Conectar

Ver Versão Completa : Jeep 75 com carroceria de 54

thiago-nit
26/02/2011, 23:45
Prezados amigos do Fórum,
estou ha algum tempo procurando um Jeep para comprar.
Agora apareceu uma nova oportunidade e gostaria de saber a opinião dos colegas.

Esse Jeep é um 1975. Mas foi colocado nele a corroceria do 54 (CJ3B - Cara de Cavalo).
Ainda não vi o Jeep de perto, só em foto. Está agendado para essa semana.

Existe algum problema nessa mudança? Segundo o dono, a documentação está em dia e nunca teve problema.

Existe alguma adaptação em cx, motor, diferencial? Ou é plug and play?

O que devo verificar em especial nessa visita devido a essa mudança?

Agradeço desde já quem opinar.

Att,
Thiago

Robertux
27/02/2011, 00:23
As carrocerias dos CJ3, tanto A(51) quanto B(cara de cavalo) são mais curtas que a do CJ5, portanto ou a carroceria foi alongada ou o Jeep é um CJ3B sem documento esquentado com documento de CJ5.
A diferença de tamanho fica no entre-eixos que do CJ5 é pouca coisa maior.
O CJ3B usa o motor Hurricane 4CC, eixos canela fina, diferencial Dana 44 atrás e Dana 30 na frente (a bola do diferencial de trás é maior que a da frente). O CJ5 1975 usa o motor BF 161 6 CC, tem eixos canela grossa e usa o diferencial Dana 44 tanto na frente quanto atrás (portanto ambas as bolas dos diferenciais são iguais).
Com essas dicas acho que dá para você verificar se é um 54 ou 75, mas como a maioria das pessoas não sabe diferenciar um modelo do outro dificilmente você terá problemas com a documentação, porém andes de comprar faça uma vistoria, ou peça o certificado de perícia, nessas empresas especializadas (tipo 3ª visão) pra ver se está ok.
Essas as diferenças básicas mas existem outras, como o câmbio, que embora em ambos sejam de 3 marchas, no 54 a primeira é seca e no 75 as 3 são sincronizadas.

thiago-nit
27/02/2011, 00:42
As carrocerias dos CJ3, tanto A(51) quanto B(cara de cavalo) são mais curtas que a do CJ5, portanto ou a carroceria foi alongada ou o Jeep é um CJ3B sem documento esquentado com documento de CJ5.
A diferença de tamanho fica no entre-eixos que do CJ5 é pouca coisa maior.
O CJ3B usa o motor Hurricane 4CC, eixos canela fina, diferencial Dana 44 atrás e Dana 30 na frente (a bola do diferencial de trás é maior que a da frente). O CJ5 1975 usa o motor BF 161 6 CC, tem eixos canela grossa e usa o diferencial Dana 44 tanto na frente quanto atrás (portanto ambas as bolas dos diferenciais são iguais).
Com essas dicas acho que dá para você verificar se é um 54 ou 75, mas como a maioria das pessoas não sabe diferenciar um modelo do outro dificilmente você terá problemas com a documentação, porém andes de comprar faça uma vistoria, ou peça o certificado de perícia, nessas empresas especializadas (tipo 3ª visão) pra ver se está ok.
Essas as diferenças básicas mas existem outras, como o câmbio, que embora em ambos sejam de 3 marchas, no 54 a primeira é seca e no 75 as 3 são sincronizadas.

Obrigado Robertux!

O motor, segundo o proprietário, é um 6cc de 3 marchas.
Mas sobre os diferenciais e eixos, vou verificar no local.

Sobre os eixos canela fina e grossa. A diferença é bem perceptível? Seria em torno de quantas polegadas a fina e a grossa?

thiago-nit
01/03/2011, 20:50
Vi o Jeep hoje.

Parece bem conservado.

Está com capota conversível, pedaleira suspensa e motor todo feito (já rodado 2000 km).

Documentos ok e com nº do chassi conferido com o Jeep

Não está com freio a disco.

Está com um tipo de freio hidrovácuo. Não conheço. É confiável?

Parece muito bom. Acho que vai dar negócio.

Com o motor feito, o que pintar de problema deve ser mais fácil e barato corrigir.

O que vcs acham?

Leonardo Raffi
01/03/2011, 21:52
Ola.. tudo depende do preço... mas normalmente carroceria de um ano e chasi(documentado de outro) não costuma dar problema....
para saber se o chassi é do antigo alem de curto a travessa da frente q liga as 2 longarinas do chassi é circular(tubo redondo0 a do moderno é travessa achatada...acho q é isto
depende de ti sempre vai ter coisas p arrumar ve preço X a paixão(amor a primeira vista) e coloca fotos das aventuras e adpatçoes q viram he..he..he..he....

Gilvan.BA
27/03/2011, 11:46
Olá Bom dia, eu tenho um Jeep 77 com carroceria modelo 54, acho mais bonito que as carroceiras CJ5 e nunca tive problemas coma documentação