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Ver Versão Completa : Avanco do distribuidor do AP



Costella
03/03/2011, 10:14
Bom dia, estou pensando em colocar um distribuidor do ap no meu motor boxer, mas estou em duvida não sei como é o funcionamento do avanço nesse distribuidor, alguem poderia esclarecer isso pra mim?

Thomas
05/03/2011, 10:26
Bom dia, estou pensando em colocar um distribuidor do ap no meu motor boxer, mas estou em duvida não sei como é o funcionamento do avanço nesse distribuidor, alguem poderia esclarecer isso pra mim?


Distribuidor de AP em motor Boxer??? Como assim? São concepções diferentes, curvas de avanço diferentes... tem certeza que é isto mesmo que você pretende? Não seria distribuidor eletrônico (ignição eletrônica) no boxer?

Diogo_Czuika
05/03/2011, 12:26
Tem como siim.

Ja Fizemos varios :mrgreen:. Pega o distribuidor do AP e torneia ele igual o do Fusca...
Muda a bobina,coloca a caxinha.... Chicote tem pronto pra vende...

É outro Funcionamento. :concordo:

Thomas
05/03/2011, 18:30
Tem como siim.

Ja Fizemos varios :mrgreen:. Pega o distribuidor do AP e torneia ele igual o do Fusca...
Muda a bobina,coloca a caxinha.... Chicote tem pronto pra vende...

É outro Funcionamento. :concordo:

Putz!
Vivendo e aprendendo!!!
Como fica o comportamento do bicho? Vc fala que muda.. muda como??
Fiquei deveras curioso!!! Quero aprender!
No aguardo!!!
Abraços!
Thomas

Diogo_Czuika
05/03/2011, 19:14
Putz!
Vivendo e aprendendo!!!
Como fica o comportamento do bicho? Vc fala que muda.. muda como??
Fiquei deveras curioso!!! Quero aprender!
No aguardo!!!
Abraços!
Thomas

Hehe,pior que não tenho nem uma pronta aqui pra postar uma foto...

Mas qualquer torneiro faz isso.desmonta ele e ali onde encaixa no motor é só tornear igual do fusca, mesmo comprimento,faz o encaixe do anal oringue...e tal..

Ai troca a bobina,fixa a caxinha,o chicote tem pra vender tbm...

Quando eu tinha motor Boxer na minha gaiola,eu coloquei,...ai saindo pra trilha só funcionei,um amigo meu ja pergunto se tinha colocado esse distribuidor...

Funciona redondinho:mrgreen:...e acaba essa fulia de platinado:evil:...

Thomas
05/03/2011, 21:34
Bem, eu tenho no Tocantins, a ignição eletrônica dele mesmo, original VW para o Boxer; no G800 (mesma mecânica), coloquei um com sensor hall da Kombi... relamente, só de ficar livre do conjunto platinado+condensador...
Minha dúvida vem do funcionamento do distribuidor? Como perguntou o Costella no início do tópico... e a curva de avanço? Eu contribuo pra perguntar: como fica o comportamento do motor?
Acompanhando! :)

Costella
06/03/2011, 00:11
Bem, eu tenho no Tocantins, a ignição eletrônica dele mesmo, original VW para o Boxer; no G800 (mesma mecânica), coloquei um com sensor hall da Kombi... relamente, só de ficar livre do conjunto platinado+condensador...
Minha dúvida vem do funcionamento do distribuidor? Como perguntou o Costella no início do tópico... e a curva de avanço? Eu contribuo pra perguntar: como fica o comportamento do motor?
Acompanhando! :)


Cara fiz o disribuidor, ficou shou mas ainda to usando a bobina do eletronico normal vou colocar a do gol MI,, a e uma das vantagens é que vou trocar os cabos de velas, pelos do gol tmb ja que uso velas de ap com 3 eletrodos vou colocar a tampa do distribuidor pinada que melhora o contato, sendo que com o distribuidor do fusca não daria pra colocar essa tampa.

