PDA

Ver Versão Completa : Marcha / Reduzida

Sunny
28/02/2011, 01:38
Boa noite a todos,
estou com uma pergunta meio stupida, mas nao achei resposta no forum ainda: Como funciona a reduzida e como "usar" as 3 alavancas de marcha?

Tambem estou perguntando porque no meu CJ5 com 4 marchas, os dois menores sao mega solto, ficam balancado pra la e pra ca. Eu tenho tambem o "Roda Livre".

Robertux
28/02/2011, 08:40
Primeira coisa, se estão balançando têm problemas, as alavancas menores devem ser firmes, procure um mecânico e verifique.
Das alavancas menores, a maior é usada para engatar a tração nas 4 rodas, para frente a tração fica apenas nas rodas trazeiras e para trás a tração fica nas 4 rodas. A tração nas 4 rodas deve ser usada em pisos lisos, como na lama por exemplo. Nunca use a tração nas 4 rodas em velocidade superior a 40 Km/h sob pena de quebrar a caixa de tração.
A alavanca menorzinha é usada para ligar a reduzida, ela somente pode ser usada em conjunto com a tração nas 4 rodas. A reduzida é usada quando voce precisa de muito torque (força), como para subir ladeiras íngremes ou rebocar algo pesado.
A alvanca deve ficar normalmente para trás, na posição desligada. No meio o jeep fica em ponto morto, essa posição deve ser usada quando o jeep for rebocado com o towbar por exemplo ou se vc tiver um guincho mecânico instalado no jeep. Para frente está ligada a reduzida. Ela somente engata ou desengata com a tração nas 4 rodas ligada, ou seja, com a alvanca do meio para trás.

Sunny
28/02/2011, 11:06
Maneira Robertux, obrigado. Vou ter que dar uma olhada o que ta errado com esses alavancas...
Bem explicado.

Robertux
28/02/2011, 22:32
Ah, um detalhe que esqueci, tanto a tração nas quatro rodas como a reduzida só podem ser engatadas ou desengatadsas com o veículo parado.

Sunny
28/02/2011, 23:39
Puxa, achei um "Manual do Proprietario" do Jeep 1967 com 3 marchas. Tem tudo sobre a marcha que voce falou.
Tambem achei um "Manual do Mecanico" (MMW-01), parece util para entender um pouco como funciona tudo isso.

Obrigado pelas informaçoes.

antonio umino
01/03/2011, 11:13
Pois, sim Sunny. aqui no forum sem querer, querendo, vira mecanico. ou MEXANICO., pois tem de tudo, manual, informações, sugestões, e que acho o melhor de todos que sem conhecermos nos tornamos amigos das soluções aqui debatidas,. e como não deixaria de ser um ótimo meio para convivermos com os problemas mecanicos de nossos jeeps, rurais e pickups e com isso aprendermos mais alguma coisa. abç.

Sunny
01/03/2011, 12:40
Pois é Antonio, achei legal. Ate na estrada tem uma colegialidade com outros jipeiros, desconhecidos na maioria das vezes. Faz parte do sentimento profundo que o Jipe acorda nas pessoas, ne. A gente fica mais amigavel parece :)

Bercan
15/03/2011, 16:05
Sunny,

o meu cj-5 4m tbm ficava balançando as alavancas da tração e reduzida....

solução:

mande retirar as alavancas e leve-as junto com o pino que as prende na caixa a um torneiro e mande ele embuchar as alavancas.....

eu acho q existe tbm um "um quite de reparos" que são trocados, umas molinhas que ficam na caixa onde as alavancas encaixam.... podem ser trocadas... se as trocar recomendo trocas os retentores tbm.

agora se a alavanca da reduzida... menorzinha fica escapando... ai ja e bem diferente...tem q mexer na caixa....

e que nao intendi bem o q quis dizer com "os dois menores sao mega solto, ficam balancado pra la e pra ca"

no meu somente embuchar resolveu..... tudo por R$ 15,00

abraço!

Att,

Sunny
15/03/2011, 18:22
Oi Bercan, e isso mesmo, as duas alavancas pequenas sao muito solto, mas nao estao escapando. Acho que embuchar pode resolver sim, estava ate pensando em simplesmente colocar umas arruelas entre eles no pino, assim tambem deveria parar de balancar, porque tem muito espaco entre as alavancas.

abraco

Bercan
16/03/2011, 08:50
isso msm..... eu mandei embuchar e coloquei uma aruela entre as duas alavancas!!!

Att,

OZANELLA
19/09/2014, 21:11
acabei de comprar meu primeiro Jeep, agradeço se receber dicas, o meu é um CJ5 1967 6CC

douglasfrener
20/09/2014, 17:53
Primeira coisa, se estão balançando têm problemas, as alavancas menores devem ser firmes, procure um mecânico e verifique.
Das alavancas menores, a maior é usada para engatar a tração nas 4 rodas, para frente a tração fica apenas nas rodas trazeiras e para trás a tração fica nas 4 rodas. A tração nas 4 rodas deve ser usada em pisos lisos, como na lama por exemplo. Nunca use a tração nas 4 rodas em velocidade superior a 40 Km/h sob pena de quebrar a caixa de tração.
A alavanca menorzinha é usada para ligar a reduzida, ela somente pode ser usada em conjunto com a tração nas 4 rodas. A reduzida é usada quando voce precisa de muito torque (força), como para subir ladeiras íngremes ou rebocar algo pesado.
A alvanca deve ficar normalmente para trás, na posição desligada. No meio o jeep fica em ponto morto, essa posição deve ser usada quando o jeep for rebocado com o towbar por exemplo ou se vc tiver um guincho mecânico instalado no jeep. Para frente está ligada a reduzida. Ela somente engata ou desengata com a tração nas 4 rodas ligada, ou seja, com a alvanca do meio para trás.

Robertux ou para qualquer outro que conhece mais que eu (hehe) a reduzida liga somente com a tração ligada certo? Um amigo que também tem um jeep me falou que retirou da caixa de tração ou reduzida (não lembro o certo) um pino que faz com que consiga ligar a reduzida sem ligar a tração, minha pergunta é,isso é feito para que sentido, faz mal a algum componente da caixa de tração ou reduzida ou outras coisas

Sydney66
20/09/2014, 21:28
Isso é feito para se permitir ligar a reduzida sem ligar a tração. A caixa é feita dessa maneira porque se supõe que você só vai precisar de reduzida em situações que realmente se necessita mais força, ao reduzir a força dobra (torque) e a velocidade cai a metade (porque a ct do jeep a relação é 2:1) então como isso significa dobrar o torque nos eixos, ele é distribuído nos dois, evitando que todo esse torque vá apenas para o eixo traseiro, sobrecarregando-o. Quero deixar claro que isso só vai ocorrer se você realmente estiver numa situação off-road de muita exigência. Se não for assim, não trará problemas a não ser a redução da velocidade.

Sydney66
20/09/2014, 21:33
Apenas completando, estranhei você afirmar que não achou no fórum nada para lhe ajudar, veja este aqui, explica tudo o que perguntou com muitos detalhes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/58229-tracao-e-reduzida-como-ligar-desligar.html
Abs

Willian Del Piero Rocha
20/09/2014, 22:38
Não é necessário retirar pino nenhum ,basta vc engatar a alavanca da tração nas 4 e depois engrenar a reduzida , ,isso tudo sem ligar a roda livre manual,e vc ficara com tração no eixo traseiro e reduzido ,se não tiver cuidado poderá danificar o eixo traseiro. Se o Jeep tiver roda livre automática não dá certo ,ai tem que ser no tal do pino mesmo.