PDA

Ver Versão Completa : Rural com 7 lugares (fui eu que fiz!)



otaviofilho
06/05/2005, 07:51
Galera, bom dia.

Gostaria de saber se algum dos ilustres aqui adaptou terceira fileira de banco em sua Rural. Tô imaginando a possibilidade de jogar o banco traseiro lá pra trás, perto da tampa do porta-malas, e colocar dois bancos individuais no lugar dos anteriores.

Se alguém já fez isto, e puder informar quais bancos usou, e também se conseguiu alterar o número de lugares no documento depois da vistoria do Inmetro, dê um toque e se possível mande fotos.

Cícero Franco
06/05/2005, 08:51
Olha, eu tenho vontade de fazer algo assim. Meu tio, há 200 anos atrás, fez uma viagem de POA para Foz do Iguaçu com 8 passageiros. Três no banco dianteiro (era permitido), três no traseiro e colocou atrás dois bancos dianteiros de fusca, colocando mais dois passageiros atrás. Eu não achei uma solução muito elegante, mas foi funcional. Eu acredito que o melhor seria colocar bem atrás algum banco menor, tipo banco traseiro de picape cabine dupla, só não sei se cabe. mas vamos prosseguir este assunto que me interessa.

[]s

otaviofilho
06/05/2005, 10:54
Cícero, eu acho que cabe sim. Eu tive uma Bonanza e queria fazer isto nela, mas fiquei dois anos com o carro e acabei vendendo antes de conseguir fazer isto. Agora estou precisando novamente de um carro grande, que poderá ser uma Bonanza ou uma Rural. Se for uma Rural, a vantagem é a tração 4x4, ou seja, poderei continuar fazendo trilhas... É que para comprar este carro maior, estou vendendo meu Niva que já está comigo há 2 anos e meio...

Enfim, outro dia eu andei em um micro-ônibus de luxo, não estes de linha urbana mas aqueles de viagem... Ele tinha dois lugares de cada lado e o corredor central. Os bancos eram bem confortáveis, porém de um lado seu ombro e sua perna fica encostando na janela e na parede do ônibus, do outro lado fica encostando no caboclo que sentou do seu lado... Os bancos têm sua estrutura e espuma bem fina para melhor aproveitamento de espaço interno do micro-ônibus. Aqui em SP, na Av. do Estado (região de S. Caetano) tem uma empresa que fabrica e comercializa este tipo de bancos para ônibus de viagem. Preciso dar uma passada lá para saber mais detalhes como preço e medidas dos bancos.

Minha idéia é pegar o banco traseiro da própria Rural, ou de algum outro carro de passeio que os bancos sejam retráteis e talvez até bi-partidos, e colocá-los bem próximo à tampa do porta-malas. Daí você teria 3 lugares, e se precisasse levar bagagem poderia dobrar o banco. No meio, mais ou menos onde fica o banco traseiro original da Rural, poderia ser colocado dois bancos individuais, próximo das janelas. Assim ficaria no meio o "corredor" de acesso ao banco traseiro. Há ainda a possibilidade de conseguir um banco da "Besta" ou "Topic" onde o assento e o encosto do lado que fica perto da porta dobram, e isto permitiria ganhar um lugar a mais, não deixando o corredor ocioso... Por outro lado o corredor pode servir para levar uma parte da bagagem, como mochilas por exemplo...

Na frente a única preocupação seria que o banco do passageiro tem que correr bem pra frente, para permitir que a sogra consiga entrar com facilidade, já que o carro é bem alto, a passagem estreita, e o traseiro bem largo... (hehehe)

Cícero Franco
06/05/2005, 11:02
Eu tenho na frente bancos do Honda Civic. Tenho que chegar o do passageiro bem prá frente, inclinar o encosto para frente para poder sobrar um espacinho de uns 15 ou 20 cm pro coitado que vai atrás passar. :mrgreen:

Agora, para colocar o banco na cachorreira, o cara vai ter que pular mesmo! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

otaviofilho
10/05/2005, 14:16
Vejam estes bancos individuais...

