PDA

Ver Versão Completa : HPE Pajero Sport 2.5 2007



cjsn
27/02/2011, 18:16
Existe possibilidade de retirar o módulo HPE da Pajero Sport HPE 2007 ? Caso sim, retirando esse módulo, quantos cv's ela passa a ter ?
Existe vantagem em substituir esse módulo HPE por um de terceiros (Nascar, Digipower, etc) ?
O modulo HPE que a Pajero utiliza é o mesmo da L-200 Outdoor ?

Att,

Caio.

Carlos A. C. Azevedo
27/02/2011, 20:09
Existe possibilidade de retirar o módulo HPE da Pajero Sport HPE 2007 ? Caso sim, retirando esse módulo, quantos cv's ela passa a ter ?
Existe vantagem em substituir esse módulo HPE por um de terceiros (Nascar, Digipower, etc) ?
O modulo HPE que a Pajero utiliza é o mesmo da L-200 Outdoor ?

Att,

Caio.

Rapaiz, deixa eu te contar uma pequena historia, pelo visto não leste muita coisa no forum mas...
Os motores da L200/Pajero sport HPE possuem um motor um tanto quanto avacalhado pela propria montadora/souzaramos:parede::parede::parede:, então nas pajeros Hpe, este problema não é tão latente quanto nas L200 sport HPE, com muitos relatos de superaquecimento devido a este módulo que a propria souzaramos:parede::parede::parede: instalou no carro e se "ESQUECEU:shock::putz::parede::putz::shock:" de modificar o sistema de arrefecimento do carro. então ele ganhou potencia, logo produz mais calor e o sistema não aguenta com todo esse calor e arrega fazendo com o que o motor tenha apenas perda de agua, se o motorista estiver observando quase sempre o ponteiro, ou até o proprio motor se fuder por calço hidraulico, no caso da junta estourar e passar agua do radiador para dentro da camara.
Logo, se voce está achando o carro meio amarrado, é muito melhor trocar ele do que investir pra aumentar ainda mais potencia voce pode ter um prejuizo alto, a não ser que voce queira também aumentar o sistema de arrefecimento... ai fica a seu criterio.

Sobre a instalação de outros chips, com certeza voce terá que comprar um plug universal ou algo do genero...
:concordo:

HELSON
27/02/2011, 22:49
Caio, tenho um pajero sport 2008 HPE. Tive um problema de disparada do motor que resolvi, inicialmente, desconecando o HPE e até hoje não recoloquei. sem o HPE fica com 120 e com o HPE 141 mais ou menos. entre no site do fabricante do HPE e terá essas informações com precisão (stt-emtec).
Sem o HPE o carro perde a arrancada e consome um pouco mais, no meu caso saiu de 9 para 7,5 km litro. Acima de 40 KM/Hora não percebi diferença. Um amigo disse-me que seria necessário fazer uma regulagem no motor sem o HPE.
Experimente é simples retirar e colocar, no verso do HPE tem uma etiqueta amarela que te ensina a desconectar e conectar.

cjsn
27/02/2011, 23:07
Caio, tenho um pajero sport 2008 HPE. Tive um problema de disparada do motor que resolvi, inicialmente, desconecando o HPE e até hoje não recoloquei. sem o HPE fica com 120 e com o HPE 141 mais ou menos. entre no site do fabricante do HPE e terá essas informações com precisão (stt-emtec).
Sem o HPE o carro perde a arrancada e consome um pouco mais, no meu caso saiu de 9 para 7,5 km litro. Acima de 40 KM/Hora não percebi diferença. Um amigo disse-me que seria necessário fazer uma regulagem no motor sem o HPE.
Experimente é simples retirar e colocar, no verso do HPE tem uma etiqueta amarela que te ensina a desconectar e conectar.

Pessoal, muito obrigado pela explicação, já deu pra eu entender um pouco o motivo desse motor ser tão fraco se comparado ao da Full.

Me tira uma dúvida, quando voce retirou o módulo HPE o consumo aumentou ? Pensei que com a retirada do módulo o carro fosse ficar mais economico ...

A minha é automática, 07, com o módulo HPE e faz NO MÁXIMO 7km/l na cidade !. Isso me deixa extremamente insatisfeito pois temos em casa uma Full 3.2 04 com 195 cvs e ela chega a fazer 7,5km/l na cidade ...

Em relação à retirada do módulo, cheguei a observar que nele existem 2 conexões, uma com 22 fios e a outra com 26. Para desligá-lo basta desconectar esses fios ?

Obrigado pela ajuda,
Caio.

Carlos A. C. Azevedo
27/02/2011, 23:40
Pessoal, muito obrigado pela explicação, já deu pra eu entender um pouco o motivo desse motor ser tão fraco se comparado ao da Full.

Me tira uma dúvida, quando voce retirou o módulo HPE o consumo aumentou ? Pensei que com a retirada do módulo o carro fosse ficar mais economico ...

A minha é automática, 07, com o módulo HPE e faz NO MÁXIMO 7km/l na cidade !. Isso me deixa extremamente insatisfeito pois temos em casa uma Full 3.2 04 com 195 cvs e ela chega a fazer 7,5km/l na cidade ...

