Ver Versão Completa : Aditivo para radiador. Qual usar!!!
Thiago Pereira
27/02/2011, 12:30
Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.
A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.
Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:
Óleo solúvel
Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
Durabilidade: N/A;
Custo: Baixíssimo;
Cor: Branco (leitoso);
Proporção: 10%.
Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
Custo: Baixo;
Cor: Verde;
Proporção: 10% até 20%.
Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%.
Orgânico (com etilenoglicol)
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
Custo: Alto;
Cor: Vermelho/Laranja;
Observações importantes:
Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
Jamais mistures aditivos com composição diferente.
Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.
Quem tiver mais informações, fique a vontade.
guilhermeabreu
27/02/2011, 18:09
THIAGO PEREIRA
MUITO OBRIGADO PELA BELA NOTA DE ESCLARECIMENTO .
Já estava fazendo falta uma NOTA tão importante qto esta , VALEU A INICIATIVA , PARABENS .
ABRAÇO
Tio Eddie
27/02/2011, 18:19
Muito bom o post !
Pra quem usa motor MWM, a MWM tem um anticorrosivo próprio (1L para 20L) recomendado para seus motores. è barato (cerca de R$ 10,00) e vale cada centavo.
[]s
guilhermeabreu
27/02/2011, 19:07
Muito bom o post !
Pra quem usa motor MWM, a MWM tem um anticorrosivo próprio (1L para 20L) recomendado para seus motores. è barato (cerca de R$ 10,00) e vale cada centavo.
[]s
TIO EDDIE
Tenho o MWM no meu NEGESA e comprei o ADITIVO da MWM como vc falou , comprei o que não tem o ANTICONGELANTE pois aqui é muito calor e a diluição deste que comprei é 1 litro em 30 litros de água , valeu a observação .
MAS QUE O POST É IMPORTANTE É !!!!!!!!!!!
André Cajarana
01/02/2012, 01:04
Dr Guilherme Abreu
Nas Hilux 2.8 3L, só comportam 9 litros deágua no sistema de arrefecimento, levando em consideração o aditivo MWM, é aconselhávelusar todo litro no sistema?
Hoje dei uma de gastador inexperiente,comprei 3 litros do aditivo MWM INTERNACIONAL (R$ 8,00/litro) por telefone numaloja daqui, pensando ser para todos os aditivos a mesma proporção de 40% (aditivo)e 60%( água). Quebrei a cara! Após receber o produto verifiquei que 1 litro do aditivodeve ser utilizado para cada 30 litros de água do sistema de arrefecimento.
Estou pensando utilizar uma parte doaditivo no sistema de arrefecimento do Gol Mil da Patroa. É aconselhável?
Vou usar nos sistemas água destilada(comprada a R$ 1,50/litro)
O aditivo MWM não indica período de validadesomente data de fabricação.
Dados do produto: Anticorrosivo, para sistema dearrefecimento. Protege os componentes do motor contra corrosão. Reduz a Erosãopor cavitação. Evita incrustações.
Composição: Contém anticorrosivo à base desais de metais alcalinos, dispersantes, corante e água.
Obs: Produto concentrado
Um abç
guilhermeabreu
01/02/2012, 18:12
Dr Guilherme Abreu
Nas Hilux 2.8 3L, só comportam 9 litros deágua no sistema de arrefecimento, levando em consideração o aditivo MWM, é aconselhávelusar todo litro no sistema?
Hoje dei uma de gastador inexperiente,comprei 3 litros do aditivo MWM INTERNACIONAL (R$ 8,00/litro) por telefone numaloja daqui, pensando ser para todos os aditivos a mesma proporção de 40% (aditivo)e 60%( água). Quebrei a cara! Após receber o produto verifiquei que 1 litro do aditivodeve ser utilizado para cada 30 litros de água do sistema de arrefecimento.
Estou pensando utilizar uma parte doaditivo no sistema de arrefecimento do Gol Mil da Patroa. É aconselhável?
Dados do produto: Anticorrosivo, para sistema dearrefecimento. Protege os componentes do motor contra corrosão. Reduz a Erosãopor cavitação. Evita incrustações.
Composição: Contém anticorrosivo à base desais de metais alcalinos, dispersantes, corante e água.
Um abç
CARO AMIGO ANDRÉ CAJARANA
Caro amigo , vc comprou um dos melhores aditivo para radiador , eui tb comprei do mesmo e após ler o rótulo ví que era 1litro para 30 litros de água , este produto não tem anticongelante que é o melhor pois em nosso país não precisa de anticongelante , logo : a eficacia dele é maior daqueles que tem anticongelante .
Na HILUX vc deveria usar apensa 300ml no radiador , mas se ficar com um pouco a mais não tem problema tb não , mas vc deve retirar pelo menos uns 3 litros da água do radiador e completar com água destilada para diliur a solução que vc fez , se é que vc usou 1 litro no radiador .
Qto ao tempo de validade , normalmente deve ser trocado toda água do radiador a cada ano , mas ninguem faz ísto , mas é o recomendado . Ainda mais que na sua BELA CIDADE FAZ UM CALOR INFERNAL , como já falei estive aí e ADOREI A CIDADE , fui aí com minha esposa com minha BONEQUINHA ( SW4 93 ) .
Mas se vc colocou 1 litro no radiador da HILUX , não tem problema , faz o que vc falou , retire um pouco da água do radiador e acrescenta mais água e esta que vc tirou PODE E DEVE SIM USAR NO GOL DA PATROA , sendo que tem que diliur mais um pouco .
Vc usar água destilada é bom , é melhor do que a água da casa , pois não tem contaminação com metais , fica um pouco mais car , mas pe melhor sim a água destilada .
ABRAÇÃO , qualquer dúvida é só falar .
André Cajarana
01/02/2012, 18:52
Caro amigo Guilherme
Ainda não substitui a água do sistema,vou fazê-la amanhã bem cedinho com o motor frio, vou esvaziar toda água antigatorneral com aditivo (rodados mais de 30 mil Km), encher e esvaziar umas duasvezes, para retirada de algumas sujeiras por ventura existir, e antes deesvaziar, por o motor em funcionamento por um período curto, só assim, devereiencher o sistema de arrefecimento com 8 litros de água destilada, mais 300ml doaditivo MWM e completar com a mesma água o que faltar.
Falo da validade do aditivo lacrado.
Bem! Ë só caro amigo, e quando virnovamente à terrinha dá um alô, ok? “nós é pobi mai nós gooooosta”
Um abração
Thiago Pereira
01/02/2012, 20:59
Dr Guilherme Abreu
Um abç
O cabeçote de sua Hilux é de alumínio, correto? Neste caso acredito que o aditivo da MWM não atende as especificações necessárias.
Tanto que a própria MWM não lista seu próprio aditivo para os motores NGD que tem cabeçote de alumínio.
André Cajarana
01/02/2012, 23:12
Caro Tiago, minha Hilux é do ano 98, montada na Argentina com o motor 2.8D 3L, será que o cabeçote é de alumínio? Desconheço!!!
Abraços
André
Thiago Pereira
02/02/2012, 00:01
Caro Thiago, minha Hilux é do ano 98, montada na Argentina com o motor 2.8D 3L, será que o cabeçote é de alumínio? Desconheço!!!
Abraços
André
Acredito que sim, mas não tenho como afirmar 100%, melhor pesquisar.
