Ver Versão Completa : Motor V8 + CA da Grand Cherokee - Funfa no CJ5?
Eduardo_Coton
02/03/2011, 11:31
Boas!
Ta me aparecendo uma barbada pra pegar o power train completo da Grand Cherokee, motor V8 5.2 + cambio automatico. Mais um caso que o cidadão está tirando tudo pra por um MWM...
Meu CJ5 já está alongado em 20 cm (no meio), eixos de F75 com T-Rex Bone atrás e kit homocinética de Band na frente. Relãção C+P 47x11 (4.27). Pneus 35" no desenho New Frederico da 3K. SPOA. Molas da Band na frente e atrás. Jumelos Revolver, etc.
Alguém já fez ou conhece essa adaptação? Esse conjunto é parrudo o suficiente pra meter na trilha? Será que com a configuração acima o Seu Jota fica bão??? :twisted:
E como disse em outro tópico sobre V8: precisar, não precisa... mas V8 é V8 :twisted:
Valeu!
[S]
Ja vi um ao vivo com essa mecanica e tem um outro aqui no tópico do frota ficando pronto também ! Show !
A pergunta não é se o conjunto aguenta trilha, a pergunta é se os diferenciais aguentam o conjunto ! :concordo:
Qual é a caixa de tranferencia que esta acoplada nesse cambio :?:
[]´s
JCJ
Eduardo_Coton
02/03/2011, 14:45
Ja vi um ao vivo com essa mecanica e tem um outro aqui no tópico do frota ficando pronto também ! Show !
A pergunta não é se o conjunto aguenta trilha, a pergunta é se os diferenciais aguentam o conjunto ! :concordo:
Qual é a caixa de tranferencia que esta acoplada nesse cambio :?:
[]´s
JCJ
Opa,
Antes de postar, pesquisei aqui pelo forum mas não achei nada. Poderia passar o link desse tópico no frota? Se já tem receita pronta, fica mais fácil.
Os diferenciais serão mesmo o elo mais fraco dessa corrente, vou ter que controlar o pé. Mas ouvi dizer que a Ensimec está desenvolvendo um outro kit de semi-eixos numa liga melhor, se não me engano cromo-niquel-molibidênio ao invés dos atuais cromo-molibidênio, e que deverá ajudar um pouco mais os que tem o pé mais pesado. Vamos ver.
Ainda estou estudando a T-case que pode-se usar. A princípio a própria Dana18 mas isso nos leva a outras perguntas: já existe alguma flange pronta pra esse acoplamento? Será que aguenta?
Valeu pela ajuda :concordo:
[S]
Não é bem uma receita pronta, mas segue o link.
"O Incrivel..." CJ3B 1954 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39722&highlight=incrivel)
O mais certo seria vc colocar a tcase original desse conjunto(deve ser uma 242 ou 249 não tenho certeza, até uma 231 deve servir eu acho). Mas o cardan sai do lado do motorista !
Pra usar a dana 18 é mais viavel ir atras de uma de Hilux (engrenagem), e o cardan fica do lado do passageiro.
Flanges prontas só importadas !
Porém tem quem faça sob encomenda, aqui mesmo no fórum se for o caso ! :concordo:
Boa sorte.
[]´s
JCJ
Eduardo_Coton
02/03/2011, 15:58
Opa, valeu! Vou lá dar uma olhada nesse tópico...
Vou dar uma pesquisada nessas T-Cases, mas não gostaria de inverter o lado das bolas (:shock:)... Tantos anos andando de Jeep que o olho já tá calibrado em deixar aquela putcha pedra na trilha passar por baixo do lado do motorista...
[S]
Léo Gameiro
21/03/2011, 11:22
Aopa Eduardo e JCJ, interessante esse assunto hein, continuem atualizando, q essa idéia de V8tão no Cj é chique, "me gusta mucho"... hehe...
Não vou falar nada pois comecei a pesquisar agora. Mais será q os eixo das F100, ou até mesmo das F1000 gasolina não daria pra esse conjunto?
abrços
pedro bonadio
21/03/2011, 14:11
Eixos do troller ou continuar com uma t-case que tenha saida igual da dana 18.
Abraços
Sergio Rocha
21/03/2011, 15:57
Pra esse duzentos e poucos cavalinhos só o eixo de troller.Ou Dana 60, etc....
Um dana44 normal com kit ensimec vai quebrar que nem palito.
[]´
Pra esse duzentos e poucos cavalinhos só o eixo de troller.Ou Dana 60, etc....
Um dana44 normal com kit ensimec vai quebrar que nem palito.
[]´
Pra quebrar igual palito só se for o original ! O ensimec aguenta um pouco mais !
Ja tive quebras com o Dana 44 normal também ! homo Toy, semi ensimec 19e bloqueio Macro estouraram !
