Ver Versão Completa : Maxcooler Defender
alex.cunha
25/02/2011, 08:39
Amigos, ontem comprei o intercooler da maxcooler. Eles estão com uma boa promoção: R$650,00 para a Defender.
( http://www.intercooler.com.br/produtos.html )
Não pensei muito e comprei, agora estou pensando na mão de obra, porém, um amigo me disse que não é muito complicado e pretendo meter as caras. Alguém sabe dizer se é possível fazer a troca desta peça sem muitas dores de cabeça?
Troquei e-mail com a Maxcooler e a responsável pelas vendas me afirmou que a promoção não vai durar muito tempo.
Alex, eu troquei o meu intercooler pelo maxcooler em casa faz algum tempo. É tranquilo. Deixa a mão um pedaço de feltro ou espuma para isolar o intercooler novo do radiador. Quando vc tirar o antigo provavelmente vai ter que trocar esta espuma.
ABs
Sergio
alex.cunha
25/02/2011, 09:19
Alex, eu troquei o meu intercooler pelo maxcooler em casa faz algum tempo. É tranquilo. Deixa a mão um pedaço de feltro ou espuma para isolar o intercooler novo do radiador. Quando vc tirar o antigo provavelmente vai ter que trocar esta espuma.
ABs
Sergio
Bom saber, obrigado!
Sérgio, existe alguma outra dica? Ferramentas etc...
henrique wamser
25/02/2011, 09:23
Amigos, ontem comprei o intercooler da maxcooler. Eles estão com uma boa promoção: R$650,00 para a Defender.
( http://www.intercooler.com.br/produtos.html )
Não pensei muito e comprei, agora estou pensando na mão de obra, porém, um amigo me disse que não é muito complicado e pretendo meter as caras. Alguém sabe dizer se é possível fazer a troca desta peça sem muitas dores de cabeça?
Troquei e-mail com a Maxcooler e a responsável pelas vendas me afirmou que a promoção não vai durar muito tempo.
depois, conta sobre a diferença de rendimento:concordo:
Bom saber, obrigado!
Sérgio, existe alguma outra dica? Ferramentas etc...
Que eu me lembre não, só as básicas chaves de boca, etc. É muito simples, apesar de um pouco trabalhoso. Pelo que me lembro, vc desmonta aquela chapa de cima que segura o radiador (talvez tenha que tirar a parte da frente da grade dependendo do seu carro) , para ter acesso ao intercooler, depois é só desconectar as mangueiras que vão nele, puxa-lo para cima para tirar e colocar o novo, ligar as mangueiras. Procure no workshop manual .... É simples.
Abs
Sergio
PS: qualquer dificuldade é só falar.
Guigoland
11/03/2011, 20:42
depois, conta sobre a diferença de rendimento:concordo:
Pessoal boa noite. Alguém poderia dar mais detelhes sobre esse Maxcooler e se dá para sentir, de fato, alguma mudança? Tô querendo aproveitar essa promoção, todavia não quero trocar seis por meia dúzia. Abs
Guigoland
04/07/2011, 19:32
Pessoal boa noite. Alguém poderia dar mais detelhes sobre esse Maxcooler e se dá para sentir, de fato, alguma mudança? Tô querendo aproveitar essa promoção, todavia não quero trocar seis por meia dúzia. Abs
Caramba gente, não tem ninguém para deixar um testemunho de como é uma Land Defender com o Maxcooler instalado, seus pós e contras? Obrigado
Tatafender
04/07/2011, 21:30
Coloca um desses e da um tapinha na bomba! Eu tinha um, troquei por um da allisport do tamanho da frente toda agora. Nao saberia dizer do omaxcooler porque quando comprei ja veio com o carro...
Olha, eu tenho um instalado. Vou dar minha opinião.
Acho que se vc tiver que trocar obrigatoriamente o original, acho interessante, mas hoje eu não tiraria o original em bom estado para colocar um Maxcooler. Melhora um pouco o desempenho mas não a ponto de valer o investimento, na minha opinião. Já um mais radical pode valer a pena.
Abs
Sergio
Tatafender
05/07/2011, 16:48
Se colocar sem mecher na bomba acho que a diferenca e impreceptivel praticamente.
alex.cunha
05/07/2011, 17:15
Realmente, não senti muita diferença. Contudo, não mexi em nada ainda, nem na bomba e tampouco na pressão do turbo.