Em relação à retirada do módulo, cheguei a observar que nele existem 2 conexões, uma com 22 fios e a outra com 26. Para desligá-lo basta desconectar esses fios ?

Obrigado pela ajuda,
Caio.

Rapaiz, realmente o problema maior desse carro era o motor, mas agora que ela saiu:cry::cry:, só ficou a dakar, mesmo assim o preço ainda tá alto, mas pelo menos ela tem o mesmo motor da full, só que um pouco mais fraco...
Sobre o módulo ele é uma caixinha preta, só não me lembro se são 2 conectores que entram nele, mas se não me falha a memoria é apenas 1.
:concordo:

cjsn
27/02/2011, 23:58
Rapaiz, realmente o problema maior desse carro era o motor, mas agora que ela saiu:cry::cry:, só ficou a dakar, mesmo assim o preço ainda tá alto, mas pelo menos ela tem o mesmo motor da full, só que um pouco mais fraco...
Sobre o módulo ele é uma caixinha preta, só não me lembro se são 2 conectores que entram nele, mas se não me falha a memoria é apenas 1.
:concordo:

Carlos,
Conferi novamente e realmente é um módulo preto, com etiqueta amarela, com 2 conexões, uma com 22 fios e outra com 26 ...
Seria esse módulo igual ao da L-200 ?

Att.
Caio.

Carlos A. C. Azevedo
28/02/2011, 08:50
Carlos,
Conferi novamente e realmente é um módulo preto, com etiqueta amarela, com 2 conexões, uma com 22 fios e outra com 26 ...
Seria esse módulo igual ao da L-200 ?

Att.
Caio.

Rapaiz, posso ver isso hoje, só que a noite, ai eu posto aqui e tiro umas fotos também.:concordo:

cjsn
28/02/2011, 15:36
Rapaiz, posso ver isso hoje, só que a noite, ai eu posto aqui e tiro umas fotos também.:concordo:

Vai ser de grande ajuda Carlos, muito obrigado.
Tenho quase certeza que o Módulo HPE da Pajero é diferente do dá L-200, com a suas fotos nós vamos ter certeza.

Abraço,
Caio.

HELSON
28/02/2011, 17:13
Continuando, na cidade, faz 7 com ou sem o módulo.
Leia as informações do forum com isenção de ânimo, aqui, parece-me que tem pouco profissional e muito curioso (como eu) que tende a puxar a brasa para a sua sardinha. Todo veículo tem pontos positivos e fortes. A MIT parece que é imbatível em suspensão quando se fala em terrenos irregulares, mas peca em economia e desempenho rápido.
Não acho ruim a minha, mas tenho consciência de que estou num veículo pesado e que não foi feito para arrancada, embora não seja ruim ao ponto de merecer críticas.
Já tive muitos carros e sou marreteiro de usados há 20 anos. Até hoje, só não tive problemas com a mercedes bens. O atendimento lá é invejável e toda e qualquer peça é numerada e vc encontra informando o CHASSI DO CARRO, mas tem um preço.
Boa sorte com a MIT.

Carlos A. C. Azevedo
28/02/2011, 21:02
Vai ser de grande ajuda Carlos, muito obrigado.
Tenho quase certeza que o Módulo HPE da Pajero é diferente do dá L-200, com a suas fotos nós vamos ter certeza.

Abraço,
Caio.

Olha ai pessoal, estas são as fotos da L200 sport HPE daqui:
1ª:arrow: Um módulo com conexão por baixo(pela qualidade da foto:parede::parede::parede::parede: se não der pra perceber, este módulo fica de lado).
2ª:arrow: Outro módulo que fica abaixo do primeiro, escrito unit control, com conexão por baixo.
3ª:arrow: Esta seria uma foto de um módulo preto que fica acima destes dois, que possui 3 conctores verdes/amarelos.
4ª:arrow: Outra foto do que eu acho que é o módulo de controle central aparecendo 2 entradas, e a outra fica pelo outro lado só que o cabo ai atrapalhou:parede::parede:
5ª:arrow: E este ultimo é a foto dos dois módulos como eles ficam:concordo:.

Bem, desculpem pelas fotos, tive que tirar com o celular, por que a camera incrivelmente quando que vou precisar mesmo usar a noite, o flash não funcionou então, espero que isso possa ajudar...:concordo::concordo::mrgreen:

cjsn
28/02/2011, 23:17
Carlos,
Muito obrigado, as fotos ficaram boas, deu pra entender direitinho.
Posso te assegurar que nenhum desses módulos estão presentes na Pajero Sport HPE 07, todos são diferente !
Amanha irei tirar algumas fotos para a gente comprar, o da Pajero tem uma etiqueta grande, amarela, com algumas instruções e a logomarca da stt emtec.

Helson,
Você saberia me dizer como foi feita a desativação do módulo ?
Após desconectar, devo ligar alguma das conexoes (22 ou 26 pinos) em algum local ?
Realmente nao faz sentido a potencia diminuir e o consumo continuar os mesmos 7 km, esperava que houvesse uma redução no consumo sem o módulo ...

