Ver Versão Completa : Consumo do engesa com mwm 2.8
guilhermeabreu
26/02/2011, 17:33
É PESSOAL
Meu ENGESA que recomecei a utilizá-lo após a esta última reforma , vem com um consumo , bem abaixo do que deveria , fiz serviço de bomba injetora recente , pega bem , funciona bem , não fumaça muito , pneus 33" , velocímetro aferido , relação 13x46 = 3,54 , a 3.000 rpm estou a 118 km/h a 2.000 rpm estou a 98 km/h .
CONSUMO :
CIDADE/ESTRADA , andando na estrada a 110/120 km/h = 7,8 km/l
CIDADE/ESTRADA , andando na estrada a 100 km/h = 8,3 km/l
ESTRADA , andando a 100/110 km/h as vezes 120 km/h = 8,3 km/l
Estou achando muito pouco .
Favor relatar o consumo e caracteres dos de vcs .
Os bicos estão bons, doutor?
Abs
Sei que são motores diferentes.. mais meu carro faz isso com os 37 e relação 13x43.. hehe acho que ta bebendo d+
Abraços,
Eduardo Velo
26/02/2011, 18:10
Doc , revive esse tópico nas Picapes ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46119
Tinha visto essa discussão um tempo atras ... Se as contas estão certas , acho que ta um pouco gastão , mas se está andando bem ... deixa pra lá ... rsrs ...
Meu perkinho consome entre 9 e 11 km/l , depende do peso do pé ... qdo em comboio ,que o pessoal anda entre 80 e 90 km/h no max. o bixo faz 11 km/l , mas é chato andar nessa velocidade heim ... rsrs ..
4Cross graphic design
26/02/2011, 18:55
o meu ta igual a esse Perkins ai... 9 e 11.. é 2.8 turbo sem intercooler
franzlana
26/02/2011, 20:38
Fiz média semana atrazada com 33 e deu 8.5 na estrada com ar ligado e andando de 110 pra cima sempre que dava. Nao fiz media com 35 ainda. vou fazer esta semana.
guilhermeabreu
27/02/2011, 00:18
É PESSOAL
Pelo que vejo o do FRANZLANA esta bem próoximo do meu e os outros que opinaram tem outro motor e não serve como base , eu acho que o ENGESA tem um coeficiente de atrito muito alto , o bicho tem a frente quadradona , é por ísto que o consumo é alto , este motor numa S-10 , faz 12 km/l .
CAVESO , já fiz serviço de bomba no ENGESA por duas vezes , a 2ª vez foi 6 meses depois da 1ª , simplesmente pq eu havia esquecido de abastecer , e fui pra praia e qdo ví o díesel acabando , parei num posto meia boca , e no dia seguinte começou a enguiçar , era muita água e solvente no díesel , e nas duas vezes que fiz , foi no mesmo lugar e o cara não falou nada em relação aos bicos , como esta andando bem e normal , acho que deve estarem bons .
Dê uma conferida nos bicos......
A fumaça está normal?
ROAD TECH
27/02/2011, 07:00
É PESSOAL
Meu ENGESA que recomecei a utilizá-lo após a esta última reforma , vem com um consumo , bem abaixo do que deveria , fiz serviço de bomba injetora recente , pega bem , funciona bem , não fumaça muito , pneus 33" , velocímetro aferido , relação 13x46 = 3,54 , a 3.000 rpm estou a 118 km/h a 2.000 rpm estou a 98 km/h .
CONSUMO :
CIDADE/ESTRADA , andando na estrada a 110/120 km/h = 7,8 km/l
CIDADE/ESTRADA , andando na estrada a 100 km/h = 8,3 km/l
ESTRADA , andando a 100/110 km/h as vezes 120 km/h = 8,3 km/l
Estou achando muito pouco .
Favor relatar o consumo e caracteres dos de vcs .
Olá Amigo,
Tenho uma Pajero GLS-B 96 convertida de V6 gasolina para MWM 2.8 Sprint com Intercooler. Pneus 31" com relações originais. 100 km/h = 2.900 rpm. Peso total: 2.080 kg
Consumo cidade = Nunca menos de 9,0 km/l
Consumo cidade + estrada (100 km/h) = 10,3 km/l
Consumo estrada (100 - 110 km/h) = 11,2 km/l.
sds,
Octávio
Daniel Lima
27/02/2011, 08:55
Guilherme,
temos exatamente o mesmo carro só que em estados diferentes e por ter pouca serra aqui e predominantemente terrenos planos, acho que existe um grande diferença no consumo. andando a 100km por hora consigo uma média de 9.5 km por litro. tenho o pé mil vezes mais leve do que o seu também, e isso contribui um pouco. quando eu usava o perkins gastava menos dinheiro com óleo diesel, massss, o motor andava bem menos também.
E o certo é que quanto mais motor tivermos mais pisaremos fundo no acelerador.
abraços
guilhermeabreu
27/02/2011, 17:36
Olá Amigo,
Tenho uma Pajero GLS-B 96 convertida de V6 gasolina para MWM 2.8 Sprint com Intercooler. Pneus 31" com relações originais. 100 km/h = 2.900 rpm. Peso total: 2.080 kg
Consumo cidade = Nunca menos de 9,0 km/l
Consumo cidade + estrada (100 km/h) = 10,3 km/l
Consumo estrada (100 - 110 km/h) = 11,2 km/l.
sds,
Octávio
ROAD TECH
Bem confirmo meu parecer anterior , que no seu caso deve ser a aerodinamica da PAGERO que favorece este consumo melhor .
guilhermeabreu
27/02/2011, 17:37
Guilherme,
temos exatamente o mesmo carro só que em estados diferentes e por ter pouca serra aqui e predominantemente terrenos planos, acho que existe um grande diferença no consumo. andando a 100km por hora consigo uma média de 9.5 km por litro. tenho o pé mil vezes mais leve do que o seu também, e isso contribui um pouco. quando eu usava o perkins gastava menos dinheiro com óleo diesel, massss, o motor andava bem menos também.
