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Ver Versão Completa : Gaiola interna.....especificação tubo e pontos de fixação



fabiano soriano
27/02/2011, 01:51
Caros amigos do forum,

Alguem poderia nos dizer que tipo de tubulação é o adequado para montar uma gaiola interna da band?
Tubulação que geralmente é utilizada em sistema de incêndio de alta pressão por exemplo:
tubulação de 2" Sch 40 tem uma parede de 5,54mm de espessura
tubulação de 2" Sch 80 tem uma parede de 8,71mm de espessura
Seria mais ou menos por aí?
Lógico que depende o tipo de gaiola que cada um pensa em fazer, gaiola que eu digo é como o da foto em anexo, com tubos na parte frontal, no meio e na traseira.
Se alguem tem detalhes de fixação (no chassi por exemplo) e especificação de tubos, eu agradeceria.........não quero ter que passar por este tipo de episódio conforme o da foto em anexo (Band branca), ou então fazer uma gaiola que não atenda a necessidade, conforme outra foto (band verde) em anexo.....terrível!!!

Se alguém já fez e puder me mostrar eu agradeço, pois este é o próximo step do upgrade da jabiraca II.

E também nos comentar sobre a dirigibilidade antes e depois de instalada a gaiola, pois com o peso extra.....qualquer curva a mais de 40km/h vai fazer a band virar, daí faz sentido a instalação da gaiola interna:parede:.rsrsrsrsrs

Abraço a todos

ROAD TECH
27/02/2011, 07:11
Caros amigos do forum,

Alguem poderia nos dizer que tipo de tubulação é o adequado para montar uma gaiola interna da band?
Tubulação que geralmente é utilizada em sistema de incêndio de alta pressão por exemplo:
tubulação de 2" Sch 40 tem uma parede de 5,54mm de espessura
tubulação de 2" Sch 80 tem uma parede de 8,71mm de espessura
Seria mais ou menos por aí?
Lógico que depende o tipo de gaiola que cada um pensa em fazer, gaiola que eu digo é como o da foto em anexo, com tubos na parte frontal, no meio e na traseira.
Se alguem tem detalhes de fixação (no chassi por exemplo) e especificação de tubos, eu agradeceria.........não quero ter que passar por este tipo de episódio conforme o da foto em anexo (Band branca), ou então fazer uma gaiola que não atenda a necessidade, conforme outra foto (band verde) em anexo.....terrível!!!

Se alguém já fez e puder me mostrar eu agradeço, pois este é o próximo step do upgrade da jabiraca II.

E também nos comentar sobre a dirigibilidade antes e depois de instalada a gaiola, pois com o peso extra.....qualquer curva a mais de 40km/h vai fazer a band virar, daí faz sentido a instalação da gaiola interna:parede:.rsrsrsrsrs

Abraço a todos


Olá Amigo,

Esses tubos que vc cita são um "exagero".

Confira abaixo o anexo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que trata desse assunto. Mais impostante do que o diâmetro e a espessura da parede do tubo, é como ele é soldado/travado/curvado e fixado ao veículo.

Sds,

Octávio

fabiano soriano
27/02/2011, 15:25
Olá Amigo,

Esses tubos que vc cita são um "exagero".

Confira abaixo o anexo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que trata desse assunto. Mais impostante do que o diâmetro e a espessura da parede do tubo, é como ele é soldado/travado/curvado e fixado ao veículo.

Sds,

Octávio

Octávio,

Excelente material......muito completo, em um momento da leitura entendi que a espessura não deveria ser inferior a 5mm, mas ele estava se referindo as bases de fixação, daí com relação a especificação dos tubos ele cita tubos de 50 x 2mm espessura!!!:concordo:

Seria fixado na carroceria mesmo, como as fotos que envio em anexo.

Obrigado

valeriano
27/02/2011, 21:35
Eu acho que prender a gaiola na carroceria não é muito seguro. Gaiola que se preze, tem que ser presa no chassi.
Pretendo colocar uma gaiola na minha Band quando colocar a carroceria de fibra, mas a minha será externa e será presa direto no chassi.

fabiano soriano
28/02/2011, 20:12
Eu acho que prender a gaiola na carroceria não é muito seguro. Gaiola que se preze, tem que ser presa no chassi.
Pretendo colocar uma gaiola na minha Band quando colocar a carroceria de fibra, mas a minha será externa e será presa direto no chassi.

