PDA

Ver Versão Completa : Bloqueio....

Rafael Valim
25/02/2011, 22:31
:arrow::arrow::arrow: Alguem tem bloqueio pra vender pra fusca diferencial de combi?
De preferencia eu gostaria o original da combi com alavanca de acionamento. Mas aceito outros modelos também menos o soldado.....

VictorCarrijo
26/02/2011, 12:44
E os bolqueio de porca... Vc Conhece???
Eu uso na minha... Diferencial da kombi com homocinéticas!!!!!

bajeiro do sul
26/02/2011, 16:18
:arrow::arrow::arrow: Alguem tem bloqueio pra vender pra fusca diferencial de combi?
De preferencia eu gostaria o original da combi com alavanca de acionamento. Mas aceito outros modelos também menos o soldado.....
Amigo

quando vc fala de alavanca , vc não esta querendo falar do freio de mão seletivo que vinha nos gurgeis, onde vc travava a roda que esta girando solta, transmitindo a potencia para aoutra roda. se for este, para trilhas é um bom sistema mas para mim é muito trabalhoso e não serve.
tem o sistema de porcas que funciona bem, tinha no meu naja, mas com o tempo tem que ficar ajustando o sistema senão ele para de bloquear devido a fadiga do parafuso que atravessa o sistema.
no meu baja, depois de muitos sistemas usado, optei por soldar as planetárias e nunca mais me incomodei com isto

abraços

leobnaval
26/02/2011, 19:48
Bajeiro este sistema que o Rafael está falando é outro é um sistema de bloqueio mesmo, com acionamento mecânico via alavanca, que eu saiba este bloqueio saiu somente em um ano de fabricação na kombi, e é muito raro...

[]s

gaiolarodan
27/02/2011, 09:03
E os bolqueio de porca... Vc Conhece???
Eu uso na minha... Diferencial da kombi com homocinéticas!!!!!
Victor, esse sistema que voce colocou de 04 planetarias na cruzeta dentro da caixa satelite, tem como fazer isso no cambio de brasilia ( fusca e brasilia sao iguais unica coisa que muda é o comprimento da ponta de eixo que da brasilia é mais longo ) minha gaiola ja detonei duas vezes o cambio.
Obrigado,

Boa semana

Rogerio Gaiola Rodan

Rafael Valim
27/02/2011, 21:19
Bajeiro este sistema que o Rafael está falando é outro é um sistema de bloqueio mesmo, com acionamento mecânico via alavanca, que eu saiba este bloqueio saiu somente em um ano de fabricação na kombi, e é muito raro...

[]s

Sim este sistema é muito raro, mas é muito bom, pena que não se ache mais.....

Tem um aqui no ferro velho mas falta peça eninguem sabe dizer o que.....
Mas eu nao conheço este bloqueio de arruelas como é..... muito complicado de fazer, trava 100% eu queria alguma coiza nao 100% ....
pois andamos tambem em estradas de barro..... valeuw

bajeiro do sul
27/02/2011, 21:27

[]s

Obrigado Leo, nunca ouvi nada sobre um bloqueio destes original de kombi, deve ser muito interessante o sistema, e deve ser facil de se fazer igual, mas como no Brasil as coisas boas e baratas sempre somem do mercado, resta para nós , fazermos as adaptações de sermpre.

abraços

eduardo

VictorCarrijo
28/02/2011, 13:41
Victor, esse sistema que voce colocou de 04 planetarias na cruzeta dentro da caixa satelite, tem como fazer isso no cambio de brasilia ( fusca e brasilia sao iguais unica coisa que muda é o comprimento da ponta de eixo que da brasilia é mais longo ) minha gaiola ja detonei duas vezes o cambio.
Obrigado,

Boa semana

Rogerio Gaiola Rodan

Rogerio, tem sim... Prova disso tem uma foto aqui, e da peça que vc pode mandar fazer no torno, a minha tem a mesma função porém é diferente, pq o espaço livre dentro do diferencial da kombi é menor que o seu. A diferença do meu é que eu não soldei as porcas como fazem normalmente. Coloquei porca castelo que é mais funcional, quando eu for regular é só tirar os pinos e apertar a porca.
Bem... funciona direitinho igual ao track-lok, mas não vou mentir, o meu ainda não está perfeito, pois vou para trilha com ele funfando e volto com o diferencial com seu trabalho normal. O problema é que as planetárias estão comendo a porca, portanto tenho que colocar algo entre os dois, tipo arruelas. Comprei as arruela do diferencial do opala e espero que resolva meu problema.

Se você for fazer um e precisar de ajuda, pode contar comido... Mas saiba que existem esses diferenciais prontos pra compra no mercado livre, que sai mais caro, é claro.

leobnaval
28/02/2011, 17:20
Fazer dif. blocados ou LSD (deslizamento limitado) não é tão facil quanto parece, fora o simples e eficiênte sistema de solda que fica permanete em 100%, a maioria dos sistemas LSD não funcionam perfeitamente e perdem rendimento com os desgastes, inclusive necessitam de óleo especial para seu perfeito funcionamento.

Os melhores são os bloqueavéis 100% (via acionamento pneumático, elétrico ou mecânico) ou os 100% que permitem o giro a "mais" pois os semi-eixos são montados em espécie de catraca (como nas bicilcetas, se você pedala mais que a rotação da roda o sistema atraca e se pedalar menos ele desacopla) este modelo tem um barulho caracteristico, que em funcionamento percebe-se exatamente o seu funcionamento quando tem diferença de rotação entre as rodas, como na bicicleta "na banguela".

[]s

gaiolarodan
01/03/2011, 15:10
Rogerio, tem sim... Prova disso tem uma foto aqui, e da peça que vc pode mandar fazer no torno, a minha tem a mesma função porém é diferente, pq o espaço livre dentro do diferencial da kombi é menor que o seu. A diferença do meu é que eu não soldei as porcas como fazem normalmente. Coloquei porca castelo que é mais funcional, quando eu for regular é só tirar os pinos e apertar a porca.
Bem... funciona direitinho igual ao track-lok, mas não vou mentir, o meu ainda não está perfeito, pois vou para trilha com ele funfando e volto com o diferencial com seu trabalho normal. O problema é que as planetárias estão comendo a porca, portanto tenho que colocar algo entre os dois, tipo arruelas. Comprei as arruela do diferencial do opala e espero que resolva meu problema.

Se você for fazer um e precisar de ajuda, pode contar comido... Mas saiba que existem esses diferenciais prontos pra compra no mercado livre, que sai mais caro, é claro.

Victor, o que é sistema track-lok ?
O que é funfando na trilha ?
Voce gastou muito para fazer esta peça no torno ? conheco um torneiro, vou ver quanto ele cobra, o material tem que ter alguma resistencia maior para rodar as planetarias sem desgate no eixo feito no torno ?
Hoje conversei com um conhecido que mexe com cambio e ele falou que aqui tem uns carros de arrancada que usa este sistema no diferencial.

Valeu pela ajuda !

Rogério

Fernando Assis
01/03/2011, 16:28
Eu tenho o esquema (diagrama original) desse bloqueio temporário da kombi. Saiu por dois anos, eu acredito, acho que 1971-72 ou 1970-71. Tenho fotos da kombi. Meu ex-sogro, trabalhou com VW conhecia bem.
Saiu do mercado pela ignorância dos usuários. Tinha uma placa no painel, pedindo para usar o bloqueio somente em primeira ou segunda marcha e somente quando uma das rodas traseiras estava patinando. Também tinha uma luz laranja no velocímetro e outras duas maiores no painel, indicando o acionamento do sistema.
Mesmo com tudo isso, o usuário acionava o bloqueio para passar em lama e esquecia de desbloquear. Daí na primeira curva só ouvia o estalo! Ele disse que sempre tinha que consertar esses bloqueios na concessionária. Por isso a fábrica abandonou o sistema, pois passava a imagem de falta de confiabilidade.
Por isso o sistema ELD dos fiat desbloqueia com 15km/h e perde muito em usabilidade. Tipo, começo a patinar, desbloqueia, mas ao menos preserva o sistema imune aos usuários sem noção (99%)
Se quiserem, procuro as fotos do esquema do bloqueio das kombis e posto aqui

Rafael Valim
01/03/2011, 19:31
Eu tenho o esquema (diagrama original) desse bloqueio temporário da kombi. Saiu por dois anos, eu acredito, acho que 1971-72 ou 1970-71. Tenho fotos da kombi. Meu ex-sogro, trabalhou com VW conhecia bem.
Saiu do mercado pela ignorância dos usuários. Tinha uma placa no painel, pedindo para usar o bloqueio somente em primeira ou segunda marcha e somente quando uma das rodas traseiras estava patinando. Também tinha uma luz laranja no velocímetro e outras duas maiores no painel, indicando o acionamento do sistema.
Mesmo com tudo isso, o usuário acionava o bloqueio para passar em lama e esquecia de desbloquear. Daí na primeira curva só ouvia o estalo! Ele disse que sempre tinha que consertar esses bloqueios na concessionária. Por isso a fábrica abandonou o sistema, pois passava a imagem de falta de confiabilidade.
Por isso o sistema ELD dos fiat desbloqueia com 15km/h e perde muito em usabilidade. Tipo, começo a patinar, desbloqueia, mas ao menos preserva o sistema imune aos usuários sem noção (99%)

:concordo::concordo::concordo: meu cara seria interessante pois tenho um pra compra e falta uma peça dai eu consigo mandar fazer em um torneiro...
se possivel manda tambem no meu e-mail valimkns@hotmail.com

Fico muito grato com isso..
por enquanto meu muito obrigado
Rafael Valim

bajeiro do sul
01/03/2011, 23:36
Fazer dif. blocados ou LSD (deslizamento limitado) não é tão facil quanto parece, fora o simples e eficiênte sistema de solda que fica permanete em 100%, a maioria dos sistemas LSD não funcionam perfeitamente e perdem rendimento com os desgastes, inclusive necessitam de óleo especial para seu perfeito funcionamento.

Os melhores são os bloqueavéis 100% (via acionamento pneumático, elétrico ou mecânico) ou os 100% que permitem o giro a "mais" pois os semi-eixos são montados em espécie de catraca (como nas bicilcetas, se você pedala mais que a rotação da roda o sistema atraca e se pedalar menos ele desacopla) este modelo tem um barulho caracteristico, que em funcionamento percebe-se exatamente o seu funcionamento quando tem diferença de rotação entre as rodas, como na bicicleta "na banguela".

[]s

Oi Leo

tinha montado na minha rural este sistema de catraca, funcionou um tempo, até eu começar a fazer trilhas pesadas com ela. devido a algum desgaste, sei la, quando o bixo pegava, a tal catraca se soltava de vez e dava uma pancada no diferencial, chegando a danificar as planetarias, por sorte não aconteceu nada no diferencial. pra resumir tudo, tirei fora aquela encrenca e coloquei um moderno sistema de bloqueio 48 (eletrodo 48), soldei todo o sistema e tenho 100% todo o tempo, o carro ficou otimo em trilhas e posso andar no asfalto tb, em curvas arrasta um pouco as rodas, mas a melhora no desempenho no barro compensa. fiz no meu baja tb, ficou otimo

abraços

Oi Leo

tinha montado na minha rural este sistema de catraca, funcionou um tempo, até eu começar a fazer trilhas pesadas com ela. devido a algum desgaste, sei la, quando o bixo pegava, a tal catraca se soltava de vez e dava uma pancada no diferencial, chegando a danificar as planetarias, por sorte não aconteceu nada no diferencial. pra resumir tudo, tirei fora aquela encrenca e coloquei um moderno sistema de bloqueio 48 (eletrodo 48), soldei todo o sistema e tenho 100% todo o tempo, o carro ficou otimo em trilhas e posso andar no asfalto tb, em curvas arrasta um pouco as rodas, mas a melhora no desempenho no barro compensa. fiz no meu baja tb, ficou otimo

abraços

Oi Leo

abraços

Oi Leo

abraços

Oi Leo

abraços

Oi Leo

abraços

Oi Leo

abraços

leobnaval
01/03/2011, 23:44
Eu já entendi não precisa repetir hahahaha...

[]s

Fernando Assis
02/03/2011, 09:44
OK, colega. Não está no micro aqui do trabalho. Assim que pegar, posto aqui e no seu email as fotos que tenho.

VictorCarrijo
02/03/2011, 14:26
Victor, o que é sistema track-lok ?
O que é funfando na trilha ?
Voce gastou muito para fazer esta peça no torno ? conheco um torneiro, vou ver quanto ele cobra, o material tem que ter alguma resistencia maior para rodar as planetarias sem desgate no eixo feito no torno ?
Hoje conversei com um conhecido que mexe com cambio e ele falou que aqui tem uns carros de arrancada que usa este sistema no diferencial.

Valeu pela ajuda !

Rogério

O Trac-Lock é um sistema no diferencial que compensa a falta numa das rodas motrizes e manda força pro lado que está mais agarrado ao solo. Esse sistema é original de fabrica e vem em algumas Pick-up's e Jeep's. A funcionalidade dele é igual a esse meu bloqueio com porcas, no sistema original tem umas molas que pressiona as satélites (existem outros tipos de sistema também), no sistema caseiro (que é o meu) são as duas planetárias sobressalentes que pressionam as satélites a mesma proporção em que as porcas são apertadas.

Funfando = Funcionando (termo usual na internet):parede:

Vc viu a foto da peça que postei na página 1 ???
Imprima a foto e leve ao torneiro junto com o diferencial mais as duas planetárias, explique a ele como funciona e o resto ele vai saber como fazem, só peça para fazê-la com um metal resistente.
O torneiro daqui me fez essa peça por 15 ou 20 reais, não me lembro!!!

