Conectar

Ver Versão Completa : Funcionamento do CONVERSOR DE TORQUE de um cambio auto.

Dennis Figueiredo
05/05/2005, 15:12
O conversor de torque, presente em todas as transmissões automáticas, é um mecanismo destinado a transmitir movimento (torque) por meio hidráulico, e não mecânico. Ou seja, apenas líquido liga o motor à transmissão. Isso permite que o motor funcione em marcha-lenta sem que o veículo se movimente, como se existisse uma embreagem comum.

O princípio de funcionamento do conversor de torque é força hidráulica gerada por uma bomba (uma das metades do conjunto, ligada ao motor) levar fluido sob elevada pressão à outra metade (ligada à transmissão), fazendo-a girar. As duas metades parecem uma turbina, com inúmeros vãos ao longo do círculo.

Entre as duas metades há um terceiro elemento denominado estator que, pela construção de seus vãos, age como "alavanca" do fluido, aumentando (multiplicando) o torque na metade ligada à transmissão. A multiplicação máxima de torque é em torno de 2,5 vezes.

Acelerando e aumentando a rotação do motor, a arrasto de uma metade em relação à outra torna-se cada vez maior e a velocidade do carro aumenta. Como sempre haverá deslizamento de uma metade em relação a outra e energia para movimentar a bomba é requerida, o desempenho de um veículo com transmissão automática é menor do que outro com transmissão manual, e o consumo é um pouco maior.

No final dos anos 70 surgiu o bloqueio (lock-up) do conversor de torque, como no Dodge Charger R/T, em que as duas metades, a partir de determinada velocidade, unem-se solidamente por um mecanismo próprio, anulando o deslizamento. Nessa condição, é como se fosse uma ligação mecânica entre o motor e a transmissão.

FONTE: BEST CARS WEB SITE.

http://www.tciauto.com/tech_info/torque_converters_explained.htm

http://auto.howstuffworks.com/torque-converter2.htm

Bom...... ainda tenho dúvidas..... diz aí quem ele aumenta o torque em até 2,5 vezes..... oque tornaria a primeira de uma Blazer 3,07:1 e até 7,68:1.... mas muito pelo contrário eu não sinto toda essa força na arrancada dela......

Alguem poderia dar-me uma luz.... o coversor REALMENTE faz diferença na redução no uso OFF????

Sandro Tannuri
05/05/2005, 15:25
Dennis,

Ele aumenta o torque mas quando o faz diminui a velocidade, ou seja quando ele patina 2 voltas do motor para cada uma do cambio ele dobra o torque mas divide pela metade a rotação.
Isso não se percebe em arrancadas, pelo contrario, quando ele patina anda menos. Isso se percebe quando vai sair parado em uma ladeira, ele sai devagar mas com força enquanto um mecanico sairia mais rapido desde que voce tivesse motor para sustentar o giro quando tirar o pe da embregem.
Vão aparecer explicações mirabolantes aqui mas achei que simples assim fica mais facil de entender.
Os carros automaticos geralmante tem o cambio e/ou diferencial mais longo que os mecanicos.
Traduzindo isso tudo para o nosso uso, se usar um auto não precisa reduzir tanto os diferenciais e tcase. Mas e bom ter motor para empurrar quando quiser variar a velocidade rapidamente.

Abraços,

Stephan
05/05/2005, 15:32
Liga não Sandro... ele tá tentando copiar o que nem foi feito ainda !!! :mrgreen: :mrgreen: :wink: :wink:
Mas assim até o Dennis entende....acho :roll:

leopoldo
05/05/2005, 15:45
Isso Sandro.

Esse aumento se dá quando o veículo está parado e há essa reserva de energia enquanto se dá a arrancada; mas assim que o veículo começa a rodar essa multiplicação se dilui. Isso é uma característica do casamento do impelidor e da turbina do conversor de torque.

Pise no freio e acelere em D, você sente o veículo querer arrastar as rodas e "subir" no eixo. Você solta o pé do acelerador..........até canta pneu, mas depois a transmissão parece "normal". O termo LAUNCH costuma ser associado a esta condição.