Cícero, eu estive olhando as fotos dos proprietários de Rural no site http://ruralwillys.com e vi fotos da sua. Você colocou dois bancos individuais atrás, né? Então, eu percebi que não sobrou aquele "corredor" no meio para os passageiros passarem para a "terceira" fileira de banco.

No entanto, veja na segunda foto abaixo um cara que tá vendendo uma Rural no site Mercadolivre (http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=28538940), e disse que está usando bancos de van, e que a dele leva até 7 passageiros nela. Inclusive as fotos mostram isto...

Vou fazer uma pergunta para ele, pedindo mais detalhes...

otaviofilho
10/05/2005, 14:17
Não consegui enviar a outra foto, então vai aqui...

Cícero Franco
10/05/2005, 15:13
A minha tem o banco original atrás. Na frente que tem dois bancos individuais. Eu queria colocar uma 3a fileira, mas talvez uns bancos rebatíveis, como havia antigamente na traseira da fiorino.

Fernando Figueiredo
12/05/2005, 09:38
Pessoal,
lembrem-se que essa adptação tem que ficar perfeita. Pois para regular a documentação, o carro deverá ser vistoriado por alguma empresa credenciada junto ao Detran. A Altura do assento até o teto deve ser de no mínimo 65 cm.
Otávio, peguei essas informações na época em que tive a Blazer Sulan (Bonanza) e també queria um fileira de banco a mais. E Envemo fazia algumas GM duplas com 7 pçassageiros. na frente, 2 no meio com corredor e um Inteiro atrás para 3.

Alexandre_Lima
16/05/2005, 17:37
Olá pessoal!!!
achei intereçante o tópico e queria dar uma idéia.
Vc poderia colocar a segunda fileira de bancos ao contrário "o passageiro olhando pra traseira" e na terceira fileira, dois bancos individuais virados p a frente, com um corredor no meio e faz com q entrem pela trazeira da rural, acho q assim vc terá um ganho de espaço e menos esforço p sua sogra :P ...

Comentário da primeira foto, "bancosrural.jpg" nessa rural seria impossível ter 3 fileiras de bancos "por sinal de ônibus", compare as janelas e os bancos , aquele banco que se vê na frente já é o do carona dianteiro. devem ser 6 bacos e o moleke fica solto, mas é o setimo passageiro!! hehehe

Um abraço a todos!! Falow!!

otaviofilho
16/05/2005, 19:11
Alexandre, com certeza aquela primeira foto com bancos de ônibus de viagem deixa claro que aquela Rural só tem 5 lugares, e não tem porta-malas... Eu até abro mão de um grande porta-malas, mas para ter 7 lugares como a foto seguinte onde vê-se claramente que a vovó tá na terceira fileira de bancos... Tem que procurar uns bancos que possam ser colocados no lugar sem comprometer o espaço das pernas.... Se a sogra não conseguir subir na Rural, ou não conseguir que suas nádegas abastadas passem pelo pequeno espaço que o banco reclinado proporciona, sinto muitíssimo... hehehe...

O negócio é começar a procurar soluções...

otaviofilho
05/07/2005, 00:20
Pessoal, amanhã será o dia que grandes mudanças serão feitas na Mafalda. Estarei fazendo um suporte de estepe para alojar o bendito embaixo do carro, igual Blazer, Ranger, etc. Isto vai liberar meu porta-malas para o que farei na quarta-feira: Vou instalar um jogo de bancos do Mercedez Classe A. Os dianteiros individuais do Classe A vão no local onde hoje é o banco traseiro da Mafalda. Para que entre eles haja espaço suficiente para que uma pessoa "passe", será necessário fazer uma modificação na caixa de roda. Já o banco traseiro bipartido da Classe A vão para o porta-malas da Mafalda, e serão a terceira fileira. Para acomodá-los, não há necessidade de alteração na estrutura daquele local pois eles cabem perfeitamente e possuirão espaço para as pernas dos ocupantes e também para serem rebatidos (1/2 ou 2/3, conforme a necessidade) quando eu precisar de porta-malas. Assim que eu concluir os trabalhos posto aqui as fotos.

