Conectar

Ver Versão Completa : Novato CJ5

tillin
27/02/2011, 21:43
Ola peço ajuda a vcs amigos...
Acabei de comprar um cj5 ano 75, em boa forma, troxe ele da pompeia ate o brooklin sem dificuldade nenhuma, carro muito bom...Mas na quarta feira começaram os problemas :mrgreen: Acabou a gasolina dele na Bandeirantes...o marcador estava 1/4, a beleza coloquei gasolina e pronto, na quinta ele morreu perto de casa e nao pegou mais...tentei 3 vezes e pronto pegou, mas era so parar e ele morria.sexta a mesma coisa e o tanque cheio dessa vez...no sabado fui ate a jeepbras e comprei uma bomba blindada e troquei, pegou de primeira ai aproveitei q havia colocado pouca gasolina, lavei o tanque sem tira-lo, coloquei a gasolina e um aditivo para manter o carburador limpo....conclusao o carro pega mas tenho que ficar bombando o acelerador, ele pipoca muito e nao da para andar...o que sera que aconteceu?

Sunny
28/02/2011, 00:44
Parece com meu. Tambem é meu unico carro, praticamente. Primeiro tive um problema com um cilindro e com carburador, por isso ele morreu toda vez que parei. O mecanico trocou uma vareta do cilindro, as velas e as fios delas. Mexeu um pouco com carburador e agora ele ta quase novo. So que ainda ta sobrando bastante gasolina no carburador, vou ter que resolver isso ainda.

Tambem ele ta um pouco fraco, quase morre nas subidas mais fortes, alguem tem uma ideia o que pode ser?

Fernando Massad
28/02/2011, 07:42
Acabei de comprar um cj5 ano 75, em boa forma, troxe ele da pompeia ate o brooklin sem dificuldade nenhuma, carro muito bom...Mas na quarta feira começaram os problemas :mrgreen: Acabou a gasolina dele na Bandeirantes...o marcador estava 1/4, a beleza coloquei gasolina e pronto, na quinta ele morreu perto de casa e nao pegou mais...tentei 3 vezes e pronto pegou, mas era so parar e ele morria.sexta a mesma coisa e o tanque cheio dessa vez...no sabado fui ate a jeepbras e comprei uma bomba blindada e troquei, pegou de primeira ai aproveitei q havia colocado pouca gasolina, lavei o tanque sem tira-lo, coloquei a gasolina e um aditivo para manter o carburador limpo....conclusao o carro pega mas tenho que ficar bombando o acelerador, ele pipoca muito e nao da para andar...o que sera que aconteceu?

Vc trocou filtro de gasolina? Pode ser que ele esteja entupido.....

Robertux
28/02/2011, 08:24
Como ele chegou a parar por falta de gasolina, pode ter puxado sujeira do fundo do tanque e ter entupido o chiclê. Faça uma limpeza e regulagem do carburador que deve resolver. Se vc não souber fazer, procure um mecânico mais velho que saiba mexer com carburador ou alguma oficina especializada em Jeep.

mali9ski
28/02/2011, 09:40

amigo bizu

da pra fazer um teste rapido seu carburador pode estar sem injeção

tire a tampa do filtro e olhe dentro dele e de uma aceleradas até o final com o motor desligado e veja se esta espirrando gasolina,mas pode ser varias coisas, talvez o seu aditivo sejo só para ingles ver :lol::lol:

o certo é mandar em alguem que entenda de carburado e se é um carro que roda pouco eu aconselho a trocar o pistão do injetor (que é de couro)por um de plastico pois o de couro se não for de uso diario prende e fica sem injeção :concordo:

tillin
28/02/2011, 11:17
Ola, acabei de trocar toda gasolina do tanque, coloquei sem aditivo, melhorou 90% :dance: desmontei o bura e stava com muita sugeira, uma gosma vermelha...amanha vou limpa-lo, a o filtro de gasolina eu troquei tb...posto amanha para dizer se arrumei.
Abs

fernando pelegrini
28/02/2011, 19:34
tillin, veja se o tanque nao está enferrujado.
ha dois anos, mandei recondicionar o carbura do meu (ano 74).
Aproveite e instale um desborbulhador com retorno do excesso ao tanque. melhora a performance do jeep consideravelmente.
Tive um CJ 81 que morria andando e nao pegava de jeito nenhum. Tinha que esperar o combustivel secar no carbura... depois que coloquei o retorno, acabou o pobrema.
No 74 nem esperei. Comprei o jipe e antes mesmo de botar na trilha, recondicionei o carbura e pus o retorno de combstvl. troquei os filtros e velas.. agora em julho vai fazer dois anos que estou com ele sem precisar mexer..