Boa sorte...

VictorCarrijo
02/03/2011, 14:29
OK, colega. Não está no micro aqui do trabalho. Assim que pegar, posto aqui e no seu email as fotos que tenho.

Eu já conhecia esse bloqueio original da kombi, mas minha pesquisa sobre seus detalhes e funcionamento foi infeliz.
Também estou interessado nesses seus arquivos!!!:pensativo:

Abração

BrunoHolz
02/03/2011, 15:10
Tinha um cara aqui que vendia um .. só que o cara sumiu do forum desde 2009..

http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1374929

gaiolarodan
02/03/2011, 17:31
Victor valeu pela explicação, vou procurar o torneiro para ver o custo de fazer esse eixo, usando esse sistema de bloqueio caseiro que voce fez, vou ficar com o diferencial bloqueado sempre ? ou quando precisa ela bloqueia automatico ?

Devo apertar as porcas para forçar as planetarias ficarem sem nenhuma folga na satelite ?

Desculpe em ficar perguntando mas isso é um pouco de novidade pra mim ainda !

Essa semana comprei um diferencial completo em um ferro velho aqui perto, neste feriado de carnaval vou desmontar para ver o estrago, fui sangrar o oleo, e saiu a trava do eixo das planetarias essa trava cortou no meio, achei estranho.

Voce sabe a semelhança entre mobilete e gaiola ?

Responda,

Até mais !

Att

Rogério

leobnaval
02/03/2011, 18:09
Os 2 quebram pra cacete...kkkkk

gaiolarodan
03/03/2011, 08:28
KKKKKKKkk gostei da resposta, essa eu nao sabia !

Mas tem outra !

A semelhança entre gaiola e mobilete é que somente os donos mexem , nenhum mecanico pega essa bucha para concertar, somente o dono sabe o que faz !

Valeu

Boa semana !

Rogério

Costella
03/03/2011, 10:10
Victor valeu pela explicação, vou procurar o torneiro para ver o custo de fazer esse eixo, usando esse sistema de bloqueio caseiro que voce fez, vou ficar com o diferencial bloqueado sempre ? ou quando precisa ela bloqueia automatico ?

Devo apertar as porcas para forçar as planetarias ficarem sem nenhuma folga na satelite ?

Essa semana comprei um diferencial completo em um ferro velho aqui perto, neste feriado de carnaval vou desmontar para ver o estrago, fui sangrar o oleo, e saiu a trava do eixo das planetarias essa trava cortou no meio, achei estranho.

Responda,

Até mais !

Att

Rogério
Cara uso esse sistema de bloqueio que vc quer fazer, vc tem q apertar as porcas ate sair água, o meu tive que desmontar algumas vezes até chegar no ponto que eu queria, hoje ele afroxou um pouco mas quando da uma certa rotação nas rodas ela bloqueia.

gaiolarodan
03/03/2011, 12:23
Costela estive conversando com meu irmao e tivemos uma duvida, quando faz força sera que esse eixo da conta de segura movimento para as laterais ? , porque senao os dentes da planetarias ( colocadas as mais) pode enroscar nas que estao na caixa satelite ( que sao do diferencial mesmo ) ,

consegui explicar minha duvida ?

Ate mais

Rogério

VictorCarrijo
03/03/2011, 13:24

Responda,

Até mais !

Att

Rogério

Você tinha dito que seu cambio estraga constantemente. Oq ele quebra são as travas, é??? Pq isso tem solução!!!!:dance:
Tem um pessoal que faz rosca no lugar da trava e outros substituem a trava do fuca pela do passat.

Voltando ao Bloqueio...
1- Esse sistema não é um bloqueio integral, tanto que é normalmente chamado de bloqueio de 70% ou 80%.
2- Como o bloqueio não é 100%, suas rodas ficarão livres quando vc fizer uma curva.
3- Bem... Quando eu montei, apertei apenas o suficiente para travar quando eu tentava girar o difer. com a mão. Depois eu abri e apertei pela 2ª vez, apertei muito, mas só até a chave pesar. Nesse caso é igual eu tinha te falado, funcionou perfeito até na metade da trilha e depois voltou a ser 0%.
Agora estou esperando ter um tempo pra abrir de novo, e o que vou fazer é: 1º- Verificar se as planetárias estão comendo a porca (que é a minha hipótese); 2º- se for isso mesmo vou colocar as "arruelas da planetária do Opala"; 3º- Apertar, como o amigo aí falou, até sair água.
4- Pergunte a vontade amigo, esse site aq serve pra isso mesmo!!! E quem sabe... Um dia posso precisar de vc.
5- Cara, a semelhança é que Todo mundo acha que o dono é louco, por andar numa bagassa dessa. Rssssssssss...

Abração...

Att.:
Victor Assunção

VictorCarrijo
03/03/2011, 13:28
Costela estive conversando com meu irmao e tivemos uma duvida, quando faz força sera que esse eixo da conta de segura movimento para as laterais ? , porque senao os dentes da planetarias ( colocadas as mais) pode enroscar nas que estao na caixa satelite ( que sao do diferencial mesmo ) ,

Ate mais

Rogério

Cara, não preocupa que isso não acontece.

VictorCarrijo
03/03/2011, 13:31
Cara uso esse sistema de bloqueio que vc quer fazer, vc tem q apertar as porcas ate sair água, o meu tive que desmontar algumas vezes até chegar no ponto que eu queria, hoje ele afroxou um pouco mas quando da uma certa rotação nas rodas ela bloqueia.

Você já verificou se as planetárias estão comendo as porcas???
Vc usa algum tipo de arruela??? Vou colocar as do Opala, pra ver se resolve!!!

Vc solda as porcas ou trava elas com um pino???

Grato...

Boas Trilhas...

Victor Assunção

Fernando Assis
03/03/2011, 14:12
Encontrei esse esquema, achei que tivesse mais, depois procuro com mais tempo. Foto do painel original da kombi com diferencial travante e das próprias. TEnho o email do cara dono dessas kombis, que estava vendendo e foi quem me enviou o esquema.

Fernando Assis
03/03/2011, 14:23
Deixei anotado os contados com dois vendedores que tinham kombis com esse diferencial travante. Isso tem mais de dois anos. Eu queria montar um desses no baja. Se quiserem, seguem os contatos que eu tinha anotado. Foi um desses vendedores que me passou o esquema e um deles entendia bem do dito diferencial travante!
Com tantas gaiolas e bajas, não entendo pq ainda não lançaram um esquema semelhante aqui pra nós! Seria um sucesso de vendas entre gaioleiros/bajeiros, só não pode custar muito caro!

Fernando Assis

Mercado livre
KOMBI COM DIFERENCIAL TRAVANTE
usuário F230
prestexparobe@terra.com.br

----------------------
Nome: REMI RODRIGUES
E-Mail: remi29@uol.com.br
Telefone: 049-3521-1967
Anuncio: VENDO KOMBI STANDARD 1971,COM DIFERENCIAL TRAVANTE.FOI REPINTADO A FRENTE E A PORTA DIANT.LADO DIR., O RESTANTE é ORIGINAL DE FABRICA.Só TEM FERRUGEM NA PARTE DA BATERIA.MOTOR E SUSP. REVISADO. FREIO
Valor: R$15.000,0

BrunoHolz
03/03/2011, 14:56
tem um no ML, o cara faz pra qualquer caixa.. Se esse preço estiver certo, vale mto a pena..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171637932-blocante-diferencial-ap-opala-jeep-maverick-turbo-forjado-_JM

[]´s

acho que sai em torno de 300,00.

VictorCarrijo
03/03/2011, 15:22
Encontrei esse esquema, achei que tivesse mais, depois procuro com mais tempo. Foto do painel original da kombi com diferencial travante e das próprias. TEnho o email do cara dono dessas kombis, que estava vendendo e foi quem me enviou o esquema.

:discordo:

Essa primeira foto aí é da caixa de redução da kombi!!!

digobrazil
03/03/2011, 21:00
Fernando Assis, este "esquema", na verdade se chama vista explodida.

e também não é do bloqueio do diferencial, este desenho é da caixa de redução que fica nas rodas traseiras da KOMBI.

o bloqueio da kombi é semelhante ao VW Sinchro, segue a foto ai abaixo. A 1ª foto é da vista explodida de todas as peças que compõem todo o conjunto do diferencial. Notem que a peça de nº 20 é que faz o bloqueio ou desbloqueio. Na 2ª foto é o esquema de acionamento do bloqueio, neste caso é a vácuo. A foto 3 e 4 são os indestrutiveis cambios da Kombi Mexicana que todo gaioleiro sonha em ter e que é o mesmo cambio utilizado no VW Sinchro 4X2.

digobrazil
03/03/2011, 21:03
para quem não conhece e nunca ouviu falar do VW Sinchro............. vai duas imagens dele

digobrazil
03/03/2011, 21:15
que tal uns videos desta coisa estranha que é o VW Sinchro

http://www.youtube.com/watch?v=zR7TccW8Fzo

http://www.youtube.com/watch?v=JX1iiqgkILQ

este 3º video é um pouco comprido (6min.) mas vale a pena

http://www.youtube.com/watch?v=SoyCmYLHE-g&feature=related

Fernando Massad
03/03/2011, 21:43
Isso é a verdadeira Kombi off road.......hehehehehe
mas gostei dos vídeos:concordo:

Costella
03/03/2011, 21:56

Ate mais

Rogério

Rogério, não esquenta quanto a isso, o furo que fica no meio da peça tem que ser o mais proximo na medida do diametro do pino que seguras as planetarias originais, e depois de colocadas as 4 planetarias e apertado as porcas elas não vão mais se mexer de geito manera, oq vc vai ter que fazer é soldar as chavetas do das pontas de eixo ou fazer rosca pq se não na primeira pegada vai arancar as chavetas.

Fernando Assis
04/03/2011, 13:57
Hum, não entendo a parte interna desses componentes. Acho que mandei a figura errada mesmo (essa foto tava até sem nome, achei que fosse ela), mas me recordo de ter duas fotos do diferencial blocante da kombi. Procuro depois com calma no micro de casa, se tiver, envio pra cá! Agora viram nas fotos do painel o motivo de não produzirem mais. Mesmo com a plaquinha de aviso e as duas luzes acesas no painel, os usuários viviam quebrando os diferenciais em curvas!!!

Edit: revendo meus emails, achei o arquivo certo

Fernando Assis
04/03/2011, 14:08
Faltou o anexo, que não aceitou ir junto com a edição. Comentem, pq não entendo muito!

VictorCarrijo
04/03/2011, 14:50
Então... Esse cambio da kombi mexicana é automático???

BrunoHolz
04/03/2011, 15:11
Essa kombi mexicana é show, mas ´q eles não rancam essa lataria pesada e jogam uma estrutura tubular em cima:parede::parede::parede:..

Ficaria leve e um veneno:twisted:

leobnaval
05/03/2011, 11:52
Então... Esse cambio da kombi mexicana é automático???
Não é manual, porém ele é muito mais resistente que o da nossa kombi...
Inclusive conversei com o chefe de oficina de uma concessionária VW, e ele disse que uma das mecânicas que menos da problema é a da kombi atual 1.4 Flex, ele elogiou muito o conj. mecânico dela, e disse que em breve vai vir uma alterações no câmbio, que é o único componente que as vezes apresenta problemas...quem sabe a kombi daqui não passe a vir com o mesmo câmbio da kombi mexicana...:mrgreen:

[]s

mali9ski
05/03/2011, 12:18
Não é manual, porém ele é muito mais resistente que o da nossa kombi...
Inclusive conversei com o chefe de oficina de uma concessionária VW, e ele disse que uma das mecânicas que menos da problema é a da kombi atual 1.4 Flex, ele elogiou muito o conj. mecânico dela, e disse que em breve vai vir uma alterações no câmbio, que é o único componente que as vezes apresenta problemas...quem sabe a kombi daqui não passe a vir com o mesmo câmbio da kombi mexicana...:mrgreen:

[]s
olha amigo nos prestamos manuntenção de um empresa que posui varias kombis que rodam no interior e não é aquelas coisas

o embuxamento ainda é o mesmo da primeiras kombi de 60 e pouco ou mais antiga ainda

suportes quebram a estrutura dela é fraca e aparecem trincas por toda a carroceria,e a caixa que ja é um pouco mais reforçada e encomoda

vamos torcer para que venha um cambio melhor e uma atualização na nossa kombi

leobnaval
05/03/2011, 12:23
mali eu me referia ao conj. mecânico (powertrain), quanto ao projeto da kombi todos nós sabemos que é um dos mais antigos (se não o mais antigo) ainda em produção....

[]s

Mauricio Rossetto
05/03/2011, 17:16
Uma opção também simples e que talvez tenha um desgaste compensado por molas é o seguinte:

VictorCarrijo
07/03/2011, 13:56
Uma opção também simples e que talvez tenha um desgaste compensado por molas é o seguinte:

Amigo... Gostei muito da idéia!!!
Parabéns!!!!!!

Se tiver mais arquivos aí, manda pra nós!!!!

Abração

gaiolarodan
08/03/2011, 17:34
Oi Leo

abraços

Oi Leo

abraços

Oi Leo

abraços

Oi Leo

abraços

Oi Leo

abraços

Oi Leo

abraços

Oi Leo

abraços

Bajeiro , fiz o sistema LOCKER 48 ( bloquio 100% com eletrodo 48 ) ficou muito estranha para dirigir, nao faz curva, muito estranha mesmo, tem alguma manha para dirigir gaiola com sistema LOCKER 48 ?

Até mais !

Boa semana !