E o certo é que quanto mais motor tivermos mais pisaremos fundo no acelerador.
abraços
DANIEL LIMA
Aqui tb a topografia é 99% plana , no nosso caso , deve ser a maneira de guiar , os pneus e relações são as mesmas ?
Mas continuo perdendo para todos os demais , ou seja o meu ainda é o mais gastão dentre todos que responderam .
Salviano
27/02/2011, 18:05
ROAD TECH
Bem confirmo meu parecer anterior , que no seu caso deve ser a aerodinamica da PAGERO que favorece este consumo melhor .
O meu está igualzinho o do RoadTech, acrescentando: Pneus 35 x 12.5 x 15, 28 libras, Relação 43 x 8
guilhermeabreu
27/02/2011, 20:11
O meu está igualzinho o do RoadTech, acrescentando: Pneus 35 x 12.5 x 15, 28 libras, Relação 43 x 8
GRANDE AMIGO SALVIANO
Com esta , fico feliz por vc , e vejo que não tem jeito pra mim , eu já até sabia que o meu era o mais gastão mesmo .
Pq o seu tb é ENGESA e mais pesado inclusive , não ha a desculpa de ter aerodinamica boa .
Mas vamos colhendo mais informações .
Outra coisa que podemos fazer em AIURUOCA é abastecermos na mesma hora e andarmos juntos e depois reabastecermos e ver quem consumiu mais , pq ainda pode ter a variante de VELOCÍMETRO medindo diferente . O meu ( TRIP TOTEM ) eu fiz a conferencia por medidas da estrada em 50 km , mas pode estar errado , pq como trabalho em cidades diferentes , na BR 101 deu uma medida e na BR 356 deu outra medida , qual seria a certa ?????? Só com GPS , o HUGO meu irmão me deu um GPS mas eu acho que ele vai me morder rsrsrsrsrsrsrsrsrs , NÃO SEI USAR .
paulobarbosa
27/02/2011, 20:38
Guilherme vc disse que o do Salviano é mais pesado por ser de metal e o seu de fibra ?
Não sei como é a fibra do seu, mas normalmente a fibra é mais pesada que o metal.
Essa ideia de que fibra é mais leve é um mito. As campers são BEM mais pesada que um engesa. O capo da minha está para provar. Quando tiver oportunidade, levanta o capo de uma camper, para ver como a fibra é "leve". rs rs
PB
Daniel Lima
27/02/2011, 21:16
Guilerme, uso pneus 305/70r16, equivalem a quase um 33pol. eixos de band, com relação do diferencial 10x37;caixa 240v e tcase band. confere aí o filtro de ar, calibragem de válvulas primeiro antes de calibrar os bicos. ou pode ser tudo junto. abraços
Salviano
27/02/2011, 21:29
GRANDE AMIGO SALVIANO
Com esta , fico feliz por vc , e vejo que não tem jeito pra mim , eu já até sabia que o meu era o mais gastão mesmo .
Pq o seu tb é ENGESA e mais pesado inclusive , não ha a desculpa de ter aerodinamica boa .
Mas vamos colhendo mais informações .
Outra coisa que podemos fazer em AIURUOCA é abastecermos na mesma hora e andarmos juntos e depois reabastecermos e ver quem consumiu mais , pq ainda pode ter a variante de VELOCÍMETRO medindo diferente . O meu ( TRIP TOTEM ) eu fiz a conferencia por medidas da estrada em 50 km , mas pode estar errado , pq como trabalho em cidades diferentes , na BR 101 deu uma medida e na BR 356 deu outra medida , qual seria a certa ?????? Só com GPS , o HUGO meu irmão me deu um GPS mas eu acho que ele vai me morder rsrsrsrsrsrsrsrsrs , NÃO SEI USAR .
Boa ideia...podemos comparar sim, tbm tenho um Garmin num morde não.. pode deixar que eu amanso ele ahahaha. Quando pesei o Engesa deu 2200 Kg.
Trotta.79
27/02/2011, 21:58
Minha Xterra com 2060 kg tem feito 9 a 9,5 km/l na cidade mas com pneus Big Horn 33", com os pneus originais fazia 10,5 km/l.
Eduardo Velo
27/02/2011, 21:59
PC , depende como foi feita a fibra , no meu a capota pesa 120 kg , tem tramas de tiras de aço na momtagem pra suportar barraca no teto ... mas tem fibras mais leves e bem finas ... a capota do Fase 3 do Salviano é de chapa , mas não sei se é a mesma chapa da carroceria original , se for é bem pesado ...
De qqer maneira , o Coração Valente ta bebendo bem , se não der certo mexer nos bicos vai ter que ir num psicologo pra ver se bebe menos ... rsrs ... deve estar afogando as mágoas de ser sempre trocado pelo SW4 ... rsrs ...
Doc , sei que vc mexeu ha pouco tempo nos bicos , mas vou te falar uma coisa , não confio em nossos mecanicos , pode ser algo montado de alguma maneira que não interfere no desempenho , mas causa alto consumo ... se ainda estiver na garantia o serviço seria bom levar pra tirar dúvida ... expeimenta andar como se estivesse num carro 1.0 pra ver se melhora consumo , desligar o AC e reduzir , mantendo controle no rpm , nas subidas longas por ex.
abs ... Edu
Salviano!
Relação 43 x 8
Não está muito curta a relação??
Estou usando 11x45 com 38".
Sei que o tópico é sobre outra coisa, mais me chamou a atenção.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
27/02/2011, 23:11
Guilherme vc disse que o do Salviano é mais pesado por ser de metal e o seu de fibra ?