tillin
28/02/2011, 22:16
tillin, veja se o tanque nao está enferrujado.
ha dois anos, mandei recondicionar o carbura do meu (ano 74).
Aproveite e instale um desborbulhador com retorno do excesso ao tanque. melhora a performance do jeep consideravelmente.
Tive um CJ 81 que morria andando e nao pegava de jeito nenhum. Tinha que esperar o combustivel secar no carbura... depois que coloquei o retorno, acabou o pobrema.
No 74 nem esperei. Comprei o jipe e antes mesmo de botar na trilha, recondicionei o carbura e pus o retorno de combstvl. troquei os filtros e velas.. agora em julho vai fazer dois anos que estou com ele sem precisar mexer..
Fernando
Valeu pela dica do desborbulhador, vou colocar...O tanque acho que vou por de plástico, pode ser colocado embaixo do banco, como o de ferro?
Abs.

tillin
28/02/2011, 23:54
Ola amigos , no caso de eu trocar o tanque , qual seria o melhor?
De plastico embaixo do banco, ou aquele embaixo do carro, na parte de tras?:pensativo:
Obrigado

Robertux
01/03/2011, 00:35
Aquele embaixo do carro é maior, melhora a autonomia do jeep que é baixa, mas eu tenho a impressão que dependendo da trilha pode bater e furar (ou amassar), além de ser bem caro e exigir a adaptação da lataria do jeep para mudar a boca do tanque.
Embaixo do banco é mais protegido porém cheira gasolina dentro do jeep e a autonomia é pequena, é um caso para se pensar.
Alguém que já tenha o tanque adaptado na trazeira, em baixo do jeep poderia dar uma opinião mais precisa.

fernando pelegrini
01/03/2011, 07:48
O meu esta com original, de lata, sob o banco do motorista. A autonomia, de fato, é pequena, mas nada que o galao de 20l atras nao compense.
Os tanques de plasticos nos tamanhos originais sao muito mais caros que os de lata. (pelo menos eram!)
Para adaptar um tanque maior atras, alem da abertura da boca, que precisara recortar a lateral, será necessário mexer nos pontos de fixação das longarinas... no local ha uma barra de fixação.
Se for adaptar, faça bem feito.

antonio donizeti
01/03/2011, 08:45
no meu quando o tanque furou , coloquei um de plastico , o primeiro deu problema de vazamento na conexao , retirei fui a loja e eles trocaram por outro ja melhor com outro tipo de conexao e com respiro: ja faz 1 ano e ate agora sem problema nem cheiro de gasolina.

Robertux
01/03/2011, 10:27
O meu esta com original, de lata, sob o banco do motorista. A autonomia, de fato, é pequena, mas nada que o galao de 20l atras nao compense.
Os tanques de plasticos nos tamanhos originais sao muito mais caros que os de lata. (pelo menos eram!)
Para adaptar um tanque maior atras, alem da abertura da boca, que precisara recortar a lateral, será necessário mexer nos pontos de fixação das longarinas... no local ha uma barra de fixação.

O meu também está com o original de lata, quando eu comprei o jeep em julho de 2009 o tanque dele estava ruim, muito enferrujado, quase furando, então troquei por um novo de lata mesmo, porque na oficina que estava revisando meu jeep tinha um colocando o de plástico e estava tendo problemas com vazamento nas conexões.

Conforme disse o colega Antonio Donizete no post acima eles devem ter resolvido o problema, se resolveram eu acho o de plástimo muito mais viavel que o de lata, principalmente para quem usa ou pretende usar alcool como combustível. Se vocês repararem, todos os carros novos vêm com tanque de plástico, inclusive os caminhões.