Abraços,

Wallace
05/07/2005, 09:32
E bancos laterias?
Já viram os bancos do porta malas da Pajero Full 5 portas, ou mesmo os da Defender 90.
Na 110 temos a intenção de colocar os bancos laterais da 90.
Assim fica motorista + 8 passageiros, que o limite da categoria B.
Já que com os bancos originais da 110 tem 3 lugares o que ficaria motorista + 10 passageiros (categoria D).

otaviofilho
05/07/2005, 11:38
Wallace, SE eu preferisse bancos como os que vc está mencionando, e mantivesse o banco do meio inteirisso, o acesso para os passageiros desta última fileira teria que se dar pela porta traseira, que no caso da Rural é muito mais difícil do que em Pajero e Defender. A minha Rural, além de muito mais alta do que os veículos citados, tem a porta traseira que abre parte para baixo e parte para cima, dificultando muito o acesso. Do jeito que estou fazendo, creio que ficará mais confortável para entrar. A não ser que eu colocasse algum tipo de "degraus" no parachoque traseiro e também modificasse a abertura da tampa para abrir para cima ou para a lateral, encarecendo e dificultando e muito todo o trabalho.
Além disto, na minha opinião os bancos do Classe A são bem mais confortáveis do que os laterais da Defender. E não sei por quanto se compram estes laterais, mas os do Classe A eu paguei R$500 no jogo em tecido.

De qualquer forma, não deixa de ser uma dica.

Abraços,

Wallace
05/07/2005, 17:48
Acho que se pagar caro nos da Defender sai uns R$ 300,00 os dois (4 lugares), só não sei se cabe na Rural.

Giovani
12/07/2005, 01:41
Estarei fazendo um suporte de estepe para alojar o bendito embaixo do carro, igual Blazer, Ranger, etc. Isto vai liberar meu porta-malas para o que farei na quarta-feira: Vou instalar um jogo de bancos do Mercedez Classe A. Os dianteiros individuais do Classe A vão no local onde hoje é o banco traseiro da Mafalda. Para que entre eles haja espaço suficiente para que uma pessoa "passe", será necessário fazer uma modificação na caixa de roda. Já o banco traseiro bipartido da Classe A vão para o porta-malas da Mafalda, e serão a terceira fileira.

:D Fala Otávio!!!

Se o estepe vai para baixo, onde foi parar o tanque??
:pensativo: Tava aqui pensando... É só minha opinião, não se ofenda...
Mas, que uso vc vai dar pra essa viatura? Não acho muito legal socar gente pra dentro, como numa lata de sardinhas... E esse troço vai ficar apertado. Olhando pela janela da Rural naquela foto, imagine a posição das pernas dos passageiros. Imagine o sufoco da velhinha, deve estar com as pernas torcidas pro lado (cx. de roda!) e nem janela tem! É claustrofóbico!
Vc pretende viajar com todo esse povo? Não vai ter lugar para as mochilas. Colocar malas no meio dos bancos e passageiros, além de desconfortável é perigoso. Só com um bagageiro no teto! Que não tem nada de prático e eleva o centro de gravidade...
Vc pretende fazer trilha/passeios? Arrume um bom guincho, dumas 12.000lb... Já pensou no peso da barca lotada?
NHMO, isso só serve para fazer lotação, dentro da cidade... :mrgreen: E pra isso, uma Besta é melhor...
Se um dia eu tiver uma Rural ou Toyota (mesmo a Jipe Longo), vai ter só 4 bancos individuais... E quem ficar de fora, TMQSF... :mrgreen:

[]'s parpiteiros...

otaviofilho
14/07/2005, 14:16
Giovani, fica tranquilo. Como vc mesmo disse, opinião cada um tem a sua.

E ainda acrescento que "em se tratando de jipe, cada dono faz o que quer no seu". hehehe...