A Mitsubishi por exemplo usa cabeçote de alumínio desde 1980 no 4D56, motor que equipa dentre outros modelos as L200 anteriores a Triton.
guilhermeabreu
02/02/2012, 00:20
Caro Tiago, minha Hilux é do ano 98, montada na Argentina com o motor 2.8D 3L, será que o cabeçote é de alumínio? Desconheço!!!
Abraços
André
Todo motor 2.8 3L tem cabeçote de ferro .
guilhermeabreu
02/02/2012, 00:22
Caro amigo Guilherme
Ainda não substitui a água do sistema,vou fazê-la amanhã bem cedinho com o motor frio, vou esvaziar toda água antigatorneral com aditivo (rodados mais de 30 mil Km), encher e esvaziar umas duasvezes, para retirada de algumas sujeiras por ventura existir, e antes deesvaziar, por o motor em funcionamento por um período curto, só assim, devereiencher o sistema de arrefecimento com 8 litros de água destilada, mais 300ml doaditivo MWM e completar com a mesma água o que faltar.
Falo da validade do aditivo lacrado.
Bem! Ë só caro amigo, e quando virnovamente à terrinha dá um alô, ok? “nós é pobi mai nós gooooosta”
Um abração
Com certeza ANDRE , qdo eu puder ír aí de novo ligarei pra vc .
ABRAÇÃO
Fernando Assis
02/02/2012, 19:41
Onde mesmo posso encontrar esse aditivo para MWM?
Leonardo Raffi
02/02/2012, 19:46
e no maxion st4 posso usar???????????????????? agora com radiador semi novo porem inteiro........
André Cajarana
02/02/2012, 21:54
Onde mesmo posso encontrar esse aditivo para MWM?
CaroFernando Assis, você encontra nas lojas de peças especializadas na marca MWM.Como disse numa mensagem acima, fiz uma compra supina, compre três litros e sóusei 300ml. Se por acaso, chegares dar um pulinho aqui, te presentearei com umlitro do produto, ok?
Abraço
guilhermeabreu
03/02/2012, 14:48
CaroFernando Assis, você encontra nas lojas de peças especializadas na marca MWM.Como disse numa mensagem acima, fiz uma compra supina, compre três litros e sóusei 300ml. Se por acaso, chegares dar um pulinho aqui, te presentearei com umlitro do produto, ok?
Abraço
HAHAHAHAHAHAHKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Pertim né um pulinho só JATAÍ-GO - NATAL-RN .
André Cajarana
03/02/2012, 15:23
HAHAHAHAHAHAHKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Pertim né um pulinho só JATAÍ-GO - NATAL-RN .
Pertim por demais,pois, eu e a família dávamos este pulinho e mais alguns kmzinhos, quase duasvezes por anos (no São João e veraneio/carnaval), por longos 4 anos, de CampoGrande, MS a Natal, montados na jumentinha, e nem doía, kkkkkkk.
Leonardo Raffi
04/02/2012, 11:23
bem no ml ja achei...agora vou procurar aqui para fugir do frete...
e é indicado para outros motores inclusive o meu...
Aditivo Anticorrosivo Mwm 3% Concentrado - R$ 8,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-216554397-aditivo-anticorrosivo-mwm-3-concentrado-_JM#questionText)
André Cajarana
06/02/2012, 11:22
Galera!!
Troquei o líquido de arrefecimento do sistema da Hilux 2.8 com 300ml do aditivo MWM, já rodei mais de 300 Km, e o líquido permanece incolor. É normal?
Abç
Henriquemix
13/03/2013, 19:27
Galera..
sobre aditivos...
segue um teste do INMETRO sobre alguns...
http://xa.yimg.com/kq/groups/20007123/82073014/name/aditivo_radiadores.pdf
RODRIGO TOMITÃO
14/03/2013, 16:30
Henrique bacana o teste, no meu toyota 14b vou usar o da mwm bloco e cabeçote de ferro e o radiador de latão.
Thiago Pereira
07/03/2014, 23:08
Uma observação importante sobre o MWM concentrado!
Atualmente devido a legislação esse não pode mais ser chamado de aditivo para radiador, pois não cumpre os especificações da norma NBR 13.705.
Como podem verificar o nome foi alterado para Anticorrosivo, portanto cuidado, o baixo custo, a alta diluição e a falta de normatização são sinais fortes de que há algo errado.
SAPO-BOMBA
19/06/2014, 21:52
Dando um "up" neste tópico que é bastante importante:
Eu usava anteriormente os aditivos MWM 901930560011 citados ( o verde ), não cheguei a ter problemas com ele, porém soube de diversos relatos desse aditivo danificando partes de alumínio, como bombas d'água, radiadores e até cabeçotes.
Deixei de usá-lo, e da mesma forma que o Thiago, fui atrás de estudar um pouco as opções que temos no mercado, além daquelas citadas no PDF do INMETRO que circula na internet, falando de alguns dos aditivos disponíveis.
Tentei procurar por alguns deles, mas me deparava com duas entraves: A maioria era muito cara e ainda pedia diluição, ou os concentrados que tinham preço até razoável, mas difíceis de encontrar.
Encontrei o Lubrax SAE J 1034, o Mobil GS333 Plus, o Petronas Coolant 11, mas todos eles pediam diluição e não tinham preço bom.
Procurei tb pelo MWM 901930560012 ( de cor laranja avermelhado ) que é apropriado pra motores com peças e cabeçotes de alumínio, como o NGD 3.0E, mas não tive sucesso. Nem mesmo no distribuidor autorizado tinham previsão de chegada dos mesmos...
Acabei indo de encontro a um da STP: O STP Petroplus Super Concentrado ( embalagem branca com etiqueta verde ) que não usa etilenoglicol e pode ser usado pra tratar até 8 litros do sistema de arrefecimento. Custou-me 38 reais.
Na descrição aqui na embalagem diz: "Éster sintético, tensoativos não iônicos, coadjuvantes e protetivos orgânicos" e em seguida "Protege alumínio, latão, cobre, ferro, sem prejudicar borrachas e componentes do sistema"
Diluí a embalagem por igual em 4 garrafas PET de 2 litros e misturei bem antes de colocar no sistema. A cor é verde, exatamente como o famigerado aditivo da MWM que eu usava antes.
SAPO-BOMBA
20/06/2014, 00:03
Produto que estou usando:
467475
Aqui o produto diluído em uma garrafa PET de 2 litros ( 250ml do produto ), notem como ele ainda fica "forte", não fica translúcido como outros produtos diluídos ( como o próprio MWM verde )
467476
Abraços...
Thiago Pereira
20/06/2014, 14:16
Produto que estou usando:
467475
Aqui o produto diluído em uma garrafa PET de 2 litros ( 250ml do produto ), notem como ele ainda fica "forte", não fica translúcido como outros produtos diluídos ( como o próprio MWM verde )
467476
Abraços...
Parece ser uma opção interessante, o porém é que não encontro nenhuma informação confiável sobre a qualidade de aditivos com ésteres sintéticos (sem etilenoglicol), principalmente pq esses nãos existem no mercado americano e europeu devido ao clima deles que exige o anti-congelante.
O ideal seria que existisse uma norma da ABNT diferenciada para esses e assim o INMETRO tivesse como testa-los.
