PDA

Ver Versão Completa : Problema de freio na Ranger ltd 2006

Ranger2006
01/03/2011, 10:36
Pessoal, estou precisando de uma pequena ajuda pra solucionar um problema q começa a me preocupar.

A alguns dias atras, ao parar no sinal vermelho, com a camionete quase chegando a imobilidade, bem devagar, senti o pedal diferente, como se ele tivesse empurrado o pé q o acionava de volta, seguido de um pequeno ruído.

Ao descer a rampa da garagem exatamente o mesmo sintoma.

Desconfiei q as pastilhas, mesmo tendo sido trocadas a pouco tempo tinham chegado ao fim. Levei na oficina e o mecanico disse q tinha soltado uma chaveta e gasto um cantinho da pastilha de uma das rodas. Trocou as duas pastilhas e o problema continuou. Exatamente como antes. A troca das pastilhas não mudou em nada.

Esse problema não é sempre q faz. Testei ela na rodovia e freando forte em velocidade de 100 por hora, por exemplo. Ela segura de modo normal.

Esse problema dá sempre em baixa velocidade. Com ela quase parando. Não é sempre q faz. Mais comum qdo ela está quase parando, quase na imobilidade freando suavemente. Como se estivesse no anda e para de um congestionamento, ela vai fazer isso qdo esta parando atras do carro da frente. Ou em alguma descida íngreme. Sempre qdo ela está quase na imobilidade.

O freio volta, fica meio duro, faz uns pequenos ruidos e nessa perde a ação. Como se ela perdesse bastante da força do freio nessa situação.

A um tempo atrás ela fazia um ruido, como se fosse um grilo. Como se a cada volta q a roda desse, raspasse o disco na pastilha, ou alguma coisa raspasse no disco. quick, quick, quick......O mecanico conferiu pastilhas , rolamentos etc e não descobriu nada. Não sei se tem alguma coisa a ver com a outra. Quem sabe algum sensor de abs danificado.

Se for ficar trocando peças sem saber ao certo onde esta o problema, como o mecanico fez com as pastilhas vou me ferrar. Por isso estou pedindo a ajuda.

Se teria um modo de desligar o ABS pra testar se pode ser problema nele etc....

Se alguém puder me ajudar fico agradecido.

abs

Ranger2006
01/03/2011, 10:40
Lembrei agora e talvez seja interessante para o diagnostico do problema q ontem, estava chovendo e asfalto liso, então(desconfiando do ABS) aproveitei pra fazer mais um teste... de umas 3 vezes q freei forte, tipo pra arrastar pneu, ela fez o mesmo problema. O pedal ficou duro, vibrou um pouco e parou a camionete. Exatamente o mesmo sintoma q ela fez freando suavemente e com ela quase na imobilidade.

Walter L. L. Casitta
01/03/2011, 10:46
Você tem que verificar se não existe empeno no eixo traseiro. Se estiver ok, troca as lonas de freio, mas por outras de boa qualidade de preferência originais.

Carlos A. C. Azevedo
01/03/2011, 10:54
Já verificou o hidrovácuo e/ou o cilindro mestre? como esta o nivel do oleo de freio?:pensativo::pensativo::pensativo:

Ranger2006
01/03/2011, 11:01
O nível de óleo está ok.

Existe algum teste pra saber das condiçoes do hidro vacuo?

Carlos A. C. Azevedo
01/03/2011, 11:20
O nível de óleo está ok.

Existe algum teste pra saber das condiçoes do hidro vacuo?

Leia isto http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=44&edid=5 está bem explicado.

:concordo:

Ranger2006
01/03/2011, 13:42
Leia isto http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=44&edid=5 está bem explicado.

Obrigado. Vou ler sim. Como complemento, conversei com o mecanico agora a pouco e ele relatou q uma borracha q fica na frente daquele tambor do hidrovacuo estava arrebentada e entrou agua da chuva dentro. Ele retirou a água, (acho q trocou o fluido), trocou a borracha. Disse q eu andasse mais uns dias assim e retornasse pra sangrar os freios. Caso não melhorasse o problema seria nesse hidrovacuo.

