PDA

Ver Versão Completa : Trocando o diferencial do CJ



Luiz Gustavo Mayr
05/05/2005, 16:27
Amigos entendidos,

estava conversando com meu mecanico sobre pegar estrada com o meu CJ motor 6cc original 4marchas e surgiu o problema de ter e se andar a 65 KM/H. Parece que se eu trocar o diferencial, colocando um apropriado, ele ganha mais velocidade final e pode rodar até uns 100 KM/h. Se bem que uns 80 KM/H já tava mais que bom...

Procede essa informação ou to falando muita bobagem...
Desculpe a ignorancia jeepistica mas é perguntando que a gente tira duvida e aprende...

Abraço,

leopoldo
05/05/2005, 16:41
Luiz,

Alongar o diferencial = diminuir a relação coroa-pinhão, resulta em maior velocidade final

MAS

perde-se o torque na arrancada, no seu caso, um pouco porque já tem cambio 4 M

Mas 4 marchas da rural ou do jeep 4 cil OHC?

Para começar, uma relação para os 2 diferenciais seria 4.89:1 já que no seu jeep o original é 5.38:1

Mas qual pneu você usa ou pretende usar?

Nos EUA existe uma overdrive - dispositivo que se acopla à caixa de transferência que alonga em 20% as relações do cambio.

Preço? 900 doletas.

Luiz Gustavo Mayr
05/05/2005, 16:46
Leopoldo,

Valeu pela dica...

Pra ser sincero, nem sei se foi adaptado essas 4 marchas no meu jeep ou se é orignal... Só sei que o ano dele é 66 e é uma série de motores que saiu no jeep e no maverick me falaram....

Quanto a perder torque eu já imaginava, mas parece que dá pra tentar contor isso um pouco...

Ronaldo B.
05/05/2005, 16:53
Lgmayr,

No CJ, acho que até 69, a relação do diferencial originalmente é 43x8 ou 5.38, se trocar por uma relação 44x9 ou 4.89 como citou o Leopoldo, você vai ter um pouco menos de força mas vai conseguir maior velocidade final sem forçar tanto o motor. Mas tem outros fatores que você deve considerar como tamanho dos pneus, que câmbio você está usando, etc.... Acho que com um BF161 e câmbio 4 marchas dá prá andar na estrada a um pouco mais de 65km/h sem forçar muito. Será que o problema será resolvido somente com a troca do diferencial ?? Ou será que você num está com outros problemas ??

[]´s

Raphael Diniz
05/05/2005, 17:15
Pessoal,

Já tive um jeep 71 com motor original BF-161 e câmbio 4 marchas.......ele andava a 80Km/h na estrada na boa....forçando e na descida dava 90km/h......

Como ele era todo original (diferenciais), e os pneus que usava era o argentino (7.50x16) entendo que é mais algo relacionado ao motor, tipo marrento ou não, ou dependendo se já foi feito retífica ou não, e se foi, como foi feito também influi.....

Acho que todos já ouviram falar em "amaciar" motor novo ou recêm retificado e que dependendo deste amaciamento o veículo anda mais ou menos depois.......já ouví muito essa estória em oficinas e até de engenheiros de montadora......se é lenda ou não, fica aí a pergunta para os experts do forum......

abraço,

Ronaldo B.
05/05/2005, 17:18
Pra ser sincero, nem sei se foi adaptado essas 4 marchas no meu jeep ou se é orignal... Só sei que o ano dele é 66 e é uma série de motores que saiu no jeep e no maverick me falaram....


Luiz,

Originalmente o câmbio do jeep 66 é 3 marchas, mas o fato de ter sido trocado por um 4 marchas não é problema, se for bem adaptado.
Quanto ao motor 6cc não é exatamente o mesmo do Maverick, existem diferenças, sendo que o do Maveriock é mais potente.

[]´s

Luiz Gustavo Mayr
05/05/2005, 17:43
Ok Ronaldo, qual seria o meu motor então?
O pneu que eu estou usando é o argentino 750x16. O fator cambio tambem influi? Bom, eu não sabia....

Vcs acham que compensara alterar essa relação de diferencial e cambio pra ter uma velocidade de cruzeiro melhor, ou trocar logo o motor todo junto com o que já foi citado?

Beto Lacerda
05/05/2005, 17:54
se é o 6cil original é o Bf-161 , que tem semelhanças com o 6cil do maverick mas é outro motor , se for o 4cc que saiu originalmente nos jeeps de 76 em diante é o OHC que é o mesmo do maverick 4cil , mas como seu carro é 66 ou é BF-161 ou não é original
[]'s

Luiz Gustavo Mayr
05/05/2005, 17:58
Que é o original eu tenho certeza. O motor é 3.0 eu acho. Meu tio tem um 65 6cc tambem , mas meu mecanico disse que o dele é o motor 2600. Sobre minha pergunta anterior, vcs acham melhor mexer nesse difencial ou partir logo pra outro motor e trocar tudo....

