Ver Versão Completa : ajudem meu jeep, tah fumando e sem força
Luan de Brito
01/03/2011, 17:49
bom dia, tenho um Cj-5 6cc e ele está fumando bastante (fumaça é branca, parece mais aqueles carros mata mosquito), perdeu bastante força em ladeiras e está fazendo uns estouros no escapamento( parecendo uma Kombi velha).Tirei as velas dos cilindros 1 e 2 (se num me engano) e uma estava suja d olho e outra estava com bastante fuligem, mas não acredito q seja vela pois está fumando muito:parede:.Peço q me ajudem a intender o q está acontecendo.
ABRÇ
homerohermida
01/03/2011, 18:26
Mais isto começou "aos poucos" ou subitamente?
Luan de Brito
01/03/2011, 18:59
semana passada eu senti a perca de potência e no dia seguinte os outros sintomas apareceram
homerohermida
01/03/2011, 19:10
Então foi súbito. Dentre as possibilidades, pode ser anel de segmento quebrado, mas conselho aguardar mais algum tempo para que outros colegas do fórum dêem suas opiniões, pois só consigo me lembrar disto no momento.
Pedrão B.
01/03/2011, 19:36
Qual motor?
Se for BF, pode ser junta de cabeçote queimada.
[]'s
Gustavo Mascarin
01/03/2011, 22:10
Caro Luan, Fumaça e perca de força e estorando, esta subindo oleo nas velas, há alguns casos no motor BF de ser guia de valvula, mas na maioria dos casos, ou houve quebra de aneis, ou eles " viraram ".
Oque voce pode tentar fazer é colocar supressor nas velas, pode ser que ele rode mais algumas vezes, porem, o oleo continuara a subir, só impedira de sujar as velas oque ocasiona a perca de força, e ele vai continuar fumando.
Ou, o correto é abrir o motor...
abraçoss...
Acompanhado o Pedrão;
Junta !
[]´s
Robertux
03/03/2011, 00:20
Infelizmente ele não vai largar o hábito de fumar usando Nicotisol, nem vai recuperar a força tomando Biotônco Fontoura ou comendo espinafre.
Não vai ter jeito, você tem que tirar o cabeçote e examinar a junta como disse o Pedrão B. Reze para que seja ela.
Se não for, retire o carter, solte as bielas e veja se não é anel quebrado ou virado como disseram os colegas Homero e Gustavo. Não se esqueça que vc precisará de uma ferramenta especial para recolocar os pistões nas camisas.
Essas são as duas possibilidades mais prováveis e mais fáceis e baratas de se reparar.
Se não for nenhum dos dois parta para o cabeçote, guias e retentores de vávulas, não se esqueça que as válvulas de escape são no bloco.
Se depois de revisados guias e retentores e feito o assentamento das sedes não resolver, então sente e chore porque provavelmente é caso de retífica completa, aí, prepare o bolso para gastar algo por volta de 3 a 4k.
Eu recomendo fazer logo, porque se for anel quebrado ou virado e riscar a camisa voce terá que retificar e só o jogo de pistões está por volta de 800 a 900 reais.
fernando pelegrini
04/03/2011, 21:01
Infelizmente ele não vai largar o hábito de fumar usando Nicotisol, nem vai recuperar a força tomando Biotônco Fontoura ou comendo espinafre.
Não vai ter jeito, você tem que tirar o cabeçote e examinar a junta como disse o Pedrão B. Reze para que seja ela.
Se não for, retire o carter, solte as bielas e veja se não é anel quebrado ou virado como disseram os colegas Homero e Gustavo. Não se esqueça que vc precisará de uma ferramenta especial para recolocar os pistões nas camisas.
Essas são as duas possibilidades mais prováveis e mais fáceis e baratas de se reparar.
Se não for nenhum dos dois parta para o cabeçote, guias e retentores de vávulas, não se esqueça que as válvulas de escape são no bloco.
Se depois de revisados guias e retentores e feito o assentamento das sedes não resolver, então sente e chore porque provavelmente é caso de retífica completa, aí, prepare o bolso para gastar algo por volta de 3 a 4k.
Eu recomendo fazer logo, porque se for anel quebrado ou virado e riscar a camisa voce terá que retificar e só o jogo de pistões está por volta de 800 a 900 reais.
Veja se baixou o nivel da agua do radiador. Veja tb se o oleo do motor esta contaminado. Quando queima a junta, a agua do radiador vai embora...
se nao baixou, é anel na certa.
Eu apostaria nisso e abriria o motor logo.... do jeito que vc falou, vai ter que abrir mais cedo ou mais tarde....
Pablo.pinto2007
05/03/2011, 09:37
Vou botar meu dedo também....
Não entendo muito do BF... mas pelo visto... foi pro saco... e caso não seja apenas cabeçote (isso já me aconteceu, com meu motor AP, queimou a junta devido falta d'água e eu fiquei "tentando" colocar ele no tempo, aí fiz logo a retífica completa), sim voltando ao assunto... mas a meu ver se você vai retificar ele completo e vai gastar 3 a 4k eu não faria, procuraria um 6 cil da GM moderno.. (não custará mais que 2 k) e faria a adaptação... e gastaria em torno de 1k a 1,5k... na boa, ficaria com um motor melhor, com praticamente o mesmo consumo e dava um up legal na máquina!!!
Abração!
vladimirsilva
05/03/2011, 19:06
Vai uma ajudinha. Luan, dê uma olhada no anexo, têm duas situações que realmente só você pode identificar e boa sorte.
Lucas Nassif
05/03/2011, 19:30
É simples, motor fumando suja vela e ela para de faiscar como deve. Um ou mais cilindros falha, o motor perde força e dá tiro mesmo.
