Conectar

Ver Versão Completa : LED

andretomasi
20/09/2003, 22:39
Ao pessoal que entende de elétrica / eletrônica,

Pra ligar um LED no 12V do carro, o que preciso por? Resistência? De quanto? E vi umas lâmpadas bem pequenas que são 12 volts, dá pra ligar no 12v do cj direto ou preciso de algo mais? Estou decidindo o que colocar atrás dos indicadores do painel que eu fiz, e não sei o que usar, se ponho leds ou aquelas lampadazinhas 12v, tem que ser em torno dos 5mm de diâmetro pra caber.

[ ]´s

walter.andreis
21/09/2003, 01:07
Keko,
Se for apenas 1 ou 2 luzes por instrumento, opte pelas lâmpadas 12V (podem ser ligadas direto), já se for um instrumento semelhante a um hallmeter, aí precisa utilizar vários led's, mas aí todo o processo é outro...

[]'s

CJ 60
21/09/2003, 14:06
Grande keko...

o que vc necessita para ligar leds no seu projeto, é de um resistor, uma resistência como vc msmo disse... na pratica, vc precisará de um resistor de 470 ohms, ligado em série com o led. vc tbm pode usar outros valores de resistores, mais se mudar o valor do resistor, pra cima ou para baixo do valor calculado, vai variar a intensidade no LED. Mas tudo tem limite :shock: . Se aumentar demais o resistor o led mal acende e se baixar demais a corrente fica muito alta e o LED queima. ser que ficou um pouco claro? se tiver duvidas dá um grito ai..

[]´s iluminados

andretomasi
21/09/2003, 15:31
Wilson e Walter,
Obrigado pelas dicas, vou usar leds mesmo pois é mais fácil de fixá-los atrás dos indicadores.. Quando for montar o painelzinho, se tiver dúvidas eu pergunto de novo :lol: :lol:

[ ]´s agora iluminados

Sergio Antunes
21/09/2003, 16:44
Fala Keko.

Um bom valor e de 1k x 1/8W caso seja apenas um led por resistor. Para mais leds por resistor aumente a wattagem.
Lembe tambem que um led é um diodo e tem polaridade.
Abraços.

Sergio Antunes.

CJ 60
21/09/2003, 17:30
Keko.. só pra complementar o que disse lá em cima... qdo for montar seu projeto, utilize os resistores de fio, são akeles verdes com um revestimento de porcelana, eles dissipam melhor o calor que vai ser gerado pelo 12V.

Danniel Pizatto
21/09/2003, 18:01
No meu velocímetro eu coloquei resistores de 560R - 1/4W se nao me engano.. Um led de 3mm cabe certinho no furo original, é só fixar com cola...

Informação útil pra toda vez que vc for usar led, para calcular o valor do resistor:
V - Vled/ Iled

V é a tensão que o led será submetido
Vled é a queda de tensão que ele gera, o valor padrão é 2V
Iled é a corrente que irá atravessar o led, cerca de 20mA é suficiente para um bom brilho..

Então ficaria assim:
12 - 2/ 0,02 = 500 omhs

Para calcular a potência do resistor, multiplique a tensão pela corrente:
12 x 0,02 = 0,24W

Não se esqueça que caso vc associe mais leds com um único resistor, some as correntes para calcular a potência total dissipada pelo resistor..

[]'s calculados...

Ahh.. outra coisa, quando o led é novo, o terminal mais comprido é o positivo.. Caso ele já tenha sido cortado, olhe dentro dele.. O pedaço maior é o negativo..

andretomasi
16/10/2003, 20:15
Fala pessoal,

Só pra constar, esse era o relógio com indicadores que eu ia por no painel do cj.. eu mesmo fiz (Tabajara Productions :lol: :lol: com resina e tubos plásticos de soldar); acabei desistindo por causa do furo e optei por luzes separadas (LEDs)..