Rogerío

luizmacgyver
08/03/2011, 18:22
Mauricio

Achei bem bolado esse sistema que voce postou, saberia me dizer já viu ou sabe de alguém que utiliza este tipo de bloqueio para motores a AR (Fusca ) E como fica o bloqueio, 75% 85% E como fica o desgaste das planetárias ??
grande abraço
Luiz

maxdelta
08/03/2011, 22:57
Dúvida de bloqueio:

Tem alguma empresa que e o pessoal saiba, que comercialize um bloqueio selecionável, q caiba nas kombi ou fusca?

Bloqueios automáticos eu sei q tem a kaiser, a da sapinho não sei se é selecionável, mandei um email perguntando!

Um amigo está querendo incrementar um baja, mas ele queria algo selecionável, pra tipo, precisou, usou, não precisou, pra que usar!

[]s

autodemolidora
09/03/2011, 00:01
Alguem tem ideia de quanto % de bloqueio isso resulta?

Mauricio Rossetto
09/03/2011, 06:35
Não tenho conhecimento do uso deste bloqueio com molas, mas creio que deva ter o comportamento do sistema usado com porca, talvez 70%, a vantagem é que não perde a função rapidamente com o desgaste das planetárias e porcas. Não acredito que o desgaste seja acentuado, até mesmo não traga risco de quebra ao conjunto, pois conforme o desgaste acentue, ele perde pressão nas molas e não vai comer a planetária toda. Acho que podemos ficar tranquilos por, sei lá, pelo menos 3 anos... mas o custo de manutenção é baixo, compensa pelo resultado. Também pretendo fazê-lo... A idéia de puxar uma alavanca e travar o diferencial não deve ser impossível, não trabalho como mecânico para ter mais conhecimento prático e os mecânicos que conheço que são especialistas em caixa, quando converso não saber opinar nada, são uns "nó cego", parece que estamos sozinhos na idéia....

leobnaval
09/03/2011, 11:16
Alguem tem ideia de quanto % de bloqueio isso resulta?

Vai depender da pressão das molas utilizadas.

[]s

bajeiro do sul
09/03/2011, 23:04
Bajeiro , fiz o sistema LOCKER 48 ( bloquio 100% com eletrodo 48 ) ficou muito estranha para dirigir, nao faz curva, muito estranha mesmo, tem alguma manha para dirigir gaiola com sistema LOCKER 48 ?

Até mais !

Boa semana !

Rogerío

Rogério
não tem mistério, dentro de garagens ou andando dentro da cidade da um pouco de trabalho mesmo, mas se fazendo devagar vai dando certo. agora em trilhas facilita muito o pé em baixo, dando torque nos pneus traseiros e jogando barro para tras, ai vc sai um pouco de traseira, o que vai facilitar um pouco a condução. sempre vai ficar um pouquinho mais dificel de conduzir, mas nada que vc não se acostume, na verdade se é para ser facil, ficariamos em casa. andar no barro e fazer trilhas é para louco. viva os loucos...

Rafael Valim
11/03/2011, 17:53
E ai galera.....
Bloqueio é uma coisa que todos se interessam, mas as vezesfaltam ideias.....

Vamos ver se temos mais ideias para ajudarmos o pessoal.......

Valeu e obrigado a todos.

VictorCarrijo
14/03/2011, 16:18
Galera... Meu "bloqueio com porcas" (auto-blocante) "quebrou" e fudeu todo meu diferencial com coroa, pinhão e tudo mais.

Fatos:
Quando fiz o blocante com porcas, eu não apertei muito, então blocava menos que 80%... Depois abri a caixa e apertei bastante, funcionou perfeito, nas curvas livre e no barro rodas tocando juntinhas, até que no final da mesma trilha parou de funcionar.
Pensei que as planetárias sobressalentes estavam comendo a porca e com isso afrouxava e o bloqueio parava de funcionar, comprei até as arruelas do Opala pra ver se solucionava.
Até que quebrei em uma competição de Gaiola-Cross aqui na minha cidade.

Diagnostico:
A peça que mandamos fazer no torno, que serve de eixo para as duas planetárias sobressalentes cedeu e soltou uma planetária no meio do diferencial, e aí vc's imaginam o aranzé que virou, né?!?!?

Conclusão:
Não eram as planetárias que estavam comendo as porcas, as porcas estavam inteiras, era o "eixo" que estava quebrando. Por isso se vc usa esse bloqueio ou vai usar, sempre que for regular ou apertar as porcas verifique o que está acontecendo (pq está desregulando) se é o eixo que esta cedendo ou as porcas que estão sendo comidas.:concordo:
Eu faria esse bloqueio de novo mas como já fazia parte do meu plano, se isso acontecesse, eu vou blocar 100% na solda.
Agora, de maneira alguma sou contra o auto-blocante com porcas, pois que ele funciona muito bem, e a peça que quebrou, quebrou pq não foi bem feita. Eu tinha visto isso desde o primeiro dia, paredes finas e modelo fraco, mas dei continuidade por inexperiência. Quem quer experimentar vai fundo que eu garanto, só faça um eixo bem resistente, e já quem prefere uma coisa mais inovadora procure nesse mesmo tópico que um colega aqui tem um modelo super-bacana com molas para o Niva dele e a funcionalidade é a mesma, só que pra fazer um desse, meu pexe, tem pesquisar direitinho e quebrar a cabeça. Um dia farei um desses, ou pra mim ou pra algum amigo, mas como planejado agora quero experimentar o 100%.

Abração a todos e Boas Trilhas!!!

Att.
Victor Assunção Moreira.

VictorCarrijo
14/03/2011, 16:22
Aos amigos que usam o Bloc soldado 100%:
Como estão soldando???; Só os dentes?????; Que tipo de solda estão usando???
Quero fazer com a mig!!!
Se alguem tiver fotos aí, agradeço muito!!!

Att.
Victor Assunção Moreira.

gaiolarodan
14/03/2011, 17:36
Bloquei meu diferencial em 100% , foi facil pegamos uns toquinhos de ferro e colocamos dentro deixando as pontas na planetarias e enchemos de solda eletrica sem economia, quebrava as casquinhas e mais solda por cima.
Vou colocar a foto depois de pronto.

Abraços

Rogério

leobnaval
14/03/2011, 17:41
Só lembrando que soldando as planetárias e/ou satélites (ou seja bloqueando com solda) causa-se um desbalanceamento no conj. que pode causar vibração na caixa de marcha.
Embora seja uma maneira bem barato, rápida e fácil de bloquear 100% tem este incoveniente.

[]s

VictorCarrijo
15/03/2011, 13:00
Alguém sabe qual a relação coroa e pinhão mais reduzida que existe para o cambio da kombi???

Eu uso o cambio da kombi diesel e a relação era 7x36 até quebrar!!!!

Att.: Victor carrijo

bajeiro do sul
15/03/2011, 19:28
Alguém sabe qual a relação coroa e pinhão mais reduzida que existe para o cambio da kombi???

Eu uso o cambio da kombi diesel e a relação era 7x36 até quebrar!!!!

Att.: Victor carrijo

Cara, até onde eu sei esta 7x36 é a mais reduzida que se acha facil por ai, mais reduzida é do fusca 1200, mas esta é dificílima de achar e tem que ser adaptada para por na caixa da kombi. é o meu sonho, mas não existe, dizem que a robustez também é maior. por enquanto uso o 7x36 com motor ap e estou feliz até aqui

abraços

bajeiro do sul
15/03/2011, 19:32
Só lembrando que soldando as planetárias e/ou satélites (ou seja bloqueando com solda) causa-se um desbalanceamento no conj. que pode causar vibração na caixa de marcha.
Embora seja uma maneira bem barato, rápida e fácil de bloquear 100% tem este incoveniente.

[]s

Oi Leo

não sei se porque o meu diferencial foi soldado no torno, e com solda mig, mas não consigo sentir nenhuma vibração, talvez porque nunca ande muito rapido, o maximo que chego no asfalto é 80 por hora, mais que isto começa a ficar dificel de dirigir, mas é de se pensar no assunto

abraços

leobnaval
16/03/2011, 00:00
Talvez tenho soldado no torno, justamente para verificar se com rotação ele vibrava, então adiciona solda do outro lado para balancea-lo (de modo grosseiro) mas funciona.

[]s

bajeiro do sul
16/03/2011, 14:55
Talvez tenho soldado no torno, justamente para verificar se com rotação ele vibrava, então adiciona solda do outro lado para balancea-lo (de modo grosseiro) mas funciona.

[]s

podé até ser, foi meu primo que fez isto, com carinho, assim como vc falou colocando um pouco de solda de cada lado e girando até acertar (mais ou menos) o balanceamento, nem tinha me dado conta disso

abraços

Dossa
16/03/2011, 19:03
Nao sei se eu q tive sorte ate hoje mas ja soldei varias planetarias para carros de arrancada os quais a vel. nem se compara e numca ninguem se queixou de vibraçao ou algo assim..e sempre soldei com eletrodo 7018 e tb numca coloquei toco de ferro pra calçar só solda mesmo...

Abraço.....

bajeiro do sul
16/03/2011, 20:57
Nao sei se eu q tive sorte ate hoje mas ja soldei varias planetarias para carros de arrancada os quais a vel. nem se compara e numca ninguem se queixou de vibraçao ou algo assim..e sempre soldei com eletrodo 7018 e tb numca coloquei toco de ferro pra calçar só solda mesmo...

Abraço.....

bem, no meu caso foi somente solda tb,a mig, com muita calma enchendo todos os espaços

abraços

gaiolarodan
16/03/2011, 21:37
bem, no meu caso foi somente solda tb,a mig, com muita calma enchendo todos os espaços

abraços

Bajeiro tudo beleza ?

Jovem consegui um cambio relação 8x35 pelo que li no forum ele corresponde ao fusca 1300, esse cambio fica bom na gaiola ?
Na coroa e no pinhao tem um pequeno machucadinho nos dentes, é pequeno mesmo, sera que da algum problema usar assim ?

Boa semana !

Rogério

vinijost
16/03/2011, 23:20
Bajeiro tudo beleza ?

Jovem consegui um cambio relação 8x35 pelo que li no forum ele corresponde ao fusca 1300, esse cambio fica bom na gaiola ?
Na coroa e no pinhao tem um pequeno machucadinho nos dentes, é pequeno mesmo, sera que da algum problema usar assim ?

Boa semana !

Rogério
Cara, a unica coisa que pode ocasionar esse machucadinho ou seria mais um desgaste?

Se for desgaste vai acabar dando uma roncadinhaa...
Se for machucado em algum dente... o maximo que pode acontecer é também acabar roncando por causa do machucado..

No mais, acho que não há futuros problemas por causa do "machucado"

me corrijam se estiver errado.

Abrass

Vinícius.

leobnaval
16/03/2011, 23:42
Qualquer marca nos dentes, pode ser de desgastes ou esforços em excesso, chance de vir a ocorrer uma trinca e depois uma quebra fica bem maior.
Procure por uma que não tenha desgastes aparente e nem marcas possíveis amassamantos (de pequenos cavacos) "machucadinhos".

[]s

gaiolarodan
17/03/2011, 08:47
Bom amigos do forum !

Esse machucado que tem na coroa e pinhao, é uma pequena lasca, a impressao que tive e que deve ter quebrado algum rolamento e a esfera ou agulha ( rolamento de rolete que vai em outras partes do cambio ) entrou no meio e fez o favor de quebrar um pedaço.
Desgaste tem um pouco sim, mas é muito dificil encontrar essas peças antigas em boas condiçoes.....

Sera que essa relação 8x35 vai ficar boa ? a que eu estava usando antes era 8x33, pelo que pesquisei no forum , a 8x35 pertence ao fusca 1300 é uma relação mais curta, e a 8x33 pertence a brasilia 1600 e é uma relação mais longa.

Boa semana a todos !

Rogério

bajeiro do sul
17/03/2011, 10:42
Bajeiro tudo beleza ?

Boa semana !

Rogério

Oi Rogério
pelo machucadinho nos dentes não deve ter problema, este que vc quer usar é um pouquinho mais longo que o 7:36 , tem que ver o seu tamanho de pneus, e a potencia do motor, mas a principio não teria problema, manda ver. Tenho no meu baja o 7:36 da kombi que se acha facil em ferros velhos, mas tem de fazer uma adaptação para por na caixa do fusca, mas coisa simples para um bom torneiro

abraço

VictorCarrijo
17/03/2011, 12:17
Dêem uma olhada nessa solda aí...
Esse diferencial é do opala!!!

Belezinha... nem precisou das planetárias!!!!

Obs.: Fotos da internet.

leobnaval
17/03/2011, 16:20
Oi Rogério
pelo machucadinho nos dentes não deve ter problema, este que vc quer usar é um pouquinho mais longo que o 7:36 , tem que ver o seu tamanho de pneus, e a potencia do motor, mas a principio não teria problema, manda ver. Tenho no meu baja o 7:36 da kombi que se acha facil em ferros velhos, mas tem de fazer uma adaptação para por na caixa do fusca, mas coisa simples para um bom torneiro

abraço

Bajeiro sabe o que realmente tem que ser feito estava querendo colocar a realção da kombi no meu câmbio de brasilia?
Altera furação da coroa?, a troca do pinhão é plug and play? tem que usinar a coroa ou o pinhão, se tiver em que local deles?

[]s

bajeiro do sul
18/03/2011, 13:52
Bajeiro sabe o que realmente tem que ser feito estava querendo colocar a realção da kombi no meu câmbio de brasilia?
Altera furação da coroa?, a troca do pinhão é plug and play? tem que usinar a coroa ou o pinhão, se tiver em que local deles?

