PDA

Ver Versão Completa : Carro para expedição



GibaNAN
27/02/2011, 18:00
Olá a todos,

estou procurando um carro para rodar o meu brasilzão, tem que me dar um minimo de conforto e segurança e possibilitar uma visita à praia ou lugares de dificil acesso.

Procuro um 4x4, com ar-condicionado, a diesel com consumo baixo (>12km/l) e mecânica confiável.

Preferência para Samurai, JPX (sem o motor XUD). Gosto de engesa tb, mas normalmente quando correspondendo às minhas exigências custam mais do que estou disposto a gastar.

Estudo todas as possibilidades e conselhos e dicas dos experientes participantes do forum são mais que bem vindos.

Obrigado.

Tio Eddie
27/02/2011, 18:12
Giba,

Acho que para expedições você irá precisar de um carro MAIOR que um samurai, jpx etc...

my 2 cents

GibaNAN
27/02/2011, 19:28
Olá Tio Eddie,

primeiro, obrigado pelo concelho.

Bem usei a palavra expedição para ilustrar longas distâncias. A idéia é rodar o Brasil dirigindo umas 6~8 hs/dia e ir parando em cidade interessantes para conhecer (ficando em pousadas por 1 ou 2 dias em cada cidade dependendo da quantidade de coisas interessantes para ver/fazer). Logo, não pretendo precisar de equipamento para cozinhar, etc.. no carro.

Realmente um carro maior talvez fosse melhor, mas como a idéia é que o carro sirva realmente só como transporte e não como "base" e que seremos apenas eu e minha esposa, acho que dá sim.

Abração

GibaNAN
27/02/2011, 19:30
:stop:
CONSELHO***

Não preciso matar a lingua portuguesa pra comprar um Jipe não é?
:lol:

Tio Eddie
27/02/2011, 20:06
Ah.....

Mudou MUITO a proposta!

Eu ponderaria além do diesel, algum conforto, espaço para bagagem de 2 pessoas, autonomia, etc...

Quanto você pretende gastar?

[]s

dinhorlf
27/02/2011, 20:37
opa depois do seus 2º e 3º posts eu me atrevo a opinar vamos la:
voce falou em jipe, para ter um minimo de conforto e segurança teria que ser fechado, conforme sua citação´só o samuray eo jpx te atenderiam, não conheço nenhum engesa original fechado, mas como voce descartou o motor xud o jpx esta fora, em principio, pois seria uma adaptação, bom restou então o samuray, ora viajar 6 a 8 horas por dia samuray não é uma boa.

como voce não quer um "carrão" (hilux), acho que o carro ideal seria uma band eheheh

TylerNTL
27/02/2011, 21:48
Olá a todos,

estou procurando um carro para rodar o meu brasilzão, tem que me dar um minimo de conforto e segurança e possibilitar uma visita à praia ou lugares de dificil acesso.

Procuro um 4x4, com ar-condicionado, a diesel com consumo baixo (>12km/l) e mecânica confiável.

Preferência para Samurai, JPX (sem o motor XUD). Gosto de engesa tb, mas normalmente quando correspondendo às minhas exigências custam mais do que estou disposto a gastar.

Estudo todas as possibilidades e conselhos e dicas dos experientes participantes do forum são mais que bem vindos.

Obrigado.

Se vc for um pouquinho mais tolerante com o consumo praticamente todas viaturas 4x4 diesel atendem seus requisitos (s10, L200, Ranger, Hilux, Pajero, SW4, Pathfinder...) o bolso é quem manda.

GibaNAN
27/02/2011, 23:31
Opa, agora sim vou amadurecer essa minha idéia. Vamos lá, mais detalhes pra ajudar a ser ajudado. :)

Tio Eddie:

Pq diesel? como a proposta é rodar um bocado com paradas pra "aproveitar a cidade" pensei que um motor diesel seria mais resistente. Pra mim um motor gasolina ou vai me limitar com relação à velocidade na estrada (o 1.3 original do samurai) ou vai virar um ralo de dinheiro (um v6 de uma pajero). Assim achei que um ap 1.9 diesel ou ate um mwm se der, me atende melhor.

Algum conforto: Considerei o ar um item indispensável já que quero chegar até o Maranhão. Tive um samurai e adorava (apesar de saber que continua sendo um jipe e por isso não terei o conforto de um honda civic) o jpx eu ja ouvi falar bem da suspensão e o preços destes dois com motor diesel fica dentro do meu orçamento.

Espaço para bagagem acredito que levantando os bancos traseiros deve ser suficiente, mas de novo, nunca fiz uma viagem desse tipo de carro e por isso aceito com atenção os concelhos dos amigos. A autonomia seria também auxiliada com o motor a diesel econômico.

Quanto pretendo gastar: R$30.000,00 pro carro pronto pra viagem, entao estou pensando em 25 a 28 pra compra do carro e o resto em uma revisão e um ou outro acessório útil para a viagem.

Dihorlf:

Obrigado pelas observações, esclarecendo.
Segurança: Concordo que deve ser fechado, mas não precisa ser de fábrica, uma capota de fibra já serve. O meu ex-samuka (que o novo dono o tenha) era canvas equipado com uma capota de fibra e nunca tive problema com segurança. Então apesar de não haver nenhum engesa fechado de fabrica, existem muitos que me atenderiam, não fosse os preços. Na mensagem eu não disse que só o samurai e o jpx me atenderiam, eu disse que tenho preferência por eles (pelo simples fato de que com o perfil que estou procurando eles se encaixam na faixa de preços que estou disposto a pagar). Ja vi alguns Samukas com ap diesel que ficaram legais e o que não falta são jpx com maxxions ou mwms (em momento algum eu disse que não queria adaptações).