Uma boa opção, para quem não faz conta de ficar sem a caixa de ferramentas debaixo do banco do navegador é aquele tanque duplo de plástico feito pela metalúrgica CLA, parece que é de boa qualidade, não vaza, cabe bem mais combustível e agora parece que o preço está convidativo.

Eduardo_Coton
01/03/2011, 11:00
Boas,

Tenho 2 CJ5, um com o tanque duplo da CLA debaixo dos bancos (elimina-se a caixa de ferramentas) com capacidade para 60 litros e outro com um tanque de opala, também de 60 litros, entre as longarinas do chassis.

O da CLA é bom mesmo, não vaza, mas tem que conviver com o cheiro de gazoza na cabine. O bocal do abastecimento é feito pelo local original.

Agora para instalar o de opala por baixo do Jeep tem que tirar aquelas barras de tração em "v", que suportavam a instalação dos emplementos agrícolas. Já foi dito aqui no forum que isso não influencia em nada a resistência do chassis, mas mesmo assim eu tomo cuidado quando tenho que rebocar outros jeeps e evito ao máximo dar aqueles "trancos" pra desatolar os amigos. O bocal do tanque foi deslocado para tras, quase na curva/canto da carroceria. Uma chapa de aço protege o tanque de pedras e impactos mas como o Jeep tá spoado e bem alto, até agora a chapa nunca foi atingida.

Depois posto umas fotos pra ilustrar.

[S]

fernando pelegrini
01/03/2011, 11:17
Eduardo, aquelas barras sustentam o jipe quando em reboque. Sao nelas que o arado (onde fica o engate) é fixado. Se remove-las, terá que ter muito cuidado para rebocar outro veículo. Ja vi willys com o arado torto só de puxar outro willys, sem tranco, sem nada. só com o peso.

Se nao fossem importantes, nao estariam lá. Caso sejam removidas, o engate deverá receber novos pontos de fixação, pois a ultima travessa é fragil demais para suportar outro veiculo arrastado.

Eduardo_Coton
01/03/2011, 11:25
Verdade, por isso que disse que tomo todos os cuidados pra rebocar e evito os "trancos". Até agora o chassis continua íntegro.

Há uma outra possibilidade: aqueles tanques inox feitos com um formato que encaixa perfeitamente entre as travessas "v", que são mantidas... Mas custam por volta de L$ 1.000

[S]

tillin
02/03/2011, 19:48
Valeu Fernando, eu fiz o pedido de um de plastico, 30 lts na metalurgica CLA , ficou em 170 latinhas, bocal com respiro e de aluminio.
Vou coloca-lo no mesmo lugar do original.

fernando pelegrini
02/03/2011, 21:43
vai ficar show!
Posta umas fotos do jipe aí pra gente ver!

tillin
04/03/2011, 01:33
ok, esta no meca...vou tirar e coloco aqui....abs

fernando pelegrini
04/03/2011, 09:25
tilin, vai guardando as fotos do antes e do depois.
Eu tenho registrado todo o processo de restauração e reforma do meu primeiro CJ. Desde quando chegou, acanhado, sem pneu, motor travado, cambio encavalado, primeiros consertos, primeiras trilhas, depois, desmonte geral, funilaria, pintura, acessórios, etc...
Devo ter umas 500 fotos.
Ja no segundo, nao precisei fazer...

Lúcio Fuentes
07/03/2011, 21:59
Olá Tilin, você foi dirigindo seu Jeep de Pompéia até Sampa??:shock:, Eita cabra macho!!, passo por pompéia sempre que vou pra junqueirópolis (minha terra). um pequeno pitaco no seu tópico; depois de trocar o tanque e por o desborbulhador, coloque ignição, ai acabam-se os problemas (não se preocupe, depois vão surgir novos), quanto ao aditivo, vendo vários deles e a coisa mais sábia que eu ouvi sobre eles é que não são mágicos, eles dissolvem a sujeira e mandam pra frente, ai se a coisa estiver muito feia vai entupindo tudo, se possivel use aditivo para manter limpo e não para limpar.

tillin
18/03/2011, 00:46
Oi Fernando...Acabei montando o tanque de plastico e o desborbulhador, fui ate o trabalho hj a tarde com o jeep, no começo estva engasgando, morria depois foi td bem.Na volta depois de 4 horas parado ele nao queria pegar, depois que pegou ficava falhando muito, sem força para andar. parava nas esquinas ele morria...Tinha que ficar acelerando muito.
O que sera que aconteceu?
NAo cosegui sequer andar direito nele desde que comprei, so andou no começo 2 dias depois piorou...e o pior que ja troquei a bomba , o tanque as mangueiras e o desborbulhador.
Me ajudem...
Obrigado.
Tillin.