Marcos Ojeda
05/05/2005, 15:59
O oleo que está dentro do conversor de torque tem algum contato com o cambio, ele precisa ser refrigerado, ou é o oleo do cambio que é refrigerado.

ramiro_eli
05/05/2005, 16:05
O oleo que está dentro do conversor de torque tem algum contato com o cambio, ele precisa ser refrigerado, ou é o oleo do cambio que é refrigerado.

Marquinhos,
Acredito que o óleo do câmbio é o mesmo do conversor de torque. E ele é refrigerado pelo radiador do câmbio.

Outra dúvida:
Apesar das reduções maiores de um jipe em relação a um carro, o câmbio automático em uso off-road é mais exigido que no carro.
Para isso não é preciso ter um radiador de óleo para o câmbio mais eficiente ou maior?

Sandro Tannuri
05/05/2005, 16:26
Leopoldo,

Ainda bem que não falei m.erda. :lol:

Marquinhos e Ramiro,

O fluido e o mesmo e ele esquenta bastante por isso e aconselhavel usar um cooler. Quanto mais reduzido for a tcase e os diferenciais menos o conversor vai precisar patinar e menos o fluido vai esquentar. De qualquer forma aconselho a usar um cooler que pode ser agua/fluido ou ar/fluido com ventilação forçada ou não.

Abraços,

Dennis Figueiredo
05/05/2005, 16:31
Liga não Sandro... ele tá tentando copiar o que nem foi feito ainda !!! :mrgreen: :mrgreen: :wink: :wink:

Não to a fim de esperar o teu ficar pronto pra fazer o meu hehehehehe

Dennis Figueiredo
05/05/2005, 16:32
O fluido e o mesmo e ele esquenta bastante por isso e aconselhavel usar um cooler. Quanto mais reduzido for a tcase e os diferenciais menos o conversor vai precisar patinar e menos o fluido vai esquentar. De qualquer forma aconselho a usar um cooler que pode ser agua/fluido ou ar/fluido com ventilação forçada ou não.

Abraços,

Mas com redução o cambio em si gira mais...... isso não aumenta a temperatura?

ramiro_eli
05/05/2005, 16:34
Sim ele giram mais, mas sob menos carga.

Imagina um câmbio mecânico: Vc acha que ele vai ser mais forçado usando a reduzida ou não? :wink:

Sandro Tannuri
05/05/2005, 16:40
Sim ele giram mais, mas sob menos carga.

Imagina um câmbio mecânico: Vc acha que ele vai ser mais forçado usando a reduzida ou não? :wink:

Alem disso o conversor vai girar sem patinar ou patinando menos e por isso gera menos calor.

Abraços,

Beto Lacerda
05/05/2005, 17:12

Não to a fim de esperar o teu ficar pronto pra fazer o meu heheheheheX2 :twisted: :lol:
[]'s

Stephan
06/05/2005, 09:09
Ó os cara !!!
E deu-se a largada para ver quem faz mais cag@d@ !!! :mrgreen: :mrgreen:

Beto Lacerda
06/05/2005, 11:44
Ó os cara !!!
cagad@ nad@ :lol: acho que esse é o set -up mais bacana p/ um cj no BR , 4.1 m.p.f.i. com cambio auto , perdo só pro inviavel $$ V-8 de explorer ou Cheroka e cambio auto ... se vc conseguir fazer dar certo ficarei muito feliz de ser possivel fazer , mas triste de não ter sido o 1º :lol:
[]'s na torcida

Stephan
06/05/2005, 11:54
vamos dividindo as informações, não se trata de ser o primeiro, se trata de não perder (muito) $$$ :mrgreen: :mrgreen:

Dennis Figueiredo
06/05/2005, 11:59
Ó os cara !!!

hahahaha.........

Ontem o cara me passou o modelo do cambio... eu anotei lá mas esqueci....... o nome.... a tarde eu coloco aqui.

j.sebastian
06/05/2005, 12:25
Ramirão!