Guigoland
14/07/2011, 00:36
Gostaria de agradecer aos colegas do forum pelas respostas.
Sanou minhas dúvidas.
Forte abraço
Realmente, não senti muita diferença. Contudo, não mexi em nada ainda, nem na bomba e tampouco na pressão do turbo.
Alex, no primeiro link abaixo, no site da Armazem4x4, aconselha mexer sim na bomba e turbina após instalação do maxcooler, e o preço dele me parece bom. Mas como já faz um tempo que este post está ativo, acredito que a esta altura você já tenha feito as alterações... Aos outros interessados na peça, podem tentar contato direto com os fabricantes, no site deles também abaixo. Att.
Intercooler - Land Rover Defender - Acessórios - LR Defender - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/intercooler-land-rover-defender.html)
Intercooler é Maxcooler | Intercooler para Pick-up's | Toyota Hilux SW4 /SR5 /SRV, S-10, Blazer, Mitsubishi L200 Sport, Ford Ranger 2.8, Land Roaver Devender e Outros. (http://www.intercooler.com.br/prod_pickup-rep.html)
alex.cunha
05/03/2012, 07:52
Pois é UiRa, senti poucas diferenças, porém, ainda não mexi no turbo, por coincidência, farei isso na quarta-feira, com o Ronald. Hoje o preço deve estar mais mais barato, pois quando cotei, na Armazém, custava R$ 920,00. Se hoje eles vendem por R$615,00, creio que Maxx esteja bem mais barato.
Alex, no primeiro link abaixo, no site da Armazem4x4, aconselha mexer sim na bomba e turbina após instalação do maxcooler, e o preço dele me parece bom. Mas como já faz um tempo que este post está ativo, acredito que a esta altura você já tenha feito as alterações... Aos outros interessados na peça, podem tentar contato direto com os fabricantes, no site deles também abaixo. Att.
Intercooler - Land Rover Defender - Acessórios - LR Defender - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/intercooler-land-rover-defender.html)
Intercooler é Maxcooler | Intercooler para Pick-up's | Toyota Hilux SW4 /SR5 /SRV, S-10, Blazer, Mitsubishi L200 Sport, Ford Ranger 2.8, Land Roaver Devender e Outros. (http://www.intercooler.com.br/prod_pickup-rep.html)
Fala Alex, por incrível que pareça o preço da Armazem está mais barato que direto com a fabricante! Entrei em contato com ambos e o fabricante me passou 750,00 !! Vai entender...rs. Abs.
Então amigos ...
Só a mexida na bomba e turbina, mantendo o intercooler original não melhora?? :pensativo:
Vi que a quantidade de ar refrigerada com maxcooler é 40% maior, mas e diferença final de performance irá utilizar isto?
Acredito que trocando a turbina por GVT e para alterações mais agressivas, tudo bem... mas confesso ter dúvidas neste sentido.
Estou de olho para saber o que acontece na prática e pensando em investir algumas latinhas nisso também, mas queria mais detalhes de quem já tem um bicho desse...
Abraço!
alex.cunha
05/03/2012, 19:09
Eu percebi que a economia de combustível, com o Maxxicooler, ficou entre 5% e 7%. Isso sem as regulagens que farei na quarta feira.
Eu percebi que a economia de combustível, com o Maxxicooler, ficou entre 5% e 7%. Isso sem as regulagens que farei na quarta feira.
Não deixe de contar Alex... inclusive sobre as regulagens.
Estou com a bomba toda revisada, mas sem alterações. O bicho é econômico e quase não faz fumaça, mas é lerdo em baixa...
Se melhorar mesmo, tô dentro!!
Fala Hailton, a minha 90 tem a bomba "mais aberta" nas palavras do mecanico que regulou ela da ultima vez, e a turbina também foi regulada, mas tudo beem de leve, coisa mínima, segundo o próprio. Estou com o intercooler original, que está com quase 170 mil km. Com estas regulagens, não sinto nenhuma diferença no consumo se mantenho o pé leve, mas quando piso ela ficou sim mais esperta se comparamos com a tartaruga que ela estava antes do serviço. Se arrastava no asfalto. Agora o fumacê só surge na pisada inicial, numa arrancada mais exigente ou em retomada. Pisou mais, vem aquela fumaça preta, parecendo um polvo soltando tinta...rsrs...mas após esta nuvem momentânea a fumaça some. No meu caso a intenção de instalar um maxcooler é simplesmente melhorar a eficiência energética do motor, graças ao ar mais "frio" que ele proporcionará, e tb pq meu intercooler acho que está precisando aposentar, dai pensei, pq não partir para este maxcooler, ao inves de investir em outro original?
abs
Então amigos ...