É Valeriano, no caso de carroceria de fibra acredito que tem que ser uma gaiola externa e presa no chassi mesmo. Não sei se reparou na band verde da foto que postei....era de fibra e quebrou igual bolacha de água e sal no fundo do pacote :shock:.

Mas estava pensando que talvez, por ter vários pontos de base de apoio da gaiola interna presa na carroceria, ela distribui a carga nestes pontos e segura a carga da band em um capotamento......como os caras que deitam em cama de prego....;)

Valeu

valeriano
28/02/2011, 21:20
É Valeriano, no caso de carroceria de fibra acredito que tem que ser uma gaiola externa e presa no chassi mesmo. Não sei se reparou na band verde da foto que postei....era de fibra e quebrou igual bolacha de água e sal no fundo do pacote :shock:.

Mas estava pensando que talvez, por ter vários pontos de base de apoio da gaiola interna presa na carroceria, ela distribui a carga nestes pontos e segura a carga da band em um capotamento......como os caras que deitam em cama de prego....;)

Valeu

Considerando que só o motor da Band pesa uns 400kg (diferente da Land Cruiser gringa, que tem um motor a gasolina), vc tem que botar MUITOS pontos de apoio.
O ideal pra gaiola interna, é fazer um furo no assoalho e prendê-la no chassi.

fabiano soriano
01/03/2011, 20:20
Busquei a info nos sites gringos e realmente os motores a gasolina utilizados nas Land Cruiser Fj40 são bem mais leves.

Motor bandeirante = 400Kg
Motor Fj-40 gas = 622lbs (282Kg)

fabioabe
02/03/2011, 02:35
A minha band esta fora das trilhas pois depois q tombei a minha, decidi que voltarei a fazer trilhas pesadas apenas apos fazer a gaiola interna.
Com isso, tenho pesquisado muito sobre o assunto e aqui mesmo no forum tem um topico no grupo Willys sobre gaiola interna, inclusive especificacoes de tubos.

Para a minha irei usar tubos de 3 polegadas com parede 3mm. Mais que isso irá ficar bem pesado. Pode-se usar tubos com paredes diferentes, que talvez eu faça isso. Na estrutura principal irei usar 3 ou 4 mm e nos secondarios 2 mm.

Eu irei prender no chassi, mas não irei abrir um buraco na carroceria e sim fazer um "sanduiche" com Gaiola + carroceria + calço + tubo ligando ao chassi.

Deem uma olhada no forum ih8mud, tem bastante informação das FJ40 lah.

Os itens q nunca devem ser esquecidos são: Tipo de Tubo(Aplicacao), triangulação, espessura e peso. Nao adianta vc fazer com tubo de 6 ou 7 mm se a sua band vai ganhar 500kg. Tudo deve ser balanceado. Pesquise muito antes de comprar os tubos.

Att
Fabio

JCJ
02/03/2011, 08:10
Fabiano,

Ja passei por essas dúvidas a um tempo atrás, então vai aí minha opinião sobre esse assunto.

Sai fora de tubo schedule, muito peso por nada e a finalidade do tubo é condução ! O que vc precisa é de tudo mecânico ! Leia os tópicos abaixo e vc vai encontrar tudo o que precisa sobre eles e sobre como fazer uma gaiola decente e bem triagulada !

Em geral tubo mecanico de 1 3/4" externo com parede de 3mm é suficiente. É o padrão gringo de construção ! Mas lá esse tubo é chamado DOM ! Uma boa dobradeira e furadeira de bancada com serra copo melhoram o encaixe dos tubos e o acabamento do serviço além de facilitar a sua vida !

Na minha assinatura tem fotos de como fiz minha gaiola, e ela não pesa 1 Ton nem altera a condução do veiculo. Ela é bem mais leve do que se imagina ! É ancorada no chassi em 6 pontos e os bancos são presos a uma estrutura da gaiola ainda ! Utilizei 6 barras de 6 mts, cada uma pesando 15 Kg e sobrou tubo ainda ! Então o máximo que minha gaiola poderia pesar é algo em torno de 90 Kg !