Essa é a frente, com todos os leds ligados:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/105d44e0f533fc7253dc4dd88ae0fcf4.jpg

Aqui dá pra ver atrás, os tubos soldados:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/9430e3492668d02f24cde4448b99f12a.jpg

PS: Desculpem as fotos ruins mas ainda estou aprendendo a mexer nessa câmera :oops: :oops:
[ ]´s

Cícero Franco
17/10/2003, 08:56
A tensão no led é 1,7V e não 2V. Se usares só um led não vai dar muita diferença, mas se usares 10 já são 3 V de diferença!!!

[]s

kge
17/10/2003, 15:10
Fala pessoal,
Essa é a frente, com todos os leds ligados:
a :oops: :oops:
[ ]´s

Keko,

Como você fez as letras transparentes ? Usou algum tipo de adesivo ? pintou ? Qual foi o procedimento ?

Obrigado.

[]´s.

KGE

"É mole mas Sobe!"

andretomasi
18/10/2003, 15:04
Fiz as letras em discos de 1 cm de diâmetro que encaixam dentro dos tubos de pvc.. cada disco tem as seguintes camadas, na ordem de cima pra baixo:

- Bem em cima, película preta 100% (o Insulfilm)
- Um adesivo em vinil recortado com a letra ou símbolo
- Um disco de plástico colorido de 1 cm de diâmetro, recortado de caixas de CD coloridas :lol:

Colocando os discos de trás pra frente nos tubos, ele puxa a película pra trás, evitando que ela possa descolar.. aí selei tudo com cola de contato nas bordas.
A película faz com que, quando o led está desligado, não se veja o vazado do símbolo, assim fica o painel todo preto quando desligado, não dá pra ver que tem um símbolo atrás.
O adesivo em vinil, mandei fazer na gráfica, com as letras e símbolos, e os discos coloridos dão a cor à luz dos símbolos.
Cada tubo com o disco (os discos foram colocados a 3mm da ponta de cada tubo, esses 3mm que sobram encaixam no fechamento do painel (um disco maior com os furos pra cada tubo) feito em resina.
Nas fotos não dá pra ver direito, mas o acabamento e o funcionamento dos indicadores ficou show! Pena que não vou mais usar no cj :(

[ ]´s

Danniel Pizatto
19/10/2003, 01:49
Cara, como vc conseguiu a proeza de recortar caixa de cd?? comigo sempre quebra em mil pedeços..

Ah.. Alguns LEDs tem tensão 1,7V outros 1,8V 2V.. depende da cor, mas agora não lembro de cabeça... Claro que se for um projeto mais criterioso vc deve levar isso em conta..

CMartins
19/10/2003, 13:17
[quote="Danniel Pizatto"]Cara, como vc conseguiu a proeza de recortar caixa de cd?? comigo sempre quebra em mil pedeços..

Entrando no assunto:
Tente cortar a caixa de CD com riscador de formica ,cortador de vidro , estilete largo (igual de tapeceiro) ou com um prego de aço fino com a ponta bem afiada no esmeril , em qualquer um dessses casos use um pedaço de aluminio ou madeira como guia (caso o corte seja reto ),se for redondo como no caso , para relogios ou mostradores use latas ou mesmo o proprio tubo de PVC , passe varias vezes o objeto cortante no mesmo ponto até o sulco ficar profundo ,depois segure bem firme a regua ou lata ,e tente "quebrar" o acrilico no sulco feito ,dobrando para cima ou coloque embaixo um pequeno calço e dê um pancada encima da parte que ficou mais alta (use oculos de proteção ,ou feche os olhos neste momento ) depois é só aparar as arestas com lima fina ou lixa comum de papel.
Caso queira ,use também um soldador comum com ponta fina ou pirografo (achado em casas de artesanato ...É o metodo mais versatil de todos!!!! e não empastela como no ferro de soldar ,pois a temperatura é regulável )
e finalmente para dobrar o acrilico use um soprador termico ,hoje em dia ,mais faceis de encontrar ,pois estão sendo usados para aplicação de insulfilm e carros .
Qualquer duvida sobre esses assuntos é só perguntar...trabalhei por muitos anos com efeitos especiais para cinema e tv.
Abraços ClaudioMartins. Engesa Militar

andretomasi
19/10/2003, 16:55
Daniel,
Pra cortar as caixas de cd usei uma serrinha elétrica, é igual a essas de dentistas mas é 12V e não de pressão como as usadas hoje, já a tenho há alguns anos e é muito útil pra cortar tudo que é tipo de material quando o corte tem que ser preciso, corta até metal, dá pra fazer furos também, com brocas.. Tem em qualquer loja de material odontológico, e não sai muito caro..
PS: Essas serras de dentista elétricas não são mais muito utilizadas, se procurar bem encontra uma usada baratinha. :wink:

Tá dada a dica!