Só a mexida na bomba e turbina, mantendo o intercooler original não melhora?? :pensativo:
Vi que a quantidade de ar refrigerada com maxcooler é 40% maior, mas e diferença final de performance irá utilizar isto?
Acredito que trocando a turbina por GVT e para alterações mais agressivas, tudo bem... mas confesso ter dúvidas neste sentido.
Estou de olho para saber o que acontece na prática e pensando em investir algumas latinhas nisso também, mas queria mais detalhes de quem já tem um bicho desse...
Abraço!
Existe algum outro além deste da MaxCooler, que tenha uma capacidade volumétrica ainda maior ou será que esse já está no limite entre volume e benefícios?
Mais para frente está nos planos, mas pesquisar e tirar dúvidas com antecedência ajuda a decidir melhor.
Abraços,
Leandro
gustavogr
06/03/2012, 07:39
Bm dia Leandro,
Já li sobre os da Allisport (http://www.allisport.com). Dizem ser ótimos. O preço é salgado.
Alguem usa ou já usou?
[ ]´s
Gustavo
Oi Gustavo boa noite!
Interessante o site da allisport, assim como o próprio intercooler, mas a 408 libras, vai chegar aqui muito caro. Será que o benefício gerado justifica o custo estratosférico? Gostaria de entender o suficiente para poder avaliar...
Land Rover Defender 300 Uprated Double Core Intercooler | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Land-Rover-Defender-300-Uprated-Double-Core-Intercooler-/330607466275?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item4cf9bd9723#ht_2947wt_698)
Abraços,
Leandro
gustavogr
09/03/2012, 12:26
Já li em muitos sites estrangeiros que o equipamento é o que a de melhor.
O preço que tá desanimando.
Talvez o maxcooler tenha a mesma eficiência. Vamos aguardar relato de alguem que usa da Allisport.
[ ]´s
Gustavo
Marco Aurélio R Guimarães
09/03/2012, 12:34
Eu sou suspeito para falar disso, porém, conversem com o Henrique que ele pode dar mais informações.
O que ele falou sobre o pessoal que comprou a 90 é fato: depois que a gente anda com a Land com o equipamento instalado, não consegue resistir.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/102765-90-vendida-jato-2.html#post1640511
Abraços
Eu sou suspeito para falar disso, porém, conversem com o Henrique que ele pode dar mais informações.
O que ele falou sobre o pessoal que comprou a 90 é fato: depois que a gente anda com a Land com o equipamento instalado, não consegue resistir.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/102765-90-vendida-jato-2.html#post1640511
Abraços
Marco, blz? Deixa eu te fazer uma pergunta...
O que você acha de eu colocar este intercooler e fazer um ajuste na bomba?
Como eu tenho a cx de transferência com a relação mais "alongada", estou querendo aumentar a "potência" da criança ...
09/03/2012, 17:39
Marco, blz? Deixa eu te fazer uma pergunta...
O que você acha de eu colocar este intercooler e fazer um ajuste na bomba?
Como eu tenho a cx de transferência com a relação mais "alongada", estou querendo aumentar a "potência" da criança ...
Salve Amigo Hailton!
Como eu gostaria que você tivesse a oportunidade de andar com um Defender com o Maxcooler instalado... Ia sanar todas as dúvidas!
É mandatório regular o débito da bomba e ajustar a turbina deixando com 1 kg de pressão. Na ex 90, fiz isso e ainda tirei o abafador para deixar com mais fluxo de saída.
Se não fizer esses pequenos ajustes, não vai notar muita diferença mesmo.
Digo de novo: converse com o Henrique. Se eu falar mais sobre o intercooler, daqui a pouco alguém me puxa a orelha dizendo que isso é papo de vendedor, etc...
Abração!
Marco, agradeço os esclarecimentos...
Apesar de você ser anunciante no fórum, sei que é apaixonado pelos Defender's e suas opiniões são sempre importantes.
Você tem experiência com os itens que vende no Armazém4x4 e isso é um diferencial, tanto como fornecedor, quanto para essa troca de experiência com os amigos que querem adquirir com mais segurança alguns acessórios!!