Não sei como é a fibra do seu, mas normalmente a fibra é mais pesada que o metal.
Essa ideia de que fibra é mais leve é um mito. As campers são BEM mais pesada que um engesa. O capo da minha está para provar. Quando tiver oportunidade, levanta o capo de uma camper, para ver como a fibra é "leve". rs rs
PB
PAULOBARBOSA
Digo que o do SALVIANO é mais pesado por ser maior , eu sempre achei que a fibra e o aço teria pesos bem próximos , mas nunca discutí com ninguem por este motivo , guardava meu conceito para mim e acho que vc tem razão , mas a minha fala é pelo do SALVIANO ser 50 cm maior do que o meu .
guilhermeabreu
27/02/2011, 23:14
Guilerme, uso pneus 305/70r16, equivalem a quase um 33pol. eixos de band, com relação do diferencial 10x37;caixa 240v e tcase band. confere aí o filtro de ar, calibragem de válvulas primeiro antes de calibrar os bicos. ou pode ser tudo junto. abraços
CARO DANIEL LIMA
Valeu , realmente nunca fiz nada neste motor a não ser a BI por duas vezes e ele tem um barulho de funcionar diferente de todos os MWM 2.8 já visto , o pessoal que foi a CONSERVATÓRIA viu ísto , vou dar uma regulada nisto , o ROGERIO acha que esta com ponto errado , mas vamos ver .
Os filtros não são pq troco todos periodicamente .
guilhermeabreu
27/02/2011, 23:15
Boa ideia...podemos comparar sim, tbm tenho um Garmin num morde não.. pode deixar que eu amanso ele ahahaha. Quando pesei o Engesa deu 2200 Kg.
SALVIANO
Nunca pesei meu ENGESA mas deve estar na casa das 2t ou perto disto .
guilhermeabreu
27/02/2011, 23:17
Minha Xterra com 2060 kg tem feito 9 a 9,5 km/l na cidade mas com pneus Big Horn 33", com os pneus originais fazia 10,5 km/l.
TROTTA.79
É +- o consumo deste motor em carros de fabrica , apesar que estou achando o seu meio gastão tb , pq nas S-10 chega a fazer 12km/l
guilhermeabreu
27/02/2011, 23:26
PC , depende como foi feita a fibra , no meu a capota pesa 120 kg , tem tramas de tiras de aço na momtagem pra suportar barraca no teto ... mas tem fibras mais leves e bem finas ... a capota do Fase 3 do Salviano é de chapa , mas não sei se é a mesma chapa da carroceria original , se for é bem pesado ...
De qqer maneira , o Coração Valente ta bebendo bem , se não der certo mexer nos bicos vai ter que ir num psicologo pra ver se bebe menos ... rsrs ... deve estar afogando as mágoas de ser sempre trocado pelo SW4 ... rsrs ...
Doc , sei que vc mexeu ha pouco tempo nos bicos , mas vou te falar uma coisa , não confio em nossos mecanicos , pode ser algo montado de alguma maneira que não interfere no desempenho , mas causa alto consumo ... se ainda estiver na garantia o serviço seria bom levar pra tirar dúvida ... expeimenta andar como se estivesse num carro 1.0 pra ver se melhora consumo , desligar o AC e reduzir , mantendo controle no rpm , nas subidas longas por ex.
abs ... Edu
PÔ EDU
Agora vc exagerou , esta pedindo demais , pq agora tem feito 38ºC a sombra , ficar sem ar , tenho que ír paraa um manicômio , ficaria louco só de pensar em ficar no calor e com o CORAÇÃO VALENTE lá geladinho me esperando rsrsrsrsrsrsrsrs . Mas pode ser sim ciumes da SW4 .
O cara que fez a bomba não trocou os bicos e nem comentou se estava ruim ou não , mas tenho que ver primeiro a regulagem das válvulas . mas ficar sem ligar o ar AGORA nunca , só em maio que esta mais fresco , observei que aumentou o consumo depois de ter trocado a carroceria , antes fazia entre 8,5 a 9,8 km/l , agora esta entre 7,6 a 8,3 km/l , pode ser tb que esteja mais pesado agora . Como já falei , AGORA tenho usado mais sossegado sem acelerar muito , só na maciota , pra ver mesmo se o consumo melhora , mas sempre em cada vez que abasteço tenho que fazer um percurso andando forte , é uma mer@#$%¨&*da , nunca consigo andar a semana inteira sem ter que andar forte uma viagem desta que faço de 50 km , aí o consumo vai embora mesmo , hoje mesmo abastecí , deu 7,6 km/l . E no consumo deste tanque fiz uma viagem de 50 km andando entre 120/130 km/h , aí não tem jeito de fazer uma média decente .
Dr.,
Tem um detalhe que não sei se aumenta o consumo ou não, mas esse ar condicionado fuderosão, que tranasforma sua cabine numa câmara frigorífica não poderia ser o responsável pelo consumo maior do seu engesão?
Abs
guilhermeabreu
27/02/2011, 23:35
Dr.,
Tem um detalhe que não sei se aumenta o consumo ou não, mas esse ar condicionado fuderosão, que tranasforma sua cabine numa câmara frigorífica não poderia ser o responsável pelo consumo maior do seu engesão?
Abs
CAVESO
Acredito que não pq o compressor é o original da S-10 e o que faz pesar no motor é a força para impulsionar o compressor do ar .
AGORA QUE O AR É FODEROSÃO É MESMO , vc terá a grata satisfação de constatar qdo nos encontrar , o que esta fazendo ele gelar BEM MESMO é a caixa evaporadora 30.000 BTUS com 6 saídas e 2 ventiladores que hoje são usadas nas VANS e MICROONIBUS , iguais aquelas do LANDAU . Mas é UNIVERSAL moderna , com as aletas de péssima qualidade , já quebrou umazinha qdo fui girar a posição , MAS GELA PAKARAI .