SAPO-BOMBA
21/06/2014, 05:00
O que eu sei é que o éster sintético faz as vezes de lubrificante ( substitui o óleo mineral ) no sistema de arrefecimento, a Shell lá fora oferece aditivos com esse tipo de composto. A STP "americana" tb, a Amsoil, Redline, etc...
Já a respeito dos tensoativos não-iônicos deste aditivo, não tenho absoluta certeza se serve pra evitar a cavitação por condutividade elétrica ou se ele cumpre a função apenas detergente, como usado em outros aditivos com essa nomenclatura.
Mas ao menos na parte de neutralizar possíveis agentes alcalinos ( como o cloro ), eu vi que esse aditivo é realmente bom:
Peguei alguns ml do produto e coloquei numa garrafinha plástica de refrigerante, daquelas de 200ml.... com água de torneira normal. Deixei em repouso do dia pra noite.
No dia seguinte, o aditivo estava "verdão" como a da garrafa grande, porém com todos os resíduos de cloro, sais e afins depositados no fundo da garrafinha, com um aspecto acinzentado.
Ainda estou em fase de observação quanto ao comportamento desse aditivo, mas por enquanto tá me parecendo um bom produto.
Thiago Pereira
21/06/2014, 08:05
O que eu sei é que o éster sintético faz as vezes de lubrificante ( substitui o óleo mineral ) no sistema de arrefecimento, a Shell lá fora oferece aditivos com esse tipo de composto. A STP "americana" tb, a Amsoil, Redline, etc...
Já a respeito dos tensoativos não-iônicos deste aditivo, não tenho absoluta certeza se serve pra evitar a cavitação por condutividade elétrica ou se ele cumpre a função apenas detergente, como usado em outros aditivos com essa nomenclatura.
Mas ao menos na parte de neutralizar possíveis agentes alcalinos ( como o cloro ), eu vi que esse aditivo é realmente bom:
Peguei alguns ml do produto e coloquei numa garrafinha plástica de refrigerante, daquelas de 200ml.... com água de torneira normal. Deixei em repouso do dia pra noite.
No dia seguinte, o aditivo estava "verdão" como a da garrafa grande, porém com todos os resíduos de cloro, sais e afins depositados no fundo da garrafinha, com um aspecto acinzentado.
Ainda estou em fase de observação quanto ao comportamento desse aditivo, mas por enquanto tá me parecendo um bom produto.
Excelente, é muito bom saber que temos opções mais baratas, mas não por ter menor qualidade e sim especificação diferente para uso diferente.
Tenho um Lada Niva e um Jeep CJ5 e todo ano faço limpeza no sistema de arrefecimento e uso Petronas 11 (antigo Paraflu 11) diluído 50% e não sai barato.
Qualquer novidade informe!
Dando um "up" neste tópico que é bastante importante:
Eu usava anteriormente os aditivos MWM 901930560011 citados ( o verde ), não cheguei a ter problemas com ele, porém soube de diversos relatos desse aditivo danificando partes de alumínio, como bombas d'água, radiadores e até cabeçotes.
Deixei de usá-lo, e da mesma forma que o Thiago, fui atrás de estudar um pouco as opções que temos no mercado, além daquelas citadas no PDF do INMETRO que circula na internet, falando de alguns dos aditivos disponíveis.
Tentei procurar por alguns deles, mas me deparava com duas entraves: A maioria era muito cara e ainda pedia diluição, ou os concentrados que tinham preço até razoável, mas difíceis de encontrar.
Encontrei o Lubrax SAE J 1034, o Mobil GS333 Plus, o Petronas Coolant 11, mas todos eles pediam diluição e não tinham preço bom.
Procurei tb pelo MWM 901930560012 ( de cor laranja avermelhado ) que é apropriado pra motores com peças e cabeçotes de alumínio, como o NGD 3.0E, mas não tive sucesso. Nem mesmo no distribuidor autorizado tinham previsão de chegada dos mesmos...
Acabei indo de encontro a um da STP: O STP Petroplus Super Concentrado ( embalagem branca com etiqueta verde ) que não usa etilenoglicol e pode ser usado pra tratar até 8 litros do sistema de arrefecimento. Custou-me 38 reais.
Na descrição aqui na embalagem diz: "Éster sintético, tensoativos não iônicos, coadjuvantes e protetivos orgânicos" e em seguida "Protege alumínio, latão, cobre, ferro, sem prejudicar borrachas e componentes do sistema"
Diluí a embalagem por igual em 4 garrafas PET de 2 litros e misturei bem antes de colocar no sistema. A cor é verde, exatamente como o famigerado aditivo da MWM que eu usava antes.
Dos aditivos aprovados pelo INMETRO utilizo o da Radiadores Visconde, modelo VExtra.
Custa R$ 15,00 o litro.
Em julho do ano passado coloquei um radiador novo, bem como 5 litros do aditivo, pois tinha viagem programa para o Valle Nevado, no Chile, e a viatura iria pegar neve.
Ou seja, a função anti-congelante era fundamental.
Deu tudo certo. Carro ficou parado por horas e pegou uma camada de 15 cm´s de neve sobre ele, e o fluído cumpriu sua função.
Como teremos nova viagem dentro de 15 dias, ontem fui na oficina de radiadores e pedi só para soltar a mangueira inferior do radiador, para tirar um pouco de líquido do sistema.
Pois bem. Saiu líquido totalmente limpo e ainda na cor original do fluído.
Mangueira no lugar e completei com três litros só de aditivo.
Fiquei satisfeito, pois além das funções anti-fervura e congelante, não apresentou qualquer indicativo de ferrugem.
Que venha a neve!:mrgreen:
SAPO-BOMBA
22/06/2014, 11:06
Eu pensei em usar o aditivo da Visconde, tem aqui na região, mas ao valor de 19 reais.
E como ele é "pronto pra uso", teria comprar 8 litros... No mínimo.
Mas é uma opção tb, claro... Assim como o Lubrax e o Mobil que encontrei. Mas estes são mais caros...
Thiago Pereira
22/06/2014, 11:51
Eu pensei em usar o aditivo da Visconde, tem aqui na região, mas ao valor de 19 reais.
E como ele é "pronto pra uso", teria comprar 8 litros... No mínimo.
Mas é uma opção tb, claro... Assim como o Lubrax e o Mobil que encontrei. Mas estes são mais caros...
Não conheço esse Visconde, mas pela foto que o Glaicon postou, na embalagem diz que é concentrado e requer diluição.
SAPO-BOMBA
22/06/2014, 17:13
Esse da Visconde foi aprovado lá naquele PDF do Inmetro... Mas tem os dois: Diluído e concentrado
Aqui eu só achei o diluído, pronto pra uso. :parede:
Tinha esse rosa/laranja da foto, e tinha um verde... Acho que o verde deve ser aquele esquema do MWM, só pra bloco/cabeçote/radiadores de ferro/aço...
Não conheço esse Visconde, mas pela foto que o Glaicon postou, na embalagem diz que é concentrado e requer diluição.
Sim, é para diluição. Metade aditivo, metade água.
Rodei 20.000 Km´s nesse período de um ano.
Apesar dele falar na embalagem em longa duração (60.000 Km´s ou três anos), acho um pouco exagerado.
Por isso acho que os três litros que completei no sábado dão uma boa reforçada, mas sem se tornar aditivado demais.