Thomas
06/03/2011, 21:47
Cara fiz o disribuidor, ficou shou mas ainda to usando a bobina do eletronico normal vou colocar a do gol MI,, a e uma das vantagens é que vou trocar os cabos de velas, pelos do gol tmb ja que uso velas de ap com 3 eletrodos vou colocar a tampa do distribuidor pinada que melhora o contato, sendo que com o distribuidor do fusca não daria pra colocar essa tampa.

Cara, o distribuidor com sensor hall já usa cabos de velas/tampa do distribuidor/bobina pinados!
Minha curiosidade está na performance dele com este distribuidor... e pelo fato de que é bem mais barato (por aqui) um distribuidor AP com ignição eletrônica + bobina do que um eletrônico original do motor VW boxer (comum ou hall).
Você tem algum dado técnico dele?

luizmacgyver
08/03/2011, 18:16
:putz::putz:DI,
me rsponde uma coisa !!!! O final do distribuidor do motor AP tem uma engrenagem e outro tipo de encaixe, voce disse par tornear, ou seja retira-se a engrenagem e como fica o final para que o mesmo funcione no motor a AR ? Esse distribuidor que voce se refere é o do AP com ignição ( aranha) não o sistema HALL .
grande abraço

Diogo_Czuika
08/03/2011, 19:33
:putz::putz:DI,
me rsponde uma coisa !!!! O final do distribuidor do motor AP tem uma engrenagem e outro tipo de encaixe, voce disse par tornear, ou seja retira-se a engrenagem e como fica o final para que o mesmo funcione no motor a AR ? Esse distribuidor que voce se refere é o do AP com ignição ( aranha) não o sistema HALL .
grande abraço


É só cortar o eixo do Distribuidor do Ap do mesmo tamanho doque o do fusca,ai faz o furo e coloca aquela peça do Fusca...

Tanto faz,depende da caixinha que vc vai colocar,ja fizemos dos 2 tipos,aranha e Hall... :concordo:

Thomas
12/03/2011, 10:53
Bem, a dúvida continua... e o avanço?
Alguém tem a curva de um e de outro?

Costella
12/03/2011, 16:32
Bom quanto a curva eu não sei, mas funcinei a minha hoje ficou show de bola, só tem um problema batendo arranque ela não pega parece que ta fora do ponto ela estoura pelo carburador, mas dei um tranco e ela pego normalmmente, dai dei umas voltas e encostei novamenete, desliguei e bati ela pego, quando esfriou tentei fazer pegar ela não quis pegar novamente, oq pode estar acontecendo?

digobrazil
15/03/2011, 14:05
ta fora de ponto, com muito avanço. o motor fica pesado para dar partida.
é por isso que existe o avanço a vacuo. que é para fical no ponto certo em baixa rotação, principalmente para ficar facil a partida e quando em alta rotação o vacuo aciona o avanço para adiantar o ponto de ignição.

Agora a soluçãopara a partida ficar bacana: volte seu distribuidor do jeito que era.

Talvez funcione avançado se vc deixar ele como original e ligar uma motor de vacuo em separado, assim vc poderia dar a partida com o distribuidor no ponto certo e depois acionar o motor a vacuo para avançar o distribuidor. Entendeu a idéia?

mali9ski
15/03/2011, 15:39
ta fora de ponto, com muito avanço. o motor fica pesado para dar partida.
é por isso que existe o avanço a vacuo. que é para fical no ponto certo em baixa rotação, principalmente para ficar facil a partida e quando em alta rotação o vacuo aciona o avanço para adiantar o ponto de ignição.

Agora a soluçãopara a partida ficar bacana: volte seu distribuidor do jeito que era.