Qdo fui a praia semana passada , fui com o ENGESA pq a SW4 estava sem radiador , meu cachorro ficou com o nariz escorrendo o tempo todo , Regina enrolou o cachorro num edredon , mesmo assim ficou com o nariz de fora , ela é que normalmente usa este edredon pq sempre muito frio .
Mas com uma caixa evaporadora maior o compressor não precisar "fazer mais força" pra dar conta dela?
Não saco nada de ar, mas é o que eu imagino.
Detalhe: regular as valvulas do sprint é facilimo e dá pra fazer rapidinho em casa mesmo.
Basta uma chave torque, um calibrador de lâminas, uma chave alen e o manual de serviço do motor.
Abs rindo demais aqui do seu cachorro..kkkkkkkkkkkkkkkk
Salviano
28/02/2011, 09:07
Salviano!
Não está muito curta a relação??
Estou usando 11x45 com 38".
Sei que o tópico é sobre outra coisa, mais me chamou a atenção.
Abraços.
Kim.
Oi! Kim,
Quando montei o Engesa, o mecânico me perguntou que pneus ia usar, falei que era 35.
Aí ele colocou essas 43x8, me acostumei bem com o carro assim, "arrancada" lenta de 1ª, muito forte, 2ª já "estica bem" 3ª / 4ª / 5ª na faixa de 2300/2500 giros a 100Km/ph, 3000 giros estou a 120 + -
Não sou de andar forte, vou mais na maciota mesmo, hehehehe.
Um abraço, Salviano
guilhermeabreu
28/02/2011, 12:33
SALVIANO
Só por curiosidade , seu cambio é da BAND 5 marchas ?? Não me lembro e estou com preguiça pra procurar .
Acho que o câmbio do Salviano é da Nissan frontier.
Abs
Salviano
28/02/2011, 20:31
SALVIANO
Só por curiosidade , seu cambio é da BAND 5 marchas ?? Não me lembro e estou com preguiça pra procurar .
Abs
É isso aí Caveso...Confirmadíssimo, 5 marchas, tração e reduzida.
bloqueio Ensimec automático na frente e original do troller atras.
Opa, cheguei atrasado no tópico, Fase I, Q20b turbo, 240v, t case toy band, 13x46, pneus 35'' e.... 6,5km/l na estrada!!!!!! PQP!!!!!! velocidade final 110km/h... esgoelando...
guilhermeabreu
28/02/2011, 23:34
Abs
É isso aí Caveso...Confirmadíssimo, 5 marchas, tração e reduzida.
bloqueio Ensimec automático na frente e original do troller atras.
É por ísto que a relação do SALVIANO ficou boa com a 8x43 , pois o cambio tem a 5ª OVER , já com o cambio 240V esta relação ficaria curta demais .
guilhermeabreu
28/02/2011, 23:37
Opa, cheguei atrasado no tópico, Fase I, Q20b turbo, 240v, t case toy band, 13x46, pneus 35'' e.... 6,5km/l na estrada!!!!!! PQP!!!!!! velocidade final 110km/h... esgoelando...
CARO AMIGO JOÃO R.
Com este motor/cambio VC TEM QUE USAR A RELAÇÃO 14X43 pra ficar bom da F-1000 de 92 a 96 . Aí sim terá umENGESA solto na estrada , acho que vai dar 110 km/h com 1800 rpm .
Tô sabendo, Guilherme, meu carro é muito forte com a atual relação, mas ainda vou colocar a 14x43...
guilhermeabreu
02/03/2011, 10:04
ACHO QUE MATEI A CHARADA DO AUTO CONSUMO
Desde que comprei o TRIP TOTEM , tive problema na instalação , o cabo do velocímetro que é da BAND não acoplava direito no SENSOR do TRIP TOTEM , a extremidade do cabo do velocímetro não alcaçava o buraco do SENSOR , como o SENSOR tinha uma aba de plástico alta , SERREI 2mm para que o cabo do velocímetro acoplasse , assim o fiz e funcionou por 20 dias beleza , a partir daí , o velocímetro começou a ficar maluco .
Liguei para o fabricante sobre a garantia e mandei o aparelho para eles , eles relataram que qdo cortei a extremidade do SENSOR cortei tb um pedacinho do fio , E RELATARAM QUE O APARELHO ESTAVA 100% .
Comprei um SENSOR novo e procurei um cabo de velocímetro da BAND com a extremidade mais comprida e achei , PRONTO estava tudo novo .
Agora andando com o ENGESA e voltando do trabalho de outra cidade , observei o velocímetro ficar maluco de novo , eu com a mesma velocidade , velocidade constante no plano , aqui não temos morro , é tudo plano , a velocidade ficava variando para mais e para menos , LOGO : NÃO TERIA MOTIVO PARA ÍSTO , fiquei puto mesmo , pq o aparelho é novo e o pessoal daqui que tem o TRIP TOTEM fala que é uma beleza e tem alguns com mais de 10 anos funcionando beleza , continuei a usar assim mesmo e parou de ocilar a velocidade , achei que teria resolvido .
Mas HOJE voltando de outro plantão em outra cidade , observei que o velocímetro não oscila , MAS A VELOCIDADE NÃO ESTA REAL simplesmente pq na semana passada a 2000 rpm ,marcava 98 km/h e hoje marcou 105 km/h .
E depois que eu tive que fazer um retorno em uma rotatória e parei e recomecei a andar a 2000rpm marcou 82 km/h .
CONCLUSÃO :
O velocímetro não esta oscilando na marcação da velocidade em velocidade constante , MAS ESTA MARCANDO ERRADO .
Então ele deve estar marcando menos distancia do que eu estou percorrendo e assim a média do consumo esta alta .
