Conectar

Ver Versão Completa : Sistema de freio hidroboost.

Kim
26/02/2011, 22:09
Caros amigos jipeiros!!!

Vejo que o mundo off Road está evoluindo, procurando peças diversificadas, que venha a atender a uma configuração potente, grande.

O que pretendo explanar nesse tópico, é o sistema de freio conhecido no Brasil como Hidroboost.

O hidroboost é um auxiliar para o cilindro mestre, cuja a função é diminuir a força aplicada pelo condutos ao pedal de freio.

No EUA, esse sistema é usado desde a década de 70, e pelo que consegui avaliar, o grande uso se dá devido à baixa temperatura, mais essa informação peca em sua credibilidade.

Fora de nosso país, existem vários tipos de sistemas, mais todos semelhantes entre si, e todas as montadoras usam, nos mais tipos de automóveis.

Kim
26/02/2011, 22:12
A imagem que faltou!

Kim
26/02/2011, 22:15
No meio off, temos o sistema funcionando só, sem o setor de DH, com sistema de DH, e DH mais hidro-auxiliar.

Kim
26/02/2011, 22:19
Como é um sistema que não utiliza o vácuo da tubagem de admissão, pois seu funcionamento se dá pelo fluído ATF, a sua utilização é vasta, e sua colocação se dá nos mais variados locais devido ao seu tamanho reduzido (compacto).

Olhem essa colocação dentro do perfil do chassi.

Kim
26/02/2011, 22:22
O sistema, tem as mais variadas aplicações, usam até um sistema de duplo cilindro, a a bomba para o funcionamento, pode ser qualquer uma, pois não há necessidade de muita pressão para seu funcionamento, o dado preciso ainda não consegui coletar.

Glauco mendes
26/02/2011, 22:24
No meio off, temos o sistema funcionando só, sem o setor de DH, com sistema de DH, e DH mais hidro-auxiliar.
Opa Kim este sistema ñ usa servo freio ( hidrovácuo ) como ele é instalado junto da DH?

Abs...

Kim
26/02/2011, 22:24
As imagens.

Kim
26/02/2011, 22:29
Opa Glauco!

Post #3, tem os esquemas de montagem.

Para aqueles que acham que se o motor apagar ficará sem freio, informo que há um sistema que armazena pressão, que é liberada gradativamente, e se exauri em três pisadas no pedal, portanto tão eficiente quanto o servo no caso de pane no motor.

Depois, o pedal fica pesado, mais não impossibilitado de funcionamento.

Zepi
28/02/2011, 15:36
Ave, Ave, Ave Kim!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MAravilha de tópico!!
Disso que eu estava precisando!

Abraços

Zepi
28/02/2011, 15:40
KIm, o cilindro mestre nesse sistema é igual ao convencional??
Em que veículos encontro esse sistema?(claro que os veículos nacionais que poderei encontrar)
E na F250 em quais modelos?
Abraços

Kim
28/02/2011, 16:30
Zepi!

Por tudo que li, e e1/2 que mandei para os EUA, pode-se usar qualquer cilindro, que venha a encaixar na furação e na profundidade de funcionamento da haste.
Não há vedação entre o sistema hidro e o cilindro,como no sistema servo/cilindro mestre.

Espero ter ajudado!

Kim.

CAVESO
28/02/2011, 17:01
Bacana o tópico!

Há uns dois tópicos mais aqui no fórum falando de hidrobooster.

Poderíamos juntá-los num só, que tal?

No seu engesa vc está usando radiador de óleo, kim?

Abs

Kim
28/02/2011, 18:24
Opa CAVESO!

Eu fiz um trocador de calor na caixa inferior do radiaidor, mais não comportou o fluxo de fluído ATF, deu restrição.

Então, desliguei.

Mais precisa de um, pois quando forço/corro/meto o pau, sinto que ronca um pouco.

estou providenciando algo!

Abraços.

Kim.

