Ver Versão Completa : Dicas para Reforma CJ-5
Olá Amigos,
Boa noite! Sou novo por aqui e gostaria de pedir umas dicas para a reforma do meu CJ-5 1966 6cil. Tenho o Jeep há quase 3 anos mas só agora sobrou uma graninha para reformá-lo. O que neste momento gostaria da ajuda dos experientes colegas são os seguintes items:
- Sabem algum banco que pudesse colocar que aumentasse o espaço? O meu bate no paralamas traseiro e com meus 115Kg não consigo ficar confortável (longe disso...) pois as pernas nunca descansam/esticam. Pensei num concha, mas não sei se melhorará ou se caberei na concha (hehe). Algum modelo de banco de carro nacional que se adapte bem?
- Gostaria de colocar uma direção hidráulica. Qual aconselham? Vale a pena (custo é muito alto?) ou melhor revisar mesmo a original (meus pneus são 215X80 R15)?
- Meu Jeep é muito alto, parece que as molas não são as originais e estão arqueadas. Com isso, está instável e pula muito. O que fazer: colocar as molas originais ou trocar jumelos ou diminuir o arco das molas?
- Vale a pena trocar os amortecedores pelos tais Rancho (ou qq outro)?
- A estrutura da capota gaucha está oxidada, há furos na lona, assim como as janelas rasgadas ou oxidadas tb. Sabem se consigo comprar outra lona (pensando em restaurar a estrutura) e janelas? Ou não vale a pena por custo x benefício, melhor colocar uma nova?
Bem pessoal, acho que é isso por agora. Desculpe abusar da boa vontade e conhecimento de vcs. Agradeço a todos pelas dicas. Estou apenas começando a reforma, seguramente muito mais surgirá.
Grande abraço a todos.
Robertux
02/03/2011, 10:03
Olá, bem vindo ao Forum e ao mundo off-road.
1-) conforto, jamais você conseguirá conforto em um verdadeiro off-road, mas da pra melhorar um pouquinho. Procure colocar bancos baixos e com o encosto o mais fino possível. Existem bancos concha largos, que cabem pessoas de estatura mais larga. Se tiver problema com altura tire os trilhos do banco do motorista e fixe o mais baixo possível. Cortar o paralama trazeiro em 8 ou 10 cm, permitindo o recuo do banco também ajuda.
2-) Direção hidraulica é uma boa opção, as duas que melhor se adaptam ao jeep são a do Opala e do Santana. Procure mais informações na pesquisa.
3-) Pelo pouco que pude ver na foto me parece que seu jeep está com as molas da Toyota Bandeirante. Existe um tópico no forum que fala tudo sobre isso, faça uma busca. Só adiantando, normalmente o pessoal coloca os feixes de mola dianteiros da Toyota na frente e atrás do Jeep, se for o seu caso substitua as trazeiras pelas trazeiras da toyota. Coloque os amortecedores da Ranger que melhora bem. Os Rancho são ótimos mas são caros.
4-) Substitua a capota por uma nova, não vale a pena reformar, eu reformei, gastei quase o preço da nova e ficou uma M!
Lúcio Fuentes
07/03/2011, 22:18
Olá GKA-01, aqui é C3PO, faço minhas as palavras do Roberto, ainda bem que não peso 115 KG, só peso 114, uma coisa que ajuda bastante é trocar o volante, quanto aos bancos de uma olhada na Carbancos, eles tem uma opçao sem ser concha, já entrei num deles e consegui sair, o concha até que entro o problema é que ele quer sair do Jeep junto comigo..., quando sobrar umas latinhas vou comprar um pra mim por enquanto uso o banco da Currier sem as ferragens. mande fotos da suspa pra ver se não esta com a mesma caca que eu fiz.
diamened
08/03/2011, 00:48
Sua capota está melhor do que a minha...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=2088&pictureid=13355
O meu veio com bancos concha. Odiei.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=2088&pictureid=13357
O que eu gostaria de fazer é colocar um banco inteiriço (mas bipartido pra ter acesso à caixa de ferramentas embaixo do passageiro.
