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Ver Versão Completa : Pivô em cima do diferencial (wishbone)



Vanderlei Carmo da Silva
05/05/2005, 20:41
Boa Noite!
Há algum tempo coloquei um tópico sobre um barulho no diferencial traseiro de um vitara 3p 93, porém levei em dois "mexânicos" e estes constataram que o diferencial estava ok, mas não me conformei com os socos que dava ao arrancar e/ou diminuir a velocidade repentinamente e fui andar em outra viatura e, para minha surpresa não fazia estes inconvenientes "tum, tum", levei em um terceiro mecânico este que lida com 4x4, porém não é especialista Suzuki, mas este me disse que o pivô que fica em cima do diferencial traseiro é que era o responsável por aquele barulho, alguém pode confirmar se é verdade???? :?

Outra dúvida: quando engato a tração, após desengatar no câmbio vejo que ela não está desengatando nas rodas após dar uma ré ela desengata, as rodas livres não são automáticas, ele não fazia isto antes, o que pode estar errado. :?:

Desculpe-ma pela extensão do texto... :!:

Fabil
05/05/2005, 22:01
o ultimo mecanico está certo.. pode ser o pivo sim...

e quanto as suas roda-livres, elas estao funcionando perfeitamente...
p/ desengata-las é preciso dar uma rezinha em 4x2...

T+

Vanderlei Carmo da Silva
08/05/2005, 10:55
É muito caro? Existe similar? Com relação a tração, não são as rodas livres que desengatam dando marcha à ré, mas a própria tração! :(

mir000
08/05/2005, 17:28
Vanderlei Carmo da Silva falou:,


mas este me disse que o pivô que fica em cima do diferencial traseiro é que era o responsável por aquele barulho


Seu Vitara tem calço de suspensão?
Pelo que já li, quem usa calços de 2' pra cima deve colcar um calço no pivo também, para não desgastá-lo no movimento do eixo!

[]s

Vanderlei Carmo da Silva
12/05/2005, 12:44
Não uso calço, o que houve foi o desgaste pelo próprio tempo... :cry:

mir000
12/05/2005, 15:28
Não uso calço, o que houve foi o desgaste pelo próprio tempo...


E aí como vc fez??? Deu pra recuperar ou só novo mesmo???

[]s

Rafael_Reis
12/05/2005, 19:57
Se tiver interesse to vendendo a suspensao todinha do meu vitara, incluindo o maledeto pivo.
Se tiver interesse, a lista de peças está no link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9976

Tem avenda tambem o kit de suspensão de 2" completinho com calço para o pivo e tudo mais. Numa dessas ja corrije o problema e da uma erguidinha no jipe por uma merreca!!! :wink:

Abração,

Vanderlei Carmo da Silva
13/05/2005, 12:20
Rafael, no momento estou em contenção de despesas. :) :) Preciso de uma solução temporária, o mecânico consegue fazer uma adaptação no pivô e me garantiu que fica perfeito. Com mão de obra e tudo $150,00 sem transporte etc... :lol: A não ser que queira concorrer com este preço :twisted: :twisted:

Rafael_Reis
13/05/2005, 12:27
Nao quero e nem vou concorrer com esse preço...

Agora, pivo NAO TEM CONCERTO!!! Se tem folga so trocando.
Lembro q podes estar arriscando tua vida numa gambiarra dessas.
Se o pivo quebra NADA segura mais o eixo no lugar.

Se quer adaptar usa o pivo da D20, mas tem cortar o original fora e soldar o novo respeitando o angulo de trabalho. Essa é uma adaptação boa e definitiva... Se o cara não vai trocar o pivo esquece pq vai dar merd@ e das grandes.

Abração,

Vanderlei Carmo da Silva
13/05/2005, 17:58
Rafael, muito obrigado, pela dica... tenho uns amigos aqui em Curitiba que são de Caxias(torcedores do Juventude), quando for passear aí te ligo para fazermos umas trilhas nesta região :twisted:

EmersonDias
11/12/2008, 02:37
Caros amigos,

Pesquisando aqui no fórum, sobre assuntos correlatos ao pivô do diferencial traseiro, descobri esse tópico que busca esclarecimentos sobre a questão. O fato é que, assim como o colega que criou este tópico, depois de muita averiguação, descobri que o maldito pivô foi pro saco.


Meu carro está apresentando uma pancada que parece ser do diferencial, quando na verdade, a culpa é do pivô. Consultando um torneiro, o mesmo informou que nao seria possível solucionar o problema sem substituir toda a bandeja, haja vista que a esfera do pivô tava quase saltando fora.