[]s

para mudar coroa e pinhão e adaptar a 7:36 (kombi) na caixa do fusca muda apenas a furação, coisa simples.Vc vai ver como vai mudar seu veiculo, mais forte, e atinge o giro mais rápido ,se vai investir, coloca logo esta. para trilhas é muito bom. nomeu caso tenho a caixa da variant II que não precisa adaptar nada.
abraço

leobnaval
18/03/2011, 15:39
Então eu estava querendo mesmo é por o câmbio todo da kombi, mas meu câmbio esta aperentemente revisado e bom, por outro lado eu quero usar homocinéticas e relação de dif. da kombi. acho que vou usar o meu original e assim que achar um bom e barato câmbio de kombi eu troco.

[]s

gaiolarodan
18/03/2011, 16:07
para mudar coroa e pinhão e adaptar a 7:36 (kombi) na caixa do fusca muda apenas a furação, coisa simples.Vc vai ver como vai mudar seu veiculo, mais forte, e atinge o giro mais rápido ,se vai investir, coloca logo esta. para trilhas é muito bom. nomeu caso tenho a caixa da variant II que não precisa adaptar nada.
abraço

Bajeiro para que eu possa colocar a coroa e pinhao da kombi ( 7x36 ) preciso refurar a coroa ? e o pinhão tenho que adaptar alguma coisa ? ou é só desmanchar o pacote de engrenagens e colocar o outro pinhão ?
Estou usando pneus 225 x 70 x 15 e motor ap 1.8
Fazendo esta adaptação ficarei com o cambio mais curto ?

Até mais !

Rogério

mali9ski
18/03/2011, 16:17
Bajeiro para que eu possa colocar a coroa e pinhao da kombi ( 7x36 ) preciso refurar a coroa ? e o pinhão tenho que adaptar alguma coisa ? ou é só desmanchar o pacote de engrenagens e colocar o outro pinhão ?

Até mais !

Rogério

amigo a nunca fiz esta adptação mas acredito que na coroa voce não mexe deve apenas refurar a caixa satelite

o pinão é so trocar pois os cambios vw a ar são iguias;-)

este e super deduzido ele da 5,142 contra 4,375 do 8x35 e 4,125 do 8x33

so um obsevação o 7x36 o pinhão é mais fragil e se chega o pé ele quebra tenho dois amigos meus gaioleiros que tinham esta relação nas susp IRS e estão usando caixa satelite do gol bx e relação 8x35 por ficarem na mão nas trilhas :pensativo:

gaiolarodan
18/03/2011, 16:28
amigo a nunca fiz esta adptação mas acredito que na coroa voce não mexe deve apenas refurar a caixa satelite

o pinão é so trocar pois os cambios vw a ar são iguias;-)

este e super deduzido ele da 5,142 contra 4,375 do 8x35 e 4,125 do 8x33

so um obsevação o 7x36 o pinhão é mais fragil e se chega o pé ele quebra tenho dois amigos meus gaioleiros que tinham esta relação nas susp IRS e estão usando caixa satelite do gol bx e relação 8x35 por ficarem na mão nas trilhas :pensativo:

Cara, vou fazer a adaptação das porcas na caixa satelite, se as planetarias ficarem justas sera que diminue o risco delas quebrarem ?
Observei que no sistema de travas fica uma folga e no sistema de porcas vou conseguir montar sem folga.

O que voce acha ?

Até mais

Rogério

leobnaval
18/03/2011, 16:28
Os pinhões da relação 8x33 e 8x35 são iguais?

Porque daí eu poderia trocar só a coroa, visto que a minha é 33 a relação mais longa.

[]s

mali9ski
18/03/2011, 16:34

Porque daí eu poderia trocar só a coroa, visto que a minha é 33 a relação mais longa.

[]s

não leo acredito que são diferentes e mesmo que fossem tem que ser casal se não quebra e faz um barrulão :-)

mali9ski
18/03/2011, 16:40
Cara, vou fazer a adaptação das porcas na caixa satelite, se as planetarias ficarem justas sera que diminue o risco delas quebrarem ?
Observei que no sistema de travas fica uma folga e no sistema de porcas vou conseguir montar sem folga.

O que voce acha ?

Até mais

Rogério

amigo diminui os ricos ,mas mesmo com tudo justinho eu parti as minhas no meio

as planetarias são frageis mesmo uma solução é por 4 planetarias ou solda tudo :putz:

leobnaval
18/03/2011, 16:41
É tem que ser casal mesmo porque se não um compromete o outro.

gaiolarodan
18/03/2011, 19:08

[]s

Tenho os dois jogos 8x33 e 8x35 muda o tamanho dos dentes. Tambem achava que daria certo.

O cambio do fusca 1200 é bom pra isso ?

Até mais

Rogério

Costella
18/03/2011, 20:00
Olá, 8x33 e 8x35 são diferentes, não da certo com o mesmo pinhão, ja tentei fazer isso, vc vai ter que trocar a coroa e o pinhão tmb.

Costella
18/03/2011, 20:02
Alguem por um acaso não tem uma coroa do gol BX 33 dentes? Preciso comprar uma e não consigo achar

bajeiro do sul
19/03/2011, 06:12
Tenho os dois jogos 8x33 e 8x35 muda o tamanho dos dentes. Tambem achava que daria certo.

O cambio do fusca 1200 é bom pra isso ?

Até mais

Rogério

O cambio do fusca 1200 é mais custo que existe, além de ser mais robusto que o da kombi. o problema é que é muito dificel de achar e uma vez encontrado os caras pedem muito

abraço

bajeiro do sul
19/03/2011, 06:17
[QUOTE=gaiolarodan;1399964]

Até mais !

Rogério

deve apenas refurar a coroa, no pinhão não precisa fazer nada. o cambio vai ficar bem mais curto, com mais força e o giro levantando mais rapido. quanto a quebrar , sim, realmente é um pouco mais fragil que o de fusca comum, mas nada que comprometa o sistema, as planetarias tenho 100% soldadas e nunca quebrou nada em 4 anos. tenho motor ap 1.8 e pneus 155 x 75 x 15

abraços

leobnaval
19/03/2011, 13:02
tenho motor ap 1.8 e pneus 155 x 75 x 15

Seriam pneus 255/75 R15.:concordo:

bajeiro do sul
19/03/2011, 14:42
Seriam pneus 255/75 R15.:concordo:

Desculpe, claro , 255 x 75 x 15, valeu Leo

genhero
19/03/2011, 22:37
olá amigos,
estou acompanhando a discussão sobre sistemas de bloqueios, na minha gaiola eu vou montar esse sistema com mais duas satelites mas não como bloqueio... vou dexar as engrenagens livres para atuar apenas como reforço já que só as duas originais é mto frágeis. bloqueio só se for por acionamento como o Leo comentou, esses outros não instalo por nada...

bajeiro do sul
19/03/2011, 23:49
olá amigos,
estou acompanhando a discussão sobre sistemas de bloqueios, na minha gaiola eu vou montar esse sistema com mais duas satelites mas não como bloqueio... vou dexar as engrenagens livres para atuar apenas como reforço já que só as duas originais é mto frágeis. bloqueio só se for por acionamento como o Leo comentou, esses outros não instalo por nada...

por isto que eu gosto do forum 4x4, as pessoas tem opnião diferente a respeito de determinado tema , mas de repente em outro tópico podem ter opniões iguais, ou até mudar de idéia conforme forem os relatos dos amigos, realmente se discuti e ao mesmo tempo se respeita e avalia a opinião dos outros. Como neste caso do genheiro que diz que não gosta de bloqueio soldado, de repente para a gaiola dele, para o jeito que ele pilota o bloqueio soldado não é legal. Para mim , é muito bom, adorei, possui limitações e dificuldades ao dirigir mas , ainda sim não troco por nada, fica resistente e ne barro é incomparavel. Teve um colega aqui do forum que eu aconselhei a colocar na gaiola dele, mesmo que os mecanicos que ele conhecia desaconselhassem. ele colocou e adorou, quem sabe para outro poderia não dar a mesma satisfação. É isso ai, vamos discutir e ver o que fica melhor para cada um

valeu amigos

Bajeiro

Edner Zirbes
20/03/2011, 18:40
por isto que eu gosto do forum 4x4, as pessoas tem opnião diferente a respeito de determinado tema , mas de repente em outro tópico podem ter opniões iguais, ou até mudar de idéia conforme forem os relatos dos amigos, realmente se discuti e ao mesmo tempo se respeita e avalia a opinião dos outros. Como neste caso do genheiro que diz que não gosta de bloqueio soldado, de repente para a gaiola dele, para o jeito que ele pilota o bloqueio soldado não é legal. Para mim , é muito bom, adorei, possui limitações e dificuldades ao dirigir mas , ainda sim não troco por nada, fica resistente e ne barro é incomparavel. Teve um colega aqui do forum que eu aconselhei a colocar na gaiola dele, mesmo que os mecanicos que ele conhecia desaconselhassem. ele colocou e adorou, quem sabe para outro poderia não dar a mesma satisfação. É isso ai, vamos discutir e ver o que fica melhor para cada um

valeu amigos

Bajeiro
Buenas Eduardo!

Esse sô eu,rs,rs,rs Realmente os meus amigos mecânicos desaconselhavam completamente o bloqueio 100% (soldado), e quando tu me disse todos os prós e decidi soldar, antes mesmo de fazer a minha, o nosso mecânico aqui já tinha soldado a gaiola dele e aprovado totalmente.
Agora eu posso aconselhar, é bloqueio 100% neles, muda da água pro vinho!

Um quebra costela!

gaiolarodan
21/03/2011, 10:55
Bom dia amigos do forum !

Neste final de semana fui na oficina de torno e encomendei as porcas para caixa satelite .

O cambio do fusca 1.200 guenta o pau ?

Se colocar o cambio do fusca 1.200 precisa fazer alguma adaptação ? Na minha gaiola tem cambio de brasilia com coroa e pinhao do fusca 1.300 ( 8x35 )

Boa semana a todos !

Rogério

mali9ski
21/03/2011, 11:03
Bom dia amigos do forum !

Neste final de semana fui na oficina de torno e encomendei as porcas para caixa satelite .

O cambio do fusca 1.200 guenta o pau ?

Se colocar o cambio do fusca 1.200 precisa fazer alguma adaptação ? Na minha gaiola tem cambio de brasilia com coroa e pinhao do fusca 1.300 ( 8x35 )

Boa semana a todos !

Rogério

amigo os cambios vw são iguais se voce arrumar uma caixa dessas e apenas tera que mandar alguem gabaritar ela e trocar o pinhão

eu ainda acho esses cambios do 1200 um mito o que eu vejo nessas caixas e que os mais antigos tem as engrenagens com os dentes maiores e as mais novas os dentes miudos

eu acho que os vw's com rodas 5 furos ,1200 ou 1300 são com engrenagens com dentes grossos

e eu andei vendo a historia dos cambios vw's a ar desde os split e oval que nem eram cincronizados :shock: e o escalonamento era igual so mudava a 4ª que era uma pouco mais curta

só vou acreditar quando pegar um cambio desses na mão e contar as engrenagens e comparar com os outros :mrgreen:

gaiolarodan
21/03/2011, 17:06
Esses dias atras baixei em formato pdf um manual de manutenção e conservação linha volks antiga, se nao me engano tem especificações técnicas, esse manual foi feito em 1962 mais ou menos, voce ja tem desse manual ? Se voce quiser envio no seu e-mail, passa o seu e-mail que mandarei para voce analisar .

Boa semana !

Rogério

oliveiraideal
21/03/2011, 23:16
anexa o manual aqui.. serve de interesse a todos.. att Matheus Sá

mali9ski
22/03/2011, 09:25
Esses dias atras baixei em formato pdf um manual de manutenção e conservação linha volks antiga, se nao me engano tem especificações técnicas, esse manual foi feito em 1962 mais ou menos, voce ja tem desse manual ? Se voce quiser envio no seu e-mail, passa o seu e-mail que mandarei para voce analisar .

Boa semana !

Rogério

blz amigo me envia

mali9ski@hotmail.com

se eu achar o que eu estava vendo do um jeito de postar aqui no forum mas acho que terei que usar um site de hospedagem que ele era meio grande:mrgreen:

Andre.Conrad
05/04/2011, 19:50
O pessoal alguem teria mais imagens do bloqueio do Sinchro.
Se teria com as descrições das peças.
O máximo de informações possíveis seria muito bom.

salvatti
06/04/2011, 16:37
eu e meu sócio no fuca, mandamos fazer aquelas roscas para as travas e como forma de bloqueio...segundo o mecânico da pra regular o bloqueio conforme aperta as roscas da trava...de 60% à 100%...

mali9ski
06/04/2011, 17:51
eu e meu sócio no fuca, mandamos fazer aquelas roscas para as travas e como forma de bloqueio...segundo o mecânico da pra regular o bloqueio conforme aperta as roscas da trava...de 60% à 100%...

Amigo eu acho que te passaram o bico

essas porcas não bloqueiam so servem para não escapar a ponta de eixo.

não digo que não ajudem a frear as planetarias ms muito pouco

para bloquear tem que fazer mais 2 planetarias e mais duas porcas para ajustar

valew

salvatti
07/04/2011, 08:36
Amigo eu acho que te passaram o bico

essas porcas não bloqueiam so servem para não escapar a ponta de eixo.

não digo que não ajudem a frear as planetarias ms muito pouco

para bloquear tem que fazer mais 2 planetarias e mais duas porcas para ajustar

valew

obrigado pelo toque, mais funciona sim!

já foi feito em um outro fusca igual e funciono!

abço

leobnaval
07/04/2011, 13:07
Funciona por um tempo até começar as folgas...

salvatti
07/04/2011, 13:40
Funciona por um tempo até começar as folgas...

justamente por isso foram colocados akeles parafusos allen para prender a trava...não ficar só naquela rosca interna.

accmorales
18/04/2011, 11:37
O blocante que se refere é o feito p/Thiago flores de Erechim_RS?

