PDA

Ver Versão Completa : O que é isso na ventilação forçada da band?

Dimasi
26/02/2011, 19:01
Olá a todos.
Ao desmontar o sistema de ventilação forçada da minha band para instalação de ar condicionado, encontrei essa peça na boca de entrada do distribuidor do ar. É uma peça ceramica, retangular. Parece uma resistencia ou termostato. Tem três polos e estava conetada a fiação, com soquete próprio, ou seja é original de fábrica. A conclusão óbvia e que é um sistema de aquecimento, mas aconteçe que nõ tem nenuhm comando de ar quente. Seria um anti ácaro?:mrgreen:

Seguem as fotos.

elmestizo
26/02/2011, 19:16
ops...

boa pergunta...

ar quente da band é com agua!!!

Kim
26/02/2011, 20:39
Opa galera da Toyota!

Bem a peça em questão é uma resistência elétrica, que tem a função de diminuir a energia que passa por ali, para assim diminuir a velocidade de um motor elétrico.

Nos carros com ar condicionado, existe uma resistência junto à ventuinha, que tem como função, fazer girá-la numa velocidade menor quando liga o ar, e quando o cebolão entra em ação, girá em velocidade normal.

Então, penso que a peçã em questão, serve para ditar a velocidade da ventilação forçada.

Abraços.

Kim.

red_camel
26/02/2011, 20:44
olha, nao tenho muita idéia do que seria...

mas eu chutaria que é alguma tipo de filtro de ar!

Dimasi
27/02/2011, 21:14
Acho que o Kim matou a charada. O ventilador continua no lugar. Testei o funcionamento e ele só funciona no HI, no mid e low não. Então a peça deve ter alguma coisa com o controle da velocidade do ar. Resta saber pq a Toyota colocu um mecanismo tão "tecnológico" num simples ventilador.

Abs

Kim
27/02/2011, 22:28
Dimasi!

Aquilo é uma simples resistência, é o mais funcional sistema, pode molhar que continua funcionando!

Deve ser colocada num lugar que circula ar de forma forçada para resfria-la, pois esquenta para perder energia.

É isso!

Abraços.

Kim.

Denise Ávila
06/05/2014, 19:44
Revivendo o tópico
Aproveitei este tópico pois não achei nenhum outro sobre o tema.

Olá galera!
Minha LOBA está com uma daquelas janelinhas da saída da ventilação forçada para o para-brisa no sobre painel, quebrada. É uma peça que não se fabrica mais. Será que alguém tem (ou sabe de alguém) que possa me arranjar?
Bjcas

ALVARO ANGELO
06/05/2014, 20:40
Revivendo o tópico
Aproveitei este tópico pois não achei nenhum outro sobre o tema.

Olá galera!
Minha LOBA está com uma daquelas janelinhas da saída da ventilação forçada para o para-brisa no sobre painel, quebrada. É uma peça que não se fabrica mais. Será que alguém tem (ou sabe de alguém) que possa me arranjar?
Bjcas

Olá Denise

Já pensou em algum artesão que trabalhe com peças pequenas de acrilico ?

Alvaro Angelo

hercilio.neto
07/05/2014, 00:49
Também estou com um difusor do parabrisa com aletas quebradas.
O forista Ver Perfil: jipeirodesdepequeno - 4x4 Brasil - Portal Off-Road (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/23962.html) já tinha alertado em outro tópico sobre a dificuldade de se encontrar essa peça.
Será que não é compartilhada com outro veículo?

(...)
Outras pecinhas que tao ruim de conseguir é a tela do console e a borracha lateral do tanque
461884

[]'s

Denise Ávila
07/05/2014, 11:16
O forista Ver Perfil: jipeirodesdepequeno - 4x4 Brasil - Portal Off-Road (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/23962.html) já tinha alertado em outro tópico sobre a dificuldade de se encontrar essa peça.

Hercílio!
Você é uma enciclopédia de Bands. "Difusor de parabrisa". É esta pecinha mesmo. Anotado.
Bjcas

hercilio.neto
07/05/2014, 22:57
Acho que peças como essa serão facilmente confeccionadas em impressoras 3D.
Por enquanto dependemos de fornecedores que não fornecem.