Pagar R$ 45,00 por esses três litros é barato demais.:concordo:
Esse Petroplus é um STP, deveria ser de confiança...
Sapo vc usou agua da torneira ou desmineralizada????
SAPO-BOMBA
23/06/2014, 13:41
Esse Petroplus é um STP, deveria ser de confiança...
Sapo vc usou agua da torneira ou desmineralizada????
Uso água de poço, água de torneira aqui não dá... Mencionei acima que fiz um pequeno teste com ela, e o cloro foi todo retido pelo aditivo no fundo da garrafinha.
Água de poço aqui é tranquila, tanto que só usamos água da rua como "backup".
Um bom indício disso são as resistências dos chuveiros elétricos daqui da residência, que após mais de ano depois que foram trocadas, continuam com ótimo aspecto e não entope a vazão do chuveiro ( mesmo às vezes usando água da rua ).
SAPO-BOMBA
23/06/2014, 13:49
Me dei ao trabalho de tirar a resistência só pra mostrar... Hahahahaha
467739
467741
Abraços
hahaha boa Sapo...
Cara vc sabe me dizer se o sitema de arrefecimento da galloper é o mesmo da pajero?
Qual seria o volume?
SAPO-BOMBA
23/06/2014, 14:40
Cara, não... Os radiadores até são parecidos, usam a mesma válvula termostática de 76ºC... Mas é só.
Acho que a Pajero 2.8 tem maior litragem, mais água circulando no sistema...
Cara, não... Os radiadores até são parecidos, usam a mesma válvula termostática de 76ºC... Mas é só.
Acho que a Pajero 2.8 tem maior litragem, mais água circulando no sistema...
imagino que tenha mesmo...
quanto foi a litragem totoal ae para trocar todo o liquido do sistema?
SAPO-BOMBA
23/06/2014, 15:41
Deu quase 9 litros aqui... Mas o normal dos 4D56 são 8 litros... O fato é que eu uso um radiador maior e com maior litragem, daí a diferença.
Por enquanto, tudo OK com esse aditivo da STP... Vamos ver daqui uns 2 ou 3 meses de uso.
F. Oliveira
23/06/2014, 20:26
O sapo eh show...mostra tudo! Heheheheh
acompanhando a discussão pq já já vou ter que dar um limpa no meu sistema.
O sapo eh show...mostra tudo! Heheheheh
acompanhando a discussão pq já já vou ter que dar um limpa no meu sistema.
Fala Oliveira! Como vai a VTR meu amigo? Um forte abraço.
F. Oliveira
24/06/2014, 08:54
Fala Oliveira! Como vai a VTR meu amigo? Um forte abraço.
como q tá, meu grande!? ainda estás com a X-Terra? rapaz...há 01 mês atrás fui a Palmas (650km daqui) e passei um susto....viagem tranquila, pela noite e voltei no mesmo dia após o almoço naquele calor escaldante....na volta, depois de andar 200 km vejo o ponteiro de temperatura sair do meio e ficar pulando/oscilando (o ponteiro nunca sai de 1/4, aliás sequer chega a 1/4)...por sorte eu estava chegando em uma cidade (Guaraí) e fui logo atrás de uma oficina....quando abro o capô, vejo que aquela tampa do radiador (não a pequena, mas a parte superior) tinha aberto uma pequena fresta e tava saindo agua por ali....aguardamos esfriar, jogando água na colmeia e, quando vejo, era uma oficina especializada em radiadores..kkkkkkkkkkk...falei: "pode soldar bem aí no local sem tirar o radiador", pois já eram 17h e eu iria pegar um longo trecho pela noite, sendo que eu estava virado de um dia pro outro...colocamos uma proteção pra que a solda não escorresse e pronto.
Na hora de completar fiz a medição do quanto de água foi perdida e constatei quase 5l de um total de 12l que é a capacidade do radiador. Pensei: e o cabeçote? Creio que não foi pro brejo, pois é uma peça muito pesada de ferro (maior e mais pesada que o MB1113) e que não ficou muito tempo no calor excessivo...desde então estou monitorando e não há indício de mistura de água com óleo e/ou diminuição de água do radiador e nem do reservatório de expansão.
Criei vergonha na cara e vou comprar o sensor de temperatura com alarme. E esse lance de soldar radiador tb não sou fã, dae que vou comprar logo um novo tb de forma que irei manter a máquina sempre em dia.
Criei vergonha na cara e vou comprar o sensor de temperatura com alarme
Fala Oliveira, onde encontra esse sensor???
F. Oliveira
24/06/2014, 10:49
Fala Oliveira, onde encontra esse sensor???
Opa, grande Poison! Seguem os dois links!
Kit Termômetro da Água Digital C/ Sensor - Display Azul/Lente Preta - ø52mm - 12V Sirene, Copo e Relé | RACETRONIX | - Delbras® Instrumentos e Acessórios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157054_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-Copo-e-Rele-RACETRONIX-)
Spia Eletrônico Digital Evo - Display Vermelho - DONATTI RACE (http://www.donattirace.com.br/produto/spia-eletronico-digital-evo-display-vermelho.html)
Opa, grande Poison! Seguem os dois links!
Kit Termômetro da Água Digital C/ Sensor - Display Azul/Lente Preta - ø52mm - 12V Sirene, Copo e Relé | RACETRONIX | - Delbras® Instrumentos e Acessórios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157054_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-Copo-e-Rele-RACETRONIX-)
Spia Eletrônico Digital Evo - Display Vermelho - DONATTI RACE (http://www.donattirace.com.br/produto/spia-eletronico-digital-evo-display-vermelho.html)
Obrigado Oliveira!!!
Estava procurando!
SAPO, de quanto foi z mistura que vc fez ae para os 8,5 litros???
SAPO-BOMBA
24/06/2014, 19:29
Obrigado Oliveira!!!
Estava procurando!
SAPO, de quanto foi z mistura que vc fez ae para os 8,5 litros???
1 litro completo do aditivo... Ele trata até 8 litros, no caso diluí um pouco mais de 9 litros pra preencher todo o sistema e pra sobrar pro reservatório de expansão ( uns 400ml mais ou menos )
Fernando César Ximenes
27/06/2014, 18:26
´Também, acabei de adquirir o kit termômetro da Racetronix na Delbrás, além de um voltímetro e pressão de óleo do motor,a serem instalados no meu jpx com motorização hilux 2.8 . O spia eletrônico virá em seguida. Todo cuidado é pouco para enfrentarmos o clima elevado daqui da nossa região. O aditivo que uso no radiador da minha viatura é o mwm, verde, até agora sem nenhum problema. Mas, agora, como está no tempo de trocá-lo,após ler os post acima, estou indeciso quanto a qual marca de aditivo usar. Vou continuar acompanhando o tópico para resolver isso mais adiante.
SAPO-BOMBA
27/06/2014, 21:09
O aditivo que uso no radiador da minha viatura é o mwm, verde, até agora sem nenhum problema. Mas, agora, como está no tempo de trocá-lo,após ler os post acima, estou indeciso quanto a qual marca de aditivo usar. Vou continuar acompanhando o tópico para resolver isso mais adiante.
Dá uma lida aqui neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/137629-aditivo-original-mwm-international-radiex-cuidado.html
Fernando César Ximenes
28/06/2014, 11:55
Valeu, Sapo, mto. esclarecedor o tópico indicado.