Gilbertojipeiro38
01/03/2011, 20:05
o sistema da pajero full usa a bomba do abs como servofreio
para na hora mesmo e depende somente da bateria

Zepi
02/03/2011, 09:18
Tem usar um radiador para resfriar o óleo atf?
É nada vem de graça....O que ronca?O hidrobost??Não endendi..quando força???
Se isso é usado no freio quando força???
Desculpe a ignorância!

Abraços

Zepi
02/03/2011, 09:19
Opa CAVESO!

Eu fiz um trocador de calor na caixa inferior do radiaidor, mais não comportou o fluxo de fluído ATF, deu restrição.

Então, desliguei.

Mais precisa de um, pois quando forço/corro/meto o pau, sinto que ronca um pouco.

estou providenciando algo!

Abraços.

Kim.

Kim,
E como é o sistema original da F250???

Abraços

Kim
02/03/2011, 09:32
Zepi!

O sistema original da F250, é um pequeno radiador na frente, abaixo do parachoque.

O que parece roncar, é o sistema hidrobooster, mais isso quando meto o pau no motor, estico as marchas, ando em alto giro!

Então, quando uso o freio, ronca um pouco, mais algo que só quem conhece o carro é que sabe!

Estou sem o que resfriar o ATF, e está freando muito bem!

Zepi
02/03/2011, 10:07
HUm...muito obrigado pela explicação!
Ah, aproveitando...tive de abrir a minha turbina TGV...cara aquilo é algo!
Uma bela invenção....e tem como regular pra baixar a rotação de pressão máxima...
Um achado!!!

Abraços

adams
02/03/2011, 10:24
Coloquei na f1000 muito forte o trem....

CAVESO
02/03/2011, 12:32
Kim,

O tal roncado que seu hidro faz é o barulho da válvula de alívio abrindo.

Quando não pisa no freio o óleo só circula no sistema (daí entra o radiador), mas quando pisa no freio entra na linha de pressão, daí a valvula funciona e ronca...

Abs

Glauco mendes
05/03/2011, 14:17
Estive olhando o hidro que é usado no Xantia,o que vocês acham? referente ao radiador é necessário?

Abs...

Kim
05/03/2011, 20:42
Glauco!

Coloca uma foto, pois ainda não conheço do Xantia.

Sim, é necessário, pois prolonga a vida útil do conjunto.

Abraços.

Kim.

Fabil
16/12/2011, 14:09
alguem tem ideia do preço de um hidroboos completo da F250 ?

Kim
16/12/2011, 16:05
Fabil!

Um conjunto usado, está em torno de R$ 600,00.

Quando for comprar, verifique o diâmetro do cilindro mestre, procure um que está gravado o tamanho 1"1/4, deixa o freio melhor, o de tamanho 1"3/8, deixa o freio duro, cansativo, experiência própria.

Abraços.

Kim.

Fabil
16/12/2011, 16:25
abusando da sua boa vontade, sabe me dizer que o HB da f250 acopla no cilindro mestre do troller sem muitas adaptaçoes?

T+

Kim
16/12/2011, 16:31
Fabil!

Teria que fazer algumas medidas, como a profundidade da haste no cilindro, e a distancia entre os prisioneiros.

Quanto a haste, é bem simples fazer uma na medida necessária, pois a haste é "solta" no hidro, é só um eixo, que pode-se fazer outro na medida necessária.

Quanto a furação, sei que é a mesma da D20.

Posso medir a furação aqui.

Abraços.

Kim.

dalmo cruz torres
05/10/2012, 08:05
Oi Kim, tudo na paz?
Sobre o hidrobooster, ele é bem mais resistente que o hidrovácuo? Quem pode fazer a revisão dele?

Tenho uma dúvida sobre o seguinte: Estou pensando em colocar o HB em minha Band, mas observando a posição do cil mestre, ví que ele fica mais alto que o reservatório de óleo da direção. Para instalar o HB eu terei que mudar isso não?