VictorCarrijo
18/04/2011, 13:18
O blocante que se refere é o feito p/Thiago flores de Erechim_RS?

Tudo bom???
Amigo, não sei... Esse blocante está nesse mesmo tópico? Pq eu não encontrei esse Thiago.
Mesmo assim... O blocante que fiz é o de porcas, mas sem solda nas porcas!!!

Abrasss...

Denilson Maçaneiro
05/05/2011, 08:12
Fala galera acho acho que eu encontrei oq o Rafael Valin tava procuando mas num vendo por nada.
Rafa Lembra aquela garapeira que eu comprei?
Mandei ela lá na TornoCar pra fazer uma revisão.
Ontem liguei pra lá pra ver como estava.
O Sr. Me atendeu e disse que minha caixa é algo surpreendente, algo que ele nunca tinha visto.
Ela possui um sistema de bloqueio do diferencial que pode ser acionado externamente.
Então fui a noite na oficina pra ver, o Sr. Paulo disse que já trabalha a 20 e poucos anos com câmbios e num tinha visto um igual a este. Segundo ele eu achei uma mosca branca de olhos azuis, cabelos loirinhos e encaracolados. Kkkkk
Putz tive sorte comprei a caixa com a redução nas rodas e os cubos toda completa por 400 pila se o tiozinho do ferro velho soubesse tinha metido a faca.

Tb fiquei muito surpreso com “HONESTIDADE” DO Sr. Paulo e todos da oficina (gravem o nome TORNOCAR – Blumenau SC). Qualquer pessoa mal intencionada teria retirado o meu diferencial com bloqueio (pra vender) e teria colocado outro qualquer no lugar.

Agora tenho que bolar algo pra acionar o bloqueio, penso em usar uma solenóide. Mas primeiro vou trocar e montar tudo no lugar depois penso nisso.

Seguem umas fotos.

Valeu galera, Rafael até quinta lá na sede!!!!

290317290318290319290320290321

Denilson Maçaneiro
05/05/2011, 12:53
É o mesmo deste esquema....
E com redução nas rodas....290353

Denilson Maçaneiro
05/05/2011, 13:13

Fernando quer dizer que se eu fizer uma curva com esses sistema e bloqueado ele já quebra?
Esse sistema é tão sensivel assim???

BrunoHolz
05/05/2011, 14:10
Essa é a famosa caixa da kombi com bloqueio será?? pode tbm nao ser essa cx denilson..

Abs..

leobnaval
05/05/2011, 16:36
Fernando quer dizer que se eu fizer uma curva com esses sistema e bloqueado ele já quebra?
Esse sistema é tão sensivel assim???

Denilson este sistema é realmente raro, quanto a sensibilidade dele eu desconheço até porque nunca se vê esta peças por aí, mas utilize o bloqueio somente na terra, areia, lama, etc. (piso que tem atrito muito menor que o asfalto seco ou molhado)

Jamais utilize o sistema blocado no asfalto, pois poderá quebrar sim na primeira curva...

[]s

Denilson Maçaneiro
06/05/2011, 07:20
Alguem mais tem informações deste sistema?
Eu procuro estes desenhos explodidos desse diferencial travante se alguem tiver post ai.
Gostaria de saber como é o acionamento fora da caixa, deve ter aulgum suporte ou alavanca, gostaria de ver como é pra poder desenvolver algo.

Quem puder me ajude ai.

Obrigado.

Olha o que diz a placa que ia no painel da290525 Kombi.

mali9ski
06/05/2011, 15:02
eu um ferro velho em curitiba eu achei uma caixa destas, até que o cara não estava querendo tão caro estávamos quase negociando, mas como eu decidi mudar a mecânica da minha gaiola eu abandonei, mas como a gaiola é bem leve não deve quebrar muito fácil

posta umas fotos do cambio pra gente dar uma olhada, que sabe sai uma ideia

valew

Denilson Maçaneiro
06/05/2011, 15:38
A caixa e igual a uma caixa normal de fuca, so que ela tem dois pinos na lateral, oq tem de diferente e o diferencial, vou tirar umas fotos da caixa e posto ai, do diferencial so tenho essas fotos que tirei qundo estava aberta na oficina.
Falow

maxdelta
06/05/2011, 16:14
Alguem mais tem informações deste sistema?
Eu procuro estes desenhos explodidos desse diferencial travante se alguem tiver post ai.
Gostaria de saber como é o acionamento fora da caixa, deve ter aulgum suporte ou alavanca, gostaria de ver como é pra poder desenvolver algo.

Quem puder me ajude ai.

Obrigado.

Olha o que diz a placa que ia no painel da290525 Kombi.
Este sistema não é frágil não é bem resistente, como todo o resto da caixa da kombi, o problema é q o o pessoal usava, e esquecia de desligar! E no caso da kombi como veículo de carga, ele tem q ser confiável e robusto, por isso tiraram de linha, é gente imbecil e vendedor q não informa o ou não tem de fazer, afinal quantas pessoas lêem o manual do carro quando se compra zero!

Tenta dá pau com o sistema manual de blocantes do mercado pra vê se não quebra rápido! Dependendo do uso!

Tem um kra aqui q tem o sistema funcionando na kombi dele, já ofereci a caixa nova da kombi, na troca, mas ele não quis, vou esperar a kombi dele cair na oficina pra vê como é o bloqueio e mandar pra um amigo copiar! Vou procurar pra vê se eu tenho o esquema explodido dessa caixa satélite!

Mas o ideal é se achassemos pronta pra comprar!

[]s

Dossa
06/05/2011, 20:22
Muito bacana este sistema...... sou torneiro mecanico e ja quebrei muito a cabeça pensando em fazer algo parecido gostaria muito de pegar um destes na mao pra temta engenbra algo parecido.. ejhajeja

numa desta se eu puder ajudar certamente eu darei ums pitaco aew..

Abraço...

FUKETEIRO
06/05/2011, 23:08
Galera... Meu "bloqueio com porcas" (auto-blocante) "quebrou" e fudeu todo meu diferencial com coroa, pinhão e tudo mais.

Fatos:
Quando fiz o blocante com porcas, eu não apertei muito, então blocava menos que 80%... Depois abri a caixa e apertei bastante, funcionou perfeito, nas curvas livre e no barro rodas tocando juntinhas, até que no final da mesma trilha parou de funcionar.
Pensei que as planetárias sobressalentes estavam comendo a porca e com isso afrouxava e o bloqueio parava de funcionar, comprei até as arruelas do Opala pra ver se solucionava.
Até que quebrei em uma competição de Gaiola-Cross aqui na minha cidade.

Diagnostico:
A peça que mandamos fazer no torno, que serve de eixo para as duas planetárias sobressalentes cedeu e soltou uma planetária no meio do diferencial, e aí vc's imaginam o aranzé que virou, né?!?!?

Conclusão:
Não eram as planetárias que estavam comendo as porcas, as porcas estavam inteiras, era o "eixo" que estava quebrando. Por isso se vc usa esse bloqueio ou vai usar, sempre que for regular ou apertar as porcas verifique o que está acontecendo (pq está desregulando) se é o eixo que esta cedendo ou as porcas que estão sendo comidas.:concordo:
Eu faria esse bloqueio de novo mas como já fazia parte do meu plano, se isso acontecesse, eu vou blocar 100% na solda.
Agora, de maneira alguma sou contra o auto-blocante com porcas, pois que ele funciona muito bem, e a peça que quebrou, quebrou pq não foi bem feita. Eu tinha visto isso desde o primeiro dia, paredes finas e modelo fraco, mas dei continuidade por inexperiência. Quem quer experimentar vai fundo que eu garanto, só faça um eixo bem resistente, e já quem prefere uma coisa mais inovadora procure nesse mesmo tópico que um colega aqui tem um modelo super-bacana com molas para o Niva dele e a funcionalidade é a mesma, só que pra fazer um desse, meu pexe, tem pesquisar direitinho e quebrar a cabeça. Um dia farei um desses, ou pra mim ou pra algum amigo, mas como planejado agora quero experimentar o 100%.

Abração a todos e Boas Trilhas!!!

Att.
Victor Assunção Moreira.
Olá, pra não comer as satélites ou as porcas é preciso colocar entre elas uma mola interna de válvula de fiat, ela que vai dar a pressão na satélite...hehe

Denilson Maçaneiro
08/05/2011, 21:04
Este sistema não é frágil não é bem resistente, como todo o resto da caixa da kombi, o problema é q o o pessoal usava, e esquecia de desligar! E no caso da kombi como veículo de carga, ele tem q ser confiável e robusto, por isso tiraram de linha, é gente imbecil e vendedor q não informa o ou não tem de fazer, afinal quantas pessoas lêem o manual do carro quando se compra zero!

Tenta dá pau com o sistema manual de blocantes do mercado pra vê se não quebra rápido! Dependendo do uso!

Tem um kra aqui q tem o sistema funcionando na kombi dele, já ofereci a caixa nova da kombi, na troca, mas ele não quis, vou esperar a kombi dele cair na oficina pra vê como é o bloqueio e mandar pra um amigo copiar! Vou procurar pra vê se eu tenho o esquema explodido dessa caixa satélite!

Mas o ideal é se achassemos pronta pra comprar!

[]s

Cara se vc achar esse desenho coloca ai pra gente....
Valeu.

Denilson Maçaneiro
09/05/2011, 12:46
Vou procurar pra vê se eu tenho o esquema explodido dessa caixa satélite!

[]s

Principalmente se vc tiver uma imagem do acionamento que fica do lado de fora da caixa, pq terei que fazer algo semelhante.

Valeu, abraço.

autodemolidora
18/05/2011, 22:01
Boa noite.
Alguem ai ja abriu, ou conhece o sistema de bloqueio da Fiat Locker?
É forte?
Tenho uma caixa dessas, vale apena abri pra estuda ele?

Flávio Cadore
19/05/2011, 00:21
YouTube - ‪Elocker‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=CO7FYLSTc5I&feature=related)

autodemolidora
29/05/2011, 23:53
Desmontei o troço, mas acho q é fraquinho.
Não me passo fé.
Faze mais um estudo nele, mas sei não...

bruno dakar
30/05/2011, 17:52
e ai mec blz
por que vc nao coloka o bloqueio da kaiser , que vai atender suas expectativas de um bloqueio 100% na terra e um diferencial original no asfalto , e eles tem o bloqueio para kombi , sem nada de adaptação .

Edner Zirbes
30/05/2011, 20:46
e ai mec blz
por que vc nao coloka o bloqueio da kaiser , que vai atender suas expectativas de um bloqueio 100% na terra e um diferencial original no asfalto , e eles tem o bloqueio para kombi , sem nada de adaptação .

Buenas Bruno!

O único problema desse esquema da Kaiser é o preço, se não me engano (já perguntei algum tempo atrás) é algo em torno de R$ 2.900,00. Eu achei meio caro pra minha gaiola, mas deve ser muito boa. Eu digo que o bloqueio 100% soldado é muito bom, recomendo.

Um quebra costela!

mali9ski
31/05/2011, 10:25
Buenas Bruno!

O único problema desse esquema da Kaiser é o preço, se não me engano (já perguntei algum tempo atrás) é algo em torno de R$ 2.900,00. Eu achei meio caro pra minha gaiola, mas deve ser muito boa. Eu digo que o bloqueio 100% soldado é muito bom, recomendo.

Um quebra costela!

Eu já vi esses da kaiser funcionando, é uma estraladeira e parece que não é você quem manda no veiculo quendo menos espera bloqueia e vai sozinho

Edner Zirbes
31/05/2011, 12:13
Eu já vi esses da kaiser funcionando, é uma estraladeira e parece que não é você quem manda no veiculo quendo menos espera bloqueia e vai sozinho

Buenas Mali9ski!

Pois é essa questão de nãos saber quando bloqueia, desbloqueia, o quanto tá bloqueando que não me agrada num sistema tão caro. Acho que a idéia do Mec Art é boa hein, pode escolher quando se quer o bloqueio... Aí Mec Art, tinha que fazer um vídeo mostrando o acionamento do bloqueio de dentro da gaiola mesmo pra se ter uma idéia melhor.

Mas eu ainda recomendo o bloqueio 100% soldado, pra trilha é o melhor!

Um quebra costela!

leobnaval
31/05/2011, 19:14

Nada a ver Mali, este bloqueio sempre está 100% bloqueado, porém ele permite que a roda ext. da curva gire numa rota maior que a int. como uma catraca de bike, que está sempre atracada, mas quanto você para de pedalar a roda continua girando e faz o barulho caracteristico, exatamente como neste bloqueio que dá os estalos igual a catraca da bike.