Se você trocar as 6 velas, os 6cil voltam a trabalhar normalmente, mas como o motor ainda vai tá fumando, com poucos dias de uso tudo se repete.
Não vai ter jeito, terá que abrir o motor. Junta de cabeçote não tem nada a ver com o motor fumando. Se tá subindo óleo para a câmara de combustão, são os anéis gastos, virados ou quebrados.
Junta queimada só faz perder força e esquentar. Fumacê é outra coisa, já citado acima!
[]`s
Pedrão B.
05/03/2011, 21:41
Vamos aguardar o retorno do amigo!
Sigo firme na minha teoria, valendo uma garrafa de Glacial quente!
[]'s
Robertux
06/03/2011, 10:37
Abri meu BF na sexta feira, ele tava dando uma fumadinha de leve quando espichava a marcha, quando forçava num atoleiro, por exemplo, ele fumaceava como o fumace do mata dengue. Fiquei surpreso, a camisa está perfeita, os aneis raspa óleo estavam colados, provavelmente pelo motor ter ficado parado por mais de dez anos, vou dar uma leve brunida nas camisas e trocar os aneis, retificar o cabeçote, o virabrequim, que estava bem ruim, a pressão do óleo chegava a zero com o motor quente, chegando a acender a luz do óleo em marcha lenta, dar uma verificada no comando de válvulas e uma revisada no carburador. Acho que deve ficar bala por mais uns 10 anos (exceto o carburador), depois disso quem estará precisando de retífica provavelmente serei eu.
Luan de Brito
09/03/2011, 17:11
valeu pela ajuda d todos! vou ir no mecanico agora depois do carnaval e depois conto como foi a "facada" q vou levar
abrç
matrakaum
11/03/2011, 19:42
O único "se" na troca do motor é que vai ter de trocar o câmbio tb.
Está definido, ao menos é o que aprendi aqui no fórum, que o câmbio original não aguenta o 6cc GM...aí mais 1k em um bom câmbio e mais sua adapção.....já ficou mais caro que a retífica.
No meu caso, vou trocar o motor mas, tb, não sei qdo....já decidi...vou meter um motor diesel. Já que tem que gastar vou enfiar o pé-na-jaca e ficar livre do carburador.
Robertux
11/03/2011, 23:43
Abri meu BF na sexta feira, ele tava dando uma fumadinha de leve quando espichava a marcha, quando forçava num atoleiro, por exemplo, ele fumaceava como o fumace do mata dengue. Fiquei surpreso, a camisa está perfeita, os aneis raspa óleo estavam colados, provavelmente pelo motor ter ficado parado por mais de dez anos, vou dar uma leve brunida nas camisas e trocar os aneis, retificar o cabeçote, o virabrequim, que estava bem ruim, a pressão do óleo chegava a zero com o motor quente, chegando a acender a luz do óleo em marcha lenta, dar uma verificada no comando de válvulas e uma revisada no carburador. Acho que deve ficar bala por mais uns 10 anos (exceto o carburador), depois disso quem estará precisando de retífica provavelmente serei eu.
Ferrou, desmontei o motor e levei na retífica, o bloco está trincado e o cabeçote empenado e não dá pra plainar porque já está na última medida, então ferro velho para ele. Não sei se coloco um OHC ou um AP.
Lucas Nassif
12/03/2011, 00:33
Por que não um GM 151?
fernando pelegrini
12/03/2011, 11:46
Acompanho o voto do Lucas
GM Opala, baixa manutenção e facil adaptaçao.
Robertux
12/03/2011, 23:43
Realmente o GM 151 é um dos motores que costumo recomendar quando pedem minha opinião sobre adaptação de motores no CJ. Com um câmbio de Chevette então fica excelente, mas eu, particularmente, não gosto desse motor, questão pessoal, acho que tem um funcionamento quadrado, marcha lenta irregular e barulhento, parece uma máquina de costura. Embora tenha um bom torque em baixa, proporcione uma boa velocidade final para o jeep, seja relativamente econômico, de custo de adaptação e manutenção baixos eu não seria feliz com um GM 151 sob o capô do meu jeep. Comprei um Ford 3000 do Maverick e tava bixado, devolvi, tentei retificar o meu e também estava detonado. Comprei um Ford OHC Georgia 2.3, da última geração, com carburador de corpo duplo, ignição eletrônica de fábrica e retentor no mancal trazeiro. Desmontei todinho hoje, segunda feira vou levar na retífica, se der retífica este será o motor do meu Jeep.
ae parceiro olha se n tem nada de errado com distribuidor... o meu tava sem força, so n tava fumaçando... mas tava uma zuada estrana... da uma olhada ver se n é isso.. falou
Luan de Brito
13/03/2011, 14:15
ae parceiro olha se n tem nada de errado com distribuidor... o meu tava sem força, so n tava fumaçando... mas tava uma zuada estrana... da uma olhada ver se n é isso.. falou
pode ser isso também, mas o meu esta fumando, entâo esta queimando óleo em algum lugar onde não deveria. mas valeu pela ajuda vou dar uma olhada nisso também
Alexandre Jeep Vermelho
28/04/2011, 15:44
Olá Roberto, também tenho um CJ5 6cc com os mesmos problemas citados, mais comum impossível, não? rssss. Você já instalou o Georgia no seu CJ? ficou bom? Aproveito para perguntar se já mandou seu BF para o ferro velho, pois estou buscando uma ignição eletrônica para o meu, você tem? já vendeu?
Abraço
Alexandre, tenho um distibuidor eletronico completo, com chicote e módulo, caso tenha interesse posso vender.