[ ]´s

walter.andreis
21/10/2003, 02:05
PS: Essas serras de dentista elétricas não são mais muito utilizadas, se procurar bem encontra uma usada baratinha. :wink:

Keko,
Vamos entrar em uma parte meio OFF, mas 4x4brasil.com.br tbém é cultura.... :wink:
Esses motorzinhos elétricos igual o que você tem, nunca foram usados na boca dos pacientes.. :wink: antigamente eram usados micromotores e canetas de alta-rotação acionadas por pedal...
Estes motorezinhos elétricos são utilizados para preparos indiretos (fora da boca do paciente) como restaurações, próteses, etc.... :D E até hoje são muito utilizados... recentemente paguei em torno de R$270,00 em um.... enquanto um micro-motor / caneta custam mais de R$1100,00 :shock: ...
Ahhh claro, atualmente existe micro-motores e canetas elétricos, mas são produtos novos, caríssimos, e que passam menos medo aos pacientes, pois não tem o característico ZUUUUUIIIIIIMMMMMMMMMMMMM de motorzinho de dentista... :D

[]´s off-topic (dando mal exemplo :roll: )

Danniel Pizatto
21/10/2003, 13:15
E que cor é o vinil?? preto??

Acredito que uma Dremel tb sirva pra cortar acrílico, mas ainda to juntando as minhas latinhas pra isso...

ribon
21/10/2003, 13:26
Todos,

Não daria para cortar o acrílico da caixa de CD com uma serra copo?

Até.

walter.andreis
21/10/2003, 21:10
Acredito que uma Dremel tb sirva pra cortar acrílico, mas ainda to juntando as minhas latinhas pra isso...

Esse "motorzinho" eh praticamente a mesma coisa do dremmel... as ferramentas inclusive são intercambiáveis...

Não daria para cortar o acrílico da caixa de CD com uma serra copo?

Acho que vai rachar com a serra-copo hein.. a menos que os dentes da serra sejam beeeem pequenos...

[]´s

andretomasi
22/10/2003, 00:20
E que cor é o vinil?? preto??

Daniel, o vinil é preto, mas a cor dele não aparece, pois ele é vazado, entende? O que é preto mesmo é o contorno do símbolo, o símbolo mesmo não é impresso, só vazado.. assim a luz passa pelo disco colorido, pelo vinil vazado e por trás da película, e só se enxerga o símbolo.. quando apagado não se ve nada nos símbolos, fica preto igual aos painéis de carro mesmo. Não sei se expliquei ou se confundi mais ainda :lol: :lol:

PS: Walter, valeu a explicação, é que comprei o motor de minha dentista e ela me disse que não usava mais porque ela usa as ferramentas no micro-motor, o do pedal que você citou.

[ ]´s

Danniel Pizatto
22/10/2003, 19:51
Sim Keko, ja tinha entendido que só o símbolo em si que acende..

Até acho mais legal assim, igual aos Audi e F-250 :P

Só tinha dúvida quanto a cor do vinil..

Aproveitando.. Aonde vc comprou o insulfilm?? Em lojas que aplicam em carros mesmo??
Será que dá pra conseguir uma pequena quantidade com facilidade, quem sabe até de graça??

Outra... Ficou muito caro pra fazer o recorte no vinil?? Qual a espessura mínima que eles cortam, 1mm??

Desculpe tantas dúvidas!
Falows

andretomasi
22/10/2003, 20:53
Fala Daniel!

