PDA

Ver Versão Completa : Faróis no Afasta Mato



Carlos Lima
06/05/2005, 11:22
Caros amigos, aqui no Rio de Janeiro existe um praxe do Detran que se chama Vistoria Anual. Toda vez que você precisa de algum documento do órgão, você tem de levar seu veículo lá para que eles inspecionem o mesmo e, você só consegue o documento que quer se eles acharem que o veículo está em condições de trafegar e dentro das normas de trânsito.
Pois bem, nessa terça-feira (03/05/2005) fui até o Posto do Centro da cidade para retirar um documento e, fui informado de que só poderia fazê-lo se retirasse os faróis de milha do meu afasta-mato, porque eles estavam impedindo a visão da placa. Contudo, o carro saiu de fábrica dessa forma e foi regulamentado pelo Contran assim, logo, PORQUE EU TENHO DE ALTERAR AS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS DO MEU CARRO ? Quem tem cinto de segurança abdominal não precisa instalar o de 3 pontos no carro, não é mesmo?
Tem mais uma: o Ministério dos Transportes (via Contran) homologou o carro com o extintor de incêndio no Santo Antônio e todos tivemos que arrumar um jeito de colocá-lo na frente do carro, só porque a regra mudou.
Certa vez um guarda me parou dizendo a mesma coisa sobre os faróis. Contudo, bastou informar que o carro saiu de fábrica assim, que assim estava regulamentado dessa forma e que, ele poderia até recolher o veículo desde que assinasse o recolhimento com seu nome e sua matrícula para responder processo judicial depois, para que tudo ficasse resolvido.
Gostaria de saber se algum de vocês já teve de passar por esse tipo de babaquice e, se sim, qual foi a solução tomada.
Grande abraço a desculpem o mau humor, mas acho que com tanta gente querendo trabalho nesse país, os incompetentes deveriam ser enterrados.

nerinei
06/05/2005, 11:33
carlos,
meu carro não tá emplacado aqui no rj, então não faço vistoria anual (meu jeito de não ter que aguentar esse tipo de coisa).....mas se quer saber, essas vistorias são uma palhaçada: se você for lá outro dia e pegar outro vistoriador ele não vai encrencar....já vi vários casos assim....
não esquenta muito a cabeça, tira os farois, faz a vistoria e coloca novamente...
aqui no rio a lei tem vários pesos e várias medidas, a gente tem que aprender a conviver e contornar essas situações absurdas...
Abraços

Chacal do Pantanal
06/05/2005, 12:11
Desculpe-me e não querendo polemizar, mas tirar os faróis só para atender um capricho de um vistoriador, vai resolver seu problema momentaneamente e não definitivamente, busque a legislação tire cópias leve as cópias e esfregue (modo de dizer) na cara desse vistoriador, faça ele provar que seu veículo não atende a lei e se preciso leve um advogado (você deve ter um, parente, amigo ou sei lá) pois se não agirmos assim as coisas nunca melhorarão, pois muitas vezes por comodismo deixamos que nos façam de gato e sapato.

E se no Rio a Lei tem vários pesos e medidas isso não é regra e sim exceção, a mudança só partirá no momento em que todos buscarem seus direitos.

[]´s

nerinei
06/05/2005, 14:15
E se no Rio a Lei tem vários pesos e medidas isso não é regra e sim exceção, a mudança só partirá no momento em que todos buscarem seus direitos.

[]´s
chacal,
absurdos assim são regra aqui....você conhece bem o rio de janeiro?? cara isso aqui já passou faz tempo do limite....
mundo ideal esse de ir lá com o advogado e cobrar seus direitos, se o carlos tiver como, ótimo....no meu mundo eu não posso perder um dia de trabalho, pra ir lá bater de frente , pra conseguir provar que eu to certo e depois ainda sair com o carro sem o ok, por que o cara só de pirraça vai achar outro defeito pra não aprovar o veículo....cidade maravilhosa...
Abraços :(

Carlos Lima
06/05/2005, 14:54
Pessoal,
Quando tiver um tempo vou entrar em contato com o Ministério dos Transportes (via meu trabalho) e vou tentar conseguir a guia de homologação do JPX. Se conseguir disponibilizo para todos.
Abraços

Marcelo R. A. da Cunha
06/05/2005, 22:06
Só mandando BOMBA!!!!!!! :lol: :shock: :twisted:

Correa
20/01/2006, 16:14
Caro amigo Carlos Lima,
Passei o mesmo que voce no posto de Vila Isabel, encrencaram com os faróis, o local do extintor, mesmo eles não sabendo o fator de dissipação do veículo para o teste de gazes, eles reprovaram o jepão na emissão de gases, uma luz vermelha de neblina na traseira da viatura e o lacre da bomba que eles não sabiam onde ficavam.
Solução, rasguei a m..... da exigência, coloquei a placa no meio do afasta mato, briguei pelo extintor tirei a lampada traseira e passei a vistoriar na Barra da Tijuca.
Nunca mais meu jeep foi reprovado.
Marca a vistoria na barra.

Eu também fiquei indignado, sai P.... da vida e quase transferi o veículo para Minas.

paciência a tendência é piorar. ( Money...)


Atenciosamente,
Corrêa

Carlos Lima
23/01/2006, 21:06
Eu botei um plug nos faróis para tirar quando for fazer a vistoria, o extintor está fixado em um lugar que gostei bastante (não atrapalha ninguém). Quanto ao motor numca me apurrinhou em teste, mas se tiver que me apurrinhar de novo, me apurrinho de verdade. Esse carro foi vendido para mim com documento adulterado e eu só consegui transferir para o meu nome quando ameacei processar o antigo dono por estelionato, um ano depois de ter comprado. Para quem já passou por isso, processar o DETRAN é mole. Minha advogada faz até de brinde.
Abraços.

Celsogvs
31/01/2006, 14:22
Amigos, alguém sabe dizer como os proprietários de Lands resolvem este problema de vistoria e fiscalização nas ruas/estradas de seus veiculos, pois a maioria das Lands possuem um par de farois bem proximos um do outro e pelo que sei, os farois devem estar a pelo menos 60 cm um do outro.

[]'s