[]s

Glenio Ferraz
06/06/2011, 21:05

Victor no meu jeep eu tinha o da f-1000 mas ele era deficiente alguma coisa tinha que fazer, ai bati a cabeça e alguns neuroneos a + voltarão a funcionar o que eu fiz, nele a 4 molas tirei elas fora cortei duas ao meio e coloquei um parafuso 3oitavo roca fina com porca auto-travante ao contrario fiz o acabamento no parafuso e dei pressão abrindo a porca e dando pressão nesta metade da mola ficou show, so pra ter uma ideia em uma trilha quebrei o cardan tras e uma roda livre e fiz 60km em uma roda so resultado dessa proesa meu braço esquerdo ficou mais grosso de tanta força que fiz he he

mali9ski
07/06/2011, 10:15
Victor no meu jeep eu tinha o da f-1000 mas ele era deficiente alguma coisa tinha que fazer, ai bati a cabeça e alguns neuroneos a + voltarão a funcionar o que eu fiz, nele a 4 molas tirei elas fora cortei duas ao meio e coloquei um parafuso 3oitavo roca fina com porca auto-travante ao contrario fiz o acabamento no parafuso e dei pressão abrindo a porca e dando pressão nesta metade da mola ficou show, so pra ter uma ideia em uma trilha quebrei o cardan tras e uma roda livre e fiz 60km em uma roda so resultado dessa proesa meu braço esquerdo ficou mais grosso de tanta força que fiz he he

Bom dia amigo eu tenho um destes para a minha gaiola mas eu calcei as molas e ficou com muita pressão eu ainda não testei mas se eu perceber que não está a contento vou experimentar este seu esquema

valew

viniferretto
07/06/2011, 17:55
Olá pessoal, percebi que como eu muitos tem enfrentado problemas com blocantes em geral, pois o de porca soldada ou presa de qualquer forma é insatisfatório, pois mesmo dando bastante torque na mesma para calçar a planetária e bloquear mais logo para de funcionar. E principalmente o que ocorreu comigo pode quebrar e aí já viu, quebra tudo, até coroa e pinhão. Então optei pelo sistema que uso hoje, onde ao invés de porca usa-se uma mola de cabeçote cortada ao meio, e uma capa que envolve todo o sitema, prendendo a mola e impedindo que numa possível quebra as partes internas danifiquem a coroa e o pinhão. Mas tenho que ressaltar uma coisa, ainda deixa a desejar, onde muitas vezes me deparo com uma roda sem tração, principalmente no momento que mais precisaria dela patinando, hehe.
Fiquei muito interessado no sistema do Mec Art, pois esse é o máximo em bloqueio, com acionamento remoto, e principalmente o custo está sendo um pouco acessível a nós, comparado com os concorrentes.
Gostaria de saber se o sistema esse tem uma boa resistência, pois no que uso com um par de planetárias a mais aumenta-se a resistencia do conjunto. E seu acionamento, tem que ser por pistão pneumático?
Valeu

VictorCarrijo
06/07/2011, 13:40
Olá pessoal, percebi que como eu muitos tem enfrentado problemas com blocantes em geral, pois o de porca soldada ou presa de qualquer forma é insatisfatório, pois mesmo dando bastante torque na mesma para calçar a planetária e bloquear mais logo para de funcionar. E principalmente o que ocorreu comigo pode quebrar e aí já viu, quebra tudo, até coroa e pinhão. Então optei pelo sistema que uso hoje, onde ao invés de porca usa-se uma mola de cabeçote cortada ao meio, e uma capa que envolve todo o sitema, prendendo a mola e impedindo que numa possível quebra as partes internas danifiquem a coroa e o pinhão. Mas tenho que ressaltar uma coisa, ainda deixa a desejar, onde muitas vezes me deparo com uma roda sem tração, principalmente no momento que mais precisaria dela patinando, hehe.
Fiquei muito interessado no sistema do Mec Art, pois esse é o máximo em bloqueio, com acionamento remoto, e principalmente o custo está sendo um pouco acessível a nós, comparado com os concorrentes.
Gostaria de saber se o sistema esse tem uma boa resistência, pois no que uso com um par de planetárias a mais aumenta-se a resistencia do conjunto. E seu acionamento, tem que ser por pistão pneumático?
Valeu

HAHA... ACONTECEU O MESMO COMIGO!!!
LAMENTÁVEL...

CREIO QUE ESSE SISTEMA DE BLOQUEIO LIGA/DESLIGA JÁ TÁ PASSANDO DA HORA DE NÓS BOLARMOS UM AQUI NO FORÚM...
POIS CREIO COMO GAIOLEIRO, QUE MUITOS AQUI GOSTARIAM DE FAZER O SEU PRÓPRIO BLOQUEIO E AJUDAR OS AMIGOS DA REGIÃO A FAZEREM OS DELES. E É CLARO QUE TEM AQUELES QUE PREFEREM COMPRAR!!!!!
POIS É GALERA... VAMOS JUNTAR UM POUQUINHO DE INFORMAÇÃO E IMAGINAÇÃO QUE CADA UM TEM E VAMOS INVENTAR UM!!!
CONTO COM VOCÊS...

Att. Victor Assunção

VictorCarrijo
06/07/2011, 14:06
Para dar início quero dar uma sugestão hipotética:

A idéia é baseada naquelas satélites sobressalentes, então o que travaríamos (com um sistema mecânico ou pneumático) seriam essas satélites, que por sua vez travaria todo o sistema do diferencial dando tração de 100% nas duas rodas.
Agora... só falta saber qual seria o sistema q serviria, pois nunca ví um pneumático nem um mecânico. Se alguém tem alguma informação sobre o assunto... sua ajuda é muito bem-vinda.

Glenio Ferraz
08/07/2011, 00:02
Bom pessoal bloqueio é sempre motivo para pesquisa e e todo bom jipeiro e gaioleiro que coisa barata e facil de fazer. pensando e pensando este foi o jeito mais facil e pratico que consegui desenvolver qualquer um monta. tem outro modelos deste tipo tentei fazer um jeito pratico QUE ACHARAM

Bom usei 3 pinos original fiz mais 1 furo na carcaça satelite para o outro pino elastico, no primeiro que fiz errei o corte dos pinos no segundo deixei o diametro do pino seugue as fotos

rparisot
08/07/2011, 09:13
Glenio,

Poderia dar mais detalhes de como fez o seu bloqueio ? O mesmo tem funcionado bem ?
Abraços !

VictorCarrijo
08/07/2011, 11:35
Esse é o bloqueio com porcas...
Estou sugerindo fazermos um bloqueio liga/desliga!!!
Gostaria que o pessoal do forum ajudasse com mais idéias...

Abração a todos...

mali9ski
08/07/2011, 13:14
Nada a ver Mali, este bloqueio sempre está 100% bloqueado, porém ele permite que a roda ext. da curva gire numa rota maior que a int. como uma catraca de bike, que está sempre atracada, mas quanto você para de pedalar a roda continua girando e faz o barulho caracteristico, exatamente como neste bloqueio que dá os estalos igual a catraca da bike.

[]s

Bem leo, eu nunca pilotei com este bloqueio, mas quem me falou foi um bajeiro de uma cidade vizinha, que comprou e disse que tinha que ficar esperto quando estralava, que travava e não dava direção, e um amigo que tem uma defender, disse a mesma coisa........

talvez no barro patinando ele não compense tão bem as curvas....

fc racing
10/07/2011, 09:19
Victor estou contigo
sou mecãnico entendo um pouco de caixas de cambio e tenhu algumas peças de caixa heheheehe (pq será??)
bom mas achu q vc está certo devemos juntar idéias e fazer nossos proprios bloqueios artezanais pq na minha opinião se quero coisa pronta compro um jeep, e não faço uma gaiola com toda dedicação
bom tenho muita força de vontade pra faze um bloqueio on off mas ainda não tive nenhuma luz, mas achu que com a ajuda de todos vai da certo..

autodemolidora
10/07/2011, 11:37
Bom dia, desmontei um bloqueio Locker da Fiat, aparentemente parece ser fortinho, minha ideia seria acopla a coroa da caixa VW no porquinho dele e tenta ajusta nas tampas laterais, mas fica muito fora de centro. Mas a questao eh a seguinte, uma das engrenagens tem uma dentadura atraz e um anel trava nessa dentadura. Sistema bem simples e eficiente.
Falando de caixa, se alguem tem acompanhado meu topico, eu tava com um problema de quebra das tulipas, resolvi mexendo na altura dos facoes, um lado tava com muita pressão, ontem no teste das tulipas consegui moe ca 1°. Resolve uma ponta vai a otra...

Costella
10/07/2011, 12:35
Tavamos comentando aqui com a paizada nesse assunto de bloqueio, usamos o bloquei tipo cruz mas ele afroxa, entao um deles falou do sistema de bloqueio de caminhões, é o seguinte: as pontas de eixo tem uma continuação para o centro da caixa satelite, ode essa continuação é frezada, então quando aciona o bloqueio uma luva acopla as duas pontas de eixo emendandoas, assim que desacionar o bloqueio essa luva retrais sepando as pontas, é um sistema bem simples mas não conseguimos uma maneira de fazer isso para a caixa do fusca sem homocinetica.

Flávio Cadore
10/07/2011, 18:51
Vou contribuir para o tópico: fiz um esboço do que seria um bloqueio que trava as satélites ou dependendo do dimensional poderia travar as planetárias. Funciona da seguinte forma: quando desliza a luva externa, esta aciona os pinos que travam as satélites.
Caso o dimensional real da peça não ajude pode-se fabricar o "porquinho" novo. Este sistema é acionado por alavanca mas pode ser usado um solenóide industrial para deslocar a luva.
OBS: as satélites deverão ser furadas por eletro-erosão ( infelizmente) por serem temperadas.

leobnaval
10/07/2011, 19:09
OBS: as satélites deverão ser furadas por eletro-erosão ( infelizmente) por serem temperadas.
Ou broca de metal duro.

[]s

fc racing
10/07/2011, 19:41
Flavio explica melhor como funciona este bloqueio

Flávio Cadore
10/07/2011, 20:30
O esquema do bloqueio é travar as engrenagens ( qualquer uma delas)...então a satélite deve ser furada conforme a foto e deve ser feito um furo para alojar o pino que vai travar a satélite, no "porquinho". Com o deslocamento da luva externa vai empurrar o pino para dentro e travar a satélite com o "porquinho".
Por ter a parede meio fina no local, talvez seria melhor fazer travar a planetária com os outros furos ou ainda fazer o corpo novo e fazer travar a planetária pelo outro lado da coroa.

vandoartur
10/07/2011, 22:15
boa noite amigos, voces ja tinhao visto aquele sistema que da pressao nas planetarias.301480
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

VictorCarrijo
11/07/2011, 12:12
Valeu fc racing... Fico feliz em saber que tem companheiros aqui. Gaioleiros de sangue, que interessam apenas em evoluir nossa modalidade esportiva!!!

Flavio...
Acho que na sua idéia seria melhor travar as satélites, pois não sei quanto fica, mas fabricar outra caixa tornaria inviável nossa idéia, não??? Agora, se não é muito caro e for de boa qualidade, seria até melhor, não é mesmo???
Bem... Minha mente trabalha com as informações que vai recebendo. Não estou com um diferencial não minha mão agora, mas vou me permitir viajar na maionese (como dizem por aqui).
O autodemolidora falou de anel e dentes, o Costella falou do bloc. de caminhão e o amigo vandoartur aí, está nos falando desse bloqueio de pressão com mola. Contudo, oq me acometeu foi: Um bloc. ON/OFF que usa um ou dois anéis com alguns dentes, ficam no centro da caixa, que ao ser acionado são pressionados contra as planetárias, que por sua vez terá uns buraquinhos onde irão se encaixar os dentes, travando enfim o diferencial.
Acho que viajei d+, mas fala aí oq pensa.......

Desde já, parabenizo os amigos que estão se esforçando para criarmos esse bloqueio que é o nosso sonho. Se isso sair agora, seremos nós os precursores desse bloqueio, não do primeiro já inventado, mas do primeiro projeto livre para todos fabricarem o seu próprio bloqueio.

Franco Fileppo
11/07/2011, 20:14
Pois é tambem acho que as informaçoes deverias ser compartilhadas,por exemplo o pessoal do gaiolama tem um anuncio no site deles que diz ser um bloqueio on off (emv)mas eles nao disponibilizam o projeto pra ninguem! tava bom dagente fazer uma vaquinha pra desmontar um!

Costella
11/07/2011, 22:16
Pois é tambem acho que as informaçoes deverias ser compartilhadas,por exemplo o pessoal do gaiolama tem um anuncio no site deles que diz ser um bloqueio on off (emv)mas eles nao disponibilizam o projeto pra ninguem! tava bom dagente fazer uma vaquinha pra desmontar um!

Mas oq acontece tanto com esse bloqueio do gaiolama como com o bloqeuio do mecart é que eles só dão certo em caixa de kombi ou variant II, no meu caso uso uma caixa de fusca, como muitos aqui no site devem usar a mesma caixa, uma boa solução seria um bloqueio que service para os dois tipos de caixa.

Franco Fileppo
11/07/2011, 22:54
onde aki no forum encontro esse bloqueio mecart?
Grato!

Costella
12/07/2011, 08:46
onde aki no forum encontro esse bloqueio mecart?
Grato!

Procure no forum por mecart ele desenvolveu um bloqueio on/off e esta comercializando

VictorCarrijo
12/07/2011, 15:50
Mas oq acontece tanto com esse bloqueio do gaiolama como com o bloqeuio do mecart é que eles só dão certo em caixa de kombi ou variant II, no meu caso uso uma caixa de fusca, como muitos aqui no site devem usar a mesma caixa, uma boa solução seria um bloqueio que service para os dois tipos de caixa.

Mas o negócio é que muitos usam essa caixa, e ela é melhor, então a tendência é que ela seja usada cada vez mais.
Tirando isso, o problema talvez nem seja a caixa, pois depois que descobrirmos como é feito, fica fácil adaptá-lo para o seu cambio. Até pelo fato que sei, o seu diferencial é maior que o da kombi.

Costella
12/07/2011, 17:22
Mas o negócio é que muitos usam essa caixa, e ela é melhor, então a tendência é que ela seja usada cada vez mais.
Tirando isso, o problema talvez nem seja a caixa, pois depois que descobrirmos como é feito, fica fácil adaptá-lo para o seu cambio. Até pelo fato que sei, o seu diferencial é maior que o da kombi.