Tem bons projetos aqui no forum também !

Gaiola Interna...(Home made) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4962&highlight=home+made)

Tubo 1-3/4" DOM .120 wall onde eu acho isso? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17845&page=3)

TJ Cage Inspiration Thread (http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=564706)

Boa sorte

[]´s
JCJ

fabiano soriano
03/03/2011, 20:41
[QUOTE=JCJ;1387524]Fabiano,

Ja passei por essas dúvidas a um tempo atrás, então vai aí minha opinião sobre esse assunto..........



JCJ muito obrigado pelas informações, estava lendos os tópicos que vc anexou, muito bom, tem uns camaradas que viajaram longe nos posts rsrsrsrs ("anemale orelhudo com rabo de caracol, não vou mais postar este link pra vc, então, favor salvar o arquivo no seu Hd e depois favor imprimir em braile e enfiar no meio do rabo para não esquecer mais" kkkkkkkk).... mas ainda não tive tempo de ver o tópico do seu jipe com a gaiola, vou dar uma olhada hoje.:concordo:

Abrass

fabiano soriano
27/03/2011, 13:33
A minha band esta fora das trilhas pois depois q tombei a minha, decidi que voltarei a fazer trilhas pesadas apenas apos fazer a gaiola interna.
Com isso, tenho pesquisado muito sobre o assunto e aqui mesmo no forum tem um topico no grupo Willys sobre gaiola interna, inclusive especificacoes de tubos.

Para a minha irei usar tubos de 3 polegadas com parede 3mm. Mais que isso irá ficar bem pesado. Pode-se usar tubos com paredes diferentes, que talvez eu faça isso. Na estrutura principal irei usar 3 ou 4 mm e nos secondarios 2 mm.

Eu irei prender no chassi, mas não irei abrir um buraco na carroceria e sim fazer um "sanduiche" com Gaiola + carroceria + calço + tubo ligando ao chassi.

Deem uma olhada no forum ih8mud, tem bastante informação das FJ40 lah.

Os itens q nunca devem ser esquecidos são: Tipo de Tubo(Aplicacao), triangulação, espessura e peso. Nao adianta vc fazer com tubo de 6 ou 7 mm se a sua band vai ganhar 500kg. Tudo deve ser balanceado. Pesquise muito antes de comprar os tubos.

Att
Fabio

Fala Fabio,

Vc já tem algum desenho, ou rabisco de como vai fazer este sanduíche, da base da gaiola, com a carroceria, com calço e com o chassi?

Este será o meu próximo Up-grade na band e vou começar vendo como será esta base de fixação tipo sanduba:concordo:.

fabioabe
10/04/2011, 00:15
Fabiano,

Desculpe o atraso, estava meio fora do forum.
Sobre o sanduiche, eu considero q seja interessante colocar o mesmo calço que é utilizado na carroceria. Se for usar topkits de 1'' seria interessante colocar a mesma altura e material. Eh pelo menos o que eu vou tentar.

Nao fiz nenhum desenho ainda mas irei fazer na seguinte ordem de cima para baixo:
1 - Chapa da base da gaiola
2 - Carroceria
3 - calco
4 - chapa da base da ligação gaiola com o chassi.

Considero o uso do calço importante devido ao trabalho que a carroceria faz. Pois se vc fizer o "sanduiche" sem o calço, pode "rasgar" a carroceria.

Da uma olhada no forum ih8mud. Eh um forum gringo muito bom. Tem bastante projetos e fotos lah.

Att
Fabio

Acurvelo
12/04/2011, 14:38
Pessoal,

Pensem que o chassis se comporta de modo bem diferente a carroceria e esta fixação poderia almentar a vibração da carroceria. Eu ja ví gaiolas em pick ups da empresa que eu trabalho e estou me preparando para instalar uma no meu Jeep. E estas gaiolas são fixadas nos mesmos pontos em que se fixa a carroceria ao chassis ou então tem de colocar longarinas do chasis para fora da carroceria que ficará horrivel. Acredito que a melhor solução será travar a gaiola ao fundo da carroceria o mais proximo dos parafusos do calço que irá exercer boa resistencia no caso de rolamento.

Sds,


André