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Ver Versão Completa : Minha F-1000 Super Série 1984



Evandro Grillex
25/02/2011, 01:58
Boa noite galera!

Me desculpem se o tópico estiver em local errado, e se estiver fiquem a vontade para movê-lo. Me cadastrei hoje por aqui porque achei que seria o local mais adequado para apresentar meu carro, e minhas muitas dúvidas... Primeiramente gostaria de me apresentar. Meu nome é Evandro, tenho quase 30 anos. Eu tenho uma Fiat Strada Adventure 2006/07 e um Fiat 147C 1986, o qual reformei e dei uma leve customizada. Pelo fato de possuir este Fiat 147 participo e sou moderador do fórum "147 Fiat Clube". A minha familia possui desde 1986 uma Ford F-1000 a qual eu tenho interesse de proceder uma reforma em breve, e gostaria de planejar muito bem o que fazer antes de iniciar nesta jornada, justamente pela experiência que já tive com o Fiat 147.

A F-1000 é uma Super Série 1984, Prata e Preta, motor MWM D229-4, turbina não-original, 4 marchas. A picape ja era transformada em cabine dupla e com a frente mais moderna quando compramos, além de possuir rodas esportivas Mangels (ainda guardo elas, mas uso as originais que imagino ser do modelo 87/89), volante esportivo "Walrod", e os bancos não originais. Porém, fora o que eu apontei, ela possui praticamente todos os ítens de acabamento e instrumentação originais.

Em 2005/06 um vizinho acertou uma ré na porta do passageiro da F-1000, o estrago nem foi grande, mas o problema foi que não dava pra igualar a pintura, pois a antiga já estava um pouco queimada. Então minha mãe mandou fazer a funilaria e pintura completa. Não acompanhei pois na época morava muito longe, mas confesso que quando vi ela pronta tive vontade de ir no funileiro e espancar o cara. Quem não manja achava que tinha ficado legal, mas eu achei que tinha ficado porco o serviço. Dito e feito, pelas fotos depois vocês verão o que aconteceu neste pouco tempo.

O que eu gostaria, e agradeço se possível, é de ajuda primeiramente para planejar o que fazer. E quem sabe em breve ajuda nos trabalhos (dicas e tudo mais). E também, quem sabe, encontrar mais alguém que compartilhe do mesmo apreço que eu tenho por este veículo em especial, que parece ser bem raro, visto que para o Fiat 147 eu achei de tudo na net, informações, fotos, o nosso fórum "especializado"... mas para F-1000, sequer o nome do motor eu achei quando procurei pra ter certeza se era o 229 mesmo ou o 226, quem dera alguma foto dos detalhes, acabamento do estofado, essas coisas, nem em sonho.

Bem, vou mostrar as fotos e depois descrevo meus planos e dúvidas, e aproveito para agradecer antecipadamente a colaboração de vocês:

De frente (grade e conjunto de faróis paralelos e de modelo mais recente) :roll:
http://s4.postimage.org/n9s9xwnu3/DSC01902.jpg (http://www.postimage.org/)

De costas
http://s4.postimage.org/g6mf9xs39/DSC01913.jpg (http://www.postimage.org/)

Lanterna dianteira original
http://s4.postimage.org/5jutib7nh/DSC01928.jpg (http://www.postimage.org/)

Lanterna traseira original
http://s4.postimage.org/g6pgfeoou/DSC01931.jpg (http://www.postimage.org/)

Frisos laterais originais das Super Série (detalhe do modelo da roda, tambem de ano mais recente)
http://s4.postimage.org/xwn062tur/DSC01907.jpg (http://www.postimage.org/)

Friso do parabrisa original das Super Série
http://s4.postimage.org/g6li76u86/DSC01909.jpg (http://www.postimage.org/)

Emblema original
http://s4.postimage.org/jq7pu7zx7/DSC01911.jpg (http://www.postimage.org/)

O coração da máquina
http://s4.postimage.org/5jq1if4cx/DSC01898.jpg (http://www.postimage.org/)

Interior
http://s4.postimage.org/xwmd0jyx0/DSC01904.jpg (http://www.postimage.org/)

Detalhe do portaluvas
http://s4.postimage.org/n9w9tnusa/DSC01927.jpg (http://www.postimage.org/)

Manual original
http://s4.postimage.org/uko5ibw66/DSC01936.jpg (http://www.postimage.org/)

Agora vamos ver as partes críticas aparentes:

Canto do teto:
http://s4.postimage.org/jq5a6qlrc/DSC01894.jpg (http://www.postimage.org/)

Visto mais debaixo :(
http://s4.postimage.org/qthffc14u/DSC01920.jpg (http://www.postimage.org/)

Canto do paralamas/porta
http://s4.postimage.org/5jppxnouj/DSC01897.jpg (http://www.postimage.org/)

Visto mais debaixo :x
http://s4.postimage.org/ud1plsm3b/DSC01912.jpg (http://www.postimage.org/)

Canto do parabrisas
http://s4.postimage.org/xwnbqu9c2/DSC01910.jpg (http://www.postimage.org/)