kiko ribeiro
14/03/2011, 11:47
oi amigos faz um bom tempo que eu não posto nada aqui, mas graças ao bom Deus estou bem melhor da coluna e vejam so 134 kilinhos somente ja perdi bem uns 13 , pois é voltei pra minha reforma do jeep58 aqui em casa vejamos
aqui em são vicente tinha um rapaz tapeceiro que fasia uns bancos ótimos pra jeep infelizmente o cara sumio eram bem baratos, derrepente algum tapeceiro bom resolva
eu tirei o tanque de baixo do motorista meu pé é grande então incomodava muito o tanque está atrás, no meio do V no chasi, fis um tanque deu direitinho mas agora tenho que instalar o bocal de gasolina e intalar a boia estou pensando em por a boia do fusquinha antigo que usa cabinho de aço,
estou instalando a tal direção hidraulida do opala o meu motor é de opala 4 c, to levando um certo baile pra criar um suporte pra bomba hidraulica se encher muito o saco vou optar por uma bomba elétrica "mais caro" , modifiquei os furos da barra de direção pra poder entrar uma barra inteira assim vou diminuindo o nº de barras de ligação entre direção e caixa, estou a procura da caixa de cambio do chevete e uma forma de adaptála quero 4x4 funcinando,
a muito tempo atras mandei jatear os ferros da capota e o mesmo foi pintado novamente , depois de 1 ano a coisa travou tudo joguei fora e perdi 100 pilas do trabalho, capota tem que ser nova, por inquanto é isso pessoal, espero não ter que parar tudo novamente por falta de saúde .
kiko ribeiro
14/03/2011, 11:56
ah, será que é muito dificel encontrar um radiador em bom estado original do CJ5 58 estou usando o do opala tambem
engenheiro01
14/03/2011, 13:07
Eu também acho que não compensa consertar a capota...Fica mais caro e nunca ficará boa. A minha eu trocarei por uma nova
Amigos, se quiserem espaço no jeep, a solução é perder o dó da originalidade da carroceria e mexer na caixa de rodas traseiras e abaixar o assoalho em baixo dos pedais. Eu fiz isso em meu cj5 ano 80 ficou com a ergonomia do fox.
andretomasi
15/03/2011, 02:01
1. Pra resolver de vez o problema do espaço, o ideal é cortar a caixa de rodas, uns 10cm já ajuda. Se tiver pedaleira suspensa, colocar a parede corta-fogo reta no fundo também ajuda a dar mais espaço pras pernas.
2. Direção hidráulica, por experiência própria, use a do Santana, fica muito bom, leve e sem folga.
3. As molas, o Roberto disse tudo
4. Amortecedor Rancho é bom mas é caro, a não ser que vá investir bastante na reforma, eu colocaria uns de marca mais comum
5. A capota não vale a pena reformar, se não quiser gastar muito, compra uma capota gaúcha ou essas parecidas "descartáveis", quando comprei custava R$ 450 uma 0km :D
[ ]'s e boa sorte na reforma!
fernando pelegrini
20/03/2011, 20:17
GKA01 bem vindo ao mundo 4x4!
Confira algumas dicas no blog http://overland4x4.blogspot.com/2010/10/comprei-meu-primeiro-jipe-e-agora.html
POstei algumas fotos da reforma do meu ex-CJ no topico:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=88313
Oi Pessoal,
Boa noite! Muito obrigado pelas dicas até aqui. Desculpe a demora em retornar, tava viajando a trabalho. Além disso, o Jeep tá no interior (Itaperuna) e eu no Rio, fica meio difícil eu estar sempre por lá. Para conseguir as fotos demorou um pouquinho tb.
Roberto/Lúcio, seguem fotos que mostram a suspensão (numa delas aparecem calços de borracha entre carroceria e para-choques). Vejam as peças soldadas/adaptadas no chassi para parafusar os jumelos. A altura do Jeep é muito grande, fica bastante "bobo" na mão esse carro...muito alto e parece instável. Por isso queria ver o que fazer.
Voltar com as molas originais ficaria melhor? É muito difícil encontrar as originais (e o preço)? E se só trocar os jumelos? E mais, pra que esses calços? Enfim, muitas dúvidas...
Outras fotos mostram o banco do carona e paralamas traseiro, Não deu pra tirar a do banco no lugar pois o mecânico tinha acabado de montar o tanque reformado.
Kiko, o meu mecânico sugeriu o mesmo do tapeceiro (aqui chamado de capoteiro) para fazer um banco, para não ter que cortar o paralamas. Mas não é fácil de encontrar um desses caras bons não. Acho que o corte vai acabar sendo o caminho.
Quanto o assoalho, segue tb uma foto mostrando as pedaleiras.
Pelo que entendi de todos que contribuiram com dicas, capota é nova mesmo. O problema é que só aí vão 1000pilas. André, qual é essa aee de 450pilas??? Não achei isso em lugar nenhum ainda :(.
Um outro assunto é que não sei se o mecânico é um especialista em Jeep. É sim de extrema confiança e dedicado a fazer a coisa certa. No caso da DH, ele fica dizendo que a do Santana é frágil e vai quebrar.
Freios ele revisou mas disse que não precisa de disco. Trocou lonas e cilindros, revisou, trocou um rolamento de uma das rodas e boa! Disse que tá ok agora.
Enfim, estamos só no início...muitas dúvidas ainda na cabeça.
É isso pessoal, muito obrigado pela ajuda.
Grande abraço,
Gláucio
Pessoal,
Só complementando com o restante das fotos.
Abs,
Gláucio
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.