Kim
05/10/2012, 14:08
Dalmo!

O hidro pode ser colocado numa posição mais alta sim, inclusive o do Fuzila está assim.

A revisão é simples de se fazer, na verdade, se não está vazando pela haste do pedal do freio, está bom, pois esse é o unico defeito que apresenta.

No hidro, ainda pode colocar o cilindro mestre que quiser, pode colocar o hidro, com o cilindro mestre da Band; O pessoal da Land está colocando o hidro + cilindro Land, fica duka o freio.

A grande vantagem para o pessoal da Land, é que pode jogar fora a bomba de vácuo que é acoplada ao alternador.

Segue algumas imagens.

373920

https://lh3.googleusercontent.com/-tRKqdaW_PbA/TVj6qMhaOrI/AAAAAAAAH38/uEoJfAoi_08/s800/HB_Zook_2.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-wPhbjX6v53E/TVj6qOMGg2I/AAAAAAAAH4A/HHImEeQFuv4/s800/hydroboost_alone.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-k1gj7GxirDw/TVj6qJezbPI/AAAAAAAAH4E/AKFW1QY2uRs/s800/hydroboostsetup.gif

https://lh5.googleusercontent.com/-5_JlJ0kJtAw/TVj6qbVjlBI/AAAAAAAAH4I/GejTEUypbKM/s800/hydroboostzzProper.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-V-VaA2duOuQ/TVj6qgh4UZI/AAAAAAAAH4M/-5SBu_ctn5w/s800/PSC_Full_Hydro_w_Hydroboost.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-x-z-TxYHLE4/TVj7pMgk9qI/AAAAAAAAH4Y/Jg9_K_FmZHU/s800/hydroboostzz4.jpg

E para finaliza, o hidro aberto.
https://lh3.googleusercontent.com/-x9EoxeUsFbY/TUyP3LSWqnI/AAAAAAAAH1A/EhEtZ8ufzy4/s800/04022011391.jpg

Abraços.

Kim.

dalmo cruz torres
28/11/2012, 13:10
Kim, muito obrigado por mais esta ajuda. No início do ano que vem eu vou parar meu jipe para instalar o HB e também vou adaptar uma nova bomba de óleo.

CAVESO
28/11/2012, 13:20
Dalmo,

Qual bomba vai usar?

E qual a configuração do seu freio (discos e pinças na dianteira e traseira).

Kim: como ficou a equalização do seu freio com HB visto que o tambor traseiro freia mais que o disco dianteiro? Usou valvulas?

Kim
28/11/2012, 22:29
CAVESO!

Está equilibrado, poderia ser melhor, mais não está assustando.

Uso uma proporcionadora de corte fixo da F100/Landau/F1000 até 92.

Uma equalizadora da S10, e uma da parati (que vou retirar, assim que conseguir parar - tempo)

No hidro, existem 2 diâmetros diferente.
Quando montei, por não saber, usei o de diâmetro maior, o freio ficou duro, pois manda uma quantia enorme de fluído.

Passado algum tempo, descobri essa diferença, e efetuei a troca.
Freio macio, freiando muito.

bomba do hidraulico, uso a original do cummins, que segundo o cara que a refez, tem uma capacidade volumétrica semelhante a da S10.

Abraços.

Kim.

dalmo cruz torres
30/11/2012, 21:15
Caveso, ainda n=ao sei qual bomba, alguma universal . Ele e disco nas quatro rodas, com pinças originais da band

CAVESO
30/11/2012, 22:05
Seu motor é o sprint?