Bolhas prestes a explodir na caixa de ar
http://s4.postimage.org/93fiklx1e/DSC01919.jpg (http://www.postimage.org/)

Caixa de ar do outro lado
http://s4.postimage.org/93g7do4h8/DSC01924.jpg (http://www.postimage.org/)

Canto de porta
http://s4.postimage.org/qthnp0rkn/DSC01921.jpg (http://www.postimage.org/)

Vidro traseiro
http://s4.postimage.org/jqa3u61l1/DSC01925.jpg (http://www.postimage.org/)

Vidro lateral
http://s4.postimage.org/5juga0frf/DSC01926.jpg (http://www.postimage.org/)

Lado de dentro, onde vai os pés do passageiro (não me perguntem por que tinha esse negócio colado ali... tirei hoje de lá :oops:
http://s4.postimage.org/jq6w2jr2i/DSC01906.jpg (http://www.postimage.org/)

Bom, vamos às idéias que borbulham na minha cabeça. A princípio pensei em remover toda a pintura para descobrir o que mais que tem debaixo desta casca. Porém, antes da primeira reforma ela já apresentava alguns lugares com ferrugem e com excesso de massa (talvez devido à transformação para cabine dupla), onde eu tenho quaaaase certeza que o cara encheu de massa por cima e pintou. Então estou com medo do que pode aparecer (e vai!). Outra coisa que me incomoda é saber que ela possui a estrutura modificada. Primeiro porque eu não sou fã de picapes dupladas (prefiro as CS) e segundo que eu acho que a probabilidade de dar problemas na estrutura são muito maiores.
A minha idéia hoje seria tentar encontrar uma estrutura de lata (cabine e carroceria) de alguma(s) F-1000 baixada no DETRAN, de preferência das mais novas (90-92, pela probabilidade de achar uma em bom estado), e trocar. Voltar ela para cabine simples, e deixar ela o mais próxima possível do que era originalmente em 1984.

O problema seria achar essa cabine e carroceria "novas". :mrgreen:

Aí as dúvidas: vocês acham essa minha idéia viável? Ou eu tô viajando na maionese? Alguém tem idéia onde posso procurar por estes ítens na região de Campinas? Ou vocês acham que eu tô exagerando, que o certo é arrancar esses podres e remendar? E quanto às informações sobre o modelo, alguém sabe onde posso achar algumas fotos de época, essas coisas? Queria saber como eram os estofamentos por exemplo... Mais alguém aqui possui um veículo destes?

Enfim, são tantas perguntas, tantas coisas que quero me desculpar por colocar taaaaaaaaaaaaaaaaaaanta coisa aqui nesta postagem, me desculpem mesmo, mas ficarei grato a quem quiser me dar dicas, falar bem do carro, falar mal também pode, abrir meus olhos, mandar vender, tacar fogo... enfim, aceito conselhos, sugestões, críticas e tudo mais.

Um Grande Abraço!

fguerreiro
25/02/2011, 06:50
Evandro, ao que parece sua picape não teve problemas estruturais até agora, provavelmente não terá mais.
Acho sua idéia de tirar toda a pintura e refazê-la muito boa, basta encontrar alguém competente.
Eu deixaria a picape dupla mesmo e tentaria encontrar a frente (faróis) originais, que são iguais a da F100 americana.

Abraço

Kim
25/02/2011, 08:03
Por enquanto somente assinando o tópico!!

Bonita sua F1000, pelo ano está ótima, nada que uma boa restauração não resolva!

Abraços.

Kim.

TTJPX
02/03/2011, 16:13
Evandro,
Acabamos de restaurar uma 83. A nossa estava muito ruim, acabou praticamente toda, não conseguimos aproveitar quase nada alem do chassi e propulsor. Só aproveitamos a mecânica, o resto trocamos tudo (cabine completa, banco, carroceria, radiador, alternador,etc) e nova pintura. Ficou muito boa.
Na minha opnião, você deveria manter a CB, valoriza a pick-up. Mas, se quizer modificar, posso passar o contato de alguns "shopings" (ferro velho) aqui na região de BH, onde se consegue quase tudo dessa pick-up.

abraço e boa sorte na restauração

DieselPower
02/03/2011, 22:42
Amigão,
Em relação a Cabine Dupla ou Simples, quem deve decidir é você, tomando como base o gosto pessoal e a utilização da picpae.
As duas opções são viáveis e possíveis. Caso queira transformar em CS, basta comprar a estrutura da cabine e a carroceria, e aproveitar Capot, para-lamas dianteiros, portas, vidro dianteiro, painel de instrumentos e para-choques da CD. Já a carroceria é mais fácil encontar, visto que algumas pessoas retiram a carroceria de lata para instalar a de madeira.
Tanto em uma, como na outra opção, eu levaria chassi e carroceria para o jato de areia, pois assim tudo o que não está bom (e algumas vezes até o que está) é arrancado. Na minha opinião toda BOA restauração começa com um jato de areia.
Aproveite, pois sem dúvida este fórum é uma das maiores fontes de informação sobre F1000 que você irá encontrar.
Grande abraço.