Pra finalizar, uma band pode ser sim uma boa opção, só não considerei pq nunca bati o olho em uma e pensei "Eu quero um assim" :) mas não tenho nada contra.

TylerNTL

Boa noite e obrigado pela contribuição, estou gostando dos comentários pois a idéia vai clareando também na minha cabeça.

Os carros que você citou são boas possibilidades tb, não dou preferência a este tipo por alguns motivos que podem ser só noias minhas.

1- alguns deles são mais visados para roubo e o seguro não está nas minhas contas;
2- outros são carros mais luxuosos o que faz com que o preço so chegue na faixa que quero depois de muito tempo. A minha impressão é que um carro como uma hilux por exemplo, tem tanta coisa pra quebrar e depois de 12 anos tem muita coisa no limite e não quero dor de cabeça na viagem.

Sou Eng. Civil e adoro jipes e off road desde que me entendo por gente, mas não tenho tanta experiência e por isso dou muita importancia as dicas de vocês aqui do forum. Então dos comentários aqui posso mudar de idéia.

A viagem vai acontecer no fim do ano, então tenho tempo para me decidir por um carro e encontrar um legal.

Gostaria de agradecer a todos pela vontade de ajudar com conselhos e questões sobre o que quero.

Grande abraço

yuriw
28/02/2011, 13:14
Oi Giba,

Estou vendendo meu JPX: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1385874#post1385874

Ele é 95, está com motor AP 1.8 Flex adaptado com o kit Chiari, capota rígida, etc. Só não tem o ar condicionado que você deseja.

Eu comprei este J em 2004, justamente para viagens com minha esposa, indo acampar ou ficar em pousadas (já fiz algumas trilhas também, porque a suspensão do J fica pedindo aventura mesmo). Não fiz um roteiro longo e direto como o que você pretende, mas várias viagens de 500 a 700km, e algumas de 2.000 a 3.000km ida e volta. Nunca fiquei na estrada, mas já tive que correr atrás de uma coisinha ou outra durante a estada nos destinos planejados. Faz parte quando se tem uma viatura com alguma idade. Tranquilidade total só com veículos muito novos ou zero km.

O espaço de bagagem do J é bom para um casal. Sem barracas, sleeping e fogareiro (ou seja, com a bagagem normal de quem vai ficar em pousada), cabe tudo numa boa. O console central é ótimo para uma latinha de refrigerante e uns quitutes, e a posição de viagem (apesar do J não ser muito veloz) é alta e confortável, tornando trajetos longos bem agradáveis, principalmente para quem quer apreciar a paisagem. Combinando o "porta-malas" com algumas coisas soltas no banco de trás você tem espaço mais do que suficiente. Tombando o banco do J o espaço de bagagem é gigantesco - já fiz até algumas mudanças com ele. Na última eu trouxe duas cadelas labradoras de SP para o ES, com as malas no bagageiro, e veio numa boa.

O consumo com álcool ou gasolina, nos preços atuais, me dá a mesma coisa que no meu antigo XUD/Diesel. Gasto uns R$120,00 para rodar em torno de 500km. A vantagem é que VW AP tem peça e mecânico em qualquer lugar, e não preciso ficar correndo atrás de bombista ou oficina de caminhão (que nunca quer pegar o serviço porque rende pouco, se comparado com um "caminhão de serviços"). Fora isso o nível de ruído baixa bastante, e o cheirinho de diesel já era (ambos tem seu charme, mas depois de 1 mês na estrada já incomodam bastante).

Estou pedindo R$19.500,00. Com a diferença para sua estimativa de 30 você coloca ar condicionado, dá uma geral, instala um guincho (se for viajar sem outros 4x4, um guinchinho vale a pena pra te tirar de um eventual erro de cálculo, ao invés de ficar procurando pela ajuda de um trator - experiência própria, e eu não tinha o guincho, rsrs), troca pneus e amortecedores, põe um som novo, dvd, geladeira e ainda sobra uma grana para ir de Recife para Fernando de Noronha de avião (que esse trecho o J não faz, rsrs). O que acha?

Abraços,

Yuri

Obs.: Advogando contra meus interesses, nesse valor talvez seja interessante considerar uma TR4 2005. O consumo é alto, mas o conforto...

GibaNAN
28/02/2011, 15:48
Olá Yuri,

Obrigado pela dica e sugestão. :D

A questão é que não quero tanto trabalho, instalar um ac implica em procurar as peças, procurar uma oficina para fazer a instalação, estar exposto as m* que normalmente aparecem em coisas recém instaladas e principalmente adaptadas, etc....

Tenho até pensado em abrir mão do diesel e encarar um consumo aceitável de gasolina/alcool, o Samurai do Edu_ ta até atraente, mas o fato de ser canvas complica pra uma viagem assim. Sem falar que pretendo usar o carro na cidade nesse meio tempo.

Quanto ao tr4 mantenho a minha opinião "preconceituosa" que tem mais chance de dar dor de cabeça.

Minha lógica é a seguinte:

Um jpx, ou samuka ou a maioria dos jipes, são carros simples (eletronica/eletricamente falando) que praticamente não tem nada pra quebrar que não seja mecânico. O que tem de mecânico é normalmente robusto e projetado para grandes esforços impostos em trilhas. Quem tem jipe gosta de jipe, e por isso pode-se imaginar que as manutenções e revisões são feitas com mais carinho e atenção. Quem tem uma tr4 pode gostar muito dela, ou pode ser uma dona de casa que não sabe nem que o motor tem agua e oleo rodando dentro dele.