Show de bola! Vou colocar um na viatura... Quem sabe eu até esqueça a idéia da tal turbina TGV ... :pensativo:
Valeu .... Abraço!!
Alexandre Tietsche
09/03/2012, 20:29
Mas só o fato de abrir a bomba e aumentar a pressão do turbo já não daria o mesmo resultado ?
é bem simples de fazer isso. Regula a bomba e a pressão do turbo antes de colocar o maxcooler e poe no dinamômetro e afere. Dps coloca o maxcooler e testa novamente para ter certeza que realmente funciona.
Acho que eliminar o silencioso central e redimensionar o escape inteiro vai dar bons resultados.
Eu to pensando em eliminar meu silencioso central pq ele ta bem podrinho e ainda não achei uma opção pra por ali no lugar.
Oi Alexandre,
É uma boa ideia medir o antes e o depois... sem dúvida que o intercooler mais eficiente vai trazer benefícios ao rendimento do carro, assim como também acredito que minimize o desgaste do próprio motor. Acho que o difícil é saber o ponto de equilíbrio, ou seja até qual capacidade volumétrica a diferença é realmente benéfica. Até onde o "investimento" se justifique.
Oi Marco,
Como fica o som do carro sem o silencioso central? Fica muito mais barulhento? O quanto "melhora" o rendimento? Muda algo no consumo? Acredito que não...
Abraços à todos,
Leandro
10/03/2012, 00:43
Salve pessoal!
Somente abrindo a bomba e aumentando a pressão, há um ganho, mas acredito que mais prejudicial ao motor, já que este vai trabalhar sempre com uma mistura mais rica, diminuindo a vida útil do motor, além do que, o ar que entra no motor, continua pobre em oxigênio e expandido volumetricamente...
O uso de um intercooler com maior rendimento de troca calorífica, condensa o ar e o deixa mais rico em oxigênio, por isso a necessidade de alterar o débito da bomba, para que a mistura não fique pobre. Aí então se tem uma queima mais eficiênte, sem ser prejudicial ao motor. Em resumo é isso. Não adianta instalar um intercooler, sem mexer na bomba, bem como o motor tem sua vida útil diminuida com a injeção de mais combustível sem a queima eficiente...
Lenadro, não sei te dizer o quanto melhora o rendimento, mas partindo do pressuposto que com as alterações há uma queima mais eficiente de combustível e que o silencioso restringe a saida destes gases, facilitar a liberação destes gases ajuda na melhora do rendimento. O consumo não foi alterado. Fica mais barulhento sim, mas é um som parrudo, meio caminhãozinho... Eu gostava!
Abraço!
Oi Marco.
Obrigado pela resposta e pelas dicas. Novo intercooler entrará na lista "to do"...
Abraços,
Leandro.
10/03/2012, 00:53
Ilustrando o funcionamento
335273
giulifarion
10/03/2012, 10:36
Marco,
tem ideia do custo de mão de obra para troca do intercooler e regulagens de bomba e turbina?
abraço
10/03/2012, 13:47
Marco,
tem ideia do custo de mão de obra para troca do intercooler e regulagens de bomba e turbina?
abraço
Não lembro quanto paguei para fazer na 90, mas segunda dou uma ligada para o meu mecânico e pergunto para ter uma base, o.k?
Abraço
Senhores, questões de "performance" a parte, um de meus principais interesses em adquirir e instalar o maxcooler seria a possibilidade de que ele fizesse o motor trabalhar "mais frio", dadas suas características aqui descritas.
Como todos sabemos, os motores 300tdi / MWM Maxion 2.5 sofrem de uma questão de aquecimento "crônica", assim, pergunto, o maxcooler vai ajudar a minimizar esta "doença" deste motor, ou não, e seria apenas um "extra" de performance em quesitos como aceleração, retomada, economia de consumo, vida útil da turbina, ganho de eficiencia, etc...?
Vai ajudar a esfriar o mwm ou não?
Abs
Eder Bonesi
02/04/2012, 22:18
Caro Uirá.
Existe uma relação diretamente proporcional entre pressão e temperatura.
Se você aumentar o débito da bomba, terá mais temperatura de queima e maior pressão da turbina. Neste caso o maxcooler tem a capacidade de manter a temperatura do ar na admissão mais baixa do que num TDi sem o Maxcooler e de bomba aberta.
Já num TDi original e com Maxcooler, a temperatura de admissão será menor sim (*) numa primeira impressão.