Willão64
18/03/2011, 03:54
Faça um teste na bomba de gasolina nova.
Pode ser que alguma sujeira do tanque antigo parou em algumas das válvulas internas dela e ela não está funcionando bem.

fernando pelegrini
18/03/2011, 07:58
Hmmm. :pensativo:
Podem ser várias coisas:
desde sujeira do tanque antigo, até altura da boia ou mesmo boia encharcada.
Veja o desborbulhador e filtro de combustivel. Se estiverem cheios, nao é a bomba.
Normalmente, quando se coloca o desborbulhador, coloca-se tb o retorno do excesso para o tanque. Via de regra, esse retorno é ligado proximo ao bocal de abastecimento, no tubo que vai ao tanque. Tente dar a partida e observe se o combustivel está retornando. Se estiver, nao é a bomba, com certeza. :discordo:
Veja tb se ha excesso de combustivel, ou seja, jogando pra fora do carbura.
Sintoma de boia encharcada ou fora do nivel: o jipe nao funciona em baixa, só afundando o pé. Repare que existe uma queixa comum no meio off road, onde se o willys morrer inclinado, numa subida por exemplo, nao pega mais.
Tive um willys que apresentava esse sintoma. Troquei a boia, acertei o nivel, ficou 100%. Normalmente, as oficinas que ainda mexem em carbura tem o aferidor de nivel e pressão da agulha. Isso é feito ainda na montagem do carbura, antes da instalação.

O retorno do desborbulhador serve para aliviar a quantidade de gasolina injetada no carbura. Foi instalado corretamente??
Vc checou o ponto de ignição? está estralando?
Confira a bóia e nos fale.

tillin
18/03/2011, 18:05
Ola pessoal,
Estou enviando uma foto do motor com o desborbulhador, nao sei se ele esta em uma posiçao boa.Poderiam me informar?
obrigado.http://http//www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=2122&pictureid=13492

tillin
19/03/2011, 01:33
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=2122&pictureid=13492

tillin
19/03/2011, 01:35
esta falhando muito, ele pega , fica ligado mas quando coloco a primeira ao tentar sair ele morre, para sair tenho que ficar bombando....o q sera?
abs

Cacá
19/03/2011, 10:14
Oi Tillin tudo bem?

Bom, o desborbulhador esta acima do nivel da cuba, isso é correto.
Nao deu pra ver como esta ligado, mas é assim:

- No tubo do meio do desborbulhador, entra a gasolina que vem do tanque.
- O tubo DE BAIXO, vai pro carburador
- O tubo de cima e o retorno para o tanque.

Se estiver tudo ok, verifique tbém:
- As velas
- Os cabos de vela (faça o teste do escuro, ligue o jipe a noite no escuro e veja se nao há algum ponto luminoso nos cabos/velas). Observe tbem se no assento das velas nao está saltando faísca, se isso acontecer é pq a vela esta aterrando no motor e é devido ao mal isolamento de seu eletrodo.
- A tampa do distribuidor, veja se nao esta com umidade dentro. Se tiver WD 40 (nao pode ser outro oleo, tem que ser WD40 mesmo) aplique dentro da tampa e dê a partida logo em seguida.

Se vc ja viu tudo isso e nao resolveu, o vilão é o Carburador. Procure pelo parafuso de regulagem da mistura (geralmente tem uma mola) e tente abrir ou fechar o ar até encontrar o ponto ideal. Verifique se a tampa ou o corpo nao estao soltos, dando entrada de ar falsa. Observe tbem se o filtro de ar nao esta bichado, remova e teste o jipe sem ele tbem.

Espero teer ajudado, Tillin. Agora so voltarei a acessar o Forum na segunda.