Cara, quanto ao insulfilm, consegue de graça sim, nessas lojas que colocam a película, eu consegui, ele me deu uns retalhos que sobram e ele não ia mais usar, estavam perfeitinhos, e como o tamanho é pequeno ele nem cobrou.
E o vinil também, imagino que não seja muito caro, mas estes eu fiz em uma gráfica, também não me cobraram nada pois como eram desenhos muito pequenos, eles colocaram junto com outra impressão, bem no cantinho :lol: :lol: e saiu "de grátis" :lol: .. Não sei a espessura, mas é bem fino mesmo, deve ser 1mm.

E desculpa nada, qualquer dúvida mande porque eu também tenho, assim vamos aprendendo :wink:

Vou tentar tirar uma foto melhor, porque nessas não dá pra ver direito como ficou..

[ ]´s

andretomasi
31/10/2003, 15:10
Pessoal,

Voltando ao assunto original do tópico, LEDs, alguém tem sugestões de como eu coloco leds no painel? Tipo, faço o furo, o led encaixa ali e tal, mas como faço pra fixar ele pra não cair pra dentro do painel? Idéias são bem vindas!

[ ]´s

Thiago Rodeghel
31/10/2003, 15:24
Pessoal,

Voltando ao assunto original do tópico, LEDs, alguém tem sugestões de como eu coloco leds no painel? Tipo, faço o furo, o led encaixa ali e tal, mas como faço pra fixar ele pra não cair pra dentro do painel? Idéias são bem vindas!

[ ]´s

E aí Keko :D

No meu painel, por exemplo, vou ter de comprar ainda uma chapa de Eucatex, acho q vc deve saber, e vou fazer com q eles se prendam nessa chapa. :wink:

Como acho q vc tbm vai vedar eles, além dos relógios, será q o silicone já não seguraria esses leds :roll: . Sendo q talvez esses leds não são tão pesados q os relógios q irão no painel. :?: :roll:

Ainda vou ter de perguntar na Deep tec, como é q eles fazem os suportes do velocímetros atrás, talvez sirva da mesma forma para vc :D

Falou

Sergio Antunes
31/10/2003, 15:38
Oi, Keko

O mais correto é soldar os leds em uma placa de circuito impresso e depois prender a placa no painel, mas você pode tambem fazer somente os furos no painel e fixar por tras com silicone.

Abraços.

Sergio Antunes.

andretomasi
31/10/2003, 16:37
É, acho que é a melhor solução, só encaixar eles nos furos e colar com o silicone.. mesmo assim vou dar uma olhada ver se não descubro algum suporte de led usado em CPUs ou aparelhos de som.

[ ]´s

ortiz
29/07/2005, 20:59
ola pessoal achei otima a ideia mas alguem tem o esquema para ligar em todas as posições dos cambios? o da re tudo bem é so puxar o fio da luz de re mas e os outros como funcionariam?
um forte abraço

jipeiroloko
30/07/2005, 16:33
fala ae keko :D
estudo em uma escola tecnica de eletronica, e vou falar algumas dicas com algumas correções somente para que não ocorra com vc o que aconteceu comigo qnd começei a mexer com leds.
caracteristicas:
*led=diodo emissor de luz
*corrente necessária para brilho do led: 15mA obs:vc pode mandar até 50mA em um led de 3mm ou 5mm, agora os leds de 10mm exigem uma corrente a mais, e se vc for usar os leds de 10mm use em torno de 25mA para um brilho correto.
tensão sobre o led: 1.6V ou sejá, apartir dessa tensão para frente o led irá conduzir ou entrar no seu estado de saturação...
*O resistor(resistencia) a ser usado depende da tensão que:
Para 5V--->Use um resistor de 220ohms de 1/8w
Para 12V--->Como dito anteriormente use um resistor de 470ohms 1/8 w
Não se necessita usar um resistor de alta dissipação pois o led é um componente eletronico que dissipa em torno de 0.1w...
*existem varios tipo de leds, de varias cores, varias formas, e varias configurações para melhor facilidade em um projeto eletronico.
*aconselho vc usar esse tipo de led: Led 5mm azul lente transparente 4000mcd...obs:mcd é tipo a quantidade de luz que ele consegue criar, ou seja, qnt maior o mcd do led maior será o brilho do msm.
esse é um led que para mim é um dos mais bonito que tem veio...
é isso aew...alguma duvida nos estamos aew....
falow :concordo:

Marcio Vargas
15/09/2005, 10:35
Keko
Vou ressucitar o teu topico..