Bom, imagino eu que essa bandeija nao deva ser muito fácil de achar, pelo menos onde moro. Por curiosidade, já fui em duas grandes sucatas e nao achei.

Tem como fazer alguma adaptação com qualidade? o lance da D20, dá certo? se nao der, por quanto eu vou achar uma bandeja dessa, se achar?

Desde já agradeço aos colegas pela atenção dispensada.

LFC
11/12/2008, 21:47
Aí em Natal tem um cara, o Cassiano, que tem um Niva (www.natal4x4.com.br) que é fera em adaptações. Acho que o irmão dele se chama Chico Fubá. Conversa com ele. Acho que seria possível sacar o pivô fora e colocar um pivô de Pampa, ponteando com solda para ele não sair. Eu digo isso pq algumas oficinas recondicionam bandejas e fazem assim. Mas se o alojamento do pivô estiver desgastado, só outra bandeja resolve.
Abs,
LFC

Mar Falado
12/12/2008, 13:08
Tem como fabricar isso sem muitas complicações.
O meu esta com o pivo de direção do Mercedes 608, e a bandeja foi substituido por tubos.
Vou ver se consigo postar algumas fotos.

Walter Carlos Brossel
12/12/2008, 13:38
Caros amigos,

Pesquisando aqui no fórum, sobre assuntos correlatos ao pivô do diferencial traseiro, descobri esse tópico que busca esclarecimentos sobre a questão. O fato é que, assim como o colega que criou este tópico, depois de muita averiguação, descobri que o maldito pivô foi pro saco.


Meu carro está apresentando uma pancada que parece ser do diferencial, quando na verdade, a culpa é do pivô. Consultando um torneiro, o mesmo informou que nao seria possível solucionar o problema sem substituir toda a bandeja, haja vista que a esfera do pivô tava quase saltando fora.

Bom, imagino eu que essa bandeija nao deva ser muito fácil de achar, pelo menos onde moro. Por curiosidade, já fui em duas grandes sucatas e nao achei.

Tem como fazer alguma adaptação com qualidade? o lance da D20, dá certo? se nao der, por quanto eu vou achar uma bandeja dessa, se achar?

Desde já agradeço aos colegas pela atenção dispensada.


Se seu carro tiver calço na suspensão, vc tem que colocar um calço para consertar o ângulo do pivô.
Se não fizer isso vai ter problema de novo.

Fabil
12/12/2008, 13:55
se precisar do calço, tenho ele aqui de pronta entrega, fabricado em aço

T+

Walter Carlos Brossel
12/12/2008, 13:57
se precisar do calço, tenho ele aqui de pronta entrega, fabricado em aço

T+

Putz...nem esperou...eu ia indicar vc agora.hauhauhauhau....

diogomaq
14/02/2011, 01:19
Oi pessoal, no meu vitara também foi preciso trocar o pivô e a solução foi cortar o pivô velho e soldar um suporte que fiz para colocar o pivô da bandeja superior da C10, este deu certo porque o ângulo de entrada e o comprimento era bem compatível com o antigo, aproveitei e corrigi o ângulo de trabalho, agora quando precisar é só desparafusar e colocar um novo.:palmas:

Suzukiko
11/10/2011, 19:58
Oi pessoal, no meu vitara também foi preciso trocar o pivô e a solução foi cortar o pivô velho e soldar um suporte que fiz para colocar o pivô da bandeja superior da C10, este deu certo porque o ângulo de entrada e o comprimento era bem compatível com o antigo, aproveitei e corrigi o ângulo de trabalho, agora quando precisar é só desparafusar e colocar um novo.:palmas:

Posta as fotos amigo. Abraço.

aryrj
11/10/2011, 20:13
Amigos, adoro uma gambiarra...mas não uma que me mate e/ou os outros...

SUPENSO E FREIOS - Bandeja/Piv - Bandeja Traseira Vitara - Suzucar - Peças e acessórios Suzuki (http://www.suzucar.com.br/loja/produto.asp?p=p&c=273)

.: Alternativa 4x4 - Suzuki, Land Rover, Pick 4x4, Jeep, Toyota, Defender, Mitsubishi, Pajero (http://www.alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=2225083-2)

Vai por mim...