Carlos A. C. Azevedo
01/03/2011, 20:29
Obrigado. Vou ler sim. Como complemento, conversei com o mecanico agora a pouco e ele relatou q uma borracha q fica na frente daquele tambor do hidrovacuo estava arrebentada e entrou agua da chuva dentro. Ele retirou a água, (acho q trocou o fluido), trocou a borracha. Disse q eu andasse mais uns dias assim e retornasse pra sangrar os freios. Caso não melhorasse o problema seria nesse hidrovacuo.

Rapaiz, se entrou agua no hidrovácuo, isso quer dizer que ele já não ta mais exercendo a função normal dele, pois, ele tem que trabalhar em vácuo, e se tiver outra coisa lá dentro irá atrapalhar no funcionamento e mesmo que ele tirasse toda a agua lá de dentro, ele poderá nunca mais funcionar do mesmo jeito...
Neste link tem muita coisa sobre hidrovácuo, mas seria bom também, se voce verificasse o estado do cilindro mestre do freio, que fica cravado no hidrovácuo, pois se ele estiver ruim pode também fazer umas graças...
:concordo::concordo::concordo:

Ranger2006
02/03/2011, 15:42
Rapaiz, se entrou agua no hidrovácuo, isso quer dizer que ele já não ta mais exercendo a função normal dele, pois, ele tem que trabalhar em vácuo, e se tiver outra coisa lá dentro irá atrapalhar no funcionamento e mesmo que ele tirasse toda a agua lá de dentro, ele poderá nunca mais funcionar do mesmo jeito...
Neste link tem muita coisa sobre hidrovácuo, mas seria bom também, se voce verificasse o estado do cilindro mestre do freio, que fica cravado no hidrovácuo, pois se ele estiver ruim pode também fazer umas graças...
:concordo::concordo::concordo:

Certo.

Muito interessante e bom o link. Deu pra ter uma boa idéia sobre o funcionamento do sistema.

Mas trocando em miúdos. Acha q esses sintomas q relatei provavelmente sejam coisa do cilindro mestre ou do hidrovácuo?

Carlos A. C. Azevedo
02/03/2011, 21:00
Certo.

Muito interessante e bom o link. Deu pra ter uma boa idéia sobre o funcionamento do sistema.

Mas trocando em miúdos. Acha q esses sintomas q relatei provavelmente sejam coisa do cilindro mestre ou do hidrovácuo?

Amigo, sobre o hidrovácuo eu não posso te afirmar nada, mas sobre o cilindro mestre, se pisar no pedal do freio ele vai embora, e tem que pisar de novo pra poder segurar a pressão se ele conseguir segurar mesmo...:concordo::concordo:

Walter L. L. Casitta
02/03/2011, 21:48
Os sintomas de cilindro mestre ou hidrovacuo defeituosos não tem nada a ver com o que foi relatado. O mais provável é que esse problema seja causado um disco de freio ou o eixo traseiro empenados.

Quando isso aconteceu na minha Ranger, tive que trocar um semieixo.

Nava
04/03/2011, 11:51
Parece algo no ABS. Tire o fusivel dele. Ele fica inativo e a luz do painel vai acender. Rode e veja e se mantém os sintomas.
Verifique também se nao tem sujeiras nas rodas dentadas do ABS em cada roda. O sensor tb fica numa posição quase raspando a roda dentada...pode ser dali o barulho.

O barulho da roda tem algo a ver com o freio ruim ou é conincidencia de defeitos...

Ranger2006
14/03/2011, 17:34
Parece algo no ABS. Tire o fusivel dele. Ele fica inativo e a luz do painel vai acender. Rode e veja e se mantém os sintomas.
Verifique também se nao tem sujeiras nas rodas dentadas do ABS em cada roda. O sensor tb fica numa posição quase raspando a roda dentada...pode ser dali o barulho.

O barulho da roda tem algo a ver com o freio ruim ou é conincidencia de defeitos...

Pois é....meu irmão freou o carro dele dentro da lavoura meio na lama e segundo ele, fez o mesmo ruído e sintoma que esse meu freio está fazendo. (Dei a camionete pra ele dar uma volta).

Tinha pensando em um modo de desligar esse ABS, mas meu mecanico falou q achava q não dava.... Ele tbém me falou q em 4x2 o cardã dianteiro não girava, oq me fez perder totalmente a confiança.

