PDA

Ver Versão Completa : S10 com 235/85 R16?



DanOnTuba
06/05/2005, 01:03
Gostaria de agradecer a todos, neste meu primeiro acesso, pelas boas idéias e dicas neste forum. Fico especialmente feliz com todos que contribuiram sobre o tema de suspensão e pneus para a S10, que realmente é o ponto fraco da caminhonete.

Nos próximos dias vou experimentar a idéia do Bianor (o "batente ativo" - http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3029). Me parece interessante.

Àqueles interessados em molas de borracha, vale a pena dar uma olhada no site http://www.timbren.com/ Alguém já experimentou? Cada par custa US$150. Por enquanto, tento os batentes da pickup Corsa, que custaram R$13 cada...

Ah, e agora para a eterna questão de pneus:

Como muitos no forum, gostaria de colocar os pneus de 31 polegadas da BFGoodrich, mas alguns já indicaram que ele é bastante problemático. Gostaria de saber se as 2 polegadas ganhas com um body lift ou kit de suspensão resolve?

Pessoalmente, prefiro um pneu mais alto, mas não necessariamente mais largo. Por isso, pergunto se alguém já experimentou com o tamanho 235/85 R16? Ou seria o 30x9.5/15 o maior pneu que definitivamente não é problemático na S10?




Aqui seguem algumas relações de diâmetro e largura que calculei usando os sites: http://www.car-videos.com/info/tirespecs.asp e http://www.bfgoodrichtires.com/assets/pdf/all_terrain_ta_kd.pdf

tudo em polegadas (sorry):

---- pneu --- diâmetro ---largura
225/75/15 --- 28.3"
235/75/15 --- 28.9" --- 9.1"
265/70/15 --- 29.6"
30x9.5/15 --- 29.5" --- 9.5"
31x10.5/15 --- 30.7" --- 10.5"

235/85/16 --- 31.7" --- 9.3"

Agradeço antecipadamente as opiniões.
Daniel

CLAUDIO-RIECK
06/05/2005, 01:17
Caro Danon,

O maior problema na S10 não é o diâmetro dos pneus, mas sim a largura. Os pneus 31x10,50 cabem sem maiores modificaçoes, já usei na minha sem body lift.

Atualmente estou rodando com 33x12,50 na traseira e 31x10,50 na dianteira, com o Body Lift de 3''. O problema é que não existem rodas com off set apropriado para instalar pneus grandes e largos na S10........

Eu acho que esse pneu 235/85 R16 caberá sem problemas na S10 sem a necessidade de body lift, só apertando as barras de torção e colocando jumelos maiores na traseira deve resolver. Mas sempre lembrando que apertar as barras de torção para ganhar altura na dianteria tem algumas desvantagens......... tem que pensar pra ver o que compensa.

DanOnTuba
06/05/2005, 13:23
Claudio, a princípio, pensei como você: a largura de 10.5" do 31 é o fator que causa problemas na S10. Me lembrava que há muitos anos a BFG fabricava um 31x9.5, o que talvez seria ideal, mas este não existe mais. Hoje, só vejo um 33x9.5R15. No passado, já tive um Jeep com os BFG 33x12.5 R15, mas para mim as desvantagens (consumo, drag, inércia, custo de modificações, problemas imprevisíveis das modificações) contrapesam negativamente para um veículo de uso diário.

Se fosse possível sem modificar a S10 com um body lift ou kit de suspensão, estava considerando o uso de rodas de 16".

As desvantagem é que há menos escolha de pneus em rodas 16, sem dúvida.

A vantagem é que o 235/85 R16 (que é um pneu de 31" diâmetro e 9.5" de largura) efetivamente levantaria a altura da diferencial pelo menos 2" comparado com um 235/75 R15...talvez sem raspar no chassis.

Daniel

CLAUDIO-RIECK
06/05/2005, 18:55
Daniel,

Dá pra colocar os pneus 31x10,50 sem muitas modificações sim, eu já usei na minha e vejo várias S10 rodando com 31 aqui em porto alegre.

Te aconselho a procurar um jogo de pneus 31 com meia vida, pra não gastar muito, e instala na S10 pra ver como fica. Aí então tu faz as modificações necessárias para não raspar.