Suzukiko
12/10/2011, 11:15
Concordo Ary!
Vou tentar fazer a gambiarra, mas só vou mante-la se eu tiver certeza que está mais forte do que a balança original. Farei todos os testse de torção, fricção e resistencia. Aqui onde eu moro tem um engenheiro que se tornou torneiro da Idelbron (fabrica de broca p mineração) e o cara é fera. Quando ficar pronto vou tentar postar as fotos.
Abraço.

aryrj
13/10/2011, 07:37
Pra fazer uma gambiarra na balança e se vc tem um engenheiro com vc, dê uma olhada na balança da Calmini. Ela é feita de tubos e, salvo engano, permite a sustituição do pivô. Eu tenho uma foto dela em algum lugar aki. Achando, te mando.

aryrj
13/10/2011, 08:03
Achei!:)

315630

Vc pode notar que o sistema da Calmini é diferente (e muito mais resistente) que o original. Na realidade, cumpre as mesmas funções do original, os movimentos do eixo traseiro, tanto na vertical qto lateral, mas sem um pivô esférico. Menos desgate e sem perigo de desacoplamento. Acho perfeito. Se o seu engº. achar que dá pra fazer um igual...:)

aryrj
13/10/2011, 09:35
Em ação.

315649

Suzukiko
13/10/2011, 10:19
Espetacular Ary!
Valeu mesmo!
Com certeza da p fazer uma exatamente igual.
Quando ficar pronto te mando as fotos.
Abraço.

Suzukiko
13/10/2011, 10:24
Tinha que saber qual material é usado na blocagem em cima onde seria o calço wishbone... mas acho que monstrando a ele, deve conseguir... vamos ver...
Abraço.

aryrj
13/10/2011, 16:42
O que vc chama de blocagem?

Suzukiko
13/10/2011, 17:34
a presilha onde fica o preso o vértice do triangulo da balança... onde ficaria o pivo...

aryrj
13/10/2011, 19:46
Boa pergunta... Claro que é aço...mas qual o tipo? E mais: deve ter um sistema de lubrificação muito eficiente... Com a palavra os engenheiros...

Uma idéia seria um rolamento, tipo rolimã... Difícil ver na foto...:(

aryrj
16/10/2011, 23:59
Por outro lado...há sempre um plano B!

316175

Nessa, 14 é o pivô agora móvel, podendo ser substituído; 15 é o calço e 13 a balança, propriamente dita.

Essa é mais fácil de reproduzir:):):)

aryrj
17/10/2011, 19:50
a presilha onde fica o preso o vértice do triangulo da balança... onde ficaria o pivo...

Aí está!

316321

Fernando L. Schiesser
19/10/2011, 21:18
Aí está!

316321

E aí amigo,

Já ouvi falar que esses terminais rotulares abrem folga e mantem o famoso estalo na suspensão semelhante o enunciado no início do tópico. É por isso que dificilmente vemos esse tipo de terminal em articulações de suspensão, o mínimo de folga influencia em barulhos incômodos e falta de precisão.
O kit apresentado 4Xfour art é bem mais interessante e seguro, ou um calmini mesmo.

Um abraço

Fernando

aryrj
19/10/2011, 22:58
Concordo contigo. Mas o da Calmini parece ser, pelo menos na foto anterior, esse mesmo.
Mas, salvo engano, existe um outro modelo de balança, tb by Calmini, ainda mais interessante. Acho q tenho uma foto por aki. Vejamos...

aryrj
19/10/2011, 23:53
Ahá...Aki está! Repare nas graxeiras (3) e também na possibilidade de troca eventual do pivô...

316770

Fernando L. Schiesser
20/10/2011, 10:36
Ahá...Aki está! Repare nas graxeiras (3) e também na possibilidade de troca eventual do pivô...

316770

Bom dia amigo,

Realmente o wishbone da calmini possui o terminal rotular, que são peças que permitem melhorar muuuito o ângulo de trabalho do wishbone, mas por experiência de um amigo que já os utilizou em wishbones, barras de tração e balanças diversas, em uso mais agressivo, o terminal não aguenta, mas que são peças bonitas de se ver trabalhando, são...hehehe.
Essa balança também é interessante mas acho que não é de vitara pois o vértice onde fica o pivô fica equidistante dos pontos de apoio na base da bandeja, no vitara é deslocado.
Bom seria se não tivesse esses pontos de engraxe pois a manutenção no pós trilha fica mais onerosa, prefiro buchas de P.U. e pivôs blindados. O kit 4Xfour art é muito mais prático pois tem a possibilidade de troca do pivô, resta saber de qual o veículo para uma adaptação futura no caso da quebra do que vem no kit.
Seria bastante interessante saber quem vende esse kit pois existe a possibilidade de venderem só o wishbone.
Sou da seguinte opinião, pago mais caro mas tenho segurança, na verdade é um investimento com ótima relação custo/benefício = vida.
Tem que ver se o Rodrigo da RC 4X4 tem alguma solução pois o rapaz é fera.

Um abraço

Fernando

aryrj
20/10/2011, 18:28
Fernando, óbvio que esta não é a balança de um vitara.