è que aqui na minha região até em cidades vizinhas, 98% das gaiolas usam o mesmo cambio que eu, é qui a dificuldade é axar uma IRS pra colocar homocinetica, então para não ficarmos fazendo muitas adaptações usamos essa caixa mesmo.

Franco Fileppo
12/07/2011, 20:15
Acho que nao dá porque a caixa com homocineticas tem as tulipas que nao variam de posiçao quando a suspensao mexe,já a de fusca tem o semieixo movel dentro da caixa ai complica o acionamento on off do bloqueio!
o kaiser por exemplo dá nessa caixa mas nao tem como desliga-lo nunca!

leobnaval
12/07/2011, 21:35
o kaiser por exemplo dá nessa caixa mas nao tem como desliga-lo nunca!
Não desliga porque não precisa, já expliquei o funcionamento desse diferencial diversas vezes, ele não desliga mas faz uns barulhos (uns estalos, normal devido ao tipo de construção do bloqueio).
Em curvas a roda externa consegue girar mais que a interna (ou mais que a rotação do conj. da caixa satélite), porém nenhuma roda consegue girar menos que o conj. caixa satélite.
Como numa roda tras. de bike, se você pedala mais do que a bike esta andando ela aumenta a rotação, e se você pará de pedalar a bike continua andando e o pedal fica parado e faz o tal baralho do sistema de catraca, assim como no bloqueio da Kaiser, entendeu?

[]s

Glenio Ferraz
12/07/2011, 23:25
Bom todos nos sabemos que para tornar on-off temos que travar uma satelite a mais facil é do lado do diff algum tipo de pino furar a satelite para encaixa-lo algumas ideias vão surgindo desmontei duas do santanna

fc racing
13/07/2011, 20:01
Boa Flavio..
Mas este seu bloqueio na teoria funciona mas será que na pratica não fica meio fraco???
Mas é um bom sistema. valew

Flávio Cadore
13/07/2011, 21:38
Boa Flavio..
Mas este seu bloqueio na teoria funciona mas será que na pratica não fica meio fraco???
Mas é um bom sistema. valew

É, reconheço que travando a satélite fica mais fraco por ela ser pequena, o ideal é travar a planetária e de preferência do lado da coroa ou fazer outro "porquinho" de aço e travar do outro lado. Vou fazer outros desenhos para ver como fica, vou ver se ainda tenho um diferencial lá em casa para tirar umas medidas...

fc racing
13/07/2011, 22:20
Muito bom Flavio
Obrigado pela colaboração de todos..
Agora vai....

Cezar candelaria
13/07/2011, 22:40
1200.00 dividido por 20 pessoas dá 60,00 pila pra cada um..vamo comprar um do Mec e depois passar por email..o Mec patenteou o bloqueio dele ( diz ele né )..só não podemos colocar aqui no forum rsrsrsrs...

rparisot
14/07/2011, 10:31
1200.00 dividido por 20 pessoas dá 60,00 pila pra cada um..vamo comprar um do Mec e depois passar por email..o Mec patenteou o bloqueio dele ( diz ele né )..só não podemos colocar aqui no forum rsrsrsrs...

Em que conta eu deposito o dinheiro ? rs

Abraços !

VictorCarrijo
14/07/2011, 12:42

Cezar... A idéia é boa, mas não acho isso certo. O Mec desenvolveu e decidiu vender, é direito dele. Eu não faria isso, ensinaria a galera como faz e quem não quisesse fazer, e preferisse comprar um, aí é claro cobraria pra fazer um pra ele. Mas meu projeto seria livre.
Pô... Sou gaioleiro, caramba!!! Rssssssss...

Mas é o seguinte, ele fez a vontade dele e além de tudo ele é nosso amigo aqui no forúm. Portanto, concorda comigo, isso seria sacanagem.
Abraços

VictorCarrijo
14/07/2011, 12:51
É, reconheço que travando a satélite fica mais fraco por ela ser pequena, o ideal é travar a planetária e de preferência do lado da coroa ou fazer outro "porquinho" de aço e travar do outro lado. Vou fazer outros desenhos para ver como fica, vou ver se ainda tenho um diferencial lá em casa para tirar umas medidas...

Flavio...
Eu deixei uma idéia pra vc na pagina 12 desse tópico. Dá uma lida lá e me fala o que vc acha.
Acredito que seja importante definirmos primeiro aonde e qual peça vamos travar, junto com isso, como vai ser travada. Depois, qual sistema de força (pressão) vamos usar, mecânico ou pneumático.
Talvez isso nos evite a jogar muita conversa fora, nos aproximando mais do nosso objetivo.

Abraços...

Franco Fileppo
14/07/2011, 19:42
se conseguir travar um dos semieixos,nocaso ligados a planetarias,entao se conseguir travar uma das planetarias ao porquinho,já estara bloqueada!pois o resto nao tera como mexer em relaçao a esta já travada!

Flávio Cadore
14/07/2011, 20:30
Flavio...
Eu deixei uma idéia pra vc na pagina 12 desse tópico. Dá uma lida lá e me fala o que vc acha.
Acredito que seja importante definirmos primeiro aonde e qual peça vamos travar, junto com isso, como vai ser travada. Depois, qual sistema de força (pressão) vamos usar, mecânico ou pneumático.
Talvez isso nos evite a jogar muita conversa fora, nos aproximando mais do nosso objetivo.

Abraços...

Victor, o que vc fala é parecido com este GIF animado?
Vendo este outro diferencial ( similar a um de AP) daria para travar a planetária usando pinos entre os dentes da engrenagem, furando o porquinho.

Flávio Cadore
16/07/2011, 14:50
Outra projeção do que seria o travamento da planetária mas pelo jeito não é a melhor opção porque faltará espaço para o deslocamento da luva. Acho que a melhor saída seria fazer um "porquinho" novo com os pinos de travamento na posição radial.

miguéh
16/07/2011, 20:19
Bajeiro tudo beleza ?

Boa semana !

Rogério

amigo eu usava relaçao 7x36 i achava boa mas um dia deixei correr pra tras na grama soquei 1ª i colei a embreagem adivinha? adeus coroa e pinhao, entao fui ao ferro velho e comprei essa 8x35 i ate hj num me incomodei e nao notei diferença de força nd desse tipo

Flávio Cadore
17/07/2011, 18:01
Mais uma projeção, agora para um diferencial de Fusca, peguei as medidas do "porquinho" da net e as outras eu atribuí...
O "porquinho" é novo e por ter as planetárias mais largas ficou melhor de adaptar...

Costella
17/07/2011, 23:57
Mais uma projeção, agora para um diferencial de Fusca, peguei as medidas do "porquinho" da net e as outras eu atribuí...
O "porquinho" é novo e por ter as planetárias mais largas ficou melhor de adaptar...

Cara quanto vc axa q custaria fazer um sistema desse, e oq viria a ser esse porquinho

Flávio Cadore
18/07/2011, 20:53
"Porquinho" é a peça onde vai presa a coroa.
Não faço idéia de quanto custaria isto. Talvez dê para inverter de lado a furação que trava a planetária, colocando ela perto da coroa e com isto não precisaria fazer outro porquinho, talvez dê mas para ter certeza precisaria saber as medidas reais.

genhero
18/07/2011, 22:11
olá amigos,
eu tenho dois porquinhos e to batendo cabeça para travar e destravar por alavanca as duas satelites que coloquei a mais com aquele eixo auxiliar com porcas mas ainda tenho duvidas se só travando as engrenagens vai aguentar o pau. Planejo bloquear com o porquinho parado. Travando no planetario como planejam seria mais eficiente, mas é bem mais complexo. ainda naum consegui nada de concreto.

Flávio Cadore
18/07/2011, 23:33
olá amigos,
eu tenho dois porquinhos e to batendo cabeça para travar e destravar por alavanca as duas satelites que coloquei a mais com aquele eixo auxiliar com porcas mas ainda tenho duvidas se só travando as engrenagens vai aguentar o pau. Planejo bloquear com o porquinho parado. Travando no planetario como planejam seria mais eficiente, mas é bem mais complexo. ainda naum consegui nada de concreto.

Genhero, vc tem como tirar as medidas das planetárias, a distância do furo das satélites até a lateral e até umas fotos? ...para colocar nos desenhos que eu fiz....

Costella
19/07/2011, 10:34
Flavio, pelo que entendi vc quer colocar um pino entre os dentes da satélite? se for isso axo que não vai aguentar não, uns parceiros aqui ja fizerão isso mas ao invés de colocar pinos eles soldarão um vão de cada planetária, foi desastroso, até que ficou bão, mas a hora que deu uma forçada maior as planetárias pularão por cima da solda e destruiu tudo a caxa satélite deles.

GAIOLA TORK 31X10,5X15
19/07/2011, 11:17
Vou tentar dar minha contribuiçao , ao ver o video do diferencial do nosso amigo do forum tipo on off .
E tive a seguinte idéia , nao seria mais facil montar a planetaria travada direta e fazer o acionamento sim ou nao da tulipa ?
Se pensar é até algo logico , diferencial direto travado e tipo um sistema de luva para acionar e desacionar um dos lado ou na tulipa ou no semi eixo .
bolar algo como diferencial travado direto e fazer as bolachas travarem ouo girarem em falso tambem daria em e seria "SIMPLES" .
Ou eu estou com barulho de trem na cabeça ou assim é muito mais "simples" .
Se pensar parece simples , agora para fazer , deixo para algum professor pardal .kkkkkk(brincadeira)
vamos ver se alguem teve essa mesma linha de raciocinio .
:pipoca:

GAIOLA TORK 31X10,5X15
19/07/2011, 11:41
Ah so para ficar mais claro o tipo de acionamento que estou falando , seria planetaria direta 100% e adaptar tipo aquele acionamento que fizeram acho que em um baja aqui do forum 4x4 , que engata ou desentaga o 4x4 (acho que para entender) .
Mas ainda penso em fazer tipo o acionamento via um pino por ex. Na bolacha ( devo estar ficando loko mesmo viu porque estou achando assim simples pra caramba ) , vou ao psiquiatra e ja volto esperai , kkkkkk

Flávio Cadore
19/07/2011, 19:09
Flavio, pelo que entendi vc quer colocar um pino entre os dentes da satélite? se for isso axo que não vai aguentar não, uns parceiros aqui ja fizerão isso mas ao invés de colocar pinos eles soldarão um vão de cada planetária, foi desastroso, até que ficou bão, mas a hora que deu uma forçada maior as planetárias pularão por cima da solda e destruiu tudo a caxa satélite deles.

A intenção é furar a planetária, conforme o desenho...

Dossa
19/07/2011, 20:10
E será possivel furar devido a tempra que esta peça deve ter..????

Flávio Cadore
19/07/2011, 21:07
Deve ser furado por eletro erosão.

Dossa
20/07/2011, 07:13
é uma maneira mas que não é muito comun achar uma eletro erosão por penetração não é.. pelo menos aqui em minha regiao eu desconheço....
Eu não faço ideia do espaço que tenha dentro do porquinho mas numa dessa nao dava de usar umas engrenagems de sincronizado ou algo assim??

Flávio Cadore
20/07/2011, 19:28
Onde eu trabalho tem uma eletro erosão e mesmo assim seria complicado fazer lá...( ainda bem que eu não preciso de uma no momento).
Espaço dentro do porquinho não tem, só fazendo outro para enxertar algum estriado numa planetária.

VictorCarrijo
25/07/2011, 16:04
SEGUINDO A IDÉIA DO FLÁVIO, O VÍDEO AÍ PODE NOS DAR UMA IDÉIA DO FUNCIONAMENTO:

http://www.youtube.com/watch?v=-VPPGsYq6TE&feature=related

Flávio Cadore
25/07/2011, 19:24
Vou ter que falar com os caras para ver quem inventou este sistema primeiro...hehhehehhe
E vendo outro sistema me veio a idéia de usar uma embreagem eletromagnética de ar-condicionado de carro para travar a planetária. Mas para isto dar certo vamos ter que fazer um "porquinho" especial...acho que seria a melhor opção para o caso de sobrecarga no sistema, quando força demais, o sistema patina porque não consegue segurar e não quebra nada.

Flávio Cadore
25/07/2011, 19:27
SEGUINDO A IDÉIA DO FLÁVIO, O VÍDEO AÍ PODE NOS DAR UMA IDÉIA DO FUNCIONAMENTO:
Este esquema com esferas foi usado nos freios dos tratores CBT...funciona mas é meio limitado.

Renatolopes4x4
25/07/2011, 19:59
Olá pessoal,
Eu usei durante muito tempo em uma gaiola um tipo de bloqueio "gambiarra" e nunca deu problema. Era o seguinte: soldei as planetária e em um dos semi-eixos coloquei uma roda livre manual. No transito onde se fazia necessário o uso do diferencial livre eu rodava com tração apenas em uma roda, e quando ia fazer trilha acionava a roda livre e tinha um bloqueio 100%. Usei assim por muito tempo e nunca tive problemas de quebras. Hoje uso esse mesmo esquema em um jeep e é só alegria.

rparisot
26/07/2011, 11:17
Renato,

Pode detalhar melhor como fez a instalação da roda livre em sua gaiola ? Que tipo de roda livre foi usada ?

Abraços

GAIOLA TORK 31X10,5X15
26/07/2011, 11:18
Olá pessoal,
Eu usei durante muito tempo em uma gaiola um tipo de bloqueio "gambiarra" e nunca deu problema. Era o seguinte: soldei as planetária e em um dos semi-eixos coloquei uma roda livre manual. No transito onde se fazia necessário o uso do diferencial livre eu rodava com tração apenas em uma roda, e quando ia fazer trilha acionava a roda livre e tinha um bloqueio 100%. Usei assim por muito tempo e nunca tive problemas de quebras. Hoje uso esse mesmo esquema em um jeep e é só alegria.