Historinha de vida pra mostrar de onde vem o trauma. :)

Uma vez em um trabalho, a empresa para a qual eu estava trabalhando estava com todos os carros ocupados e acabou que fiquei com um carro do dono da empresa pra acompanhar um serviço. Uma blazer executive 99 :dance:, no começo eu achei o máximo, carro confortável espaçoso, etc... até que um dia, caiu uma tempestade no lugar e um raio caiu tão perto da pousada que a energia caiu :shock:. Não me pergunte como nem por que, no outro dia os instrumentos da blazer estavam loucos, nada funcionava direto, velocimetro, temperatura, até o odometro parou, sem falar no radio :putz:. Fui a uma autorizada para tentar descobrir o que tinha acontecido antes de jogar a bomba no chefe. Na autorizada colocaram o computador para autodiagnóstico e ... nada:confused:. O computador não encontrou problemas e ele disse que o carro precisaria ficar pra eles decobrirem o problema. Aí expliquei o que tinha acontecido e devolvi o carro, depois o meu chefe veio me perguntar se eu tinha mexido na instalação do radio ou qualquer coisa do tipo e disse que a central de comando elétrico do carro tinha queimado. Total do prejuíso, quase R$ 4.000,00 e o olhar desconfiado do chefe por um tempo.

Moral da história, quer conforto?:stop: gasta mais e compra um carro novo! Carro de luxo antigo é uma caixinha de surpresas e o contemplado pode ser você. :lol:

TylerNTL
28/02/2011, 19:58
Os carros que você citou são boas possibilidades tb, não dou preferência a este tipo por alguns motivos que podem ser só noias minhas.

1- alguns deles são mais visados para roubo e o seguro não está nas minhas contas;
2- outros são carros mais luxuosos o que faz com que o preço so chegue na faixa que quero depois de muito tempo. A minha impressão é que um carro como uma hilux por exemplo, tem tanta coisa pra quebrar e depois de 12 anos tem muita coisa no limite e não quero dor de cabeça na viagem.


Realmente as caminhontes novas podem ser um pouco mais "visadas" mas uma Ranger, S10 ou Hilux com uns 10 anos de uso.... Quanto ao seguro se vc tiver uns bonuzinhos o fica em uns 1,5k.

Com respeito a manutenção eu não vejo dificuldades em manter uma caminhonete velha. Coisa para fazer num carro com 10 anos de uso sempre tem mas tem peça em todo canto e a mecânica é relativamente simples.Deve ser mais fácil encontar peça para S10 do que para JPX ou Samurai.

feitosac
28/02/2011, 23:49
2X.
GibaNan,
Minha humilde contribuição.
O carro ideal para expedição, ou viagens longas, com todas as qualidades que voce quer, pouco visado pra roubo, seguro barato, bebe pouco, manutenção barata, confortavel, que não quebre facil, com preço que caiba no seu bolso, vai ficar dificil eheh, sugiro que voce faça uma lista de prioridades e pontue elas para todos os 4x4 que voce pensar e veja qual pontua melhor.
Ja viajei o Brasil inteiro, com minha Band 91 , 267.000 km , e NUNCA quebrei, não é sorte não, é manutenção preventiva em dia, troquei agora por uma SW4 2001, pois aos 50 anos merecia mais conforto.
De qq forma seja qual o carro que voce escolher, o ano é o que menos importa, o que importa é o histórico de manutenção.
Abraços.

gigio 10
01/03/2011, 00:26
Caro Gibanan.
Pra mim,veículos a diesel não tem ano , ele tem que ter tido dono.
Já vi carros com mais de 600 mil km rodados em melhor estado que muitos com menos de 100 mil.Então não me fixaria muito ao ano e sim ao estado. Uma picape que cabe no seu orçamento,com 4x4,com uma autonomia de mais de 800 km, que em geral faz mais de 12 km por litro é uma ranger 2.5.Tive uma por 3 anos e é um ótimo carro,nunca incomodou , quando vendi estava com 300 mil km e o motor tava como novo. Mas sempre fiz manutenção rigorosa e com peças originais.Se vce tiver paciència de procurar por uma em bos estado , faz uma boa revisão e boa viagem.Abraços

Martin Melcop
01/03/2011, 08:56
Se interessar pode ver o meu J com MWM.
Lata com 15 anos
Motor e caixa novos
Motor já no documento

GibaNAN
01/03/2011, 15:51
Feitosa,

Obrigado pela sua humilde, porém valiosa contribuição.

Estou chegando a essa conclusão, mas eu tenho tempo e vou fazer essa lista de prioridades sim.

Quanto à Toyota, acredito e por isso que disse que confio mais num jipe com dono jipeiro que uma pickup mais luxuosa com qualquer dono.
Não tenho nada contra o ano de fabricação do carro, contanto que seja um carro simples (samurai, jpx, bandeirantes, etc..), pois como disse acredito que o que tem pra quebrar se verifica nas revisões e com um dono cuidadoso esta tudo sempre em dia. Por outro lado, quando se trata de carros mais luxuosos ou com muitos itens de conforto (como a bendita blaser do meu chefe) existem itens eletrônicos que não tem como fazer revisão e com o tempo vai acumulando um pouco de corrosão, desgaste, até que queima sem dar sinais de que tava perto de acontecer. Pra esses casos sim eu acho que o ano te da uma idéia do quanto pode dar de problema elétrico, de central não sei de quê ou de placa não sei da onde.

Gigio,

Valeu pela dica e concordo contigo em gênero número e grau. E por isso tenho esse meu "preconceito". Quando voce diz "ter tido dono" considero o mesmo e ao meu ver quem tem jipe gosta de jipe e normalmente é um bom dono. Na maioria das vezes quem tem caminhonete tem porque precisa e aí é que pega. O carro é um instrumento de trabalho e não uma paixão. Não preciso dizer a diferença que isso faz. Claro que com paciência e sorte você acaba encontrando um em bom estado. A questão é que o carro será meu único carro e caminhonete não me atende.