Mas a minha idéia tb não é achar no mercado uma balança alternativa para um vitara e sim, observar projetos cuja funcionalidade e robustez merecessem um protótipo para teste.

Baseado nessa premissa, estou analisando os pontos fortes de projetos já testados e aprovados, para aí, criar um para uso próprio.

Este é o meu hobby, criar e testar em situações críticas.

Isso é o"DIY" da minha assinatura!:semideia

Fernando L. Schiesser
20/10/2011, 19:44
Fernando, óbvio que esta não é a balança de um vitara.

Mas a minha idéia tb não é achar no mercado uma balança alternativa para um vitara e sim, observar projetos cuja funcionalidade e robustez merecessem um protótipo para teste.

Baseado nessa premissa, estou analisando os pontos fortes de projetos já testados e aprovados, para aí, criar um para uso próprio.

Este é o meu hobby, criar e testar em situações críticas.

Isso é o"DIY" da minha assinatura!:semideia

Cara, sou da mesma opinião, adoro analizar e criar... Tens que ver a suspensão que projetei para meu gurgel, ficou muito boa...
Considerando os wishbones vistos aqui, os tubulares sem dúvida nenhuma são a melhor opção devido sua construção relativamente fácil e elevada resistência, os pivôs dependerão de uma análise de disponibilidade no mercado, uma marca que considero ótima é a TRW.

Um abraço

Fernando

aryrj
21/10/2011, 08:25
Esse é o espirito, que ká entre nós, pra mim, é o mais gostoso! :)

aryrj
22/10/2011, 07:24
Aki um exemplo de tentativa e êrro... Tudo errado, desde a escolha de materiais, passando pelo tipo de solda e acabando com a fixação do pivô:putz::putz::putz:Mas pelo menos, tenta-se...:palmas:

316991

[ ]'s comprando uma dobradeira de tubos!:euforico:

Fernando L. Schiesser
24/10/2011, 17:24
Aki um exemplo de tentativa e êrro... Tudo errado, desde a escolha de materiais, passando pelo tipo de solda e acabando com a fixação do pivô:putz::putz::putz:Mas pelo menos, tenta-se...:palmas:

316991

[ ]'s comprando uma dobradeira de tubos!:euforico:

Nossa, deve ter ficado pesado com todo esse ferro...
Depois que vc comprar a dobradeira vou fazer uma bandeja contigo...hehehe

Um abraço

Fernando

rodrigo.hoffman
23/07/2014, 19:05
Ae rapaziada..

Pra quem quiser fazer a adaptação do bendito pivô da bandeja do diferencial traseiro...



Pivô da bandeja superior da D20 até 92..
chapa de 5/16 para suporte..
serviço de soldagem..


Agora vai pra montagem e ficou muito mais barato que comprar a bandeja, com a vantagem de que futuramente estragar o pivô, vou na autopeças e gasto R$ 40,00

Segue as fotos..

[ ]´s

mairo
23/07/2014, 19:39
muito bom rodrigo!!! o meu ja estava adaptado tbm, mas bem mais rudimentar!
agora estou tirando aquela bandejinha fora e colocando um triangulo de verdade!!!

rodrigo.hoffman
24/07/2014, 09:11
muito bom rodrigo!!! o meu ja estava adaptado tbm, mas bem mais rudimentar!
agora estou tirando aquela bandejinha fora e colocando um triangulo de verdade!!!

Ai fica show..

Já montei a balança de volta no lugar.. Vamos ver se o "tuc" toda vez que arrancava agora para...

[ ]´s

Rainer 89
06/08/2014, 19:56
Rodrigo,

A adaptação já está funcionando? Deu certo?
Fiquei com uma duvida... depois da adaptação vc continuou a usar calços de bandeja para compensar o lift?
Estou querendo fazer a mesma adaptação no meu Sidekick que tem lift de 1,5" na traseira, não queria fazer o calço pra bandeja.

P.S.
Muito boas suas fotos, bem explicativas.

Att,

rodrigo.hoffman
07/08/2014, 14:28
Rodrigo,

A adaptação já está funcionando? Deu certo?
Fiquei com uma duvida... depois da adaptação vc continuou a usar calços de bandeja para compensar o lift?
Estou querendo fazer a mesma adaptação no meu Sidekick que tem lift de 1,5" na traseira, não queria fazer o calço pra bandeja.

P.S.
Muito boas suas fotos, bem explicativas.

Att,

Rapaiz...

A principio deu tudo certo... Eu pedi pro cara soldar na mesma posição do original e continuei usando os calços..

Acho que da pra soldar sem problemas mais para baixo , pra corrigir a posição e abandonar os calços..

[ ]´s