dudu83
02/03/2011, 23:27
ola, primeiro gostaria de te parabenizar pela inicitiva de restaurar uma f1000 que pra mim nesse modelo é um icone, two tone com os filetes cromados com farois redondondos vai ficar linda :palmas::palmas:, se tirar essa duplagem vai ficar perfeita, ai por sao paulo e facil encontrar cabines inteiras, procure por lojas de cabine de caminhao so vai presisar mudar os apoios coisa simples de fazer a caçamba tbm é facil de achar, vou procurar uma fotos meu pai teve varias na decada de 80....

widel
03/03/2011, 10:35
Evandro, tome cuidado na desmontagen, pois muitos acabamentos vc não encontra originais, começando pela entrada de ar na cabine, pois o mesmo está entacto, e tome uma boa dose de paciência, restaurada vai ficar show

Loras
03/03/2011, 13:27
Minha sugestão:

Já que... vai fazer tudo isso, por que não transformá-la em 4x4?

Abs.

Pedrão B.
03/03/2011, 23:09
Fala Evandro!

Primeiramente, engrosso o coro de Parabéns pela iniciativa!

Meu pai teve uma(ao todo foram 3 F1000) 85 CS nessa cor, mas não era SS.
Ele, na época, trocou os bancos, rodas e grade.
No final acabou dando tudo embora...:parede: a grade com os faróis redondos estava per-fei-ta!
Acho que o banco é capaz de estar em um barracão nosso.

Cara, na nossa região, você vai achar facilmente a cabine e caçamba.
Só eu, ví caçambas em uns 3 lugares diferentes.

A cabine, é o que o Dudu falou, pode usar a da 4000.

Eu lembro que quando eu dirigia ela, eu matava o motor colocando o pé embaixo do acelerador e levantando ele.

Boa sorte na empreitada, e se precisar de algo, dá um toque que se puder ajudar, o farei!

[]'s

fguerreiro
18/03/2011, 06:56
Bom dia Evandro, resolveu o que vai fazer com a F1000?

Abraço

fguerreiro


Obs.: Parece que o dono do tópico tirou férias... rs

darlan
05/12/2011, 01:08
Minha sugestão:

Já que... vai fazer tudo isso, por que não transformá-la em 4x4?

Abs.
ola amigo , vc poderia me informar se vc souber qual eixo coloco na f1000 pra virar 4x4 , pois tenho uma aqui ano 82 , estou reformando ainda , ja vou colocar pneus 33 e precisava do eixo 4x4 dianteiro. pelo que comparei , a f1000 4x4 original , o chassi da f1000 moderna é diferente do chassi da f1000 antiga , isso me fez pensar que nao de certo usar , estou errado no meu pensamento ? ou seja , o sistema 4x4 da f1000 moderna serve na antiga ? agradeço se vc puder me ajudar ...Abraços

darlan
05/12/2011, 01:13
Ola amigos , eu tembem estou reformando uma f1000 , do ano de 1982 , estou fazendo geral , até mudando a cor , pois nao gostei da cor que ela veio , optei pelo branco , cor da moda hj em dia e facil manutençao , vou colocar fotos de quando comprei e como esta ficando , espero que goste ....Criticas e sugestoes sao bem vindos......Abraços

darlan
05/12/2011, 01:23
Algumas fotos da f1000 ano 1982 ....323753323754

darlan
05/12/2011, 01:43
preparando a desmontagem ......323758323759

darlan
05/12/2011, 11:17
após a pintura ...323785323786323787323788

BRUNO EUGENIO CASTRO
26/09/2014, 22:15
Evandro, eu estou restaurando a minha F-1000 CD Engerauto ano 1991 e estou na fase de funilaria e tapeçaria. Já fiz toda a parte de suspensão, embreagem e freio, reforcei o chassi perto da caixa de direção (problema recorrente em todas elas. Pelas fotos e pela minha experiencia até aqui, recomendo procurar um funileiro bastante experiente em serviços de fibra de vidro. Somente ele poderá lhe dizer quanto vai custar a restauração, qual o tempo que irá demorar e quais as peças de acabamento que irá reaproveitar, caso você opte por cabine simples. Às vezes é melhor vender no estado em que se encontra e comprar uma cabine simples do jeito que deseja. Espero ter podido ajudar ao amigo.

ronydf
19/11/2014, 08:06
Darlan, que tala é essa roda? Gostei muito.

Evandro Grillex
17/09/2015, 16:23
Esta semana to usando a F1000 pra vir trabalhar.
Desde a criação do tópico ainda não consegui mexer em nada, casei, tive um filho, arrumei um trampo que consumia todo meu tempo... enfim, deixei de lado.
Agora to "procurando" uma cabine e uma carroceria. Procurando entre aspas porque tempo pra sair procurar tá difícil, to procurando no ML, OLX, mas até agora nada. Minha intenção é achar uma lata boa e voltar ela pra cabine simples mesmo. Se alguém souber de alguma coisa agradeço! :)