E AGORA !!!!!!!!!!!!!!!! , compro outro TRIP TOTEM ????????? Na realidade não usei nem 6 meses , mas já passou de 1 ano da compra , perdí a garantia e o fabricante que fez a revisão dizendo que o aparelho estava OK , mas não estava . É uma bosta , é por estas e outras que eu detesto o avanço da tecnologia e prefiro tudo mecanico , esta tal coisa de DIGITAL , ELETRÔNICO É UMA BOSTA da defeito e a gente nem sabe pq e nem como consertar .
Eduardo Velo
02/03/2011, 12:54
Mais um camarada irado com a tecnologia ... rsrs ... é bom ter companheiros ... rs
O meu usa o Totem faz muitos anos , sem problema ... vc já verificou se tem folga na correia do alternador ?? pode ser que o rpm esteja errado e o resto bom ... folga na correia faz o alternador marcar rpm errado ...
Antes de trocar o Totem faz um teste com o GPS que vc ganhou do teu mano ... liga ele só pra marcar a velocidade ...
abs ... Edu
(...)E AGORA !!!!!!!!!!!!!!!! , compro outro TRIP TOTEM ?????????
Opa.
Compre um GPS.
É mais barato, mais acurado e ainda pode te ajudar alertando sobre radares.
http://cgi.ebay.com/Built-in-4GB-5-0-Thin-GPS-MP3-Player-09-10-Map-128M-RAM-/190502712249?pt=GPS_Devices&hash=item2c5ad8b3b9
Abs
Salviano
02/03/2011, 15:30
ACHO QUE MATEI A CHARADA DO AUTO CONSUMO
CONCLUSÃO :
O velocímetro não esta oscilando na marcação da velocidade em velocidade constante , MAS ESTA MARCANDO ERRADO .
Então ele deve estar marcando menos distancia do que eu estou percorrendo e assim a média do consumo esta alta .
E AGORA !!!!!!!!!!!!!!!! , compro outro TRIP TOTEM ????????? Na realidade não usei nem 6 meses , mas já passou de 1 ano da compra , perdí a garantia e o fabricante que fez a revisão dizendo que o aparelho estava OK , mas não estava . É uma bosta , é por estas e outras que eu detesto o avanço da tecnologia e prefiro tudo mecanico , esta tal coisa de DIGITAL , ELETRÔNICO É UMA BOSTA da defeito e a gente nem sabe pq e nem como consertar .
Caaaalma...caaalma, andei muito tempo no JPX sem velocímetro, ia pelo RPM, sabia que em 2000 giros 3ª marcha estava a 60Km em 4ª a 80 em 5ª + de 100. (+ ou - isso)
Veja neste link: http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_146570_3029_Velocimetro-Eletronico-c--sensor-magn-220Km-h--%C3%B8100mm-Cronomac-Street--Clique-para-ver-cores-
Este é igual o do meu engesa, tem uma caixinha que vc regula pra + ou pra - a velocidade, independente do tamanho dos pneus.
Não sei qto custa um TripTotem, veja o valor do Velocímetro que está anunciado
(obs.) Srs MODERADORES:
Não estou vendendo nem fazendo propaganda da Loja, é só curiosidade...
Guilhermão... paguei 100,00 cruzeiros numa loja de tacógrafo e meu velocímetro está em cima do GPS... muito bom.
guilhermeabreu
02/03/2011, 21:34
Mais um camarada irado com a tecnologia ... rsrs ... é bom ter companheiros ... rs
O meu usa o Totem faz muitos anos , sem problema ... vc já verificou se tem folga na correia do alternador ?? pode ser que o rpm esteja errado e o resto bom ... folga na correia faz o alternador marcar rpm errado ...
Antes de trocar o Totem faz um teste com o GPS que vc ganhou do teu mano ... liga ele só pra marcar a velocidade ...
abs ... Edu
EDU
Qdo instalei o contagiro elétrico , eu conferí com um contagiro mecanico , na ponta do eixo do motor , BATEU CERTINHO .
Não acredito que vc não sabia que eu detesto eletrônica , pô , eu já estou no 3º sonar no meu barco de pesca , ele simplesmente apaga e não tem conserto , é blindado , tudo que eu compro que tem componentes eletrônicos não duram 1 ano , e vc pensava que eu gostava e/ou gosto de eletrõnica ???????????? Ísto é uma mer!&()_da .
Agora tenho que procurar onde é que esta este maldito de GPS que o HUGO me deu .
guilhermeabreu
02/03/2011, 21:36
Opa.
Compre um GPS.
É mais barato, mais acurado e ainda pode te ajudar alertando sobre radares.
http://cgi.ebay.com/Built-in-4GB-5-0-Thin-GPS-MP3-Player-09-10-Map-128M-RAM-/190502712249?pt=GPS_Devices&hash=item2c5ad8b3b9
Abs
AURÉLIO
É realmente a tendencia será esta mesmo , não abrí o site que vc citou aí em baixo , mas um NAVEGADOR ( mais barato ) tem velocímetro não tem ????
EU ABRÍ O SITE AGORA .
Pô AURÉLIO , até vc estra de sacanagem comigo ???????????? Não aguento ísto mais não se detesto eletrônica , vc vem com um site em inglês , é brincadeira .
Brincadeira amigo , obrigado pela dica , mas sou zero a esquerda em comprar em sites de fora , mas valeu pela ajuda .
AURÉLIO É realmente a tendencia será esta mesmo , não abrí o site que vc citou aí em baixo , mas um NAVEGADOR ( mais barato ) tem velocímetro não tem ???? Pô AURÉLIO , até vc estra de sacanagem comigo ???????????? Não aguento ísto mais não se detesto eletrônica , vc vem com um site em inglês , é brincadeira . Brincadeira amigo , obrigado pela dica , mas sou zero a esquerda em comprar em sites de fora , mas valeu pela ajuda .