SAPO-BOMBA
09/07/2014, 15:13
Pessoal, como tem uma discussão parecida no fórum dos Troller, onde a galera reclamou de alguns aditivos criando "cristalização" e "pozinho azulado", resolvi fazer um pequeno ensaio com o aditivo que eu usei da última vez ( comprei mais um frasco ).
Muita gente reclamou que determinados aditivos estavam "cristalizando" e formando um pó azulado. E botando a culpa no aditivo.
Eu achei estranho, e portanto como já vinha discutindo o assunto aqui e explicando sobre os tipos de aditivos ( mérito do Thiago pelos dados que ele arranjou ), desconfiava que o tal pozinho azul era na verdade CLORO sendo neutralizado pelo aditivo.
Tanto que eu expliquei que usei água de poço, pq a água da rua aqui na minha cidade é muito clorada, é limpa mas é clorada.
A foto ai fala por si só:
470030
Notem todo o "pozinho azulado" retido no fundo da garrafa. Isso é CLORO, é a reação do aditivo ao neutralizar o cloro...
Portanto, ficou uma pergunta no ar:
Essa galera que andou tendo problemas com aditivos colocados nas concessionárias... Será que usaram ÁGUA DESTILADA/DESMINERALIZADA mesmo???
Será que a culpa é mesmo do aditivo? Eu duvido que seja, pois a função do aditivo é agir contra agentes alcalinos ( dentre eles o cloro e outros sais minerais ).
Fica aí o alerta pra quem procura "culpados" e mete o pau no aditivo sem razão, pois existem aplicações certas de cada tipo de aditivo pra cada tipo de motor, assim como existe a diluição certa e como foi provado agora pela foto, se não usar água realmente LIMPA e livre de cloro, nenhum aditivo fará milagre contra o tal "pozinho azul" e a cristalização...
Abraços!
Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.
A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.
Óleo solúvel
Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Observações importantes:
Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
Pela descrição não poderia utilizar nenhum dos fluidos citados na minha Defender, tem cabeçote de alumínio, bloco de ferro e radiador de latão.
O fabricante da Land recomenda utilizar etilenoglicol com inhibidor de corrosão de tecnologia OAT, por muito tempo usei o Havoline XLC 50/50, agora estou com o da Lubrax.
A minha 110 está comigo há dez anos com o circuito de arrefecimento em excelente estado.
Thiago Pereira
09/07/2014, 16:31
Pela descrição não poderia utilizar nenhum dos fluidos citados na minha Defender, tem cabeçote de alumínio, bloco de ferro e radiador de latão.
O fabricante da Land recomenda utilizar etilenoglicol com inhibidor de corrosão de tecnologia OAT, por muito tempo usei o Havoline XLC 50/50, agora estou com o da Lubrax.
A minha 110 está comigo há dez anos com o circuito de arrefecimento em excelente estado.
O seu caso é exatamente o mesmo das L200 quadradas, as primeiras Hilux, SR5 e SW4, dentre outros.
Esta nas observações sobre os aditivos japoneses, que possuem etilinoglicol, não são orgânicos e não possuem silicatos.
Devem existir outros aditivos que tenham a mesma característica.
Thiago Pereira
09/07/2014, 16:36
Pessoal, como tem uma discussão parecida no fórum dos Troller, onde a galera reclamou de alguns aditivos criando "cristalização" e "pozinho azulado", resolvi fazer um pequeno ensaio com o aditivo que eu usei da última vez ( comprei mais um frasco ).
Muita gente reclamou que determinados aditivos estavam "cristalizando" e formando um pó azulado. E botando a culpa no aditivo.
Eu achei estranho, e portanto como já vinha discutindo o assunto aqui e explicando sobre os tipos de aditivos ( mérito do Thiago pelos dados que ele arranjou ), desconfiava que o tal pozinho azul era na verdade CLORO sendo neutralizado pelo aditivo.
Tanto que eu expliquei que usei água de poço, pq a água da rua aqui na minha cidade é muito clorada, é limpa mas é clorada.
A foto ai fala por si só:
470030
Notem todo o "pozinho azulado" retido no fundo da garrafa. Isso é CLORO, é a reação do aditivo ao neutralizar o cloro...
Portanto, ficou uma pergunta no ar:
Essa galera que andou tendo problemas com aditivos colocados nas concessionárias... Será que usaram ÁGUA DESTILADA/DESMINERALIZADA mesmo??
Será que a culpa é mesmo do aditivo? Eu duvido que seja, pois a função do aditivo é agir contra agentes alcalinos ( dentre eles o cloro e outros sais minerais )
Fica aí o alerta pra quem procura "culpados" e mete o pau no aditivo sem razão, pois existem aplicações certas de cada tipo de aditivo pra cada tipo de motor, assim como existe a diluição certa e como foi provado agora pela foto, se não usar água realmente LIMPA e livre de cloro, nenhum aditivo fará milagre contra o tal "pozinho azul" e a cristalização..
Abraços!
Tambem utilizo apenas água de poço, mas neste caso também tem que tomar cuidado, pois alguns poços tem muitos sais que podem ser danosos.
O poço que utilizo em relação a corrosão é excelente, em 25 anos a bomba Anauger dele esta perfeita, os parafusos brilham e neste período apenas teve que ser retificada duas vezes, mas devido ao desgaste natural do diafragma.
O seu caso é exatamente o mesmo das L200 quadradas, as primeiras Hilux, SR5 e SW4, dentre outros.
Esta nas observações sobre os aditivos japoneses, que possuem etilinoglicol, não são orgânicos e não possuem silicatos.
Devem existir outros aditivos que tenham a mesma característica.
Thiago
Utilizo etilenoglicol com inibidor orgânico e não tenho problemas, não está certo o que você escreveu para este tipo de fluido.
SAPO-BOMBA
09/07/2014, 22:18
Thiago
Utilizo etilenoglicol com inibidor orgânico e não tenho problemas, não está certo o que você escreveu para este tipo de fluido.
O aditivo que vc está usando é este daqui?
470098
Sobre o uso do tipo de aditivo, isso depende do composto como um todo. Existem casos em que aditivos com ou sem etilenoglicol ( ou monoetilenoglicol ) poderão ser usados, e isso tem que estar claro na composição e descrição do produto.
Da mesma forma, existem aditivos com etilenoglicol que podem ou não podem ser utilizados em determinados casos, isso quem vai dizer é a formulação descrita na embalagem.
Junior84
10/07/2014, 00:06
Já que tão falando nisso, qual fluido recomendam para a ranger 2.8, tava usando o Petronas coolant 11, tive que mexe na correia dentada e agora o meu radiado tá com água de torneira. Dei uma olhada nos STP Petroplus achei interessante o de garrafa preta (especifico pra motores diesel), ou será que fico com o verde mesmo?
Andei vendo sobre os Petronas coolant 11, sera que coloco deste mesmo ou mudo para o Petroplus STP por este ser melhor?
SAPO-BOMBA
10/07/2014, 04:28
Já que tão falando nisso, qual fluido recomendam para a ranger 2.8, tava usando o Petronas coolant 11, tive que mexe na correia dentada e agora o meu radiado tá com água de torneira. Dei uma olhada nos STP Petroplus achei interessante o de garrafa preta (especifico pra motores diesel), ou será que fico com o verde mesmo?