Gostei muito da tua ideia, akela inicial mesmo, com o relojão redondo e os led's... Tudo bem vc desistio do projeto pra não furar o painel, mas eu estava aki pensando, se depois de tudo pronto der um acabamento no relogio, sei lá,, Esconder akeles tubinhos de alguma forma... e depois prender no canto do painel por fora mesmo, tipo a gurrizada que turbina e poe o relogio do turbo na coluna...
Mas enfim, gostei muito da ideia e vou fazer para meu futuro CJ ( eheh assim como a direção de santana, o velocimetro de bicicleta, a barra estabilizadora,,, Vou passar mais tempo fazendo as coisas que vejo aki do que andando... )
Algumas questoes que tenho duvida

* Como vc faria a ligação na caixa de marchas e na caixa de transferencia? Qual é o mecanismo acionador do led????
* O acionamento do led indicador de luz acesa poder ser feito ligando na propria luz?

Vc teria mais fotos? Ou mais algum material sobre isso? Pode ser por MP mesmo se preferir, ou no mail particular vargas@atlasul.com.br

Cara, Já tenho um manual completo sobre a direção de Santana ( metodo do giovani) sobre barra estabilizadora, sobre freio a disco,,, Quero montar um disso tb,,,

[ ]'s Ainda no MSJ, por enquanto...

Alessandro Henrique
15/09/2005, 11:18
Como vc faria a ligação na caixa de marchas e na caixa de transferencia? Qual é o mecanismo acionador do led????
* O acionamento do led indicador de luz acesa poder ser feito ligando na propria luz?

Para detectar a posicao das alavancas pode-se utilizar microruptores(micro-chaves);
Para a indicacao de luz acessa, basta fazer uma derivacao para o led apartir da chave comutadora.

Sds.

Marcio Vargas
20/09/2005, 14:01
Como e feita a ligacao destas chaves?

Keko!!!!

Tens mais fotos?

Alessandro Henrique
20/09/2005, 14:59
Segue um rascunho:

COTRAMS
12/12/2005, 17:38
Acho que vale levantar um detalhe importante: como os led´s funcionam com menos de 2 V, ligando-se em série, dá pra colocar até 6 led´s em série, com um resistor bem baixo, tipo 47 ohms, que o consumo de energia é o mesmo de 1 led, pois a corrente que vai passar por eles é a mesma. Dessa forma, torna-se desnecessário usar resistores de fio, bem mais caros. Qualquer um de 1/8w serve. Já existem lâmpadas que usam led´s, no Brasil uma empresa do sul, a Aspock, fabrica já em série. Tem duração estimada em 10 mil horas, e são fantásticas pra uso off-road, não queimam com vibrações. Tenho usado algumas, fabricadas por mim, nos caminhões da empresa, com excelentes resultados.
Emerson

andretomasi
12/12/2005, 18:14
Márcio, só vi hoje que tu tinha respondido aqui :mrgreen:
À noite te mando mais detalhes :concordo:

[ ]'s

Marcio Vargas
15/12/2005, 12:41
Opa!!!!!
Sem problemas Keko

Como disse é para o futuro jeep, então sem pressa... A ideia ainda é fezer isso,,, Acho que vai ficar beeem legal no jeep. Alem de util

[ ]'s

Marcio Vargas
05/01/2006, 15:44
Keko
Buenas

Aproveitando um periodo no litoral entre uma caipirinha e outra, e fugindo do nordestão comecei a fazer este teu projeto,,, Porem estou encontrando algumas dificuldades ainda na parte de construção...

Talvez vc pudesse mandar akeleas fotos pra me clarear um pouco as ideias?

Pode ser por MP mesmo pra não encher o saco aki do pessoal com assunto já esquecido pelos demais,,,

Akele abraço