Alguem tem impressões sobre a utilização de algum Chip ou reprogramação da central ?

Att,
Caio.

HELSON
01/03/2011, 11:10
cAIO, OBSERVE QUE O HPE É UM "ACESSÓRIO". SAI UM CHICOTE DA CENTRAL E SE CONECTA AO HPE (DESCONECTE-O DO HPE). SAI UM OUTRO DO HPE E RETORNA PARA O CHICOTE MESTRE OU, EM ALGUNS CASOS, OUTRO MÓDULO (DESCONECTE ESSE DEIXANDO O CHICOTE NO HPE E NO LUGAR VAZIO CONECTE O CHICOTE QUE SAI DA ECU, OU SEJA O QUE VC HAVIA DESLIGADO ANTES. RESUMINDO, VC VAI TER EM MÃOS O HPE e UM CHICOTE O DE 26 PINOS. NO MEU CASO, EMBORA O CONECTOR TENHA 26 PINOS, 4 ESTÃO DESATIVADOS, NÃO TEM FIOS CORRESPONDENTES, NA PRÁTICA É DE 22 PINOS.
Quanto ao consumo, a mensagem que mandei ontem perdeu uma parte. com o HPE meu caro fazia 9 km/l, sem ele faz um pouco mais de 7. A justificativa do mecãnico é que o motor menos potente (-20 CV) é mais exigido, faz mais força, por isso gasta mais, conudo, anda do mesmo jeito, só perde nas baixas velecidades (até 60 km/h).
Estou fazendo uma série de teste, mas pretende recolocar o meu HPE.

tudo.vende
07/08/2013, 18:00
cAIO, OBSERVE QUE O HPE É UM "ACESSÓRIO". SAI UM CHICOTE DA CENTRAL E SE CONECTA AO HPE (DESCONECTE-O DO HPE). SAI UM OUTRO DO HPE E RETORNA PARA O CHICOTE MESTRE OU, EM ALGUNS CASOS, OUTRO MÓDULO (DESCONECTE ESSE DEIXANDO O CHICOTE NO HPE E NO LUGAR VAZIO CONECTE O CHICOTE QUE SAI DA ECU, OU SEJA O QUE VC HAVIA DESLIGADO ANTES. RESUMINDO, VC VAI TER EM MÃOS O HPE e UM CHICOTE O DE 26 PINOS. NO MEU CASO, EMBORA O CONECTOR TENHA 26 PINOS, 4 ESTÃO DESATIVADOS, NÃO TEM FIOS CORRESPONDENTES, NA PRÁTICA É DE 22 PINOS.
Quanto ao consumo, a mensagem que mandei ontem perdeu uma parte. com o HPE meu caro fazia 9 km/l, sem ele faz um pouco mais de 7. A justificativa do mecãnico é que o motor menos potente (-20 CV) é mais exigido, faz mais força, por isso gasta mais, conudo, anda do mesmo jeito, só perde nas baixas velecidades (até 60 km/h).
Estou fazendo uma série de teste, mas pretende recolocar o meu HPE.


Helson, ontem fui retirar a ECU da minha Pajero Sport 2.5 HPE 2008 e, para minha surpresa, o módulo HPE (preto com a etiqueta amarela) estava desconectado da ECU. O chicote de 26 pinos (com 4 desativados) tem na outra ponta um conector de 22 pinos. Quando desinstalei o porta-luvas, me deparei com as 2 pontas do mesmo chicote conectadas no módulo HPE, ou seja, fechando o circuito. Como o carro é meu desde 0km, talvez o montador tenha se esquecido de conectar o HPE.

Minha dúvida é como instalar o módulo, conectando-o à ECU. Deixo o conector de 26 pinos (com 4 desativados) no HPE e ligo a outra ponta de 22 pinos na ECU, e instalando o cabo de 22 pinos que estava na ECU no módulo HPE? É só isso?

abs.,
Fabio

Thiago Santos RS
08/01/2017, 11:52
Senhores! as informações acima foram muito validas com meu atual problema;

Tenho uma Pajero Sphort 2008 2.5 automática, após ter arrebentado a correia do alternador e a troca desta a luz da injeção permaneceu ligada, mecânico interpretou que seria a melhor solução a retirada do modulo HPE, tenho duvidas se era esse o motivo mesmo a luz da injeção sendo solucionada, gostaria de testar o meu modulo HPE, alguma sugestão de como faço isto?

daniel_bezerra83
10/01/2017, 10:07
Retira o mecânico urgentemente de perto do seu carro... 1 - Ele não sabe oque o módulo faz, 2 - ele não sabe solucionar problema de injeção diesel com bomba controlada eletronicamente...
O negócio é colocar na mão de um mecânico que tenha pelo menos um Scanner para verificar o erro que a central está tentando informar através da luz da injeção (Scanners do tipo PDL4000, 5500, Rasther podem ler essa falha).
E pode ser só bobagem para resolver (uma solenoide queimada, um mal contato, etc)...