Para isso não é preciso ter um radiador de óleo para o câmbio mais eficiente ou maior?

A minha viatura vem originalmente com um elemento (tipo serpentina) por dentro do radiador normal de "água" do motor. Além disso veio com um radiador externo (à frente do condensador do a/c, na grade), em séria com esse, "opcional"... Mesmo assim o ATF esquentava muito e, seguindo recomendações gringas, adicionei um segundo radiador externo, tudo no mesmo circuito.

A temperatura mata o cambio automático, degradando o ATF e, em alguns modelos, estourando retentores...

Li em algum lugar que a cada 10 graus de aumento na temperatura de uso, o ATF duraria a metade em quilometragem (a 90 graus dura 100mil km, a 100 graus dura 50 mil!)

Outra boa ação para o controle de temperatura é o aumento da capacidade do carter do câmbio, e o uso de filtro externo na linha de refrigeração (+1/2 litro)

Seba

Dennis Figueiredo
06/05/2005, 14:14
Modelo do cambio que o cara me passou é esse .. ZF 4HP22

Alguem conhece?

mak (SP/ZN)
06/05/2005, 15:38

Alguem conhece?

opala 4?

dptucunduva
06/05/2005, 15:48

Alguem conhece?

opala 4?

Isso mesmo... Virtualmente inquebrável, mas quando quebra, prepare o bolso e a paciência.... Se couber vai ficar um puuuuuuuta cjunto.

ramiro_eli
06/05/2005, 18:17
Ramirão!

A minha viatura vem originalmente com um elemento (tipo serpentina) por dentro do radiador normal de "água" do motor. Além disso veio com um radiador externo (à frente do condensador do a/c, na grade), em séria com esse, "opcional"... Mesmo assim o ATF esquentava muito e, seguindo recomendações gringas, adicionei um segundo radiador externo, tudo no mesmo circuito.

A temperatura mata o cambio automático, degradando o ATF e, em alguns modelos, estourando retentores...

Li em algum lugar que a cada 10 graus de aumento na temperatura de uso, o ATF duraria a metade em quilometragem (a 90 graus dura 100mil km, a 100 graus dura 50 mil!)

Outra boa ação para o controle de temperatura é o aumento da capacidade do carter do câmbio, e o uso de filtro externo na linha de refrigeração (+1/2 litro)

Seba

Valeu Seba!
Quando estive na loja da 4Wheel Parts, nos EUA, haviam diversos radiadores de água e de óleo, tanto para motor como para o câmbio.
Estes radiadores eram enormes, alguns chegavam a ser do tamanho do radiador de água do motor!!! :shock: Tinham cooler e tudo!
Por isso acredito que seja muito importante pensar em colocar um radiador de óleo bem eficiente para não ter desgaste prematuro do câmbio.

leopoldo
06/05/2005, 20:37
Veio da 4Wheel Parts: paguei 20 dolares esse.

Edintruder
07/05/2005, 22:10
Leopoldo,
Você não acha que esse radiador está muito exposto? Numa trilha, um galho de árvore pode te danificar e causar um prejú... Se tivesse um pára-choque...
Não me desfazendo, pois o jipe está realmente muito bonito! :P

leopoldo
07/05/2005, 22:22
.....Você não acha que esse radiador está muito exposto? ........

tá atrás do parachoque

leovalle
08/05/2005, 05:40
Quem poderá me ajudar.

Preciso de 2 conversores de torque da caixa C3 e a capa seca também da C3.

[]'s

leopoldo
08/05/2005, 11:42
C-3 ?

de que motor é esse C-3 ?

leovalle
08/05/2005, 12:47
C-3 ?

de que motor é esse C-3 ?

Leopoldo,

Segundo o mecâncio que mexe com caixas automáticas, esta é a CA do MAverick 4cc. Seu que vc usa a C-4.

Pelo que sei o Mav 4cc saiu com a mesma caixa do 8cc, chamada de c-4, mas o acoplamento e o conversor são diferentes.