Opa.
Esse navegador é bom pra caramba e além de GPS tem a função velocímetro.
Não tem mistério em comprar pelo eBay e esse vendedor é "firmeza".
Lá em Aiuruoca eu lhe mostrarei esse modelo e você verá/comprovará que é bem fácil de usar mesmo para quem não quer mais saber de eletrônica. :lol:
Abs
guilhermeabreu
02/03/2011, 21:44
Caaaalma...caaalma, andei muito tempo no JPX sem velocímetro, ia pelo RPM, sabia que em 2000 giros 3ª marcha estava a 60Km em 4ª a 80 em 5ª + de 100. (+ ou - isso)
Veja neste link: http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_146570_3029_Velocimetro-Eletronico-c--sensor-magn-220Km-h--%C3%B8100mm-Cronomac-Street--Clique-para-ver-cores-
Este é igual o do meu engesa, tem uma caixinha que vc regula pra + ou pra - a velocidade, independente do tamanho dos pneus.
Não sei qto custa um TripTotem, veja o valor do Velocímetro que está anunciado
(obs.) Srs MODERADORES:
Não estou vendendo nem fazendo propaganda da Loja, é só curiosidade...
SALVIANO
Este aí seria uma boa , mas ao ver o site , ESTA BOSTA DE VELOCÍMETRO É ELETRÔNICO , a mesma bosta do meu TRIP TOTEM , vai dar no mesmo , se por um acaso este velocímetro que faz a regulagem com um BOTÃOZINHO PARA + OU PARA - fosse mecanico iria comprar na hora , não importando o preço .
Mas valeu pela intenção .
guilhermeabreu
02/03/2011, 21:50
Guilhermão... paguei 100,00 cruzeiros numa loja de tacógrafo e meu velocímetro está em cima do GPS... muito bom.
JOÃO R.
Onde vc conseguiu loja de tagógrafo por aí " home " ??????????????
É que meu velocímetro estava com defeito , mandei consertar numa loja de conserto de taxímetro aqui e pedí para o cara fazer a troca de coroa para ficar +- medindo correto , só que ele não consegiui consertar o defeito , o velocímetro do meu ENGESA conseguia abafar o barulho da T-CASE original do ENGESA , já imaginou uma metralhadora funcionando dentro do ENGESA ??? Era assim o barulhinho do velocímetro , na última reforma VAREJEI O VELOCÍMETRO tapei o buraco dele e abri no mesmo local o buraco para encixar a bosta do TRIP TOTEM , pensando que nunca mais iria ter problema com velocímetro , é a minha sina de sempre ficar uma coisa sem resolver PQP 1.000.000 DE X .
E optei tb pelo TRIP TOTEM , pq a cada hora eu mudo de relação da C&P e pneus para chegar no melhor para minhas nescessidades , aí já viu né , eu iria enriquecer a loja de tacógrafo de tanto ír lá para mudar as pecinhas .
Consegui em Barreiras, a 230 km daqui, foi a maior viagem que fiz com o engesão.
guilhermeabreu
02/03/2011, 23:09
Consegui em Barreiras, a 230 km daqui, foi a maior viagem que fiz com o engesão.
BELEZA PURA
Voltou com o BICHÃO voando baixo então né ?????
Rodrigo Ielpo Bastos
03/03/2011, 21:10
Guilherme uma soluçao barata que resolve seu problema é um velocimetro digital de bicicleta, vc faz um furinho no disco trazeiro para acomodar o ima e u suporte para o sensor depois entra na programaçao dele e mede sua roda e insere nele. funciona 100% e é bratinho ( so tem que botar o oculos)
Abraços
Rodrigo Bastos
guilhermeabreu
04/03/2011, 11:45
Guilherme uma soluçao barata que resolve seu problema é um velocimetro digital de bicicleta, vc faz um furinho no disco trazeiro para acomodar o ima e u suporte para o sensor depois entra na programaçao dele e mede sua roda e insere nele. funciona 100% e é bratinho ( so tem que botar o oculos)
Abraços
Rodrigo Bastos
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esta foi ótima .
Guilherme uma soluçao barata que resolve seu problema é um velocimetro digital de bicicleta, vc faz um furinho no disco trazeiro para acomodar o ima e u suporte para o sensor depois entra na programaçao dele e mede sua roda e insere nele. funciona 100% e é bratinho ( so tem que botar o oculos) Abraços Rodrigo Bastos
Opa.
Tenho um conhecido em Natal que rodou muito tempo com um Engesa usando esse velocímetro. Segundo ele, funcionava bem.
Abs
guilhermeabreu
07/03/2011, 20:35
É PESSOAL
Meu NEGESA esta bebendo mesmo , o ROGERIO me emprestou o NAVEGADOR dele e fui trabalhar na outra cidade , o TRIP TOTEM qdo marca em torno de 40 km/h o NAVEGADOR marcava um pouco a menos e qdo andava em velocidade cruzeiro de 100 a 110 km/h no TRIP TOTEM o NAVEGADOR marcava 1km/h a mais , logo , esta diferença não faria a diferença tão grande de média do consumo do meu CORAÇÃO VALENTE .
COCLUSÃO :
Meu ENGESA esta bebendo demais mesmo , media de cidade estrada de 7,6 km/l , fiz maois esta média esta semana , e não tive que andar forte , só na casa dos 100/110 km/h na estrada sem forçar nada nem em ultrapassagens , TÁ BEBENDO MESMO .