Na traseira é uma barbada, serviço de 30 min em um moleiro ou então substitui os jumelos por outros maiores, tb é barato.

Na frente tu aperta as barras de torção, faz cambagem e alinhamento e aí vê como fica......Se a suspensão ficar muito dura e sem curso dá pra inverter a posição dos pivôs superiores que ganha uns cm de altura.


E uma pergunta: Tu mencionou um pneu na medida 33x9,5 R15 !!!???

Isso existe mesmo??? Eu nunca vi..... Se existir quero um jogo para a minha S10..... Era a medida que eu precisava...

Abraços.

Bianor
06/05/2005, 21:18
DanOnTuba, Legal o site da Timbren o batente da pick-up Corsa é bem mais em conta mas estes parecem mais eficientes. Por aqui onde voce acha os Timbren por aqui?

DanOnTuba
06/05/2005, 23:25
Claudio, Obrigado pelas dicas. Já "maximizei" a suspensão dianteira na barra de torção, mas ainda vou investigar a sua dica dos pivôs. Sim, pelo menos nos EUA existe o BF Goodrich na medida 33x9.5 R15. (veja link acima) Tenho lido que há demanda por este pneu, alguns argumentam que seu desempenho é até melhor na lama e na neve do que o 33x12.5...

Bionor, as "molas de borracha" timbren usadas para auxiliar a suspensão original parecem boas. A companhia desenvolve a tecnologia há 30 anos. Estou curioso também. Não creio que há revendedor no Brasil, assim teriamos que comprar diretamente. Teria mais comentários sobre o seu batente? Está funcionando bem? Teria algum efeito negativo para relatar?

Bianor
07/05/2005, 07:52
OK o batente funciona bem até hoje, apenas dou um giro de vez em quando para evitar desgaste desigual na extremidade de contato pois a do batente é plana e a do braço da suspensão e curvo. Mas posso afirmar que funciona muito bem.
A proposito do que voce me mostrou estou interessado em investigar se eu colocar um batente de um material mais duro no que vai acontecer.
Lembrando que a ideia do batente me ocorreu depois de olhar a "novidade da Ranger 2005 que tem um igualzinho.
Sds

DanOnTuba
07/05/2005, 12:42
talvez seria mais útil colocá-los em outro tópico, mas em anexo segue o manual da timbren. a "mola" dianteira do kit é de 2.75" (note o adaptador) e a treseira é de 3.75". Mas eles fabricam centenas de medidas maiores.

cristiano
07/05/2005, 18:02
Eu tive uma S10 que coloquei os 265 75 R15... ficaram bem legais... só com isso aumentou muito o centro de gravidade e ela perdia muita estabilidade em curvas...

Bianor
08/05/2005, 07:21
Prezado lembrei que eu fui no salão do automóvel e vi uma Blazer blindada, como é muito pesada a solução dos caras foi adaptar um Air Bag, mola a ar, na suspensão dianteira, segue as fotos para voce ver como ter dinheiro sobrando facilita as coisas.
Sds

DanOnTuba
08/05/2005, 12:34
Belas fotos, obrigado. Eu acharia uma opção legal, se não fosse o preço.

Liguei para o pessoal da maxijet aqui em SP http://www.maxijet.com.br/ e um par de bolsas está saindo por 1800 dinheiros locais (este é o preço do esquema mais básico sem compressor e mangueiras, etc) - não inclui a instalação.

A vantagem principal do sistema é poder regular a pressão e compensar por uma carga maior. A desvantagem é a possibilidade de uma ruptura.

Pessoalmente, acho que o cálculo de custo/benefício favorece as molas de borracha timbren, saindo por 375 reais o par (ou no "batente ativo Bianor") :wink:

Walter L. L. Casitta
08/05/2005, 17:18
Liguei para o pessoal da maxijet aqui em SP http://www.maxijet.com.br/ e um par de bolsas está saindo por 1800 dinheiros locais

Tem certeza? Nos compramos dessas bolsas na Maxijet por R$80,00 a pouco mais de um ano atrás... A mais cara custava R$180,00.