Andei vendo sobre os Petronas coolant 11, sera que coloco deste mesmo ou mudo para o Petroplus STP por este ser melhor?
Se o Petronas estava te servindo bem até hoje, pra que mudar? Continua com ele...
Thiago Pereira
10/07/2014, 06:53
Thiago
Não sou eu o autor das informações, eu apenas compilei todas juntas. Minhas fontes foram diversos artigos de fabricantes de veículos, de aditivos e de sistemas de arrefecimento, principalmente a Mitsubishi que tinha um boletim técnico bem específico, mas apenas em inglês. Infelizmente acabei perdendo esse material em problemas no computador, mas foram todos encontrados na Internet, com tempo e paciência deve ser possível encontrá-los novamente.
Caso encontre alguma literatura que conteste, terei o maior prazer em solicitar a edição.
Já utilizei aditivo incorreto por um tempo sem saber, os danos infelizmente só os outros proprietário poderão dizer se existiram ou não, pois comigo não houve problemas.
Neste caso específico, pelas minhas conclusões o problema está nos silicatos e não no fato de ser orgânico.
Fernando César Ximenes
10/07/2014, 18:22
Na minha viatura está instalado o motor hilux 2.8, aspirado, ano 96, bloco e cabeçote de ferro. Usei até agora o aditivo, verde, da mwm e agora vou substituí-lo pelo da Petrobrás, o Lubrax SAE J 1034, verde, o mesmo que aparece no post #56 do Sapo, na proporção de 40:60 (aditivo:água). Quero ressaltar que uso água de chuva. Espero ter feito a escolha certa.Abrs.
Andrejur
10/07/2014, 19:45
Já me ferrei com esse aditivo da MWM, cor verde, fabricado pela Radiex. Apesar do motor MWM 2.8 Sprint possuir bloco e cabeçote de ferro, o fato é que a bomba d'água possui liga de alumínio. A reação estraga a carcaça da bomba d'água(fura). Mesmo o atual distribuído pela MWM, é fabricado pela mesma Radiex, na cor vermelha, a base de polímeros, não indica os componentes que são utilizados na sua fabricação. Numa situação de emergência, durante uma viagem, comprei um litro do Radiex concentrado por recomendação de um mecânico e da própria loja de peças, mas, por prudência, resolvi utilizar água pura por minha conta e risco, uma vez que a embalagem do produto não continha informações convincentes da sua composição.
Doravante, não compro mais nenhum aditivo da marca MWM ou Radiex, que, para mim, são a mesma coisa.
Abs.
Na minha viatura está instalado o motor hilux 2.8, aspirado, ano 96, bloco e cabeçote de ferro. Usei até agora o aditivo, verde, da mwm e agora vou substituí-lo pelo da Petrobrás, o Lubrax SAE J 1034, verde, o mesmo que aparece no post #56 do Sapo, na proporção de 40:60 (aditivo:água). Quero ressaltar que uso água de chuva. Espero ter feito a escolha certa.Abrs.
SAPO-BOMBA
30/07/2014, 13:25
Dando um "up" no tópico: 2 meses depois de começar a utilizar o aditivo STP PetroPlus, numa breve examinada deu pra ver que está "verdão" ainda ( não ficou incolor como o MWM com o tempo, segundo dizem ) e sem resíduos na parede do reservatório de expansão.
Lembrando que este aditivo não possui propriedades "anti-fervura", apenas cumpre a função anti-ferrugem, detergente e lubrificante ( conforme explicado anteriormente ).
Não sei se recomendaria pra carros que tenham necessidade de anti-fervura como as esquentadas L200 Sport ou algum outro motor "cabeça quente".
Mas pra quem precisa de um bom aditivo, com preço decente e boa qualidade apenas pra suprir as funções que citei, por enquanto não vejo outro melhor pra indicar. Até pq 1 litro trata até 8 litros no sistema de arrefecimento, o que é ótimo.
Abraços!
Thiago Pereira
30/07/2014, 16:05
Dando um "up" no tópico: 2 meses depois de começar a utilizar o aditivo STP PetroPlus, numa breve examinada deu pra ver que está "verdão" ainda ( não ficou incolor como o MWM com o tempo, segundo dizem ) e sem resíduos na parede do reservatório de expansão.
Lembrando que este aditivo não possui propriedades "anti-fervura", apenas cumpre a função anti-ferrugem, detergente e lubrificante ( conforme explicado anteriormente ).
Não sei se recomendaria pra carros que tenham necessidade de anti-fervura como as esquentadas L200 Sport ou algum outro motor "cabeça quente".
Mas pra quem precisa de um bom aditivo, com preço decente e boa qualidade apenas pra suprir as funções que citei, por enquanto não vejo outro melhor pra indicar. Até pq 1 litro trata até 8 litros no sistema de arrefecimento, o que é ótimo.
Abraços!
Pena que não acho esse aditivo!
Já fui em quatro auto-peças e da STP só encontro embalagens de 500 ml dos mais variados tipos, mas nenhum deles que trate 8 litros.
Rubens Linhalis
30/07/2014, 18:17
Já fui em quatro auto-peças e da STP só encontro embalagens de 500 ml dos mais variados tipos, mas nenhum deles que trate 8 litros.
Eu vou usar esse. Acabei de comprar. Paguei R$ 41,00.
SAPO-BOMBA
30/07/2014, 19:00
Thiago, a rede Walmart e o Extra vendem esse aditivo... :concordo:
SAPO-BOMBA
30/07/2014, 19:01
Eu vou usar esse. Acabei de comprar. Paguei R$ 41,00.
Foi mais caro do que eu paguei, mas tá valendo. Hahahaha
Não esquece que o ideal é diluir ele antes de colocar no sistema!
Eu dilui 250ml para cada garrafa PET de 2 litros de água, e depois de misturar bem, coloquei no carro.
Abraços
Rubens Linhalis
30/07/2014, 19:06
Foi mais caro do que eu paguei, mas tá valendo. Hahahaha
Não esquece que o ideal é diluir ele antes de colocar no sistema!
Eu dilui 250ml para cada garrafa PET de 2 litros de água, e depois de misturar bem, coloquei no carro.
Abraços
Blz.. achei caro. Vou usar agua dismineralizada tambem.
O sistema de arrefecimento pega 10litro, esse aditivo é para 8litro. Fazer o serviço direito e comprar outro frasco? Ou usar esses 1 litro de ativo e diluir em 9litro de agua ao invés de 8 litros ?
Thiago Pereira
30/07/2014, 19:24
Thiago, a rede Walmart e o Extra vendem esse aditivo... :concordo:
Vou procurar!
Obrigado pela dica.
SAPO-BOMBA
30/07/2014, 22:50
Blz.. achei caro. Vou usar agua dismineralizada tambem.
O sistema de arrefecimento pega 10litro, esse aditivo é para 8litro. Fazer o serviço direito e comprar outro frasco? Ou usar esses 1 litro de ativo e diluir em 9litro de agua ao invés de 8 litros ?
Eu dilui em 9 litros, pq tive que deixar um restinho pro reservatório de expansão. Mas se quiser comprar outro frasco pra diluir mais 250ml pra fechar os 10 litros exatos, manda brasa.
Abraços!
Rubens Linhalis
31/07/2014, 08:55
Eu dilui em 9 litros, pq tive que deixar um restinho pro reservatório de expansão. Mas se quiser comprar outro frasco pra diluir mais 250ml pra fechar os 10 litros exatos, manda brasa.