Rodrigo Ielpo Bastos
10/03/2011, 20:36
Dr eu to falando serio o negocio funciona, vc ta me zoando mas funciona
Verifica a pressao da turbina se nao tiver manometro adpta um pois um furinho de agulha no sistema a turbina morre ai o consumo aumenta
Rodrigo Bastos
franzlana
11/11/2011, 11:59
Dr eu to falando serio o negocio funciona, vc ta me zoando mas funciona
Verifica a pressao da turbina se nao tiver manometro adpta um pois um furinho de agulha no sistema a turbina morre ai o consumo aumenta
Rodrigo Bastos
Fala Rodrigo. O meu velocímetro está marcando em torno de 12% a menos que o GPS. O problema é que o odômetro também está.
Este velocímetro de Bicicleta tem odômetro?
Guilherme.
Depois que montei os pneus 35". alterando a relação de transmissão final, resolví a questão do "buraco" que existia entre a 4ª e a 5ª onde a 5ª era fraca para subir e a quarta ficava presa demais. Agora posso usar a 4ª nas subidas porque ela chega aos 85 90 sem o motor berrar. Porém passava todos os quebra molas de 3ª e agora tenho que por 2ª na maioria deles. Criei outro "buraco" na relação de transmissão. Porém depois dos 35" o consumo não chega aos 9Km/l mais. Era de 12 e agora não dá 9. Na verdade vou dar uma fechadinha na bomba para ver se melhora, pois quando montei os 35" foi feita uma abridinha na bomba e a lenta está um pouquinho alta. Vou voltar a bomba e depois te falo.
guilhermeabreu
11/11/2011, 14:25
Fala Rodrigo. O meu velocímetro está marcando em torno de 12% a menos que o GPS. O problema é que o odômetro também está.
Este velocímetro de Bicicleta tem odômetro?
Guilherme.
Depois que montei os pneus 35". alterando a relação de transmissão final, resolví a questão do "buraco" que existia entre a 4ª e a 5ª onde a 5ª era fraca para subir e a quarta ficava presa demais. Agora posso usar a 4ª nas subidas porque ela chega aos 85 90 sem o motor berrar. Porém passava todos os quebra molas de 3ª e agora tenho que por 2ª na maioria deles. Criei outro "buraco" na relação de transmissão. Porém depois dos 35" o consumo não chega aos 9Km/l mais. Era de 12 e agora não dá 9. Na verdade vou dar uma fechadinha na bomba para ver se melhora, pois quando montei os 35" foi feita uma abridinha na bomba e a lenta está um pouquinho alta. Vou voltar a bomba e depois te falo.
FRANZLANA
HHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA DUVIDO QUE VC IRÁ CONSEGUIR USAR ASSIM , depois que vc tem um carro andão e vc acostumar com uma tartaruga é dose , VC NÃO VAI AGUENTAR andar no ENGESÃO AMARRADO E CHÔCHO NAS SUBIDAS . Depois que aloguei meu diferencial tive que me readaptar em guiar pq com a relação 13x46 de agora , nas ultrapassagens tenho que ter paciencia , demora nas retomadas .
CAMBIO COM 5ª 1:1 NÃO EXISTE RELAÇÃO QUE FIQUE BOA NO ASFALTO E BOA NA TRILHA , OPTEI POR ANDAR NO ASFALTO A 110/120 KM/H COM GIRO ATÉ 3.000 RPM E SACRIFIQUEI NAS RETOMADAS , MAS O MOTOR ESTA TRABALHANDO QUETINHO SEM JUDIAR DELE . E outra : não passa de 130km/h pq não fica com força para empurrar com esta relação , qdo tinha a relação 11x47 dava 145 km/h a 3.900 rpm .
O consumo hoje e de 8km/l a 8,3km/l em cidade/estrada , andando sempre na estrada a 110/120 km/h .
Eduardo Velo
11/11/2011, 18:27
Doc , o seu Engesa está andando muito parecido com o meu ...
Perkinho aspirado ( rel. 3.07 , 2800 rpm pra andar a 110 km/h , consumo 10 km/l )
Subida longa em 4a o Totem fica cravado em 78 km/h ... não adianta colocar 3a , o buraco entre 3a e 4a é grande em subida ...
A Tracker motor Diesel RHZ , depois que troquei a turbina , está andando a 120 km/h a 2800 rpm , consumo médio 13.5 km/l . A antiga turbina " original " estava dando uma peq. passagem e as buchas desgastaram , troquei pq o alojamento das buchas estava no limite de usinagem ...
Frazlana instala o Totem , é um bom investimento ...
trip totem (http://www.totemonline.com.br/produtos/trip_totem.htm)
abs ... Edu
franzlana
05/12/2011, 15:39
FRANZLANA
HHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA DUVIDO QUE VC IRÁ CONSEGUIR USAR ASSIM , depois que vc tem um carro andão e vc acostumar com uma tartaruga é dose , VC NÃO VAI AGUENTAR andar no ENGESÃO AMARRADO E CHÔCHO NAS SUBIDAS . Depois que aloguei meu diferencial tive que me readaptar em guiar pq com a relação 13x46 de agora , nas ultrapassagens tenho que ter paciencia , demora nas retomadas .
CAMBIO COM 5ª 1:1 NÃO EXISTE RELAÇÃO QUE FIQUE BOA NO ASFALTO E BOA NA TRILHA , OPTEI POR ANDAR NO ASFALTO A 110/120 KM/H COM GIRO ATÉ 3.000 RPM E SACRIFIQUEI NAS RETOMADAS , MAS O MOTOR ESTA TRABALHANDO QUETINHO SEM JUDIAR DELE . E outra : não passa de 130km/h pq não fica com força para empurrar com esta relação , qdo tinha a relação 11x47 dava 145 km/h a 3.900 rpm .
O consumo hoje e de 8km/l a 8,3km/l em cidade/estrada , andando sempre na estrada a 110/120 km/h .