Pra eu achar o fusivel devo consultar o manual e localiza-lo certo?

Ranger2006
14/03/2011, 22:02

Achei a caixa de fusíveis e localizei o fusivel do ABS, até se alguem puder conferir, é o numero 7. Um fusuvel de 5 A. Pelo manual ele é responsavel pelo ABS e tração 4x4.

Mas não consegui tirar ele. Não tinha a ferramenta na tampa da caixa de fusivel. Não quis forçar. Como faz pra tirar ele?

Imperador!
14/03/2011, 22:10
Achei a caixa de fusíveis e localizei o fusivel do ABS, até se alguem puder conferir, é o numero 7. Um fusuvel de 5 A. Pelo manual ele é responsavel pelo ABS e tração 4x4.

Mas não consegui tirar ele. Não tinha a ferramenta na tampa da caixa de fusivel. Não quis forçar. Como faz pra tirar ele?
É só encaixado... não tem nenhum truque para abrir.

Ranger2006
15/03/2011, 09:11
É só encaixado... não tem nenhum truque para abrir.

A tampa da caixa de fusivel retirei.

Meu problema ficou no Fusivel q é bem pesado pra remover. Então não quis forçar. No manual fala q tem uma especie de chave pra retirar os fusiveis. Essa chave deveria(pelo q entendi) estar na parte interna da tampa da caixa de fusível. Mas lá não tem nada. Posso puxar o fusível com vontade?

Só pra conferir. Imaginando q tem um passageiro sentado no banco dianteiro. Essa caixa de fusivel estaria ao lado do pé direito dele, certo? Na parede lateral.

Edintruder
15/03/2011, 12:55
Alicate de bico fino. Pega o fusível firme e puxa.

Ranger2006
15/03/2011, 23:13

Cara, acho q vc matou a questão!!

Puxei o fusível com uma alicate e o retirei. Fica acesa a luz do freio de estacionamento e do ABS.

Dei uma pequena volta com ela e não apresentou mais o problema no freio. O tanque está meio seco, então não quis andar muito. deixei baixar do um quarto, e já acendeu a luz do combustivel. Tem q abastecer pra andar mais e farei isso amanhã ou quinta.

Mas cara, incrível, chego a ficar emocionado. Tanto q me incomodou esse bendito barulho, tanto q me deu nos nervos esse freio e meu mecanico falando q tava filé.......PQP...

Notei q ela sem esse fusivel a pkkp fica pulando, parece q a gente não sabe dirigir.

Maaassssss, eu confirmando q desapareceu mesmo o problema do freio, o próximo passo seria procurar outro mecanico e pedir pra ele desmontar o cubo? Seria isso? o Provavel problema seria o sensor do ABS estar pegando em alguma coisa, por isso o ruído e esse sensor ter sido danificado, por isso o problema no freio.

Mais uma vez parabéns amigo. Espero q possa me ajudar até q eu resolva o problema totalmente. Se bem q vc já fez muito. Q dica certeira.
Cara, pensar q estava ate pensando em vender essa camionete por causa dessa droga de barulho e desse freio.....E o fio da mãe do meca querndo trocar o hidrovacuo. Já me trocou as pastilhas sem necessidade. Assim o cara me quebra financeiramente e me deixa com o problema.....rs

Abençoado seja esse fórum.

Obrigado irmão. Obrigado mesmo.

Carlos A. C. Azevedo
16/03/2011, 06:14

Puxei o fusível com uma alicate e o retirei. Fica acesa a luz do freio de estacionamento e do ABS.

Dei uma pequena volta com ela e não apresentou mais o problema no freio. O tanque está meio seco, então não quis andar muito. deixei baixar do um quarto, e já acendeu a luz do combustivel. Tem q abastecer pra andar mais e farei isso amanhã ou quinta.

Mas cara, incrível, chego a ficar emocionado. Tanto q me incomodou esse bendito barulho, tanto q me deu nos nervos esse freio e meu mecanico falando q tava filé.......PQP...

Notei q ela sem esse fusivel a pkkp fica pulando, parece q a gente não sabe dirigir.

Maaassssss, eu confirmando q desapareceu mesmo o problema do freio, o próximo passo seria procurar outro mecanico e pedir pra ele desmontar o cubo? Seria isso? o Provavel problema seria o sensor do ABS estar pegando em alguma coisa, por isso o ruído e esse sensor ter sido danificado, por isso o problema no freio.

