PDA

Ver Versão Completa : Explorer



edmir
05/05/2005, 14:55
Os colegas saberiam me informar os prós e os contras da Explorer V6 e da V8 (limited) ? Qual seria a melhor opção para instalação de GNV, seguro, manutenção, etc...

Edintruder
07/05/2005, 22:32
V8 não tem peças para reposiçao no Brasil fora importadas, então opta pel V6.

Prós: Resistência, conforto, desempenho, qualidade.
Contras: Manutenção cara e consumo.

Porém, como muitas peças são comuns às Rangers, atenua bastante a manutenção, e com GNV, o conjunto fica ótimo. A com caixa automática é melhor.

Seguro não sei informar, mas não é dos mais caros, na minha Ranger a diesel vou pagar R$ 1500,00 na renovação esse ano.

Compra que não vais te arrepender

Walter L. L. Casitta
07/05/2005, 23:59
Eu acho a Explorer fantástica. Eu também estou a procura de uma 4x4 automática. De preferência uma 94, mas serve também qualquer uma anterior 97. Comprarei quando encontrar uma de boa procedência...

edmir
08/05/2005, 00:20
Aquele diferencial da Explorer tem algum tipo de bloqueio? Será que cabem uns pneus maiores (31X10,5) naquelas caixas de roda?

Eu também acho um carro bem legal e muito confortável! A gás entao vai beber proporcionalmente a um popular ou até menos!

Porque anterior a 97? As posteriores seriam piores, menos resistentes?

Walter L. L. Casitta
08/05/2005, 00:42
O diferencial é o Ford 8.8 aberto, o mesmo da Ranger 2001 e anterior.
Não da pra usar 31 na Explorer original. Tem que instalar um body lift ou Lift Kit pra não raspar nos pára-lamas.
Eu não penso em colocar GNV, mas me disseram a autonomia da Explorer com GNV é de menos de 200Km.

Wallace
09/05/2005, 14:19
Pode colocar bloqueio sim, pode pedir um comigo quando quiser.

Ronaldo Sajonc Genta
13/05/2005, 00:48
Pessoal,
Comprei uma Explorer XLT 94 a uma semana.
E instalei o Ki GNV hoje.
Ficou muito bom.
Ainda vou fazer umas viagens e ver a autonoia dela e depois posto aqui.
Eu coloquei o Cilindro de 25 M3.

Dionisio
28/06/2005, 13:43
Pessoal,

Possuo uma XLT 98, V6, OHV, 4x4, e ela possui bloqueio automático quando selecionado 4x4 HI ou 4x4 LOW.

Paulo Henrique
09/07/2005, 09:40
Pessoal,
Comprei uma Explorer XLT 94 a uma semana.
E instalei o Ki GNV hoje.
Ficou muito bom.
Ainda vou fazer umas viagens e ver a autonoia dela e depois posto aqui.
Eu coloquei o Cilindro de 25 M3.

Amigo, como esta o comportamento em subidas... a sua é automatica? Eu comprei uma a pouco mais de uma semana e estou levantando valor, tamanho do cilindro e local para instalar o GNV, a minha é 4X4 automatica, 94/94.
Meus vidros traseiros estão lentos e fazendo barulho quando acionados, pensei em colocar WD40 no motor e passar cera propria nos vidro. O do motorista, apesar de abrir e fechar sem barulho, faz um "calo" +- no meio. Um amigo disse que tudo pode ser pelo pouco uso já que a Explorer estava parado por 6 meses.
tambem queria saber q oleo usar, mesmo estando bom, segundo um mecanico, eu queria trocar para me programar corretamente nas futuras trocas, me indicaram o Lubras Extra Turbo, alguem pode me dar algum alo. Mais uma, qual a polegada dos falantes originais das 4 portas? Se alguem tiver ou souber de um manual da 94, eu tenho interesse.