LEONELO FORTINI
07/05/2014, 23:55

Boa noite Hercílio,

Como sempre vc contribuindo com seus conhecimentos e opiniões. Entendo que as aletas podem ser resolvidas confeccionando elas com algum material plástico resistente e colar. Acho que não é difícil, é mais um teste de paciência. Encontrar uma que venha substituir de outro carro, pode até ser, tem que garimpar em desmanches.

A ventilação do meu Jeep está muito boa, porém, eu não sei se tem ar quente ou a resistência está queimada. Ainda não verifiquei. Não sei se vem de fábrica de série com ar quente ou se é um opcional.

Forte abraço.

hercilio.neto
08/05/2014, 00:11
A ventilação do meu Jeep está muito boa, porém, eu não sei se tem ar quente ou a resistência está queimada. Ainda não verifiquei. Não sei se vem de fábrica de série com ar quente ou se é um opcional.

Forte abraço.

O ar quente original da Band não tem resistência elétrica.
O calor é fornecido pela água do radiador.
Verifique se há uma mangueira fina que sai do radiador e segue do lado do motor até a parede corta-fogo.

Denise Ávila
08/05/2014, 09:11
Boa noite Hercílio,

...Não sei se vem de fábrica de série com ar quente ou se é um opcional.

Forte abraço.

Oi Leonelo
O aquecimento na ventilação forçada era opcional nas Bands a partir de 1993. Veio junto com a 5ª marcha.
Bjcas

Dimasi
08/05/2014, 09:15
Veja se o comando da ventilação tem três alavancas. A primeira direciona o ar, a segunda seleciona ar externo ou recircula e a terceira ( opcional ) é o ar quente.

Denise Ávila
08/05/2014, 11:00
Oi Fabiano.
Tá aí um ponto que desconhecia. Então se tem o controle de ar quente é porque tem este opcional. Achei que o modelo do painel (e seus controles) fossem iguais para todas e apenas o ar quente deixaria de ser instalado naquelas sem a opção.
Então a LOBA tem ar quente pois tem os três controles.
Vou aproveitar que ele tá lá em Friburgo pra ver isso.
Bjcas

LEONELO FORTINI
09/05/2014, 00:13
Veja se o comando da ventilação tem três alavancas. A primeira direciona o ar, a segunda seleciona ar externo ou recircula e a terceira ( opcional ) é o ar quente.

Boa noite Dimasi,

Então o meu Jeep não tem ar quente de fábrica, tendo em vista que o comando da ventilação, tem somente duas alavancas. Desconfiei que não tinha também quando o Hercílio orientou para verificar a mangueira saindo do radiador, uma vez que a caloria do ar é fornecida pelo radiador, e não tem resistência para o ar quente.

Valeu a todos pelos esclarecimentos.

Denise Ávila
13/05/2014, 22:10
Oi Colegas!
Ainda estou à cata do difusor de para-brisa da ventilação forçada. Alguém sabe de que veículo pode ser adaptado?

dudu83
13/05/2014, 22:47
Oi Colegas!
Ainda estou à cata do difusor de para-brisa da ventilação forçada. Alguém sabe de que veículo pode ser adaptado?

acho que vai ter que encontrar alguem que faça de fibra uma vez fiz uma chapinha de aço pra tentar tampar mas nao ficou legal..

Denise Ávila
13/05/2014, 23:25
Oi Dudu!
Não quero tampar pois estou revisando a ventilação pra pô-la para funcionar.
De fibra até pode rolar. Acho que tem um vizinho aqui que mexe com fibra. Vou ver o que consigo com ele.
Boa ideia!
Brigadão!

Denise Ávila
30/08/2014, 22:59
O Gente!
A LOBA vai para Friburgo pois vou finalmente ajeitar o ar quente que estava desativado. Já consegui a tal "torneirinha", mas ainda tá faltando os dois cabos. Como não vou achar original, o amigo Marcos Drago me orientou a comprar cabo de afogador. Alguém saberia me dizer o comprimento exato deste cabos?
Bjcão!