Mas eu acredito que devido a capacidade volumétrica do Maxcooler, a turbina (com a bomba original) vai demorar um pouquinho mais (turbo leg) para pressurizar todo os sistema. A pergunta então é: será que a temperatura não subirá, nesta suposta falta de pressão inicial e você apertando mais o pezão para compensar este buraco de tempo?
Maxcooler + bomba para ganhar potência numa curva de temperatura aceitável, OU motor / bomba original com bomba d´água + selos novos?
Trabalhei 5 anos como técnico em turbos e com formação na fábrica da Garret / CEFET PR.
Isso não é permitido por lei, mas uma das formas de se manter um motor um pouquinho mais frio é trabalhando o escapamento. Quando a pressão de admissão é mais alta (intercooler esfria a admissão) do que a pressão de descarga (escapamento bem conservado / sem amassado / sem curvas a 90°), há um efeito de lavagem dos cilindros.
Ou seja, o ar mais frio vindo do intercooler "limpa e esfria" a cabeça dos cilindros. Desde que o escape esteja livre e bem dimensionado.
Eu penso não valer a pena o max, sem o aumento do débito da bomba.
Abração.
Obrigado Eder, mas como ainda estou aprendendo, devo formular nova pergunta a seguir.
Em minha viatura foi feita uma regulagem de bomba+turbina para deixar o motor mais "esperto".
Tudo é original (intercooler, turbina, e bomba injetora - BI - retificada a 1 ano, todos sabem que a retífica da BI é uma fortuna...). Adicionalmente, em uma avaliação a menos de 15 dias, foi constatado funcionamento perfeito da bomba d´água, e trocado o acop. viscoso da helice do radiador, o que pela lógica significa que tudo deve estar OK com o sistema de arrefecimento.
Pergunto: se minha BI está um "pouquinho mais aberta" nas palavras que ouvi do mecanico (não faço ideia do que significa isso em termos de regulagem da bomba injetora), pode significar então que estou favorecendo um aquecimento adicional do motor, às custas de um pequeno ganho de "agilidade" na aceleração? E adicionalmente sobrecarregando demais componentes, e até mesmo a turbina?
Seria melhor voltar a afinação original e assim não correr um risco extra de sobreaquecimento?
Abs
Caro Uirá.
Existe uma relação diretamente proporcional entre pressão e temperatura.
Se você aumentar o débito da bomba, terá mais temperatura de queima e maior pressão da turbina. Neste caso o maxcooler tem a capacidade de manter a temperatura do ar na admissão mais baixa do que num TDi sem o Maxcooler e de bomba aberta.
Já num TDi original e com Maxcooler, a temperatura de admissão será menor sim (*) numa primeira impressão.
Mas eu acredito que devido a capacidade volumétrica do Maxcooler, a turbina (com a bomba original) vai demorar um pouquinho mais (turbo leg) para pressurizar todo os sistema. A pergunta então é: será que a temperatura não subirá, nesta suposta falta de pressão inicial e você apertando mais o pezão para compensar este buraco de tempo?
Maxcooler + bomba para ganhar potência numa curva de temperatura aceitável, OU motor / bomba original com bomba d´água + selos novos?
Trabalhei 5 anos como técnico em turbos e com formação na fábrica da Garret / CEFET PR.
Isso não é permitido por lei, mas uma das formas de se manter um motor um pouquinho mais frio é trabalhando o escapamento. Quando a pressão de admissão é mais alta (intercooler esfria a admissão) do que a pressão de descarga (escapamento bem conservado / sem amassado / sem curvas a 90°), há um efeito de lavagem dos cilindros.
Ou seja, o ar mais frio vindo do intercooler "limpa e esfria" a cabeça dos cilindros. Desde que o escape esteja livre e bem dimensionado.
Eu penso não valer a pena o max, sem o aumento do débito da bomba.
Abração.
Obrigado Eder, mas como ainda estou aprendendo, devo formular nova pergunta a seguir.
Em minha viatura foi feita uma regulagem de bomba+turbina para deixar o motor mais "esperto".
Tudo é original (intercooler, turbina, e bomba injetora - BI - retificada a 1 ano, todos sabem que a retífica da BI é uma fortuna...). Adicionalmente, em uma avaliação a menos de 15 dias, foi constatado funcionamento perfeito da bomba d´água, e trocado o acop. viscoso da helice do radiador, o que pela lógica significa que tudo deve estar OK com o sistema de arrefecimento.