Há bomba de maior vazão (a mesma do sprint 6 bocas) para o sprint 4 bocas..

dalmo cruz torres
06/12/2012, 11:21
Oi Caveso, o motor da minha Band é o Toyota 14B.
Caveso, Eu estou planejando a colocação do hidrobooster porque quero parar de usar a bomba de vácuo e o hidrovácuo do Toyota.O freio do toyota é muito bom. Bem macio e eficiente. Mas acho esse sistema do hidrobooster melhor . Com o hidrobooster eu paro de usar a bomba de óleo original do 14b, passando a usar uma Nacional mais barata, paro de usar o hidrovácuo, que no meu jipe já tá furado, e paro de usar o regulador de vácuo. E no fim, é um sistema a menos para cuidar. E sabidamente, esses sistemas hidráulicos são muito mais resistentes.

lmaimone
22/01/2013, 20:36
Eu uso o hidrovacuo da Bonanza com pinças band(dian)/kadett(tras). Sera q com esse sistema ganho em potencia de frenagem? Minhas pecas são todas novas... Será que vale a troca?

dalmo cruz torres
24/01/2013, 09:07
Leonardo, para motores a diesel qualquer coisa que o desobrigue de ter uma porcaria duma bomba de vácuo eu acho que vale à pena.

Kim
24/01/2013, 10:00
Leonardo, para motores a diesel qualquer coisa que o desobrigue de ter uma porcaria duma bomba de vácuo eu acho que vale à pena.

X2!!!!

Leonardo, no seu caso não compensa, pois os motores que não são a diesel fazem o vácuo necessário na tubagem de admissão.

Nos motores a diesel, existe a necessidade de colocar uma bomba de vácuo para o freio.
Atualmente, a bomba é acoplada ao alternador, e é relativamente frágil e de alto custo.
Então, esse sistema de freio proporciona o não uso de bombas de vácuo, pois seu funcionamento é com fluído ATF do sistema de direção.

Fora do Brasil, quase todos os veículos vem de fábrica.

Abraços.

Kim.

lmaimone
25/01/2013, 12:00
X2!!!!

Leonardo, no seu caso não compensa, pois os motores que não são a diesel fazem o vácuo necessário na tubagem de admissão.

Nos motores a diesel, existe a necessidade de colocar uma bomba de vácuo para o freio.
Atualmente, a bomba é acoplada ao alternador, e é relativamente frágil e de alto custo.
Então, esse sistema de freio proporciona o não uso de bombas de vácuo, pois seu funcionamento é com fluído ATF do sistema de direção.

Abraços.

Kim.

Entendi.

Como conhecia somente a F250 com este sistema achava que era algo super-ultra-potente.

Já tirei o item da minha lista.

Valeu

Júnior_NF
25/01/2013, 13:05
Olá Mestre Kim,

Tudo bem com você? Um feliz 2013 para vc e familia.

Após ler seu relato (relacionado ao vacuo gerado pelo motor), definitivamente não utilizarei o HB na minha F75, já que vou de 4.9i.

A pergunta agora é, qual hidrovacuo devo usar, e claro que tem a questão do espaço no vão motor, mas esta questão esta me tirando o sono.

Forte abraço,

X2!!!!

Abraços.

Kim.

Kim
26/01/2013, 09:37
Junior!

Respondido
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/84781-ford-f75-4-9i-ce-jaby-reforma-em-andamento-30.html#post1857324

Vermeio
20/05/2013, 13:16
alguem ai ja adaptou esse hidrobooster no troller?
estou buscando informações sobre isso..
abraço!

luiz albano
21/05/2013, 18:08
Também tenho interesse.

Maikon Mukai
22/05/2013, 12:39
Bacana o tópico, vai ajudar muitos. aBRAÇOS

THIAGOMARINHOGALVAO
27/12/2021, 11:33
Fabil!

Um conjunto usado, está em torno de R$ 600,00.

Quando for comprar, verifique o diâmetro do cilindro mestre, procure um que está gravado o tamanho 1"1/4, deixa o freio melhor, o de tamanho 1"3/8, deixa o freio duro, cansativo, experiência própria.

Abraços.

Kim.

Bom dia, estou com um hidrobooster colocado no carro do meu pai, mas onde acho essa informação do tamanho, ja olhei ele de todo jeito e nao consigo achar, detalhe o pedal está pesado preciso corrigir esse defeitinho.