Sergio Rocha
05/05/2005, 18:44
Luiz

Pra alguem poder dar uma opinião mais acertada, será nescessário vc informar qual o seu motor,qual a relação atual, e qual a caixa. :wink:

andretomasi
05/05/2005, 22:36
Que complicação! O motor dele é o 3.0 do Maverick, original sim, era oferecido como opcional na época.. nem só de BF e OHC vivem os CJs :D

[ ]´s

Luiz Gustavo Mayr
05/05/2005, 22:53
Valeu Keko, sabia que não estava falando besteira em relação ao meu motor ser 3.0L. Agora quanto ao diferencial....qual diferencial seria bom pra por no meu jeep, de qual carro?

leopoldo
05/05/2005, 23:10
relações disponíveis:

5.88:1 F75 4x4 6 cilindros
5.38:1 jeep/rural 6 cilindros
4.89:1 jeep/rural 4 cilindros OHC
4.27:1 ?
3.92:1 landau mecanico
3.54:1 maverick mecanico 6 cilindros
3.31:1 maverick mecanico V8
3.07:1 landau automático

4.27:1 seria uma boa opção de jeep estradeiro com pneu até 33"
3.92 com pneu até 31"

Lembre-se que são 2 diferenciais no jeep.

billj
05/05/2005, 23:13
Vale lembrar que o mais longo que seja o diferencial, o mais forçado que trabalha todo o conjunto motriz. É por isso que os caras fiquem moendo câmbios e t-cases..........

Abraços,

Luiz Gustavo Mayr
05/05/2005, 23:59
4.27:1 seria uma boa opção de jeep estradeiro com pneu até 33"
3.92 com pneu até 31"

Alguém sabe me dizer o preço mais ou menos desses itens, e onde posso adquiri-los?

Eros
05/05/2005, 23:59
Ola', pessoal :!:

Eu acho que o problema dele e' outro... :roll:

Meu jeep e' 1960, motor BF161, 3 marchas, relacao 43/8 e chega a andar 90 km/h sem problemas...eu que nao sou louco de pisar mais. :lol:

Ate' :!: :!: :lol:

leopoldo
06/05/2005, 08:27
matei o eco

leopoldo
06/05/2005, 08:28
É verdade.

ele pode ter relação 5.88:1 no jeep.

o velocimetro pode não estar aferido.

o acelerador pode não estar abrindo tudo que pode

o pneu que ele usa pode ser aro 14"

........

estamos supondo um jeep "normal" e ele pode não estar tão "normal" assim

Eduardo Velo
06/05/2005, 09:31
Luiz Gustavo , não mexe nesse jipe não , procura outro que ande melhor ...
Vende esse e parte pra um que ande mais . Para mim essa configuração está execelente para um CJ ...
Qto vai pedir nele ???

[]s ...

leopoldo
06/05/2005, 09:50
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Luiz Gustavo Mayr
06/05/2005, 11:21
Negada,

Isso é verdade, pode ser que meu velocimetro não esteja marcando o real... meu mecanico já tinha me alertado disso...
Outra coisa é o acelerador que deve estar meu limitado pq ergui os calços de carroceria e acho que ficou um pouco curto....
Quanto aos pneus, adquiri agora uns 265x75 r16 New Frederico da 3K então, vai segurar um pouco....

Beto Ferrari
07/05/2005, 18:19
Alguém sabe me dizer o preço mais ou menos desses itens, e onde posso adquiri-los?[/quote]

Olá Mayr,

Aproveita que vc está perto de Campinas e dá uma pasada no FV do Marin na estrada de Mogi antes da entrada para Holambra, ele pode te arranjar a relação que vc quiser.

Luiz Gustavo Mayr
08/05/2005, 10:48
Beto,

brigadão pela dica... putz ainda aqui perto, valeu mesmo...
Mediz uma coisa eles tem as relações que eu quiser lá, vc disse, isso quer dizer que tenho que trocar o diferencial inteiro ou só as relações mesmo?
Desculpe a pergunta mas não intendo dessa parte ede fiferencial muito0 bem! :cry:

Vc tem idéia de custo disso?

leopoldo
08/05/2005, 11:50
Trocam-se os eixos por completo................ou troca-se a relação (as engreagens dentro do diferencial).

Não se esqueça que tem que ser os 2 do jeep.

Se o seu jeep for canela fina, eu trocaria os 2 eixos de uma vez.

Eros
08/05/2005, 20:28
Trocam-se os eixos por completo................ou troca-se a relação (as engreagens dentro do diferencial).

Não se esqueça que tem que ser os 2 do jeep.

Se o seu jeep for canela fina, eu trocaria os 2 eixos de uma vez.

Grande Mestre Leopoldo :!:
Faz muita diferença o eixo canela fina em relação ao canela grossa :?:
É realmente necessário a troca dos eixos canela fina :?:
Não fazendo trilhas pesadíssimas com o jeep é necessário a troca preventiva :?:

Desde já agradeço :!:

Obrigado :!:

leopoldo
08/05/2005, 20:51
Faz muita diferença o eixo canela fina em relação ao canela grossa ?

Depende do ponto de vista. Numa eventual troca, é melhor pois é mais moderno, você já acha com a relação 4.89:1, com freio de mão na roda, além dos burrinhos de roda serem maiores e a panela é por cima do cubo.



É realmente necessário a troca dos eixos canela fina ?

Não. É mais por uma quentão logística e de oportunidade.



Não fazendo trilhas pesadíssimas com o jeep é necessário a troca preventiva ?

Só se houver sinais de deslocamento entre o tubo e a carcaça do diferencial..........começa a melar de óleo do diferencial.

marcelovds
09/05/2005, 14:10
Olá Luiz,

Porque você acha que só chega a 65km/h?
Pq o motor já fica esguelando (rotação muito alta) ou fica sem força?

Se fica sem força, tem mais problemas por aí e a troca de reção só vai agravar.

Outra coisa, como estão seus freios?
Na minha opinião, Jeep + Pneus lameiros + velocidade = mais chances de acidente...

Falou.