DanOnTuba
09/05/2005, 01:15
já que a diferença é tão grande, deve haver um equívoco :( ... o preço que você cita é bem mais razoável por uma bolsa de borracha. Vou enviar um email para confirmar.

por favor faça alguns comentários. Gostou do sistema? São bem resistentes? Consegue nivelar a caçamba quando carregada usando mais pressão?

Walter L. L. Casitta
09/05/2005, 09:40
Essas bolsas foram instaladas na suspensão de um hot rod Chevrolet 39 de um amigo. As molas convencionais não foram usadas, só essas bolsas.
Liguei agora pra esse meu amigo que esta montando outro 39 e ele disse que as bolsas devem estar custando agora em torno de R$250,00.
O sistema é perfeito, ele usou 2 tanques de extintor de incêndio como reservatório.
O pessoal do hot rod daqui de BH, quando tem espaço eles usam bolsas usadas de ônibus. Uma bolsa usada de ônibus, segundo esse meu amigo sai em torno de R$100,00.

O grande problema de usas essas bolsas nos picapes é que não dá pra conseguir um a bolsa que não limite o curso da suspensão traseira. Nos já rasgamos duas dessas bolsas tentando instalar numa Toyota Bandeirante.

João Pedro
22/05/2005, 17:17
DanOnTuba,
Prezado.
Estou sempre acompanhando as discussões sobre o eterno problema da S10 (alturaxsuspensãoxpneus). Difícil encontrar uma saída barata, segura e que não incorra mudanças na dinâmica da discutida suspensão da S10.
Quando li que vc pensou em adotar rodas de 16" (e logo vc expôs que também é difícil achar bons pneus para rodas nessa medida), bateu direto no meu problema.
Minha S10 já veio de fábrica com rodas de 16". Ai é que mora meu problema, pois pneus com as medidas 235/70/16 nem pensar.
Já recebi alguns conselhos sobre mexer na suspensão, inclusive com a inevitável troca dos amortecedores originais por outros de melhor performance, mas sempre adio o feito face aos custos, implicações possíveis na estabilidade, freios e consumo e pela relação custo/benefício que me traria.
Dentro do meu pensar de muar, fico acreditando que, uma simples troca de pneus com diâmetro maior, faria aumentar um pouco a relação de altura do solo. esse é um problema detestável que acho nela, visto que sempre ando "raspando" quando estou passando em umas estradas "complicadas" nos fins de semana. Isto sem falar que a tração dos pneus originais são uma piada.
Bom, o fato é que vc citou as medidas 235/85/16, que talvez possa ser aproveitada nas rodas originais.
O que eu gostaria de saber é se o amigo efetivou essa experiência, quais foram os resultados e se ocorreram implicações outras no conjunto suspensão, freios (estabilidade etc)? Se foi positiva a troca eu procederei também, pois, se a S10 já tem a frente de avestruz, com esses pneus que vieram nela piorou.
João Pedro - S10 CDTD 4x4 Executive

DanOnTuba
25/05/2005, 14:53
Prezado João Pedro,

Desde que comprei a S10 em 2002 (CS 4x4 diesel) senti a necessidade de modificar a suspensão excessivamente macia. Como você, adiei as modificações por causa de custos. :?

Acho absolutamente imprescindível a troca dos amortecedores originais. Na minha opinião, eu pensaria nos amortecedores antes de pneus, se for possível. Há alguns anos, usei bons amortecedores (rancho) em outro 4x4 e não há efeitos negativos - muito pelo contrário. Aqui no Brasil, parece que o amortecedor de qualidade mais "barato" é o HDS vendido pelo Wallace deste forum por R$220 cada.

É lamentável que o governo brasileiro tributa tanto, pois os Ranchos passam a ter um valor exorbitante de R$350 cada. Nos EUA, eles vendem por volta de R$150. Outro aspecto lamentável é que empresas brasileiras não tem a capacidade de produzir um amortecedor de qualidade, mas isso é outro assunto...

Não investiguei o custo dos Bilsteins ainda. Talvez alguém no forum saiba... Parece que esses estão sendo vendidos bem mais do que os Rancho nos EUA.