Grato a todos

Paulo H

Dionisio
11/07/2005, 09:57
Amigo,

O Comportamento dela em subidas (serras, etc..) é melhor quando desativado o Overdrive, pois ela troca menos de marcha.
Com relação aos vidros, a minha tem o mesmo problema. Não acredito que esteja relacionado ao motor, mas provavelmente há desgaste naquela borracha aveludada onde corre o vidro.
Com relação ao óleo, o indicado pela Ford é o 5W-30, se não me engano SL ou superior. Eu uso o 10W40 e troco a cada 5.000 junto com o filtro.
Não sei o tamanho dos alto-falantes. Um dos melhores manuais de serviço é o da Haynes (www.haynes.com) que vc pode encomendar na amazon.com.
[]'s
Dionisio

Paulo Henrique
11/07/2005, 14:36
Caro Dionisio,

Grato pelas orientações, depois q vc falou tb estou achando que o problema dos vidros é a "borracha", será que existe algum lubrificante para essa área? N estava querendo gastar muito porque vou estar colocando okit gas essa semana então um lubrificante poderia adiar a troca das borrachas.
Sobre o óleo, um amigo me indicou o Castrol magnatec 10W40, e filtro Fram PH8A.
Vc teria um local para indicar?
Qto aos falantes, no site http://www.autosom.net/carproj.asp diz ser 6" nas 4 portas mas n sei se tem diferença qto ao ano do carro.
De qualquer forma no momento a prioridade é o GNV

[]'s

PH

Dionisio
11/07/2005, 15:19
Paulo,

Em minha última troca de óleo usei o magnatec e realmente funciona bem....acho boa a relação custo x benefício. Também uso os filtros da FRAM.... Sempre troco no Posto do Alemão na Av. das Américas, porém, existe um custo adicional, pois como o óleo não é Shell (o posto é da Shell) eles cobram para trocar....

[]'s

Edintruder
23/07/2005, 23:22
Alto falantes 6x9'.
Na guarnição dos vidros passar somente grafite, no motor é bom tirar e limpar.
O Óleo pode usar o Lubrax Top Turbo 15W40 e trocas de 5000 km com o filtro. O Castro Magnatec só usa se já estiver sendo usado óleo sintético antes. Na dúvida usa o mineral que é mais garantido.
Se o antigo proprietário usava mineral não mistura de forma alguma!

Paulo Henrique
24/07/2005, 10:20
Caro Edintruder,

Estou tentando encontrar um manual de serviços para poder fazer esses pequenos reparos em casa, me disseram para passar vaselina liquinda nos vidros... bom vamos lá, eu passo o grafite na guarnição dos vidros e o motor do vidro eu dou um jato de ar e depois posso colocar WD40? Seria isso?
Como sei o óleo do carro? eu sou o 3o dono, o primeiro n mora mais no país e o segundo ficou com o carro pouco mais de um ano e so usava para viajar, rodou pouco mais de 3 mil kilometros, disse que nunca trocou o óleo dai eu querer trocar e ate para marcar a km para a proxima troca.
A troca em casa é muito complicada? :pensativo: :mrgreen: :mrgreen:

[]s

Paulo H

Edintruder
24/07/2005, 12:21
Em casa é barbada, com o motor quente, te deita em baixo dela e tira a tampa do cárter e junta o óleo numa vasilha, o filtro é tirar um e colocar outro apertando bem e enchendo o novo com óleo antes de colocar no lugar.
Mas em postos eles não cobram a troca, é só o preço do óleo mesmo, é mais fácil levar num posto e olhar como se faz, depois é só repetir.
O óleo usado deve ser levado para um posto para ser reciclado, pois o seu descarte inadequado causa mais poluição no solo do que já existe.
Na máquina dos vidros pode colocar w40 sem problemas, mas u acho melhor usar um w80 que é mais grosso e é o mesmo usado nos diferenciais dela. O litro custa uns R$ 9,00.
Eu prefiro óleo mineral, na minha Ranger usavam o Semi-sintético e eu troquei pelo mineral na primeira troca que fiz. É mais garantido e não prejudica tanto o filtro pois esse é trocado com mais freqüência.

Paulo Henrique
09/08/2005, 20:45
Por que encher o novo filtro de óleo antes de colocar?

:?: :pensativo: :?:

[]s

Paulo H

Ronaldo Sajonc Genta
31/08/2005, 18:48
Pessoal,
A minha Explorer 94 com um cilindro de 25M3 esta fazendo uma média de 8 Km por Metro Cúbico do GNV.
E a autonomia é de 200 Km.
Sobre os Autofalantes ORIGINAIS das Portas das Explorer são 5x7.
Mas com uma adaptação cabem os 6x9.

Abraço

j.sebastian
28/10/2005, 18:47
Revivendo o tópico...