Abraços!
Tinha esquecido do reservatorio de expansão. Entao, no final será mais de 10 litros. Acho que vou comprar outro, fazer o negocio direito.
Boa noite senhores, possuo uma S10 2.8 2004, atualmente com 105 mil Km. Estou a 1 ano e meio com o carro e,
coincidência ou não, após 10 meses utilizando o anticorrosivo "MWM verde" em proporção correta de 3% fui agraciado com um furo no radiador. Infelizmente não há como precisar se o problema foi por conta deste produto, já que o liquido de arrefecimento anterior não parecia ter o devido acompanhamento.
Agora é torcer para não ter comprometido outras partes, e procurar esse produto indicado pelo Sapo-bomba.
Rubens, onde você encontrou este aditivo aqui em Vitória?
Abraço!
SAPO-BOMBA
27/08/2014, 21:50
Amigo, se tiver supermercados do Extra ou do Walmart na sua região, pode procurar que lá vc vai encontrar.
No Extra, inclusive, encontrei mais barato: R$ 29,90 ante os R$ 37,90 que paguei da primeira vez no Hiper BomPreço ( Walmart )
Opa, Sapo.
Temos o Walmart aqui na região, vou dar uma procurada.
Até agora achei o STP Petroplus Superconcentrado (1 litro para 8 de água) por R$41,0 - http://www.petroplus.com.br/2014/upload/produtos_21.png 0.
Mas estou a procura do Petroplus Motores Diesel - http://www.petroplus.com.br/2014/upload/produtos_108.png
Será que há diferença considerável entre um e outro, quanto a aplicação?
SAPO-BOMBA
28/08/2014, 19:29
Esse primeiro é justamente o que eu estou usando.
Acredito que o segundo seja voltado para motores mais antigos ( radiadores de latão, bloco e cabeçote de ferro ), tal qual o aditivo verde da MWM.
guilhermeabreu
30/08/2014, 13:16
Só comentando :
Pelo que li no teste do INMETRO colocado aqui este STP Petroplus foi um dos reprovados e vejo a maioria aqui usando dele e recomendando , fiquei sem entender nada .
SAPO-BOMBA
30/08/2014, 13:46
Só comentando :
Pelo que li no teste do INMETRO colocado aqui este STP Petroplus foi um dos reprovados e vejo a maioria aqui usando dele e recomendando , fiquei sem entender nada .
O Petroplus reprovado foi o ALL SEASONS, que é um rosa... Mas que na verdade não foi reprovado por assim dizer.
Ele não cumpre a função de anti-fervura/anti-congelante, ele se enquadra em outra categoria, reconhecida pela norma ABNT NBR 14844 item 4.2.1.4 que no caso fala sobre aditivos com cargas suplementares de reforço contra a corrosão.
Existem 2 Petroplus STP, esse rosa e o verde super-concentrado, que é o qual estamos comentando aqui. :concordo:
O Petroplus rosa não é concentrado, é diluído e exige vários frascos. Enquanto esse verde é "dose única" pra até 8 litros.
guilhermeabreu
30/08/2014, 17:35
O Petroplus reprovado foi o ALL SEASONS, que é um rosa... Mas que na verdade não foi reprovado por assim dizer.
Ele não cumpre a função de anti-fervura/anti-congelante, ele se enquadra em outra categoria, reconhecida pela norma ABNT NBR 14844 item 4.2.1.4 que no caso fala sobre aditivos com cargas suplementares de reforço contra a corrosão.
Existem 2 Petroplus STP, esse rosa e o verde super-concentrado, que é o qual estamos comentando aqui. :concordo:
O Petroplus rosa não é concentrado, é diluído e exige vários frascos. Enquanto esse verde é "dose única" pra até 8 litros.
SAPO-BOMBA
Obrigado pelos eclarecimentos .
Abraço
Parapa_Sam
25/09/2014, 00:04
Saudações a todos!
Alguém saberia dizer ql o liquido de arrefecimento similar do LONG LIFE COOLANT MITSUBISHI COM AGENTE ANTICORROSIVO DE ETILENOGLICOL?
Abçs all.
Esses dias fui olhar o radiador da pajero e tava meio baixa a agua, eu completei com agua da torneira mesmo...
Acho que não é o certo neh?
vou fazer a preparaçao que o sapo ta usando
Ricardo Passoni
19/11/2015, 09:06
Srs bom dia o aditivo da minha Tracker gasolina esta quase sem cor , pelo tempo de uso , esta usando AC Delco o laranja , pergunto posso comprar um já diluído e ir acrescentando no sistema ? Corro o risco de ao colocar um aditivo novo , sem a limpeza do sistema queimar junta por corrosão ?? São muitas perguntas e fico no aguardo dos experts de plantão.
Abraços
Parapa_Sam
24/11/2015, 01:49
Saudações a todos!
Qual líquido vc usaria na sua vtr? O recomendado pelo fabricante descrito no manual da vtr? Ou o do mercado paralelo?
Optando pelo recomendado pelo fabricante, me submeteria há um alto custo na ccs, mas com a certeza de ñ ter problemas de refrigeração e/ou corrosão da máquina e equipamentos.
Por outro lado, optando pelas marcas posta a disposição no mercado paralelo (auto-peças), pairaria a dúvida de estar fazendo uma boa manutenção ou então, vislumbraria a possibilidade de um pretenso desgaste excessivo por ñ utilizar o fluído correto.
Pois bem, essa era a pergunta q fazia e, para acabar de vez com essa celeuma, procurei um dos grandes produtores de peças e equipamentos de refrigeração automotiva no Brasil. A MTE-Thomson. Disponivel em <http://www.mte-thomson.com.br/site/produtos/> indagando sobe o tema, vide pergunta e resposta abaixo:
PERGUNTA:
Saudações Mte-Thomson
Assisti a entrevista do Sr. Alfredo, gerente de Marketing sobre liquido de arrefecimento.
Gostaria de saber se podemos usar liquido das melhores marcas do mercado, em substituição da marca recomentada pelo fabricante do veículo descrita no manual?
Saúde e prosperidade!
Samuel
RESPOSTA:
Bom dia Samuel !
Sim ,pode ser utilizado fluído de outras marcas .Só se deve levar em consideração na hora de elaborar a mistura do fluído com a água destilada ,pois pode variar de carro para carro,veja a porcentagem recomendada no manual do veículo.
E o mais importante ,nunca se deve misturar fluídos de diferentes marcas,nem inserir o fluído diretamente no sistema. O recomendado é preparar primeiro a mistura em um recipiente ,depois inserir no sistema.
Ricardo José dos Santos
MTE-THOMSON
ricardo.santos@mte-thomson.com.br
Phone: (055 11) 4393-4343
Fax: (055 11) 4393-4363
Tal como postado acima e, considerando q deixei de fazer as revisões na ccs há mais de 20 anos, faço uso dos fluídos vendidos no mercado paralelo, porém, procuro marcas confiáveis, tal como BR, AC/Delco, Ipiranga, etc.
OBS.: A MINHA OPÇÃO Ñ DEVE SER SEGUIDA POR AQUELES QUE FAZEM TODAS AS REVISÕES NA CCS, EIS QUE USAR FLUIDO Ñ RECOMENDO PELO FABRICANTE ACARRETARÁ A PERDA DA GARANTIA.