Estou pensando em algum "veneno" para este motor. O que posso colocar de pressão na turbina? Se meu manômetro estiver certo a minha turbina não passa de 1 kg, na verdade ele marca 0.98 Kg. Dá para regular para 1,2? Qual é a pressão correta de fábrica?
Muito me arrependo de não ter montado um MWM de 6 canecos da Silverado.
Vem aí a Ranger 3.2. O 2.8 já ficou ultrapassado e detesto carro frouxo. Vou ter que mexer em algo. Peço dicas.
guilhermeabreu
05/12/2011, 18:12
Estou pensando em algum "veneno" para este motor. O que posso colocar de pressão na turbina? Se meu manômetro estiver certo a minha turbina não passa de 1 kg, na verdade ele marca 0.98 Kg. Dá para regular para 1,2? Qual é a pressão correta de fábrica?
Muito me arrependo de não ter montado um MWM de 6 canecos da Silverado.
Vem aí a Ranger 3.2. O 2.8 já ficou ultrapassado e detesto carro frouxo. Vou ter que mexer em algo. Peço dicas.
CARO E GRANDE AMIGO FRANZLANA
Não te falei ?????????????? Niguem que gosta de andar forte , pisar e responder logo encostando as costas com pressão no banco NÃO CONSEGUE ANDAR NUM CARRO LERDO que demora em responder ao pé no acelerador , eu tb sou assim , mas fazer o que , realmente o ENGESA F-III pede um sprint 6 canecos , deve ficar um avião com um motorzão deste , mas cadê$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ .
Na minha opinião para carros de 2t tem que ter motores de 3.2 até uns 3.7 pra ficar gostoso de andar , vai dar o maior brigueiro este comentário meu , pois tem gente aqui que diz que potencia e torque não depende de litragem de motor e citam as AMAROK da vida .
Mas como sou das antigas , ainda prefiro uma litragem maior e motor de alto giro vide o MWM 6CC sprint , MIT TRITON 3.2 , TOYOTA 14B ( turbinado vira o bicho ).
Não sei a pressão original do MWM 2.8 , mas deve ter no catalogo da MWM . Mas se esta em 0,98 , vc colocando aí 1,2 não vai prejudicar nada , só vai aumentar o apetite dele um pouco .
ABRAÇÃO esta sumido em ?????
E eu estava achando que meu engesa estava bebendo... fiz uma viagem de 2000km até Aracajú, Q20b turbinado, 240v, 13x46, pneus 35"... e ele fez 8km/L... o único incoveniente é a velocidade de no máximo 90km/h.... 100km/h, só na descida... agora na trilha tem força até pra subir muro...
João!
Um off.
90~100km/h no velocímetro?
Com pneu 35"?
Seu engesa é um FI, certo?
Ajustou o velocímetro para as 13x46, pois é ajustado para 9x44.
Minhas perguntas, se referem á velocidade final, pois no meu engesa, ando a 60km/h no velo, não passo muito disso, porque no GPS, estou a 105km/h, quase 70 = 110km/h.
guilhermeabreu
11/12/2011, 23:19
E eu estava achando que meu engesa estava bebendo... fiz uma viagem de 2000km até Aracajú, Q20b turbinado, 240v, 13x46, pneus 35"... e ele fez 8km/L... o único incoveniente é a velocidade de no máximo 90km/h.... 100km/h, só na descida... agora na trilha tem força até pra subir muro...
AMIGO JOÃO R.
Compra logo um TRIP TOTEM e acaba com esta estória de marcar velocidade errado e não pe tão caro assim .
diogo ludovico
13/01/2014, 15:14
No marruá AM200 estou andando a 93km/h a 2400 RPM segundo o GPS. No painel esté marcando 10% a menos, isso porque estou usando pneus 285/75/16 e o original é 265.
Andando nesta faixa o consumo está em 7,4 km/l, se andar a 100-110 no GPS cai para 6km/l a 2900-3000 RPM
Lembrando que é carroceria de madeira e peso liquido de 2800 kg!:shock:
franzlana
14/01/2014, 22:58
Como vendi meu 2.8 para um amigo, levei bomba e bicos para testar. Bomba estava 100% depois de nove anos comigo e mais 3 anos na S10 de onde veio. Já os bicos estavam mijando, e o motor não indicava nada de fumaça, mas já havia notado que de uns tempos para cá estava gastando mais e andando menos. Então fica a sugestão de revisarem os bicos.
Eu tenho uma Camper com 2.8 MWM. Relação de eixo de 4.09:1 e cambio da Hilux.
Faço 10km/l (cidade/estrada)
Atenção para o filtro de combustível, bicos, bomba, e pressão do combustível na entrada da bomba (0.9 a 1 bar), se estiver usando bomba auxiliar elétrica.
haundrich
11/03/2014, 06:27
O meu fazia 11 km/l com pneus 31 pols e relação 3,54
lembro que a 110 km/h no plano, a turbina estava sempre em 0,3- 0,4 bar
na época acho que ainda existia diesel no Brasil.
depois passei para pneus 33 com mesma relação 3.54, o consumo foi para 8 a 9 km / l
a 110 km/ h a turbina ficou em 0.8 e isso muito me incomodou.
alterei a relação para 4.09 , não fiz média ainda.
Estou limitado a 70 km/ h por causa da banda colada errada na recapagem dos pneus e estou ciente que não posso colocar 100 km / h porque o motor vai urrar.
então não serve de parâmetro . Nessas condições ,tanque está durando pra caramba. Está com jeitão de 10 km / l, a confirmar.
o pessoal que anda com pneu diferente tem que aferir velocímetro , porque dá diferença até razoável no cálculo de consumo .
considera que o diesel de hoje não é o mesmo de 10 anos atrás .
rpm x velocidade x relação influi na pressão da turbina. Relação curta a turbina fica sempre cheia na maior parte do tempo, e relação muito longa também, aumentando o consumo.