Pergunto: se minha BI está um "pouquinho mais aberta" nas palavras que ouvi do mecanico (não faço ideia do que significa isso em termos de regulagem da bomba injetora), pode significar então que estou favorecendo um aquecimento adicional do motor, às custas de um pequeno ganho de "agilidade" na aceleração? E adicionalmente sobrecarregando demais componentes, e até mesmo a turbina?
Seria melhor voltar a afinação original e assim não correr um risco extra de sobreaquecimento?
Abs
Então já entendi que tenho que montar logo o novo intercooler ...
Eder Bonesi
03/04/2012, 21:49
Olá UiRá. Se o seu motor está queimando mais combustível (bomba um pelinho aberta), sim você gera mais temperatura de queima, mais pressão do turbo (energia térmica e volume de gases. é disso que o turbo "precisa para trabalhar") e mais potência.
Mais existe uma outra linha de raciocício: se você tem a bomba um pelinho aberta, terá potencia em giros menores e torque mais cedo.
Portanto, não precisará acelerar tanto, trabalhando mais frio e mais economico, em regimes constantes (estrada).
Posso afirmar que andar com um veículo "prepadado" a 110 km/h é mais econômico, mais seguro (se precisar acelerar) mais divertido que num original.
Sou fã dos chips nos motores eletrônicos / turbo, sempre tive intercooler bom e pressão de turbo.
Há margem para isso tudo, se usado com moderação.
A minha 110 2005, comprei recentemente faz um tufinho de fumaça e tem mais torque que a 90 (original).
Mais não se preoucupe. Seja feliz com a sua como ela está.
Abração.
Valeu Eder, agradeço a atenção, e quanto ao maxcooler, como sou adepto ao máximo de originalidade, vou pensar mais se compro ou não. Abs.
gustavogr
04/04/2012, 10:10
Bom dia Eder,
Conhece o intercooler da AlliSport? O preço é muito salgado ... será que é melhor que o Maxcooler?
[ ]´s
Gustavo
Eder Bonesi
04/04/2012, 21:05
Bom dia Eder,
Conhece o intercooler da AlliSport? O preço é muito salgado ... será que é melhor que o Maxcooler?
[ ]´s
Gustavo
Caro Gustavo. Não conheço este produto. Talvez valha a pena abrir um tópico novo sobre este produto.
Forte abraço.
Fabrício Bastos
30/04/2012, 17:16
Olá UiRá. Se o seu motor está queimando mais combustível (bomba um pelinho aberta), sim você gera mais temperatura de queima, mais pressão do turbo (energia térmica e volume de gases. é disso que o turbo "precisa para trabalhar") e mais potência.
Mais existe uma outra linha de raciocício: se você tem a bomba um pelinho aberta, terá potencia em giros menores e torque mais cedo.
Portanto, não precisará acelerar tanto, trabalhando mais frio e mais economico, em regimes constantes (estrada).
Posso afirmar que andar com um veículo "prepadado" a 110 km/h é mais econômico, mais seguro (se precisar acelerar) mais divertido que num original.
Sou fã dos chips nos motores eletrônicos / turbo, sempre tive intercooler bom e pressão de turbo.
Há margem para isso tudo, se usado com moderação.
A minha 110 2005, comprei recentemente faz um tufinho de fumaça e tem mais torque que a 90 (original).
Mais não se preoucupe. Seja feliz com a sua como ela está.
Abração.
Fala Eder!!
Depois de ler ainda tenho algumas dúvidas e vi que vc sabe bem dessas coisas!rsrsrs
O que seria o "débito da bomba"??? Abrir a bomba para enriquecer a mistura de combst.????
Uma land 110 2005 está a caminho e gostaria de saber o que vc fez na sua??? pq queremos deixar a nossa "forte" tbm!rsrsrs
A sua vc tirou o abafador? a 90tinha daqui era direta(sem mais nenhuma alteração!) e arracava igual um aviãozinho!rsrsrs
Abraço!
Eder Bonesi
02/05/2012, 10:22
Olá Fabricio.
Sim o débito da bomba = abrir a bomba. Mas é bom ser feito por um bombista de sua confiança.
A minha 110 já veio assim, com um pouco mais de fumaça / torque que a minha 90 (original).
Forte abraço
Fabrício Bastos
02/05/2012, 14:44
Olá Fabricio.
Sim o débito da bomba = abrir a bomba. Mas é bom ser feito por um bombista de sua confiança.