Sobre os vidros elétricos, fiz um tutorial que está à disposição no www.comunidaderanger.com.br , que mostra uma falha comum nas máquinas das Explorers e como consertar, sem ga$$tar muito...

Seba

rios
03/11/2005, 18:17
Fala pessoal. Tenho uma Limited V8 ano 98.
Possui kit GNV, com um cilindro de 13m3, muito pequeno para o carro. Com os 13m3 eu rodo 55km, sem ar condicionado... O carro consome bastante.

O cilindro de 25m3 nao fica muito grande no carro?
Valeu!

Ronaldo Sajonc Genta
03/11/2005, 23:34
Ahh respondendo quanto ao desempenho em subidas.
A minha fica um pouco sem força em subidas.
Mas depois que embala só vai.

rossetto13
26/11/2005, 16:24
pra quem tem explorer:

meu camarada tem uma explorer ano 95 e meteu uns 31x10.5 e não precisou de nenhum tipo de adaptação. é tirar um e por o outro. o carro é automático 4x4 e ja foi até castelhanos, sem chorar... e pra quem não sabe, todas as explorer 4x4 também são reduzidas... ah.. ele falou que não mudou o desempenho do carro com os 31.

só falei o que ele me disse, tenho uma spotage e to colocando 31 também, quem quiser que acompanhe....

valeu!!!!

cemecor
07/12/2005, 11:50
TENHO UMA EXPLORER XLT 4X4 97 MECÂNICA. TEM EXCELENTE CUSTO BENEFÍCIO, NÃO HÁ NO MERCADO UM SUV COM TANTOS OPCIONAIS PELO ÓTIMO PREÇO QUE ELA OFERECE. COMPREI COM 42 MIL KM HÁ 03 ANOS E HOJE ESTÁ COM 130 MIL KM. SÓ TIVE PROBLEMAS COM A SUSPENSÃO, É UM MUNDARÉU DE SUPORTES, PIVÔS, PINOS, BORRACHAS, ETC. MEUS FILHOS A CHAMAM DE EX-BORRACHA, MAS O CUSTO É COMPATÍVEL COM A PROPOSTA DO SUV. TROQUEI A EMBREAGEM RECENTEMENTE E GASTEI R$1500,00. SE ALGUÉM QUER UM SUV A GASOLINA, EU RECOMENDO!

GH
09/12/2005, 11:26
Cemecor,

Verdade que os rolamentos de roda dianteiros só são vendidos em conjunto com o cubo de roda completo, e que isso custa mais de mil reais?

cemecor
30/12/2005, 22:57
GUSTAVO, JÁ RODEI QUASE 100.000 KM COM ESTE CARRO E MEU MECÂNICO AINDA NÃO SUGERIU ESTA SUBSTITUIÇÃO. EM TEMPO, FIZ UMA VIAGEM DE FÉRIAS PELAS CAPITAIS DO NORDESTE PARTINDO DO NORTE DE MINAS, PASSANDO PELO OESTE BAIANO, TRANSPIAUÍ (TEREZINA), ATÉ O PARAISO DE JERICOACOARA(CE) :) E DESCI PELO LITORAL ENCERRANDO O PASSEIO EM PORTO SEGURO. FORAM 7.400 KM DE TERRA, LAMA, AREIA, ASFALTO ESBURACADO, ETC., SÓ TIVE DE COMPLETAR O NÍVEL DE ÓLEO! ESTE SUV É DEMAIS! FUI E VOLTEI COM CONFORTO E SEGURANÇA! AGORA O CONSUMO FOI PESADO: 6 KM/L, MAS TAMBÉM ANDEI MUITO NA PRAIA E NA LAMA E USEI MUITO REDUZIDA. ABS, LEONARDO.

Walter L. L. Casitta
30/12/2005, 23:28
Verdade que os rolamentos de roda dianteiros só são vendidos em conjunto com o cubo de roda completo, e que isso custa mais de mil reais?