Martin,

não entendi se você está vendendo seu J ou ofereceu pra que eu visse como fica um J com MWM. :lol:

Se estiver a venda me envia uma MP.

Li o topico sobre o seu J e parabéns ficou muito bom e essa é a diferença a qual me refiro entre alguém que gosta do carro e alguém que tem o carro.

yuriw
02/03/2011, 10:08
Estou chegando a essa conclusão, mas eu tenho tempo e vou fazer essa lista de prioridades sim.

Oi Giba,

Depois da lista, se precisar o J está à disposição.
Eu levei uns 6 meses pra comprar meu J, e tive muitas alegrias com ele. O importante é procurar e encontrar um carro para suas necessidades (só estou vendendo por conta da construção mesmo).

Abraços e boa jornada!

Yuri

GibaNAN
02/03/2011, 20:56
Oi Giba,

Depois da lista, se precisar o J está à disposição.
Eu levei uns 6 meses pra comprar meu J, e tive muitas alegrias com ele. O importante é procurar e encontrar um carro para suas necessidades (só estou vendendo por conta da construção mesmo).

Abraços e boa jornada!

Yuri

Obrigado Yuri, vou considerar sim.

Abraços.

GibaNAN
03/03/2011, 10:56
Olá a todos,

encontrei uma Camper com motor de silverado que esta muito bonita. Sei que a camper é basicamente um Engesa com uma roupa diferente. Os amigos têm idéia de quanto me custaria colocar um bom motor diesel com ar condicionado nela? E por quanto eu poderia vender o motor de Silverado +-?:pensativo:

Obrigado!

guilhermeabreu
07/03/2011, 23:16
Olá a todos,

encontrei uma Camper com motor de silverado que esta muito bonita. Sei que a camper é basicamente um Engesa com uma roupa diferente. Os amigos têm idéia de quanto me custaria colocar um bom motor diesel com ar condicionado nela? E por quanto eu poderia vender o motor de Silverado +-?:pensativo:

Obrigado!

GIBANAN

A CAMPER é um excelente 4x4 , pra vc colocar um MWM usado nela vc deve gastar uns R$15.000,00 . E pra colocar ar cond vc gasta em torno de R$3.000,00 .

Tenho um ENGESA com MWM 2.8 e tudo que tem direito em conforto , infelizmente não esta a venda , mas depois de ler todos os post anteriores , tenho pra te dizer que a maioria dos 4x4 JIPES OU SUVS não fazem 12 km/l no díesel , meu ENGESA esta na casa dos 8,0 km/l , minha SW4 93 2.8 original esta na casa dos 8,5 km/l , ísto de média cidade/estrada .

Analizando suas restrições inclusive de grana , com R$30.000,00 vc não tem muitas opções não , só pra vc ter uma idéia , meu ENGESA comprei por R$5.100,00 num leilão e hoje esta na casa dos R$65.000,00 .

Mas analizando friamente , UMA ÓTIMA OPÇÃO SERIA UMA SW4 DE 92 A 95 as famosas JAPINHAS , eu tenho o prazer de ter uma por 11 anos e só alegria , NUNCA QUEBRA é a díesel e esta na faixa dos R$30.000,00 , melhor dizendo dos R$27.000,00 a R$33.000,00 dependendo do estado , não vejo nada melhor do que este MAGNÍFICO 4x4 para te atender em cheio no que vc precisa .

Minha opinião . E espero ter contribuído para diminuír alguma dúvida a respeito .

E BOA SORTE NA DECISÃO A TOMAR .

fguerreiro
08/03/2011, 08:48
Bom dia.

Pelo que andei lendo (muito) no fórum, talvez uma opção dentro do seu orçamento seria um Suzuki Jimny 1.3 16V, ano 2000 a 2002, os prós na minha opinião são:

- espaço para dois adultos e bagagem,
- consumo baixo de gasolina,
- relativo conforto: a maioria deles vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas,
- a relação peso potência é razoável são 86cv num carro leve,
- é um veículo robusto (evolução) do Samurai e ainda é vendido como 0km, ou seja, não terá problema com peças de reposição,
- bem menos visado para roubos que picapes diesel, ou seja, logo o seguro é bem mais em conta.

Abraço

Fábio

Obs.: dê uma olhada nos tópicos sobre esse modelo, há muito material no fórum

GibaNAN
08/03/2011, 10:43
Ola a todos!

Guilherme,

Tenho plena consciencia das qualidades do engesa/camper edo preço também, por isso disse que gosto de engesa mas que o preço não está na faixa que eu gostaria. Imagino que depois de trabalhar tanto num carro como o seu, só se poe a venda quando se precisa e graças a Deus você não precisa. Analisando minhas primeiras aspirações, você não foi o único à questioná-las e realmente estão difíceis, mas não impossíveis de se bater. Cheguei a encontrar um Samurai com motor ap 1.9 diesel fazendo 16km/l com ar. ENcaixando-se bem na minha descrição, mas foi vendido antes de eu poder me organizar para ir ver o danado no Rio Grande do Sul. Já repensei tudo isso e estou clareando a idéia. Obrigado pela dica da Hilux, sempre gotei do estilo, e sempre confiei em carro japonês, mas não tinha um depoimento assim.

Fguerreiro,

Também andei olhando o jimny, só não encontrei ainda um que me arrebatasse. Conheço a fama e já tive samurai, então não tenho dúvidas das capacidades e qualidades do carrinho, mas o Jimny não conheço tanto. Tenho que ler mais a respeito. O que você me deu de informação já é um bom começo.

GibaNAN
08/03/2011, 11:46
Olá a todos,

Depois de várias dicas, observações, criticas, sugestões e afins, inclusive da familia e esposa, algumas idéias mudaram. Eu não expliquei toda a situação, como me sinto entre amigos aqui, vou dar mais detalhes de forma resumida.