é diso que estou falando , teria fotos do sistema ?
oque é essa roda manual ?
valew

Renatolopes4x4
26/07/2011, 13:21
Ola galera,
Infelizmente não tenho fotos, pois na época não conhecia o fórum e não imaginava que um dia estaria aqui compartilhando idéias. Mas o sistema não é muito complicado. Na minha gaiola eu confeccionei uma flange para adaptar a manga de eixo do jeep willys na capa do diferencial do fusca. A manga de eixo fica presa naqueles quatro furos que prendem o rolamento da roda traseira do fusca, aí é só usar todo o conjunto do jeep: cubo, manga de eixo, rolamentos e roda-livre. No meu caso coloquei a roda-livre do lado esquerdo, pois fica mais próximo de acioná-la. Do lado direito usei uma flange "queixo -duro" que liga o semi eixo ao cubo da roda através de seis parafusos. Esse sistema pode ser feito apenas em um lado, eu fiz nos dois só por questão de estética. Os semi eixos também foram adaptados, soldando uma ponta de eixo dianteiro do jeep willys ao semi eixo do fusca. O sistema fica muito bom, além de se tornar flutuante e não ter perigo da roda cair em caso de quebras da ponta de eixo, e mesmo que quebre ainda continuo com tração em uma roda. No aslfato, quando se fazia necessário o uso do diferencial usava a roda livre desengatada e a tração era apenas na roda direita. Em dunas, aqui na minha região, a coisa ficava boa pois era só engatar a roda livre que ficava com sistema 100% bloqueado e areia nenhuma me segurava. Fazia inveja a qualquer dono de buggy, que sempre me perguntavam o que tinha essa minha viatura que literalmente brincava nas dunas.
Obs: as planetárias ou as satélites devem ser preenchidas com solda dois dentes das mensmas. Quanto aos aros, se não quiser refazer a furação do cubo pode-se usar aros de f1000 que fica muito bom. Qualquer dúvida estou aqui.

VictorCarrijo
26/07/2011, 13:27
Olá pessoal,

Renato, pode nos explicar mais detalhadamente como funciona isso?!?!?
Como era essa roda livre e como funcionava o acionamento...

Obrigado...
Boa trilha................

Renatolopes4x4
26/07/2011, 18:37
Victor, a roda livre é um sistema usado na maioria dos veículos 4x4. Ela é responsável pelo acoplamento e desacoplamento do semi eixo com a roda da viatura. Como as planetárias serão soldadas os dois semi eixos irão girar ao mesmo tempo na mesma rotação eliminando o efeito diferencial da caixa de satélites. Deixando a roda- livre na posição desligada o semi eixo gira mas não traciona o pneu pois o sistema está desacoplado e o pneu do outro lado é que vai tracionar o veículo. Girando a roda- livre para a posição ligada a mesma engata o semi eixo ao cubo da roda e assim a tração é transmitida para as duas rodas que irão tracionar ao mesmo tempo o veículo. Espero ter ajudado.

Renatolopes4x4
26/07/2011, 18:39
Optei em colocar a roda-livre do lado esquerdo por ficar mais próximo, pois para acioná-la se faz necessário descer do veículo e girar o miolo da mesma.

rparisot
26/07/2011, 22:11
Renato e no caso da tração da roda esquerda desligada, era normal andar no transito, fazer curvas ?
Puxa a sua ideia é realmente mto legal !!

rparisot
26/07/2011, 23:28
Pessoal, eu estou louco ou podemos fazer desta forma... No meu caso, já comprei tdo zerado da kombi (cubo,rodas) no baja que estou montando... este foi um grande dilema, acabei de fechar o cambio e fiquei com medo de bloquea-lo e não fazer curvas.... Agora , estou aqui pensando e se eu pegar o semi eixo (braço das homocineticas) e fazer uma luva nele de engate e desengate no semi-eixo em um dos lados. Na cidade, desengato a luva e ando, e na trilha luva engatada e sistema bloqueado ? loucura minha ?

Abraços !

Renatolopes4x4
27/07/2011, 10:24
No transito não arrasta em curvas, a dirigibilidade é como se tivesse um diferencial normal. Em vez da luva coloque uma roda-livre, o acionamento é muito rápido, só girando o miolo da mesma. A adaptação é mais complicada mas depois compensa.

VictorCarrijo
27/07/2011, 15:29
Victor, a roda livre é um sistema usado na maioria dos veículos 4x4. Ela é responsável pelo acoplamento e desacoplamento do semi eixo com a roda da viatura. Como as planetárias serão soldadas os dois semi eixos irão girar ao mesmo tempo na mesma rotação eliminando o efeito diferencial da caixa de satélites. Deixando a roda- livre na posição desligada o semi eixo gira mas não traciona o pneu pois o sistema está desacoplado e o pneu do outro lado é que vai tracionar o veículo. Girando a roda- livre para a posição ligada a mesma engata o semi eixo ao cubo da roda e assim a tração é transmitida para as duas rodas que irão tracionar ao mesmo tempo o veículo. Espero ter ajudado.

Valeu Renato... Meus parabéns pela idéia!!! É simples e de baixo custo!!!!

Renato, já que você está mais inteirado sobre o assunto, quero uma ajuda...
Você disse que sua gaiola usava o eixo do fusca. E para quem usa homocinéticas. Por exemplo, no meu caso, estou colocando as reduções da kombi na minha gaiola. Vou utilizar as reduções com homocinéticas. Então, você acha que dá para fazer essa adaptação na minha viatura???

Obrigado...

leobnaval
27/07/2011, 18:09
O sistema utilizado pelo Renato só peca pelo fato do veiculo ficar 4x1, ou seja 4 rodas e apenas uma traciona, como nos mini buggys da fapinha, no asfalto até que vai, mas é uma gambiarra e tanto...
Já com a roda livre bloqueada deve ficar muito bom.

Agora Renato você unio o semi-eixo do fusca com o do jeep com solda??? e nunca quebrou?

O melhor seria utilizar um sistema de catraca, junto com a opção da roda livre e com o diferencial bloqueado com solda, aí ficariamos com tração 4x2 e com opção de bloquear 100%...

[]s

Renatolopes4x4
27/07/2011, 20:56
Victor, dá pra usar o sistema de roda livre sim com a reduzida da kombi, pois a flange que segura a manga de eixo fica fixa naqueles quatro furos onde fica a saída da caixa de redução. E usando homocinéticas fica ainda mais confiável.
Leo os semi-eixos foram emendados com solda, mas depois foi feito um trabalho de têmpera para garantir a resistência dos mesmos, pois rodando em 4x1 o torque ficava 100% apenas no semi-eixo direito.

leobnaval
27/07/2011, 21:43
Leo os semi-eixos foram emendados com solda, mas depois foi feito um trabalho de têmpera para garantir a resistência dos mesmos, pois rodando em 4x1 o torque ficava 100% apenas no semi-eixo direito.
É por isso mesmo que perguntei, força demais um semi-eixo...

[]s

Baja DWI
27/07/2011, 22:02
um colega aqui do forun tinha um bloqueio selecionavel pra vender no mercado livre! mas não consigo mais encontra seu anuncio!!!
alguen tem noticia do nosso colega " mecart "?

Renatolopes4x4
27/07/2011, 22:13
Leo, realmente força muito o semi eixo, eu usei assim por mais de dois anos e nunca tive problemas, porém meu deslocamento urbano era muito pouco. Em trilha nunca me deixou na mão. Um bloqueio 100% faz a diferença. Hoje uso esse mesmo sistema num jeep willys. Nele eu "pego mais pesado" pois os semi-eixos foram superdimensionados para tal utilização.

Renatolopes4x4
27/07/2011, 22:18
Victor, a sua gaiola o motor é na traseira? se vc for usar mesmo a redução da kombi vc vai ter que inverter a caixa de satélites da sua caixa de marchas se ela for da linha vw a ar. Uma boa pedida seria usar o cambio do gol, é muito mais resistente e usa juntas deslizantes nas saídas.

VictorCarrijo
28/07/2011, 14:04
Victor, a sua gaiola o motor é na traseira? se vc for usar mesmo a redução da kombi vc vai ter que inverter a caixa de satélites da sua caixa de marchas se ela for da linha vw a ar. Uma boa pedida seria usar o cambio do gol, é muito mais resistente e usa juntas deslizantes nas saídas.

Muito bom Renato...
Creio que tenho essa manga de eixo lá em casa.
Mas para ficar bem entendido... No caso da minha gaiola então, eu só adaptaria as mangas e usaria o cubo do Willys com roda livre???
O resto ficaria original, além do diferencial que tenho que soldar??

Pois é Renato, minha gaiola é com motor na traseira com cambio da kombi diesel. Eu tenho um cambio do gol mas tenho muito carinho pelo da kombi diesel. Talvez futuramente eu troque.
Obrigado, amigo!!!!

VictorCarrijo
28/07/2011, 14:13
O sistema utilizado pelo Renato só peca pelo fato do veiculo ficar 4x1, ou seja 4 rodas e apenas uma traciona, como nos mini buggys da fapinha, no asfalto até que vai, mas é uma gambiarra e tanto...
Já com a roda livre bloqueada deve ficar muito bom.

Agora Renato você unio o semi-eixo do fusca com o do jeep com solda??? e nunca quebrou?

O melhor seria utilizar um sistema de catraca, junto com a opção da roda livre e com o diferencial bloqueado com solda, aí ficariamos com tração 4x2 e com opção de bloquear 100%...

[]s

Leo, detalhe mais essa sua idéia... Acho que compreendi +ou-. Esse sistema de catraca permitiria a roda rodar mais rapido do que está sendo tracionada, tipo uma bicicleta. É isso mesmo???
Se for, a roda livre seria desnecessária... E onde tem esse sistema, que serviria para nossas viaturas??

Valeu... Abração

leobnaval
28/07/2011, 17:26
Leo, detalhe mais essa sua idéia... Acho que compreendi +ou-. Esse sistema de catraca permitiria a roda rodar mais rapido do que está sendo tracionada, tipo uma bicicleta. É isso mesmo???
Se for, a roda livre seria desnecessária... E onde tem esse sistema, que serviria para nossas viaturas??

Valeu... Abração

Exatamente, esse é o mesmo principio utilizado pelos bloqueios da kaiser...
Quem conseguir instalar um sistema de catracas seja na ponta de eixo seja na caixa satélite (diferencial) terá um sistema de bloqueio 100% que poderá andar normalmente no asfalto, ou ainda melhor que um sistema com diferencial comum porque se você exagerar no acelerador numa condição que patinaria uma roda com este sistema tracionaria as 2.

Pelo que vi alguns caminhões e onibus usam um sistema de catraca no freio, não sei como é o funcionamento, se alguém tiver acesso a alguma informação ou peça, poderá nos ajudar.

[]s

Renatolopes4x4
29/07/2011, 22:52
Léo, eu tenho aqui um sistema desses construído artesanalmente, funciona bem, são necessárias oito voltas do semi eixo para poder travar e tracionar a roda. E numa curva o pneu que quiser girar mais do que o semi eixo libera o sistema e pode dar oito voltas a mais do que o eixo sem forçar. Eu acho que com essa quantidade de voltas dá pra fazer até um giro de 360º. Se a quantidade de voltas livres for muito grande pode ser diminuída. Espero que tenha entendido. Qualquer dúvida estamos aqui!

VictorCarrijo
30/07/2011, 13:43
Léo, eu tenho aqui um sistema desses construído artesanalmente, funciona bem, são necessárias oito voltas do semi eixo para poder travar e tracionar a roda. E numa curva o pneu que quiser girar mais do que o semi eixo libera o sistema e pode dar oito voltas a mais do que o eixo sem forçar. Eu acho que com essa quantidade de voltas dá pra fazer até um giro de 360º. Se a quantidade de voltas livres for muito grande pode ser diminuída. Espero que tenha entendido. Qualquer dúvida estamos aqui!

Tem fotos desse sistema???
Como ele é feito???

Giuliano MO
18/11/2014, 11:47
sistema do VW Syncrho

https://www.youtube.com/watch?v=FRnllWqAWCs

https://www.youtube.com/watch?v=8qnkECXa7aA

não sei se ajuda mas....

Giuliano MO
18/11/2014, 12:04
Mais algumas figuras que já foram colocadas anteriormente porém em melhor resolução.

Differential pinion and crown wheel differential lock, engageable for manual transmission rear

http://www.jimellisvwparts.com/images/parts/VW/fullsize/059058000.jpg

http://www.syncro.org/sitephotos/DiffDiag.JPG

Luciano Lazzarin
15/01/2015, 23:30

Boa noite. Alguém tem idéia de como o Renatolopes4x4 fez isso????

luizmacgyver
29/01/2016, 15:04
Gostaria que o Renato explicasse melhor esse sistema, ficaria show

luizmacgyver
29/01/2016, 15:52
Gostaria que o Renato explicasse melhor esse sistema, ficaria show
Olhe neste filme como os caras fizeram o sistema de bloqueio, é interessante
https://www.youtube.com/watch?v=Oyhdsx7moI4

juniorMG
11/04/2020, 20:26
Boa noite. Pessoal.
Estou tendo problema já quebrei 2 conjunto de planetária em 2 trilhas.
O sistema de 1 pino e 2 satélite funciona bem?

juniorMG
11/04/2020, 21:35
Boa noite. Tem as dimensões do eixo?