ao Detran me informar sobre a possibilidade de legalizar essa instalação. A resposta foi positiva.
Deve-se primeiro realizar uma vistoria antes de iniciar o trabalho. Após executada a instalação do banco, faz-se uma vistoria no Inmetro e retorna ao detran para concluir o processo.
Em seguida fui até o Inmetro (sessão de engenharia) que em Brasília fica em um prédio da UnB, e me informei sobre as exigências para obter o ok da inspeção.
O engenheiro que me atendeu foi muito gente boa, me mostrando a legislação e informando sobre os pontos de fixação do banco. Não houve alguma exigencia fora da lógica e conforme eu realizar o trabalho, vou detalhando melhor.
>>> 1º passo: a legalidade.
Pela internet peguei o boleto para pagar pela vistoria de "alteração de características" (R$ 147,00). Após o pagamento marca-se a data.
>>> 2º passo: a compra do material.
Eu pretendo realizar a montagem durante o feriado de carnaval, mas não consegui marcar vistoria a tempo. Ainda assim, irei ao Detran verificar essa possibilidade.
Ontem retornei, pela terceira vez, ao setor de oficinas de Taguatinga (onde se resolve muitos problemas com peças). Eu não tinha um modelo de banco definido, tendendo mais pelos bancos traseiros do Scenic ou o 3º banco da pagero ou SW4, mas finalmente encontrei um banco que atendia aos meus anseios: Pajero full, de dois lugares
Fora do carro dá pra guardar em qq cantinho.
https://lh3.googleusercontent.com/_9Bu4ivEeHsI/TXBJeCG2DII/AAAAAAAAABE/jLPhePRTJvk/s400/3banco.jpg
Quando instalado e rebatido, fica com o encosto na horizontal.
https://lh5.googleusercontent.com/_9Bu4ivEeHsI/TXBJzpvqBkI/AAAAAAAAAB0/v00y6sJ-YhI/s400/3banco%20%281%29.jpg
De couro e bem conservado.
https://lh6.googleusercontent.com/_9Bu4ivEeHsI/TXBKAEqxmyI/AAAAAAAAABY/OR-U7E5ARwU/s400/3banco%20%282%29.jpg
Hoje retorno a loja, para pegar os cintos de segurança, engates e estudar melhor, como prover trilhos para que, rebatido, o banco fique à frente, junto ao encosto do banco traseiro e quando em uso, possa ser puxado para trás e dar espaço aos pés de quem estiver usando-o.
Pretendo fazer a instalação de forma que, sem o banco sobressalente, o carpete do porta-malas fique sem peças salientes, dificultando transporte de algum material. A idéia é fazer os reforços por baixo da chapa, soldando por baixo do reforço as porcas para a fixação do banco com uso de manípulos na cabeça dos parafusos.
Antes de efetivamente iniciar qq ato para a instalação do terceiro banco, fui dias atrás ao Detran me informar sobre a possibilidade de legalizar essa instalação. A resposta foi positiva.
Deve-se primeiro realizar uma vistoria antes de iniciar o trabalho. Após executada a instalação do banco, faz-se uma vistoria no Inmetro e retorna ao detran para concluir o processo.
Em seguida fui até o Inmetro (sessão de engenharia) que em Brasília fica em um prédio da UnB, e me informei sobre as exigências para obter o ok da inspeção.
O engenheiro que me atendeu foi muito gente boa, me mostrando a legislação e informando sobre os pontos de fixação do banco. Não houve alguma exigencia fora da lógica e conforme eu realizar o trabalho, vou detalhando melhor.
>>> 1º passo: a legalidade.
Pela internet peguei o boleto para pagar pela vistoria de "alteração de características" (R$ 147,00). Após o pagamento marca-se a data.
>>> 2º passo: a compra do material.
Eu pretendo realizar a montagem durante o feriado de carnaval, mas não consegui marcar vistoria a tempo. Ainda assim, irei ao Detran verificar essa possibilidade.
Ontem retornei, pela terceira vez, ao setor de oficinas de Taguatinga (onde se resolve muitos problemas com peças). Eu não tinha um modelo de banco definido, tendendo mais pelos bancos traseiros do Scenic ou o 3º banco da pagero ou SW4, mas finalmente encontrei um banco que atendia aos meus anseios: Pajero full, de dois lugares
Fora do carro dá pra guardar em qq cantinho.
https://lh3.googleusercontent.com/_9Bu4ivEeHsI/TXBJeCG2DII/AAAAAAAAABE/jLPhePRTJvk/s400/3banco.jpg
Quando instalado e rebatido, fica com o encosto na horizontal.
https://lh5.googleusercontent.com/_9Bu4ivEeHsI/TXBJzpvqBkI/AAAAAAAAAB0/v00y6sJ-YhI/s400/3banco%20%281%29.jpg
De couro e bem conservado.
https://lh6.googleusercontent.com/_9Bu4ivEeHsI/TXBKAEqxmyI/AAAAAAAAABY/OR-U7E5ARwU/s400/3banco%20%282%29.jpg
Hoje retorno a loja, para pegar os cintos de segurança, engates e estudar melhor, como prover trilhos para que, rebatido, o banco fique à frente, junto ao encosto do banco traseiro e quando em uso, possa ser puxado para trás e dar espaço aos pés de quem estiver usando-o.