PDA

Ver Versão Completa : Ruas Alagadas e travessias de cursos d'agua



ards76
03/03/2011, 15:06
Ola pessoal,

Recentemente me vi no meio do caos urbano de nossas cidades qdo chove.

Passei por algumas ruas alagadas sendo que em um dos trechos a altura da agua passava do joelho de um adulto.

POr estar com um veiculo alto,optei por encarar estes trechos evitando imensos congestionamentos.

Fica a dúvida:

Após se encarar ruas alagadas ou travessias de cursos d'agua qual deve ser o meu cuidado com os componentes de uma Toyota Bandeirante?

Principalmente com os diferencias caixas de marcha e pontas de eixo e cruzetas, o que devo fazer?

Agradeço a ajuda dos amigos experientes

Abraços a todos

dpab
03/03/2011, 17:02
Aconselho verificar os óleos dos diferenciais, caixa de marchas e transferência.
Ao abrir os bujões, verifique se o óleo está esbranquiçado, o que é sinal de que foi contaminado pela água.
No caso de a quilometragem para a troca já estar perto de vencer, troque logo e fique tranquilo.
Para evitar esse tipo de problema, vc pode providenciar um "snorkel" de diferenciais e caixas, elevando com mangueiras os suspiros dos mesmos.
E já que vc mora em Nova Iguaçú-RJ, recomendo a BOX 1000 ( www.box1000.com.br ) para efetuar a verificação e/ou trocas, que fica na Av. Nilo Peçanha nº 1.380.
Um abraço, Delfim.

Albieri,R.J.
03/03/2011, 20:32
Grande Rocha,

como eu te disse, o motor 14b tem um sistema que faz a polia patinar e nao deixa a helice girar qdo dentro d´gua... so nao sei se funciona da mesma forma pros mercedes...

Alem disso, tem esse topico que pode dar exclarecimentos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=74532&highlight=band+nadar

Até o joelho nao precisa esquentar com agua no filtro de ar, mas é bacana voce nunca dar muito coro qdo dentro dagua. assim que começar a andar vai se formar uma onda a frente do carro... siga essa onda, sem ultrapassa-la... ela ajudará que o nivel da agua fique um pouco menor enquanto ultrapassa..

qualquer coisa estamos aí...

netto mietto
03/03/2011, 20:43
minha opiniao se os eixos ficarem submercos e o carro estiver parado entra agua nos diferenciais se estiver submercos e vc nao para o carro dificilmente entra agua neles.

ards76
07/03/2011, 22:17
Ola ,

Bom qto aos diferencias e cx de marchas e transmissão vereifiquei que o respiro dos mesmos ja estavam elevados onde não houve a contaminação por agua. Minha toyota tb esta equipada com snorkel ...

o unico problema mesmo foi a helice entortar e danificar o radiador....



Abraços

ards76
31/03/2011, 23:39
All,


Bom estou aqui ainda tentando entender "o que eu possa ter feito de errado" ou se foi uma fatalidade mesmo a hélice do motor entortar e danificar o radiador ao passar por uma rua alagada . Não quero cometer este erro novamente


Bom tenho lido que ao se atravessar cursos dagua deve-se estar em 4x4 reduzida.

O que eu fiz: Qdo atravessei este curso naw estava em 4x4 reduzuda...4x2 normalmente...tb estava com o AR ligado...e em rotação abaixo de 2000rpm...era um trecho de uns 50mts c agua pouco acima de uns 50 cms...

O que deu errado???

Abraços

ards76
31/03/2011, 23:43
A outra foto....

Albieri,R.J.
01/04/2011, 15:23
A ventoinha nao era pra estar girando.. hehehe

Dimasi
01/04/2011, 18:44
Mas 50cm não dá p alcançar a ventoiha, ainda mais com o carro em movimento, a não ser que um onibus ou caminhão no sentido contrário, fez uma onda. Eu passo em alagados com o ar desligado para evitar danos na ventoinha do ar e no prórpio compressor ( no 14b o compressor fica bem p baixo ).

feitosac
06/04/2011, 01:08
Ards,
Algumas vezes, ja atravessei trechos urbanos quando morava no Rio, com agua a 50 cm, em 4x2 não vejo problema nisso, a minha com motor MB, nunca aconteceu nada, deve ter acontecido de na travessia alguma coisa que estava na agua entrou na hélice (pedaço de madeira) e empenou ela ai danificou o radiador, sua hélice é de aluminio ??? a minha é de ferro.
Abraços.

Alessandro,
06/04/2011, 07:24
Não tenho Toyota, mas quero aprender. :pipoca:

Em geral, ao ligar o ar condicionado, a ventoinha é acionada tb, mesmo que o motor não esteja precisando.

Talvez o problema tenha causas por aí.

feitosac
07/04/2011, 09:18
Alessandro,
A Band 92 do Ards é motor MB, a ventoinha esta sempre rodando, ela não tem acionamento elétrico ou acoplamento viscoso.
Abraços.