Uma Besta (além de mim?!?!) não resolveria meu problema pois preciso de tração, altura, potência, torque, robustez, etc.

otaviofilho
14/07/2005, 15:21
Segue abaixo a sequência em que os trabalhos foram realizados:

4/Jul: Fui buscar a Rural na MCR (Tucuruvi). Foi feito um reforço no chassi, desde a parede de fogo até o parachoque. Nas pontas, duas travessas foram soldadas, uma delas bem reforçada onde o parachoque foi fixado e agora suporta guincho. Na outra, dois calços para a carroceria pois o original que deveria ir ali não existia e provavelmente foi retirado em função da adaptação da DH.

5/Jul: Passei a manhã inteira na GRANPAR, uma empresa que só fabrica suporte de cilindro de GNV. O Chicão (chefe da fábrica) é quem ficou a manhã inteira desenvolvendo o suporte para os bancos traseiros bi-partidos. Procuramos imitar o esquema do assoalho do Classe A, para não ter que alterar a estrutura dos bancos e conseguir utilizar os recursos que eles originalmente possuem. Desta forma, rebater ou até retirar os bancos ficou muito fácil, igualzinho no Classe A. Terminamos os suportes perto do meio dia.

6/Jul: Novamente passei a manhã na GRANPAR, mas agora para o Chicão desenvolver o suporte de estepe embaixo do carro. Ele já tinha metade pronto, que iria ser usado na caçamba de uma S10 mas o dono nunca veio buscar. Cortou e fomos medindo, soldando, até conseguir um resultado satisfatório. Como entre o estepe e o assoalho do carro há o tanque de combustível, o ângulo de saída ficaria muito baixo mas o engate já me fazia perder ângulo suficiente para que o estepe em nada me prejudicasse.

7/Jul: Agora foi a vez do funileiro, o Wilson, que me fez o recorte na caixa de roda. Sem este recorte o bancos ficariam longe das janelas, e entre eles haveria apenas 5cm de espaço, impossibilitando o acesso dos passageiros ao banco traseiro. Retiramos 5cm de cada caixa, somente no local onde os bancos seriam encaixados. Retirei também o acabamento plástico do banco na lateral que ficaria perto da caixa, e o resultado ficou ótimo: 25cm de vão entre os bancos, espaço suficiente para um adulto como eu (1,80m; 87kg) passar sossegado.

8, 9 e 10/Jul: Descanso, levar a mulher no shopping, as crianças no cinema e no McDonalds, churras na casa dos amigos, etc... afinal de contas férias são para isto.

11/Jul: Na parte da manhã fui comprar os parafusos, o feltro, o revestimento emborrachado, o Wilson soldou o esquema de fixação do suporte de estepe e o mesmo já foi colocado lá embaixo. Como voltei na hora do almoço decidi deixar pra começar depois das 13hs. Arrancamos o banco traseiro e as laterais, raspei, varri e lavei o assoalho, fiz os novos furos para os bancos individuais e os furos dos suportes dos bancos traseiros. Neste último foram dois os maiores problemas: Alinhar os suportes pois os bancos (1/3 e 2/3) são separados, e os suportes também foram feitos separadamente. Outro problema foi para furar, já que o tanque fica logo abaixo do assoalho e pelo menos 3 parafusos ficariam inacessíveis para colocar a arruela e porca. Para isto, rebaixei o tanque uns 25cm soltando os dois parafusos de fixação traseiros e abaixando com o macaco jacaré, pois ainda tinha um meio tanque de alcool.

12/Jul: Depois do café fui para o carro, passei massa veda KPO nos furos que não seriam mais utilizados e também nos cantinhos da parte que fica dentro do forro. Pintei uma mão bem grossa de bate de pedra, esperei secar, recortei e colei o feltro nas laterais, depois no assoalho inteiro desde o porta-malas até os bancos do motorista. Em seguida forrei com o emborrachado e o mais difícil foi cobrir a curva da caixa de roda, mas dei um jeito. Coloquei os forros laterais, parafusei os bancos individuais e encaixei os bancos traseiros. Aproveitei para forrar com feltro o piso do motorista e passageiro, e ainda sobrou um pouco de material. A bisnaga de silicone, o veda KPO e o bate pedra foram a conta certinha. Terminei umas 19hs mas ainda deu tempo de tomar uma ducha e ir para o encontro de SBC para encontrar os amigos e tomar um conhaque, mesmo com aquela puta dor nas costas de ter ficado dentro da Rural quase dois dias inteiros...