Se comprar na autorizada sim. Se for o mesmo da Ranger assim como são todas as peças da suspensão dianteira, custa no paralelo menos de R$200,00

Eron Pessanha
17/04/2006, 15:57
meu camarada tem uma explorer ano 95 e meteu uns 31x10.5 e não precisou de nenhum tipo de adaptação. é tirar um e por o outro. o carro é automático 4x4 e ja foi até castelhanos, sem chorar... e pra quem não sabe, todas as explorer 4x4 também são reduzidas... ah.. ele falou que não mudou o desempenho do carro com os 31.
só falei o que ele me disse, tenho uma spotage e to colocando 31 também, quem quiser que acompanhe....
valeu!!!![/quote]
________________________

Caros Companheiros
Eu tenho uma Explo 95 XLT
Na minha comprei com os 31" 10,5 sem qualquer ajuste. Não existe nada a ser feito, tira o original, coloca o BF Goodrich, não raspa coisa alguma...
Gostaria de Bizus para levantar um pouco a minha. Peço ajuda aos Experts para realizar esta tarefa a bom custo. Caso tenham também indicação de onde fazer no RJ/RJ, agradeço.
Forte abraço
Eron

nelsonnrc
07/06/2006, 19:32
Bom, quanto a peças os V6 tem mais facilidade pois em boa parte são as mesmas do Ranger V6.
Já os V8, vc também encontra com facilidade, pelo menos em SP, até pq muitas peças são compartilhadas, em especial a suspensão.
Peças de câmbio, se for automatico é indiferente pois é muito dificil de achar nas revendas Ford e quando tem cobram absurdos, por peças que vão comprar em importadoras e revender nas autorizadas.

Quanto ao GNV, não sou muito fã, mas se o serviço for bem feito é indiferente no V6 ou V8.

Quanto ao consumo, os V8 chegam a consumir menos até, mas como sempre; depende do pé...

Nos 4x4 XLT posterior a 96, a maioria conta com control trac, sistema de gerenciamento eletronico da tração, com opções "manuais" de Auto, $x4 High e 4x4 Low e já no LTD também é 4x4, mas "só" conta com o gerenciamento eletrônico sem opções.

Depende de quanto quer gastar e qual será o uso:

Se tiver uns R$35mil e usar mais em estrada eu iria atrás de um LTD, caso contrário até uns R$33mil vc encontra um XLT em excelente estado, ambos 98.
O seguro não é caro mas o do LTD é um pouco mais barato(cerca de R$300)

Se optar por um XLT sugiro o 98, por ser mais atualizado da 97 para 98 itens como freios, alguns itens de suspensao, cambio automatico de 5 velocidades(97 e 98) e outros itens que foram corrigidos de versões anteriores.

Dica:A Ford malandra desovou um estoque no Brasil ao final de 97 com cara de 98 e caracteristicas das anteriores, pra dferenciar é só ver pelo filtro de ar, se for o conico redondão é uma "falsa" e se for um plano quadradinho é 98.

Tenho um 98 XLT 4x4 Auto e estou muito satisfeito.
Abs e boa sorte

Ferreira
11/09/2007, 20:23
Caro Wallace, terias um cambio de Explorer 97 97, V6, automático, 4X4, com controltrac ? Ato ficaria?

Abraços

Ferreira – (011) 7815 3402 – (011) 4070 9980

Márcio T
11/09/2007, 21:50
Olá, Ferreira. Seja bem vindo.

Há muito tempo que o Wallace não aparece por aqui. Tem lá seus motivos. E, que eu saiba, não negociava com câmbio, mas com amortecedores importados, guinchos e bloqueios.
Use o recurso de pesquisa no fórum que você vai encontrar diversos posts do jsebastian e do nelsonrc indicando oficinas de reparo de câmbio automático aí em São Paulo.

Boa sorte.

Márcio

pedro y
15/09/2007, 15:54
Eu acho a Explorer fantástica. Eu também estou a procura de uma 4x4 automática. De preferência uma 94, mas serve também qualquer uma anterior 97. Comprarei quando encontrar uma de boa procedência...

Mal comprei, fiquei decepcionado: o leiloeiro omitiu que a desgraçada era blindada.:parede: No resto, tudo perfeito. O estado de conservação é fantástico. Da dó de vender. Mas, para eu usar na roça, não tem lógica. Então, peço a colaboração dos colegas para os palpites: vale a pena tirar a blindagem os vidros blindados, ou tem mercado para esse tipo de veículo com 10 anos de uso? E o preço: aumenta ou diminui na hora da venda?

Eu comprei uma outra 4x2 mecânica sem documento para aproveitar peças e pôr a mecânica na minha F-75 (motor câmbio). E já estou meio desanimado com tudo.

Pessoal, aceito palpite. Eu quero uma "Luz"!...:roll:
[ ]s