Talvez funcione avançado se vc deixar ele como original e ligar uma motor de vacuo em separado, assim vc poderia dar a partida com o distribuidor no ponto certo e depois acionar o motor a vacuo para avançar o distribuidor. Entendeu a idéia?

se colocasse um motor eletrico para fazer vacuo ajudaria pois quando o giro sobe acaba o vacuo e o ponto atrasa,os ap tem um pequeno avanço centrifgo mas não é suficiente mas isso seria muito professor pardal :grin::grin::grin:


o ideal seria um distribuidor centrifugo bem atrasado na partida e adianta muito no subir o giro e continua assim :palmas:

Pedrão B.
15/03/2011, 19:37
Ou usar um sistema igual os antigos Ford "Bigode"!
[]'s

Costella
16/03/2011, 00:35
O motor tem sintomas d estar fora do ponto mas o motor de arranque gira normalmentenão gira pesado, e quanto ao avanço estou usando o original do fusca mesmo funciona bem.

digobrazil
16/03/2011, 20:54
não tenho certeza mais tinha um veiculo que tinha um sistema de avanço manual do distribuidor que era acionado por uma alavanca no painel. Se não me engano era a DKV algum mecanico mais antigo ai poderia confimar esta informação?

mali9ski
17/03/2011, 09:13
não tenho certeza mais tinha um veiculo que tinha um sistema de avanço manual do distribuidor que era acionado por uma alavanca no painel. Se não me engano era a DKV algum mecanico mais antigo ai poderia confimar esta informação?

é a SINCA CHAMBORD ela tem este aparato no painel, uma alavanca que adianta e atrasa o ponto , mas se não mengano so saiu nos ultimos anos

Costella
20/03/2011, 01:36
Fui fazer a primeira trilha com o novo distribuidor e bobida, sabada, coloquei a bobina do gol MI d 2 fios no final da trilha ela queimou, aquem pode me dizer o pq??

mali9ski
20/03/2011, 19:34
Fui fazer a primeira trilha com o novo distribuidor e bobida, sabada, coloquei a bobina do gol MI d 2 fios no final da trilha ela queimou, aquem pode me dizer o pq??

se a marca dela é MARFLEX :twisted:

se sim pode ser isso :parede:

Costella
21/03/2011, 00:08
A marca é magneti mareli,, ela comoço com sintomas de afogamento, dae quando não quis pegar masi constatamos que não vinha mais corrente da bobina e ela tava muito quente.

mali9ski
21/03/2011, 10:47
A marca é magneti mareli,, ela comoço com sintomas de afogamento, dae quando não quis pegar masi constatamos que não vinha mais corrente da bobina e ela tava muito quente.

amigo uma coisa que pode ser é que a sua bobina está carregando a corrente que e elá acumula mas não descarrega adequadamente

esperimente trocar as velas e os cabos se possivel cabos de 8 ou 10 mm se o seu esta na gasolina esperimente usar a calibragem das velas com 0,9 ou 1,0 tambem veja a resistencia do seu rotor que se não no futuro pode queimar

valew

Costella
21/03/2011, 11:20
amigo uma coisa que pode ser é que a sua bobina está carregando a corrente que e elá acumula mas não descarrega adequadamente

esperimente trocar as velas e os cabos se possivel cabos de 8 ou 10 mm se o seu esta na gasolina esperimente usar a calibragem das velas com 0,9 ou 1,0 tambem veja a resistencia do seu rotor que se não no futuro pode queimar

valew

Cara já uso os cabos 8mm da kombi a injeção, o roltor é velho mas tem algum especial pra isso? e quanto as velas uso as 3 eletrodos do ap, como fasso essa calibração?

mali9ski
21/03/2011, 12:20
Cara já uso os cabos 8mm da kombi a injeção, o roltor é velho mas tem algum especial pra isso? e quanto as velas uso as 3 eletrodos do ap, como fasso essa calibração?

bom o rotor tem um numero embaixo dele que vai de 1 a 5 se não me engano o 5 e do a platinado e o 1 do eletronico mais novo, se coloca o rotor do platinado pode queimar

voce comprou as velas novas?

que essas velas se forem bosh:discordo: não vai e não tem como calibrar pode ser que alguma esteja pifada,sempre evite velas bosh outros produtos são bons mas velas é NGK

tambem pode estar faltando aterramento os cabos terra estão certos aquele do chassis na caixa?


outra coisa e por uma resistencia na entrada da bobina mas ai voce perde rendimento e não adianta ter uma do MI

valew

Diogo_Czuika
21/03/2011, 18:17
Um cara colocou a bobina do Mi (MagnetiMareli) em um Kadett carburado,e esquentava,esquentava e logo queimava...