Casei ano passado com uma alemã que conheci no Canadá. A vida no Canadá era tão boa que resolvemos que morariamos no Canadá, mas antes, eu teria que terminar meu doutorado aqui no Brasil e por isso morariamos aqui por 1 ano. Depois veio a idéia de antes de ir para o Canadá morar 1 ano +- na alemanha, para que eu aprenda o alemão e para dar um bônus a familia dela com a gente (ela é filha única, com pais filhos únicos,...). Eu sempre fui louco por jipe e por viagem e vi no fim do dr. uma ótima oportunidade para viajar pelo Brasil sem pressa e sem largar emprego, casa, ou coisa alguma. Seria uma viagem de uns 30 a 45 dias rodando pelo Brasil.

Ok, a idéia é boa, minha esposa adorou e deu força, mas aí vem um detalhe simples, e o carro? Imediatamente pensei em um jipe, diesel pois seria uma economia de combustível, um carro resistente, mataria minha saudade/desejo e possibilitaria visitar praias e lugares de dificil acesso! Ótimo, mas aí a família veio com outra questão racional. Um jipe não se vende fácil, "prender" 30mil reais no Brasil exatamente quando você está indo pra outro país não é inteligente. Por que não alugar um carro? por que não comprar um carro de fácil comercialização?:pensativo:

Aí vem uma outra questão, não me imagino comprando um gol, palio ou afim, não combina comigo, meu primeiro carro foi um miura saga e o segundo um Samurai, daí você tira minha aversão ao "padrão". Alugar um carro desses também resumiria a viagem as BRs e lugares turísticos facilmente acessiveis.

Solidária com minha paixão e enfatizando que as vezes o dinheiro vale a realização de um sonho, minha esposa deu força mesmo assim. Vamos procurar os jipes. Aí fomos ver o Tomate, o JPX do Português aqui do forum mesmo. Eu adorei o carro, nunca vi um jipe tão bem cuidado, a venda. Eu adorei o carro, mas o preço está no meu limite e sem o AC. Sem falar que minha esposa se assustou com o tamanho do carro hehe, devia ter ido devagar, levar ela pra ver um samurai original, depois um jpx original e só depois um com pneus 33`, ela costumada com carros europeus como smarts, ficou realmente com 2 pés atras. :lol: Como ela é muito intelingente, veio me mostrar os carros que eu poderia comprar com o mesmo dinheiro no Canadá e aí é desleal, só 2 exemplos.

BMW X5 2002:
http://vancouver.kijiji.ca/c-cars-vehicles-cars-trucks-2002-BMW-X5-SUV-W0QQAdIdZ246308187

Jeep Grand Cherokee Laredo 2006:
http://vancouver.kijiji.ca/c-cars-vehicles-cars-trucks-2006-Jeep-Grand-Cherokee-Laredo-SUV-W0QQAdIdZ258786859


E agora?

agora fiz as contas e vi que pra usar o carro apenas por essa viagem e depois vender, o diesel não vale a diferença, pois a economia de combustivel não chega a ser considerável se comparada com a diferença de preço e a vantagem relativa a durabilidade não será útil pra mim. Um carro a gasolina bem cuidado já serve.

Outra questão é que um carro mais barato talvez signifique uma menor perda no final (se compro um carro de fipe 21k por 20k, tenho chances de vender rapido por 18k, mas se compro um de fipe 24k por 30k pra vender rapido tenho que baixar pra uns 25~26k) bem, assim eu penso.

Agora estou refletindo sobre o assunto e opiniões de amigos com experiência são bem vindas.

ABraço a todos.

Salviano
08/03/2011, 12:46
Olá a todos,

Depois de várias dicas, observações, criticas, sugestões e afins, inclusive da familia e esposa, algumas idéias mudaram. Eu não expliquei toda a situação, como me sinto entre amigos aqui, vou dar mais detalhes de forma resumida.

Casei ano passado com uma alemã que conheci no Canadá. A vida no Canadá era tão boa que resolvemos que morariamos no Canadá, mas antes, eu teria que terminar meu doutorado aqui no Brasil e por isso morariamos aqui por 1 ano. Depois veio a idéia de antes de ir para o Canadá morar 1 ano +- na alemanha, para que eu aprenda o alemão e para dar um bônus a familia dela com a gente (ela é filha única, com pais filhos únicos,...). Eu sempre fui louco por jipe e por viagem e vi no fim do dr. uma ótima oportunidade para viajar pelo Brasil sem pressa e sem largar emprego, casa, ou coisa alguma. Seria uma viagem de uns 30 a 45 dias rodando pelo Brasil.

Ok, a idéia é boa, minha esposa adorou e deu força, mas aí vem um detalhe simples, e o carro? Imediatamente pensei em um jipe, diesel pois seria uma economia de combustível, um carro resistente, mataria minha saudade/desejo e possibilitaria visitar praias e lugares de dificil acesso! Ótimo, mas aí a família veio com outra questão racional. Um jipe não se vende fácil, "prender" 30mil reais no Brasil exatamente quando você está indo pra outro país não é inteligente. Por que não alugar um carro? por que não comprar um carro de fácil comercialização?:pensativo:

Aí vem uma outra questão, não me imagino comprando um gol, palio ou afim, não combina comigo, meu primeiro carro foi um miura saga e o segundo um Samurai, daí você tira minha aversão ao "padrão". Alugar um carro desses também resumiria a viagem as BRs e lugares turísticos facilmente acessiveis.