Agora só falta colocar 4 cintos de segurança retráteis (nos individuais e nas pontas do traseiro), mas isto é simples de fazer.

A primeira impressão é muito boa, os bancos não fazem nenhum barulho, parece que o carro saiu da fábrica com eles. O traseiro são fantásticos, só quem conhece um Mercedez Classe A sabe o que estou falando. A estrutura é ótima, os bancos tem escamoteamento acionado por 4 amortecedores, então basta puxar uma alavanca que qualquer criança empurra eles para cima com um dedo apenas. Originalmente o traseiro possui 3 posições de inclinação do encosto. Há quase 20cm de sobra de cada lado, o que permite que seja colocado do lado esquerdo o macaco jacarezinho e do direito, sobre a curva do bocal do tanque, uma pequena caixa de ferramentas. O feltro também ajudou a reduzir significativamente o barulho no interior do veículo. O conforto agora é muito mais próximo de um carro de passeio. E como na MCR as molas foram arqueadas e TODAS as buchas foram substituidas, e os 4 amortecedores são novos, não há barulho nenhum na suspensão.

Assim que eu fizer a instalação dos cintos já começarei a providenciar a alteração da documentação junto ao Detran para colocar 7 lugares no documento do veículo, e poder viajar sossegado. Não acredito que terei problemas, pois o único inconveniente neste sentido seria a altura do assento até o teto que não poderia ser inferior a 65cm. De acordo com minha medição, da parte mais alta do assento até o teto são 80cm.

Não faço trilhas radicais, só trilhas leves e passeios (veja meu avatar...), com no máximo travessia de riachos ou piscinões razos. Não é que eu não goste, mas é que o veículo não é apropriado para este tipo de trilha. Um dia penso em ter um CJ só para esta finalidade.

E para quem fica se perguntando qual o objetivo desta alteração, viaje dentro de um Niva com 4 filhos + esposa e bagagem (veja última foto) que vc vai saber como é que eu me sentia antes!!!!

Estou à disposição para o esclarecimento de dúvidas a respeito desta alteração, é só perguntar! E agora, escolhendo as fotos que estou publicando, elas não demonstram a menor fração do trabalho (gratificante) que esta alteração deu...

Abraços,

otaviofilho
14/07/2005, 15:24
Só mais uma foto

Abraços,

Dado
29/07/2005, 16:04
Olá pessoal não entendo muito mas se na Towner cabem 7 pessoas acredito que na rural tb dá para colocar.
Vc pode colocar um jogo de banco da propria Towner

Cícero Franco
29/07/2005, 18:21
Dado, o negócio é que tu tem que levar num agente do Inmetro para eles aprovarem a adaptação e depois homologar a alteração no Detran.

[]s

lucas felipe
09/09/2005, 00:22
Seguinte galera... Se o problema é onde colocar as malas, vc's podem colocar bancos da S10 cab. ext. traseiros (dobraveis). Mas como toda adaptação tem suas qualidades e defeitos...
- Proporciona espaço ou lugares ao mesmo tempo
mas:
- é um pouco desconfortável :D

BrunoBB
09/09/2005, 08:37
All:

- Estepe embaixo do carro: abaixo do tanque ficaria muito baixo inviabilizando o uso no fora de estrada, dai um novo tanque foi projetado e instalado na mesma posição do tanque da Cachorro Louco e usando tubos mecânicos, a tranca da porta do Chevette e as travas e dobradiças da porta traseira da Doblô (um viva para os ferro velhos) foi feito um suporte para o estepe.