Mais uma vez parabéns amigo. Espero q possa me ajudar até q eu resolva o problema totalmente. Se bem q vc já fez muito. Q dica certeira.
Cara, pensar q estava ate pensando em vender essa camionete por causa dessa droga de barulho e desse freio.....E o fio da mãe do meca querndo trocar o hidrovacuo. Já me trocou as pastilhas sem necessidade. Assim o cara me quebra financeiramente e me deixa com o problema.....rs

Então aquele papo de agua dentro do hidrovácuo é tudo mentira? fdp.

Sobre o sensor, qual roda voce sente mais o impacto? nao que voce irá testar só naquela roda, mas é pra começar logo o teste.
Boa sorte:concordo:

Walter L. L. Casitta
16/03/2011, 07:01

Já falei que isso não tinha nada a ver com o hidrovacuo. Agora estou dizendo que não tem nada a ver o com o ABS. Seu freio está travando e por isso o ABS tá atuando quando não deveria.

Pelo que você relatou lá atrás e se o seu relato estiver correto você deve estar com um semi-eixo empenado na traseira mas, pode estar se expressando mau também, então verifica as lonas traseiras.

As lonas traseiras mesmo que não apresentando desgaste, podem estar contaminadas e em algumas condições tendem a travar o freio.

Ranger2006
16/03/2011, 10:15
Então aquele papo de agua dentro do hidrovácuo é tudo mentira? fdp.

Sobre o sensor, qual roda voce sente mais o impacto? nao que voce irá testar só naquela roda, mas é pra começar logo o teste.

É na roda dianteira esquerda q faz o rangido. Ao frear não trava nenhuma roda. O sintoma no freio é quando se pisa bem de leve no pedal de freio. Comum sentir no anda e para do congestionamento. Qdo se está atras de um carro, o transito avança por alguns metros, e se freia ao estar encostantdo no carro da frente. Coisa de 10 km por hora ou menos. Com a pkp em velocidade maior não se sente.

Hj estou indo pra curso então nos proximos dias vou rodar bastante com ela. Vai dar pra testar definitivamente e de modo cabal essa retirada do fusivel do ABS.

O q vou fazer, é se realmente não sentir nada mais no freio, iniciar a desmontagem pela roda dianteira esquerda q é de onde vem o rangido. Tomara q consga resolver.

Carlos A. C. Azevedo
16/03/2011, 21:31
É na roda dianteira esquerda q faz o rangido. Ao frear não trava nenhuma roda. O sintoma no freio é quando se pisa bem de leve no pedal de freio. Comum sentir no anda e para do congestionamento. Qdo se está atras de um carro, o transito avança por alguns metros, e se freia ao estar encostantdo no carro da frente. Coisa de 10 km por hora ou menos. Com a pkp em velocidade maior não se sente.

Hj estou indo pra curso então nos proximos dias vou rodar bastante com ela. Vai dar pra testar definitivamente e de modo cabal essa retirada do fusivel do ABS.

O q vou fazer, é se realmente não sentir nada mais no freio, iniciar a desmontagem pela roda dianteira esquerda q é de onde vem o rangido. Tomara q consga resolver.

Boa sorte com os testes, espero que não seja nada grave, mas depois se nada der certo, é bom analizar o que o Walter disse, sobre o semi eixo que pode ter empenado:concordo:

Ranger2006
16/03/2011, 22:23
Boa sorte com os testes, espero que não seja nada grave, mas depois se nada der certo, é bom analizar o que o Walter disse, sobre o semi eixo que pode ter empenado:concordo:

Dei mais uma volta com a pkp sem o fusivel do ABS e ela não apresentou mais nenhum problema no freio. O teste parece ter sido definitivo e cabal.

A única coisa q senti nela é q ela pula demais, vc bate as marchas e ela vai aos trancos. Acho q tem muita eletronica na parada.....mas o freio ficou bom. Na hora q coloca o fusivel de volta cessa os trancos, mas o freio volta a apresentar o mesmo problema....

Alguém pode ajudar com relação ao próximo passo?

PS :mandei uma MP ao Walter pra saber exatamente o q acontecia com a pkp dele.