Aproveitando seu post, vou deixar um abraço para meu amigo e colega de jipeclube Fernando, ele me deu muita dicas valiosas quando eu estrava entrando no mundo 4x4.

Bom finde a todos :concordo:

Cacá
19/03/2011, 10:16
Tilin, sou meio cego, mas parece que seu desborbulhador esta de ponta cabeça, a saída angulada deve ficar para cima! :pensativo:
A saída angulada é o retorno para o tanque.

tillin
19/03/2011, 13:22
Olá Tilin, você foi dirigindo seu Jeep de Pompéia até Sampa??:shock:, Eita cabra macho!!, passo por pompéia sempre que vou pra junqueirópolis (minha terra). um pequeno pitaco no seu tópico; depois de trocar o tanque e por o desborbulhador, coloque ignição, ai acabam-se os problemas (não se preocupe, depois vão surgir novos), quanto ao aditivo, vendo vários deles e a coisa mais sábia que eu ouvi sobre eles é que não são mágicos, eles dissolvem a sujeira e mandam pra frente, ai se a coisa estiver muito feia vai entupindo tudo, se possivel use aditivo para manter limpo e não para limpar.
Oi Lucio td bem?
Desculpe mas eu trouxe o Jeep da Pompeia mas aqui de Sao Paulo, bairro, uns 16km....Nao escrevi direito.rss Abs

fernando pelegrini
19/03/2011, 13:58
E aí Cacá! Faz tempo que nao andas pelo 4x4br, hein??
O desborbulhador ta na posição certa. Pela foto, parece que esta cheio tb, o que afasta pau na bomba. :concordo:
Tilin, diz uma coisa? Vc mandou limpar o carbura onde? Trocou os reparos? Junta, boia, agulha? :pensativo:
Continuo apostando na bóia. Aqui em Camps tem uma oficina que só mexe em carbura. O meu CJ estava todo corroído. Quando mandei limpar, eles o zincaram novamente e trocara tudo. Só aproveitou a casca.. Com a cuba aberta, eles regulam a altura da boia e pressao da injeção. Levei so o carbura na oficina. Peguei pronto pra instalar. Foi montar, virar um golinho de gasosa e.... vruumm
Só precisou diminuir a marcha lenta.
Em julho, vai fazer dois anos sem mexer. :dance:

Ewerton DB
19/03/2011, 19:29
Parece que o esguicho(agulha) da lenta entupiu Usa um filtro de combustível tchê. E usa mangueira de combustível para carros com injeção eletrônica. E um tanque de inox ou de plástico.

tillin
19/03/2011, 23:14
Oi Ewerton, coloquei o tanque plastico no sabado passado e troquei as mangueiras pelas de injeçao, agora se a agulha da lenta entupiu vou ver amanha, valeu.
Fernando, mandei o meca ver o bura semana retrazada, qd começou a engasgar :pensativo:...Ele disse que limpou mas acho q nao trocou...E se eu abrir e descer um pouco a boia...sera q esta com muita gasolina no bura...Pq hj nao consegui ne tira-lo da garagem...:parede:

kiko ribeiro
19/03/2011, 23:48
1ª coisa que fis no meu foi trocar o bura tirei o do corinho DFV e pus um solex meu motor é de opala 4c, 2ª coisaq foi colocar sistema de ignição eletrónica o carro ficou uma bába o meu tanque está atrás, tanque novo tubulação nova filtros novos chau problemas

tillin
20/03/2011, 12:19
Cosegui tirar o cj da garagem :dance:
tirei o gicleur principal, que no meu e o 25, limpei, depois retirei a mangueira da gasolina do desborbulhador e assoprei....nao sei se pode, mas fiz :parede:...
O carro pegou que foi uma maravilha, abri mais a vazão do ar pelo parafuso e fui dar uma volta de uns 2 km....na volta ele voltou a falhar quando parava no semáforo.
Agora a duvida , séra que a boia esta ruim?e quando assoprei pela mangueira ela desgrudou, despreendeu?:pensativo:
Obrigado a tds...

fernando pelegrini
20/03/2011, 14:43
tilin, que bóia tem lá? è aquela branquinha "oca" ou tipo sola de chinelo, emborrachada..
se for a primeira, veja se está "vazia". Se for a segunda, pode estar encharcada.