Solidária com minha paixão e enfatizando que as vezes o dinheiro vale a realização de um sonho, minha esposa deu força mesmo assim. Vamos procurar os jipes. Aí fomos ver o Tomate, o JPX do Português aqui do forum mesmo. Eu adorei o carro, nunca vi um jipe tão bem cuidado, a venda. Eu adorei o carro, mas o preço está no meu limite e sem o AC. Sem falar que minha esposa se assustou com o tamanho do carro hehe, devia ter ido devagar, levar ela pra ver um samurai original, depois um jpx original e só depois um com pneus 33`, ela costumada com carros europeus como smarts, ficou realmente com 2 pés atras. :lol: Como ela é muito intelingente, veio me mostrar os carros que eu poderia comprar com o mesmo dinheiro no Canadá e aí é desleal, só 2 exemplos.

BMW X5 2002:
http://vancouver.kijiji.ca/c-cars-vehicles-cars-trucks-2002-BMW-X5-SUV-W0QQAdIdZ246308187

Jeep Grand Cherokee Laredo 2006:
http://vancouver.kijiji.ca/c-cars-vehicles-cars-trucks-2006-Jeep-Grand-Cherokee-Laredo-SUV-W0QQAdIdZ258786859


E agora?

agora fiz as contas e vi que pra usar o carro apenas por essa viagem e depois vender, o diesel não vale a diferença, pois a economia de combustivel não chega a ser considerável se comparada com a diferença de preço e a vantagem relativa a durabilidade não será útil pra mim. Um carro a gasolina bem cuidado já serve.

Outra questão é que um carro mais barato talvez signifique uma menor perda no final (se compro um carro de fipe 21k por 20k, tenho chances de vender rapido por 18k, mas se compro um de fipe 24k por 30k pra vender rapido tenho que baixar pra uns 25~26k) bem, assim eu penso.

Agora estou refletindo sobre o assunto e opiniões de amigos com experiência são bem vindas.

ABraço a todos.

Minha contribuição de 2 cents...se for para exterior alugue um lá fora e aproveite.

http://vancouver.kijiji.ca/c-cars-vehicles-RVs-campers-trailers-RVs-motorhomes-Awesome-Class-C-Motorhome-for-Rent-W0QQAdIdZ259674501

Boa sorte na empreitada

TylerNTL
08/03/2011, 22:01
Olá a todos,

Depois de várias dicas, observações, criticas, sugestões e afins, inclusive da familia e esposa, algumas idéias mudaram. Eu não expliquei toda a situação, como me sinto entre amigos aqui, vou dar mais detalhes de forma resumida.

Casei ano passado com uma alemã que conheci no Canadá. A vida no Canadá era tão boa que resolvemos que morariamos no Canadá, mas antes, eu teria que terminar meu doutorado aqui no Brasil e por isso morariamos aqui por 1 ano. Depois veio a idéia de antes de ir para o Canadá morar 1 ano +- na alemanha, para que eu aprenda o alemão e para dar um bônus a familia dela com a gente (ela é filha única, com pais filhos únicos,...). Eu sempre fui louco por jipe e por viagem e vi no fim do dr. uma ótima oportunidade para viajar pelo Brasil sem pressa e sem largar emprego, casa, ou coisa alguma. Seria uma viagem de uns 30 a 45 dias rodando pelo Brasil.

Ok, a idéia é boa, minha esposa adorou e deu força, mas aí vem um detalhe simples, e o carro? Imediatamente pensei em um jipe, diesel pois seria uma economia de combustível, um carro resistente, mataria minha saudade/desejo e possibilitaria visitar praias e lugares de dificil acesso! Ótimo, mas aí a família veio com outra questão racional. Um jipe não se vende fácil, "prender" 30mil reais no Brasil exatamente quando você está indo pra outro país não é inteligente. Por que não alugar um carro? por que não comprar um carro de fácil comercialização?:pensativo:

Aí vem uma outra questão, não me imagino comprando um gol, palio ou afim, não combina comigo, meu primeiro carro foi um miura saga e o segundo um Samurai, daí você tira minha aversão ao "padrão". Alugar um carro desses também resumiria a viagem as BRs e lugares turísticos facilmente acessiveis.

Solidária com minha paixão e enfatizando que as vezes o dinheiro vale a realização de um sonho, minha esposa deu força mesmo assim. Vamos procurar os jipes. Aí fomos ver o Tomate, o JPX do Português aqui do forum mesmo. Eu adorei o carro, nunca vi um jipe tão bem cuidado, a venda. Eu adorei o carro, mas o preço está no meu limite e sem o AC. Sem falar que minha esposa se assustou com o tamanho do carro hehe, devia ter ido devagar, levar ela pra ver um samurai original, depois um jpx original e só depois um com pneus 33`, ela costumada com carros europeus como smarts, ficou realmente com 2 pés atras. :lol: Como ela é muito intelingente, veio me mostrar os carros que eu poderia comprar com o mesmo dinheiro no Canadá e aí é desleal, só 2 exemplos.

BMW X5 2002:
http://vancouver.kijiji.ca/c-cars-vehicles-cars-trucks-2002-BMW-X5-SUV-W0QQAdIdZ246308187

Jeep Grand Cherokee Laredo 2006:
http://vancouver.kijiji.ca/c-cars-vehicles-cars-trucks-2006-Jeep-Grand-Cherokee-Laredo-SUV-W0QQAdIdZ258786859


E agora?

agora fiz as contas e vi que pra usar o carro apenas por essa viagem e depois vender, o diesel não vale a diferença, pois a economia de combustivel não chega a ser considerável se comparada com a diferença de preço e a vantagem relativa a durabilidade não será útil pra mim. Um carro a gasolina bem cuidado já serve.

Outra questão é que um carro mais barato talvez signifique uma menor perda no final (se compro um carro de fipe 21k por 20k, tenho chances de vender rapido por 18k, mas se compro um de fipe 24k por 30k pra vender rapido tenho que baixar pra uns 25~26k) bem, assim eu penso.

Agora estou refletindo sobre o assunto e opiniões de amigos com experiência são bem vindas.