OBS².: A AFIRMAÇÃO DE UM TÉCNICO COMPETENTE QUE ATUA NA ÁREA, DEVE SER CONFRONTADA COM EVENTUAL POSICIONAMENTO EM CONTRÁRIO DE OUTRO TÉCNICO, PARA QUE VC POSSA TER UM JUÍZO DE VALOR.
Abçs do Sam!
Tenho utilizado o STP verde concentrado na minha s10 diesel a mais de 1 ano... mas não estou muito satisfeito.
Algumas semanas após a aplicação o aditivo perdeu a coloração e após a segunda aplicação, segundo recomendação de 1 ano de uso, novamente o aditivo perdeu a coloração, tornando-se levemente avermelhado. Espero que a perda de cor não signifique perda de função. Talvez seja resquícios do aditivo anterior ainda se soltando.
Abç
mfdomingues
30/12/2015, 11:00
Tenho utilizado o STP verde concentrado na minha s10 diesel a mais de 1 ano... mas não estou muito satisfeito.
Algumas semanas após a aplicação o aditivo perdeu a coloração e após a segunda aplicação, segundo recomendação de 1 ano de uso, novamente o aditivo perdeu a coloração, tornando-se levemente avermelhado. Espero que a perda de cor não signifique perda de função. Talvez seja resquícios do aditivo anterior ainda se soltando.
Abç
Idd2013, Bom dia
O ideal é limpar o sistema todo, removendo toda a água e o aditivo anterior para aplicação definitiva.
Eu particularmente não utilizo aditivos vermelhos ou rosa, pois, se o sistema possuir ferrugem será mais difícil para identificar.
Vejo que mora em um local onde a temperatura é relativamente alta, ou seja, não se faz necessário o etilenoglicol, neste caso o STP que o Sapo fez os testes e está utilizando é bem vindo eu utilizo o petronas coolant 11.
Verifique também o uso de água desmineralizada, um amigo estava utilizando água de torneira e a cidade dele havia grande concentração de cloro e sais o que alterava a coloração do aditivo, quando foi lavar o radiador tinha muito detrito no fundo.
Alex-Amarok
06/07/2017, 17:44
Já me ferrei com esse aditivo da MWM, cor verde, fabricado pela Radiex. Apesar do motor MWM 2.8 Sprint possuir bloco e cabeçote de ferro, o fato é que a bomba d'água possui liga de alumínio. A reação estraga a carcaça da bomba d'água(fura). Mesmo o atual distribuído pela MWM, é fabricado pela mesma Radiex, na cor vermelha, a base de polímeros, não indica os componentes que são utilizados na sua fabricação. Numa situação de emergência, durante uma viagem, comprei um litro do Radiex concentrado por recomendação de um mecânico e da própria loja de peças, mas, por prudência, resolvi utilizar água pura por minha conta e risco, uma vez que a embalagem do produto não continha informações convincentes da sua composição.
Doravante, não compro mais nenhum aditivo da marca MWM ou Radiex, que, para mim, são a mesma coisa.
Abs.
Pegando "um gancho" no que o colega falou estou para trocar o liquido do sist. de arref. e comecei a buscar infos e a coisa é mais complicada do que parece.
Minha viatura é uma Amarok. Na Ccs usam apenas 02 litros do aditivo original + ÁGUA DE TORNEIRA, o que vai contra o manual que diz DESTILADA, só para começo de conversa. Por fim, o manual determina ser 40% de aditivo e, de acordo com os 02 litros, a conta final seria 05 litros no total de aditivo + água o que parece ser impossível.
Agora, o colega falou de outros sistemas do veículo serem de outras ligas e não somente de ferro. Foi-me recomendado, pela própria RADIEX, usar o detergente de limpar o sistema antes de injetar novo liquido nele. Houve quem disse que o negócio é forte demais, mesmo que usado por 15 minutos o que pode ocasionar danos ao sistema.
Ao que parece, depois de assistir vídeos de horas de filmagem sobre a diferença entre Etilenoglicol e Polímeros, este último era o vencedor em todos os campos, de custo, dispersão de calor, consumo de combustível, etc, mas não está nos manuais dos carros que são todos importados de outra regiões e climas diferentes (FÁBRICAS gostam de manter monopólio e torrar seu carro logo, coisa que teoricamente a RADIEX tinha facilitado para nós)
Pensei que seria mais fácil do que trocar de óleo e agora vejo que não se compara, havendo empresas antigas no ramo de radiadores que não sabem a diferença entre agua desmineralizada e destilada. Aliás, para cumprir o manual da viatura que nem a CCs cumpre vai ser uma luta. Passei o dia ligando como se operasse em bolsa de valores e acabei o dia sem solução. Coisa de BRAZZIL.
Abs
amonluna
07/07/2017, 11:25
Amigo sobre agua destilada ou desmineralizada, acho q o efeito de ambas é muito proximo, até onde sei todas 2 tem baixissima condutividade q é quem acelera a corosão galvanica, acho q na pratica ambas são seguras.
sobre as marcas tô usando o da radnaq longlife no meu bugão, na epoca q troquei não confiava muito nessa marca, mas fui obrigado a fazer varias trocas de fluido em poucos meses, nas ultimas já não tava com condições (R$$$) de botar o aditivo da vinconde q além de ser muito bom é o fabricante do radiador do troller, dai botei o radnaq q era metade do preço, já se pasaram quase 2 anos e mais de 30 mil km, o produto funcionou bem, o fluido continua da mesma cor de dia q troquei, não tem residuos no fundo do reservatorio, agora vou trocar novamente, pois a radnaq recomenda troca com 30 mil.
Abraço
E os INORGÂNICOS / SINTÉTICOS?
em que categoria se encaixam?
Óleo solúvel
Sem etilenoglicol
Com etilenoglicol
Observações importantes:
Interessante a ideia da água de chuva! Será que as características dela equivalem à da desmineralizada/destilada?
Tenho interesse em utilizar também!
O recomendado para os motores SPRINT MWM é o ADITIVO CONCENTRADO Nº 9.0193.05.6.0012 ORIGINAL (vermelho a cor diluído 1lt de aditivo para cada 1 lt de água). Tem no mercado livre pra vender. Para motores antigos usar o Nº 9.0193.05.6.0011 ORIGINAL (verde a cor e esse ataca ligas de alumínio e deve ser diluído 1lt aditivo para 30 lts água)
Directum 2020
08/05/2020, 01:08
Boa noite, amigos! Eu mesmo troquei o líquido de arrefecimento da minha Pajero Sport V6 Flex 2010 . Mas não couve o total de 9,3 litros. Está com ar no sistema. Inclusive, o ponteiro da temperatura , no painel, está oscilando chegando ultrapassar a metade, o que indica mesmo ar no sistema.
Consegui colocar cerca de 7 litros de líquido de arrefecimento no radiador .
Inclusive, tirei a válvula termostática para escoar o líquido do bloco do motor e depois montei novamente e coloquei o líquido de arrefecimento. Como tiro o ar do sistema de arrefecimento? Agradeço desde já.
Directum 2020
08/05/2020, 01:14
Boa noite, amigos! Tenho uma Pajero Sport V6 flex ano 2010. Troquei o líquido de arrefecimento. Como tiro o ar do sistema? Agradeço desde já!