Hoje com Dana44 30 estrias e Homo TG a história mudou !
A Dana18 tem aguentado valentemente e até as cruzetas originais tem resistido !
Porém aqui não tem trilha com tantas pedras !
Mas no caso do V8 com CA a chance de quebra é ainda menor !
[]´s
JCJ
otavio_gomes
25/03/2011, 17:17
O jeep Grand Cherokee tem esse motorzão, é grande mas pesa o mesmo que o CJ e usa diferenciais iguais - favor verificar.
Um grande problema que há refere-se à eletrônica para funcionar o motor e câmbio. Verifique isso antes de fechar negócio. O Grand Cherokee é controlado por um grande computador. O manual do mecânico dele 2/3 refere-se à parte eletronica.
Como vai usar a mecânica completa, imagino que vai usar também a caixa de transferencia do Grand Cherokee.
Vai ficar muto bom Boa sorte.
Sergio Rocha
25/03/2011, 17:59
Eu quebrei o semi ensimec do kit Trex com 30 estrias.Ele roletou dentro da homo de toy. Isso com um motorzinho de opala 4.
[]´
Pessoal,
e alguém aqui no RJ conhece oficina que faria um transplante desses?
Abraços,
Grélo.
Xavier4x4
08/08/2011, 10:52
Já vem merda ai!!!! rs
Grélo, Em Niteroi tem um carra que mexe nos meus carros, ele faz várias adaptações desse tipo, se ele não tiver lotado de serviço acho que ele faz.
Abraços
Pessoal,
e alguém aqui no RJ conhece oficina que faria um transplante desses?
Abraços,
Grélo.
Rodrigão,
vc me conhece.... daqui a pouco eu invento merda mesmo!!! rsss
Mas acho que esse ano não dá mais;)
Depois a gente vai se falando:D
Abração,
Grélo.
Gustavo Willys
08/08/2011, 17:43
Brother, cuidado com a eletronica desse powertrain!!! Acompanhe meu calvário lá nas ultimas paginas do seguinte tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/614-motor-de-s-10-4cc.html
Depois de 4 trilhas seguidas condenei meu BF161 e meu cambio 3M ao mesmo tempo. Total estimado para o conserto dos dois: 4K.
Daí... Querendo algo mais potente e moderno achei um motor de S10 2.4 flex 2008. Preço: 4,5K.
Não é dificil decidir, né?!?!?! Motor+cambio de 40anos por 4k ou um motor novinho, injetado, forte, flex por 4,5k???? Fiquei com o GM...
Mas... Encontre alguem que tope fazer essa eletronica pra ti que eu quero ver!!! E se esse motor vier sem qualquer item eletronico (módulo de injeção, pedal eletrônico, Cilindro de ignição, etc) prepare o bolso.
Já faz um ano e meio que eu estou com o jipe parado tentando terminar esse transplante. E já mais que dobrei o valor do motor com os extras da adaptação.
Já estou naquele ponto em que os pilotos já não tem mais volta. Aconteça o que acontecer tem que subir de qualquer forma!!!
Natan Felli
08/08/2011, 21:55
Hehehe ai que me refiro!!!
Bota pra funca!!!
Eduardo, como ficou?
Fez o negócio?
Somente para complementar este fórum: eu tenho um cj5, e tenho um v8 5.9 magnum (dodge ram, mas é o mesmo da cheroka); e só estou esperando quebrar o meu bf161... he he he
Agora, como fazer funfar o negócio??? Eis a questão.
Penso em dois caminhos para a trasmissão:
1. motor magnum 5.2 ou 5.9 + capa seca dos dodge (charger/le baron/dart) antigo + cx original do cj ou outra caixa melhor, tipo uma t5
2. motor magnum + flange + capa-seca e transmissão original
Acho que o câmbio original do cj5 aguenta bem, principalmente se não forçar muito...
Sobre a ignição
1. seria interessante adaptar uma daquelas ignições de competição, tipo MDS. Aliás, acho que é o único jeito de fazer funcionar.
2. dá para adaptar o sensor de rotação no volante (ele fica justamente entre o conversor de torque e a cremalheira), mas quem sabe fazer isto?
3. adaptando uma ignição de competição, terá + economia, maior domínio sobre o negócio, mais simplicidade, melhor centelha, maior durabilidade
Alguns detalhes finais
1. Cambio automático?? Impossível, é melhor esquecer definitivamente. O principal calcanhar-de-Aquiles da cheroka é justamente o câmbio automático. Pesquisem... Só para terem uma idéia, aqueles câmbios utilizam o óleo "ATF+4". Não se pode colocar o sufixo A, Suf. B, Dexron I, II, II, IV, IV, Mercon, nenhum destes. Lógico que o ATF+3 também não pode. Só pode o ATF+4. E sabe quanto custa a bagaça? Entre R$80 e R$150 o litro (vai-se usar mais de 10l)...