LEONELO FORTINI
30/08/2014, 23:49
Boa noite Denise,

Fiquei com uma dúvida. A minha Band é 1999, ou seja, o ar quente é de série ou opcional?

Denise Ávila
31/08/2014, 07:45
Boa noite Denise,

Fiquei com uma dúvida. A minha Band é 1999, ou seja, o ar quente é de série ou opcional?.

Oi Leonelo
A ventilação forçada veio como item de série a partir de 93 (5ª marcha), mas o ar quente nela era opcional. Como disse o Fabiano no post #15, se tem apenas dois comandos não tem o aquecimento pois o terceiro é justamente o que comanda a temperatura.
Bjcão

LEONELO FORTINI
31/08/2014, 10:08
.

Oi Leonelo
A ventilação forçada veio como item de série a partir de 93 (5ª marcha), mas o ar quente nela era opcional. Como disse o Fabiano no post #15, se tem apenas dois comandos não tem o aquecimento pois o terceiro é justamente o que comanda a temperatura.
Bjcão

Valeu Denise. Esclarecido.

Denise Ávila
01/09/2014, 09:20
Gente!
Alguém sabe as medidas dos cabos que acionam a ventilação forçada e o ar quente? Consegui a tal "torneirinha" mas ainda faltam os cabos.
Bjcão

hercilio.neto
02/09/2014, 23:08
Alguém tem fotos do sistema todo desmontado?

Denise Ávila
20/03/2015, 10:16
Revivendo o tópico

​Colegas,
Já botei pra funcionar a ventilação forçada da LOBA, mas ainda desconfio que tem algo errado.
Alguém tem detalhes dos componentes internos e funcionamento seja em fotos, desenho ou descrição?
Grata,
Denise

Dimasi
20/03/2015, 18:04
Denise,
Tenho esse sistema original mas com um evaporador adaptado, desmontado em casa. Qual sua dúvida?

Denise Ávila
20/03/2015, 20:51
Denise,
Tenho esse sistema original mas com um evaporador adaptado, desmontado em casa. Qual sua dúvida?

Oi Fabiano!
A LOBA tem os três controles deslizantes no painel da ventilação forçada onde o do meio regula a opção de:
1) ar externo
2) recirculação do ar interno

Mas o mecânico de Ar tá apanhando para botar este comando pra funcionar. Pensou-se que era por meio de um cabo (igual ao controle da temperatura) mas ele não achou um orifício por onde o cabo passar.
Ela está lá em Friburgo e amanhã ele vai ver junto com o Celinho (lanterneiro) que, como está acostumado a desmontar Band conhece cada pedaço até os ossos.
Se encontrasse um esquema interno do seu funcionamento iria ajudar muito.
Bjcão

hercilio.neto
20/03/2015, 23:30
Denise, se eu não me engano, o cabo passa embaixo do porta-luvas, próximo a captação do ar. No ventilador, que fica no cofre do motor, tem uma passagem que é fechada quando o cabo é acionado.

Denise Ávila
20/03/2015, 23:35
Oi Hercílio!
Já é uma direção.
Ele sai por trás do painel de controle e vai por baixo até o porta luvas?

hercilio.neto
20/03/2015, 23:39
Nessa foto do Imortal desmontado dá pra ver mais claramente.

496341

Denise Ávila
21/03/2015, 01:11
Show Hercílio!
Então aquilo que mais parece um fio ao lado daquela "grade" sob o porta luvas é o tal cabo?

Ney Nunes
06/04/2022, 17:01
Boa noite ! Estou buscando duas grelhas como da foto para toyota bandeirante ano 1993. Será que o amigo indica onde comprar? Ou alguém do fórum? Obrigado.

ALVARO ANGELO
07/04/2022, 18:15
Boa noite ! Estou buscando duas grelhas como da foto para toyota bandeirante ano 1993. Será que o amigo indica onde comprar? Ou alguém do fórum? Obrigado.

Não achei as fotos
Alvaro Angelo

Diogo_Vargas
08/04/2022, 10:05

Bom dia Ney

Se você está procurando as grelhas de ventilação que vai no sobre painel o amigo Guilherme Brito lá da cidade de Brejo de Madre de Deus consegue, segue contato dele: (81) 99659-6211

Abraço.