Como complemento, esse pneu da roda q faz o rangido, comeu bem por dentro pq andou fora de geometria. Fico agora pensando o pq ele saiu de geometria...Se isso tem relação com essa cascata de problemas q está ocorrendo...

Só sei q vou ter q chegar no mecanico sabendo exatamente onde é preciso mexer, pq os caras não entendem nada....ou muito pouco.....Dão cada balão q vou te contar.....E a resposta ou consigo aqui, ou não cosnigo,

Virei fã numero 1 do fórum,

Carlos A. C. Azevedo
16/03/2011, 22:34
Dei mais uma volta com a pkp sem o fusivel do ABS e ela não apresentou mais nenhum problema no freio. O teste parece ter sido definitivo e cabal.

A única coisa q senti nela é q ela pula demais, vc bate as marchas e ela vai aos trancos. Acho q tem muita eletronica na parada.....mas o freio ficou bom. Na hora q coloca o fusivel de volta cessa os trancos, mas o freio volta a apresentar o mesmo problema....

Alguém pode ajudar com relação ao próximo passo?

PS :mandei uma MP ao Walter pra saber exatamente o q acontecia com a pkp dele.

Como complemento, esse pneu da roda q faz o rangido, comeu bem por dentro pq andou fora de geometria. Fico agora pensando o pq ele saiu de geometria...Se isso tem relação com essa cascata de problemas q está ocorrendo...

Só sei q vou ter q chegar no mecanico sabendo exatamente onde é preciso mexer, pq os caras não entendem nada....ou muito pouco.....Dão cada balão q vou te contar.....E a resposta ou consigo aqui, ou não cosnigo,

Virei fã numero 1 do fórum,

Desculpe, não prestei atenção direito sobre o ABS, mas se voce desligou o comando, e ficou dando tranco ele pode ter desativado também o sensor da embreagem que é o que faz o motor desacelerar ( suavemente) para que não de um tranco na hora de passar a marcha.

Bem essa da oficina é bem triste, mas o ideal seria desligar cada sensor na roda e recolocar o fusivel, e ver como fica, bom o sistema não pode parar de rodar só por que um sensor está fora.. e voce pode começar pela dianteira esquerda, que é a que voce sente o impacto/barulho/trepidação, e pedir pra desligar apenas o sensor daquela roda e ver como fica, se ficar beleza, é o sensor dessa roda.

Imperador!
17/03/2011, 12:26
Sobre os socos/trancos, o primeiro item a se inspecionar é o sensor de embreagem cujas molas, caso tenham estragado, provocam esse sintoma.

Ranger2006
17/03/2011, 23:33
Sobre os socos/trancos, o primeiro item a se inspecionar é o sensor de embreagem cujas molas, caso tenham estragado, provocam esse sintoma.

Na hora q coloca o fusivel do ABS de volta ela retorna ao modo normal. Fica suave novamente. só da os trancos sem o fusivel.

Mas gente, vou narrar a minha total decepção.....Estou em curso numa cidade vizinha e hj acabou cedo a aula. Dei uma passada na agencia ford e fui muito bem atendido. O chefe de oficina deu uma volta com ela e a levantou no macaco. Rodou o pneu pra sentir o barulho e na hora q balançou a roda, até eu me assustei com a folgs. Tá quase caindo a roda. Até uma pessoa q nunca dirigiu um carro ou não tem uma minima noção de mecanica vê na hora q não dá pra andar nem um km assim.

A principio vai ter q trocar o cubo da roda dianteira pq o rolamento vem junto. Então q sirva de alerta. Vejam bem minha situação. O mecanico garantiu q tava filé. Fui pro litoral no carnalval, com minha mulher gravida, com a roda desse jeito, quase caindo fora.....

O cara trocou pastilha de freio, e ia me trocar o hidravácuo. Tem um outro post meu aí no forum onde relato q ela está trepidando. Parece ser tudo da mesma origem. Essa toda ta solta, por isso trepida, range e tá até interferindo com o freio. Não é uma pequena folga, dessas q aparecem qdo a gente faz a geometria, é uma senhora folga. Uma folga enorme. Balança, mas balança muito qdo se mexe na roda com ela levantada no macaco...E o trouxa aqui se batendo atras de informação......