[]'s

leopoldo
08/05/2005, 13:47
Isso é verdade.

O cambio automático do 4 cil OHC é o modelo antigo do C4 (step case) do landau a menos do conversor, da caixa seca, do espelho, do volante (flex-plate), da vareta de quick-down e da adição do indicador de posição da alavanca.

MOSCA BRANCA.

procure por maverick 4 cilindros automático pelos desmanches.

O C3 nem é citado nas revistas americanas.
Só o C4.
E eu conhecia como C4 do 4 cilindros.

O último que eu ví foi na LANDAUTO - desmanche em SP.

mak (SP/ZN)
08/05/2005, 14:01
Com essa C3 não estaria colocando algo, digamos, de "manutenção dificil" logo de cara???
Acho que vale a pena esperar os testes do Coyote e do Stephan... opala 3 e 4 tem de monte por ai...

j.sebastian
08/05/2005, 14:07

Eu achei um de pajero num desmanche e o cara queria 250 renais!

Achei um de Explorer, igual ao original meu, por R$50, em outro desmanche!

Seba

iNsAnE
08/05/2005, 20:10
250 renais?!?!?!? :lol: :lol: :lol:

Eu tambem tava de olho nos cambios automaticos, mas como é poco conhecido fiquei cheio de duvidas, como durabilidade, viabilidade tecnica, viabilidade economica, entre otras cositas mas.... :roll:
Como eu nao tenho ainda viatura o que me resta é a pesquiza :cry: :D ate andei vendo dum CJ5 mas como nao tenho grana ainda nao posso faze nada, paciencia eh o ultimo ano. Voltando ao assunto tem como instala esse cambio num veiculo curto que nem um CJ5? Eu tambem tava pensando em uma Rural Diesel Automatica :D

[]'s Valeu! :D

Stephan
09/05/2005, 10:06

Eu achei um de pajero num desmanche e o cara queria 250 renais!

Achei um de Explorer, igual ao original meu, por R$50, em outro desmanche!

Seba

E não me ligou, nem comprou pra mim porque??? Arghentino dos Infornu !!!

j.sebastian
09/05/2005, 10:12

Isso foi há uns dois anos, ADI!

Beto Lacerda
09/05/2005, 11:39
LEO VALLE , É A ULTIMA VEZ QUE TE DOU ESSA DICA (7ª VEZ) , NO MARIN TEM UM MAVERICK 4CC COM CAMBIO AUTO , O CAMBIO É P'N'P NO SEU MOTOR DA RANGER , PQ VC NUM LIGA P/ ELE ??? (PELO QUE SEI ESSE CAMBIO AUTO P/ MOTOR 4CIL. É RARO NUM BOBEIA QUE SE BOBEAR JA VENDEU ....
[]'S

Stephan
09/05/2005, 11:45

Isso foi há uns dois anos, ADI!

então corre achar outro !!!

j.sebastian
09/05/2005, 12:11

Vou passar no mesmo desmanche para ver se tem algo...

chegou a encomenda auto4?

Wallace
09/05/2005, 15:08
Na Cherokee o cambio ajudava o elevar muito a temperatura do motor, pois a primeira refirgeração do óleo é dentro do radiador.
Quanto troquei por um radiador com mais agua ficou tuo trabalhando muito melhor e mais frio.

j.sebastian
09/05/2005, 18:12
Wallace,

e já colocou a tubulação pro radiador pra funcionar de novo, ou ainda tá com aquele "bypass" de mangueira "emergencial temporário" há mais de ano? :)

Seba

Stephan
10/05/2005, 08:12

Vou passar no mesmo desmanche para ver se tem algo...

chegou a encomenda auto4?

Tô indo buscar hoje, mas já sei que vou escutar pacas... meu primo ligou ontem e disse que o óleo vazou tudo em cima das malas deles na caçamba :D :D :D :twisted: ô dó ! :D
Amanhã posto umas fotos...

Wallace
10/05/2005, 11:09
Não fiz nada ainda Seba....