2. outro problema dos câmbios automáticos é justamente a refrigeração do óleo, que ficaria seriamente comprometida em trilhas e atoleiros (nescessitará ar forçado)
T+
Daniel
Renato Fraga
11/08/2011, 01:50
Acho que o câmbio original do cj5 aguenta bem, principalmente se não forçar muito...
Amigão, vai colocar um V8 e não forçar muito???? Câmbio mecânico, clark 4 marchas de f1000 aguenta bem como o original do dodjão. Os demais, heheheh, virarão farelo, ainda mais o original do CJ, hehehehehe!!!!
Sobre a ignição
1. seria interessante adaptar uma daquelas ignições de competição, tipo MDS. Aliás, acho que é o único jeito de fazer funcionar.
2. dá para adaptar o sensor de rotação no volante (ele fica justamente entre o conversor de torque e a cremalheira), mas quem sabe fazer isto?
3. adaptando uma ignição de competição, terá + economia, maior domínio sobre o negócio, mais simplicidade, melhor centelha, maior durabilidade
Igniçoes indutivas são fáceis de instalar. Os módulos MSD são resistivos e funcionam paralelos ao sistema original.
Um alaternativa é utilizar um módulo programável de injeção e ignição. Você vai fazer miséria com esse motor.
Alguns detalhes finais
1. Cambio automático?? Impossível, é melhor esquecer definitivamente. O principal calcanhar-de-Aquiles da cheroka é justamente o câmbio automático. Pesquisem... Só para terem uma idéia, aqueles câmbios utilizam o óleo "ATF+4". Não se pode colocar o sufixo A, Suf. B, Dexron I, II, II, IV, IV, Mercon, nenhum destes. Lógico que o ATF+3 também não pode. Só pode o ATF+4. E sabe quanto custa a bagaça? Entre R$80 e R$150 o litro (vai-se usar mais de 10l)...
2. outro problema dos câmbios automáticos é justamente a refrigeração do óleo, que ficaria seriamente comprometida em trilhas e atoleiros (nescessitará ar forçado)
Amigo, igualmente ao módulo de injeção e ignição, existe também módulos programáveis para câmbios automáticos.
O câmbio da Cheroka é muito bom e longe de ser um calcanhar de aquiles. Basta cuidar com o mínimo de cuidado. O óleo custa caro sim, mas troca-se a cada 50.000km em média!!!! Quanto à refrigeração, basta colocar um radiador maior!!!!!!
Abraços
Gustavo Willys
12/08/2011, 16:42
Tudo que envolve eletrônica começa a me dar arrepio... Como que é isso aí?!?! Módulo pra injeção, ignição e cambio??? DE CAMBIO???
Precisamos urgentemente encontrar substitutos para os ja muito cansados motores de Opala. E em tempos de motores injetados, flex, nacionais e importados a tentação é grande, não é?! Muito invejo os V8 de vcs, porque sobra de potencia e torque nunca é demais! Se pudesse entrava nessa tambem!
Mas infelizmente o grande limitante para esses motores hoje é a mão de obra para fazer essas adaptações. Eu não encontrei. Não que não haja gente boa em eletronica automotiva. Há. O que não há é gente boa disposta a fazer as adapatações. Pra plugar o meu GM2.4 eu estou comendo o pão que o diabo não teve a coragem de amassar!!!
Eu tenho um colega jipeiro que é tecnico em eletronica e está aposentado. Ele faz isso tudo ele mesmo no jipe dele (mas SÓ no dele). Aí sim, nota 1000. Mas como eu sou analfabeto em mecanica e eletronica tenho que pagar $$$$$$$$$$$$$ pra algum avantureiro que se disponha a mexer no carro e ainda tratar o cara como se ele estivesse me fazendo um enorme favor... :evil: :evil: :evil: :evil:
Renato Fraga
12/08/2011, 22:40
Rapaiz, remove tudo quanto é fio da ligação original, inclusive o módulo original e substitui por isso aqui
http://www.fueltech.com.br/tw5.0/contas/00009_v4/arquivos/conteudo/banner/1/FT400_novo.jpg
Custa quase R$3000,00, é nacional e controla exatamente tudo do seu motor.
Existe versão mais simples, http://www.streetpower.com.br/FILES/_FOTOS/grande/123FG1.JPG
Custa cerca de R$1500,00.
Existem versões mais antigas e tão funcionais quanto, onde você pode pagar bem mais barato.
Pandoo também é outra marca de um componente semelhante, com as mesmas funções, e valor menor.
http://www.pandoo.com.br/img/injecao-2.jpg
Pesquisa mais, verá que seu problema é muito menor que você imagina !!!!