ABraço a todos.

Vai morar na BC!!!!!

Lugar é lindo demais.

fguerreiro
08/03/2011, 22:19
Carro no Brasil ainda é algo muito caro...

E com todas as condições de contorno q vc colocou acho que a melhor opção seria:

http://www.localiza.com/Reservas/informacoesSobreAluguel/frota/Tarifas.aspx?CodigoPais=0055&CodigoCidade=9362&NomeCidade=SAO%20PAULO%20-%20SP#

dê uma olhada na categoria P (dependendo dos locais q vc pretende passar a classe G sirva), vc não terá preocupações com compra, venda, documentos, seguradora, manutenção... pode até parecer caro, mas no fim é o mais barato... afinal vc usará o veículo por apenas pouco mais de um mês... vale a pena cotar também com outras empresas... lembre-se que atualmente vender carros usados no Brasil não está fácil, principalmente 4x4, há vários carros aqui no fórum que estão a venda há meses...

Abraço

Fábio

Obs.: O link abaixo tem um histórico da família Samurai/Jimny, que na verdade são nomes diferentes para o mesmo produto:

http://en.wikipedia.org/wiki/Suzuki_Jimny

GibaNAN
09/03/2011, 17:53
Salviano,

não é má idéia hein!

Tyler,

Realmente BC me parece coisa de cinema. Quando moramos lá foi em Ottawa e já adoramos, mas depois de ouvir tanto falar de Vancouver, que quem vai la não quer voltar, etc.. Resolvemos que seria nossa primeira parada na volta.

Guerreiro,

É uma idéia também, na verdade, só de aluguel de garagem vou economizar R$ 1.200,00. :p

guilhermeabreu
14/03/2011, 19:03
Olá a todos,

Depois de várias dicas, observações, criticas, sugestões e afins, inclusive da familia e esposa, algumas idéias mudaram. Eu não expliquei toda a situação, como me sinto entre amigos aqui, vou dar mais detalhes de forma resumida.

Casei ano passado com uma alemã que conheci no Canadá. A vida no Canadá era tão boa que resolvemos que morariamos no Canadá, mas antes, eu teria que terminar meu doutorado aqui no Brasil e por isso morariamos aqui por 1 ano. Depois veio a idéia de antes de ir para o Canadá morar 1 ano +- na alemanha, para que eu aprenda o alemão e para dar um bônus a familia dela com a gente (ela é filha única, com pais filhos únicos,...). Eu sempre fui louco por jipe e por viagem e vi no fim do dr. uma ótima oportunidade para viajar pelo Brasil sem pressa e sem largar emprego, casa, ou coisa alguma. Seria uma viagem de uns 30 a 45 dias rodando pelo Brasil.

Ok, a idéia é boa, minha esposa adorou e deu força, mas aí vem um detalhe simples, e o carro? Imediatamente pensei em um jipe, diesel pois seria uma economia de combustível, um carro resistente, mataria minha saudade/desejo e possibilitaria visitar praias e lugares de dificil acesso! Ótimo, mas aí a família veio com outra questão racional. Um jipe não se vende fácil, "prender" 30mil reais no Brasil exatamente quando você está indo pra outro país não é inteligente. Por que não alugar um carro? por que não comprar um carro de fácil comercialização?:pensativo:

Aí vem uma outra questão, não me imagino comprando um gol, palio ou afim, não combina comigo, meu primeiro carro foi um miura saga e o segundo um Samurai, daí você tira minha aversão ao "padrão". Alugar um carro desses também resumiria a viagem as BRs e lugares turísticos facilmente acessiveis.

Solidária com minha paixão e enfatizando que as vezes o dinheiro vale a realização de um sonho, minha esposa deu força mesmo assim. Vamos procurar os jipes. Aí fomos ver o Tomate, o JPX do Português aqui do forum mesmo. Eu adorei o carro, nunca vi um jipe tão bem cuidado, a venda. Eu adorei o carro, mas o preço está no meu limite e sem o AC. Sem falar que minha esposa se assustou com o tamanho do carro hehe, devia ter ido devagar, levar ela pra ver um samurai original, depois um jpx original e só depois um com pneus 33`, ela costumada com carros europeus como smarts, ficou realmente com 2 pés atras. :lol: Como ela é muito intelingente, veio me mostrar os carros que eu poderia comprar com o mesmo dinheiro no Canadá e aí é desleal, só 2 exemplos.

BMW X5 2002:
http://vancouver.kijiji.ca/c-cars-vehicles-cars-trucks-2002-BMW-X5-SUV-W0QQAdIdZ246308187

Jeep Grand Cherokee Laredo 2006:
http://vancouver.kijiji.ca/c-cars-vehicles-cars-trucks-2006-Jeep-Grand-Cherokee-Laredo-SUV-W0QQAdIdZ258786859


E agora?

agora fiz as contas e vi que pra usar o carro apenas por essa viagem e depois vender, o diesel não vale a diferença, pois a economia de combustivel não chega a ser considerável se comparada com a diferença de preço e a vantagem relativa a durabilidade não será útil pra mim. Um carro a gasolina bem cuidado já serve.

Outra questão é que um carro mais barato talvez signifique uma menor perda no final (se compro um carro de fipe 21k por 20k, tenho chances de vender rapido por 18k, mas se compro um de fipe 24k por 30k pra vender rapido tenho que baixar pra uns 25~26k) bem, assim eu penso.

Agora estou refletindo sobre o assunto e opiniões de amigos com experiência são bem vindas.

ABraço a todos.