Ranger2006
19/03/2011, 23:19
Na hora q coloca o fusivel do ABS de volta ela retorna ao modo normal. Fica suave novamente. só da os trancos sem o fusivel.

Mas gente, vou narrar a minha total decepção.....Estou em curso numa cidade vizinha e hj acabou cedo a aula. Dei uma passada na agencia ford e fui muito bem atendido. O chefe de oficina deu uma volta com ela e a levantou no macaco. Rodou o pneu pra sentir o barulho e na hora q balançou a roda, até eu me assustei com a folgs. Tá quase caindo a roda. Até uma pessoa q nunca dirigiu um carro ou não tem uma minima noção de mecanica vê na hora q não dá pra andar nem um km assim.

A principio vai ter q trocar o cubo da roda dianteira pq o rolamento vem junto. Então q sirva de alerta. Vejam bem minha situação. O mecanico garantiu q tava filé. Fui pro litoral no carnalval, com minha mulher gravida, com a roda desse jeito, quase caindo fora.....

O cara trocou pastilha de freio, e ia me trocar o hidravácuo. Tem um outro post meu aí no forum onde relato q ela está trepidando. Parece ser tudo da mesma origem. Essa toda ta solta, por isso trepida, range e tá até interferindo com o freio. Não é uma pequena folga, dessas q aparecem qdo a gente faz a geometria, é uma senhora folga. Uma folga enorme. Balança, mas balança muito qdo se mexe na roda com ela levantada no macaco...E o trouxa aqui se batendo atras de informação......

Mais uma dúvida galera....

Existe meio de se ajustar esse rolametno? Não tem um parfuso q se aperta? Um amigo falou q não traker é assim.
aAlguem sabe de aluma coisa? Ou seria mesmo a troca do cubo?. pq o rolametno parece fir junto com o cubo.
Como é a parada?
abs

Carlos A. C. Azevedo
19/03/2011, 23:56

PQP, roda com folga é foda.. mas esse do cubo ai... as bandejas estão normais???
Na css vão trocar o cubo por que não tem só o rolamento?? mas olha, pra não ter duvida, seria bom mesmo que trocasse o cubo, pois se for tentar colocar só o rolamento, eles podem não querer cobrir se voltar a folga...

vieira912
21/03/2011, 09:21
tenta retirar o Sensor da roda que está gerando o problema e isola ele bem isolado pois o mesmo é magnetico e se tocar em algum metal irá funcionar o ABS. e tenta dar uma olhada na roda estriada do ABS.
ficando OK Tenta Levar a Uma Oficina especializada em ABS e fazer o teste do Sensor.:concordo:

Ranger2006
21/03/2011, 23:58
tenta retirar o Sensor da roda que está gerando o problema e isola ele bem isolado pois o mesmo é magnetico e se tocar em algum metal irá funcionar o ABS. e tenta dar uma olhada na roda estriada do ABS.
ficando OK Tenta Levar a Uma Oficina especializada em ABS e fazer o teste do Sensor.:concordo:

Galera, troquei de oficina.

O mecannico retirou a roda, e estava frouxo o parafuso q prende o cubo. apertoou-o e desapareceu a folga na roda. Mas continuou o ruido e o probelma no freio.

Foi trocado o cubo, q vem com o rolamento junto e o sensor do abs e desapareceu a trepidação. Acabou o ruído e o freio voltou ao normal. Toc , toc toc. 3 batidas na madeira....Tomara q seja definitiva essa melhora....

Estou postando aqui o resultado do problema pq pode ser útil pra alguém q passe pela mesma situação no futuro, ou esteja passando. Falta apenas dar uma conferida na geometria, pq deve alterar alguma coisinha nessa troca q foi feita.

Fechou o caixa.

Nava
22/03/2011, 13:01
Beleza então amigão! Fecha a conta e deposita um valor simbólico ae pelas dicas...hahahahaha...
Abraço.

Ranger2006
05/04/2011, 11:32
Beleza então amigão! Fecha a conta e deposita um valor simbólico ae pelas dicas...hahahahaha...
Abraço.

ahahahaha

Cervejada por minha conta ........

Outra vida..... agora a pkp ficou uma nave. Um prazer fora de série andar com ela.