Mais informações pra você:
FuelTech FT200 (Injeção Eletrônica) - StreetPower (http://www.streetpower.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=123)
FuelTech - Performance em suas mos (http://www.fueltech.com.br/)
PANDOO PERFORMACE PARTS (http://www.pandoo.com.br/)
Abraços
Eu tenho um colega jipeiro que é tecnico em eletronica e está aposentado. Ele faz isso tudo ele mesmo no jipe dele (mas SÓ no dele). Aí sim, nota 1000. Mas como eu sou analfabeto em mecanica e eletronica tenho que pagar $$$$$$$$$$$$$ pra algum avantureiro que se disponha a mexer no carro e ainda tratar o cara como se ele estivesse me fazendo um enorme favor... :evil: :evil: :evil: :evil:
Ou você pode buscar os manuais técnicos, fazer um curso noturno de injeção eletrônica no SENAC.
E aos poucos vai se libertando dos mexânicos também.
"Faça você mesmo".
Pelo menos, se fizer mal feito, terá que se entender somente com o espelho.
Aventureiro por aventureiro, sou mais eu.
Abraço.
Pra esse projeto, qual vc acha que é melhor o 3 ou 4 marchas do jeep ? :shock:
[]´s
JCJ
Gustavo Willys
15/08/2011, 09:24
Então Renato...
Eu pensei numa fueltech sim. Na verdade cheguei a comprar uma, paguei e devolvi.
Quando comecei a transplantar o motor meu meca me aconselhou uma fueltech. Me passou inclusive o modelo. Fui atrás e antes que ela chegasse esse meu colega técnico em eletrônica aposentado já ma avisou que ela não serviria. Listou os limitantes mas já não me lembro mais... Liguei para outro colega jipeiro que usou a mesma e segundo ele era isso mesmo. Liguei lá e consegui a devolução.
Quando foi agora, pouco antes de começar a eletrônica voltei a essa discução. Original ou Fueltech.
Acredito mesmo que o fueltech seja mais simples, mas o original tem suas vanagens. O motor é Flex e com o modulo original eu posso misturar os dois combustíveis em qualquer proporção e a qualquer momento. Alem disso tenho GNV no jipe e segundo me informei na própria fueltech não seria possível passar para o GNV a qualquer instante. Eu teria que parar o carro, desligar o motor, trocar o mapa, ligar o GNV e ligar o carro. Idem para sair do GNV. Impraticável...
Alem disso o revendedor da fueltech pediu 1.900,00 por uma FT300. Em 3X. O original, na concessionária da GM sairia por 2.300,00 em 10X.
Não me arrependo da escolha do modulo original. O foda é a disposição, o comprometimento e a capacitação dos eletricistas mesmo.
Não digo que o colega da cheroca não deve saguir em frente, mas ao menos ele deve ter ciencia de onde vai pisar!!!
Eu sei do seguinte. Tudo que eu queria fazer no jipe e fiz me deixou feliz, mesmo quando não deu certo de primeira. Tudo que eu não queria fazer e fiz porque segui a ideia dos outros me deixou frustrado, mesmo dando certo. Mas tenha ciencia das dificuldades para não cair num buraco fundo de mais.
O pessoal de cima só estão esquecendo uma coisa:
para passar de primeira (1) para a segunda marcha (2) há comunicação eletrônica da central. Sem a "ordem" da central, o câmbio não passa adequadamente.
Ou seja, não adianta funcionar o motor com sistemas independentes de ignição, se a troca das marchas também é eletrônica, considerando-se posição do pedal, rpm e temperatura do motor, estabilidade da injeção, overdrive, ...
Aqueles câmbios automáticos somente funcionam com a central original ou será necessário outra central independente somente para as trocas de marchas.
Ainda estou com o câmbio mecânico.
T+
Daniel
Então Renato...
[...]
Não digo que o colega da cheroca não deve saguir em frente, mas ao menos ele deve ter ciencia de onde vai pisar!!!
Eu sei do seguinte. Tudo que eu queria fazer no jipe e fiz me deixou feliz, mesmo quando não deu certo de primeira. Tudo que eu não queria fazer e fiz porque segui a ideia dos outros me deixou frustrado, mesmo dando certo. Mas tenha ciencia das dificuldades para não cair num buraco fundo de mais.
Renato Fraga
16/08/2011, 01:11
Eu citei que assim como existem módulos programáveis para a injeção eletrônica do motor, também existem módulos programáveis para câmbios automáticos eletrônicos.
http://www.jegs.com/images/photos/800/890/890-377500.jpg
Gustavo Willys
16/08/2011, 08:26
1º, nem imaginava que os cambios automáticos tivessem módulos próprios. :?
2º, menos ainda que houvesse uma "fueltech" de cambio. :chorandoderir:
Maneiríssimo!