Ver Versão Completa : Pneu. Índice de velocidade
_portela
05/05/2005, 17:29
Alguém sabe explicar até quando é limitante o índice de velocidade de um pneu.
Algumas questões:
:arrow: O que aqcontece a um pneu ao atingir seu índice de velocidade?
:arrow: Qual a velocidade ideal para se rodar dentro de cada índice? Dá para rodar no limite?
Abraço,
andrecneto
05/05/2005, 18:18
Portela, o índice de velocidade, assim como o de carga, são bem importantes.
Nos pneus ressolados ele praticamente não vale por que como é feito uma "colagem" da banda, a frio ou a quente, não seria possível prever ou calcular esses indices. É muito variável (qualidade de cola, de borracha etc).
Mas nos pneus "de fabrica", o índice leva em consideração vários fatores, como a composição do asfalto, específico na região em que vai rodar (por exemplo: o indice de velocidade do pneu X aqui no brasil, é diferente do indice do mesmo pneu x na europa). Outro fator, o mais importante, é a temperatura em que vai ser usado, pela pressão aumentada pela friccção, não só do chão mas principalmente do ar dentro do pneu. O pneu é formado por "tramas" de aço, fundidas a borracha e outros componentes e, dependendo da temperatura nele, pode ocorrer um derretimento em algum desses componentes, causando deformação. Já vi alguns pneus desmanchados, literalmente, pela caloria.
Então, a conclusão é que: como estes pneus são testados (e bastante) para as nossas condições, não vale a pena passar estes limites, tanto de velocidade quanto os de carga. Se o limite for 120 km/h, não acho inteligente passar disso, pq, vai que vc vai ser o cobaia do teste :shock: ......vai doer. Ou então se o indice de carga for 400 kg e vc tiver carregando mais e em velocidade, pode fazer um bom estrago.
Mas é aquele negócio: pode acontecer em 1 pneu em 1 milhão fabricado.....mas vai que é o seu??? :wink:
Abração,
andré
_portela
06/05/2005, 08:35
André,
Abusando mais um pouco...
Mas até o limite ele vai bem? Ou desgasta mais se rodar perto do limite? Ou perde em segurança?
Abraço,
Alexandre Cruz
06/05/2005, 09:23
Alguém sabe explicar até quando é limitante o índice de velocidade de um pneu.
Algumas questões:
O que aqcontece a um pneu ao atingir seu índice de velocidade?
Qual a velocidade ideal para se rodar dentro de cada índice? Dá para rodar no limite?
Abraço,
Portela,
O pneu novo de fábrica, eh testado regularmente em uma máquina chamada de resiliômetro em testes de durabilidade e alta velocidade.
Nesse caso, para se determinar se o pneu está dimensionado para aquela determinada velocidade para q foi desenvovido, usa-se o teste de alta velocidade, q funciona mais ou menos assim :
:arrow: Existem passos intermediários até chegar a velocidade do pneu, por ex.
Um pneu tem índice de velocidade T ( 190 km/h )....ele iniciará o teste com 70 km/h e progressivamente até chegar a velocidade de 190 km/h, sempre.
Portanto vc pode rodar na estrada até o limite de velocidade tranquilamente...mas eh claro que não rodará consecutivamente durante 1 hora a 190km/h :shock: :!: ( este índice de velocidade T, para se ter idéia eh o índice do pneu 175/70R13 usado nos Corsas e Unos da vida... ) :roll:
Porém se ultrapassar o limite de velocidade por muito tempo, o pneu terá separação dos componentes de aço q ficam abaixo da banda de rodagem. :shock: :(
Nos pneus ressolados ele praticamente não vale por que como é feito uma "colagem" da banda, a frio ou a quente, não seria possível prever ou calcular esses indices. É muito variável (qualidade de cola, de borracha etc).
andrecneto,
Realmente não há como indentificar o índice de velocidade de um pneu recauchutado devido a imensa gama de rodagens no mercado.
Mas nos pneus "de fabrica", o índice leva em consideração vários fatores, como a composição do asfalto, específico na região em que vai rodar (por exemplo: o indice de velocidade do pneu X aqui no brasil, é diferente do indice do mesmo pneu x na europa). Outro fator, o mais importante, é a temperatura em que vai ser usado, pela pressão aumentada pela friccção, não só do chão mas principalmente do ar dentro do pneu. O pneu é formado por "tramas" de aço, fundidas a borracha e outros componentes e, dependendo da temperatura nele, pode ocorrer um derretimento em algum desses componentes, causando deformação. Já vi alguns pneus desmanchados, literalmente, pela caloria.
andrecneto,
:arrow: O tipo de asfalto naum eh considerado no teste de alta velocidade porém eh sim considerado no desenvolvimento do pneu para determinados paises...o índice de velocidade he universal.
:arrow: Realmente se a temperatura for muito alta o pneu pode se separar totalmente, por isso eh extreamamente importante a manutenção da pressão interna de inflação, o que he a alma do pneu.
[]`s esperando ter ajudado.....
_portela
06/05/2005, 09:30
Isso é que é lista :!: :lol:
Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.