A minha 110 já veio assim, com um pouco mais de fumaça / torque que a minha 90 (original).
Forte abraço
Vlw Eder!
Depois que a 110 estiver na garagem vamos pensar nas melhorias! mas já estou pesquisando!rsrsrs(Anciedade pré land!kkkk!)
Abraço e obrigado pela força!
Eder Bonesi
02/05/2012, 14:54
Fabricio,
Um pouco mais de oleo e mudar a posição da válvula by pass da turbina (é um ajuste no comprimento do braço) + um bom intercooler é tudo de bom!!
Quando ela estiver na sua garage, falaremos...
Para não deixar de completar as informações neste tópico...
Instalei o Maxcooler e aparentemente a temperatura medida próximo ao cabeçote está um pouco mais baixa.
Como adicionei um medidor cronomac secundário de temperatura, a leitura dele indica uns 5ºC menos que antes do novo intercooler.
Antes de instalar, já havia "mexido" na regulagem da BI e isto poderia estar causando este ligeiro aumento de temperatura.
Nada significativo.
Outra observação: Aparentemente, faz um pouco menos de fumaça.
*Mesmo com a BI mais aberta, passou fácil no teste de opacidade (teste de fumaça).
Na medição, o Defender deve apresentar valor abaixo de ~1,30 e apenas na primeira leitura, passou disso. Claro, tbm com aquela baforada ao ligar!!! rsrsrss
As medidas válidas (da segunda em diante), foram sempre abaixo de 0,6.
=)
Infelizmente não tenho como colocar dados antes e depois do novo Maxcooler.
O que posso dizer, é reforçar o conselho de, que se for colocar, terá que mexer no ajuste da BI/Turbina.
Sem isso, não vale a pena...
Mexer no ajuste sem trocar o intercooler, tbm não recomendo...
Fica o relato.
Abraço!!
Eder Bonesi
03/07/2012, 22:31
Para não deixar de completar as informações neste tópico...
Instalei o Maxcooler e aparentemente a temperatura medida próximo ao cabeçote está um pouco mais baixa.
Como adicionei um medidor cronomac secundário de temperatura, a leitura dele indica uns 5ºC menos que antes do novo intercooler.
Antes de instalar, já havia "mexido" na regulagem da BI e isto poderia estar causando este ligeiro aumento de temperatura.
Nada significativo.
Outra observação: Aparentemente, faz um pouco menos de fumaça.
*Mesmo com a BI mais aberta, passou fácil no teste de opacidade (teste de fumaça).
Na medição, o Defender deve apresentar valor abaixo de ~1,30 e apenas na primeira leitura, passou disso. Claro, tbm com aquela baforada ao ligar!!! rsrsrss
As medidas válidas (da segunda em diante), foram sempre abaixo de 0,6.
=)
Infelizmente não tenho como colocar dados antes e depois do novo Maxcooler.
O que posso dizer, é reforçar o conselho de, que se for colocar, terá que mexer no ajuste da BI/Turbina.
Sem isso, não vale a pena...
Mexer no ajuste sem trocar o intercooler, tbm não recomendo...
Fica o relato.
Abraço!!
Boa Hailton! Deve ter ficado show! Recomendo que vc instale um manômetro de pressão do turbo. Pois se houver algum vazamento, no futuro, pelo aumento da pressão do turbo, voc~e saberá na hora.
É muito comum melhorar o desempemnho via Intercooler + BI + turbo repotenciado, e mante-se as borrachas originais do sistema de pressão. Com a variação de 1kg/cm2 para 1,3 ou 1,5 kg/cm2, isso representa um % significativo para as borrachas. Para viagens longas, torna-se recomendável, um jogo de mangueiras...Fique ligado! Forte abraço.
Eder, a turbina tá com quase 1Kg (na verdade me disseram 0.8) ... Ainda tenho sobra para aumentar hein... rsrsrss
Mas se resolver aumentar mesmo, eu troco as borrachas (e mantenho um cotovelo de reserva sempre).
O pessoal da oficina aqui é bastante conservador. Você acha que vale a pena procurar alguém que pudesse aumentar um pouco a turbina??
Já tenho alguns manômetros instalados...
;)
Olha só:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/90745-defender-90-1998-novato-na-area-22.html#post1661328
Abraço!