- 7 lugares na Rural: usei bancos da Sprinter, o capoteiro fez alguns cortes para encaixar, realmente o espaço para bagagem fica reduzido mas cabem mochilas atrás do último banco.

André-4WD
06/10/2005, 12:41
Otavio:
Poderia dar maiores dicas de como foi feito para colocares o guincho na mafalda? To pensando em por um 12500pro e to fritando os miolos para ver como faria. Se tiver fotos da adaptação, melhor!! :concordo:
gracias,
Andre

otaviofilho
02/09/2006, 11:54
gALLera, boa tarde!

Tô partindo para a mesma modificação na viatura atual, uma Band perua longa.

Estou querendo fazer algo com a mesma qualidade, porém mais simples. Estou pensando em usar no porta-malas o banco da Land Rover Defender (vide foto anexo) ou da Fiat Doblo (com a mesma função). Só que daí o acesso para estes dois bancos teria que se dar pela porta traseira, já precisaria de um degrau, etc... Ou então, afasto o banco traseiro que tenho na Band hoje (Fiat Marea) bem encostado na porta traseira, e no meio coloco dois individuais, que até podem ser os dobráveis já citados...

E o motivo de ter publicado novamente aqui é que se alguém souber dica de onde encontro os bancos acima citados, e puder fazer a gentileza de dar um toque, desde já agradeço.

Um abraço!

I2MF
03/09/2006, 19:01
Se colocar duas fileiras de bancos atrás 3/3, mesmo que sejam rígidos, qual é a dificuldade?

Não é possível que entre oito passageiros todos sejam tetraplégicos ou tenha problemas nas pernas e coluna.

Será que entre esses passageiros não haverá pelo menos três que possam "pular" para o banco de trâs?????

Dias
04/09/2006, 07:05
Fala Otávio, blz ?? Uma pena vc ter se desfeito da Mafalda. . . mas pelo menos, naum ficou sem um 4x4 . . heheh. . . dá uma olhada na seção dos classificados que, semana passada, tinha os 2 bancos traseiros do doblô a venda. . . .

[ ]´s e sucesso na nova empreitada.
Dias

SERGIO-HJR
04/09/2006, 14:09
Estava olhando outro tópico sobre as land, quando vi essas fotos:
http://rovering.squarespace.com/journal/2006/8/24/more-2007-defender-photos.html
da nova Defender, lembrei desse topico e resolvi postar aqui.
Reparem nas ultimas fotos com os bancos rebativeis quase iguais o da doblo.
Meu tio tinha uma caravan, e o estilo dos bancos era como os que vcs queriam montar,
dois bancos com um corredor com acesso a um de 3 lugares no fundo.
Que eu me lembre, o ultimo banco tinha trilhos e iam para tras e para frente, para dar um maior espaço atras, e os dois da frente giravam e saiam facilmente.
Tem outro carro, que eu nao me lembro direito e nao sei se era a caravan, mas ele tinha os trilhos dos bancos de 3 lugares ate na frente, entao quando vc tirava os dois do meio, vc podia chegar o banco com 3 lugares para a frente no lugar dos dois que estavam antes e assim ficando com um porta-mals imenso.
Esse dai de cima e bem legal
[]'s

otaviofilho
04/09/2006, 17:01
Irineu: Concordo contigo!!! Desde que NÃO haja interesse do proprietário do veículo em submeter à vistoria do Inmetro, órgão que, como já mencionei, vistoria outros 50 ítens de segurança, e que em relação aos bancos eles verificam se há conforto e segurança para o passageiro... No quesito segurança, entram (acho que também por curiosidade) 2 ou 3 vistoriadores no veículo (foi assim que fizeram na Rural), sentam nos bancos, colocam os cintos, e ficam chacoalhando tudo... Daí, uma fixação mal feita já faz com que o trabalho vá pro beleléu... Outro detalhe que eles avaliam é a dificuldade que os passageiros terão para entrar e sair do veículo... Sendo assim, sua sugestão do "pula-pula" já seria barrada... Vai que o veículo começa pegar fogo??? hehehe...