trocou por uma Bosh,resolveu o problema...nunca mais esquentou :parede:

provavelmente queimou porque a voltagem ta alta pra bobina, pra resolver instala um resistor de +ou- 1ohm, no fio positivo da bobina

Costella
22/03/2011, 00:54
Um cara colocou a bobina do Mi (MagnetiMareli) em um Kadett carburado,e esquentava,esquentava e logo queimava...

trocou por uma Bosh,resolveu o problema...nunca mais esquentou :parede:

provavelmente queimou porque a voltagem ta alta pra bobina, pra resolver instala um resistor de +ou- 1ohm, no fio positivo da bobina

mas ai eu não vou perder potencia da bobina?não seria a mesma coisa que colocar a original?

Diogo_Czuika
22/03/2011, 12:46
mas ai eu não vou perder potencia da bobina?não seria a mesma coisa que colocar a original?

Na verdade a resistência vai abaixar a voltagem do primário da bobina de 12 para 8 volts. Se perder vai perder muiito pouco.

mali9ski
22/03/2011, 13:04
mas ai eu não vou perder potencia da bobina?não seria a mesma coisa que colocar a original?

sim cara como eu disse antes vai perder o rendimento da bobina

dai não adianta ter uma do MI

Costella
14/04/2011, 11:53
Um mecanico me falo que tem um tipo de modulo que usa no gol 95 que controla a voltagem da bobina, da pa coloca bobina do mi ate no platinado, alguem sabe me dizer se ja viu algo assim?

sraposo
21/08/2011, 17:29
Olá.

As peças que compoem o sistema de ignição são casadas entre si, de forma o uso de uma diferente poderá fazê-la trabalhar em condição de sobrecarga e/ou sobrecarregar outras, reduzir a tensão da saída da bobina, diminuir a energia da centelha ou gerar efeito colateral em outras partes do carro. Eu sei que este parágrafo está muito vago, mas é que as possibilidades são muitas. Apenas para dar um exemplo, o uso de bobina plástica com sistema de ignição eletrônica comum comumente leva à queima da bobina ou do módulo de ignição. Antes disso alguns observam que a bobina trabalha muito mai quente do que o esperado asim como o módulo.
Quando se faz uma adaptação na base da tentativa-e-erro, sem se conhecer o limite das peças envolvidas e/ou o efeito que a peça adaptada causará ao conjunto, o fato de nada se queimar instantaneamente nem nos minutos seguintes não significa que esteja tudo realmente bem, ou seja, que não exista algo que terá a vida útil encurtada ou que nenhuma outra coisa esteja operando em condição abaixo da ideal.

Com relação às curvas de ignição, cada distribuidor tem a sua porque ela é ajustada em função do motor, e os motores não tem pontos de operação ideais iguais. Assim, a não ser que o mapa de ignição gerado pelo distribuidor do motor AP seja muito próximo ao do motor do fusca, haverá diferença no rendimento do motor do fusca com um distribuidor adaptado, trabalhando horas mais adiantado ,horas mais atrasado do que deveria. Na prática, o motor do fusca vai funcionar, não há dúvida, mas há uma diferença entre funcionar 100% bem e funcionar diferentemente disso. Eu realmente não sei qual é a curva de ignição do fusca nem do AP, mas acho improvável que sejam muito parecidas. Note, não estou dizendo que seja impossível que sejam iguais nem que se forem minimamente diferentes um prejuízo gigantesco logo irá acontecer! Estou destacando que as diferenças existem e que a engenharia da fábrica gasta muitas horas e $$$ com estas definições.

Existe maneira de se levantar o mapa de ignição de gerado por um distribuidor e nem é difícil de se fazer isso. A questão é: constatada a diferença entre mapas, não será fácil corrigir o avanço centrífugo. O avanço a vácuo daria mensos trabalho de acertar. O avanço inicial é o mais simples de resolver, claro.

Conclusão: será o caminho mais seguro e mais barato no curto e no longo prazo usar as peças originais do que as adaptadas de outros carros, a não ser não haja preocupação com as possíveis zebras que venham a acontecer.

Abraços!