Motor Inglês, 1.0 bar
Motor Brasileiro 1.15 bar
Abs
Clemente
Eder, a turbina tá com quase 1Kg (na verdade me disseram 0.8) ... Ainda tenho sobra para aumentar hein... rsrsrss
Mas se resolver aumentar mesmo, eu troco as borrachas (e mantenho um cotovelo de reserva sempre).
O pessoal da oficina aqui é bastante conservador. Você acha que vale a pena procurar alguém que pudesse aumentar um pouco a turbina??
;)
Olha só:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/90745-defender-90-1998-novato-na-area-22.html#post1661328
Abraço!
Eder Bonesi
06/07/2012, 10:52
;)
Olha só:
Abraço!
Fala Guri,
Sim há espaço para um aumento da pressão do turbo, de duas formas.
- SE o Turbo tiver a válvula BY PASS, há regulagem no curso / pressão da válvula. (mande uma foto que eu te ajudo).
- SE não, o negócio é aumentar um pouco o débito da bomba injetora, num bombista de confiança.
Presta bem atenção. Tenha certeza que não há fuga / perda de pressão pela tubulação do manômetro, borrachas / bracadeiras, pois eu achei muito baixa a pressão de 0,8 BAR. (0,8kg/cm2).
Pois se houver fuga, o turbo estará com 1 BAR e você "lendo" somente 0,8.
NOTE BEM. a pressão deve ser medida o mais próximo do turbo (em algumas turbinas há uma area usinada que lembra uma moeda na carcaça de aluminio (chamada de parte fria), a ser instalado o niple de rosca 1/8 gás para o manometro). Este é o ponto ideal. Pois ao medir a pressão depois do intercooler, já no coletor de admissão, a leitura não será a mesma. Temperatura mais baixa, o intercooler, muitas curvas, resistência dos cotovelos, velocidade do ar, etc...
Talvez valha a pena mudar o ponto de medição, antes de alterar algo. Evite esforço desnecessário do turbo.
Abraçao e até depois do feriado. SOPA DO PINHÃO / PALMEIRA - PR. Serão 600 jeeps, já na 19 edição. EU VOU!!! EU VOU!!!
Eder, a viatura está andando bem mesmo ... Pode estar indicando um pouco menos ou melhorar mais ainda... :pensativo:
Tenho essas fotos dos medidores: Na primeira, o medidor de pressão do óleo. Na segunda, da pressão do turbo.
357751 357752
Não sei, mas mexer agora não será necessário. No encontrão em Setembro você vê de perto e me diz!!
;)
Abraço!
Hailton,
você está medindo a pressão no coletor. Ou seja, se está com 0.8, a pressão na turbina deve ser de 1bar. Excelente.
É praticamente impossível neste motor e turbina a pressão sair do ajuste. Só se por ventura rasgar uma mangueira.
Abraços
Clemente
Eder, a viatura está andando bem mesmo ... Pode estar indicando um pouco menos ou melhorar mais ainda... :pensativo:
Tenho essas fotos dos medidores: Na primeira, o medidor de pressão do óleo. Na segunda, da pressão do turbo.
357751 357752
Não sei, mas mexer agora não será necessário. No encontrão em Setembro você vê de perto e me diz!!
;)
Abraço!
Hailton,
você está medindo a pressão no coletor. Ou seja, se está com 0.8, a pressão na turbina deve ser de 1bar. Excelente.
É praticamente impossível neste motor e turbina a pressão sair do ajuste. Só se por ventura rasgar uma mangueira.
Abraços
Clemente
Valeu Clemente! Fico satisfeito e mais tranquilo ...
Abraço,
Hailton.
Eder Bonesi
11/07/2012, 15:26
357751 357752
;)
Abraço!
Caro Hailton. Deixe com está! Um aumento da pressão via bomba, acaba por exiger mais de todos os componentes.
Desde a própria turbina, as mangueiras, as juntas dos coletores de descarga / admissão, etc.
Mas o grande dano nos turbos vem da falta de manutenção nos filtros de ar e oleo. Alem das trocas de óleo fora do indicado pelo fabricante. Em alguns motores a turbina gira a 180.000 rpm e o balanceamento (sim as turbinas tem 4 pontos de balanceamento: 2x no rotor frio e 2x no rotor quente) é feito na casa do "decimo de milésimo de grama". Ou seja, partículas que passam pelo filtro de ar podem danificar por impacto ou por desbalanceamento. Cuide dos filtros e você terá o turbo por muitos km.
Abraço e até breve.