tillin
20/03/2011, 19:41
Oi Fernando acabei de chegar andei muito com o jeep, o dia inteiro enchi o tanque quando sai e voltei agora com o tanque no meio. Nenhum problema apresentado.Eu nao cheguei a abrir o bura, nao sei qual r a boia, eu limpei o gicleur e assoprei a mangueira...quer dizer nao arrumei nada.Mas nao esta falhando.
Sera que e bom verificar a boia?
Valeu Fernado. Abs

fernando pelegrini
20/03/2011, 19:51
Tilin, se nao tiver vazando, nao mexa... pelo menos por enquanto.
Faça o seguinte teste:em uma rampa (subida) +/- 40º deligue o motor e dê a partida novamente.
E normal o willys demorar a pegar...mas se engasgar e nao pegar mais, a boia esta com altura errada.
Outra coisa: verifique o consumo no asfalto, uso urbano e rodoviário...
Encha o tanque, percorra um trecho por aproximadamente 30 a 40 minutos e complete novamente... Se fizer mais de 6/7 km/l, nao mexa até que entupa novamente.

Outra coisa: esse filtro de ar não serve para trilha... Se pegar agua, o elemento que é de papel vai esfarelar e o carbura vai sugar pra dentro.

fernando pelegrini
20/03/2011, 19:56
Aproveite e visite meu blog
www.overland4x4.blogspot.com (http://www.overland4x4.blogspot.com)

veja este link tb: http://overland4x4.blogspot.com/2010/10/comprei-meu-primeiro-jipe-e-agora.html

tillin
22/03/2011, 22:30
Gostei dos blogs...Acho que nao consigo nem perto com meu jeep fazer o que vcs fazem...:roll:
Quanto a mediçao da gasolina ainda nao tive tempo de andar com ele, mas fazendo coloco aqui.Acho que faz 4km/l :shock:
Abs
Tillin

fernando pelegrini
22/03/2011, 23:36
Legal que voce curtiu o blog!
No site do esquadrao vc confere as aventuras da galera.
Quanto a curtir o jipe, nao esquenta... é assim mesmo...faz parte do aprendizado. Teoria sem prática nao é nada...Devagarzinho vc vai afinando o brinquendo e ja ja, vai estar tinindo...

Refazendo o check list:
Velas e cabos: OK
Ponto:OK
Tanque: OK
Filtros: OK
Carbura: ?

tillin
27/03/2011, 22:51
Ola Fernando.
Fiz a medida meu jeep esta bebendo mais que eu...rs
Fez 3.30 km/l
hj eu troquei as velas , vou ver se melhora.
Abs.
Tillin

fernando pelegrini
28/03/2011, 07:37
Tilin, como foi calculada a média?
Asfalto livre, 4x2, aproveitando as marchas ou congestionado, freia e anda?
A queima parecia estar normal ou engasgava, afogava?
3 km/l é muito pouco mesmo.
Na trilha, 4x4 e reduzido, é como trator, consome por hora...
Velas, ponto, qualidade do combustivel, peso do pé, tudo isso interfere no consumo.
Resolveu o carbura??
Voce conferiu o ponto do motor??

tillin
28/03/2011, 23:05
Tilin, como foi calculada a média?
Asfalto livre, 4x2, aproveitando as marchas ou congestionado, freia e anda?
A queima parecia estar normal ou engasgava, afogava?
3 km/l é muito pouco mesmo.
Na trilha, 4x4 e reduzido, é como trator, consome por hora...
Velas, ponto, qualidade do combustivel, peso do pé, tudo isso interfere no consumo.
Resolveu o carbura??
Voce conferiu o ponto do motor??
Oi Fernando, Eu mesmo arrumei o carbura e troquei as velas e abri para 1mm, o motor esta sem engasgar e não morre, mas a queima esta muito rica.
Medi hj no asfalto 4x2 sem trânsito, percorri 30 km e gastei 10,74lt, gasolina comum BR, fez 3 km/l...
Assim vou a falência, rs
Vou levar para um cara bom , que me indicaram , aqui na Miguel Calfat, ele mexe com carros carburados.
Só pode estar fora do ponto.
Valeu, vou ver o que o meca diz...