CARO GIBANAN

Com este seu relato , não sei o pq de querer conhecer o Brasil todo AGORA , vai viver a sua vida na Alemanha , no Canadá que tb era meu sonho de morar lá , e depois que vc fizer a sua vida por lá e ficar bem abastado$$$$$$$$$$$$$ ,volta ao seu Brasil querido , compra o 1º 4x4 que te agradar , faça a viagem que vc sempre quis fazer por aqui e depois volta pro Canadá , MAS ANTES FAÇA A DOAÇÃO DO 4X4 QUE COMPROU AQUI PARA UM PARENTE , IRMÃO , PRIMO ,TIO OU SEJA LÁ QUEM FOR , QUE PRA VC NÃO FARÁ DIFERENÇA$$$$$$$$$$$$$$$ .

E fica vc agora nesta agonia de comprar um 4x4 com orçamento apertado sem saber se fará um bom negócio .

CONCLUSÃO :

QUALQUER QUE SEJA SUA OPÇÃO DE COMPRA OU ALUGUEL , NA MINHA OPINIÃO ESTA MARAVILHOSA AVENTURA QUE VC QUER FAZER AGORA , ESTA NA HORA ERRADA , GUARDE ESTA GRANA PRA VC SE ESTABELECER NA ALEMANHA E DEPOIS NO CANADÁ , QUE DEPOIS VC TERÁ RECURSOS PARA COMPRAR O QUE QUISER DO PREÇO QUE QUISER SEM FICAR PREOCUPADO COM PREJUÍZOS .

ESTOU FELIZ POR VC , por ter a condição de ter uma vida desta ou melhor dizendo VIVER UMA AVENTURA DESTA DE MORAR NA ALEMANHA E POR FIM NO CANADÁ COM A PESSOA QUE AMA , ÍSTO É QUE É UM VERDADEIRO SONHO DE CONSUMO .

ABRAÇÃO E BOA SORTE .


Esqueça ( POR ENQUANTO ) este 4x4 que vc tanto quer agora .

Esta é minha humilde opinião , opinião de um cara que batalhou muito para ter o que tem e já bem calejado da vida .

TylerNTL
14/03/2011, 20:55
Salviano,

não é má idéia hein!

Tyler,

Realmente BC me parece coisa de cinema. Quando moramos lá foi em Ottawa e já adoramos, mas depois de ouvir tanto falar de Vancouver, que quem vai la não quer voltar, etc.. Resolvemos que seria nossa primeira parada na volta.

Guerreiro,

É uma idéia também, na verdade, só de aluguel de garagem vou economizar R$ 1.200,00. :p

Passei um ano por lá, realmente é coisa de cinema tanto no verão quanto no inverno (prá quem é paraíba então...)

GibaNAN
15/03/2011, 00:58
Guilherme,

você entrou em coro com minha consciência de engenheiro e controlado que sempre fui (não é a toa que consegui juntar esses 30k recebendo bolsa de estudos e morando em Sao Paulo). Acho que você está certo e não é o primeiro a me aconselhar isso, mas sabe a sensação de que uma hora você tem que usufruir do que construiu ou juntou? Sei que não é a melhor hora, mas como você bem disse, se Deus quiser no futuro terei dinheiro e 4 ou 5 mil reais não farão diferença. Por outro lado, eu terei menos liberdade, provavelmente com filhos, menos disposição, pois com filhos além da idade vem o medo de morrer, a sensação de que muita gente precisa de você pra você se arriscar em qualquer aventura. Posso estar completamente enganado, mas como já mensionei, meu primeiro carro foi um Miura saga, o pior carro da minha vida em termos de confiabilidade e investimento também. Nos 2 anos que passei com ele eu perdi as contas de quantas vezes me deixou na rua, uma roda soltou numa curva, o carro pegou fogo em plena Av. Caxangá em Recife!!! Apesar de tudo isso eu lembro do quanto eu curtia dirigir aquele carro, o quanto me diverti com meus amigos, inclusive apelidando o carro de churrasqueira após o incidente do incendio. E quando lembro que o prejuíso com toda essa experiência foram uns 3 mil reais, eu realmente fico grato de ter comprado. Da mesma forma eu fico pensando: "e se no futuro eu tiver dinheiro, for rico, ao ponto de 30mil não me fazer falta, e pensar que deixei de viver essa aventura com minha mulher por medo de perder uns 6 mil na negociação do carro?"
Assim eu te agradeço a sinceridade e concordo que racionalmente, sua explanação não tem como ser rebatida. Mas se o coração seguisse apenas a razão esse forum não existiria e os 4x4 seriam restritos à fazendeiros e exercito, concorda? :lol:
Claro que não vou jogar tudo pro ar e comprar o 4x4 e pronto, estou medindo, calculando, engenheirando a idéia. Afinal também batalhei por esse dinheiro e sei que vou ter que suar de novo onde quer que eu chegue, talvez adie o projeto, mas antes vou analisar todas as possibilidades.
Obrigado pelos votos de felicidade e Felicidade e sorte pra você também.

Tyler,

Sou de Recife e senti a mesma coisa em Ottawa.

GibaNAN
18/03/2011, 18:08
Caros,

gostaria de agradecer as dicas, sugestões e desejos de felicidades que recebi aqui. Para informar o desfecho da história.

Seguindo sugestões fiz uma lista de prioridades, o que eu não abria mão e o que eu gostaria. Depois de comparar minha lista com alguns carro cheguei em um que nunca tinha considerado antes. Comprei uma galloper.

Encontrei na Galloper tudo que eu queria num preço aceitável. Acabei de pegar o carro e é claro, apesar de em ótimo estado, já tem algumas coisas a fazer e para melhorar, mas gostei do carro e veremos no decorrer do tempo se ele me surpreende ou decepciona.

Comprei uma a gasolina com GNV, por enquanto tudo funcionando e o único problema é o motor quando está na gasolina e principalmente frio ficar falhando um pouco. Segundo o ex-proprietário precisa de uma limpeza de bico de injeção. Vamos ver...