Já foi discutido bastante nivelar a frente da S10 na barra de torção. Não é difícil e proporciona vários centímetros a mais de altura do solo. Faça isso quanto antes :!: A próposito, coloquei o batente sugerido por Bianor e estou gostando dos resultados. Penso em eventualmente comprar as molas da timbren.

Quanto o cálculo de custo/benefício de uso de rodas maiores, é difícil oferecer uma resposta objetiva. Depende das suas preferências e propósitos. Não tenho dúvida que haverá um pouco mais de consumo de diesel, mas o pior para mim é a mudança nas relações das marchas. Eu adoro motores diesel, mas não gostaria de exacerbar a sua lerdeza colocando pneus com diâmetros acima de 31" ou larguras maiores que 10 polegadas.


pois pneus com as medidas 235/70/16 nem pensar.

Como assim?


Acabei desistindo de fazer a tentativa com os 235/85/16, principalmente porque teria que comprar as rodas. Se tivesse rodas 16, creio que faria a tentativa. Calculo que esta combinação de roda e pneu proporciona uns 8cm de altura no eixo (comparando com os meus originais).

Entretanto deve-se levar em consideração que haverá a diferença de quase 11% no diâmetro (comparando com os originais) fica basicamente no limite da sensatez para um S10 original.

Faça os cáculos de pneus aqui:

http://www.1010tires.com/TireSizeCalculator.asp

Estou pensando que o compromisso ideal entre consumo/custo/performance está no tamanho 255/75/15 - idêntico à medida 30".


sem falar que a tração dos pneus originais são uma piada

De fato, são péssimos. Tenho usado os pneus Super MTR (cópia do Goodyear MTR) do Pneus Botta há mais de um ano e 15.000 km. (http://www.pneusbotta.com.br/produtos.htm) A despeito de alguns comentários negativos no forum, achei eles bem feitos.

Experimentei com estes porque o custo totalmente absurdo de pneus no Brasil está fora de qualquer realidade econômica deste país. Compensa fazer uma viagenzita ao Paraguai, sem dúvida nenhuma.

Pensa em fazer a tentativa com os 235/85/16?

Daniel

João Pedro
25/05/2005, 15:18
Obrigado Dan.
O Wallace já havia me explanado sobre amortecedores que, sem embargo, com certeza será meu primeiro passo. Realmente, as peças no Brasil são de 3º mundo com preços de Plutão. O Wallace também indicou os HDS e eles estão em minha mira, rss.
Quanto aos pneus eu quis dizer que as medidas originais da minha são de 235/70/16 e que com elas não se acham bons pneus. Contudo, sendo elas de 16" talvez comportassem o 235/85/16. O fato é que eu não teria que comprar rodas novas. Porém, vc cita que estarei, com essas medidas do "85", no limite da S10. Acho a S10, ainda, e apesar dos pesares, uma boa relação custo/benefíco, mas temo os arroubos sem uma maior preparação, coisa que não está dentro das minha perspectivas.

DanOnTuba
25/05/2005, 16:01
Sim, acho que não deve apresentar problemas já que usa rodas 16, pois é pouca a diferença entre o 235/70 e o 85 (+35mm)...gostaria realmente de tentar para ver. :wink:

João Pedro
25/05/2005, 18:38
Estou consultando a Michelin/BFGoodrich para ver essa possibilidade, pois como sempre a montadora se esquiva.
Também tentei um cto com aquela preparadora autorizada da GM em Minas (cujo nome agora não me vem à lembrança). Contudo, parece que eles não estão nem ai ou o endereço eletrônico dos caras está sob o comando do PTB.

DanOnTuba
26/05/2005, 12:31
se o senhor decidir experimentar com o 235/85 após a consulta, por favor mande fotos e teça alguns comentários sobre a mudança.

João Pedro
27/05/2005, 03:00
OK Dan!
Farei sim, estarei consultando novamente àquela preparadora de Minas da qual citei (dessa vez via tel).
Assim que tiver informações pertinentes repassarei e, se implementá-las na minha "destemida", veiculo às fotos.


SIM! Ao desarmamento da vagabundagem dos traficantes e facínoras.
O estado pode não fazer 100%
Mas o cidadão de bem TEM o DIREITO de se defender.
Paz e Liberdade, com Responsabilidade e Segurança